Pular para o conteúdo principal

Alergia a medicamentos - esclarecendo dúvidas

O que é alergia medicamentosa? 
 É um efeito adverso a um medicamento que tem um mecanismo de natureza imunológica. É menos comum que outros efeitos colaterais observados com o uso de remédios para os diferentes tratamentos médicos. Práticamente todos os medicamentos possuem algum risco de provocar reações adversas e as reações imuno-alérgicas podem ser muito importantes, pois podem impedir a continuidade de utilização, vindo a prejudicar o controle terapêutico das doenças para os quais foram prescritos. As reações alérgicas podem variar de discretas a muito graves, inclusive ser potencialmente fatais. Podem ser imprevisíveis, o que obriga os médicos e pacientes a estarem sempre atentos. Na dúvida o alergista deverá ser sempre consultado. 

 A alergia a medicamentos está aumentando. Por que? 
 Pela proliferação e disseminação de inúmeros novos medicamentos e de produtos de origem biológica pela Medicina moderna. A todo instante medicamentos pesquisados e aprovados são liberados a nível mundial para o tratamento das doenças humanas. Sabe-se que tanto a eficácia quanto a adversidade ou resistência aos remédios tem uma base genética. O paciente pode ser susceptível a reações alérgicas e aos efeitos colaterais. A alergia aos medicamentos e a intolerância medicamentosa podem ocorrer em qualquer pessoa, alérgica ou não, e pode depender em parte das doses ou vias de administração. As reações alérgicas verdadeiras podem ser precipitadas com exposição à concentrações muito pequenas do remédio, uma vez que são dependentes da presença dos anticorpos alérgicos chamados de IgE. O uso de combinação de medicamentos também pode contribuir para um aumento dos efeitos colaterais. 

 Quais os mecanismos imuno-alérgicos presentes na alergia medicamentosa? 
 Clássicamente existem quatro diferentes tipos de reações de hipersensibilidade aos medicamentos, e um mesmo medicamento, como por exemplo a penicilina, pode causar reações por vários destes mecanismos. As vezes estes estão interligados, demonstrando a complexidade da alergia medicamentosa. Nem sempre se conhece como um remédio causa reações adversas e, então, se usa o termo idiossincrasia. As quatro categorias de reações alérgicas são: reações mediadas por anticorpos alérgicos (IgE), reações por anticorpos anticelulares (IgG), reações por imunocomplexos (antígeno-anticorpos) e, finalmente as reações imunológicas tardias mediadas por células. 

Quais são os exemplos de mecanismos de alergia aos remédios? 
Um exemplo de reação alérgica mediada por IgE é aquela que provoca o surgimento de urticária, angioedema, erupções cutâneas pruriginosas, asma, rinite, edema de glote e até repercussão sitemica, com queda da pressão arterial, caracterizando o choque anafilático. Nas reações por IgG temos o quadro determinado por medicamentos que atuam contra componentes da membrana das células do sangue (blóbulos brancos, hemácias e plaquetas) provocando a destruição destas e conseuqnte diminuição de defeas, anemia ou sangramentos, por exemplo. Nas reações por imunocomplexos podemos exemplificar a doença do soro associada à administração de anti-soros de origem animal, usados para tratar certas infecções ou picadas de escorpiões, aranhas, etc. Reações imunológicas de hipersensibilidade tardia sao características das alergias de contato, frequentes com certos antibióticos e até antialérgicos em pomadas. 

E os contrastes radiológicos e anestésicos gerais? 
Os contrastes radiológicos iodados e os miorelaxantes anestésicos (curares) podem provocar reações anafilactóides, semelhantes em tudo a um choque alérgico, sem que ocorra um mecanismo de sensibilização alérgica verdadeira. Então, isto explica porque algumas pessoas apresentam manifestação "alérgica" no primeiro contato com estes produtos. Como se sabe, a sensibilização alérgica ocorre ao longo do tempo, após alguns contatos com a substância sem o desencadeamnto de sintomas. Neste período é que existe a formação dos anticorpos IgE. Pessoas que já sofreram reação a prévia a estes produtos e necessitem de nova exposição às mesmas é aconselhavel receber tratamento preventivo. Procure a orientação de um médico especialista. 

Analgésicos e antiinflamatórios não-hormonais (AINH) podem causar alergia?
AAS e os AINH podem precipitar urticária, angioedema, e agravar a asma e a rinite alérgica, principalmente quando há pólipos nasais. Há outras doenças mais graves dermatológicas que podem provocar uma dermatite esfoliativa com acometimento das mucosas, e poderia então ser necessário uma internação médica especializada. Podem ocorrer reações cruz adas entre medicamentos, como por exemplo entre a aspirina e os antiinflamatórios clássicos. 

Quando suspeitar de uma alergia medicamentosa? 
Sempre que surgir um sintoma coincidente com o início de um tratamento medicamentoso deve-se suspeitar de uma possível reação adversa, e esta poderá ser de natureza alérgica; uma erupção, uma coceira, urticária, inchação (angioedema), asma, rinite, diarréia, dor de cabeça, cólicas intestinais, etc..O quadro clínico poderá ser agudo ou crônico. A relação causa-efeito é demonstrada quando os sintomas desaparecem com a suspensão do remédio e/ou substituição por um outro de molécula química diferente. O alergista poderá orientar com segurança como proceder em casos de suspeição de alergia medicamentosa. Nenhum medicamento é completamente seguro e o risco/benefício deve sempre ser avaliado. Ocasionalmente efeitos colaterais, inclusive alérgicos podem surgir. Certas condições clínicas podem estar associadas a uma maior prevalência de alergia, como por exemplo erupções cutâneas quando as penicilinas semi-sintéticas (ampicilina e amoxicilina) são empregadas em pessoas portadoras de mononucleose infecciosa. A aspirina e os antiinflamatórios podem causar urticária/angioedema ou piorá-las. 

Como fazer o diagnóstico das reações alérgicas a medicamentos? 
A história clínica é muitas vezes sugestiva e a relação temporal ajuda muito a esclarecer a causa de uma reação medicamentosa. A experiência clinica do alergista e as estatísticas encontradas na literatura médica são importantes para o delineamento da alergia a medicamentos. O exame clínico da pele, mucosas, nariz, e pulmões determina a extensão do quadro alérgico apresentado. As características das lesões cutâneas auxiliam sobremaneira no diagnóstico da alergia dermatológica causada por remédios (farmacodermias). Para alguns medicamentos, como as penicilinas e os anestésicos locais, há testes alérgicos cutâneos de leitura em 15 minutos, muito confiáveis. Testes sanguíneos (RAST) podem ser ocasionalmente empregados como para documentar a alergia à penicilina. Em casos de reações graves deve-se investigar o possível acomentimento imunopatológico de outros órgões, tais como o fígado, rins, pulmões, sistema nervoso central, coração e articulações. A apresentação clínica é de suma importância. Na avaliação da dermatite de contato podem ser utilizados os testes alérgicos de contato. 

Como é o tratamento da alergia medicamentosa? 
 Em primeiro lugar se deve suspender o medicamento suspeito de provocar a reação alérgica. Podem ser empregados anti-histamínicos (orais ou injetáveis), e derivados da cortisona (orais, tópicos cutâneos, e injetáveis). Em caso de reações sistêmicas graves, como a anafilaxia (choque alérgico, as vezes com edema de glote) deve-se empregar a adrenalina, geralmente subcutânea, e outras drogas com atividade antialérgica, garantir respiraçao adeuqda e niveis de pressão arterial e garantir uma boa hidratação . 

Qual a conduta a ser adotada? 
 Documentar a alergia medicamentosa e educar o paciente e os seus familiares para evitar o emprego destes medicamentos e aqueles que possam apresentar reações cruzadas. O alergista é peça fundamental na orientação das escolhas para o tratamento medicamentoso. O paciente ou a sua família deve informar as escolas, locais de trabalho, médicos, clínicas, e hospitais, os diagnósticos fornecidos pelo alergista, para a prevenção de reações alérgicas medicamentosas. O uso de alertas médicos em cordões, pulseiras, braceletes, e também nas carteiras de identidade e nos prontuários médicos, torna-se fundamental na conduta alergológica preventiva.

Visite o site da ASBAI: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e aprenda as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas.

Comentários

  1. Estou com formigamento nas mãos e pés e coceira pelo corpo todo. Semana passada tomei remédio para resfriado e garganta inflamada. Como já tive histórico alérgico, acredito que agora tenha voltado. Vocês sabem se existem exames específicos para detectar alergia à medicação?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. O diagnóstico não se baseia em exames. O diagnóstico de alergia a medicamentos é clínico, ou seja, ao apresentar algum sintoma característico, procura-se através da história clínica a relação com algum desencadeante. Se houver um ou mais desencadeantes suspeitos, estes sim poderão ser investigados através de testes ou exames. Por isso é que é importante a consulta com um alergista, ele é o profissional mais adequadamente treinado para este tipo de investigação. Para saber se o seu médico possui título de especialista em alergia, consulte o site da ASBAI (www.asbai.org.br). Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Sempre que tomo amoxilina o meu rosto enche de pequenos caroços que coçam muito, a cinco meses tive que passar por uma pequena cirurgia e avisei que era alérgica a amoxilina (mesmo sem ter a comprovação desse diagnóstico) o medico então receitou cefalexina mas também apresentei as mesmas reações só que mais forte. A cinco meses não tomo nenhum antibiótico e o meu rosto continua com um aspecto grosso e escuro, gostaria de saber se posso ser alérgica a algum alimento ou se ainda são vestígios deixado pelo remédio no meu corpo ou também pelas anestesias que tomei para fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir
  4. Aline: O seu relato não sugere que os sintomas descritos tenham relação com anestesia ou com alergia a alimentar. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimento com alergista na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia;

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tive alergia a nenhum tipo de medicamento mas semana passada eu levei uma injecao de dipirona na bunda e ja passou uma semana e minha coxa esta muito dolorida e uma área está dormente o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à dipirona. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimento médico na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É possível ter reação alérgica a medicamentos que usamos há muitos anos? Como por exemplo, desalex e prazol?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  8. Lica Boa tarde. A alergia não surge da primeira vez em que se usa um determinado medicamento, mas sim com a repetição do uso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Meu marido tomou remédio para coluna e deu soluço constante ne ele tem remédio para isso.já tentamos todos os remédio caseiro e nada faz 4 dias hoje

    ResponderExcluir
  10. Dayana: sinto muito, mas não posso ajudá-la. Para orientar é essencial examinar seu esposo para definir o tipo e causa específica do soluço. Ele precisa ser examinado pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Ola sou alergico a quase todos antibiotico e antiinflamatorio, com excessao a azitromicina e paracetamol. tenho uma duvida, pois terei que fazer uma cirurgia no ombro e vou precisar usar anestesia geral, voces sabem me responder se ha algum risco ? Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Felipe: não é possível avaliar se você tem ou não alergia a anestésico pela internet. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. O que posso dizer é que o fato de ter alergia a medicamentos não significa que terá também obrigatoriamente alergia a anestésicos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Meu filho de 5 anos está fazendo uso de Tegretol (5ml 2x ao dia) há 18 dias. Desde o início fiquei observando sobre uma possível reação, mas ontem após a segunda dose observei algumas bolinhas em volta de sua boca. Logo em seguida desapareceram, mas hoje novamente após a segunda dose ele ficou com muitas bolinhas inchadinhas principalmente no rosto com coceira, um tempo depois sumiu. É possível Ser alegria ao medicamento? Devo parar imediatamente ou aguardar para ver se os sintomas irão desaparecer?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde
    Ontem começei um tratatamento com CLARITRIMICIDA 500 mg
    por ordem medica...cada comprimido em 12/12 horas
    na primeira dose nada senti por ingeri o comprimido as 5 horas da tarde
    Ja na segunda dose as 5 da manha senti muita dificuldade para respirar...apertos na garganta e dores musculares ao lado do pescoço...
    Sendo q por ser hirpetensa faço uso de PROPRANOLOL 40 MG ha anos ja
    Sera um processo alergico? Devo suspender a medicação...sendo q a mesma CLARITOMICINA foi reicetada pois um RAIO X torax acusou q eu estava com uma peqna infecção no pulmâo...
    Q devo fazer?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Diagnósticos de reações na pele só podem ser realizados após examinados. Se há a suspeita de reação à medicação, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o médico que prescreveu. Converse com ele(a), em caso de reação, você será bem orientada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Tenho alergia a dipirona, mas tomei. A reação que deu foi inchaço no rosto e olhos... ha necessidade de ir ao proto socorro ou de piorar calsando problemas graves?

    ResponderExcluir
  17. Monica Bom dia. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao antibiótico. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o seu médico e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Se você tem alergia comprovada à dipirona, deve suspender o uso (incluindo das outras medicações que são correlatas à dipirona) A repetição do uso tende a agravar a alergia. Agradecemos sua visita ao BLog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Olá. Tenho alergia acetilsalicilico e antiflamatorios e gostaria de saber se teria alergia ao ácido retinoico. Tenho fechamento de glote....tal procedimento devo fazer ou tem teste para identificar?

    ResponderExcluir
  20. O diagnóstico de uma alergia medicamentosa não se baseia em testes ou exames, mas sim na avaliação clínica de cada paciente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o procedimento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tirei um dente do siso sexta feira dia 22/07/16 e meu dentista passou para tomar 4 comprimidos de Amoxicilina 500 mg, antes da cirurgia e depois de 8 em 8 hrs durante mais 7 dias, porém hje é o quarto dia que estou tomando e estou com vertigens e estou me sentido pálida demais tanto o rosto como a região cutânea dos olhos, isso pode ser uma reação alérgica?

    ResponderExcluir
  22. Eliana de Mattos Silva27/7/16 03:44

    Tem 5 anos que médicos dizem que tenho alergia a medicamentos, sempre tenho crises no corpo td, marchas altas, vermelhas.parecem picadas de abelha. E muitas vezes não estou tomando nenhum tipo de remédio, inclusive sai tb no rosto, olhos e boca. Estou desesperada pq mesmo não tomando medicamentos. Aparece. E se tomar algum su sim fico de cama parecendo um monstro. Pode ajudar??????

    ResponderExcluir
  23. Ola tenho reacao alergista a grande tipos de medicacao,com enfase em Dipirona.
    Tomei uma
    Medicacao chamada Dexametasona,minha pressao baixou no imediato,porem fico sempre com medo de passar mal,tive algumas vertigens e o medico me deu toma assistencia,e me observou p 1 horas e fui liberada? Isso e normal? E quanto tempo o efeito da medicacao pode me dar reacao?

    ResponderExcluir
  24. Laissa Bom dia. Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à amoxicilina. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista, para esclarecer seu caso. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Eliana: nem sempre é fácil detectar o tipo de remédio que causa a alergia, uma vez que pode ocorrer reação cruzada entre medicamentos diferentes. Por isso, a orientação do(a) especialista em Alergia é essencial para controle do processo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Camila: os sintomas relatados não sugerem que tenha ocorrido uma alergia à dexametasona. Trata-se de um efeito adverso da medicação e desaparece com a eliminação da mesma pelo organismo. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Meu filho d 11 anos teve reação alérgica e um remédio d vômito tomou medicamento recebeu alta mas continua com pequenas dores na barriga

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    Gostaria de saber se posso tomar antialérgico se estou tomando antibiótico. Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Alexandre22/8/16 10:42

    Bom dia! Tive uma reação alérgica cutânea mais ou menos 15 dias após uso de prexige (isso há mais ou menos 10 anos atrás). Desde então não tomei nenhum outro antiinflamatório.
    Qual o risco de reação cruzada? E existe algum antiinflamatório de menor risco de reação cruzada? Muito Grato. Alexandre

    ResponderExcluir
  30. Ana Carolina: Boa tarde. Agora que seu filho recebeu alta do tratamento hospitalar é aconselhável que ele seja atendido por um especialista em Alergia. Infelizmente não tenho condições para orientar sobre a dor de barriga do seu filho sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde. Peço a gentileza que escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) informando o nome do antibiótico e o nome do antialérgico para que seja possível esclarecer sua dúvida. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Alexandre: Boa tarde. Analgésicos e anti-inflamatórios possuem um mecanismo de ação semelhante atuando sobre determinadas substâncias, impedindo sua formação e assim combatem a dor. Por isso, estes medicamentos, embora de fórmulas diferentes, por atuar de forma semelhante, provocam a chamada "reação cruzada" Assim, pessoas alérgicas a dipirona, serão também à aspirina (AAS) e aos anti-inflamatórios não hormonais (exemplo: diclofenaco, ibuprofeno, etc). Mas não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. Por isso, cada pessoa deve ser analisada criteriosamente, não sendo possível fazer a indicação que solicita pela internet. Aconselho que procure um médico alergista para indicar opções seguras para combate à dor no seu caso. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo4/9/16 10:25

    Bom dia, meu nome é Vanessa.Meu namorado tirou o dente do siso e faz dois dias que está soluçando, isso pode ser alergia de algum remédio?

    ResponderExcluir
  34. Vanessa. Bom dia. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) a medicamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  35. Tomei azitromicina fiquei vermelho rosto e pescoço...e com o corpo quente.....o que fazer

    ResponderExcluir
  36. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação ao medicamento. Recomendo que procure atendimento médico Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Oi Boa noite.
    O meu filho toma regularmente depakote de 500 MG e está se tratando com azitromicina para espinhas e cravos.
    Ele também é muito alérgico, eu gostaria de saber se eu der a ele fernegam se pode apresentar algum mau a ele.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia. Não recomendo uso de Fenergan sem prescrição médica. É um antialérgico de antiga geração e com efeito adverso sobre o sistema nervoso central. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. minha mãe tomou um medicamento chamado clorídrato de ciprofloxacinco monoidatado e 3 dias depois começou a apresentar vômitos e não consegue se alimentar e quando começou e muito pouco. o vômito é uma gostaria branca .ela já pagou o remédio quando começou os sintomas. já tem 2 semanas que ela está assim a médica passou outro remédio chamado

    ResponderExcluir
  40. omeprazol pra 10 dias mais até agora não melhorou.

    ResponderExcluir
  41. Tati:o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Mas, só é possível fazer diagnóstico após avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Tenho alergia a dipirona paracetamol posso tomar FLUCONAZOL?

    ResponderExcluir
  43. A indicação de uma medicação para uma pessoa portadora de alergia medicamentosa não pode ser feita pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Recomendo que entre em contato com seu alergista para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Henrique Boa noite. A urticária colinérgica se caracteriza por ser induzida pelo exercício físico, ou seja, após atividade física. Para avaliar os fatores envolvidos e para indicar tratamento, é essencial examinar pessoalmente e realizar o teste de provocação. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite.
    Eu comei a tomar o Tetralysal há já uma semana, tomo um todas as manhãs, 1 ou 2 dias depois de ter começado com a medicação surjiu uma tosse seca que nunca para, de noite a tosse piora, tenho comichão na garganta.
    É alguma coisa de grave?
    Devo consultar o médico?

    ResponderExcluir
  47. Carlos: Bom dia. Desconheço relato de tosse como efeito colateral do medicamento citado. Recomendo que procure atendimento médico para definir a causa da tosse que descreve. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Lucinéia2/2/17 22:13

    Parabéns pelo excelente blog!!!
    Descobri que tenho alergia a AINEs.
    Quando tiver alguma dor ou febre que medicação poderia tomar?

    ResponderExcluir
  49. Lucinéia Boa noite. Infelizmente, não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. Por isso, cada pessoa deve ser analisada criteriosamente, não sendo possível fazer a indicação que solicita pela internet. Aconselho que procure um médico alergista para indicar opções seguras para combate à dor no seu caso. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. TOMEI DIPIRONA IV NO HOSPITAL, NA MESMA HORA COMEÇOU A COÇAR O CORPO INTEIRO E A GARGANTA INCHAR E COÇANDO E TOSSE BOCA SECA... AINDA BEM QUE FOI NO HOSPITAL!

    ResponderExcluir
  51. É verdade. De qualquer modo, é importante que agora avalie com um(a) especialista em alergia pois pessoas alérgicas à dipirona podem desenvolver também alergia a outros medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite. Estou a quase duas semanas com erupções avermelhadas por todo corpo e coceira, já fui ao médico e ele disse que não passava de uma urticária, tomei medicação e ainda estou tomando levocetirizina, mas parece só aumentar e piorar o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  53. Bom dia. A urticária nem sempre é uma doença de fácil controle pois existem muitas causas envolvidas e que variam em cada pessoa. Os medicamentos são uteis e necessários para aliviar o problema, mas não resolverão o problema se a causa não for detectada e combatida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Tenho uma sensação de opressão no tórax quando todo remédios com Alegra...resfrenol...benegripe...desloratadona....qual antialérgicos devo tomar que tenha um princípio ativo diferente desses acima... Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Angelo Boa tarde O seu relato não sugere que a sensação de opressão torácica que descreve seja um sintoma de reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Os remédios que refere, em especiais antigripais e alguns antialérgicos podem conter substâncias vasoconstritoras e que podem causar efeitos colaterais como taquicardia e sensação de opressão no tórax. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. boa noite eu tenho alergia sempre quando tomo remedio para dor de cabeça eu tenho coceiras nos olhos meus olhos ficam inchados escorrimento coceira no nariz e falta de ar o que voces acham que pode ser um tipo de alergia? uma boa noite e um abraço pros autores dessa belissima pagina obrigado!

    ResponderExcluir
  57. Lucas: Boa noite. O seu relato sugere que possa ser uma reação alérgica. Porém, não é possível afirmar sem examinar Recomendo que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Sou alérgica a dipirona ao tomar no soro direto na veia minha garganta quase se fechou minha língua ficou dormente e minha boca ficou muito seca tive queda de pressão e no outro dia os músculos dá minha garganta estão totalmente doloridos isso é normal?

    ResponderExcluir
  59. Ana Paula: a alergia a medicamentos (no seu caso à dipirona), não é normal. Trata-se de uma reação individual e imprevisível. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia! Gostaria muito de um esclarecimento, minha filha tomou tramal injetável, devido a uma pedra no rim. Uma semana após o ocorrido, as duas mãos dela ficou com várias manchas amarronzadas. Levei dois dias depois na dermatologista, à mesma ñ soube esclarecer se foi uma reação do medicamento. Passou uma pomada com ácido mais protetor solar. Estou muito chateada com o ocorrido. Pois as mãos da minha filha eram branquinha e agora cheia de manchas amarronzadas.

    ResponderExcluir
  61. Parabéns a quem criou o blogue. Muito interessante. Meu filho é alérgico a dipirona, diclofenaco, aass, ibuprofeno e nimesulida. Situação difícil pra uma mãe.

    ResponderExcluir
  62. Danielen Boa tarde. Agradeço em nome da equipe médica da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Rosamel Boa tarde Não tenho condições para opinar sem examinar as manchas que descreve apresentadas por sua filha. Avaliar pela internet pode gerar erro. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  64. Olá, gostaria de saber se a alergia ao medicamento acontece logo após o primeiro uso do remédio ou pode causar uma reação alérgica 3 dias após o uso (continuo)? Comecei a tomar anticoncepcional a três dias atrás e só agora apareceu bolinhas vermelhas na minha perna, gostaria de saber se essa ''reação alérgica'' pode ter sido por conta do remédio ou foi outra coisa que eu ingeri?
    a reação alérgica não aparece imediatamente após o uso do remédio? ou ela pode ocorrer após um periodo já usando o remédio?
    grata.
    Letícia

    ResponderExcluir
  65. Lê Bom dia A alergia não surge da primeira vez, mas sim quando se repete o uso. É imprevisível. Uma pessoa pode ter alergia mesmo após longo tempo usando aquele principio ativo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Olá eu estou tomando 4 amoxilina por dia de 500 mg cada e claritomicina e omeprazou estou com uma coceira insuportável na parte intima isso é uma reação alérgica ? Só sinto isso depois que comecei tomar esses medicamentos

    ResponderExcluir
  67. Leonardo Boa noite O seu relato sugere que s coceira seja um efeito colateral dos medicamentos. Mas não sugere que seja uma alergia. Para opinar, é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  68. Meu marido é alérgico a remédios para dor, e tomou fluconazol e está com dor de cabeça. Isso é normal ou é uma reação alérgica? Por quanto tempo dura?

    ResponderExcluir
  69. Oi, Bom dia! Ontem fui a um clínico geral e ele me prescreveu Allegra D de doze em doze horas para uma reação alérgica que tive pela primeira vez (renite e sinusite). Tomei o comprimido a noite e após uma hora e meia comecei a sentir o coração acelerar,formigamento e leve coceira "passeação" em várias partes do corpo ao longo da noite e foi difícil dormir. Acordei melhor da minha alergia anterior, os batimentos voltaram ao normal e o formigamento e coceira praticamente cessaram, mas sinto dor na garganta. Será que tive uma reação alérgica ao antialérgico ou é um efeito colateral normal já que ele funciona? Devo suspender? Vocês indicam alguma clínica em São Paulo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  70. Bom dia. O sintoma que descreve não sugere que seu esposo esteja apresentando uma reação alérgica (imunológica) ao fluconazol. Porém, não é possível afirmar sem examinar Recomendo que entre em contato com o (a) médico (a) que prescreveu a medicação para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Manu: Boa noite.
    1) O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) a medicamento, mas sim um efeito colateral do Allegra D.
    2) Para localizar um alergista em S. Paulo, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor público: “Localize um especialista”. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  72. minha filha quando toma Ibuprofeno fica com o rosto todo inchado,isso pode ser um sinal de alergia?

    ResponderExcluir
  73. O seu relato sugere que o inchaço (edema) possa ser um efeito adverso do uso do ibuprofeno. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para sua filha. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde! Pessoas com alergia a sulfa e penicilina podem tomar nimesulida?

    ResponderExcluir
  75. Pablo: de uma maneira geral, não há uma relação direta entre a alergia a antibióticos e aos anti-inflamatórios. Contudo, recomendo que fale com seu alergista que conhece seus dado clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orienta-lo Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde...estava com uma cistite e foi receitado Ciprofloxacino...tomei por 4 dias , mas como continuava com os sintomas o médico trocou por Bactrim F que me deu uma reação alérgica corpo pinicando, dor na garganta ...então o médico trocou pelo Tamiram que foi pior ainda...placas vermelhas no corpo...dor no peito.
    Insónia...dores na coluna mal estár. ..parei imediatamente o remédio e fui medicada com Fernegam...desenvolvi uma colite medicamentosa e o médico receitou ciprofloxacino mas começou a pinicar meu corpo e eu nunca tive reação a ele ...estou desesperada porque nem sei como vou tratar essa colite...me ajudem!

    ResponderExcluir
  77. Katja Boa noite. O Serviço de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro possui um setor dedicado exclusivamente ao estudo das reações adversas medicamentosas, que funciona nas sextas feiras. As consultas são realizadas sem hora marcada. Recomendo que nos procure para que receba uma orientação adequada e segura. Não é possível indicar o remédio para tratar sua colite pela internet e sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Esta nascendo em meu corpo umas bolinhas vermelhas,e coça muito!Acho que tenha sido alergia ao remedio que tomei:cefalexina.

    ResponderExcluir
  79. Anny Bom dia Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ter ocorrido uma reação à cefalexina Mas, para afirmar e fazer o diagnóstico é preciso examinar você pessoalmente. Sugiro que entre em contato com o(a) médico(a) que acompanha seu tratamento e peça orientação. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Tomei enalapril por 15 anos e sempre me sei bem com esta medicação. Agora troquei o enalapril pelo losartana a 3 meses e o mesmo não baixou minha pressão, fui voltar para o enalapril que controlou a minha pressão,mas agora está me deixando o pescoço,tórax e braços vermelhos. Por que isso aconteceu?

    ResponderExcluir
  81. A alergia é uma reação imunológica de origem genética. mas, não surge da primeira vez em que se usa um medicamento e sim com o passar do tempo. Por isso, uma pessoa pode fazer uso da medicação por tempo prolongado e mesmo assim desenvolver uma alergia. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Boa noite, minha filha de 2 anos tomou Annita sexta e algumas hs depois da primeira dose começou a "ecolizar" palavras. Suspeitam de bronco espasmo pelo remédio já que ficou muito nervosa, vomitou e teve diarreia, pode ter relação? Tem uma semana e agora ela ainda está bem nervosa e continua com dificuldade na fala.

    ResponderExcluir
  83. Adriana Bom dia. Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo7/5/18 20:48

    boa noite,sou alérgico a vários tipos de ,mais quando eu to remédio q contem dipirona ,fico logo falta de ar e meus olhos incham q chega fechar. o que fazer

    ResponderExcluir
  85. Boa noite O caminho mais adequado é procurar um médico especialista em Alergia e Imunologia para orientar de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite! Rose: tomo selene ha 3 anos e nesses ultimos dias comecou a aparecer placas vermelhas com bordas as vezes brancas e outras avermelhadas! Poderia ser alergia ao selene?

    ResponderExcluir
  87. Tomei dipirona dexametasona injetável e apresentou carocinhos avermelhados no meu rosto, orelha costas, barriga e nas minhas pernas . Isso pode ser uma alergia? ? Qual remédio devo tomar para acabar essa alergia? ?

    ResponderExcluir
  88. Leidiane: Bom dia. O seu relato sugere que tenha ocorrido uma alergia, mas é preciso examinar para confirmar o diagnóstico. Lesões de pele parecidas podem surgir acompanhando doenças diferentes. recomendo que procure um(a) alergista para que seja orientada de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  89. Anônimo5/7/18 08:53

    tenho urticaria com angiodemas!. de inicio fiz exames alérgicos e contatou duas substancias:parafenilenodiamina e trietanolamina. o medico me receitou o hixizine e corticoide quando tiver a crise de angiodema labial ,lingual e bochecha! esta alergia some as vezes por 4 ,3 meses sem ter , depois volta! quando tenho os angiodemas , tomo so o hixizine 1 so vez. o corticoide , alguns medicos me aconselharam a não tomar .Pergunto, quando tenho os inchaços devo tomar o hixizine e corticoide por 5 dias? e se existe alguns tratamentos para estes agiodemas, desde que começa com um vermelhão que coça muito e cresce, sempre apenas em um local do corpo!sempre entre as pernas, debaixo do braço! o que faço?

    ResponderExcluir
  90. Os medicamentos são muito uteis para aliviar os sintomas da urticaria e angioedema. Mas, ao mesmo tempo, é importante buscar as causas do problema. O ideal é que se tenha um plano de ação para as crises mas também que se consiga evitar que as crises surjam.

    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.


    ResponderExcluir
  91. Boa tarde !
    Estou tomando antibiótico amoxilina+clavulanato de potássio devido uma sinusite, laringite e irritação no ouvido. Estou no 3 dia tomando sinto minha cabeça onde doía meio adormecia uma sensação estranha no primeiro dia deu diarreia forte mas até hoje tá mais fraca tipo cabeça meia tonta ,sinto um pouco fraca e as vezes dores no estômago .único remédio qué sou alergica é o Buscopan será que essas reações acima tem a ver com o tratamento só que tá trabalhando na inflamação que está na cabeça onde sinto mais .Ou não é normal .

    ResponderExcluir
  92. Samara Boa noite Os sintomas que descreve sugerem que possa ser uma reação ao medicamento mas não parece ter relação com alergia ao medicamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  93. Estou com infecção urinária...tenho alergia à varias classes de antibióticos ...tomei cápsulas de Cramberry e senti o corpo pinicando e dor na garganta...os msm sintomas que tive com bactrim isso será alergia medicamentosa? Como vou tratar essa cistite? Obrigada

    ResponderExcluir
  94. Boa noite. Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica). Mas não é possível afirmar sem examinar você pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Olá , gostaria de saber quem toma remédio para alergia por exemplo o Alektos pode toma antiinflamatório?

    ResponderExcluir
  96. Bom dia. Muitas pessoas pensam que, sendo alérgica a um medicamento, se tomar um antialérgico antes da ingestão, a alergia não irá ocorrer. Não é verdadeiro. Recomendo que procure um(a) especialista em Alergia para fazer o diagnóstico do tipo de reação de alérgica a medicamentos você apresenta e assim possa ser orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno