Pular para o conteúdo principal

Rinite Alérgica na gravidez


Rinite alérgica - sintomas principais:
Espirros repetidos,
Coriza líquida -  "nariz escorrendo",
Coceira em narinas, olhos, ouvidos, céu da boca, ouvidos
Obstrução nasal - "nariz entupido"
Pode surgir também gotejamento de secreção que escorre pela parte posterior do nariz, provocando pigarro ou tosse.
Em alguns casos, pode se acompanhar também de conjuntivite: olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando. Por isso, pode ser confundida com gripes e resfriados.
A gestante, mesmo que não seja alérgica, apresenta uma tendência para ter obstrução (entupimento) nasal, como consequência do efeito dos hormônios aumentados durante a gravidez. Seria de se esperar, portanto, que a mulher portadora de uma rinite alérgica antes de engravidar, tivesse mais propensão à piora na gestação. Entretanto, estudos científicos mostram que este padrão não ocorre: enquanto algumas pioram, outras melhoram ou não modificam sua rinite durante a gestação.

Reflexos da rinite durante a gravidez
A rinite muitas vezes não é valorizada, sendo considerada uma doença de pouca importância, mas não é verdadeiro. A manutenção dos sintomas e principalmente da obstrução nasal pode provocar complicações e prejudicar o desenvolvimento da gravidez. As principais são:
- Sinusite,
- Tosse crônica,
- Respiração bucal e
- Piora ou surgimento de asma
A sinusite é a complicação mais freqüente, pois a imunidade da mulher se altera durante a gravidez, facilitando a instalação da infecção bacteriana. Os sintomas principais da sinusite são: dor de cabeça, obstrução nasal persistente, secreção catarral do nariz, febre ou mal estar. Em algumas pessoas pode se manifestar apenas com acessos de tosse, piorando à noite. 

A rinite alérgica provoca obstrução nasal, que pode se tornar muito intensa. As narinas constantemente obstruídas obrigam a gestante a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta), o que termina por provocar pigarro, ressecamento, infecções de amígdalas ou da faringe, além de prejudicar o sono, impedindo um repouso adequado e afetando a sua qualidade de vida. Além disso, a respiração feita pela boca leva um ar mais seco e mais frio para dentro dos brônquios, o que pode influenciar na asma, provocando crises.

Relação entre a rinite e a asma
A rinite é uma inflamação das vias aéreas superiores, isto é, nariz, faringe e laringe. A asma acomete vias respiratórias inferiores, como os pulmões, em especial os brônquios. Assim como as vias respiratórias se interligam, as duas doenças têm características muito semelhantes. Cerca de 80% dos asmáticos têm também rinite. Sabe-se também que a presença da rinite tende a agravar e provocar crises de asma.

Tratamento da rinite durante a gestação
O controle da rinite na gravidez é importante não só para dar conforto à gestante, mas também para prevenir efeitos adversos indiretos sobre a gestação devido a alterações no sono, paladar, olfato, assim como para impedir que atue como fator agravante e/ou desencadeante de crises de asma.

Os remédios de maneira geral podem ser usados com segurança, mas sempre prescritos pelo médico. Além disso, é importante pesquisar os fatores de piora, que variam em cada pessoa.

Algumas mulheres, por medo do tratamento, preferem recorrer ao uso de "gotas nasais" por conta própria, com a crença de que sejam inócuas. Mas estes remédios não resolvem o problema e, pelo contrário, pioram o entupimento nasal, levando ao vício. Além disso, prejudicam o olfato e podem provocar aumento da pressão arterial. Hoje existem medicamentos específicos para uso intra-nasal, autorizados para uso na gestação, controlando os sintomas nasais de forma segura tanto para a mãe como para o feto.

Mas, tratar não é só tomar remédios...

Ácaros da poeira domiciliar são importantes fatores agravadores da rinite alérgica e por isso recomendam-se os cuidados com o ambiente da casa e em especial do quarto da gestante.

O uso de vacinas antialérgicas (imunoterapia) não é contra-indicado na gestação, mas deve ser decidido pelo alergista, de acordo com as necessidades de cada  paciente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno