19 setembro 2010

Vitamina D e Alergia

A vitamina D é conhecida pela sua capacidade de regular o cálcio e o fósforo na corrente sanguínea e se associar a saúde dos ossos (mineralização óssea adequada). Entretanto, novos estudos vêm demonstrando que essa vitamina é capaz de influenciar o sistema imunológico, tendo uma importante função na prevenção de doenças inflamatórias e doenças auto-imunes. Em muitos países, onde há pouca incidência de sol, a diminuição sanguínea da vitamina D está associada ao aumento da prevalência de doenças inflamatórias, incluindo alergias.

NOTAS:

1) Portadores de alergias podem se beneficiar com uma dieta com alimentos contendo vitamina D.


2) Alérgicos (crianças e adultos) devem pegar sol, pelo menos 20 minutos, diariamente.


3) É relatada a associação da deficiência em vitamina D com formas de asma mais graves.


4) Alimentos fontes de vitamina D: gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes como a cavala, o salmão e o arenque. Em menor quantidade, a sardinha e o atum também têm a vitamina.


5) O uso de protetores solares podem interferir na absorção da vitamina D, em especial com produtos bloqueadores solares.


6) O uso de vitamina D sob a forma de medicamentos só deve ser feito com supervisão médica.

Fonte: WebMD

Nutricionistas: Karina Barros, Marilucia Venda


8 Dê sua opinião:

aninha pontes disse...

Ou seja, não é difícil se prevenir né?
O sol é de graça, e os alimentos, nada difíceis.
Parabéns pela matéria, mais uma vez.
Um beijo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A prevenção pode vir de soluções simples mas pode conquistar grandes resultados. Obrigado pela visita, Aninha!

Loka disse...

Olá Dra. Fátima, estive hoje no seu consultório, e hoje resolvi deixar um mensagem parabenizando pelo trabalho desenvolvido no site!! Continue assim!!! Um forte abraço, e quem sabe possamos tomar um vinho em Friburgo em breve? Edilson Barros

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Edilson. Um abraço. Volte sempre ao nosso Blog.

Anônimo disse...

olá , meu nome é karla e há 6 meses tenho urticaria do tipo dermografica. tomo cetirizina 20mg 1x ao dia e ainda assim coço e fico bastante marcada. engordei 5 k e essa doença tem me impedido de ter uma vida normal,devido as marcas e sono . ja fui ao medico, fiz varios exames e nao consegui relacionar nehum alimento ou medicamento a isso. me ajudem ,moro no df .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karla: compreendo sua preocupação, mas não há como confirmar o diagnóstico, definir a causa e indicar tratamento de sua urticária através da internet. É essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente ou procure uma segunda opinião. Para localizar um alergista no Distrito Federal, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Maria Flores disse...

Excelente....bom saber! No caso do atum e sardinha enlatados,por exemplo, acho que perde bastante a recomendação diária....não? Onde moro não encontro nada fresco. Parabéns mais uma vez pelo blog...assinei e adoro receber seus textos!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Flores: o ideal é o uso do peixe fresco, mas se não for possível, vale improvisar. Muito obrigado por seu carinhoso incentivo! Suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...