Pular para o conteúdo principal

Refluxo e sintomas respiratórios

O sistema respiratório tem muito em comum com o sistema digestório, embora este fato nem sempre seja lembrado: ambos são vizinhos anatômicos, têm a mesma origem embrionária, trabalham em mecanismos essenciais ao corpo humano, ambos eliminam produtos de metabolismo e servem de interface com o meio ambiente. Não é de se admirar o fato de que a doença de um possa se refletir no outro. Este é o caso do refluxo, que ocorre no sistema digestório e em algumas pessoas, pode provocar sintomas respiratórios. 

Chama-se de refluxo gastroesofágico ao retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago em geral acompanhado de desconforto no peito e sensação de gosto amargo na garganta. Vale lembrar que refluxo até certo ponto é normal, em especial após refeições. 

Sintomas clássicos de refluxo: sensação de queimação, regurgitação, azia e má digestão. Sintomas gástricos: azia, regurgitação, enjoo e vômitos. 
Sintomas Pulmonares: tosse, sensação falta de ar, dor no peito, asma, pneumonia. Sintomas otorrinolaringológicos: rouquidão e outras alterações da voz, pigarro, dor de ouvidos, otite, sinusite, faringite, laringite, sensação de “bolo na garganta”. 
Outros: apnéia de sono, aumento da salivação


Pontos a destacar
- A asma e a doença do refluxo estão frequentemente associadas e quando isso acontece, a asma tende a ser mais grave. O tratamento do refluxo pode melhorar o controle da asma. 
- A doença do refluxo gastroesofágico é uma das causas mais comuns de tosse crônica em pacientes não fumantes com radiografia de tórax normal. 
- Em adultos, o refluxo gastroesofágico pode causar dor no peito tão incômoda que pode se confundir com infarto. 
- Algumas pessoas, tanto crianças como adultos, necessitam usar remédios para combater o refluxo, o que se reflete numa melhora dos sintomas respiratórios.
A doença de refluxo gastroesofágico pode ocorrer sem nenhum sintoma aparente de queimação e azia, sendo chamada de “Refluxo silencioso” tanto em crianças como em adultos e ser causa de tosse, asma e outras manifestações respiratórias.

Mudança de hábitos
- Não deitar nem fazer esforço após se alimentar, com estômago cheio
- Perder peso, se estiver acima do ideal.
- Evitar alimentos que interfiram na digestão e no refluxo: chá. café, chocolate, coca cola, bebidas alcoólicas e/ou gasosas, frituras, frutas cítricas, pimenta, temperos fortes, excesso de alho e cebola. Evitar tomar café várias vezes durante o dia.
 - Você deve comer normalmente (café da manhã, almoço e jantar), mas não deve ficar longas horas sem se alimentar. No intervalo, coma uma fruta ou um lanche leve.
- Evitar encher demais o estômago.
- Não tome remédios por conta própria, em especial analgésicos e antinflamatórios. 
- Eleve a cabeceira da cama com um calço de 10 a 15 cm - só usar um travesseiro alto não é suficiente.
- Espere pelo menos uma a duas horas para se deitar após refeições. Este conselho vale para os bebês e crianças pequenas: nunca se deve mamar deitado ou dormindo. E. só deitar pelo menos uma a duas horas após mamar.

Comentários

  1. completando meu comentario enviado como anonimo 12:56 04/12/13
    sobre dores e falta de ar que estou sentindo ,omeprazol que estou tomando ,endoscopia que nao fiz ,eu tambem sentia algo subindo na garganta, sentia azia ,dores , falta de ar ,dores na garganta ,pigarro,tosse o que sera que eu tenho ? sera que é so um refluxo ou algo mais grave ?
    se for refluxo como faço o tratamento?
    tem cura?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Sinto vontade de vomitar mas essa sensacao e so na garganta sinto nojo das pessoas e dos lugares nao saio d casa c medo de dar ansias o que faco?

    ResponderExcluir
  3. Ola me chamo Cris estou com uma tosse a 3 semanas, e chego a me afogar e faltar o ar so depois que arroto melhoro, mas e incontrolavel e chega acontecer do nada fico muito mal o q pode ser ???

    ResponderExcluir
  4. Li no tópico acima sobre hiperacidez gástrica.A hiperacidez gástrica causa ardor na garganta e edema na laringe?Grata pela atenção e resposta.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, tenho um filho de 4 anos que há um mês teve uma tosse, aparentemente alérgica, pois melhorou com uso de xaropes próprios pra alergia "orientação médica". Porém após passar a tosse, continuou um tipo de pigarro na garganta dele... que o faz tossir toda vez que come algo fazendo que ele vomite tudo... nada para no estomago dele ... pois assim que ele come ...e sente o incomodo na garganta ... ele tenta evitar arranhado com a arganta como a gente faz pra limpar as vezes ... mas num adianta ... vem a tosse e ele vomita... lendo o blog de vocês pensei si pode ser um tipo de refluxo ... apesar que ele não tinha isso ... me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  6. Várias pessoas enviaram sua dúvida como anônimos, tendo em comum a dúvida se seus sintomas poderiam ser atribuídos a um possível refluxo. Como não se identificaram e as dúvidas são semelhantes, optei por emitir uma resposta para todos:

    Infelizmente não posso ajudá-los, pois não é possível fazer diagnóstico e afirmar se é um caso de refluxo pela internet, baseado apenas nos dados enviados e sem uma avaliação feita pessoalmente. É aconselhável que procurem um médico gastroenterologista para que recebam uma orientação apropriada. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  7. Ana Paula: crianças também podem ter sintomas respiratórios exacerbados pelo refluxo.O pediatra do seu filho é a pessoa indicada para orientar. Se for o caso encaminhará para um médico gastropediatra complementar o tratamento. Por outro lado, a tosse pode ter mesmo causa alérgica e acriança vomita por conta do esforço ocasionado ao tossir. Para fazer o diagnóstico, é essencial examinar seu filho pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao dispor para avaliar seu filho e prestar mais esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, sofro com problemas no estômago há anos , as endoscopias que fazia apresentava sempre gastrite crônica e eu não entendia porque certos alimentos que comia me faziam mal demais só há 03 anos atrás depois de detalhar a um gastro como me sentia em relação a alguns alimentos ele me disse que com certeza eu sofria de refluxo, pediu uma endoscopia sugerindo e descobri que realmente tenho DRGE, só que no meu caso é tão avançado que só melhora quando estou tomando os remédios, já tomei vários, por muito tempo Nexium e outros, será que no meu caso só resolve com cirurgia?

    ResponderExcluir
  9. Joelma: infelizmente não posso ajudá-la. O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet, baseado apenas nos poucos dados relatados. Aconselho que peça esta orientação ao seu médico gastroenterologista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá,gostaria de saber se meu filho de 9 anos sofre de refluxo,pois sente queimação,ânsia,arrota muito,só melhora com luftal e a médica dele receitou Label por 30 dias,embora não tenha feito endoscopia.Será que esses sintomas é refluxo ou é ansiedade,tem fundo emocional??

    ResponderExcluir
  11. O seu relato sugere que seu filho possa ter refluxo gastroesofágico, mas não há como afirmar pela internet ou opinar sobre outras possibilidades sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examiná-lo pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia.E tenho problemas de gastrite ultimamente vomitei bastante e agora sinto a garganta entipida poder ser problema de refluxo

    ResponderExcluir
  13. O seu relato de gastrite + vômitos sugere que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico. Contudo, não há como afirmar pela internet, sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico especialista em gastroenterologia. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. ola boa noite a mais de 3 meses venho sentindo um bolona garganta e agora sumiu e apareceu uma tosse com um pigarro que as vezes fico roca o que será?

    ResponderExcluir
  15. Marcia: os sintomas de algumas doenças podem ser bem parecidos. Por isso, para afirmar a causa dos seus sintomas é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um pronto atendimento médico., Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Oi meu nome é wedison a umas duas semanaa comecei a sentir enjou e comecei a vomitar depois q se alimento fui no ambulatório na empresa q trabalho tomei uns comprimidos q mim passaram so qnao fez efeito nos últimos dias ta pior dor de cabeça e no estômago tento mim alimentar mas sempre e a mesma coisa oq pode ser meu poblema e a quem tem q recorrer

    ResponderExcluir
  17. O seu relato sugere que a avaliação do clínico geral está correta na indicação de fazer a endoscopia digestiva. O exame é importante para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Oi, meu nome e alexandre e estou com um problema o meu filho esta passando mau toda noite ele acorda engasgado e com falta de ar, e isso ocorre durante a noite, ele tem 10 anos o nome dele e felipe, ele ja passou em alfuns medicos e ate agora não foi diagnosticado nada e estou desesperado.

    ResponderExcluir
  19. Alexandre: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não é possível diagnosticar ou orientar o tratamento para seu filho pela internet. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. A quase 2 semanas tive uma crise de garganta. Me sinto melhor entre " ". Estava tossindo muito e tomei um xarope não prescrito por um médico mais que tomava sempre quando ficava com essa tosse que não me deixava dormir.
    Melhorei da tosse mais apareceu umas coisas esquisitas cansaço, sonolência, o sono o xarope provoca porque ele é antialergico.
    Mais o mais estranho e essa coisa na garganta quando engulo algo ou mesmo a saliva Encomoda muito parece algo que está na garganta e não desce.
    O ruim é porque ele da vontade de vomitar. O que pode ser??
    Ah tenho renite e no final de 2013 estava sentindo algo parecido e fiz um exame que deu THS baixo..
    Será que pode ser isso novamente?
    Desculpa qualquer coisa e Obg pelo espaço.

    ResponderExcluir
  21. O seu relato sugere que a tosse possa ter relação com a sua rinite e com o quadro de dor na garganta que antecedeu o sintoma. Mas, não há como fazer diagnóstico ou apontar se você tem refluxo pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure seu alergista e peça que a oriente. Caso queira receber a cópia em PDF do livro sobre a Rinite Alérgica: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, envie um e-mail para: blogdalergia@gmail.com Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Meu filho de 9 anos já tem um tempo q ele vem reclamando q parece q ele tem um buraco na gargantá.sensação q vai vomitar mas. só é arrotar agora começou ter falta de ar e eu vi q o sintomas São bem parecidos irei logo procurar um gastrico pra levar ele.

    ResponderExcluir
  23. O seu relato sugere que seu filho possa ter um refluxo gastroesofágico, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que o leve a um médico especialista em gastroenterologia. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  24. Tenho vontade de vomitar quando vou comer e sinto um bolo na garganta,pode ser refluxo? Zilda

    ResponderExcluir
  25. Difícil poder afirmar, mas outras causas como distúrbio de ansiedade podem também gerar este tipo de queixa.
    Converse com seu médico.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  26. Anônimo7/3/14 10:56

    Ha uns meses começei a ter uns sintonas estranhos, apos ingerir as refeiçoes sinto um desconforto horrivel, vontade de vomitar, arrotos constantes e agora começei a sentir dificuldades para respirar principalmente a noite, fui ao medico ele receitou omeprazol e isso me alivia. Pode ser refluxo?

    ResponderExcluir
  27. O seu relato pode estar relacionado com RGE, porém é fundamental que você retorne a consulta médica.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  28. a algum tempo estou com este problema, mas os médicos dizem que é depressão e que tenho que ir no psiquiatra, estou ficando desesperada porque por varios dias estou assim com a garganta apertada, e como esôfago com a sensação de que tomei um litro de coca cola e não consigo arrotar, estou desesperada, ja perdi 4 quilos, me ajudem, estou na fila do caps para me consultar com psiquiatra, mas eles nem sabem quando terá e quanto a isto estou sofrendo com esta sensação,é só eu me deitar e tudo começa como se eu fosse morrer sufocada sera que pode ser refluxo gastroesofágico me ajudem estou desesperada eu nem durmo mais olhando a na internet que possa me ajudar. socorro.

    ResponderExcluir
  29. O seu relato pode estar relacionado com RGE, porém é fundamental que você retorne a consulta médica.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  30. Layse: o seu relato não deixa claro que os sintomas que descreve sejam causados por refluxo. Mas, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que aguarde a consulta com o gastro e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. boa noite faz uns tres dias que estou com uma censaçao ruim na minha garganta como se estevesse um caroço na minha garganta quando eu dou o goto doi como estevesse enflamada e quando como alguma coisa fica querendo voltar pra tras fico arotando direto o que sera?

    ResponderExcluir
  32. Sinto muito cansaço e falta de ar sera que isso e por causa de esofagite de refluxo que eu tenho tudo que eu faço fico logo cansada ex:Varro uma casa fico logo cansada.

    ResponderExcluir
  33. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma filha de 4 anos que há 3 anos apresenta uma tosse que se manifesta subitamente , essa tosse é forte e parece que ela se engasgou com alguma coisa vem mais à noite. Quando ela começou a ter essa tosse fiz o exmae de ph metria e o resultado deu normal , ela reclama frequentemente de dor abdominal e fiz exames de sangue oculto nas fezes , exame de teste de intolerância a lactose e vários exames ainda vou levar ao medico mas pelo que vi estão normais. O medico que acompanha minha filha na questao ta tosse é um alergista pneumologista ele disse que ela tem asma bronquica mas ela nunca cansou. El pode ter refluxo mesmo que a ph metria feita ha tres anos atras quando ela comecoua tosse tenha dado normal? Asma broquinca da essatosse que parece que engasgou?

    ResponderExcluir
  35. Jeane: a asma na criança pode se manifestar apenas com tosse sem chiados aparentes. Em geral, este tipo de tosse piora quando a criança corre, fala muito, ri ou à noite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  36. to a mais de uma semana com dor no peito com arrotos constantes e com dificuldades pra respirar e quando m abaixo vem uma agua azeda na boca poderiam m explicar o q pode ser obgda desde ja

    ResponderExcluir
  37. Klaudia: o seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um médico gastroenterologista para orientá-la de forma adequada ao seu caso. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Boa Noite, Estou muito preocupada com meu filho, ele tem 24 anos e tem sofrido bastante com refluxo e azia. isso tem sido constante na vida dele. Já foi ao gastro e o mesmo receitou remédios para azia, mas ele diz que mesmo tomando os remédios, continua com os sintomas. essa semana, ele foi jogar uma pelada, e sentiu-se mal, suou frio e ficou muito preocupado. Ele falou que não suporta mais isso e ultimamente tem ido ao banheiro umas 6 vezes ao dia, não é diarreia, segundo ele, fezes normais, porem com muita frequencia. Estou muito preocupada com meu filho. Me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  39. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  40. Olá, há muito tempo tenho pigarros e garganta sempre inflamada e ardendo....fiz endoscopia e foi constatado gastrite, esofagite, hernia de hiato e refluxo, tudo moderado. Além do pigarro e ardencia na garganta o que me incomoda demais é acordar com a boca ruim e a lingua sempre esbranquiçada. Chego a escovar a lingua várias vezes ao dia e isso tem até piorado...como melhorar isso? É normal essa aparencia na lingua?

    ResponderExcluir
  41. ... (cont...) Se eu usar muito a voz, falando ou cantando, por exemplo, sinto que piora...

    ResponderExcluir
  42. Mel: não tenho condições para opinar se a aparência de sua língua está relacionada com o refluxo gastroesofágico sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico gastro para orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  43. Olá, comecei a sentir uns sintomas na garganta, tipo alguma coisa presa, quando sentir deformações parecendo caroços, fiz uma vídeolaringoscopia e o médico diagnosticou uma laringite em estágio avançado decorrente de refluxo, mim receitou lansoprazol 2x ao diapor 60 dias, doperidona por 5 dias e cepacol infantil para bocejar, teve uma melhora mas ainda estou sentido alguns sintomas. gostaria de saber se isto é normal ou se pode complicar para uma doença mais grave. desde já agradeço ao blog.

    ResponderExcluir
  44. acordo com vomito parece que a comida não fez digestão,acordo com as vias respiratórias entupidas pelo vomito, arroz etc ou uma água azeda vou no banheiro e sai alimentos pela canal do nariz fico suando ele até limpar o canal ruim que as pessoas falam,mais depois de uma 5 horas que me alimentei arde tudo no estomago não consigo dormir fico medo de vomitar e acordar sem ar sufocado pelo vomito faz 3 mes que não durmo mais que 4 horas por noite, geralmente esse vomito vem depois de uma 4 hora que me alimentei me sufocando com resto da alimentação depois vem dor,ardimento no estomago e uma saliva ruim fedida isso é refluxo ou problemas estomacais

    ResponderExcluir
  45. Há 2 meses comecei com muita azia, queimação. Depois deu uma dor na barriga muito forte e boca seca que não passa nunca. Tudo que como, ou mesmo quando tomo remédio, fico com um bolo na garganta e boca muito seca. Na ultrassonografia deu fígado aumentado e um pouco de gordura no fígado e na endoscopia refluxo. Refluxo causa esta boca tão seca? Estou desesperada, me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  46. Resposta para 25/4 e 28/4/2014: Sinto muito, mas não é possível afirmar se os sintomas descritos são causados por refluxo ou opinar sobre o prognóstico e tratamento. Para isso, seria necessário examinar pessoalmente Aconselho que procurem um médico especialista em gastroenterologia. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Neide: os sintomas que relata sugerem que apresente um quadro digestivo crônico. A sensação de boca seca pode ser um sintoma do processo e não apenas do refluxo gastro esofágico. Mas não há como afirmar pela internet, sem uma análise criteriosa e pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao seu médico gastroenterologista pois a examinou e conhece seus dados clínicos de forma criteriosa, sendo a pessoa adequada para esclarecer suas dúvidas de forma completa e apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Eu sinto um bolo na garganta muita dor no peito e dificuldade para respirar fundo e muitas das vezez acho q o ar vai faltar e eu bou apagar e eu ja tenho um problema de gastrite e fumo o que devo fazer??

    ResponderExcluir
  49. José Luiz: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que procure um médico numa consulta tradicional e realizada pessoalmente para avaliar seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Ola bom dia, primeiramente agradeco pelo blog, d vcs com a intencao de informar e orientar, muito bom. Bem no meu caso ha +ou- 2 semanas veio sentindo uma dor leve no lado esquerdo do peito, e um desconforto no pescoco no lado esquerdo. Ha pouco mais mais de 1 ano me lembro q saiu sangue pelo meu nariz estava trab no sol, depois disso vez o outra no final do dia qndo ia tomar banho sangrava e parava em 3 -4 min. Estou preocupado se com essa dor leve pode ser algo com o pulmao.
    Obrigado pelo espaco e q Deus abencoe vcs.

    ResponderExcluir
  51. Gesivaldo: sinto muito, mas não posso ajudá-lo. Não é possível opinar sobre a causa da dor que descreve sem examiná-lo. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo4/6/14 17:13

    Oi meu noe e rafaelle tenho 15 anos e. Tenho um filho de 3 meses ,eu sinto muita falta de ar dor nas costas arde meu peito minha garganta parece que minha garganta vai fecha e eu vou morrer sufocada sour. nas mao e no pe.e arroto toda hora tudo isso comecou depois que tive meu filho me ajudem

    ResponderExcluir
  53. Rafaelle: sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico e indicar tratamento sem examiná-la. Avaliar pela internet pode resultar em erros de tratamento. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite.
    O meu nome é Sara. Fiz 39 anos no mês passado-. Aos 3 anos fui operada às amigdalas, de urgência. Fazia amigdalites que quase me sufocavam. Durante a adolescência e até há cerca de pouco tempo nunca mais tive incómodos na garganta. Apenas ficava 2 ou 3 semanas a tossir depois de um resfriado. O meu filho do meio é asmático. E no ano passado, após uma grande gripe, eu descobri que sofria de bronquite asmática! Sei há anos que sofro de Sindroma do Intestino/Colon Irritavel, de sinusite, rinite e sou ansiosa. Desde a tal gripe, descobri que tenho também um desvio no septro nasal. Passei a apanhar as amigdalites da filha mais velha mas que em mim resultam em faringites. Em algumas precisei de antibiótico.Nos últimos tempos, tornei-me mais alérgica. Antes só tinha inflamação na vista, ardor no nariz e dor de cabeça...A verdade é que agora passo muito tempo com a sensação de algo na garganta (sem dor, e engulo perfeitamente, a sensação é quando não estou a comer ou beber), como se fosse seco ou preso (outras vezes parece que tenho penas ou cabelos na garganta), piora com o passar das horas do dia; às vezes dá tosse (com ou sem expectoração) e algumas vezes rouquidão. Muitas vezes tusso para dar a sensação de aliviar e alivia no minuto... a seguir vai voltando...Não tenho propriamente falta de ar, inspiro muito bem e expiro ou bem ou razoavelmente, embora em certas alturas (por segundos e só de tempos em tempos) o que possa sentir seja um pouco de peso no expirar. Raramente tenho azia. Sinto que estas situações pioram com alterações climatéricas e a seguir a pequenas constipações. Mas depois perduram bastante tempo, o que me stressa. Já fiz rx toraxico, normal, analises clinicas normais, electrocardiograma normal... Só faço o brisomax 250 em caso de crise ou se me constipar (mas já reparei que isso me faz mais rouca). As vezes os olhos tambem ardem, dá uma dor de cabeça por cima da vista...A minha médica diz que é alergia e que como sou ansiosa ainda sinto mais acentuadamente os sintomas... Tomo 1 antihistaminico diariamente (talvez 2/3 do ano) e as vezes umas pastilhas de acelticisteina 600 para ajudar a limpar a garganta e com a expectoração. Vai melhorando, mas se me constipo levezinho que seja ou o tempo mude drasticamente (o que tem acontecido muito), volta tudo... Tenho quase sempre corrimento entre o nariz e a garganta. Ás vezes, a língua esbranquiçada (que a dra. diz ser dentro do normal). Já me sinto parva de ir tanto à médica (ela que também é asmática, por sinal)... Deve achar que sou hipocondriaca, mas a verdade é que isto a partir de certa altura stressa-me e assusta-me. Fumo, vou tentar deixar, uma vez que descobri que tenho bronquite...Pensam que isto é mesmo normal numa pessoa levemente asmática mas com bastante sinusite e rinite? Esta preocupação causa-me muita ansiedade.. Eu até gosto bastante da minha médica, é cuidadosa, vê sempre a garganta, apalpa sempre a parte abdominal, mede sempre a tensão... Mas... vou passar a viver assim?! Ela diz que ela tem essas sensações desde miúda mas eu não estou habituada... O que mais me custa é a tal sensação de ter algo preso na garganta... As vezes pode dar a sensação de ser bola e outras ser algo mais confuso...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  55. Sara: o seu relato sugere que existam várias causas e fatores envolvidos como fatores desencadeadores dos seus sintomas. Infelizmente não é possível orientar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Mas, gostaria de ressaltar o fato de que refere ser portadora de rinite alérgica. Esta é uma doença pouco valorizada e até considerada de pouca gravidade. Mas, costumamos lembrar que "A rinite não mata - mas maltrata" . A rinite pode complicar e gerar infecções (como a sinusite e as faringites), a secreção pós nasal, bem como gerar as crises de asma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Aconselho que converse com sua médica, exponha suas dúvidas e temores para que ela a oriente. O diálogo que se estabelece entre o médico e o paciente é muito importante para o sucesso de qualquer tratamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Sinto uma queimação no estômago, seguida de dificuldade para respirar, isso normalmente vem a noite, ou logo após algumas refeições, é ruim. E parece que tem um "bolo" na minha garganta que não sai de forma alguma. Ja tentei vomitar e não sai nada. E outra coisa, parece que mais saliva que o normal. As vezes quando vou arrotar vem um líquido junto. To preocupado. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  57. O seu relato é compatível com a hipótese diagnostica de Refluxo Gastro Esofágico. Procure seu médico, somente ele poderá fazer seu diagnóstico e instituir a melhor terapêutica.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo8/7/14 20:19

    Minha mãe está sentindo falta de ar, dor na garganta e sente um gosto ruim na boca. Ela tem refluxo queria saber o que deve fazer nesse caso? Ela foi ao médico e ele só passou um antibiotico, mas não fez efeito.

    ResponderExcluir
  59. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  60. Arroto muito, minha boca fica seca muitas vezes quando começo a sentir que algo esta errado como calor no rosto e pescoço , sinto falta de ar como se meu nariz tivesse fechado , também sinto um stress profundo a ponto de qualquer barulho me deixar sensivel, estou tomando calmante as vezes fracionados em pedacinhos, depende muito do dia quando estou mais calmo começo a ter crise alergica e espirro até um certo ponto, sai secreçao incolor costumo ir varias vezes ao banheiro quando estou nervoso ultimamente nao consigo conversar com meu clientes pois me sinto muito stressado e minha cabeça parece que nao vai aguentar isso varia muito do dia, ja cheguei ir algumas vezes no PA e me disseram a ultima vez que tenho ansiedade generalizada que sou muito nervoso, Será que essea gases pode ser do sistema nervoso? Pois quando tomo calmante parece que todos esses sintomas desaparecem, tenho tomado ultimamente tambem muitos antibioticos pois estava com um inchaco na boca pois meu dente do sizo estava nascendo e por 7 dias tomei mas quando fui extrair o dentista disse que estava um poco inchado mas assim eu mostrei a radiografia disse que a posiçao do dente estava facil e acabei convencendo. Resumindo um pouco essa fase ele conseguiu extrair somente a coroa do dente e me disse que estava muito complicado disse para voltar em 7 dias tomei mas alguns dias o mesmo antibiotico mas acredito que meu organismo criou resistencia e ficou enorme minha buchecha fui ao PA o doutor me disse que estava com abcesso facil fiquei internado 3 dias com muito medo mas deu tudo certo a cirurgia, o problema é que o hospital nao extrai dente entao estou esperando o especialista buco, marquei um psiquiatra e um alergista. Oque você acha que eu tenho? Hoje fui andar de bike andei muito e me sinto melhor mas as veces esse calor me incomoda no rosto e agora mesmo esta saindo secreçao do nariz depois de estar espirrando, ultimamente tenho comido muitas coisas saudaveis , frutas evitando a citricas, muita fibra pra digestao pois senti que os antibioticos alteraram um pouco minha disgestao, dexei de tomar refrigerante coisas com gas. Estou no caminho certo Dr.?

    ResponderExcluir
  61. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia, sinto forte dores no peito e tosse com catarros logo quando passa a tosse em seguida me da uma alergia urticaria e se juntam em placas ficam inchadas as vezes no rosto pernas braços, já fui em dermatologista e nada resolveu. Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  63. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  64. Oi. Há mais de um mês sinto um bolo na garganta, arrotos, e dificuldade para deglutir. Fui no otorrino, ele fes uma videolaringoscopia e falou q ta normal. Fiz também um ultrasom do pescoço: sem alterações. Volto ao médico na proxima semana, só que gostaria que vc me desse uma direção sobre que tipo de exame é o melhor para o meu caso.Por favor, estou com medo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  65. ola tenho refluxo hernia de hiato e gastrite tomo tecta siilif mudei alimentacao faco exercicios tinha passado os sitomas de falta de ar bola na garganta barriga inchada catarro na garganta etc ... mais volto denovo os sintomas pq ? bebo proteina whey como carnes so com sal etc mais vi que nao se pode fazer abdominais pq isso piora e possivel ter piorado denvo o tratamento que fiz em quase dois meses ???? qual o motivo ?

    ResponderExcluir
  66. leandrao: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet. É preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar pessoalmente Aconselho que retorne à consulta com o(a) gastroenterologista e peça nova avaliação e conduta. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  67. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  68. Bom dia,
    Estou a mais de 7 meses com uma tosse seca, fiz um consulta com o melhor otorrino da cidade e o mesmo pediu varios exames inclusive uma endoscopia onde foi detectado um refluxo e uma bacteria H.pylori. O médico associou a minha tosse com o refluxo
    e receitou Tecta e Montilium e Pyloripac para a bacteria, ja estou usando a medicaçao a mais de 1 mês e não tive melhoras em relação a tosse, fiz uma pesquisa sobre os sintomas do refluxo e não sinto nenhum desses sintomas somente a tosse mesmo. Sera que essa tosse é devido ao refluxo, fiz um outro exame que verifca a laringe e foi dectado um NÓDULO NO TERÇO ANTERIOR DE PREGAS VOCAIS BILATERALMENTE. Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  69. Estou com muita azia ,enjôos, tufo que como faz mal,porem fiz endoscopia e ultrassonografia de abdômen e deu normal,como explicar esses sintomas, to como se tivesse uma bola. Na garganta ,será que pode ser refluxo?

    ResponderExcluir
  70. Sirlene: nem sempre os exames são capazes de detectar de imediato o refluxo gastroesofágico. Aconselho que mantenha o tratamento prescrito pelo gastroenterologista e procure colocar em prática os cuidados dietéticos e preventivos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite a um mês mais ou menos estou sentindo muita dor no meio dos seios passando p as costas e parece que estou com um pedaço de pão caseiro entalado na garganta mais ou menos na altura dos dois seios é uma dor insuportável parece que vou morrer , passei por uns problemas nervosos a alguns meses atrás isso tem a ver , ate p engolir a saliva encomodo obrigado pela atenção de vcs nas respostas meu nome é adriane

    ResponderExcluir
  72. As causas de tosse são muitas. Caso persistam os sintomas sugiro que amplie a investigação realizando uma consulta médica com um alergologista.

    ResponderExcluir
  73. Ansiedade pode causar parte da sua queixa, porém é de fundamental importância que realize consulta médica para melhor elucidação do seu caso.

    ResponderExcluir
  74. Ola boa tarde tenho 21 anos e estou sentido muiita faltar de ar quando eu puxo a respiração as vezes ñ consigo será q isso pode ser começo de refluxo?

    ResponderExcluir
  75. O seu relato não sugere que seja refluxo. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet sem examinar pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Olá, sinto uma sensação de coisa entalada na região da traqueia, mas não sinto dor. Somente quando aperto na região da boca do estomago. Marquei uma consulta com gastro, mas só vou conseguir ser atendida daqui a 20 dias. Será que devo procurar um otorrino? Estou muito nervosa com esta sensação, pois parece que vai e vem e que pode fechar minha garganta a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  77. Jovana: o otorrino poderá examiná-la e realizar um exame com vídeo para visualizar melhor, fazer o diagnóstico e orientar tratamento apropriado para seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Ola! Sinto minha garganta ressecada e pigarro e dores esporádicas sinto também que tem catarro preso na garganta as vezes DOI meu ouvido também oque eu tenho?

    ResponderExcluir
  79. Flávia: infelizmente não posso ajudá-la, pois não é possível fazer diagnóstico e apontar a causa dos seus sintomas pela internet, baseado apenas nos dados enviados e sem uma avaliação feita pessoalmente. É aconselhável que procure atendimento médico para que receba uma orientação apropriada. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  80. Olá estou um sintoma que não sei se é algo grave que é que minha garganta e estomago parece estar pegando fogo principalmente quando eu como e depois o poderia ser??

    ResponderExcluir
  81. Estou com refluxo esofagico ja fiz endoscopia, esta atacadando meu ouvido e garganta inclusive fico rouco, o que devo fazer para melhorar?

    ResponderExcluir
  82. A sensação de queimação no estômago e na garganta pode ser um sintoma do refluxo gastroesofágico. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um(a) médico(a) gastroenterologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  83. O tratamento do refluxo gastroesofágico pode provocar sintomas à distância, na garganta e em ouvidos. É aconselhável que peça orientação ao(à) médico(a) gastroenterologista que acompanha seu tratamento. Gratos pela visita ao Blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  84. Olá, estou grávida de 38 semanas, beirando as 39 e desde ontem sinto uma sensação como de um bolo estivesse subindo e entupindo minha garganta, sinto até queimação no peito e dor na garganta. Quando bebo aguá até ameniza, e isso só acontece ao anoitecer, será que é coisa da minha cabeça? Ou Isso é por conta da gravidez, o peso do nenem? Vc poderia me orientar? Obrigado.

    Att, Adriana

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  85. Adriana: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudá-la, mas infelizmente não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examiná-la, em especial durante a gravidez. Avaliar pela internet pode gerar erros e prejudicar a você e ao seu bebê. Aconselho que procure atendimento médico. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  86. ontem a noite tive falta de ar, respiração rapida, tosse, ancia de vomito e desespero, poderia me dizer oque é isso?

    ResponderExcluir
  87. Sinto muito, mas não é possível afirmar a causa dos sintomas que relata sem uma análise criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Olá, tenho 18 anos e há um mês e três dias tenho uma sensação de bolo na garganta, tosse seca, garganta irritada, falta de ar, dificuldade em engolir, queimação, gosto ruim na boca, ta insuportavel. Fui ao médico e falaram que pode ser refluxo, ja perdi 10 quilos, to com medo... Estou tomando omeprazol e domperidona, mas nao vejo melhora. O que devo fazer? Se for refluxo eu posso morrer ? Me ajudeeem

    ResponderExcluir
  89. Por favor me deem uma luz estou 3 noites sem dormir fico sentada na cama se eu me deitar a minha garganta tapa e eu fico sufocada com dificuldade para respirar então eu fico acordada a minha garganta fica super seca e a boca também sem saliva nenhuma tambêm sinto um bolo que fica subindo e drscendo e sinto queimaçao no canal digestivo mas o que esta mas me apavorando e esss falta de ar e essa coisa tapando a minha gatganta parece que vou morrer sufocada estou tomando omeprazol em jejum e ao deitar receitado pelo clinico o que vcs podem me aconcelhar desde jâ obrigada.

    ResponderExcluir
  90. Thamires: o refluxo pode ser tratado e controlado, sem ameaça à vida. Aconselho que exponha seu temor ao (à) médico que está acompanhando seu tratamento. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Se você está em uso do omeprazol prescrito pelo clínico e não teve melhora, é aconselhável que retorne para nova consulta e orientação. Ressalto que o tratamento do refluxo não se resume a tomar remédios, sendo muito importante que coloque em prática as medidas preventivas e alimentares. Reproduzo aqui as medidas de prevenção citadas no texto, pois são fundamentais para o sucesso do tratamento:
    Não deitar nem fazer esforço após se alimentar, com estômago cheio
    - Perder peso, se estiver acima do ideal.
    - Evitar alimentos que interfiram na digestão e no refluxo: chá. café, chocolate, coca cola, bebidas alcoólicas e/ou gasosas, frituras, frutas cítricas, pimenta, temperos fortes, excesso de alho e cebola. Evitar tomar café, chá ou chocolate durante o dia.
    - Você deve comer normalmente (café da manhã, almoço e jantar), mas não deve ficar longas horas sem se alimentar. No intervalo, coma uma fruta ou um lanche leve.
    - Evitar encher demais o estômago.
    - Não tome remédios por conta própria, em especial analgésicos e antinflamatórios.
    - Eleve a cabeceira da cama com um calço de 10 a 15 cm - só usar um travesseiro alto não é suficiente.
    - Espere pelo menos uma a duas horas para se deitar após refeições.
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  92. Olá, tenho todos estes sintomas e estou em tratamento de refluxo esofágico há 3 meses, e estava melhorando. Tudo começou com alergia a lã, e ingenuamente há uns dias atrás entrei em contato com uma bolinha d elã do meu filho e os sintomas voltaram...será alergia a lã e se positivo, como a alergia se relaciona ao refluxo?

    ResponderExcluir
  93. Andrea: os dados que envia em seu relato não são suficientes para que possamos opinar o tipo de alergia que origina seus sintomas. Publicamos um texto em 2012 sobre refluxo e sintomas respiratórios. Convido que leia neste link:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2012/07/refluxo-e-sintomas-respiratorios.html
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Olá, há dias que sinto um bolo na garganta.A princípio pensei que fosse catarro,mas não penso mais assim,pois parece que o bolo sobe pela garganta, e quando como coisas mais duras sem mastigar direito o bolo desce para o estômago.
    Estou salivando e sentindo um gosto amargo na boca.Tentei vomitar hj e saiu apenas o suco que havia tomado,não quis forçar muito.Saiu tb algumas partículas esverdeadas como se fosse cascas verdes de frutas,mas não comi nada do tipo nem nos dias anteriores.Estou com medo.O que será?Qual especialista devo procurar?

    ResponderExcluir
  95. Tudo começou depois de uma dor de barriga e diarréia muito forte. A partor daí, tem um dois dias que tenho sentido uma queimacao desesperadora no peito e só de madrugada . Qual a solução ???

    ResponderExcluir
  96. Sara: você deve procurar um(a) especialista gastroenterologista. Não é possível fazer diagnóstico sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Mozart: Infelizmente não é possível opinar baseado apenas nos dados enviados, sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico gastro, na forma de consulta tradicional, para que seja orientado de forma adequada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde.a tres meses estou com nó na garganta como se fosse uma coisa intalada na que nem desse e nem sobe e tudo que como eu arroto azedo.o que será por favor min ajude.

    ResponderExcluir
  99. O seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo gastro esofágico. Mas não é possível fazer diagnostico nem indicar tratamento pela internet.Aconselho que procure atendimento com médico especialista em gastroenterologia, na forma de consulta tradicional, para que seja orientado de forma adequada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo1/4/15 10:40

    parei de fumar a 10 meses mas agora quando ando sinto dor na garganta e de uns tempos pr ca sinto mesmo sem andar e nas costas tmb o q sera?

    ResponderExcluir
  101. Anônimo2/4/15 17:47

    boa tarde, eu sou cantor faço uso da minha voz com frequência. a tempo venho tratando da minha voz por conta de uma sensação de uma bola na garganta, falta ar sinto uma leve dor de cabeça e tensão no pescoço, tenho dificuldade ate para pronunciar algumas palavras. qual sera´o meu problema vou ao otorrino laringologista tomo remédio mais nada se resolve ?

    ResponderExcluir
  102. O seu relato não sugere que seja refluxo. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet sem examinar pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  103. O exame da laringe e das cordas vocais realizado por vídeo (vídeolaringoscopia) permite ver detalhadamente as estruturas da laringe, em busca de lesões orgânicas ou funcionais e está indicado para seu caso. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.
    .

    ResponderExcluir
  104. Anônimo6/4/15 20:00

    Boa noite, sinto mta queimação em meu estomago logo após me alimentar, e muitas vezes acabo vomitando um pouco do que como pq volta involuntariamente. Uns 3 dias pra cá estou sentindo pontadas no meu pulmão e como se minha garganta fechasse pode ser algo relacionado a gastrite?

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde. Seus sintomas podem estar relacionados ao Refluxo Gastro-esofágico, não necessariamente a Gastrite. Procure o atendimento médico para que você seja examinado(a). Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  106. sinto dores no peito e nas costa e sinto como se tivesse comido alguma coisa e nao desceu e queimação e também comecei a ter uma tosse o que pode ser?

    ResponderExcluir
  107. O seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo gastro esofágico. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico gastroenterologista para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Olá, estou sentindo um "bolo na garganta" e tudo que eu como desce muito devagar , isso pode ser um tipo de refluxo ? Obrigada pela atenção , esse blog me ajuda muito .

    ResponderExcluir
  109. Olá, boa noite. A sensação de "bolo" na garganta e de plenitude durante as refeições são sintomas que podem sim serem causados por refluxo. Procure um Gastroenterologista para que possa avaliar seu caso. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  110. Bom foi diagnosticada com refluxo mesmo não saindo nada na endoscopia e queimação o dia todo arde pulmão e tórax e como se fosse um bolo na garganta DOI muito para comer e e incomodo para dormir nossa e horroso fora a dieta passo mal o dia todo to tomando lansoprazol e domperidona demora muito a melhorar?

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde,em 2000, retirei um leiomioma na cárdia e de lá pra cá sempre fiz endoscopias. Comecei a ter uma esofagite leve em 2011, fiquei 3 anos sem fazer o exame e em setembro de 2014, o resultado foi suspeita de Barret, negativado na biopsia. Infelizmente, comecei dieta há um mês e minha queimação e dor melhoraram muito, mas os arrotos e o bolo na garganta, parece que pioraram, estou na medicação de ataque há 2 semanas (o médico pediu um período de 2 meses) sou obesa, já perdi 5 kgs em um mês. Gostaria de uma opnião sobre se devo ou não repetir a endoscopia ou fazer algum outro exame? Tem dias que parece que vou enloquecer com esse bolo. Obrigada

    ResponderExcluir
  112. O seu relato não traz dados suficientes para que eu possa afirmar o tempo necessário para sua melhora pois o efeito das medicações citadas (lansoprazol e domperidona) varia de acordo com o diagnóstico, tipo e gravidade do seu caso. Aconseçho que entre em contato com seu gastro e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  113. Flavinha: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar se deve repetir a endoscopia ou indicar outro tipo de exame, é essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Avaliar pela internet pode gerar erros. Aconselho que retorne ao seu médico especialista em gastroenterologia e peça uma nova orientação Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Gleidson: Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos esclarecer sua dúvida. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. Anônimo2/5/15 11:19

    Meu nome é Pedro Luiz, por gentileza gostaria de saber a respeito de sintoma que estou tendo. Seguinte, ao andar apos uns 5 minutos, sinto um aperto na altura da boca do estomago, paro por alguns segundos e passa, apos caminhar novamente o encomodo volta, mas na sequencia da caminhada desaparece. Esse sintoma so ao andar, porque ao levantar pesos na academia não da. Fiz ecocardiograma deu normal, eletro cardiograma apareceu arritmias, na cintilografia, tudo normal, no teste de esforço arritmias. Mesmo tomando atenolol 0,25 o problema continua, seria um problema no refluxo esofagico? Obrigado

    ResponderExcluir
  116. Pedro Luiz: O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de refluxo gastro esofágico.Aconselho que procure um(a) especiaista em gastroenterologia para orientá-lo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde! À um ano venho sentindo uma bola na garganta como se fosse um catarro as vezes parece que quando engulo essa bola desce e sobe novamente. A noite minha saliva parece que engrossa e não consigo engolir ela direito, agora a 4 dias durante o dia também fica difícil engolir minha saliva, pois parece estar muito viscosa, tenho a sensação que minha garganta está dormente, me alimento normalmente e não sinto dor. Somente o incômodo com a saliva mesmo. Por favor perco o sono a noite e não sei o que pode ser. Qual profissional devo procurar, um gastroenterologista ou um otorrinolaringologista? E o que pode ser? Obrigado!

    ResponderExcluir
  118. tenho dificuldades pra respirar... acho que é devido as dores nas costas. esse site me ajudou http://hernia-de-disco.com/10-artigos/56-dor-nas-costas-ao-respirar a identificar o problema.

    ResponderExcluir
  119. muito cansaço, alem do normal pode ser sintoma de refluxo?

    ResponderExcluir
  120. Aconselho que procure um otorrino. Se for o caso, ele encaminhará ao gastro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Nnão é possível afirmar se o cansaço que refere é causado por refluxo pela internet, sem uma avaliação feita pessoalmente. É aconselhável que procure um médico gastroenterologista para que receba uma orientação apropriada. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  122. Estou com uma endoscopia marcada para o dia 27/05 e estou com um pigarro, será que vou poder fazer essa endoscopia? Estou preocupada pois já adiei esse exame dias vezes. Estou tomando pantoprazol e me disseram que tenho que suspender 5 dias antes do exame. Por favor me oriente!

    ResponderExcluir
  123. Boa noite. O pigarro geralmente não atrapalha a realização da endoscopia, porém essa avaliação só poderá ser feita no momento do exame. com relação a medicação, siga as orientações que lhe foram dadas, e caso haja dúvida, entre em contato com o médico que solicitou o exame. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  124. É a terceira vez que engulo um alimento sólido, no caso um pedaço de caqui bem firme, e sinto que fica preso no meio do torax. Sinto uma dor terrível e uma vontade de arrotar enorme, porém o arroto parece não ter espaço para sair. Começo a babar muito com a boca aberta em frente a pia do banheiro, sem poder engolir devido dor. Após babar muito, acho que mais de meio litro, os arrotos começam a acontecer e melhoro, até passar. Da última vez voltaram pedaços da fruta no final.
    Consigo, graças a Deus, respirar normalmente. O que poderia ser? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  125. O seu relato não sugere que seja um caso de refluxo gastro esofágico. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Sugiro que procure um gastroenterologista para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  126. Se você foi medicado com o antibiótico (amoxicilina) e não houve melhora da faringite, é aconselhável que retorne ao seu médico para nova consulta e peça uma nova orientação de tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Anônimo4/6/15 13:01

    Olá! Vi diversos depoimentos com sintomas parecidos com o meu, tipo queimação na garganta que desce para o esôfago.E dor no peito que responde nas costas principalmente quando ingiro alimentos.Dificuldade de engolir alguns alimentos mais duros.Eu procurei um gastro e fiz endoscopia, mas não apareceu nada. Acho estranho, pois meus sintomas são parecidos com refluxo. Que outro caminho devo tomar? Gostaria muito da opinião de vocês!Obrigada.

    ResponderExcluir
  128. A endoscopia digestiva é um método eficaz, mas pode não detectar a presença do refluxo gastroesofágico em alguns casos. Existem outros métodos para diagnóstico que poderão ser indicados de acordo com os dados clínicos do paciente. Aconselho que retorne ao seu médico gastro ou peça uma segunda opinião. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  129. Olá me chamo Raquel, desde há algum tempo atrás venho tendo crise de ansiedade e também vinha sentindo a sensação de azia e queimação no estômago, fui a uma gastro e relatei que desde então venho tomando omeprazol, ela disse para eu continuar com a medicação e passou uma endoscopia que irei marcar esta semana. De uns dias para cá a azia e queimação já não me incomodam, porém todo dia pela manhã ao acordar sinto como se estivesse algo se mexendo dentro de mim, na altura do estômago e que as vezes sinto na garganta também, depois começo a arrotar e soluçar as vezes também, mesmo não se alimentando antes de deitar (me alimento pelo menos 2 horas antes) acordo com arrotos, ao longo do dia esta sensação vai desaparecendo. Pode ser refluxo? Uma outra dúvida que tenho é se eu posso fazer a endoscopia mesmo tomando remédio para ansiedade?

    ResponderExcluir
  130. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. As duas semana comecei a sentir uma sensação de bolo na garganta, não sinto dor nem queimação só o desconforto e mesmo assim de vez em quando ele sai, já fui em um endocrinologista e ele disse que não tem nada fiz um raio x de face e não deu nada, me passou um remédio ( alegra) e não resolveu nada, queria saber se poderia ser algo emocional devido ao stress. desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  132. Olá Anderson Pinho, boa tarde. Os sintomas que você descreve são comumente relacionados com refluxo gastro-esofágico. O stress pode sim favorecer o aparecimento de sintomas relacionados ao Refluxo. Portanto, procure um Gastroenterologista, que é o profissional mais indicado para lhe orientar. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  133. Anônimo1/7/15 09:52

    Ola quero tirar uma duvida com vcs tenho refluxo tomo exomex 40mg a dois anos mais mesmo assim sinto pela madrugada um gosto amargo e gosto de sangue na boca isso e so do refluxo mesmo ou sera outro problema .

    ResponderExcluir
  134. Anônimo2/7/15 16:13

    Olá!!!! Estava a procura de alguma informação que eu consiga pelo menos encontrar uma direção!!!! A algum tempo venho passando de médico em médico para descobrir o meu problema, passei pelo gastro fiz alguns exames e no exame de endoscopia de gastrite leve, me passou alguns remédios fiz o tratamento e aindo estou xom as dores...sinto uma dor muito forte que começa embaixo da costeleta do lado esquerdo, qndo esta dor esta muito forte e xomo se estivesse rasgando meu peito, dor que vai subindo ate chegar na gartanta ...qndo penso qye acabou a dor vem novamente parece que vou morrer, uma dor insuportável da vontade de rolar no chão , sem contar que parece que minha garganta parece estar sempre ferida, não. Passo comer nada que me taz mau, minha barriga parece que vai explodir

    ResponderExcluir
  135. Caros visitantes. Este blog se dedica a orientar formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Obedecemos as normas do Conselho de Medicina para orientações via internet: não é possível fazer diagnóstico sem examinar o paciente pessoalmente. Portanto, peço a compreensão de todos, mas não podemos orientar sobre o refluxo GE baseado apenas nos dados enviados em um breve relato. É aconselhável procurar um(a) gastroenterologista. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. luis antonio21/7/15 20:25

    boa noite toda as vezes que tenho refluxo me da falta de ar então faço inalação usando berotec e brometo,gostaria de saber se pode fazer mau pois omesmo me da alivio por um tempo?

    ResponderExcluir
  137. Luis: o uso da nebulização na dose prescrita pelo seu médico não acarreta problemas. Contudo, lembro que Berotec só tem efeito de alívio e não trata a causa que origina a falta de ar. por isso, aconselho que peça ao seu médico(a) que oriente o tratamento mais adequado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  138. Olá, sinto dor de garganta, tosse com engasgo, dores de cabeça, queimação na garganta há mais de 3 semanas. Será que pode ser refluxo

    ResponderExcluir
  139. Peço sua compreensão, mas não há como apontar a causa dos sintomas que relata sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente Aconselho que entre em contato com seu médico para que possa receber uma orientação apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  140. Sinto esses sintomas tbm. Ate ao engolir a saliva sinto falta de ar as vezes. Parece q algum musculo ou nervo da garganta trava. Uma coisa terrivel. Ja tive diagnostico de refluxo. Tomando remedios e na esperança de melhoras. Desejo p ninguem....

    ResponderExcluir
  141. Oi, Eu tava Com a Garganta Inflamada, Mas Já Passou, Depois que eu tomei Um Antibiótico , Meu Rosto ficou inchado e Eu começei a Ter Uma Má Respiração, o Que deve Ser? Obrigado !

    ResponderExcluir
  142. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa dos sintomas que descreve, pela internet, sem examinar você pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico sob a forma de uma consulta tradicional. Gratos pela visita ao Blog da Aergia.

    ResponderExcluir
  143. Olá doutores, tive um problema a menos de um mës atrás, tudo começou com uma sinusite do lado direito do rosto, coisas que nunca tive .. fui farmácia me indicaram um antibiótico chamado azitromicina com 5 comprimidos, tomei todos e nada de melhora entrei na amoxicilina e anti inflamatórios e nada das dores passarem, tomei mais uma injeção chamada duoflan logo me atacou outra coisa na garganta, com esses sintomas (garganta seca, nao conseguia respirar, não conseguia comer nada que entalava) depois que não estava aguentando mais ai que fui ao medico, ele me disse que eu estava com edemas na garganta tomei só um anti alérgico e me disse para esperar a reação do remédio, ai fui melhorando, só que agora estou com uma salivação grossa na garganta que fica me em comodando quando eu engulo a saliva, o que pode ser, e o que causou esses edemas? obg por esse espaço, ajuda muito nós que somos leigos no assunto....

    ResponderExcluir
  144. O seu relato não deixa claro que seja um caso de refluxo gastro esofágico. E, para afirmar a causa dos edemas que descreve, é essencial avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Por isso, aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de consulta. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. ola boa noite estou com bolo na garganta a algum tempo,fiz exames de tireoide,sangue,fezes,ldl,hdl,urina colesterol,t3,t4,uultrason da tireoide,e descobrir que estou com vermr do tipo cisto entamoeba coli.tomei o remedio annita recomendado pelo clinico e ja terminei so que continuo com bolo na garganta e arrotando sem comer nada o que será?

    ResponderExcluir
  146. Normalmente a noite quando janto, muitas vezes já senti, muita dor nas costas, fico arrotando sem parar, e sinto um pouco de falta de ar, e só param esses sintomas após eu vomitar.

    ResponderExcluir
  147. Sinto muito, mas não posso te ajudar. Não é possível fazer diuagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure uma consulta tradicional e pessoalmente. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Bom dia,eu nome é lucas
    A algum tempo ja venho sentido desconforto ma garganta durante o dia e a noite tem vezes que esse desconforto some, maia o principal desconforto mesmo é pela manhã quando acordo minha garganta amanhece muito ardente e com muitos catarros, oque pode ser? Agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  149. Lucas: não é possível afirmar a causa dos seus sintomas pela internet, sem examinar pessoalmente O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. Aconselho que procure um especialista em gastroenterologia Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  150. Bom dia,
    Estou com uma duvida, as vezes sinto uma palpitação no meio do peito subindo para a garganta, o que pode ser isso, eu chego a ficar com falta de ar por alguns segundos.
    Grato

    ResponderExcluir
  151. Infelizmente não posso ajudar. Não é possível fazer diagnóstico pela internet. É aconselhável que você procure atendimento médico na forma de uma consulta tradicional realizada pessoalmente Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. olá! me chamo Mariah, a 2 anos atras descobri que tenho gastrite, então fiz un tratamento e melhorei, dai pra cá comecei a ter muita queiação na garganta(parece ser na laringe) uma sensação de que esta pulsando muito forte a veia principalmente no lado direito, ja procurei varias vezes otorrinos e todos dizem que é uma reação alergica....então quando tomo antialergicos ou qualquer tipo de antibioticos ou anti-inflamatorios esta queimação e sensação de sufoco passa por mais ou menos uns 3 meses mas depois volta. Isto pode ter algo a ver com minha gastrite?? por favor me ajudem não sei mais oque fazer nem o que pensar.tem algum remedio caseiro que posso tomar??

    ResponderExcluir
  153. olá! me chamo laisa tenho 15 anos desde criança tenho problemas de alergia e nunca descobri do que vem. Meu corpo fica cheio de manchas que precem picadas e coça muito. elas então desaparecem após mais ou menos 1 a 2 semanas com o tratamento de anti-alergicos. Não aguento mais tomar anti-antialergicos pois contém corticoides e estou engordndo. Ja procurei varios medicos e me dizem que é "Reação alérgica" mas sabem do que pode ser. Por favor me ajudem estou desesperada não sei mais oque fazer.

    ResponderExcluir
  154. Mariah: sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico ou indicar uma medicação, mesmo "caseira", sem examinar o paciente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Estamos ao dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar pessoalmente e prestar os esclarecimentos que solicita. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  155. Tive uma dor de garganta que levou cerca de 3 dias para passar porém fiquei com uma leve irritação,fui ao otorrino e me passou biprofenid e um spray a irritação diminuiu um pouco,fui ao gastrico e fui diagnosticada com gastrite e uma pequena úcera,assim vou começar o tratamento,porém ainda tenho irriração,queimação na garganta,as vezes pigarro,vou voltar ao otorrino para ver o que é.Mas gostaria de saber se ha a possibilidade de eu estar com refluxo laringofaringeo?

    ResponderExcluir
  156. Olá Maisa, boa tarde. Pela sua descrição, pode até ser Refluxo Gastro-esofágico sim. Mas como não a examinamos, não há como formular um diagnóstico. Continue com sua investigação Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  157. Boa tardeh já faz três semana q to com uma tosse no começo era seca agora tá com umas secreções , mas não to gripada e tabm quando veim as tosse eu ingasgo e perco o o ar por causa dos arrotos q causa tabm será oq póde ser

    ResponderExcluir
  158. Adrielle: não é possível afirmar a causa de uma tosse sem examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. Há alguns dias sinto dores e queimação no estômago, ânsia de vômito, arrotos com frequência, bolo e secreção transparente na região da garganta. Tudo que como parece ficar preso na garganta. Sinto também minha respiração enfraquecida e muito cansaço quando faço pequenos esforços. Não consigo dormir sossegada. Estes sintomas podem significar refluxo?

    ResponderExcluir
  160. Não é possível responder que sim, nem não. Um refluxo gastro esofágico pode causar os sintomas descritos, mas é preciso excluir outras possibilidade. Por isso, só é possível afirmar, examinando você pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erros de diagnóstico e tratamento. É aconselhável que você procure atendimento médico pessoalmente com um(a) especialista em Gastro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Olá, boa noite! Me chamo Carol e gostaria de saber se o problema do meu pai pode ser devido a um problema de refluxo que levou a sintomas respiratorios. Meu pai sempre teve azia, porem de uns meses pra cá ele comecou a se engasgar muito com a comida. Ele falava que a comida ficava presa na garganta e por várias vezes ele chegou até a vomitar. Ele sempre teve o hábito de comer e deitar logo em seguida. Porem de uns 3 a 4 meses pra cá ele comecou a apresentar uma tosse seca intensa, falta de ar, chiado no peito e rouquidao. E está fazendo uso de Alenia/ 12x400 e bamifix. Esses sao sintomas de refluxo com agravamentodos sintomas respiratorios?

    ResponderExcluir
  162. Olá Carol, bom dia. O caso do seu pai, ao que você descreve, pode ser que o refluxo tenha papel na tosse e falta de ar dele. Se ele é causa ou consequência, somente examinando e acompanhando para podermos afirmar. O importante é que ele relate esses sintomas ao(a) médico(a) que o vem acompanhando. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  163. Olá tenho 35 anos e há 6 meses venho sentindo uma sensação de bolo na garganta com muita secreção. procurei uma otorrina, fiz exame de laringoscopia e acusou nódulos nas cordas vocais, a médica disse ser normal, pois sou professora e uso muito a voz. fiz tratamento com fono. Porém continuo sentindo a sensação de de um bolo na garganta e bastante azia má digestão. Eliminei o café, chimarrão, chocolate, frituras e refrigerantes Fui encaminhada para um gastro que pediu uma eco abdominal e uma endoscopia. Estou preocupada, pois meu pai morreu aos 47 anos com câncer na vesícula.

    ResponderExcluir
  164. Sinto como se tivese algo preso na minha garganta falta de ar e com vontade d arrotar a td tempo mais não consigo..me ajude por favor

    ResponderExcluir
  165. Aguarde o resultado dos exames e mantenha o acompanhamento com o gastroenterologista. Desejamos melhoras! Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para ajudar você, uma vez que que não tivemos a oportunidade de examinar. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  167. Há alguns anos descobri que tenho refluxo, tomo omeprazol o que não tem resolvido muito, sinto enjoo,azia,um incômodo horrível no peito e garganta, muita tosse, mas o que mais incomoda é a falta de ar. Gostaria de saber se o refluxo causa falta de ar constante, quais medidas devo adotar para ter resultados imediatos e se tem cura. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  168. O tratamento do refluxo pode controlar o problema e conquistar qualidade de vida à pessoa. Vale ressaltar que refluxo é fisiológico, uma vez que todos os seres humanos podem apresentar refluxo em condições normais. Por exemplo, ao arrotar após uma lauta refeição. O tratamento visa o controle da doença. Por isso, é importante definir a causa da falta de ar pois além do refluxo, outros fatores podem estar envolvidos. Se o tratamento está adequado e não houve melhora da falta de ar, é importante avaliar se outros fatores podem ocasionar este sintoma. As medidas mais importantes segundo o Consenso de tratamento do refluxo gastro esofágico são: 1) elevar cabeceira da cama em cerca de 15 cm 2) controle da ingestão de alimentos, em especial: gordurosos, cítricos, café, bebidas alcoólicas, menta, hortelã, produtos à base de tomate, derivados de cafeína 3) avaliar se o paciente faz uso de medicamentos que possa causar ou agravar o refluxo 4) não deitar pelo menos duas horas após refeições 5) não fumar 6) evitar refeições copiosas, 7) reduzir o peso corporal. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  169. Ola meu nome e Isis! Tem uma semana que estou sentido um bolo na garganta e quando vou durmir sinto tb azia. Estou com medo de ser tireoide. Obrigada

    ResponderExcluir
  170. Isis: Boa noite. O seu relato não sugere que os sintomas descritos sejam ocasionados por uma doença da tireoide. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Toda vez que vou me deitar sinto o lado esquerdo da garganta inchar como se tivesse algo preso na garganta, mas se estou em pé não sinto nada, ai eu durmo quando acordo a garganta ta normal, tudo começo um dia depois de ficar muito estressado! faz uns 4 dias e estou assim :( SOCORRO!

    ResponderExcluir
  172. Junior: épossível que o sintoma que descreve possa estar sendo agravado pelo fator emocional. Contudo,não há como afirmar sem uma análise dos seus dados clínicos de forma criteriosa. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  173. Olá, sinto dor de garganta, ouvido, muita salivação, principalmente a noite, uma tose parecendo que tem algo na garganta, dor nas costas e no tórax. O que deve ser?

    ResponderExcluir
  174. Boa tarde!
    Fui diagnósticada com esofagite, e além de todos esses sintomas eu tenho um zumbido persistente, com o tratamento esse zumbido vai desaparecer?

    ResponderExcluir
  175. Espero que compreenda que não é possível afirmar a causa de sua tosse sem examiná-la. Avaliar pela internet pode gerar erro. O seu relato sugere que a tosse esteja relacionada com o refluxo. A minha sugestão é que você procure atendimento médico pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  176. Lívia: é pouco provável que o zumbido seja causado pela presença da esofagite. Aconselho que entre em contato com o (a) médico (a) que a acompanha e peça que a oriente pois conhece seus dados clínicos e a examinou, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  177. Oi estou sentindo alguns meses um encomodando muito grande na garganta tomei ate remédio de verme achando que era mais pelo visto não. ..
    Tô sentindo algo na garganta como se eu fosse vomita algo ácido sei lá não dá pra descrever. .. será q pode ser alguma doença?

    ResponderExcluir
  178. Dani: infelizmente não é possível fazer diagnóstico e afirmar se pode ser alguma doença pela internet, sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico para que possa ser orientado de forma apropriada. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  179. Tomei o Xefo e sou asmatico e tipo , passou o efeito colateral dele que era falta de ar e agora eu ainda estou devido a esofagite , mas pq continua a falta de ar ? pfv me ajuda :/

    ResponderExcluir
  180. Laila: Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  181. A falta de ar é um sintoma da asma, mas pode ter outras causas. Por isso, para afirmar porque a sua falta de ar não melhorou, é preciso examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo que entre em contato com o (a) médico(a) que trata de sua asma e peça que oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Oi boa tarde! O meu relato é que na verdade não sinto nada durante o dia mais só basta deitar para assistir algo tipo: deitar inclinar um pouco a cabeça tipo: colocando um travesseiro a baixo na cabeça e já começa a sensação de peso na garganta, como se tivesse alguma coisa na garganta e chega a incomodar com umas dores leves de incomodo no pescoço, o que poderia ser isso? Fico grato se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  183. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O seu relato sugere que possa ser um tipo de refluxo GE, mas não é possível afirmar sem examinar. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, para que seja orientado de forma adequada e segura. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  184. Boa tarde! Comecei a primeiramente sentir azia todo o dia. Depois me veio a falta de ar constante. Então junto o cansaço, e um bolo na garganta. Dir no peito e na parte do abdômen. Isso indica que eu sofro de refluxo? E descobri também que eu tinha hiptetismo. Então dr eu pedi para o médico passar o exame para eu. Ele falou que não precisava. Me passou um remédio para azia.será que eu tenho refluxo pelos sintomas citado? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  185. Bárbara: o refluxo gastro esofágico pode causar os sintomas que descreve. Mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Vanessa
    Oi ja tem um tempo q sinto isso eu arroto muito a sensaçao de algo preso na garganta e a comida volta sinto peso no estomago fui ao clinico e ele disse q pelos sintomas e refluxo e preciso procurar um gastro e horruvel essa senssaçao vou marca consulta com o gastro sera q e refluxo ?

    ResponderExcluir
  187. Vanessa: Os sintomas que relata podem ser causados por um refluxo gastro esofágico. O médico especialista em gastroenterologia poderá orientar de forma mais adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. Ola me chamo fatima ha uma semana tou sentindo um aperto na garganta como se tivesse faltando meu ar, e me queixo que foi depois do salame que comir pois fiquei com a sensação de barriga inchada e dai tomei um omeprazol e no dia anterior sentir essa falta de ar.
    Sinto q meu ombro estao pesando e dai desce um liquidp na minha garganta e sinto como tivesse doendo os seios da face e como se tivesse impendindo minha respiração. Também nao consigo arrotar direito e geralmente boto toda comida pra fora quando tento arrotar. Me ajudem o que pode ser.

    ResponderExcluir
  189. Me ajude sinto falta de ar um aperto na garganta e sinto como se descesse um liquido na garganta quando elevo meu pescoço.
    N consigo arrotar e quando tento eu coloco toda comida pra fora. Tambem sinto dores no ombro.

    ResponderExcluir
  190. Fátima e Ewerton: é provável que seja um caso de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que pode ser incômodo para a pessoa, afetando a sua qualidade de vida. Recomendo que procurem um(a) médico(a)especialista em gastroenterologia para confirmar o diagnóstico e recomendar tratamento adequado. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Olá me chamo amanda tenho 33 anos eu estou com sensação de algo na garganta ela fica seca a boca tbm é as vezes me dar um incômodo no peito junto com falta de ar estou receosa o que deve ser? Obg desde já

    ResponderExcluir
  192. Amanda bom dia. Nosso blog se propõe a esclarecer dúvidas sobre doenças alérgicas, formas de prevenção e tratamento. Infelizmente, não temos condições para fazer um diagnóstico e afirmar o que está causando seus sintomas sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico na forma tradicional de consulta, pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  193. Oi, toda vez que mexo com poeira fico sem ar na garganta, como faço pra melhorar isso?

    ResponderExcluir
  194. Junior: não é possível fazer diagnóstico sem examinar. Para confirmar se é uma alergia, aconselho que procure um atendimento com um(a) especialista alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  195. Olá ,muito obrigado pelo depoimento pois sofro de tudo isso descrito por culpa minha mesmo ,à um bom tempo que ja venho me alimentando muito errado , muitas horas sem comer e.quando comia era besteiras ,admito , mas mesmo sabendo disso eu passava apuros pois sofro de hipocondria que é mais.forte que minha ciência sobre alimentação , me.ajuda muito ler esses.tópicos , grato .

    ResponderExcluir
  196. Ficamos felizes em saber que podemos ajudar a superar a dificuldade. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Bom dia!
    Um certo dia em 2014, fazendo um rx de tórax de rotina, uma médica me diagnosticou com bronquite. Eu tinha 47 anos na época e nunca tinha até então nenhum problema pulmonar. Dias depois, em outro médico, comentei sobre isso, e ele me pediu outro raio x. Ouví então uma bomba! Que eu estaria com fibrose pulmonar, e me questionou se já havia tido tuberculose ou convivia em lugares com fuligens ou de poeiras inorgânicas, etc. Disse que não. Me esqueci de dizer que, ao lado da minha casa, há mais ou menos 23 anos, se instalou uma garagem de ônibus e todos os dias soltam descargas horríveis dos canos dos mesmos. Quando questionei sobre cura, ele disse que não havia. Que havia tratamento, para dar uma sobrevida, que no máximo seria de 3 anos. Fiquei aterrorizada, não comia, nem dormia, pois tenho duas crianças, das quais sou pai e mãe. Fui então a um renomado pneumologista e ele descartou a idéia de fibrose, e disse que no máximo, poderia ser uma asma. Me pediu o exame de espirometria, só que como perdí o convênio, não o fiz. Convênio esse que era co-participativo e com tantos exames que fiz quase nem recebia salário. Hoje, quase dois anos depois, quando deito, especialmente sobre o lado direito do corpo, sinto e ouço um chiado bem alto e comprido, que até meu marido que está ao meu lado ouve. Isto acontece somente quando eu expiro. E minha garganta e narinas estão cada vez mais secos. Me diz o que pode estar acontecendo. Estou até com medo de imaginar que possa ser algo grave. Tenho refluxo gástrico e ouvi dizer que também causa coisas do tipo. Me auxilie, por favor! Obrigado!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno