16 julho 2017

Alergia ao suor? É a urticária colinérgica


A urticária crônica espontânea frequentemente é acompanhada da urticária crônica induzida. Dentre as urticárias crônicas induzidas temos a urticária colinérgica.
Ficar com o rosto avermelhado após praticar uma atividade física ou depois de um banho muito quente é normal. Mas, em algumas pessoas, pode ser exagerado e surgir lesões na pele. É a urticária colinérgica, um tipo de urticária induzida que aparece em situações de aumento de temperatura corporal em atividades cotidianas tais como banho quente e exercício físico, quando há sudorese ou ingestão de alimentos quentes e bebidas alcoólicas. Por isso, pode aparecer quando uma pessoa pratica atividade física, fica suada, seguido do aparecimento das lesões na pele. É conhecida popularmente como "alergia ao suor".
Na maioria das vezes não é uma doença grave, mas pode comprometer a qualidade de vida das pessoas. É mais frequente em adultos jovens, porém, pode aparecer em qualquer faixa etária e tende a ficar mais leve com a idade, podendo até mesmo desaparecer.
Sintomas
- Pequenas "bolinhas" na pele (micropápulas), avermelhadas, que aparecem no corpo, em especial no rosto, pescoço e tronco. Pode surgir também nos antebraços, pulsos e coxas. Poupa as palmas das mãos e plantas dos pés.
- Em alguns casos, as lesões podem se juntar dando impressão, à distância, de um "vermelhão" na pele.
- Coça bastante e "pinica", mas podem desaparecer em poucas horas, sem deixar cicatriz.
- Mais raramente, podem ocorrer: edema, dor na barriga, diarreia, dor de cabeça e, em casos graves, queda da pressão arterial e síncope.
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, ou seja, se baseia na história (anamnese) e no exame físico feito pelo médico. A confirmação se dá através de um teste de provocação, em que o paciente pedala numa bicicleta ergométrica de forma controlada e monitorada, até o aparecimento das lesões. Pode-se usar também um aquecimento da pele provocando a sudorese.
Tratamento
O tratamento da urticária colinérgica é feito com antialérgicos (anti-histamínicos). Mas nem sempre a resposta é positiva e, por vezes, outros medicamentos poderão ser necessários. Medidas para diminuir a temperatura corporal podem ajudar. 
O artigo é de autoria da Dra. Solange Valle, do Departamento de Alergia Dermatológica da ASBAI, e da Dra. Fátima Emerson, da Comissão de Assuntos Comunitários - ASBAI.


Fonte: ASBAI

4 Dê sua opinião:

Dayana disse...

Olá, boa tarde. Sei que esse tópico não é o adequado, mas gostaria de tirar uma dúvida. Eu estava lendo um post antigo sobre os sprays nasais. Eu tive uma gripe muito forte, hoje fazem 7 dias que estou com o nariz entupido, tosse e muco no nariz. O médico me receitou Neox 100mcg, mas ele não fez efeito pra mim, estou usando fazem 2 dias, um jato em cada narina duas vezes por dia e mesmo assim o nariz continua congestionado. As vezes descongestiona, mas na maior parte do tempo uma narina ou a outra está entupida, principalmente na hora de dormir.
Creio que não tenho rinite, acho que meu problema é só a gripe. Posso estar fazendo algo errado que impeça o medicamento de funcionar? Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dayana A rinite nem sempre é alérgica Pode ter causas variadas. Para fazer o diagnóstico e indicar o tipo de sua rinite, é essencial examinar pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

anjos de amor disse...

Eu estou nesse perfil, atividade física. Dança ou dias quentes transpira muito...sinto alergia do suor..encomoda demais..fico constrangida. Obrigada pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pode ser que seja uma urticária colinérgica. Mas, para confirmar, recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".