16 junho 2012

Alergia a amendoim

Festa junina tem que ter amendoim: paçoca, beijo quente (amendoim com chocolate), pé de moleque, canjica com amendoim, bolo e até o próprio amendoim torradinho. Quantas delícias! Mas para o alérgico, pode ser um verdadeiro campo minado!

A alergia ao amendoim é comum em vários países, como nos Estados Unidos, sendo mais rara no Brasil. Estudo brasileiro realizado em 2004 apontou para a maior frequência na faixa etária entre 5 e 12 anos de idade.

O amendoim (Arachis hypogaeae) é uma leguminosa da família Fabaceae natural da America do Sul. Rica em óleo e proteínas, já fazia parte da dieta de povos no Peru há 10.000 anos. Hoje é a quarta oleaginosa mais cultivada sendo suoerada apenas pela soja, algodão e canola. Contem 11 proteínas (componentes) descritas com o

Os sintomas surgem num tempo que varia de minutos até duas horas após a ingestão do alimento, podendo ocorrer já na primeira vez,ao contrário de outras alergias.

Sintomas
- Urticária e angioedema são as reações mais comuns.
- Sintomas respiratórios, como por exemplo, tosse, falta de ar, chiados no peito podem ocorrer.
- Sintomas gastrintestinais: diarréia, vômitos
- Anafilaxia: sintomas graves de alergia

Reações cruzadas
Até 50% das pessoas alérgicas a amendoim podem ter também sensibilização a nozes e gergelim e em menor escala a feijão e ervilha.

Diagnóstico
A alergia ao amendoim pode ser reconhecida baseado na história do paciente. 
- O teste realizado na pele é feito no consultório e rápido, mostrando o resultado em 15 a 20 minutos. 
- O teste no sangue (dosagem da IgE específica) é feito no laboratório. Mas é preciso cuidado na interpretação pois valores muito baixos não são indicativos de alergia. A análise do resultado deve ser feita pelo alergista, pois existem casos duvidosos falso positivos ou falso negativos. 
- Teste de provocação, ou seja, a pessoa ingere o alimento para avaliar sua reação. Mas, deve ser realizado apenas com supervisão do alergista, em ambiente hospitalar, devido à possibilidade de reação grave, nas pessoas mais sensíveis. 


Tratamento
Até o momento, a orientação aos alérgicos consiste na sua aliminação da dieta, o que nem sempre é uma tarefa fácil, já que a presença do amendoim pode estar mascarada, principalmente no caso de alimentos industrializados.
- O paciente e sua família devem ser orientados para ler os rótulos  e a reconhecer formas "escondidas" de amendoim na receita de tipos variados de alimentos. 
- É possível a contaminação  de alimentos isentos de amendoim na sua composição  durante o preparo em restaurantes ou ainda durante seu fabrico e processamento, através de equipamentos.

Fonte: Alergia ao amendoim - de Oliveira LC & Solé D - Rev Asbai vol 35 nº1, 2012

6 Dê sua opinião:

Heloisa Zachello disse...

Agradeço a Deus e a quem se dispôs a fornecer tais dados através desse blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Heloísa, em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Volte sempre!

verusca_walmir disse...

Olá ... acho que estou com alergia á amendoim, faz 5 dias que não aguento mais de tanta coceira e vermelhidão no corpo e a unica coisa que eu comi que pode ter causado isso foi amendoim... também comi um mundo de amendoim rs rsrs só passa com antialérgico e quando começa a passar o efeito ela volta com mais força, fui no hospital mas o medico nem olhou direito e nem me explicou nada !!! quanto tempo pode durar isso?? obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Verusca: não tenho condições para afirmar o tempo de duração de sua alergia pela internet sem examiná-la, pois depende do tipo e da gravidade da reação ocorrida, bem como da medicação instituída. Conto com a sua compreensão. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

estou com inchaco nos olhos pode ser alergia a amendoim? estou comendo muito.Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A inchação (edema) nas pálpebras pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas. Para afirmar a causa, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. gratos por sua visita ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...