Pular para o conteúdo principal

Antialérgicos ou Anti-histamínicos



Histamina é o nome da substância química mais famosa envolvida nas reações alérgicas. Quando a histamina é liberada, provoca dilatação e inchação dos vasos, bem como aumento secretivo e coceira. No caso da rinite, a presença da histamina ocasiona coceira, espirros, coriza e bloqueio nasal. Na urticária provoca placas avermelhadas com muita coceira na pele. Na alergia ocular, resulta em coceira, avermelhamento e irritação da conjuntiva dos olhos. Na dermatite atópica pode ajudar no controle da coceira, que é intensa e prejudica a pele, agravando a doença.
Desde a década de 30 observou-se que era possível aliviar os sintomas da alergia usando remédios que antagonizassem com a histamina. Mas, só na década de 40 foi lançado o 1º remédio anti-histamínico. Desde então, o conhecimento só fez crescer e hoje dispomos de muitos remédios com esta finalidade.
É importante lembrar que a histamina não é exclusiva da alergia pois participa também de outras doenças. Por isso, hoje existem anti-histamínicos usados no tratamento de vômitos, vertigens, etc. Mas aqui falaremos apenas dos remédios usados no tratamento das alergias, chamados de ANTI-HISTAMÍNICOS H1 (ou antialérgicos H1 podem ser divididos em 2 grupos: 1) Clássicos e
2) Não Clássicos

Antialérgicos ou Anti histamínicos H1 clássicos
Estes são os antialérgicos mais antigos, chamados de primeira geração, pois foram os primeiros a serem usados no tratamento das doenças alérgicas, sendo os mais conhecidos:
- Dexclorofeniramina
- Hidroxizina
- Prometazina
- Ciproeptadina
Efeitos colaterais:
O efeito mais comum e incômodo é a sedação. Citam-se ainda: sonolência (ou agitação), diminuição da concentração, alterações de memória e da coordenação psico-motora. Podem causar também: boca seca, visão turva, retenção da urina, aumento de apetite e ganho de peso. Estes medicamentos devem ser evitados em motoristas, pilotos ou em trabalhadores em risco de acidente.
Uso associado:
Alguns remédios associam antialérgicos H1 a descongestionantes. Algumas destas associações são comercializadas com venda livre e até anunciadas na mídia como antigripais. Mas, seu uso deve ser evitado, a não ser quando prescritas pelo médico.
A associação com descongestionantes (pseudoefedrina) pode provocar efeitos colaterais desagradáveis, como: taquicardia, palpitações, insônia, nervosismo e irritabilidade, entre outros.


Antialérgicos ou anti histamínicos H1 não clássicos
Este grupo de medicamentos é também conhecido como de “segunda geração” ou de “nova geração”, pois são os mais modernos, englobando uma vasta gama de produtos, pertencentes aos seguintes grupos:
- Loratadina
- Desloratadina:
- Cetirizina
- Levocetirizina
- Ebastina
- Fexofenadina
O surgimento destes medicamentos foi um avanço, pois proporcionam alívio dos sintomas causando pouca sedação, com mínimos efeitos na atividade psicomotora.
Em alguns casos, pode ocorrer dor de cabeça (cefaléia), sendo o efeito colateral mais significativo. A maioria está autorizado para uso em crianças e adultos. Desloratadina e fexofenadina estão autorizados para uso após 6 meses de idade, sendo os demais recomendados após 2 anos de idade.
Uso associado
Estes medicamentos também podem ser usados em associação com pseudoefedrina, resultando em efeito descongestionante. Neste caso, o nome comercial vem acrescido da letra D. Do mesmo modo que nos AH clássicos, deve ser feito com cautela devido à possibilidade de efeitos adversos, em especial: insônia. agitação, taquicardia, ações na próstata e glaucoma, entre outros.


Antialérgicos – anti histamínicos de uso nasal e ocular
Recentemente foram lançados medicamentos antihistamínicos pra uso em forma de spray nasal ou de gota ocular de forma a atuar no tratamento direto da rinite e da alergia ocular, com mínimos efeitos colaterais. São eles:
- Azelastina
- Olopatadina
- Emedastina
- Cetotifeno


Antialérgico – anti histamínico fitoterápico
Existe antialérgico no mercado à base do extrato das folhas de Petasites hybridus


Antialérgico – anti histamínico usados sob forma de cremes e pomadas
Não são recomendados para uso devido à sua baixa eficácia e alto índice de alergia, dermatite de contato, muitas vezes de grande intensidade, comprometendo o paciente.

Comentários

  1. Anônimo5/8/16 11:15

    olá meu filho faz uso de polaramine com frequencia havera risco no futuro,e ele esta sempre gordinho este medicamento contem corticode,msm ele usando este medicamento os caroços ñ parar de sai esta sempre com feridas no corpo,e tds pediatria q levo só falar q é alergias,e nunca passar nada pra cobater pra sempre com essa alergias mim da uma resposta urgente por favor

    ResponderExcluir
  2. Beatriz: o tempo de uso de um medicamento antialérgico não é padronizado. Varia pois depende do que se queira tratar (diagnóstico, gravidade), das características do paciente, etc. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Polaramine não é um corticoide, mas sim um antialérgico (anti-histamínico)Tem efeito de alívio, mas não controla a doença. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se alguém pode me ajudar. Meu filho mais velho qdo menor tinhacrises alergicas frequentes. O pneumologista e alegologista da familia receitou um remedio , elixir para que ele tomasse 5 ml ao dia. É um remedio mtoeficaz e que resolveu o problema dele. Minha filha mais nova agora apresenta estes mesmos sintomas e o medico ja nao esta mais aqui para poder me socorrer. Alguem sabe o nome deste elixir diario q se toma apara ajudar na melhora da imunidade e melhorando assim a bronquite e alergia tbm?

    ResponderExcluir
  5. Vanessa. Boa tarde. Desconheço a medicação que refere. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Minha filha, quando tinha 4 anos, apresentou descamação nas mãos. Após consulta médica, descobrimos que era alergia de contato: ela tinha uma bicicleta em que a ponta do guidon(manete) era revestida por um plástico macio, cor de rosa. Descobrimos que ela alérgica ao pigmento cor de rosa desse plástico. Retiramos esse plástico e colocamos outro de borracha natural, sem corante. Acabou o problema, nem precisou tomar remédios.Espero que ajude. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Estou tomando deslorotadina e montelair queria saber se há problema ingerir álcool em quanto tomo?

    ResponderExcluir
  8. Os antialérgicos, quando tomados em combinação com álcool podem provocar sonolência excessiva e afetar a coordenação motora. Por isso, a mistura não é indicada para quem necessita exercer tarefas que precisem de concentração e atenção. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!! Sempre fui muito alérgica, mas ultimamente tem piorado bastante. Fico com, além da rinite, muita coceira nas mãos, queixo e pés. Já tenho alergista marcado, mas tenho tomado Allegra D todos os dias, nos últimos 20 dias e ainda faltam 10 dias para minha consulta. Existe algum problema no uso contínuo desse medicamento? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/9/16 18:51

    Estou com urticaria a mais ou menos 2 meses, fui a uma alergista da minha cidade, fiz muitos exames e não detectamos a causa, ela receitou Alegra 120 mg, mas quando eu paro o medicamento os sintomas voltam, gostaria de saber quais os problemas que posso ter com o uso contínuo desse medicamento. Grato.

    ResponderExcluir
  11. Carol: Allegra D contém dois medicamentos em associação: um antialérgico (anti-histamínico) que é a fexofenadina e um descongestionante que é a pseudoefedrina. O uso prolongado não é recomendado devido aos possíveis efeitos colaterais da pseudoefedrina. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Existem casos de urticária de duração arrastada e que necessitam uso de anti-histamínicos (antialérgicos) por mais tempo. Allegra 120 é seguro mesmo no uso prolongado. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite gostari de uma resposta pois estou preocupada com meu filho de três anos está tomando hixizine devido a uma tosse constante alérgica deu uma dose de 2,5no e ele dorme desde as 17h já são 23;30 .é normal ? Acho quer vai virar a noite

    ResponderExcluir
  14. Minha filha está tomando PROPILRACIL e teve alergia, ficou com urticária é muita coceira no corpo. O médico mandou tomar Allegra. Como é um tratamento longo será que ela vai poder continuar com isto ? Ela já tentou tomar o Tapazol mas tb deu problema , teve seus leucócitos diminuídos . Pode tomar antialérgico junto com o outro remédio por quanto tempo ??

    ResponderExcluir
  15. Hixizine pode causar sonolência. Aconselho que fale oom o(a) médico(a) que trata do seu filho Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Já investigou dermatite atópica? Pelo que descreve são sintomas parecidos com os que eu tive na infância e permaneceram na vida adulta...

    ResponderExcluir
  17. bom dia, a desloratadina é um corticóide?

    ResponderExcluir
  18. Claudia: Bom dia. Não é possível dar uma resposta padronizada para sua pergunta. A necessidade e o tempo de uso da medicação não é igual, varia em cada pessoa. Os dados que envia não permitem uma conclusão adequada. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender sua filha no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  19. Vivi Bom dia. Não entendi sua dúvida Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Aline Bom dia. Desloratadina não é um cortícóide. É um antialérgico (anti-histamínico). Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE MEU FILHO TEM 1 ANO E 3 MESES DESDE QUE JUNHO QUANDO TEVE PNEUNOMIA ELE VIVE COM O NARIZ ESCORRENDO, TENDO TOSSE COM.SECRECAO, OUTRAS VZ SECA QUE CHEGA A VOMITAR....O PEDIATRA VIVE DANDO VARIOS REMEDIOS PARA ELE TOMAR....JA FAZEM 4 MESES QUE TOMA MONTELAIR, JA TOMOU UM FRASCO DE PRELONE, 1 FRASCO DE CELESTAMINE, XAROPE FITOTERAPICO (Hevelair), SEM FALAR NAS INALAÇÕES COM CLENIL A, PULMOCORT.... ATROVENT, BEROTEC ENFIM JA TOMOU E TOMA DE TUDO, POR HORA ELE ESTA FAZENDO USO DO PREDSIN, AVAMYS E MONTELAIR....ISSO VEM SENDO CONTINUO POIS QUANDO NÃO É O PEDIATRA NEO QUE RECEITA SÃO OS PLANTONISTA DO HOSPITAL...E ISSO ESTA ME PREOCUPANDO POIS ACHO MUITA MEDICAÇÃO, SERIA O CASO DE PROCURAR UM ALERGISTA PARA TRATAR DELE?

    ResponderExcluir
  22. Eu quero saber se posso tomar Ebastel por muito tempo. Porque tomei uma caixa de 10 comprimidos e pasou imediatamente toda a coceira no corpo, logo no início. Quando terminei de tomar o remédio, quatro dias depois, a coceira voltou. Quero repetir o remédio, mas o médico não consentiu. Passou outro. Mas ele não faz o mesmo efeito.

    ResponderExcluir
  23. O seu relato sugere que seu filho está precisando de um tratamento especializado. Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br na aba onde está escrito "Público" e depois no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Ebastel é um antialérgico (anti-histamínico). O seu efeito é de alívio - ou seja, não trata a doença, apenas alivia a coceira. É preciso pesquisar e combater a causa da coceira, ou o problema reiniciará quando suspender o uso do antialérgico. obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Minha filha de 6 anos tem dermografismo, tem cura. Está fazendo tratamento com ebastel, já está no segundo frasco e continua tendo crises de coceira.

    ResponderExcluir
  26. Dermografismo é um tipo de urticária física. O tratamento controla a doença e permite uma vida normal à criança. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde! Meu nome é Tatiana e tenho um bebê de 10 meses. Somos do Rio de Janeiro e viemos passar uns meses em Rio Branco, no Acre. Há mais ou menos três semanas meu filho começou com uma tosse. Liguei para o pediatra que o acompanha no Rio e ele receitou o DESLORATADINA,2,5ml uma vez ao dia. Agora, o levei na pediatra daqui de Rio Branco, ela disse que é alergia ao clima seco e receitou CLORIDRATO DE HIDROXIZINA, 3,0ml de 8/8h. Qual seria melhor adninistrar ao meu bebê? Qual a diferença e semelhança? Quais efeitos colaterais? Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Tatiana Boa noite. Os dois medicamentos são anti-histamínicos (antialérgicos). A diferença é que desloratadina é um produto mais moderno, de nova geração e hidroxizina é mais antigo de antiga geração. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Encontrei o blog de vocês recentemente e li todos os comentários em busca de alguma ajuda.
    Eu tenho um quadro alérgico que me acompanha há anos. Quando fiz o exame para determinar a que eu tinha alergia, entrei em um estado constante de dieta para evitar os alimentos que poderiam me prejudicar e passei a tomar a medicação (que no começo foi o Hixizine manipulado) regularmente. Por um tempo ajudou bastante e eu parei de ter crises constantes, que se caracterizavam por urticária e coceira extrema, tanto que passava noites sem dormir (e que acabou me fazendo desenvolver um quadro de estresse e insônia). Dois anos depois eu melhorei bastante, sem quadro de crise alérgica e achando estar controlada. Mas, de dezembro de 2015 para cá, as crises voltaram com ainda mais força. Voltei ao alergista e fizemos novos exames, voltando a uma nova dieta e fazendo uso de um novo medicamento: O Allegra. Não vendo resultado, passei a utilizar Fenergan, Betametasona, Dexametasona, Claritin, e mais um porrada se anti histamínicos já conhecidos, mas nenhum deu resultado e as crises só pioram cada vez mais. O alergista quer estudar melhor o caso, mas isso já tem dois meses e eu já não consigo manter nem mesmo minha vida social, pois até mesmo fui rejeitada de dois empregos por estar sempre com os braços, pernas e rosto vermelhos e cheios de caroços vermelhos, além de que a insônia me deixa com uma aparência ainda pior. Queria que me dessem uma luz, por favor. Já fui em quase todos os alergistas dessa minha cidade e sempre ouço a mesma coisa, já não aguento mais.
    Desde já, agradecida.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia. O seu relato sugere que voc}e apresenta um tipo de urticaria chamada de urticaria crônica espontânea, que tem difícil controle com as medicações habituais. Recentemente a ANVISA aprovou uma medicação para este tipo de urticária. O ambulatório do Hospital do Fundão no Rio de Janeiro possui um atendimento especializado para avaliação destes casos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Tenho alergia que responde inicialmente com manchas no corpo, mais forte na região próximo da axila, cotovelos, entre os dedos das mãos, sola dos pés e também no pulso. Coça muito e a pele fica avermelhada e quente. Em crises maiores fico com os lábios inchados, testa inchada, olhos inchados e até na região genital também já tive inchaços. Esta alergia acontece quase que todas as vezes quando vou dormir e ao acordar na madrugada já estou com coceira e inchaços. Fiz testes alérgicos e não deu nada. Não consigo descobrir o que causa esta alergia, porém desconfio de estresse. As vezes imagino que foi algum remédio ou comida, mas não consigo identificar o problema. 99% das crises ocorrem durante o sono na noite. Nas crises eu tomo Zyxem, Ebastel, Predsim, loratadina, etc. Fico melhor, porém em dias seguintes a alergia volta. Já não sei que fazer e tenho medo de ocorrer o tão perigoso Edema de glote. O que vocês me orientam já que procurei médicos e clínicas e nada foi identificado como causador da alergia?
    Porquê esta alergia só se apresenta quando vou dormir? Qual o melhor anti alérgico e por quanto tempo posso tomá-lo?
    Como descobrir a causa da minha alergia?


    Washington Cavalcanti
    Serra Talhada/PE.

    ResponderExcluir
  32. Washington Boa noite Boa noite. Para avaliar a causa do edema que descreve, é preciso:
    1) analisar seus dados clínicos de forma criteriosa, incluindo suas condições de saúde, outras doenças, medicações que faz uso, hábitos, estilo de vida, etc. (anamnese)
    2) fazer um exame físico cuidadoso
    3) realizar exames complementares e testes para confirmação da hipótese diagnóstica.
    Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia. Como posso ter acesso ao livro de vocês "é mais feliz quem respira pelo nariz?" Aglaene Nobre

    ResponderExcluir
  34. Aglaene Bom dia. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. ola bom dia queria saber qual pomada usar na minha bebe de 1ano e 9 meses ela tem alergaia a acaros e causa reacao na pele com dermatites e coça muito

    ResponderExcluir
  36. Romário: Boa tarde. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Eu tomo histamin pra renite mais des de agosto que passei e ingerir com mais frequência engordei sete kilos o que eu podia fazer , esse peso e corporal e inchaço?? Qual outro poderia usar?? Que não tivesse esse efeito

    ResponderExcluir
  38. Dayana: Boa noite. Os antialérgicos (anti-histamínicos) modernos, conhecidos como "de nova geração" não causam aumento de peso e nem sonolência, podendo ser substitutos do Histamin. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Olá, bom dia,
    admiro muito o trabalho de vocês e gostaria de tirar uma dúvida que sempre tive em relação aos anti-histamínicos. Possuo uma rinite alérgica muito grave, e quando tenho crises fortes (que muitas vezes ocorrem de maneira espontânea), tenho que infelizmente recorrer aos anti alérgicos além dos sprays nazais como Avamys, Nasonex... Já fui a inúmeros alergistas e os mesmos preferem prescrever os " H1 não clássicos" como desloratadina, loratadina, allegra... Claramente por serem remédios mais "novos" e com menos efeitos colaterais. Porém, nenhum destes remédios conseguem parar a minha crise (espirros, nariz escorrendo, tosse e até um pouco de falta de ar), houve inclusive uma vez que utilizei 3 comprimidos de desalex de tão forte que estava, mas parecia que não tinha tomado nada. Somente consigo parar minha crise alérgica tomando os clássicos como Fenergan, Polaramine ou Hixizine. E consequentemente esses possuem a sedação como efeito colateral. Muitas vezes se torna incomodo pois não posso tomar estes remédios em dias de trabalho e não posso me ausentar.
    Não consigo entender o motivo de só conseguir responder a estes medicamentos. Eles seriam mais fortes que os outros? Ou o efeito da sedação ajuda a parar a crise alérgica? Será que existe uma explicação para isso?
    Muito Obrigado e parabéns pelo excelente o trabalho com o blog.

    ResponderExcluir
  40. bom dia olha minha filha tem 4 anos a +- 5 meses ela apresenta uma tosse tipo um ataque de tosse ela ja foi tratada levada varias veses ao medico dela xarope -antialergico -inalaçao de tudo ja foi dado tipo uns 6 vidro de cada nao sei mais o que fazer diz que é alergia mais q alergia é esta que faz 6 meses que minha filha toma remedio e nao sara ha ela ja foi na clinica do pulmao tudo o que mandaram foi feito eles diz q esta normal nossa mas minha filha nao sara ,vcs poderia me indicar um anti alergico que faz efeito de verdade por favor (ciaisrael12@hotmail.com) 44-999291907 max.

    ResponderExcluir
  41. Quando tenho alergia a algum medicamento sempre tomo Polaramine. Estou fora do país e só encontrei o Clorfeniramina. Posso tomar esse no lugar do Polaramine?

    ResponderExcluir
  42. Do ponto de vista teórico, os anti-histamínicos preferenciais são de segunda geração, mais modernos e eficazes. Contudo, não se pode esquecer que a medicina não se baseia apenas na teoria. É essencial avaliar também a resposta do organismo, que é individual. Existem fatores variados envolvidos, mas parece que a genética é um ponto preponderante que faz com que uma mesma medicação com a mesma dose pode funcionar bem para algumas pessoas, mas não para outras. Da mesma forma, algumas pessoas têm efeitos colaterais e outras não. Por isso, é essencial conhecer cada pessoa para prescrever com segurança e eficácia. Gratos por sua visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Max Boa noite. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Maleato de dexclorfeniramina é o nome do princípio ativo do Polaramine. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde , minha filha desde pequena é muito alérgica e também alérgica a dexclorofeniramina portanto fica difícil medica la.hoje ela está com 20 anos e gostaria de saber se ela poderia tomar o alegra d que tem outra composição .pois quando ela toma o dexclorofeniramina sente calafrios e taquicardia .obrigada , marlene

    ResponderExcluir
  46. Marlene Boa tarde Não recomento que dê nenhuma medicação à sua filha sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Se ela faz taquicardia com a dexclorfeniramina, poderá ter também com Allegra D que contém a pseudoefedrina associadaao antialérgico (ant-histamínico)
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Posso tomar um comprimido de Cloridrato de Fexofenadina com um de Dicloridrato de hidroxizina?

    ResponderExcluir
  48. Ricardo: Boa tarde. É possível associar dois anti-histamínicos, mas é fundamental que seja feito sob orientação e prescrição médica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo3/2/17 23:00

    Gostaria de tirar uma duvida
    ,estou com urticaria, onde os 1 medicamentos q minha medica receitou foi o allegra e um outro a noite, durante 30 dias, mas apos o corte do remedio a urticaria voltou, mas voltou mais fraca, ai voltei no medico onde ela me receitou alektos 2 x por dia durante 30, mas estou preocupado porque na bula fala no maximo 1 x por dia....esta correto isdo ?

    ResponderExcluir
  50. Anônimo4/2/17 12:38

    desloratadina faz ganhar peso?

    ResponderExcluir
  51. O consenso de tratamento moderno para urticária indica o uso de antialérgicos em doses aumentadas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticaria”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite. Desloratadina é um antialérgico (anti-histamínico) de nova geração e não causa aumento de peso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Boa Noite ! Tenho urticaria ha 12 anos diagnostico causa desconhecida , ela vem no espaco de 2 a 3 anos. Zina nao funciona agora o medico passaou alektos vou testar porem estou com medo de engordar .Quando a crise esta forte eu tomo dexatametasona e tire e queda porem faco muito xixi e sinto muita fome .

    ResponderExcluir
  54. Clau Boa noite Alektos é um antialérgico (anti-histamínico) de nova geração. Não causa aumento de peso. Mas, tratar não é só tomar remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Tenho uma alergia muito recorrente, se eu não tomo antialérgico (no momento, allegra), ela ataca, os sintomas são sempre os mesmos: coriza, espirros ininterruptos e coceira no nariz. É irritante pelo fato de toda manhã acordar assim, alguns dias também ataca durante a tarde. Gostaria de me informar com que frequência posso fazer o uso do antialérgico, visto que este causa grande alívio. Também gostaria de saber se existe algum tratamento específico pra esse tipo de alergia. Grato.

    ResponderExcluir
  56. Edav: o seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica. Mas, não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. A rinite pode ser tratada e controlada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia,

    Terei que usar Altiva todos os dias (uso constante), devido a uma forte rinite. Gostaria de saber se esses antialérgicos influenciam no efeito do anticoncepcional e qual os efeitos colaterais do mesmo.

    Agradeço retorno!

    Helen

    ResponderExcluir
  58. Helen Bom dia. Desconheço relatos na literatura médica de interferência dos anti-histamínicos de nova geração (como por exemplo o que você fará uso) no efeito dos anticoncepcionais. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de saber porque mesmo minha filha fazendo uso de antialergicos( piemonte, ebastel) e omnares spray a rinite alérgica não tem uma melhora significativa? Mesmo fazendo uso de vacinas( imunoterapia). Há também cuido muito bem da casa e dos ambientes que minha filha de 3 anos mais fica. Gostaria de saber qual e o tempo medio que uma imunonizacaogaz efeito pra alergia?

    ResponderExcluir
  60. Só para constar, existe muita desinformação nesses comentários. Parem, em primeiro lugar, de tentar achar cura para alergia. NÃO EXISTE CURA PARA ALERGIA. Os pais preocupados ai acimam DEVEM encontrar o motivo da alergia e evitar o contato com o que está causando ela. Testes dermatológicos ajudam a descobrir do que vc tem alergia, mas o BOM SENSO é sempre o melhor.

    ResponderExcluir
  61. É verdade. A maior parte das alergias não pode ser curada. Mas a doença PODE SER CONTROLADA E PERMITIR UMA VIDA NORMAL À PESSOA, seja uma criança, um adulto ou um idoso. E realmente, o bom senso auxilia. A confiança que se estabelece entre o médico e a família, também são fundamentais para o sucesso do tratamento. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia, o médico me receitou Avamys por três meses para conhtrolar minha rinite. Por se tratar de um medicamento relativamente novo, gostaria de saber a respeito da eficácia dele, e também se o consumo de bebida alcoólica moderadamente causará algum mal significativo.

    ResponderExcluir
  63. Eliana: não tenho condições para opinar especificamente sobre sua filha. Porém, se o tratamento está adequado e não obteve nenhuma melhora, recomenda-se rever o diagnóstico e pesquisar se existe algum fator agravante que não permite a melhora. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Avamys é um corticoide para uso intranasal indicado no tratamento de controle da rinite alérgica. O efeito é direto na mucosa nasal e por isso não impede a ingestão moderada de bebida alcoólica. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Olá, sei que já faz tempo a postagem, mas achei o site e gostei por vcs responderem todas as questoes. Minha duvida é:
    Tenho rinite e o médico me indicou o Zina, mais fiquei na dúvida, uso ele somente quando me atacar a Rinite, tomo todo dia a vida toda, ou quando terminar a cartela (10comp) eu espero um tempo e começo outra?

    ResponderExcluir
  66. Você deve usar conforme foi receitado pelo seu médico. Não há uma forma única que seja correta para usar o antialérgico (Zina). Varia de acordo com o quadro clínico de cada pessoa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde!Primeiramente gostaria de parabenizar pela iniciativa do blog que é de grande ajuda para pesoas alérgicas,
    Gostaria de saber mais sobre o tratamento com vacinas, desde minha infancia sofro com crises de garganta como amigdalites e faringites crises estas constantes, já fiz de tudo que o senhor pode imaginar de exames recomendado: raio x nasal,exames de sangue, cultura d garganta,imunidade etc, sem nenhuma anormalidade constatada, porem em nova consulta recentemente um otorrino me diagnosticou com rinite alérgica e me passou um tratamento de 30 dias com desloratadina 5mg e uso toda noite do spray Awanys como também lavagem das narinas com soro fisiológico 3 vezes ao dia, terminei o desloratadina e com 3 dias a inflamação pesada na faringe começou novamente, não sei mais oq fazer e questionar o médico, sou muito alergico também a insetos, mas tb fiz um teste alérgico prick teste que constatou que tenho pouca alergia a insetos mas na vdd sou muito alérgico, qualquer picada de pernilongo a exemplo fico com uma reação forte inchado no local e quente, descontrariando o teste , o tratamento com vacina poderia ajudar no tratamento da rinite e alergia a insetos?

    ResponderExcluir
  68. Sim, Leleco. A vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) pode ser bastante eficaz no tratamento da rinite e da alergia a insetos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde A minha médica me passou prednisona e Allegra juntos tem problema?

    ResponderExcluir
  70. Boa noite. Sim. Os medicamentos citados podem ser usados associados. Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Meu filho tem 4 anos a médica receitou dicloridrato de hidroxizina, gostaria de saber se posso dar junto com ele loratadina.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde!
    Gostaria de saber se na composição do HIXIZINE comprimidos contém iodo ou/e corante vermelho pois estou numa dieta pobre de iodo para fazer uma cintilografia/pci(pesquisa de corpo inteiro) e a recomendacao é que nao posso consumir nada que contenha iodo ou corante vermelho.Estou com alergia na pele,bolhas pequenas pelos dedos das maos vermelhas e cheias de liquido.
    Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
  73. Cris: é possível associar dois antialérgicos (anti-histamínicos) Mas aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata do seu filho para que a oriente. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Hixizine é um antialérgico (anti-hstamínico) e não contém iodo. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. faz mas de um mês que estou com coceira no corpo todo,nao tem nem um vermelhidão somente na hora que coço. Ja tomeu loratatina e alektos mas mesmo assim nao para a coceira. Nao sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  76. Sou gilvan Tenho 35 anos tem um mês que estou com alergia na garganta coça muito fica avermelhada e cria bolinhas claras na carganta não posso beber nada gelado que piora na hora ..quero saber que tipo de alergia é essa é qual remédio tomar

    ResponderExcluir
  77. Bom dia. Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Por isso, os remédios podem não resolver o problema se a causa da coceira não for detectada e combatida. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  78. Gilvan Bom dia. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Meu filho tem rinite alergica principalmente no inverno moramos em Friburgo. Mais seu agravante sempre depois de muita tosse e a laringite que ocorre durante as madrugadas ou no amanhecer. Algumas vezes as 23hs. No inverno não saio da alergistá. ..E a mesma disse que já o cercou por todos os lados e que não tem mais o que fazer....Me encaminhou para otorrinolaringologista. Nutricionista. Exames de alergia( sangue) ultra sono da face etc. Gostaria de saber se existe alergia a baixa temperatura e pq com 7 anos e 7 meses ele ainda tem laringite. Sem falar qUE para bronquite ele faz uso de sinbycort 6/200. Faz antialergicos sempre variando de alegra para desloratadina ou zyzen até loremix D a meu pedido. Isso de tempos em tempos...A longos prasos...Sendo que chega em um momento que parece que tudo é em vão em outros parece estar dando certo....Meu filho está muito acima do peso será que tem haver com tudo processo alérgico que vem tratando ao longo dos anos.Predsim sempre que preciso...Nasonex direto...sinbycort a 1 ano e meio...pulmicort inalatorio sempre que preciso...montelair no inverno todo....E antialergicos. Já fez exames de alergia e não acusa alergia nenhuma no sangue e tomou vacina imunoterapia bacteriana por 6 meses para evitar infeccoes.tem algum Conselho para mim...Vcs ai da policlinica

    ResponderExcluir
  80. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível emitir um parecer, em especial num caso de complexidade como descreve, sem examinar seu filho pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. A nossa equipe está ao seu dispor para atendê-lo e poder assim prestar esclarecimentos. Contamos com a sua compreensão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Oi tenho 30 anos sempre que pego gripe logo após tenho axo eu uma alergia nos olhos é a pior coisa do mundo o que devo fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
  82. Eu fui pintar meu cabelo e quase morri minha cabeça inchou muinto e deu feridas e eu sei quê foi à quimica PPD qual séria o remédio quê combatê este PPD alguém pode me ajudar por favor algum remédio quê eu possa usar antes de pintar meu cabelo para inibir está alérgica?...

    ResponderExcluir
  83. Ítalo: antialérgicos não impedem a alergia de contato Recomenda-se não usar o produto. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Bom dia, meu filho tem rinite alérgica. E está usando agora koid d, piemonte e rilan spray nasal. Gostaria de saber se ele pode fazer exames de sangue alergia (ige, IGM etc) durante o uso destes medicamentos. Obrigada

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde. As medicações citadas não interferem no resultado da dosagem da IgE específica realizada no sangue. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Olá. estou numa crise alérgica, com tosse seca. Há 5 dias tomando Predsim 40mg (pela manhã) e Brondilat em 12/12 horas. lavo o nariz com Rinosoro (3 vezes ao dia) e Avamys (2 vezes ao dia). Quando chega a noite não tenho sono e a tosse aumenta. (já fazem 5 dias que só durmo quando amanhece). Poderia tomar algum outro remédio para aliviar a tosse às noites e dormir melhor? tipo Polaramine? ou outro??

    ResponderExcluir
  87. Talyane O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Boa noite, amei esse blog. Tenho 2 filhos alérgicos a várias coisas: mofo, pelo, corante e etc. Tenho dado loratadina frequentemente, agora tá saindo uns caroços de luz e quando estouram viram feridas, isso é da alergia ou sangue fraco?

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde, gostaria de saber qual medicamento de nova geração substitue o celestamine, no caso de dermatite de contato. Grata

    ResponderExcluir
  90. Nildinha Bom dia. Para afirmar a causa, só mesmo examinando as lesões na pele pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanhada o tratamento dos seus filhos, para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Barbara:não existe uma medicação que sirva para todos os tipos de dermatite de contato. A escolha varia em cada caso, baseado no tipo, forma, gravidade, idade do paciente, características clínicas, etc. Por isso, é mais seguro que entre em contato com o (a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Oi, bom dia, a alergiologista do meu bebê passou hixizine por 30 dias pode?

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde. Meu filho de dois anos está há um mês tossindo a noite depois de tomar a mamadeira. Já tomou koid d, abrigar e desloratadina. Não resolveu. Posso dar previne que é antialérgico junto com o abrilar que é expectorante? Ou é melhor dois antialérgicos como previne e hixizine?

    ResponderExcluir
  94. Bom dia. Não tenho condições para opinar sem saber os dados clínicos do seu bebê e sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida e seus temores à médica que o atendeu. Opinar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  95. Gostaria de saber se em caso de tosse seca/alérgica ininterrupta, posso usar dois comprimidos de Zina, apenas por uma vez. Ou, então, se existe outra alternativa. Obrigado

    ResponderExcluir
  96. A base para tratar a tosse é definir sua causa. A expressão "tosse alérgica" é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinitealérgica pode ocasionar a chamada secreção pós-nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta, provocando tosse. Em suma, se não definir a causa da tosse, a medicação não resolverá, mesmo aumentando a dose. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Anônimo3/8/17 18:07

    Tenho alergia a sandália de borracha e couro. Existe alguma sandália indicada para meu caso ?

    ResponderExcluir
  98. Boa noite. É preciso realizar um teste de contato para identificar qual a substância causadora da alergia. por isso, recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. bom dia, ESTOU TAMBEM COM UM PROBLEMA COM URTICARIA, FUI EM VARIOS MEDICOS, ME PASSARAM EXAMES DE SANGUE, EXAME P DESCONBRIR SE TENHO ALERGIA DE ALGO, E TOMEI JA VARIOS REMEDIOS E A URTICARIA VAI EM VOLTA, JA TEM MAIS DE 3 MESES QUE TO NESSA VIDA E NAO SEI MAIS O QUE FAZER .. PRECISO DE AJUDA..

    ResponderExcluir
  100. Minha filha vai fazer teste alérgico ela pode continuar tomando alegra até o dia do teste?

    ResponderExcluir
  101. Boa noite!
    Geralmente meu filho cansa quando está resfriado ou quando passa por uma virose, ele é asmático?
    O médico receitou flixotide, mas ele fica muito agitado, nervoso, não consigo administrar essa medicação.
    O pediatra então receitou fumarato de cetotifeno associado com vitamina B12, esse tratamento é eficaz?
    meu filho tem 4 anos.

    ResponderExcluir
  102. Existe um tipo de urticária chamada de espontânea, onde a causa não é detectada por exames ou testes. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde.
    Tenho rinite cronica, depois de adorei um cãozinho da rua, embora ele tenha os melhores cuidados e esteja sempre limpo minha alergia está pior, tenho tomado levocetirizina quase diariamente. Tenho uma coceira na gargante que não me deixa respirar. Gostaria de saber se posso ter algum problema a longo prazo devido ao uso diário da medicação?

    ResponderExcluir
  104. Olá boa noite, meu filho está com uma tosse muito seca ,a doutora receitou, seki e predisim, mais ainda ñ resolveu o problema ele continua tossindo e esses remédio, pode ser administrado juntos.?

    ResponderExcluir
  105. Bo noite. Não é possível afirmar se seu filho é asmático baseado apenas nos dados enviados em seu relato Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Drielli Boa tarde. O uso do antialérgico (levocetirizina) é seguro. Contudo, se você não se tratar adequadamente e se não controlar os fatores agravantes, o simples uso do medicamento não resolverá o problema. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Olá bom dia.
    Passei por um processo de infeção urinária e o antibiótico me deu uma ração alérgica, vermelhidão na pele e coceira nas orelhas,mamilo, palma das mãos , sola dos pés , fui a emergência e tomei injeção de fernegam e me passaram o medicamento Zina (dicloridrato de levocetirizina) , estou no segundo comprimido pois é um por dia, ainda sinto a coceira, gostaria de saber se esse medicamento é indicado para esse caso, ou se faz necessário voltar ao médico pra troca?

    ResponderExcluir
  108. S. Santos Boa noite Levocetirizina (Zina) é um antialérgico e adequado para tratamento da alergia. Contudo, se não obtiver melhora, recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Olá ,minha filha de 3 anos estava com a garganta cheia de manchas brancas,ela tomou amoxilina por 7 dias,e no dia seguinte começou aparecer uns calombinhos no corpo dela,não no corpo todo,as vezes a barriga ai sumia,aparecia nas costas,sumia e aparecia no rosto,daí levei ela no pediatra,ele examinou e disse que não era nada grave,que podia não ser da amoxilina e sim alguma outra coisa.quando ela tinha uns 2 anos mais ou menos,aconteceu a mesma coisa ,levei ela no medico,ela tirou o antibiótico,examinou e já não tinha mais nada na garganta,so que continuou dando os msmos calombinhos,retornei com ela no médico,ai ele tornou examinar e disse que era uma virose chamada de mão,pé,boca.e disse que melhoraria sozinho.E agora como aconteceu a msma coisa,será que seria uma outra virose?já que tem uma semana que ela esta com isso,so que esta melhorando,e detalhe:ela não está dando febre.obrigada!

    ResponderExcluir
  110. Qual a diferença entre o ebastel e alektos em relação à eficácia no tratamento da rinite ou sinusite?

    ResponderExcluir
  111. Bom dia. É preciso examinar sua filha. Por isso, recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar sua filha, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  112. QUERO TIRAR UMA DUVIDA..
    O QUE MELHOR DE ANTIALERGICO ALLEGRA IU LORATADINA?

    ResponderExcluir
  113. Bom dia. Os dois medicamentos (Ebastel e Alektos) são antialérgicos (anti-histamínicos) de nova geração e com perfil de ação semelhantes e eficazes. Contudo, a aceitação e resultado final da medicação são características bastante individuais, ou seja, variam de pessoa para pessoa. Por isso, o resultado final clínico também é individual, ou seja, varia de pessoa para pessoa. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde. Os dois medicamentos (Allegra e Loratadina) são antialérgicos (anti-histamínicos) de nova geração e com perfil de ação semelhantes e eficazes. Contudo, o princípio ativo é diferente. Não se pode afirmar que seja melhor ou pior. São diferentes e a indicação varia de acordo com o tipo da alergia bem como da gravidade dos sintomas. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. bom dia,tive uma gripe que acabou por atacar a alergia,fiquei uma semana tomando antialergios por conta, so que agora estou inchada rosto mãos, oque aconteceu?
    nunca fiquei assim.

    ResponderExcluir
  116. Amanda: para esclarecer sua dúvida, seria necessário saber qual (ou quais) os medicamentos usou e qual o antialérgico que você tomou. Sugiro que procure atendimento médico com alergista na forma de uma consulta tradicional e realizada pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. Posso tomar loratadina e predsona juntos para tratamento de urticária

    ResponderExcluir
  118. É possível, mas vai depender do tipo de urticária. O antialérgico (anti-histamínico) é o padrão ouro no tratamento O corticoide só está indicado nos casos agudos e por tempo limitado, sob orientação médica Agradecemos sua participação n Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Gostaria de saber se o medicamento Prednisona pode ser tomado juntamente com o Hixizine, para rinite alérgica, Obrigada!

    ResponderExcluir
  120. Loize É possível associar o uso de um antialérgico (Hixizine) com um corticoide (Prednisona) mas sempre por indicação e prescrição médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. Fiquei muito tempo no sol agora estou com o bumbum e pernas cheio de bolinhas vermelhas e cocando muito.tipo alergia ao sol.me jude nao sei si tomo lorotadine ou exizine

    ResponderExcluir
  122. Bom dia. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina : não é permitido medicar ou indicar nomes de remédios, pela internet, sem examinar o paciente. Recomendo atendimento pessoalmente. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  123. sara souza31/1/18 11:01

    o cloridrato de fexofenadina tem o mesmo efeito da desloratadina? se ha diferença, quais sao?

    ResponderExcluir
  124. Sara: Bom dia. Os dois medicamentos são anti-histamínicos (antialérgicos) de nova geração. Contudo, o efeito e a aceitação variam em cada pessoa, uma vez que a resposta do organismo, que é individual. Existem fatores variados envolvidos, mas parece que a genética é um ponto preponderante que faz com que uma mesma medicação com a mesma dose pode funcionar bem para algumas pessoas, mas não para outras. Da mesma forma, algumas pessoas têm efeitos colaterais e outras não. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde, minha filha tem todas as ites possíveis. Melhorou muito das bronquites e sinosites com homeopatia, mas a rinite insiste. Vira e mexe nariz congestiona, só não entope mais. Minha duvida é sobre a variedade de antialiegicos q pediatra, Otorrino e alergistas passam a cada consulta. Dicloridrato de cetiriza, acho o mais eficaz, Hixizine,e Desloratadina de vários laboratórios...percebo que cada um faz efeito por um tempo e depois tenho q mudar para outro...isso é normal? As vezes numa mesma crise, se eu levar em médicos diferentes um passa desloratadina, que não faz muito efeito p ela, outro passa Hixizine, outro Cetirizina. Qual é o melhor?

    ResponderExcluir
  126. Lorena: os antihistamínicos de nova geração são equivalentes em potência e eficiência. Mas, a resposta ao medicamento varia de acordo com diversos fatores, como por exemplo: a resposta do organismo, ao tipo da doença, gravidade dos sintomas, entre outras. Por isso, não há como afirmar qual a medicaçãoserá sempre "melhor" ou "pior" do que outra. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Anônimo6/4/18 14:09

    GOStaria de saber se o uso prolongado do fumarato de cetitofeno causa problemaa

    ResponderExcluir
  128. Pode ser utilizado ebastel e prelone juntos em criança? Meu filho tomava o primeiro e receitaram o segundo, não entendi se era para usar os dois.

    ResponderExcluir
  129. Sim. Prelone e Ebastel podem ser associados, sob a orientação médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia - doença do século XXI”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Anônimo9/6/18 16:23

    Prezados Senhores(as) do Blog da Alergia, boa tarde,

    Inicialmente gostaria de parabeniza-los pelo excelente blog, onde Vossas Senhorias prestam relevantes informações/esclarecimentos, sobre as mais diversas patologias alérgicas, bem como aos medicamentos utilizados para combate-las ao público leigo, mas o que me remete a este contato com as Vossas Senhorias é para tirar uma dúvida, senão vejamos; Tenho problema de asma alérgica, já fiz um tratamento há muito tempo com o "Asmen" e fiquei praticamente curado (uma vez que a asma não tem cura!!) mas nunca mais havia sentido os sintomas mórbidos de asma, (tosse seca persistente e falta de ar) mas ao me mudar para uma cidade com clima mais frio/seco, comecei a sentir as crises de asma novamente, com o clima está mais frio/seco estes dias, desde ontem comecei a apresentar os sintomas alérgicos, coriza/espirro/congestão nasal/tosse seca persistente/enfim... e confesso, que fiquei na dúvida se poderia ser uma gripe/resfriado, ou mesmo um processo alérgico onde comecei a sentir a garganta inflamada, mas o tempo frio/seco também irrita a garganta?? Mas pelos sintomas acho mesmo que deve ser alergia respiratória ao tempo frio/seco,portanto, a minha dúvida é; eu já fui a um pneumologista no ano passado e ele me prescreveu predsim/nasonex, mas como tenho problema de pânico, ao ler a bula do predsim(efeitos adversos) acabei não tomando, e preferi o tratamento convencional ( vitamina C 2g/dia/ acetilcisteína 600mg/dia + neosoro + paracetamol) + chás naturais (hortelã + camomila + erva cidreira/canela), e no ano passado fiquei bom com tal tratamento convencional, mas hj já estou com outra crise respiratória tosse seca persistente/coriza/espirros/congestão nasal, e comprei por conta própria a desloratadina, onde constatei poucos eventos adversos, portanto, a desloratadina pode resolver o meu problema alérgico??? estou tomando vitamina C/2g/dia/acetilcisteína 600 mg/dia/nasonex/paracetamol, e estou pensando em tomar a desloratadina?? portanto, quero saber a opinião de Vossas Senhorias? Minha companheira tem problema de RA e toma o histamin, então posso tomar o histamin? Certo de contar com as informações/esclarecimentos de V.Sª s e desde já, antecipo os meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  131. Desloratadina e Histamin são antialérgicos (anti-histamínicos) e não possuem ação relevante no tratamento da asma. Nem sempre o clima frio é o responsável pelo retorno das crises de asma. O ambiente intra-domiciliar, focos de umidade (fungos) e ácaros da poeira são os causadores mais comuns. recomendo que procure um (a)alergista para orientar seu tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Bom dia, tenho 22 anos e estou fazendo um tratamento a menos de um mês com o remédio Piemonte, gostaria de saber se posso fazer uso de outro antialérgico enquanto tomo ele pois estou tendo uma crise de alergia e nao sei o que fazer, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  133. Olá!
    Gostaria de saber se é adequado o uso de hixizine e polaramine ao mesmo tempo .
    Desde já, grata!

    ResponderExcluir
  134. Boa noite. Hixizine e Polaramine são anti-histamínicos de primeira geração (clássicos)e podem causar efeitos colaterais como sedação, sonolência, entre outros - como citado no texto. Por isso, não é recomendado associar estes medicamentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Posso usar hixizine e loratidina no mesmo dia minha filha está muito alérgica?

    ResponderExcluir
  136. Eloiza Boa tarde Piemonte não é um antialérgico e pode ser usado em conjunto com os antialérgicos (anti-histamínicos) com orientação do seu médico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Boa tarde. A associação de dois anti-histamínicos (antialérgicos) pode ser feita mas sempre sob orientação médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. Olá, a desloratadina pode ser associada a Coristina D? A Coristina D tem meleato de dexclorfeniramina que tb é anti histaminico, por isso a duvida....

    ResponderExcluir
  139. Mariana: a associação de dois anti-histamínicos (antialérgicos) pode ser feita mas sempre sob orientação médica. Recomendo que entre em contato com o(a) alergista que trata de sua rinite para que seja orientada de forma adequada e segura. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Olá bom dia
    Quero parabenizar pelo blog e lhe fazer uma pergunta por favor,
    Gostaria de saber se pode conjugar os xaropes Allegra infantil (antialérgico) com o xarope PHITOSS, q é um extrato seco da folha Hedera helix,logo remedio fitoterápicos, sendo esse um expectorante. Pode ?

    ResponderExcluir
  141. Tenho dermagrofismo causado pelos nervos não tenho cura?tomo cetirizina e cetitofeno manipulados tenho que tomar sempre ?vai me fazer mal por ser de uso contínuo?

    ResponderExcluir
  142. Boa noite , tenho 34 anos e tomo hixizine a 21 anos, no passado cheguei fazer tratamento homeopatico e com vacinas , mas o problema resolveu pouco e volta...eu tomo banho e fico da cintura pra cima cheia de placas vermelhas que coçam muito...Eu tenho comprado hixizine por conta propria a anos ja que nunca descobriram a causa...queria saber se posso ter problemas maiores de saude por usar definitivamente o hoxizine que ja se arrastam por anos...Obrigada

    ResponderExcluir
  143. Boa noite. Dermografismo é uma forma de urticária, classificada no grupo das urticárias físicas. A palavra dermografismo significa: dermo (pele) e grafismo (escrita), ou seja, é possível, com um objeto de ponta romba, grafar letras ou sinais na pele do paciente. É normal que a pele humana reaja a diversos estímulos ambientais físicos e pequenos traumas. Entretanto, em algumas situações, esta reação pode estar exagerada, surgindo o dermografismo, que é uma forma de urticária. Caracteriza-se pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Em geral, no dermografismo a coceira é intensa e surge primeiro. Depois que a pessoa se coça, vêm as placas vermelhas ou “lanhos” na pele. É comum que as lesões piorem após banho, levando a pensar que seja uma alergia ao sabonete, mas na realidade a piora ocorre em virtude do atrito causado na pele durante o banho. O tratamento envolve o uso de medicamentos, em geral com anti-histamínicos por tempo prolongado, que varia em cada caso. Além disso, é essencial hidratar a pele, escolher roupas adequadas, alimentação balanceada. É provado que fatores emocionais são preponderantes como causa de dermografismo. O tratamento exige persistência e disciplina. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Nana: Hixizine alivia mas não trata o problema. O seu relato sugere que possa ser uma urticária Recomendo que procure um(a) alergista para orientar um tratamento mais adequado para seu caso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Olá.
    Minha filha está tomando Polaradex por causa de uma tosse que, segundo a médica da emergência, era alérgica por causa do tempo frio. Moramos na ilha e nessa época a umidade é demasiada. Porém, há três dias tomando o Polaradex e não vejo melhor na tosse e agora está com muito muco e o nariz começou a congestionar e garganta doer (para a garganta a médica já tinha receitado ibuprofeno). Como ela é acompanhada por uma otorrino (na cidade), temos aqui o zyxen que a otorrino passou quando ela teve uma crise de rinite. Mas n foi preciso usar na época, mesmo assim comprei pois a médica disse que caso tivesse uma crise igual era para usar.
    O que eu quero saber é se eu posso dar o zyxen junto ao Polaradex, por serem dois antialérgicos. Ou se devo interromper. E tbm, por quanto tempo devo dar o Polaradex, pois a médica clínico geral não colocou na receita.
    Desde ja sou grata!

    ResponderExcluir
  146. Oi mim chamo Joselia ja faz três meses que meu filho ta nunham crise de tosse seca e so piora durante a madrugada ta no tratamento de tomar três caixa de Montelair ja vai na segunda caixa e ainda continuar com a tosse persistente será que essa medicação e certa que ele ta tomando mim expliquepor favor.

    ResponderExcluir
  147. Raphael: é possível associar os dois medicamentos, mas sempre com acompanhamento e prescrição médica. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Joselia: bom dia. Montelair é uma medicação que atua no processo inflamatório da asma e rinite auxiliando no tratamento de controle a longo prazo. Mas, a tosse pode ter causas variadas e para tratar, é essencial detectar a causa do problema. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata de seu filho para que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  149. Carol Uzeda: Bom dia. Não recomendo que associe os medicamentos. Aconselho que entre em contato com o(a) otorrino que trata dela para que seja orientada de forma adequada e segura. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina: não podemos medicar ou opinar sobre medicamentos sem examinar o paciente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: Alergia Nasal: é mais feliz quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  150. Meu filho de 3 anos apresenta tosse seca e persistente q piora a noite. Foi prescrito seki e allegra. Ele já vem tomando o monteclear há 2 meses. Tem risco maior a associação destes medicamentos?

    ResponderExcluir
  151. Cris Bom dia Não há risco na associação dos medicamentos citados. Contudo, lembro que é importante detectar a causa da tosse. medicamentos podem aliviar o sintomas, mas a causa precisa ser combatida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia doença do século XXI”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Predsim + zina tem alguma interação?

    ResponderExcluir
  153. Bom dia. Sim, é possível associar os dois medicamentos citados, desde que seja feito sob orientação médica Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  154. pode tomat alegra 120 com piemonte juntos?

    ResponderExcluir
  155. Posso tomar loratadina e hidroxizina juntos ?

    ResponderExcluir
  156. Boa tarde. Faz mais de 5 anos que venho na luta contra a renite alérgica. Fui 3 vezes em um médico especialista mas não adiantou. Já tomei vários antialérgicos e ainda tomo. Quando ñ resolver vou para a injeção de Dispropen, mas os efeitos colaterais logo vem. Retenção de líquido, dor na coluna. O médico que fui 3 vezes me falou que os remédios apenas iriam minimizar a rinite, que ñ tem cura. Tenho crises de espirro de madrugada, muito coceira nos olhos. Ñ sei o que mais fazer

    ResponderExcluir
  157. Bom dia. Os medicamentos citados podem ser usados simultaneamente, conforme prescrição médica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  158. Bom dia. Minha filha tem renite alérgica e está tossindo muito sem parrar. Levei em 2 médicos. Um receitou desloratadina e o outro Zyxem qual seria melhor dar? Posso dar os dois juntos será?

    ResponderExcluir
  159. Bom dia A rinite alérgica é uma doença de origem genética (hereditária) e tem evolução lenta (crônica) com períodos de melhora e de piora (crises). A doença pode ser controlada e permitir uma vida normal ao paciente. Mas, tratar não é só tomar remédios. É preciso tratar sua alergia, bem como controlar os fatores agravantes da doença. O tratamento é demorado, mas é eficaz. Concordo com seu médico que Diprospan não é um tratamento adequado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal, é mais feliz quem respira pelo nariz". Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  160. Etiene: Zyxem e Desloratadina são medicamentos antialérgicos (anti-histamínicos) de nova geração e bastante equivalentes. A tosse é um sintoma que pode acompanhar as crises de rinite mas também pode ser uma indicação de alguma outra situação associada à rinite. Por isso, para que o tratamento seja eficaz, é importante definir a causa do sintoma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a rinite “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Oi, terça-feira pintei meu cabelo com uma tinta preta. No salão mesmo. Na mesma noite senti minha cabeça coçar, mas não achei que fosse a tinta, pois não pinto sempre. Já faz uns 4 anos desde a última vez que pintei. No dia seguinte minha testa e couro cabeludo estavam inchados, fui no UPA o Dr. Passou um remerem lá mesmo e uma injeção, pra casa ele receitou pergo, mas não encontrei. Tomei hixizine. No outro dia, a cabeça tava mais inchada, orelhas atrás do pescoço. Hoje sexta, a testa desinchou, pescoço tambem. Mas os olhos incharam, e eu tô com medo de inchar mais. Estou tomando Allegra e Prednisona. Me indica alguma coisa? Ou somente isso?

    ResponderExcluir
  162. Boa noite Infelizmente não é possível atender sua solicitação. O Conselho de Medicina proíbe consultas ou opiniões sobre diagnóstico por meios virtuais sem o atendimento e exame físico do paciente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. EU TENHO UMA FILHA DE 10 ANOS, ALGUNS ALIMENTOS NÃO IDENTIFICADO DAR ALERGIA NELA(COCEIRA E MANCHAS VERMELHAS), ALGUNS ANTIALERGIO DAR REAÇÃO ANTIALEGICA TAMBÉM , O ALERGISTA PASSOU MONTELAIR E EBASTEL, NO QUAL MELHOR POR ALGUM TEMPO, MAIS DE VEZ ENQUANTO VOLTA .QUAL É MELHOR OU POE DAR OS DOIS AO MESMO TEMPO

    ResponderExcluir
  164. Bom dia. não há como afirmar qual dos medicamentos é "o melhor", uma vez que pertencem a classes diferentes. Ebastel é um anti-histamínico (antialérgico) e Montelair é um antileucotrieno. Em alguns casos, podem ser usados simultaneamente, de acordo com a orientação médica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  165. Boa tarde! Há muito tempo tenho uma tosse que piora a noite. Em consulta com otorrino, foi diagnosticada rinite alérgica (modo, poeira, cheiros fortes...) Tomei loratadina e não melhorou.
    Em nova consulta, foi prescrita bilastina. Já estou no sexto dia da medicação e a tosse, coriza e crises de espirro continuam. Já não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  166. Caroline Coutinho Se a rinite é a causa da tosse, é essencial tratar a rinite para que este sintoma melhore. Mas tratar não se limita a tomar o antialérgico. É necessário: 1) tratar a alergia através da imunoterapia 2) controlar fatores ambientais e agravantes 3) avaliar se há comorbidades Convido que escreva para blogdalergia@gmail.com e enviaremos para voc~e o livro sobre a rinite. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  167. Prezados(as) Doutores (as ) do blog da alergia bom dia,

    Inicialmente gostaria de parabeniza-los pelo excelente blog onde Vossas Senhorias prestam relevantes esclarecimentos ao público leigo sobre as alergias, doença que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, mas o que me remete a este contato com as Vossas Senhorias, é para tirar uma dúvida senão vejamos; tenho RA /Asma e ao ter uma crise de ambas doenças alérgicas fui ao pneumologista e ele me prescreveu o montelucaste de Sódio e a desloratadina comprimidos, onde segundo a sua prescrição tomo 1 comprimido/dia de cada A noite, e nunca mais tive crises de asma/RA, e ñ retornei ao pneumologista, ele disse para tomar por um longo período de tempo, portanto, a pergunta é; posso tomar o montelucaste de Sódio e a desloratadina comprimidos indefinidamente??? Já estou há mais de um ano tomando??? Certo de contar com os devidos esclarecimentos de Vossas Senhorias e desde já antecipo os meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  168. Boa tarde. Os medicamentos citados (montelucaste e desloratadina) são seguros para uso prolongado, conforme orientado por seu pneumologista.
    Vale lembrar contudo, que o tratamento da rinite e da asma não se resumem aos remédios. As medidas de controle ambiental e a imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) são importantes para controlar melhor a doença e diminuir a necessidade do uso de remédios. Agradecemos suas palavras gentis - são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno