Pular para o conteúdo principal

Alergia a medicamentos - esclarecendo dúvidas

O que é alergia medicamentosa? 
 É um efeito adverso a um medicamento que tem um mecanismo de natureza imunológica. É menos comum que outros efeitos colaterais observados com o uso de remédios para os diferentes tratamentos médicos. Práticamente todos os medicamentos possuem algum risco de provocar reações adversas e as reações imuno-alérgicas podem ser muito importantes, pois podem impedir a continuidade de utilização, vindo a prejudicar o controle terapêutico das doenças para os quais foram prescritos. As reações alérgicas podem variar de discretas a muito graves, inclusive ser potencialmente fatais. Podem ser imprevisíveis, o que obriga os médicos e pacientes a estarem sempre atentos. Na dúvida o alergista deverá ser sempre consultado. 

 A alergia a medicamentos está aumentando. Por que? 
 Pela proliferação e disseminação de inúmeros novos medicamentos e de produtos de origem biológica pela Medicina moderna. A todo instante medicamentos pesquisados e aprovados são liberados a nível mundial para o tratamento das doenças humanas. Sabe-se que tanto a eficácia quanto a adversidade ou resistência aos remédios tem uma base genética. O paciente pode ser susceptível a reações alérgicas e aos efeitos colaterais. A alergia aos medicamentos e a intolerância medicamentosa podem ocorrer em qualquer pessoa, alérgica ou não, e pode depender em parte das doses ou vias de administração. As reações alérgicas verdadeiras podem ser precipitadas com exposição à concentrações muito pequenas do remédio, uma vez que são dependentes da presença dos anticorpos alérgicos chamados de IgE. O uso de combinação de medicamentos também pode contribuir para um aumento dos efeitos colaterais. 

 Quais os mecanismos imuno-alérgicos presentes na alergia medicamentosa? 
 Clássicamente existem quatro diferentes tipos de reações de hipersensibilidade aos medicamentos, e um mesmo medicamento, como por exemplo a penicilina, pode causar reações por vários destes mecanismos. As vezes estes estão interligados, demonstrando a complexidade da alergia medicamentosa. Nem sempre se conhece como um remédio causa reações adversas e, então, se usa o termo idiossincrasia. As quatro categorias de reações alérgicas são: reações mediadas por anticorpos alérgicos (IgE), reações por anticorpos anticelulares (IgG), reações por imunocomplexos (antígeno-anticorpos) e, finalmente as reações imunológicas tardias mediadas por células. 

Quais são os exemplos de mecanismos de alergia aos remédios? 
Um exemplo de reação alérgica mediada por IgE é aquela que provoca o surgimento de urticária, angioedema, erupções cutâneas pruriginosas, asma, rinite, edema de glote e até repercussão sitemica, com queda da pressão arterial, caracterizando o choque anafilático. Nas reações por IgG temos o quadro determinado por medicamentos que atuam contra componentes da membrana das células do sangue (blóbulos brancos, hemácias e plaquetas) provocando a destruição destas e conseuqnte diminuição de defeas, anemia ou sangramentos, por exemplo. Nas reações por imunocomplexos podemos exemplificar a doença do soro associada à administração de anti-soros de origem animal, usados para tratar certas infecções ou picadas de escorpiões, aranhas, etc. Reações imunológicas de hipersensibilidade tardia sao características das alergias de contato, frequentes com certos antibióticos e até antialérgicos em pomadas. 

E os contrastes radiológicos e anestésicos gerais? 
Os contrastes radiológicos iodados e os miorelaxantes anestésicos (curares) podem provocar reações anafilactóides, semelhantes em tudo a um choque alérgico, sem que ocorra um mecanismo de sensibilização alérgica verdadeira. Então, isto explica porque algumas pessoas apresentam manifestação "alérgica" no primeiro contato com estes produtos. Como se sabe, a sensibilização alérgica ocorre ao longo do tempo, após alguns contatos com a substância sem o desencadeamnto de sintomas. Neste período é que existe a formação dos anticorpos IgE. Pessoas que já sofreram reação a prévia a estes produtos e necessitem de nova exposição às mesmas é aconselhavel receber tratamento preventivo. Procure a orientação de um médico especialista. 

Analgésicos e antiinflamatórios não-hormonais (AINH) podem causar alergia?
AAS e os AINH podem precipitar urticária, angioedema, e agravar a asma e a rinite alérgica, principalmente quando há pólipos nasais. Há outras doenças mais graves dermatológicas que podem provocar uma dermatite esfoliativa com acometimento das mucosas, e poderia então ser necessário uma internação médica especializada. Podem ocorrer reações cruz adas entre medicamentos, como por exemplo entre a aspirina e os antiinflamatórios clássicos. 

Quando suspeitar de uma alergia medicamentosa? 
Sempre que surgir um sintoma coincidente com o início de um tratamento medicamentoso deve-se suspeitar de uma possível reação adversa, e esta poderá ser de natureza alérgica; uma erupção, uma coceira, urticária, inchação (angioedema), asma, rinite, diarréia, dor de cabeça, cólicas intestinais, etc..O quadro clínico poderá ser agudo ou crônico. A relação causa-efeito é demonstrada quando os sintomas desaparecem com a suspensão do remédio e/ou substituição por um outro de molécula química diferente. O alergista poderá orientar com segurança como proceder em casos de suspeição de alergia medicamentosa. Nenhum medicamento é completamente seguro e o risco/benefício deve sempre ser avaliado. Ocasionalmente efeitos colaterais, inclusive alérgicos podem surgir. Certas condições clínicas podem estar associadas a uma maior prevalência de alergia, como por exemplo erupções cutâneas quando as penicilinas semi-sintéticas (ampicilina e amoxicilina) são empregadas em pessoas portadoras de mononucleose infecciosa. A aspirina e os antiinflamatórios podem causar urticária/angioedema ou piorá-las. 

Como fazer o diagnóstico das reações alérgicas a medicamentos? 
A história clínica é muitas vezes sugestiva e a relação temporal ajuda muito a esclarecer a causa de uma reação medicamentosa. A experiência clinica do alergista e as estatísticas encontradas na literatura médica são importantes para o delineamento da alergia a medicamentos. O exame clínico da pele, mucosas, nariz, e pulmões determina a extensão do quadro alérgico apresentado. As características das lesões cutâneas auxiliam sobremaneira no diagnóstico da alergia dermatológica causada por remédios (farmacodermias). Para alguns medicamentos, como as penicilinas e os anestésicos locais, há testes alérgicos cutâneos de leitura em 15 minutos, muito confiáveis. Testes sanguíneos (RAST) podem ser ocasionalmente empregados como para documentar a alergia à penicilina. Em casos de reações graves deve-se investigar o possível acomentimento imunopatológico de outros órgões, tais como o fígado, rins, pulmões, sistema nervoso central, coração e articulações. A apresentação clínica é de suma importância. Na avaliação da dermatite de contato podem ser utilizados os testes alérgicos de contato. 

Como é o tratamento da alergia medicamentosa? 
 Em primeiro lugar se deve suspender o medicamento suspeito de provocar a reação alérgica. Podem ser empregados anti-histamínicos (orais ou injetáveis), e derivados da cortisona (orais, tópicos cutâneos, e injetáveis). Em caso de reações sistêmicas graves, como a anafilaxia (choque alérgico, as vezes com edema de glote) deve-se empregar a adrenalina, geralmente subcutânea, e outras drogas com atividade antialérgica, garantir respiraçao adeuqda e niveis de pressão arterial e garantir uma boa hidratação . 

Qual a conduta a ser adotada? 
 Documentar a alergia medicamentosa e educar o paciente e os seus familiares para evitar o emprego destes medicamentos e aqueles que possam apresentar reações cruzadas. O alergista é peça fundamental na orientação das escolhas para o tratamento medicamentoso. O paciente ou a sua família deve informar as escolas, locais de trabalho, médicos, clínicas, e hospitais, os diagnósticos fornecidos pelo alergista, para a prevenção de reações alérgicas medicamentosas. O uso de alertas médicos em cordões, pulseiras, braceletes, e também nas carteiras de identidade e nos prontuários médicos, torna-se fundamental na conduta alergológica preventiva.

Visite o site da ASBAI: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e aprenda as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas.

Comentários

  1. Ola, estou com urticaria devido ter comido camarao e estou tomando remedio e passando protetor solar mas estou descascando e em algumas regioes a cor nao esta ficando como era de origem. Queria saber se deoois volta ao normal porque no pescoço voltou mas nos braços como disse ficou manchado. Att

    ResponderExcluir
  2. Rute: a característica da urticária é que as lesões são fugazes, de localização variável no corpo e que desaparecem sem marcas. Contudo, não é possível emitir um parecer sobre seu caso pela internet sem examinar sua pele. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Comecei ontem a tomar amoxacilina 500mg tres vezes ao dia e nimesulida por prescrição do dentista após extrair o dente ciso. Acordei hoje mto cansado com falta de força, dores pelo corpo e no joelho esquerdo e ainda urina escura/avermelhada. Isso é normal? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia medicamentosa. Mas, não é possível diagnosticar sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o dentista e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Oie tenho alergia a dipirona estou rodo me coçando e estava empolado ate ontem a noite mais já passo só que a coceira ainda não passo direito oque eu poderia fazer ? Devo procura um medico ? Me ajuda :/

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente pela internet não é possível determinar seu tratamento. É muito importante que você faça uma consulta médica.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. acordei com manhas pelo corpoedesenhos alto na pele mas nas paretes da perna atras nas juntas maos inchas e muito dolorida so tomo um proponolola seis anos seria esse remedio ou devo procurar um medici imediatamente obg

    ResponderExcluir
  8. tomei dipirona na veia para dor de cabeça junto com uma outra medicaçao que nao lembro qual foi, depois de 2 dias comeceia ter bastante coceira na cabeça e rosto com bolinhas vermelhas. ja tinha tomado antes a dipirona e nada tinha acontecido, quero saber se vou ter alergia se tiver que tomar de novo

    ResponderExcluir
  9. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  10. I4games: não é possível fazer diagnóstico ou confirmar se uma lesão na pele é causada por medicamento, pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico para que seja orientada de forma adequada. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. olá boa noite...
    estou com pequenas bolhas/caroços e manchas vermelhas na região do peito, ombros, costas, braços e nas pernas abaixo do joelho e não faço a minima ideia do que seja ou do que esteja fazendo isso o que devo fazer?
    passei por um clinico geral que me receitou um remeio para coceira e uma pomada, enquanto estava usando deu tudo certo sumiram, quando acabou os remédios voltaram tudo novamente.
    opiniões ?

    ResponderExcluir
  12. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe é alergica a todos os medicamentos, tem ulcera no estomago nao pode tomar nenhum medicamento o que fazer, pois tem muita dor?

    ResponderExcluir
  14. Não é comum as pessoas fazerem alergia a todos os medicamentos. É fundamental neste caso a realização de uma consulta médica com um alergologista, para melhor elucidação do caso.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/4/14 06:23

    Ola, tive reacao alergica a amoxilina a alguns anos atras. Minha mae nunca fez uso desse antibiotico, porem, precisara tomar 4 comprimidos de500mg antes de uma cirurgia dentaria. Estams com medo de que ela possa ser alergica a ste mesicamento tambem. E se for a reacao podera set mais grave devido a quantidade em excesso? Ha algum tedte para indicar uma possivel alergia a penicilina? Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Não há um teste que possa prever com exatidão se uma pessoa poderá ter alergia a um determinado medicamento no futuro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Em primeiro lugar parabéns pelo site e pela belíssima proposta de orientação e esclarecimento. Sem dúvida a população carece de um espaço onde possa se sentir acolhida quanto às dúvidas pertinentes à saúde. Que tenha vida longa este site! Em segundo lugar, sou alérgica ao aciclovir (descobri a alergia quando necessitei usa-lo em uma herpes simples labial). Após todo o mal estar causado pela alergia, soube, através de um médico que poderia usar o Herpesine como substituto. Nunca mais tive outra herpes, mas diante de um tratamento facial, onde poderia desencadear este vírus, fui comprar antecipadamente o herpesine e descobri que ele está fora do mercado. Pergunta, existe alguma outra alternativa segura que substitua o aciclovir para quem é alérgico a este princípio ativo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    Tenho alergia a dipirona, aas, amoxacilina, ciprofloxacina, penicilina, ibuprofeno. Fui ao ortopedista pois tenho artrose nos joelhos, e foi prescrito o xefo, não sei se tomo, pois tenho medo de ter uma reação alergica. Voces podem me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Não recomendo que tome a medicação antinflamatória (Xefo, cujo princípio ativo é o lornoxicam) sem antes consultar seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/5/14 22:39

      Sou paciente do SUS e não tenho previsão de quando vou conseguir uma consulta com alergista.
      Obrigada pela atenção dispensada.

      Excluir
  20. É possível indicar alternativas para o Aciclovir, mas é preciso identificar o tipo de alergia que apresentou e analisar seu histórico clínico de forma criteriosa. Por isso, não é possível orientar pela internet. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista. Agradecemos sua visita e suas palavras carinhosas de apoio ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Estou tomando um remedio clavulin 500mg + 125mg amoxilina clavulanato de potassio e estar me dando soluço e queimação na garganta

    ResponderExcluir
  22. Josileno: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Mas, não é possível afirmar sem examinar. Aconselho que entre em contato com o médico que prescreveu a medicação. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. alrga antibiotico14/4/14 18:54

    Tive uma infeccao urinaria fui medicada c antibiotico ciprofoxacino e tive alergia e logo me aplicaram fenegam.mas o med me indicou o trstamento c cefalexina e tambem me senti mal fiquei com tontura inchacho nos pes e joelhos e voltando ao hosp fui novamente medicada c fenegam mais ainda assim o med me passououtro antibiotico e eu nao tomei suspendi tudo e ja tem 3dias e ainda estou tonta e c peso nos joelhos e dormencia nos bracos e pernas sera ainda a alergia ao antibiotico nao sei o q fazer. Me de uma luz por favor

    ResponderExcluir
  24. Alrga: sinto muito, mas não posso ajudá-la pela internet. Não é possível orientar sem fazer o diagnóstico do tipo de alergia que ocorreu. Para isso, é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  25. Oi eu tomei uma Bulprofena e me causo alergia ja tomei ANTihistaminico e nada de olhos voltar ao normal,e a garganta seca desde ja agradeco o que devo fazer me ajudem

    ResponderExcluir
  26. Duílio: aconselho que procure atendimento médico. Não é possível prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, gostaria de saber se remédio homeopático pode causar reação alérgica? Tenho alergia ao acido acetilsalicílico. Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Carina: qualquer medicamento, incluindo aqueles usados na homeopatia, podem provocar reações adversas alérgicas. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Olá.. Tava com dores nas costelas, no peito, nas costas, nos olhos, e dor de cabeça. Fui ao médico e ele me passou Xefo Lornoxicam.. O que eu tenho? Ele nem me disse. No raio X meo tórax tava como de uma pessoa com pneumonia (comparei com os que vi na internet e tava igual). Espero que me ajudem.

    ResponderExcluir
  30. Lucas: sinto muito, mas não é possível afirmar a causa dos seus sintomas baseado apenas em seu relato e sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode ser perigoso e resultar em erros de diagnostico e tratamento. Aconselho que procure uma segunda opinião, mas no formato tradicional de uma consulta médica presencial. Gratos por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Olá eu ter alergia a ácido acetilsalicílico significa que terei alergia a Meloxicam?

    ResponderExcluir
  32. Sim as pessoas que apresentam alergia a ácido acetilsalicílico, podem apresentar reação cruzada com antiinflamatórios e a dipirona.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  33. Anônimo7/7/14 17:29

    Prezados, boa tarde! Sou Adriana, de Recife, PE. Desenvolvi alergia medicamentosa a dipirona e antiinflamatórios. Já fiz os testes e tenho a lista de medicação/substancias "proibidas" e recomendáveis. Estou com suspeita de herpes labial e a medicação indicada é aciclovir, que não consta na minha lista e o meu alergo está de férias. É possível emitir alguma opinião sobre o uso ou do remédio. Grata!

    ResponderExcluir
  34. Adriana: Aciclovir não tem relação direta com a alergia a analgésicos e antinflamatórios. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite. Tenho uma lista de medicamentos proibidos, como exemplo Acido Acetilsalicílico, Dipirona, Ibuprofeno emitidos pelo especialista. Nesta lista aparece também Nimesulide, porém estou tomando e não dá reação alguma...Será que devo continuar tomando ? fico preocupado de continuar e estar me prejudicando.

    ResponderExcluir
  36. A nimesulida é um anti-inflamatório com risco mais reduzido de causar reações alérgicas em relação a outros fármacos da mesma classe. Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  37. Olá, minha tia tem alergia à dipirona e recorrentemente toma remédios com esse composto por falta de informação e teimosia, os olhos dela sempre incham. Gostaria de saber o que pode vir a ocorrer se ela continuar tomando esses medicamentos?

    ResponderExcluir
  38. Alline: se a pessoa tem alergia e insiste em usar o medicamento, a reação tende a se agravar com o passar do tempo. Sugiro que sua tia procure um alergista para que seja orientada no uso de medicações apropriadas para ela. Escreva para nosso e-mail e receba um exemplar em PDF do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  39. Alberto A. Junior10/8/14 22:37

    Estou com um dente inflamado, sou alérgico (edema de glote) a AAS, Dipirona, Pelicilina e Sulfa. Os anti-inflamatórios que usava não são mais fabricados o Tanderil e o Benflogin. O Tanderil passou a Angi Tanderil que possuiagora o AAS. Preciso de uma indicação pois nem o meu dentista sabe algum medicamento que eu possa tomar. Antibiótico só tomo Parenzyme Tetrciclina, o com Ampilicilina sou alérgico. Nenhum medicamento da lista abaixo posso tomar. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  40. Alberto: não existe um medicamento que seja seguro para todas as pessoas portadoras de reações adversas aos analgésicos e antinflamatórios. Por isso, não é possível atender sua solicitação pela internet. Para orientar, é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erros. Sugiro que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Olá! Hoje comecei a tomar Bupropiona , tomei pela manhã e de tarde me deu uma coceira no corpo, olhos, ouvido. ..não fiquei vermelha. Mas parecia que tinha bichos sobre mim andando. É uma reação alérgica?

    ResponderExcluir
  42. Viviany: o seu relato não deixa claro que possa ter ocorrido uma reação alérgica (imunológica) Sugiro que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde, usei Hidroquinona para remover uma mancha na cabeça, porém, essa pumada irritou meu couro cabeludo e deu feridas saindo até pus e vermelhidãoo, minha testa tb inchou bastante, estou parecendo um extra-terreste. O que eu faço, para diminuir o inchaço da minha testa?? E as feridas na cabeça estou passando diproprinato de metasona... tem outro melhor que da mais resultado?? Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Claudio: o seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica) Mas, peço sua compreensão, não é possível fazer diagnóstico nem mesmo indicar tratamento pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um setor de pronto atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. usaei a pomada nebacetin no meu filho ontem e ele nao teve nada so que hoje ele acordou com o rosto e o troax todo vermelho pode ter sido reaçao ao medicamento o que faço pra ele melhorar ja suspendi o uso da pomada

    ResponderExcluir
  46. sinto muito, mas não posso ajudar. O seu filho deve ser examinado e orientado por um médico. Não é possível indicar tratamento pela internet, sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  47. a dois meses tomei remedio pra dor de cabeça e continha componentes do plasil o qual sou alergica meus orgão incharam fiquem taqui cardiaca e sem respirar depois de atendida no hospital de ter feito os procedimentos mederam alta agora estou com aceleramento cardiaco e picos de preção alta que nunca tive o medico disse que é medicação que esta ainda no meu organismo oque devi fazer.

    ResponderExcluir
  48. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  49. minha filha Eliza esta com uma alergia pelo corpo todo levei em 2 medicos eles deram bialerge e predinisona porem só tem aumentado ela sente as pernas adormecerem e corpo todo esta vermelho e queima o q será

    ResponderExcluir
  50. Prezados tenho uma situação em que o pacientes após tomar o duodecadron desencadea um soluço e não que não para ficar por 2 semanas soluçando, e hoje também após tomar o prednisolo também atacaou. Saberiam me informar se ja tiveram casos assim. mara

    ResponderExcluir
  51. Mara: o soluço não é um sintoma de alergia. Pode resultar de um efeito adverso do corticoide sistêmico (usado por via oral ou injetável). Obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Peço sua compreensão, mas não é possível afirmar a causa das lesões através da internet, sem analisar os dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar sua filha Eliza e prestar esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia,ha uns 5 meses tomo diazepam e nunca tive nenhum tipo de reaçao alergica porem antes de ontem tomei e senti como que com umpouco de falta de ar.Seria uma reaçao alergica mesmo tomando o medicamento ha meses?

    ResponderExcluir
  54. Mi: O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia medicamentosa. Mas, não é possível diagnosticar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde!! A 2 dias comecei a tomar cefalexina 500mg d 6 em 6hs, e piroxican 1 vez ao dia, e ontem começou a aparecer em volta da minha boca carocinhos e ardência, pode ser alguma reação alérgica dos medicamentos?? O que devo fazer??

    ResponderExcluir
  56. Eliane: a possibilidade de uma alergia existe, mas não é possível afirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico para que seja orientada de forma apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Eu estou com alérgica a algum medicamentoso que minhas dúvidas e que quando tenho a reação e so na região do pescoço

    ResponderExcluir
  58. Juliana: existem inúmeras formas de alergia a medicamentos. Mas, para opinar sobre seu caso é preciso examinar e definir o diagnóstico do tipo de sua alergia. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avalaiar pessoalmente e prestar esclarecimentos Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Inicie o tratamento para queda de cabelo com o pantogar estou no terceiro dia e estou sentindo coceira em todo corpo nunca tive nenhum tipo de alergia e nao queria parar com o medicamento, posso tomar anti alergico e continuar tomando o pantogar?

    ResponderExcluir
  60. Se existe uma suspeita de que a medicação esteja causando alergia, seu uso deve ser interrompido e um(a) alergista orientará a conduta mais adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Todas as vezes que tomo qualquer medicamento fico extremamente rouca, quase sem voz. O efeito é cerca de uma hora depois de eu tomar o medicamento e dura muitos dias. Acontece quando tomo anti-inflamatórios, analgésicos, anti-térmicos, remédio para estômago, etc. Será pelo meu problema de refluxo ou é alguma reação alérgica? Poderiam me indicar algum tratamento?

    ResponderExcluir
  62. Erica: o seu relato não sugere que você apresente uma reação alérgica (imunológica) aos medicamentos. Mas, não é não é possível afirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista, para que seja orientada de forma adequada. Obrigado por visitar o Blog daAlergia.

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde!!!
    Antes de tudo, o blog é bem explicativo. Obrigada pela ajuda.
    Há uns dois anos, tive que fazer uma Tomografia com contraste, passei mal na hora (tontura, pequeno formigamento), fui medicada via soro e uns 15 dias depois, vieram as manchas vermelhas com coceira. Tomei Ceslestamine e fiquuei bem. Para mim foi alergia !!
    Há um mês mais ou menos tomei uma buscopan composto e fiquei toda empolada. Celestamine novamente, fiquei bem.
    Há uma semana, tive que usar um óvulo ginecológico Albrocresil (policresuleno) e fiquei empolada nas coxas e braços, logo em seguida ao uso - 15 min depois, mais ou menos. Pra mim, mais uma alergia. Será ?
    Existe algum componente comum nestas fórmulas? Vc's sabem ?
    A aleria medicamentosa pode se apresentar e desparecer sem um anti-alérgico ?

    Muito obrigada pelo retorno.

    ResponderExcluir
  64. A alergia a medicamentos pode se manifestar de formas variadas. Em alguns casos, pode ocorrer semelhança química entre medicam,entos. Vale ressaltar que algumas reações adversas a medicamentos podem se confundir com a alergia. Estamos ao seu dispor para analisar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde! Preciso da ajuda de vcs pra saber que anti-inflamatório posso tomar, uma vez que estava tomando o nimesulida e o médico pediu pra suspender pois disse ser muito tóxico, porém estou com receio de tomar um dos que ele sugeriu, Inuprofeno ou cetoprofeno, devido a eu ser alérgica a AAS, dipirona e diclofenaco, que eu tenha conhecimento até o momento. Minha dúvida é se poderei usar um desses que ele sugeriu, sendo alérgica às substâncias que relatei. Obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Mit: pessoas alérgicas à dipirona tendem a ter reações também com ibuprofeno e cetoprofeno. Estes medicamentos podem desencadear reações alérgicas, dependentes do sistema imunológico, ou reações semelhantes à alergia, dependentes do metabolismo, ou seja, das vias de degradação do medicamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  67. Eu nunca tive nenhuma alergia, mas de 1 ano para cá tive 3x uma alergia. Essa alergia deixou meu corpo (braços, peitoral, abdomen) com bolinhas vermelhas que vão se espalhando pelo resto do corpo e coçam muito, alem de nascer herpes nasal.
    Desconfio que seja devido ao alektos, pois nunca tive nada de alergia e as 3x que tive, lembro de ter tomado esse remédio antes.
    Como funciona o tratamento para esse tipo de alergia? Pois o tratsmento deve ser com remédios...

    ResponderExcluir
  68. Rute: sinto muito, mas não é possível prestar o esclarecimento que solicita sem identificar o tipo de alergia que apresenta. É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico e afirmar se a medicação citada foi a causadora das lesões em sua pele. Aconselho que procure um(a) alergista, para que seja orientada de forma adequada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. minha esposa tem alergia a piroxicam, ontem ela se esqueceu e tomou um remédio com essa composição, ela está com umas bolinhas nas mãos, e com sensibilidade em todo o corpo, ela pode tomar fernegam?

    ResponderExcluir
  70. A automedicação é perigosa. A alergia medicamentosa pode se agravar. Aconselho que leve sua esposa a um local que ofereça um pronto atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Anônimo8/3/15 16:03

    Ola tie uma infecção na tatuagem e o medico me reeitou cefalexina por dez dias estou tomando a 5 mas desde o terceiro apareceram umas erupcoes na pele vermelhas e cocam mais so na coxa e bumbum e eu continuei tomando agora no quinto dia tbm tive formigamento no corpo.gostaria de saber se a alergia pode ocorrer depois de alguns dias se posso continuar tomando o medicamento ou se com o passar do tempo a alergia se agrava ?

    ResponderExcluir
  72. Olá, boa tarde. Processos infecciosos decorrentes a tatuagens podem ocorrer, e não necessariamente os sintomas apresentam-se apenas no local da tatuagem. Alergias a medicamentos podem não ser reações imediatas. Portanto, se você está em uso da medicação e está em dúvida com relação aos sintomas que tem surgido, deve procurar novamente o atendimento médico para reavaliar o quadro. Lesões na pele não tem como serem avaliadas sem serem vistas. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Bom dia! O médico gastro me passou um tratamento para h pylori. O nome do reme é Omepramix, que contém 4 cápsulas de amoxicilina tridatad 500 mg, 2 claritromicina e 2 omeprazol. Eu tenho que tomar uma cartela por dia, sendo 4 comprimidos pela manhã e 4 à noite. Já estou no penultimo dia de tratamento. Mas de ante ontem pra cá comecei a ficar com carocinhos vermelhos pelo corpo e que coçam muito. Estou muito preocupada mas não suspendi o medicamento pq tenho medo da bactéria ficar resistente. Será que pode ser de alg desses medicamentos?

    ResponderExcluir
  74. Oi , estou doente, e tenho tomado paracetamol, que é o único remédio que tem me deixado em pé, e tem acabado com as minhas dores, porem, as 2 vezes que tomei o remédio, fiquei com coceira. O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  75. Boa noite. Reações a medicamentos podem ocorrer por causas alérgicas ou não alérgicas, portanto, a primeira medida é entrar em contato com o médico assistente, para esclarecer os sintomas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Se o uso do paracetamol está provocando coceira, você deve procurar um(a) alergista para confirmar o diagnóstico e indicar a conduta adequada para seu caso. A nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  77. Bianor Jr26/3/15 12:14

    Meu filho ja apresentou alergia a dipirona, paracetamol, ibuprofeno e nitazoxanida. Ele esta com febre desde ontem as 19hs, estamos controlando apenas com banho. Peço a ajuda de vcs para q me indiquem um alergistas q entenda deste tipo de patologia aqui em Belem do Pará ou em outro Estado. Consultamos ele em um alergista q se ateve a dizer q nao tem cura e nao nos deu alternativa em quadro febiru.

    ResponderExcluir
  78. Bianor: para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  79. Anônimo5/4/15 03:37

    Bem, eu sempre tive a pele do rosto lisa e sem espinhas ou manchas , porém quando comecei a tomar anticoncepcional , surgiu nas minhas bochechas manchinhas vermelhas, que quase n coçam e não ardem , mas me incomodam esteticamente, tomava o microvilar e logo troquei pro selene para tentar reter essas manchinhas, mas continuou, li a bula e vi que tem como efeitos colaterais reações cutâneas, tenho quase certeza de que é isso, porque durante o intervalo de 7 dias do medicamento, elas reduzem e chegam a quase sumir ... tem alguma noção do que seja? tem pomada ou vou precisar trocar de novo de remédio?

    ResponderExcluir
  80. Anônimo6/4/15 13:37

    Eu tenho alergia ao ácido acetilsalicílico, e gostaria d saber se posso tomar vitamina C normalmente, e se a msm possui algum excipiente que posso fazer mau....

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde. Seus sintomas são de reações adversas aos medicamentos previstos em bula, portanto é necessária que entre em contato com seu(sua) ginecologista para conversar sobre o caso. Não orientamos que troque ou suspenda as medicações por conta própria. Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde. O uso de medicações com Vitamina C sem apresentar ácido acetilsalicílico na formula podem ser utilizados. Porém, deve-se sempre ter cuidado principalmente com medicações antigripais, que podem possuir ambos em sua composição. Procure seu(sua) alergista para orientar-lhe. Não faça automedicação.
    Obrigado por acessar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde.Gostaria de orientação sobre medicamentos a tomar para alergia a Tegretol(carbamazepina) 200mg para tratar de nevralgia trigêmeos em face de reincidência de crise.
    A alergia,prevista nas reações adversas na bula do referido medicamento, se apresentam sob a forma de espécie de urticária com coceira e Brotoeja muito leve, quase imperceptível! Não gostaria de parar o tratamento com a ingestão de anti-histaminicos ou cortiesteroides.Estou suavizando e hidratando a pele com Ducilamina.

    ResponderExcluir
  84. Oi, sou alérgica a antiinflamatorio, analgésicos e antitérmicos. Fui indicada a realizar uma histerossalpingografia, quando cheguei ao hospital para realizar o exame, o médico se negou a fazer quando ficou sabendo das minhas alergias. Será que realmente tem risco? Será que por ter essa alergia também posso ser alérgica ao iodo? Estou muito desapontada pois a histerossalpingografia é um exame importante no tratamento para engravidar. O que faço agora? Nunca tive reação ao camarão, mesmo assim posso ser alérgica ao iodo? Obrigada... Me ajudem!?

    ResponderExcluir
  85. O fato de ter outras alergias (camarão, medicamentos) não é a base para afirmar se você poderá ter alergia a iodo. Trata-se de um parecer complexo e que só pode ser feito pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erros de conduta. Você deve procurar seu(sua) médico(a) alergista para receber uma orientação adequada e assim fazer o exame com segurança. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Olá tenho problemas renais- tomo e sempre tomei remédio profilatico e estava tomando um remédio pra infecção pois estava com crise renal- dai tomei dipirona pois me deu febre como sempre tinha feito e nunca nunca tinha acontecido nada - também não e minha primeira crise renal- do nada tive uma alergia horrível daquelas que fecham a garganta,mas na hora na associe a dipirona,pois já tomei outras vezes,fiz uns exames e agora me falam que sou alérgica a diporina,gostaria de saber se faz algum sentindo isso ?

    ResponderExcluir
  87. em janeiro comecei a tomar macrodantina,e apareceu umas feridas na minha virilha - não posso dizer se coça ou arder pois tenho paraplegia e não sinto da cintura pra baixo - conforme foi passando o tempo a feridas aumentar bastante,ai mais ou menos um fevereiro parece que a feridas tinham si tornando manchas,li a bula e diz algo sobre erupção na pele, depois ficou nesse impasse uma hora fica só mancha outra hora ferida,a esquece de citar que também minha pele ficou com bastante espinhas pois bem meu tratamento com a macrodantina acabou - finalmente - assim que o tratamento com o remédio acabou,parecia que as manchas na virilha e no rosto tinha passado,hoje no rosto não tenho mais nada no rosto mais a virilha voltou a formar ferida pode ser algum tipo de reação alergia,o que poderia fazer pra fechar esta ferida de forma definitiva

    ResponderExcluir
  88. Olá To achando esestranho tomei probenxil diclofenaco e amamento minha BB de 11 meses tomei 9 comprimidos e parei pq comecou a sair catarro com gosto de podre já fãs uns 6 dias e notei a uns 3 dias que minha BB está com o mesmo cheiro na boca quando vai mama as duas ao mesmo tempo numca aconteceu isso to achando estranho foi depois desse medicamento

    ResponderExcluir
  89. Sinto muito, mas não é possível indicar tratamento para a "ferida" que descreve sem examinar para fazer o diagnóstico. Lesões localizadas na virilha nem sempre são causadas por alergia. Sugiro que procure atendimento medico na forma de consulat Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  90. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Rui Costa: Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista sof forma de consulta médica presencial. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. A alergia à dipirona não ocorre da primeira vez, mas sim com o passar do uso, pois há necessidade de que ocorra sensibilização ao produto. Este tempo, necessário para ocorrer a sensibilização, é imprevisível e varia em cada pessoa. É aconselhável que procure um(a) alergista para receber uma orientação adequada e segura.

    Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  93. Sou estudante de Farmácia e estou diante de uma dúvida se possível ajude-me com a seguinte questão: O uso de Prometazina em uma alergia piorou o quadro. Porque isso aconteceu e como tratar?

    ResponderExcluir
  94. Flávia: a literatura médica mostra inúmeros relatos de casos de dermatite de contato alérgica induzida pela prometazina, bem como por outros antihistamínicos. Por isso, não se recomenda o uso destes medicamentos por via tópica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  95. Em primeiro lugar quero parabenizar o blog, achei muito interessante as postagens e importante também para quem sofre de alergia, pois, trazem esclarecimento e informações uteis para nós leigos no assunto. bem quero tirar uma duvida, sofro de alergia a medicações, já tive mais de 5 choques anafiláticos, tenho alergia a quase todos os analgésicos, anti inflamatórios e também a muitos antibióticos, bom sempre recorria ao paracetamol, mesmo não tendo muita eficacia para minhas dores, mas era o único que podia tomar em segurança, mas de um tempo para cá o paracetamol também vem me causando alergia, não tão grave quanto os outros pois ainda não me levou ao choque anafilático, a minha preocupação é, meus olhos incham e por vezes ficam completamente vermelhos como uma hemorragia, tenho medo de continuar usando e ter problemas nos olhos futuramente, então é possível que meus olhos desenvolva algum problema por causa dessa alergia? Obrigado

    ResponderExcluir
  96. Jofrirlene: o seu relato sugere que possa ter ocorrido um angioedema palpebral. Mas, não é possível afirmar sem examinar. Aconselho que retorne ao seu alergista , relate o caso e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Olá !! Sou alérgica a medicamentos (aas, ibuprofeno, dipirona, diclofenaco). Como trabalho com crianças meu médico receitou um tratamento profilático para vermes com o medicamento Anitta, porém, tive uma reação alérgica ao utilizá-lo. Vocês saberiam me indicar outro vermifugo polivalente que tenha menos chances de me causar reações alérgicas? Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  98. Olá, boa tarde. Medicamentos diversos podem gerar interações ou reações adversas que podem confundir com reações alérgicas. Lhe orientar o uso de uma medicação sem vê-la ou colher adequadamente sua história não seria recomendável. Procure seu médico(a) assistente, ou se estiver no Rio, temos na Policlínica um ambulatório especializado em reações a medicamentos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  99. Olá, meu filho está com a garganta inflamada , o México receitou um spray hexomedina , com uso de 5 vezes ao dia, dois jatos, azitromicina e arflex para tomar um por dia durante 5 dias... No segundo dia de uso, começaram a aparecer pequenas festinhas em seu couro cabeludo e rosto... Suspenso por conta os medicamentos e as feridas estão criando casquinha, como se fossem sarar... Será que ele teve algum processo alérgico? Obrigada!

    ResponderExcluir
  100. olha estou fazendo um tratamento estetico e alguns obsessos foram retirados do meu rosto face, adquiri Cefalexina eu tomei ele ate acabar a primeira caixa acontence que precisei tomar mais devidos a retirada de novos obsessos ai tomei um comprimido e começarão aparecer coceiras vermelhidão pelo rostos orelhas nariz e face, suspendi o remedio sou do Paraná vc me aconselha oque.

    ResponderExcluir
  101. Carioca: o seu relato não sugere que deixa claro que tenha ocorrido uma reação causada por alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que leve seu filho a um(a) alergista para que seja possível fazer o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  102. A coceira e a vermelhidão podem ser sinais de alergia à cefalexina. Mas não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista. O site da Asbai (www.sbai.org.br) tem um setor "Localize seu especialista" onde poderá localizar os(as) médicos(as) alergistas no Paraná. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Meu nome é Aline e tive uma reação alérgica apos tomar 1 capsula de amoxicilina, começou com uma coceira nos pulsos e atras da orelha, depois fui inchando e ficando vermelha, minha respiração ficou mais ofegante e depois me faltava o ar, minha barriga ficou muito inchada e uma dor insuportável, não conseguia andar de tanta dor só me contorcia.A dor foi tão forte que adiantou minha menstruação. Foi levada ao Pronto Socorro e medicada com remédios para dor e antialérgicos. Mas agora depois disso não posso tomar mais nenhum remédio com ( Paracetamol, Dipirona ) a reação é diferente, parece que minha pressão cai, tenho a sensação de que meu peito esta congelando, e um tremor percorre todo o corpo, uma tremedeira incontrolável, é uma sensação muito estranha fico entorpecida. Meu maior problema é que não encontro um medico alergista em minha cidade e depois disso tenho sentido dores nas costas na altura lombar, parece ser dor nos rins. Oque eu faço? Já procurei 2 medicos em minha cidade por causa das dores mas eles não sabem oque receitar. Tenho medo de tomar algum remedio e ter uma nova reação, não quero passar por isso de novo, achei que ia morrer. Mas a dor não melhora, oque tomar? Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  104. Aline: a alergia a medicamentos deve ser investigada para que se possa confirmar o diagnóstico e orientá-la de forma segura. Você deve procurar um(a) alergista. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Já tomei alguns medicamentos que mexeram com meu psicológico. Pode acontecer isso? Fiquei muito inquieta, pensando em coisas ruins, etc

    ResponderExcluir
  106. Existem medicamentos que podem provocar efeitos colaterais no sistema nervoso central. Mas em geral não são causados por uma reação alérgica (imunológica) Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Anônimo5/8/15 19:21

    Boa tarde,
    Minha esposa teve seu retorno hoje com o alergista, onde foi avaliado o exame que ele fez, aquele que colocam um monte de substancias no braço e enfaixam, depois fazem vários riscos no outro braço. Então... o alergista avaliou e concluiu que ela tem alergia a vários tipos de comida e produtos em geral, com isso fico tranqüilo, pois é só evitar, mas o que me deixou mais preocupado é que também tem grave alergia a medicamentos, segundo o alergista não há nenhum tipo de analgésico que ela possa tomar, ela sofre muito com dores de cabeça, o alergista também concluiu que não há um medicamento alternativo, nem tratamento, ou seja, ela vai sofrer com dores sem poder tomar nada que melhore. Ainda segundo o alergista o que ela pode fazer é tratar a causa da dor de cabeça, mas ai complica porque pra saber a causa de toda dor terá de ser feito uma bateria de exames todas as vezes que der uma dor e não temos condições para isso.
    Sendo assim, pensei em procurar opiniões de outros profissionais, pois nunca ouvi falar de uma pessoa que não pudesse tomar nenhuma alternativa de medicamento para combater a dor, ninguém merece viver com dores sem poder combatê-las. Vocês poderiam me dar alguma orientação do que pode ser feito? Tratamento ou seja lá o que for?

    ResponderExcluir
  108. Existem medicamentos alternativos para pessoas alérgicas à dipirona, anakgésicos e anti-inflamatórios. Mas, esta orientação não é igual para todos. Por isso, é preciso avaliar sua esposa pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  109. Quero saber se quem é alérgico à penicilina pode tomar nimesulida. Obrigada!

    ResponderExcluir
  110. Tive alergia a um antiflamatório e eu gostaria de saber se mesmo com o uso desse remédio suspenso e tomando antialérgico essa alergia pode voltar?
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  111. Olá! Gostaria de agradecer pelo blog...está muito excelente!!! Meu nome é Yumi e quando meu bebê tinha 4 meses me deu infecção urinária, pois meu bebê tinha apnéia tinha 15 crises ao dia fora a noite.Então eu não ia ao banheiro com medo delê ter morte súbita.Minha infecção piorou subio para os rins.minhas pernas travaram e etc..me deram na veia Triaxn tive forte choque anafilatico.Tomei injeção no glúteo, e soro com remédio.Depois fiquei muito fraca e depois melhorei.Agora meu filho tem 2 anos e tomei Fluconasol dose única, fui de novo parar no Upa.Choque analítico de novo.Que componente ou substancia não possa tomar??? Hoje estava com coceira na perna, passei acileg corri para o Upa tive que, tomar antialérgico na veia outro medicamento.Me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  112. Yumi: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet. Para afirmar qual o componente da medicação que causou a alergia, é essencial avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia



    ResponderExcluir
  113. Valéria: o fato de ter alergia à penicilina não guarda relação direta com alergia à nimesulida. Para avaliar seu caso´é preciso que seja feita uma consulta médica pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  114. Sarah: em tese, quando se suspende a medicação a alergia fica controlada. Contudo, uma pessoa pode ingerir uma medicação com princípio ativo semelhante e ocorrer uma reação cruzada. Outra possibilidade é tomar um remédio, com nome diferente, mas contendo o mesmo princípio ativo causador da alergia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde.
    Tenho alergia a dipirona e a ibuprofeno.
    Já procurei o especialista e já fãs três meses que suspendi o uso dos mesmos mas mesmo assim a alergia continua aparecendo meus pés e mãos incham e as vezes não consigo dormir.
    Oque vcs me aconcelham e tem algun remédio que evitam o inchaço?

    ResponderExcluir
  116. Tenho alergia a dipirona e antiflamatorios. Tem algum anticoncepcional q possa me causar alergia ?

    ResponderExcluir
  117. O primeiro passo é definir se a causa do edema (inchação) que descreve é mesmo a alergia a dipirona e ibuprofeno. Remédios não resolverão se a causa não for detectada. Por isso, o melhor caminho é procurar uma consulta tradicional, para uma avaliação do seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. O fato de ter alergia a dipirona e anti-inflamatórios não significa que terá também alergia aos anticoncepcionais. Fale om seu alergista e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. olá,gostaria de saber se eu tomar um remédio que provoca alergia com antialergico resolve ?

    ResponderExcluir
  120. Não recomendo. Se você tem alergia a um determinado medicamento, deve evitar seu uso. Não há evidências científicas que tomar um antialérgico (anti-histamínico) prévio impedirá o surgimento da alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. Olá tomei dois anti alérgicos injetáveis. E depois de uma semana apareceu uma mancha vermelha, na minha nadega. A região da mancha está inchada e dolorida. O que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  122. Não é possível afirmar a causa da mancha que descreve sem examinar sua pele e sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa. Você deve procurar atendimento médico tradicional, na forma de uma consulta pessoalmente Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  123. ooi , tenho alergia a penicilina e derivados , sulpa dipirona , antiflamatorios, e preciso tomar uma anestesia o que eu faco

    ResponderExcluir
  124. O fato de ter alergia a medicamentos não implica que também terá alergia a anestésicos. Em tese, a alergia medicamentosa não impede nenhuma cirurgia. Mas, não há como te orientar pela internet. É importante que o procedimento seja feito sob a orientação do seu alergista. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Meinha irman tomou diclofenaco sodico e amocxilina, pois estava com dor de dente e o medico havia receitado,depois começou a perder o equlibrio e a sncibilidade nas pernas do estomago para baixo ela não sente nada seus pes estão inchados e ela anda com dificuldade esta internada os medicos não sabem o que ela tem me ajudem a descobrir por favoor

    ResponderExcluir
  126. Olá Rebeca Bessa, boa tarde. Desculpe mas não seria prudente ou indicado darmos um parecer sem ao menor conhecer a paciente. Obrigado pela visita e desejamos pronta recuperação à sua irmã.

    ResponderExcluir
  127. Olá, gostaria de tirar uma duvida tbm, estava com candidíase e comprei o fluconazol de dois comprimidos, tomei um e depois esqueci que não podia beber nada alcoólico. No dia seguinte tomei o outro achando que não ia fazer efeito o primeiro que tomei, passado duas semanas tive que tomar a pílula do dia seguinte, depois de alguns dias começou aparecer erupções no meu rosto principalmente perto da boca e no queixo.

    ResponderExcluir
  128. Sinto muito, mas não posso ajudá-la. Não é possível afirmar a causa sem examinar as lesões em sua pele. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  129. quem tem alergia a dipirona,pode tomar ÀCIDO MEFENÂMICO??

    ResponderExcluir
  130. Pessoas alérgicas à dipirona não devem tomar ácido mefenâmico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  131. Meu irmao teve infecçao intestinal e no hospital tomou plasil. No outro dia passou muito mal. Teve reaçoes muito estranhas. Movimentos involuntarios do pescoço . O pescoço caia para tras e repuxava sem que ele pudesse controlar. Tinhamos q segurar sua cabeça pq ia tao pra tras a ponto de quase rasgar a pele do pescoço. Teve reaçoes ocular. Girava os olhos sem controle. Algo q nunca tinha visto. Estava consciente e tudo. Mas ele nao podia controlar o pescoço. No momento o medico achou q foi sistema nervoso central e ansiedade e fez diazepan e tudo ficou bom. Mas no outro dia ja falou q foi reaçao alergica ao plasil. Extrapiramidal. Estamos preocupados e gostaria de saber oque pode ter

    ResponderExcluir
  132. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação causada por alergia. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. É aconselhável que leve seu irmão a um(a) alergista para que seja possível esclarecer o diagnóstico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Bom dia, ontem tomei pela primeira vez o antibiótico Cipro e cerca de 40 minutos depois, tive coceira, espirros e um olho inchou muito. Usei antihistaminico oral, mas o olho continuou inchado. Fui ao atendimento de emergência e a médica prescreveu anhistaminico venoso e corticoide. O olho desinchou um pouco, tive alta. Minha preocupação é que o olho continua inchado, gostaria de saber se é comum o inchaço demorar de desaparecer e quanto tempo aproximadamente leva para desinchar. Além disso se ha algum risco de nao voltar ao normal e se continuar assim se devo retornar ao pronto atendimento. Grata e parabéns pelo trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  134. Não é possível prever o tempo de duração de uma alergia sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Vale lembrar que alguns tipos de alergia têm inicio imediato, minutos ou horas após o uso enquanto outros começam tardiamente (horas ou até dias após) O caminho mais adequado é procurar um(a) alergista para orientá-la pessoalmente. Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog.

    ResponderExcluir
  135. Olá! tomei dois paracetamol de 500 e no dia seguinte me surgiu pequenas bolinhas pelo pé, mão, braço e sinto que está se espalhando para minha barriga e pernas...isso pode ser reação ao medicamento? Já suspendi o uso do mesmo mas tem algo a mais que posso fazer para sumir essas bolinhas?
    Obg

    ResponderExcluir
  136. Não é possível afirmar se as lesões que descreve foram causadas por uma alergia ao paracetamol sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Recomendo que você procure atendimento médico na forma de uma consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Eu gostaria de saber se a reação pode ocorrer alguns dias Após o início do tratamento. Alguns dias após tomar Amoxicilina, tive diarreia e erupções cutâneas que persistiram mesmo depois de ter encerrado a medicação. Cheguei a observar os mesmos sintomas da última vez que tomei o mesmo medicamento.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  138. As manifestações alérgicas a medicamentos podem ser imediatas (minutos ou horas após o uso) bem como podem ser tardias. Vale ressaltar que existem diversos tipos de reações a medicamentos, algumas imunológicas (de natureza alérgica) e outras não imunológicas. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  139. Olá! Estou com dores nas articulações, devido a epidemia do momento. Tenho alergia à muitos medicamentos que são considerados antiinflamatórios. Tenho alergia aos seguintes medicamentos: ibuprofeno, diclofenaco, dipirona, ácido acetilsalicílico, analgésicos. Fui ao medico, e ele me disse que posso tomar decadron. Já tomei e não tive reação. No meu caso realmente, surte algum efeito? Vocês tem alguma sugestão de remédios que posso tomar? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  140. Francieli: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: sinto muito, mas não posso ajudá-la. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  141. Meu filho de 5 meses tomou astro e novocilin e depois de 2 dias deu manchas vermelhas ,é perigoso por ele ser apenas um bb.?

    ResponderExcluir
  142. Compreendo sua preocupação, mas os dados enviados em seu relato não são suficientes para concluir que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Aconselho que entre em contato com o(a) pediatra que trata do seu filho. Se for o caso, encaminhará a um (a) especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. Certa vez senti uma coceira no órgão genital incontrolável e tinha toda certeza que não era uma dst. Quando tirei a calça percebi que tinha coçado demais a ponto de ter tirado pele do pênis. Fui na dermatologista porque no mesmo período estava com mancha no pescoço. Fui na dermatologista que disse que era fungos do pescoço e procurei o urologista disse que "achava" e que era herpes (mesmo não tendo ocasiões que levara a isso) sendo mais tarde desconfirmado por outro médico e também pela primeira dermatologista que fui (fiz todos exames possíveis sobre DST's entre outros). Esta coisas se repetiram por 4 vezes junto com coceira fortíssimas no rosto deixando manchas muito difíceis de sair do rosto e a pele do pênis mais sensível (fina) e após melhora e com manchas escuras. A última vez que ocorrerá isso tive uma reação muito forte e a coceira mais intensificada no rosto e pênis (em todos os casos na região superior, cabeça). Embora evitei me coçar no pênis porque sabia que prejudicaria mais. Dessa ultima vez descobri que o remédio Cefaliv (tem dipirona na sua composição e mais dois elementos) que tomei para dor de cabeça que me causara estes transtornos. Na maioria das vezes tinha tomado esse remédio. Voltei a médica (dermatologista)no outro dia que só concluiu o que achava sobre esse remédio e passou outros evitando a lesão semelhante as outras vezes no pênis. Como faço para tirar essas manhas que ficaram no rosto e pênis (sou circuncidado)? A muito tempo não tenho relações sexuais devido a sensibilidade na pele e as manchas do pênis que me constrangem. Sou negro e mesmo assim as manchas escuras são gritantes no meu corpo. Como soluciono esses problemas?

    ResponderExcluir
  144. Bom dia, Tiago. A sua descrição é de uma farmacodermia, lesão na pele ocasionada por alergia a medicação. Em primeiro lugar, você deve procurar um alergologista para receber orientações sobre reações cruzadas com outras medicações. As manchas e lesões cutâneas tendem a permanecer enquanto você estiver em contato com a causa, ou seja, ao se expor a esta medicação ou medicações correlatas. Após ter cessado o estímulo, parar de ter reação, alguns tratamentos dermatológicos vão resolver as manchas. O mais importante é você saber o que não tomar porque a tendência dessa forma de alergia é ocorrer no mesmo local sempre, o que vai dificultar muito as manchas sumirem. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  145. Boa Tarde grata pelo trabalho de vocês.
    Observei vários tipos de reação mas nada parecido com as que sinto. Meu problema é que tenho enxaqueca e por várias crises de dores muito fortes seguida de náuseas e vômitos acabo sendo levada a pronto socorros onde acabam me medicando na veia e tenho reações terríveis e muito difícil de descrever pois sai fora de mim me da uma ansiedade loca não consigo parar da vontade de sair correndo é como que o que se eu estivesse vivendo no momento nao fosse real a vontade é de morrer é como se eu estivesse louca dura cerca de duas horas e passa e acabo tendo de tomar algo para ansiedade no caso rivotril para amenizar.
    No dia dia nao fasso uso de antidepressivos mas tenho que tomar nessas situações. Minha família observou que me deu isso com o uso do plasil e hoje com o ibuprofeno e agora estou com medo de precisar ir à hospitais ou pronto socorros pois sempre tenho essas reações e nao sei ao certo o porque ou quais o medicamentos ao certo me causam isso pois nunca sabemos se um dia não vamos precisar então preciso de um auxílio à quem devo recorrer para entender o porquê tenho isso. Sou do Rio Grande do Sul Santa Maria tenho pressão alta e essas coisas sempre acontecem quando preciso ser medicada para dor e náuseas por conta das crises de enxaqueca.

    ResponderExcluir
  146. Janaina, bom dia. Nem toda reação causada por medicamentos tem origem alérgica. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) aos analgésicos e anti-inflamatórios. Por isso, aconselho que procure um(a) alergista, uma vez que não é possível opinar pela internet sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Outro dia tomei um remedio chamado buscofem e depois de um tempo meu labio superior começou a inchar, na ocasiao fiquei em duvida se aconteceu por causa do remedio ou de um perfume diferente que usei naquele dia mas nao procurei um medio por que inchou um pouquinho e parou...
    Hoje por causa de uma dor na cintura eu fui ao medico e ele me deu uma injeçao de buscopam e me mandou tomar tropinal de 6 em 6 horas. Acontece que meus labios deram uma leve inchadinha dinovo
    Qual sera o componente desses remedios
    Tropinal
    Buscofem e
    Buscopam que esta me causando isso???
    Desde ja agradeço a atençao.

    ResponderExcluir
  148. Tropinal contém dipirona, Buscopan composto também contém dipirona. Buscofen contém ibuprofeno, que pode fazer reação "cruzada" com a dipirona. Aconselho que não tome analgésicos ou anti-inflamatórios sem antes consultar um(a) alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Comi algo que não me lembro e fiquei com corpo td cheio brotoeja e me cosando muito.Tomei antialérgico Profergan só que ele me deu reaçoe adversa inchaço e dores como na mão,pé nos olhos. Oque eu devo fazer.por favor me ajudar.

    ResponderExcluir
  150. Tania: peço sua compreensão, mas o Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite fazer diagnóstico ou indicar tratamento através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Você deve procurar atendimento médico. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  151. Tomei uma injeção fernegam e o local esta dormente, depois de 4 dias que começou a dormência e já tem três dias que esta assim. o que aconteceu? isso pode ser perigoso? Grata

    ResponderExcluir
  152. Por favor estou com medo pois fiz uma cirurgia caedíaca a 5 anos e nunca tomei remédio sem o conhecimento do médico,mas essa semana eu travei minha coluna e tomei uma feldene injetável,meu rosto ficou vermelho o pescoço também e sinto um calor no rosto,pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  153. Boa noite, minha filha tem alergia a camarão e e estou com medo de passar iodopovidona no machucado dela.
    Gostaria de saber se pode dar alguma reação alergica na pele dela e piorar o machucado??

    ResponderExcluir
  154. Rose: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma reação no local da aplicação da medicação. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia ao Feldene. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que oriente. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  156. Oi! Talvez eu tenha q ser medicada com um antibiótico( amoxicilina) mas minha mãe disse que eu não posso porque ela tem alergia.. tenho possibilidade de apresentar também?

    ResponderExcluir
  157. Alice Boa noite. O fato de sua filha ser alérgica a camarão não significa que terá também alergia a iodo. O Blog da Alergia já publicou um texto sobre este tema. Convido que leia neste link: http://blogdalergia.blogspot.com/2014/07/contraste-x-crustaceo-lenda-e.html Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  158. Stefanne: o fato de sua mãe ter alergia a amoxicilina não significa que você também terá a mesma alergia. Escreva para nós e enviaremos a cópia do livro sobre a alergia (blogdalergia@gmail.com). Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. Quando eu era pequeno descobri que tinha alergia a analgésicos,sempre que tomava meus olhos inchava muito,quase até fechar.Hoje em dia eu já fiz meu tratamento no alergista e sei quais remédios posso e não posso nunca mais me aconteceu esse fato,o que aconteceu foi o seguinte,acho que por conta da alergia fazerem meus olhos incharem,hoje em dia eu tenho olhos grandes,existe um reverso pra isso ?

    ResponderExcluir
  160. Boa noite! Minha filha d 24 anos tomou um medicamento para dor no estômago e agora apresentou enchaços e garganta fechando.
    No caso dela oq pode se fazer para reverter esta quatro.além d suspender o medicamento?existe alguma coisa q possa si fazer para melhorar sem precisar d procurar novamente um medicp

    ResponderExcluir
  161. Herick: não há comprovação de que o angioedema altere de forma definitiva o tamanho dos olhos. Por isso, só examinando pessoalmente será possível fazer o diagnóstico e assim orientar de forma adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  162. Luciana: no momento em que a reação alérgica está ocorrendo, é recomendado que sua filha seja atendida em um setor de pronto atendimento médico. Não é possível orientar tratamento pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Meu filho tem alergia a dipirona e amoxilina, mas está mt gripado ele pode tomar o antealergico expec?

    ResponderExcluir
  164. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  165. Tenho alergia a ácido acetilsalicílico ,dipirona,as,diclofenaco e mais alguns q não me lembro os nomes essas alergias vem da onde pq ninguém da minha família tem alergia alguma

    ResponderExcluir
  166. Tomei nimesulida,em menos de 5 minutos senti minha garganta fechar,tentei falar e estava muito roca e nem podia tossir que ñ saia nada,sempre tomei nimesulida e nunca senti isso.O que fazer???

    ResponderExcluir
  167. Ola Boa noite! Sempre fui uma pessoa alérgica, quando crianca fui diagnosticada com alergia a penicilina. Hoje aos 39 anos apresentei uma reação alergia tipo urticaria que não vi causa aparente: tomei loratadina, celestamine e loratadina de novo num espaço de 2 dias ( domingo, segunda e terça de manhã ) não desaparecendo os sintomas na terça-feira após o almoço tomei um comprimido de fernegan 25mg e logo após 1h da tomada tive uma crise alérgica seria: meu rosto inchou e ficou todo vermelho e muito quente e meu corpo todo ficou vermelho tb, tive taquicardia e cheguei a ligar pro Samu achando ser um choque anafilatico. Fiquei deitada e fazendo compressas de gelo até que fui melhorando e as manchas sumindo. Não precisei ir ao hospital,melhorei e depois desse episódio não tomei remédio nenhum mas continuo com alergia ( urticária ) que não sei a que. Gostaria de saber se esse episódio relatado foi uma alergia ao medicamento? Obrigada

    ResponderExcluir
  168. A alergia tem base genética e sofre a ação de fatores ambientais. Contudo, não é obrigatório que se herde exatamente a mesma alergia do seu ancestral. Por outro lado, a manifestação pode pular gerações e surgir não apenas em filhos e netos, mas em bisnetos ou mais. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  169. Nelly: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação medicamentosa. Mas não é possível afirmar pela internet. Por isso, aconselho que procure um(a) alergista em sua cidade para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Daniela: Não é possível responder que sim, nem não. Para fazer diagnóstico e afirmar se foi uma alergia medicamentosa é essencial que se faça uma análise dos seus dados clínicos de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erro diagnóstico. A minha sugestão é que você procure atendimento médico pessoalmente com um(a) especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Preciso de uma opinião. Estou tomando uma antibiótico que a médica me passou devido uma inflamação no ouvido por causa de otiti, é amoxicilina+clavulanato de potássio 875mg+125mg. E hoje, após o banho notei muitas manchinhas vermelhas no meu braço, peito e algumas entre o pescoço... Parece que fui mordida por pernilongo sabe, então...estou preocupada, gostaria de saber de isso pode ser alergia ao antibiótico? Ah, notei também que quando respiro fundo meu peito doi... Gostaria de ajuda, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  172. Bruna: sinto muito, mas não tenho condições para responder. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  173. Boa noite tenho alergia a vários medicamentos amoxicilina,clavulim,ampicilina,fui ao alergista e estou com nível bem alto de alergia,tenho medo de tomar remédio,preciso fazer 2 testes alérgicos mas não sei onde fazer,nem tenho dinheiro pra pagar.gostaria de saber se aí tem.

    ResponderExcluir
  174. Maria: no Rio de Janeiro, diversos hospitais públicos oferecem tratamento de alergia incluindo testes. Exemplos: Hospital do Fundão , Hospital Servidores, Hospital Pedro Ernesto, Hospital Gafrée, entre outros Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Alguém me ajude por favor estava sentido dormência no braço e o médico mandou eu tomar uma medicação soro e tramal em menos de cinco minutos minha boca estava toda inchada e preta ele mandou retirar o soro imediatamente e disse que foi o (tramal) porém já faz 15 dias e a boca continua preta não sei mas o que fazer me ajudem por favor����

    ResponderExcluir
  176. Raquel: se você foi medicada e não teve melhora, é aconselhável que retorne ao seu médico ou seja atendida em um pronto atendimento. Remédios não resolverão se a causa da alergia não for detectada e controlada. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  177. Artesanato: Não entendi sua pergunta. Por favor reformule e reenvie Caso prefira, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  178. Boa noite, tenho varizes o medico mim indicou diomina para tomar mas ao ler a bula fiquei com medo devido as reaçoes que encontrei na bula no tópico de reações com frequencias desconhecidas uma das reaçoes fala sobre EDEMA DE FACEISOLADAS
    ,LABIOS E PALPEBRAS EXCEPCIONALMENTE EDEMA DE QUINKE (TAL COMO INCHAÇO DE FACE ,LÁBIOS,BOCA ,LINGUA, OU GARGANTA E DIFICULDADE EM RESPIRAR OU ENGOLIR, procurei na net pra saber esse medicamentos normalmente apresentam esse sintomas ou nao , vou descrever meus sintomas e peço ajuda de vcs sinto um peso nas pernas,e as pernas são doloridas gostarias de saber de vcs se vcs indicam ou nao ?
    DESDE JA OBRIGADO

    ResponderExcluir
  179. Há 3 dias tomei paracetamol de 750 de 6 / 6 hrs e há dois dias estou tomando nimesulida de 100 uma vez por dia, só que estou sentindo umas tonturas e vica boca está com a sensação de queimação, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  180. Sou alérgico desde criança a medicamentos que contem AAS, dipirona, sulfa, antiflamatórios e antibioticos. No passado sem saber se me faria mal quando os tomava ficava com o corpo todo inchado, olhos , boca e demorava até 4 dias para desaparecer os sintomas. Recentemente tive infecção no ouvido ano passado, após consulta e relatando que era alergico a tais medicamentos a médica receitou-me remedio chamado de hastro, tive que parar no hospital sem poder resperir todo inchado e com edema de gloten. Nunca fiz exames minuciosos para saber a quais componentes que sou alergico. Fico com medo de tomar qualquer medicamento. O único que não me faz mal é a base de paracetamol, mas evito sempre quando estou resfriado, pois dizem que este medicamento está proibido em vários países, pois ataca o figado. Quero que opine e me ajudem por favor.
    Murilo M Mariano.

    ResponderExcluir
  181. Olá, fiz uso de macrodantina pela segunda vez, sendo que esta desencadeou um processo alérgico, somente no final do tratamento 5 dia de uso. A médica do pronto socorro disse n ter certeza ser pela macrodantina., mas n usei outro remédio. Nunca tive alergias até os 40 anos... Tenho 45 e já passei por casos de alergia com anti-gripais e antii-inflamatorios contidos em pastilha pra garganta. Devo procurar um alergista?

    ResponderExcluir
  182. Não é possível prever se você terá ou não reação a um medicamento pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu médico, que prescreveu a medicação e peça que a oriente. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  183. O seu relato não sugre que seja uma alergia ao paracetamol ou à nimesulida. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimento na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia;

    ResponderExcluir
  184. Murilo: você precisa ser avaliado, diagnosticado e orientado por um (a) alergista. Não é possível orientar uma reação medicamentosa como descreve, pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia;

    ResponderExcluir
  185. Sim. Se você já teve reações com analgésicos e antigripais e agora nova suspeita com macrodantina, deve procurar um(a) alergista para orientá-lo de forma adequada e segura. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Depois de pegar uma virose eu.e meu filho estamos c muitas coceiras pelo corpo o q será

    ResponderExcluir
  187. Boa noite !!
    A alguns anos atraz tomei a vacina da gripe A , logo depois meu braço apresentou uma mancha avermelhada no local da vacina e coçava ,esse sintoma foi uma reaçao alergica a vacina ?
    Será que posso tomar novamente ou não?
    Fico aguardando a responta ,desde ja agradeço a todos vcs que fazem parte do blog

    ResponderExcluir
  188. O seu relato não sugere que possa ser ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à vacina de gripe. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Caso você more no Rio estamos ao dispor para avaliar seu caso de forma criteriosa e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  189. Vivi: uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Alguns tipos de virose podem se acompanhar de lesões cutâneas. Por isso, é recomendável que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Boa noite!!
    Sou idosa e meu medico mim receitou alendronato de sódio antes 1 dia tive dor de cabeça tomei o paracetamol como de costume no dia seguinte tomei o alendronato estou com fortes dor de cabeça e dor nas articulações ,sera que estou tendo uma reação por favor mim ajude?

    ResponderExcluir
  191. Ola...estava sentindo muita cólica, então tomei o remédio ácido mefenâmico, horas depois comecei a espirrar sem parar, dps veio a coçeira e o rosto inchado. Queria saber se o inchaço do rosto vai passar ? O que preciso fazer ?

    ResponderExcluir
  192. Jussara: o seu relato sugere que seja uma reação alérgica ao medicamento. Você deve procurar um prontoatendimento médico e passada a crise, procure um (a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  193. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao alendronato. Mas, não é possível afirmar pela internet sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) médico que prescreveu a medicação para receber uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Oi é que sou alérgica a remédios como o Ass paracetamol dipirona e outros, ai queria saber se posso toma a pílula seguinte ou ela tbm podera me dar alergia... minha alergia é nós olhos eles incha

    ResponderExcluir
  195. Oi,gostaria que tirasse uma dúvida,por favor,minha filha de 9 anos,estar tomando azitromicina di-hidratada,e resolveu o problema urinário.
    Mas do nada,o lábio começou ficar vermelho e ardêndo.Será uma reação do antibiótico?Devo parar? O que fazer?

    ResponderExcluir
  196. Não é possível prever se você terá ou não reação à pílula, pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. Para afirmar, é preciso que se faça uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) médico, que prescreveu a medicação e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Vanderlei: o seu relato não deixa claro que sua filha tenha apresentado alergia à azitromicina. É importante que a leve a um(a) alergista para confirmar o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  198. Tomei 40 gotas de dipirona em um cha, sendo que tenho alergia. Obs: minha mae que fez o cha, havia esquecido. Enfim ja faz quase 12 horas e continuo com o rosto inchado, corro o risco de ficar com o rosto assim caso nao procure um medico?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno