Pular para o conteúdo principal

Refluxo e sintomas respiratórios

O sistema respiratório tem muito em comum com o sistema digestório, embora este fato nem sempre seja lembrado: ambos são vizinhos anatômicos, têm a mesma origem embrionária, trabalham em mecanismos essenciais ao corpo humano, ambos eliminam produtos de metabolismo e servem de interface com o meio ambiente. Não é de se admirar o fato de que a doença de um possa se refletir no outro. Este é o caso do refluxo, que ocorre no sistema digestório e em algumas pessoas, pode provocar sintomas respiratórios. 

Chama-se de refluxo gastroesofágico ao retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago em geral acompanhado de desconforto no peito e sensação de gosto amargo na garganta. Vale lembrar que refluxo até certo ponto é normal, em especial após refeições. 

Sintomas clássicos de refluxo: sensação de queimação, regurgitação, azia e má digestão. Sintomas gástricos: azia, regurgitação, enjoo e vômitos. 
Sintomas Pulmonares: tosse, sensação falta de ar, dor no peito, asma, pneumonia. Sintomas otorrinolaringológicos: rouquidão e outras alterações da voz, pigarro, dor de ouvidos, otite, sinusite, faringite, laringite, sensação de “bolo na garganta”. 
Outros: apnéia de sono, aumento da salivação


Pontos a destacar
- A asma e a doença do refluxo estão frequentemente associadas e quando isso acontece, a asma tende a ser mais grave. O tratamento do refluxo pode melhorar o controle da asma. 
- A doença do refluxo gastroesofágico é uma das causas mais comuns de tosse crônica em pacientes não fumantes com radiografia de tórax normal. 
- Em adultos, o refluxo gastroesofágico pode causar dor no peito tão incômoda que pode se confundir com infarto. 
- Algumas pessoas, tanto crianças como adultos, necessitam usar remédios para combater o refluxo, o que se reflete numa melhora dos sintomas respiratórios.
A doença de refluxo gastroesofágico pode ocorrer sem nenhum sintoma aparente de queimação e azia, sendo chamada de “Refluxo silencioso” tanto em crianças como em adultos e ser causa de tosse, asma e outras manifestações respiratórias.

Mudança de hábitos
- Não deitar nem fazer esforço após se alimentar, com estômago cheio
- Perder peso, se estiver acima do ideal.
- Evitar alimentos que interfiram na digestão e no refluxo: chá. café, chocolate, coca cola, bebidas alcoólicas e/ou gasosas, frituras, frutas cítricas, pimenta, temperos fortes, excesso de alho e cebola. Evitar tomar café várias vezes durante o dia.
 - Você deve comer normalmente (café da manhã, almoço e jantar), mas não deve ficar longas horas sem se alimentar. No intervalo, coma uma fruta ou um lanche leve.
- Evitar encher demais o estômago.
- Não tome remédios por conta própria, em especial analgésicos e antinflamatórios. 
- Eleve a cabeceira da cama com um calço de 10 a 15 cm - só usar um travesseiro alto não é suficiente.
- Espere pelo menos uma a duas horas para se deitar após refeições. Este conselho vale para os bebês e crianças pequenas: nunca se deve mamar deitado ou dormindo. E. só deitar pelo menos uma a duas horas após mamar.

Comentários

  1. Você refere em seu relato que é possuidora de refluxo gastroesofágico (DRGE), que pode ser incômodo para a pessoa, causando sintomas digestivos, mas em algumas pessoas, causa também sintomas respiratórios, afetando sua qualidade de vida. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico ou apontar a causa pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Recomendo que procure um(a) médico(a)especialista em gastroenterologia para confirmar o diagnóstico e recomendar tratamento adequado. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber será que tenho refluxo? fico com uma sensação que minha boca fica cheia de agua.tenho que engolir minha saliva,se eu não engolir fico com dificuldade ate de falar.minha garganta fica quente só dessa tormento.fico com azia,dor no peito,quando vou dormir fico incomodado,quando estou pegando no sono,eu me assusto com minha saliva.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu nome é Selma minha garganta inflamava direto não podia nem comer ai fui ao otorrino fiz ultrason na garganta mas não tinha nada minha garganta estava normal o otorrino disse que era refluxo gastroesofágico que eu tinha ele me receitou pantoprazol tomei durante um ano e o medicamento me fez mal mexeu com a minha pressão e eu parei de tomar a unica coisa que resolveu foi que minha garganta não inflamou mais mas continuo com queimação,azia,dor no peito que responde nas costas,dor nas articulações oque devo fazer.

    ResponderExcluir
  4. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de refluxo. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em gastroenterologia. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Selma: independente da melhora de sua dor de garganta, o seu relato sugere que você necessita de um acompanhamento com especialista em gastro. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,fiz o exame e deu antrite erosiva moderada já fiz o tratamento mas não melhorou, Já faz uns 10 anos que estou com esse problema ja tive a bactéria H pilor, e por causa disso tudo tive que me tornar vegetariana , melhorou um pouco , mas o que sinto é muito ruim porque me da uma coceira na garganta que tenho vontade de coçar com um garfo principalmente durante o sono sinto alergia de renite direto, muito espirros coriza que fico até constrangida, sou estressada , tomo bromazepam não sei mais o que fazer , será que vou melhorar um dia, ? Tô cansada de tomar remédios p o estômago me ajudem

    ResponderExcluir
  7. boa tarde!me chamo suelio faz 6 meses que eu estou com uma gastura na minha garganta,parece que todo tempo a minha saliva esta tampado a minha garganta,as vezes ate pra eu falar sinto dificuldade.fico com azia,do no peito,parece que todo tempo estou cheio,da vontade quase toda hora arrotar.quando estou tentando pegar nos sono,eu me espanto com com boca a cheia de agua.será que tenho refluxo?

    ResponderExcluir
  8. Independente do quadro gástrico, a sua rinite pode ser tratada e controlada. Com o tratamento, não só os sintomas nasais melhoram, como também a sua qualidade de vida, uma vez que melhora também o sono e suas atividades diárias. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Suelio: é possível que seja um caso de refluxo, mas não há como fazer diagnóstico sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Recomendo que procure um(a) médico() gastroenterologista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!!!
    À alguns anos percebi ser alérgica a aos cheiro qndo em contato tinha falta de ar que passa no outro dia durante 3 anos só fui só médico apenas duas vezes com com falta de ar. A quase dois meses estou com falta de ar, Porem começou com uma tosse que se tornou persistente daí vem s falta de ar com um chiado que antes não tinha,no começo com ânsia e vômitos, a comida vai e volta fico arrotando e sinto desconforto sempre que como,Pode ser refluxo? Levando em conta que mesmo antes disso sempre que como vômito um pouco.será que o que tenho pode ser grave?

    ResponderExcluir
  11. Joelma: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um(a) especialista em gastro na forma de uma consulta tradicional e realizada pessoalmente, para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se oque passo tem aver com o refluxo, tive muitos problemas com pigarro falta de ar e outras coisas, descobri que tinha ernia de iato, nao fiz tratamento, somente mudei o abito e melhorou bem, mas nunca mais podia tomar duas cervejas e comer um churrasco que depois de 20 minutos minha cabeça parecia que ia explodir, agora a pouco tempo a problema se agravou, uma bela noite tomei sopa e fui dormir,deu refluxo e minha cabeça praticamente explodiu de tanta dor, fiquei 3 dias com dor e passando em medicos, me disseram que podia ser ate enxaqueca, mas comecei tomar pantoprazol e a dor sumiu, resumindo quase certeza que é refluxo, imaginado que seria isso fiz um tratamento por conta com babosa mentruz ortela e mel por 5 dias em jejum, o estomago melhorou muito e a dor de cabeça sumiu de vez, o problema agora esta maior por conta de um zumbido no ovido, ja passei por dois otorrinos e tomei um caminhao de remedios e nada de passar o zumbido que apareceu do dia pra noite, eu gostaria de saber de vocês se pode ter aver com o refluxo, pois essa noite eu jantei e fui deitar e o barulho aumentou, depois levantei e esperei faze a digestão e o barulho melhorou um poco mas nao foi embora, aguardo uma orientação obrigado

    ResponderExcluir
  13. Estilo Mix: Bom dia. O zumbido pode ter causas variadas. Algumas relacionadas a doenças do próprio ouvido e outras não. Convido que visite o site da Associação Brasileira de Otorrino e leia este texto sobre o Zumbido:
    http://www.aborlccf.org.br/secao_detalhes.asp?s=198&id=4301
    Mas desconheço o refluxo como causa de zumbido. Aconselho que exponha sua dúvida ao otorrino que o acompanha para que receba uma orientação mais adequada. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Há uma semana tive uma crise de refluxo pela madrugada, com muita dor. Até achei que fosse morrer do coração. Não conseguia respirar, nem engolir a saliva, muita dor no peito e começou uma tosse irritante. Levou um certo tempo pra passar, como já trato refluxo, tomei meu remédio e esperei passar. Acontece que desde então a tosse não passou. Está cada vez pior, uma tosse seca, mas com chiado no peito. Meu peito faz tanto barulho, que quem está perto de mim ouve. É uma tosse chata, não consigo falar muito, nem respirar fundo, já começo a tossir. O dia inteiro e durante a noite tb. Será que pode ser asma? Mas não sinto falta d ar. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Camila: o fato de ter sintomas respiratórios após um refluxo não caracteriza o diagnóstico de asma. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. olá boa tarde!
    De um certo tempo veio sentindo muito queima e uma sensão de barriga estufada estomago cheio, td que come parece que não está desgastando e as vezes esse incomodo de querer arrotar e não conseguir, acordei o meio da noite com o arroto preso na garganta e isso me deu um desespero fiquei assusta a ponto de não conseguir dormir, e a maioria das vezes que arroto parece que vai voltar o que comi pois vem um gosto horrível na garganta e volta, já consultei com o medico ele me disse que é refluxo pois sinto dor na garganta e no estomago as vezes não é dor forte mais incomodar, será qual é o meu tipo de refluxo? pois preciso trata pq me incomodar mtt..
    desde de já obrigado

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/8/16 05:26

    Olá tudo o que como e bebo eu arroto estou com incômodo na garganta e com todos os sintomas de asma. Pode ser refluxo? O q posso tomar para que melhore?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite. O seu relato sugere que seja um tipo de refluxo gastroesofágico. Sugiro que procure um especialista em gastroenterologia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite. Sinto umas pontadas na laringe que descem para o peito e barriga como se passagem algo pontiagudo, tenho arrotos constantes e também tenho a sensação de que tenho algo preso na garganta, mas me alimento normal, não tenho dores de garganta, somente esses encomodos mesmo..

    ResponderExcluir
  20. Bom dia. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico. Mas, não é possível afirmar pela internet. Aconselho que procure um(a) médico(a) especialista em gastroenterologia para que seja feita uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Tenho refluxo e esofagite porém faz tempo que não retorno ao médico , sinto incômodo na garganta e pigarro forte e principalmente quando deito o meu peito chia, queria saber se tem algum problema usar omeprazol, predinisona + domperidona e Aerolin spray durante o dia para sair dessa crise

    ResponderExcluir
  22. Marcel: o uso de prednisona não deve ser feito sem prescrição e acompanhamento médico devido à possibilidade de provocar efeitos adversos e agravar o refluxo. É aconselhável que retorne ao seu médico para nova avaliação e orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Olá, a um mês meu peito começou a fazer um barulho parecido com um trec trec mas só deitado de barriga para cima e respirando profundo, ai logo depois desenvolvi uma pneumonia, fiz o tratamento já estou bem melhor mas o barulho no peito ainda persiste,será que pode ser uma hernia de hiato?não sinto nenhuma dor nem falta de ar, vcs poderiam me indicar um profissional no assunto porque nao sei quem procurar, obrigado por enquanto.

    ResponderExcluir
  24. Recomendo uma consulta com um(a) pneumologista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Olá meu nome e Gustavo durante 4 meses sinto muita falta de ar constante nem sei o que e respirar mais e o tempo todo de dia de noite sinto dor no peito isso tudo começou quando tomei um antiflamatorio para uma dor que tava sentindo do lado direito dos rim e até hj essa dor não passou e continuo com falta de ar o que pode ser

    ResponderExcluir
  26. Gustavo Boa noite. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. boa noite! tive liquen-plano ,depois desse problema fiquei com ardencia na boca por 4 meses que sarou,agora esta ardendo a garganta e esta vermelha ,queria saber se pode ser refluxo? abç.

    ResponderExcluir
  28. O seu relato não sugere que possa ser um refluxo gastro esofágico. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com gastro, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Ola , venho tendo a mais o menos 2 meses uma sensação de bolo na garganta , queimação na garganta , desconforto , dor no estomago , tudo q como faz eu arrotar muito . Passei em um otorrino e ele me disse q é refluxo e me passou o omeprazol e o domperidona pra tomar 3 vezes ao dia antes das refeicoes porem nao esta adiantando , ja coloquei a cabeçeira mais alta , estou me alimentando de 3 em 3 hrs e nao vejo melhora ... Será q é refluxo mesmo ou pode ser algo mais serio ? E se for refluxo quando tempo demora pra se curar??

    ResponderExcluir
  30. Boa noite! Neste ano já tive tosse,azia, regurgitação e enjoo após a refeição quase que diariamente, bem como o gosto amargo na boca. Todos esses sintomas passaram, exceto a tosse. Sentia, também, dores e queimação no peito. Fui ao pneumologista devido à persistência da tosse e a dispneia. Fiz a espirometria e deu variante de asma. Fiz teste alérgico e deu positivo para inalantes. Peguei toda a medicação recomendada e fiz o uso correto, mas não estava funcionando bem. Há algumas semanas, voltou as dores e queimação no peito. Fui à alergista (médica que me acompanha) e ela me passou pantoprazol, pois certa feita um gastro já me passara um semelhante devido àqueles sintomas que falei. Tive, nesses últimos meses, crises de asma. Agora, estou tomando o pantroprazol em decorrência de um possível RGE, devido à história clínica - mesmo sem mais sentir os "sintomas clássicos", somente a tosse, dispneia, queimação e dores no peitoral-, e, de fato, nesses últimos dias, tive uma melhora relativa na consistência da tosse e na dispneia. Minha pergunta é: existe uma relação, como dizem, entre o RGE e o agravamento dos problemas respiratórios? E as dores e queimações no peito, têm cunho no RGE? PS: fiz 3 exames cardíacos e deram todos normais. Grato pelo auxílio!!

    ResponderExcluir
  31. Acredito que o otorrino tenha se referido ao refluxo laringo faríngeo, que se diferencia do refluxo gastro esofágico porque não necessariamente vem acompanhado dos sintomas normalmente presentes no gastro-esofágico, como azia, sensação de queimação no estômago e esôfago. No laringo-faríngeo, as manifestações são geralmente sintomas otorrinolaringológicos (relativos aos ouvidos, nariz e garganta) como tosse, pigarro, sensação de corpo estranho na garganta e rouquidão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Netinho: refluxo gastro esofágico pode sim causar sintomas respiratórios. Os sintomas de dor e queimação no peito podem ser decorrentes de refluxo sem comprometimento cardíaco.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. olá sou eduardo, tenho refluxo, o meu medico me passou, prazol e doperidona, mas sinto as vezes como se coração batesse de uma maneira estranha, rápido, que esfria meu corpo todo, e logo depois passa, será o medicamentos? já fiz exame de coração não deu nada, agora sinto um pouco de falta de ar, ainda mais quando dou aulas (sou professor)

    ResponderExcluir
  34. Os sintomas do refluxo podem se confundir com problemas cardíacos. O tratamento deve incluir medicamentos, mas também o combate aos fatores que possam causar ou agravar o problema. Gratos por sua visita ao Blg da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite equipe.
    Preciso de uma ajuda estou desesperada já.
    Estou com uma tosse pigarro, falta de ar, sensação que minha garganta fecha e o ar não passa. Fui três vezes no ps escutaram meu pulmão fizeram rx e os médicos disse que é a parte superior pq no pulmão não tenho nada. Tomei tylenol synus e nada continua o sintoma. Fui no cardiologista eletro normal pressão tb. Ele tb escutou meu peito e pulmão e disse que não tenho nada.
    Essa semana após o almoço senti um peso no estômago, sufoco na garganta e ânsia de vômito, mas não conseguia vomitar. Desde de então tudo que como sinto azia queimação e ansia de vomito. Agradeço e parabenizo seus trabalho. Carla

    ResponderExcluir
  36. Carla Boa tarde Compreendo sua preocupação mas n]ão tenho condições para emitir um parecer sobre seu caso sem uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, sinto muita faltar de ar depois q como e tonturas as vezes me da queimaçao no estomago do peito e vai para garganta sinto isso todo dia ja me deu muita dor no peito fui no medico e ele me passou um eletro mediu minha pressao e tirou um raio x mais deu tudo normal. Ja tive muita tosse quando acordava e depois q comia agora os sintomas q mais me encomoda é essa falta de ar e tonturas depois q como e estou com uma alimentaçao saudavel mais comendo pouco de 3 em 3 horas. Tem algum cha para acabar com isso? Podem dizer se cha de espinheira santa ajuda a curar esses sintomas? Se esses sintomas sao de refluxo? Nao sei o q fazer. Tomar limao com agua morna ajuda.

    ResponderExcluir
  38. Diego Bom dia É pouco provável que um chá seja capaz de resolver seu problema. Pode dar um alívio momentâneo. Recomendo que procure um gastroenterologista para que receba uma orientação adequada e segura. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Olá.
    Sinto muito mal estar, acompanhado de queimação,azia e enjoos. Além de arrotar direto e pigarros na garganta que não saem. Junto sinto nariz tampado, dor no peito e falta de ar.
    A noite acordo de madrugada com uma sessão de enforcamento.
    Na endoscopia apresentou ensofagite erosiva, grau 1°.
    Também já fiz eletrocardiograma, ecocardiograma,raio x e exames de sangue,mas não apresentou nada.
    Comecei o tratamento com omeprazou e não adiantou.
    Esse tratamento de refluxo demora fazer efeito?

    Grata!

    ResponderExcluir
  40. Bom dia. O tratamento do refluxo gastroesofágico pode demorar para notar o efeito. Além disso, é importante lembrar que a medicação poderá ser ajustada. Além disso, tratar não é só tomar remédios, mas seguir as orientações de prevenção, dietéticas e medidas anti refluxo. Converse com seu médico e peça que oriente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, bom tem dias que quando vou dormir, eu acabo acordando com a sensação de falta de ar,meu coração começa a acelerar e ansia de võmitos, chego a desmaiar de tão fraca que fico, só melhoro depois que boto tudo pra fora, queria saber pra onde ir, obg

    ResponderExcluir
  42. Bom dia. Recomendo que procure um especialista em gastroenterologia para orientá-la de forma adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Estou com dificuldades para respirar há duas semanas,sinto como se tivesse algo impedindo a passagem de ar,acompanhadas de queimações,ás vezes chega a voltar um liquido pela garganta e as vezes náuseas,e quando me falta o ar me vem um cansaço grande e um pouco de tontura,isto várias vezes ao dia e piora á noite,será que pode ser refluxo?

    ResponderExcluir
  44. Hellen: Boa tarde. É possíve. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em gastroenterologia. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  45. Ola boa noite,meu nome "jorge" a mais ou menos um ano sinto uma dor no peito esquerdo e um pouco de falta de ar asia tive uma crise e vomitei raios de sangue fiz, eletro , eco, exames de sangue tudo normal, fiz endoscopia deu leve variação, voçes acham que oque sinto tem a ver com meu estomago, estou esperando resutado de uma tomografia com contraste

    ResponderExcluir
  46. Jorge Boa noite. Não tenho condições para avaliar se as queixas que descreve estão relacionadas com refluxo, sem examinar você pessoalmente, baseado apenas nos poucos dados enviados. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato mesmo assim,agradeço a atenção de vocês

      Excluir
  47. Ontem me engasguei com o líquido de um doce, faltou ar e agora eu não paro de arrotar, quando eu olhei seus conselhos vi que estava fazendo tudo ao contrário. Vou ficar mais atenta enquanto a isso! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  48. Obrigado por seu depoimento. Ficamos felizes em poder ajudar. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  49. Ola estou a 40 dias tratando de um refluxo laríngeo e nao obtive melhoras... começou com um pequeno incomodo na garganta tomei omeprazol por 30 dias.. fiz duas laringoscopia e deram refluxo supraglotico.. ha 10 dias estou tomando pantoprazol q o medico mudou e minha garganta esta mais incomodada e to com afta e dor na lingua.. para ajudar estou com diarréia desde q comecei tomar o pantoprazol.. ja mudei alimentação durmo praticamente sentado todo dia e nao vejo melhoras.. Não sei mais o q faço..?

    ResponderExcluir
  50. Apenas complementando o q sinto e uma sensação de algo preso na garganta apenas do lado esquerdo.. algo preso q nao sai as vezes parece q ta queimando e fico ate com a boca com sensação de calor... mais nao sinto mais nada nem azia ou queimacao ja fui no gastro e fiz endocospia estou esperando o resultado...

    ResponderExcluir
  51. Thiago: Bom dia. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, O conteúdo ácido presente no estômago pode retornar pelo esôfago passivamente, chegar até a garganta e causar lesões e sintomas. Quando isso ocorre é denominado Refluxo Laringofaríngeo (RLF). Os sintomas e o tratamento são diferentes do refluxo que se manifesta no esôfago, cujos principais sintomas são azia e regurgitação.
    A melhora do RLF depende de um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Pacientes com desconforto na garganta são surpreendidos com diagnóstico de refluxo gastroesofágico, pois boa parte não apresenta azia ou regurgitação. O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.
    • Atenção à higiene bucal.
    • Ingerir muito líquido para evitar a sensação desagradável de boca seca.
    • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, com cafeína, antialérgicos e balas mentoladas, pois são produtos que contém substâncias que ressecam a garganta e as cordas vocais.
    • O tabagismo deve ser eliminado.
    • Tomar cuidados com a voz, evitando gritar, sussurrar, falar por longos períodos sem interrupção e pigarrear.
    Com relação aos indivíduos que fazem uso de medicamentos, deve haver uma avaliação frequente, já que a dosagem pode ser alterada e até mesmo interrompida, definida pela resposta clínica. Caso o problema persista, a laringoscopia deve ser repetida. Raramente, os pacientes com RLF necessitam de uma intervenção cirúrgica para controle do refluxo gastroesofágico. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite! Me chamo Geane, hoje aconteceu de não conseguir dormir, de tanta salivação e pigarro, me ajude,o que devo tomar

    ResponderExcluir
  53. Geane Boa tarde. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Olá Parabéns pelo blog!
    Bem, meu relato é que na endoscopia que fiz deu pangastrite enantematosa moderada, a médica passou 90 dias de omeprazol mas fiz o tratamento e só passou a dor no estômago, mas ainda sinto o refluxo do líquido estomacal e ultimamente a garganta tá ardendo e falta de ar e dores, queimação no peito que se estende no braço e costas. Já fazem 6 meses que fiz o exame e o tratamento. O que me orienta fazer pra solucionar esse problema. Devo fazer tudo de novo? Obs: fui apenas na clínica geral.

    ResponderExcluir
  55. Olá, obrigado pelo retorno. Já estou nesse tratamento com pantoprazol 40mg duas vezes ao dia a um mês, antes era omeprazol um mês tbm, nesse tempo mudei toda minha dieta só como legumes, arroz integral , um peixe ou frango grelhado, como frutas maça e banana a cada 2, 3 horas, janto 3 horas antes de deitar.., não fumo, nunca gostei de café, não tomo refrigerante nem bebida alcoolica, em fim.. estou seguindo a risca as recomendações até agora.. NADA de melhorar... minha garganta ta queimando ardendo e como se tivesse algo preso do mesmo jeito, fiz a endoscopia e o gastro até me deu PARABENS porque não deu nada a não ser um 'gastrite discreta/leve', o otorrino disse para eu continuar com o pantoprazol + domperidona pois mais 14 dias e se não melhorar ir repetir a laringoscopia 'PELA QUARTA VEZ'... em fim... não sei mais o que fazer com esse RFL... é sério!!

    ResponderExcluir
  56. Só puxando ar começo a arrotar, sem sair pela boca. Sou magra, não como rápido nem bebo enquanto me alimento, não tomo refrigerante nem bebidas alcoólicas , então o que seria já que não tenho mal hábito? Quando puxo ar sinto que deveria ter mas fôlego, não faço exercícios regular só alongamento de leve. Pode me orientar que médico devo procurar?

    ResponderExcluir
  57. Caroline. Bom dia. o seu relato sugere que não houve melhora completa com o tratamento. Ou seja, que você deve retornar à médica para que seja reavaliado. Além disso, é importante realizar uma avaliação com alergista para avaliar os sintomas respiratórios e para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  58. Me esclareça por favor,Tenho 66 anos de idade,e gastrite cronica por h.pilory ,e a 6 meses meu nariz vive entupido,e tenho muito muco grosso no peito,e garganta dificil de soltar,passei no pronto socorro e a medica disse que é devido a gastrite, que faço agora? Me ajude por favor.....

    ResponderExcluir
  59. Thiago: não desista. O resultado pode demorar mas o tratamento adequado pode controlar o refluxo a longo prazo. Um abraço e obrigada por participar do Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  60. Sirlene: recomendo que procure um médico especialista em gastroenterologia para orientá-la de forma adequada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Asa de lata: mantenha o tratamento da gastrite. E, procure um(a) alergista para orientar os cuidados com a rinite. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite.Tenho sentido alguns sintomas, como arrotos frequentes, as vezes fica preso não sai e outras sinto um gosto amargo, dor no peito,sensação de que tem algo na minha garganta,náusea após comer, quase todas as noites acordo como se a minha garganta estivesse fechada, é uma sensação muito ruim, como se tivesse um tampão me impedindo de engolir. Isso pode ser refluxo??
    Desde já agradeço..

    ResponderExcluir
  63. Bom dia. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser um caso de refluxo gastro esofágico. Porém, não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um (a) médico(a) especialista em gastroenterologia para orientar de forma adequada. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Olá, me chamo Talita e tenho gastrite nervosa. Estou na minha segunda crise da gastrite e uma medica do posto de saúde me passou um remédio chamado pantoprazol um toda manhã antes da refeição e sempre que tomo me sinto fraca e cheia de gases, dói muito as vezes quando como algo que não dar certo parece que meu estômago está com um fogo acesso dentro dele.não tenho dinheiro para pagar um tratamento mas tento ter uma alimentação saudável. E sempre que tomo o remédio da um sono e um fraqueza e quando deito ou dar vontade de vomitar ou a barriga queima, é problema com refluxo? E a gastrite mexe com o sistema nervoso? e ocasiona perda de peso??

    ResponderExcluir
  65. Olá boa tarde ! Me chamo Elaine tenho 30 anos e estava dormindo quando passei mal com uma dor horrível no final dá língua resultou numa extrema dor na garganta com um nó seguido de dores dá garganta afetando toda barriga respondendo por toda a coluna com muitas dores mas dói de mais não posso tomar água que dói de mais a barriga no momento dá dor senti falta de ar coração acelerado oca roxeada e por um momento não consegui me mexer e nem ouvir muito menos falar estou preocupada pois o que pode ser

    ResponderExcluir
  66. Talita Bom dia O nosso blog se destina a orientar sobre as doenças alérgicas, prevenção, tratamento e das interrelações com outras doenças. Para esclarecer melhor suas dúvidas sobre a gastrite, sugiro que entre no site da Federação Brasileira de Gastroenterologia:
    http://www.fbg.org.br/Conteudo/2237/11/Gastrite
    Obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Elaine: recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Não e possível fazer diagnóstico e apontar a causa da dor que descreve sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar
    erro. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. Oi boa tarde espero que mim ajudem de alguma forma fico muito grato .Faz dois meses q estou sentindo m bolo na garganta fui para um clínico ele mim pidiu muitos enzames até ultrassom para ver minha tireoide mas voltei pra ele infelizmente n deu nada .Aí ele mim passou lanzaprazol mas tive melhoras e sinto n direto uma torce seca .Aí n satisfeito procurei um gastro fiz endoscopia só deu uma maneira gastrite leve .

    ResponderExcluir
  69. Tenho hérnia de hiato estou com dificuldade de respira fundo é normal

    ResponderExcluir
  70. Zezinoo Bom dia. Compreendo sua preocupação. Mas, infelizmente não é possível analisar seu caso baseado apenas nos dados enviados. Para fazer diagnóstico é preciso avaliar de forma criteriosa e pessoalmente Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Amanda: é preciso examinar você pessoalmente para avaliar se a alteração respiratória que descreve é ocasionada pela sua hérnia de hiato. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo uma consulta com seu gastro para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e, se for o caso, encaimnhar paraum especialista. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  72. Olá tenho refluxo minha última endoscopia deu uma hérnia hiatal,não ficava rouca mais ultimamente estou ficando,estou grávida, Pq será está rouquidão?

    ResponderExcluir
  73. Lia: o refluxo pode ocasionar um processo laringo-faríngeo e causar rouquidão. Mas outras causas podem estar envolvidas. Só mesmo examinando para emitir um parecer sobre seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Faz um ano q sinto algo na garganta as vezes encomoda parece q tem algo como um nodulo ou algo parecido as vezes parece q infecciona fiz larindoscopia mas não foi encontrado nada anormal
    Sinto enjoo entalo na garganta q estadia pras costas sai uma gosma transparente da minha garganta
    Será refluxo ?
    O otorrino disse q era me passou omeprazol mas nada de melhora

    ResponderExcluir
  75. Yciraci Boa noite. O seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo faringo-laríngeo. Sugiro que procure um gastro para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  76. Boa noite ! Gostaria de tirar algumas duvidas porfavor . Refluxo causa cansaço e falta de ar ? Causa sinusite ?

    ResponderExcluir
  77. Fiz tres radiofrafia 3 exames de escaro.um hemograma um exames de pcr um.deste de fumçao bulmonar e nao deu nada o que pode ser

    ResponderExcluir
  78. Andressa: Bom dia. O refluxo gastro-esofágico pode ser um agravante da tosse e de falta de ar. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  79. Roberto: Bom dia. Sinto muito mas não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar você pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Bom dia. Tenho problema como gastrite intensa, metaplasia intestinal focal e estou fazendo tratamento, porém a uma semana estou com tosse seca e quando começa e dá uma parada fico com dificuldade de respirar, e tenho a sensação que o vem com arroto também, Chega os olhos ficam com lágrimas acho que de tanto em me esforçar e só depois de conseguir tomar um pouquinho de água a respiração volta aos poucos (todos estão atentos em casa)o que pode ser? No início pensei que era uma gripe. Sim tenho alergia renite alérgica também. obrigada. Marlene M.

    ResponderExcluir
  81. Estou com refluxo já diagnosticado..tomando pantoprazol 40...Ainda não passou o sintoma da congestão nasal,com pousa secreção que durante a noite uma das narinas fica "entupida " .Já procurei um alegista e fiz vários exames.Em resumo ele disse que tinha haver com o refluxo.E agora o que faço ?Espero mais um pouco ou procuro outro especialista ?

    ResponderExcluir
  82. Marlene Boa noite. A tosse pode ter mais de uma causa O seu relato sugere que no seu caso o refluxo e a rinite atuam no processo que resulta na tosse. Contudo, para afirmar é essencial examinar você. Recomendo que procure um(a) alergista para que seja orientada de forma adequada. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Recomendo que mantenha o tratamento de ambas as situações: do refluxo e da rinite Os sintomas cederão na medida em que as duas doenças forem controladas Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo9/3/18 16:08

    Oi meu nome é vanderleia alguns anos começou a me da queimação mas nunca me importei tomava um eno logo melhorava mas a alguns meses ficaram costantes minhas queimação chega ser insuportável tudo que eu como ate mesmo uma banana oque sinto está ne deixando nervosa pq muda meu humor como mas não volta alimento sobe um liquido horrivel parave fogo que doi minha cabeça e faz minha boca saliva insuportável pufavor vcs podem dizer o que é isso

    ResponderExcluir
  85. Vanderleia: compreendo seu problema e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível confirmar o diagnóstico de refluxo gastroesofágico pela internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento com médico especialista em gastroenterologia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Olá há uns 5 anos atras comecei sentir uma crise de espirros e procurei um otorrino que logo solicitou uma laringoscopia, de início nos exames deu tudo normal mas mesmo assim me foi receitado remédios e procurei um gastro foi feito endoscopia e diagnosticado h pilory,fiz o tratamento com antibióticos, depois de algum tem voltei a sentir tudo de novo ,voltei ao gastro e ele solicitou outra endoscopia manometria esofagica e paquimetria e deu refluxo gastroesofagico e que o esfíncter não regulava bem ocasionando o tal refluxo a acidez deu acima do permitido e o médico me disse que era caso de cirurgia mas que eu poderia controla-lá com o pantoprazol e o domperidona,mas ultimamente continuo sentindo os sintomas dor na garganta,nariz entupido,espirros, queimacao no peito, ador na barriga como sensação de queimação e muitos burburinhos e um pouco de falar a de ar que nem esses remédios são mais eficaz, gostaria de uma opinião essa irregularidade no esfíncter pode ocasionar tudo isso ,é pq esse remedios terminados em zois não estão sendo eficaz? Continuo sentindo as mesmas coisas.

    ResponderExcluir
  87. Geane Boa noite o refluxo gastro esofágico pode ocasionar sintomas respiratórios, dor na garganta bem como sensação de secreção pós nasal e tosse, entre outros. Porém, é importante examinar para que se afastem outras causas que podem estar associadas. mantenha seu tratamento e procure um(a) especialista em Alergia para que seja orientada de forma mais ampla. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Olá, boa tarde.
    Há 2 meses sinto como se estivesse algo preso a garganta me sufocando, sinto uma queimação na "papa" muito grande. Notei que estou intolerante a cheiros fortes, como perfume, tinta, produto de limpeza, e a impressão que tenho é que eles pioram minha dor na garganta. Tem alguma relação isso com o RLF? Estou muito preocupada. O otorrino suspeita que eu tenha refluxo e vou fazer nasofibrolaringoscopia terça. Tenho rinite alérgica.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia. Os dados enviados em seu relato sugerem que você possa ter um refluxo laringofaríngeo. Por isso seu otorrino solicitou o exame, que poderá demonstrar a presença deste tipo de refluxo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite: “É mais feliz quem respira pelo nariz" Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Bom dia. Há 3 meses sinto como se estivesse com um bolo na garganta, me sufocando. Já teve um episódio em que fui deitar e fiquei sufocada por uns segundos, pensei até que fosse morrer. Vomitei em seguida.
    Fui no otorrino e através da nasolaringoscopia, foi constatado um edema e hiperemia da região inter-aritenoidea, e como conclusão rinopatia hipertrófica e refluxo laringofaringeo. Estou tomando pantoprazol 40mg há 6 dias, sinto uma leve melhora no ardor, mas o bolo da garganta não. Estou fazendo dieta também.
    Meu medo é de ser algo alérgico, tipo um angioedema na garganta de algo que eu esteja comendo. Pode ser possível? Se fosse isso estaria na conclusão do exame? Quando tomo anti-alergico sinto uma pequena melhora na garganta.
    Será RLF ou alguma reação alérgica?

    ResponderExcluir
  91. O seu relato não sugere que seja alergia. Não se assemelha a um edema na glote. Fique tranquila e mantenha o tratamento orientado pelo seu médico. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Oi Boa tarde, sinto queimação na garganta, uma baba branca, um gosto ruim, ardencia no nariz e sensação de falta de ar, e dor no peito? Pode ser refluxo.... fiz uma endoscopia, só deu gastrite

    ResponderExcluir
  93. Bom dia Jerbson O seu relato sugere que pode ser um refluxo laringo-faríngeo. Uma opção é fazer um exame de videolaringoscopia com otorrino. Obrigada pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno