Pular para o conteúdo principal

Tem certeza de que é alergia?


Muitas pessoas pensam que têm uma alergia mas não procuram atendimento médico para confirmar o diagnóstico. Esta situação pode ser facilmente constatada lendo os comentários enviados para este blog.  Mas, certamente não é o ideal. Fazer o diagnóstico, confirmar se é uma alergia e qual o seu tipo é importante para a escolha do tratamento correto. As queixas podem ser parecidas, mas nem sempre terão a mesma causa. 

Tomemos como exemplo uma coceira: é um sintoma comum que pode acompanhar diversas situações, desde uma pele ressecada e irritada até doenças graves. Nem toda coceira é causada por alergia. 

Este mesmo raciocínio pode ser feito para a tosse, que pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas. 

A falta do diagnóstico poderá atrasar o início de um tratamento correto e impedir a melhora de uma doença. O ideal é procurar um médico especialista em Alergia e, na falta deste, um clínico geral, para receber uma orientação adequada. 




A base para o reconhecimento de uma doença ainda é a anamnese, ou seja, a coleta de informações feita pelo médico durante a consulta. O exame físico complementa estas informações. Testes e exames poderão ser necessários para finalizar o diagnóstico, como base para um tratamento adequado.  

Comentários

  1. Olá,boa tarde. Minha filha tem 9 meses e a pediatra passou uns exames e confirmou que ela tem alergia. Pois há mais de 20 dias ela está com uma tosse e chiado no peito, q no início era uma tosse seca e agora está com catarro amarelo. Ela já fez o tratamento por 7 dias com predsim, sinot clav, abrilan, salsep e rilan 4%. E continuou com a tosse e o peito chiando do mesmo jeito. Voltei novamente com a pediatra ela me encaminhou para o alergista. Contei os sintomas e ele me receitou um xarope alergenico,salsep e rilan 2%.
    Pois ele me disse q nessa idade 9 meses ,q nao adiantava me pedir exames pq dificilmente iria dar positivo e a maioria dos resultados iria ser negativo. E no final ele acha q pode ser uma alergia respiratória.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.Crianças pequenas têm características próprias: 1) seu organismo é imaturo
    2) As vias respiratórias infantis, são mais estreitas, sua imunidade ainda é imatura.
    3) Nem sempre os sintomas respiratórios são causadas apenas por alergia. Podem contribuir: vírus, refluxo, entre outras causas.
    4) Testes (realizados na pele ou no sangue) tendem a ser negativos.
    Em resumo, o diagnóstico é clínico, ou seja, baseia-se na análise clínica feita pelo(a) alergista e não em testes ou exames.
    Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Minha filha toda vez que come ketchup a pele do rosto onde ele encosta fica toda vermelha. Não sei se ela tem algum tipo de alergia a alguma substância do tal produto. Porem contei sobre o ocorrido na creche que ela vai estuda e ela só vai poder frequentar a aula quando eu leva um laudo médico referente ao que de fato ela tem alergia . preciso sabe qual medico procurar e qual tipo de exame ela terá que fazer. Há! Ela tem 3 anos e 5 meses. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Cecília: boa noite. O especialista indicado para esclarecer o diagnóstico é o(a) médico(a) alergista. Nem sempre haverá necessidade de testes. A base para o diagnóstico é a avaliação criteriosa da história clínica apresentada por sua filha. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia gostaria de saber se vcs fazem exames de alergia a medicamentos, já fui em vários alergista e a maioria n faz.

    ResponderExcluir
  6. Daniele Bom dia. Existem poucos medicamentos que podem ser testados. Por isso, nos casos de suspeita de alergia a medicamentos, pedimos que primeiro seja realizada uma consulta para analisar seu caso e depois possamos indicar a conduta mais adequada para seu caso. Mas, é importante ressaltar que o diagnóstico é clínico. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Surgiu uma alergia em mim,principalmente no rosto que esta bem grosseira, e um pouquinho costas!
    Tenho 22 anos e tenho hepatite auto imune descobri com 15 anos.
    Quando começei a tomar os remédios, prednisona de 40 ml azatioprima(imura)Espirolactone e alguns outros me surgiu varias reações colaterais inchaço, muitas espinha no rosto doloridas, estrias e muitas oitas coisas.

    Porém meus exames foi melhorando e assim abaixando as doses ,mas nunca parei de tomar a prednisona e no momento tomo de 10 ml. Fui na medica que faço tratamento pois através da hepatite surgiu a cirrose hepática.
    Mas durante estes 7 anos que venho tratando não tive nehuma alergia no rosto tão forte, também entrei para fila de transplante de figado, quando o meu meld subiu bastante para 32 ,tive algumas descompensacoes etc.
    Porem agora estou usando 10 ml de prednisona e os outros remedios de sempre. Tive uma grande melhora !
    No dia 23/03/2017 a medica me retirou da fila do tranplate! E fui perguntar dessa alergia ,que surgiu, ela disse que era reação da prednisona, mas se faço o uso tem 7 anos ela ia me dar essa alegria agora?? Outra coisa que não relatei a ela foi que tinha tomado (fluxonazol) perguntei na farmácia pois estava com uma coceira na vagina ,eles me indicaram esse remédio. Até relatei q tinha problemas no figado, mas ele disse que nao tinha problema.
    Mas enfim pode ser o fluxonazol?
    Pois penso que só a prednisona não iria causar alergia !

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. A alergia a um determinado medicamento é uma reação imprevisível e pode surgir mesmo quando a pessoa já utiliza a medicação. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para orientá-la. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno