Pular para o conteúdo principal

Imunoterapia ou vacina para alergia - dúvida do leitor

Eu queria saber mais sobre as vacinas para alergia. Vocês poderiam me explicar?


Imunoterapia, também conhecida como vacina para alergia, é uma forma de tratamento que visa diminuir a sensibilidade aos alérgenos, ou seja, substâncias que podem provocar sintomas de alergia quando uma pessoa alérgica é exposta a eles, como por exemplo, a poeira, ácaros, mofo, etc. Se você sofre de asma, rinite, conjuntivite e alergia a picada de insetos, você pode se beneficiar com a imunoterapia.


Para saber se há indicação para uso de vacinas, o alergista fará um teste alérgico para ajudar a determinar exatamente o que está causando a alergia. Um teste de alergia consiste em colocar pequenas quantidades de alérgenos em sua pele e ver qual deles vai reagir. Ou ainda, pode decidir fazer um exame de sangue, como o teste de RAST ou teste Immunocap.


A imunoterapia é feita através da aplicação por via subcutânea ou por via sublingual de quantidades crescentes do alérgeno, com objetivo de provocar uma reação imunológica, fazendo com que o seu corpo responda através do desenvolvimento de imunidade ou tolerância. Como resultado do tratamento, os sintomas da alergia diminuem quando você for exposto a este alérgeno no futuro.


O tratamento com vacinas para alergia tem duas fases:
1. Fase de indução: É o início do tratamento. Trata-se de receber injeções com quantidades crescentes de alérgenos de uma a duas vezes por semana, a duração desta fase geralmente varia de três a seis meses.
2. Fase de manutenção: É a segunda etapa e começa quando a dose terapêutica eficaz for alcançada, ou seja, a maior concentração de alérgeno tolerada dependendo do seu nível de sensibilidade. Durante a fase de manutenção, o intervalo entre as doses pode variar de duas a quatro semanas. Seu alergista é que deve decidir qual o melhor intervalo para você.


Mesmo na primeira fase, já se verifica uma melhora substancial dos sintomas. Em alguns casos a melhora pode ser mais lenta.


Mas, o tratamento pode não atingir a resposta desejada. A ausência de resposta à imunoterapia pode ser devido a vários fatores, tais como:


- Dose insuficiente do alérgeno na vacina.
- Alérgenos não identificados durante a avaliação da sensibilidade alérgica.
- Altos níveis de alérgenos no ambiente (ou seja, controle ambiental inadequado).
- Exposição significativa a substâncias irritantes (por exemplo, a fumaça de cigarro).
- Irregularidade na aplicação das doses, principalmente causada pela dificuldade de aderência, devido ao longo período de tratamento.


Em geral o tratamento de manutenção é continuado por um período de três a cinco anos, normalmente levando a uma remissão duradoura dos sintomas de alergia.


A imunoterapia é um tratamento seguro e as reações indesejáveis raras, mas podem ocorrer
- Reações locais: são as mais comuns. São leves e incluem vermelhidão e inchaço no local da injeção. Isso pode acontecer imediatamente ou várias horas após a aplicação. Converse com o médico caso ocorram, mas nem sempre será necessário interromper o tratamento.
- Reações sistêmicas: são as mais raras. Os sintomas podem variar desde espirros, congestão nasal, urticária até reações mais graves, como a anafilaxia, que se manifesta como inchaço na garganta, chiado ou aperto no peito, náuseas e tontura. Estas reações ocorrem normalmente dentro de 30 minutos após a aplicação da dose da vacina e necessitam de tratamento imediato. O tratamento com imunoterapia deverá ser interrompido até uma nova avaliação.


A imunoterapia, associada ao controle do ambiente, é a melhor forma de se obter o controle dos sintomas alérgicos além de prevenir a progressão da doença para quadros mais graves.

Comentários

  1. 1) Não há uma idade limite para inicio da imunoterapia (vacina) - depende da necessidade de cada caso. 2) O resultado será melhor quanto mais específico for o tratamento. 3) a alergia é uma ocorrência de causa genética, ou seja, depende de uma predisposição que já trazemos desde o nascimento. Contudo, a doença se expressará dependendo das influências ambientais Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,tenho crises de candidiase de repetição já venho tratando do problema desde os meus 16 anos e nunca nenhum ginecologista me encaminhou para um alergista eu entrei em alguns sites e me informei sobre o caso e então eu mesma procurei um alergista e imunologista.A doutora me indicou a policlínica do Rio de Janeiro mas preciso saber se vocês fazem o teste de imunidade celular que foi o que ela me passou e qual o valor.

    ResponderExcluir
  3. O nosso Serviço de Alergia realiza os testes de imunidade celular. Para se informar sobre preços, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810 (de 8 às 12 e de 13 às 15:30 horas. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, tenho um filho de 5 anos que faz tratamento de imunoterapia a 1 ano, porém ainda não vejo resultado satisfatorio,pois ele vive tomando antibiotico, corticoides, antialergicos, broncodilatadores, alem de flixotide , avamys e nebulizaçoes em crise, e eu ainda faço controle ambiental.ele apesar disso tudo, ele é ativo, faz até fubebol em escolinha. porém =, como eu já disse não consigo vê-lo sem tomar nenhuma medicaçao e nas ultimas crises tenho notado ele cansada. Quando verei melhora. obriagada pela atençao.

    ResponderExcluir
  5. A imunoterapia tem duas etapas: a primeira ou fase de indução, compreende o uso de diluições que preparam o organismo para a segunda fase, chamada fase de manutenção, onde o tratamento está em plena ação. Por isso, o resultado pode ser mais demorado. É importante lembrar também que que as alergias reapiratórias sofrem a influência de fatores agravantes, que variam em cada pessoa, exemplo: ácaros da poeira, refluxo gastro esofágico, fatores irritantes ambientais, etc... Por isso, a pessoa mais indicada para orientar é o alergista que trata do seu filho e conhece seus dados clínicos Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  6. O SITE É EXCELENTE PARA TIRAR NOSSAS DUVIDAS..PARABÉNS PELA EQUIPE E OBG POR FAZER PARTE DO NOSSOS DIA A DIA, ESTOU NO 2 MESES DA VACINA PARA ALERGIA, MAS TENHO DUVIDA SOBRE ESSA SUBSTANCIA FDA+D.FARINAL..POR FAVOR VCS PODE ESCLARECER QUAIS OS EFEITOS DA MESMA...AGUARDO RETORNO.

    ResponderExcluir
  7. Marcela: D.Farinae é uma abreviatura para dermatophagoide farinae, nome dado para um tipo de ácaro encontrado na poeira domiciliar. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. elisangela28/11/12 17:10

    boa tarde , minha filha de 6 anos é alergica a corantes de remedios nunca fizemos o teste mais a pediatra dela disse que os medicamentos que ela tomou e desenvolveu a reaçao alergica foi do corante, tanto é que se eu der o mesmo remedio sem corante nao faz mal, um outro medico receitou montelair é um comprimido uso adulto para bronquite ela tomava metade por dia ela tava tomando com koid d 8 dias depois que acabou o koid ela teve uma crise alergica e na bula do montelair diz que tem corante de oxido de ferro vermelho e amarelo pode ser desse remedio? ela tomou montelar por 25 dias e mesmo suspendendo do montelair e tomando antialergico e corticoide para acabar com alergia ainda nao passou, agora esta manifestando em forma de bolinhas minusculas de bertoejos que ela coça e vira uma bolinha do tamanho de picade de mosquito queria saber se for mesmo do montelar qt tempo leva para limpar o corpo ja faz 2 semanas que ela parau de tomar esse remedio. obrigado se puder me ajudar

    ResponderExcluir
  9. Elisangela: o seu relato não sugere que o Montelair tenha sido a causa das lesões cutâneas apresentadas por sua filha. Mas, para afirmar, é essencial examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua filha e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blçog.

    ResponderExcluir
  10. ESTOU FAZENDO O TRATAMENTO DE IMUNOTERAPIA , POIS TENHO RINITE ALERGICA(Biomia+trop+dermat.pter+d.farinae)QUANDO EU TOMEI A DOSE DE 50ML E 60ML SENTI NAUSEA E ACABEI FICANDO NERVOSA, E TAMBEM NO LOCAL DA APLICAÇÃO FICOU ROXO.GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL ESSES SINTOMAS?? U PARO DE TOMAR..FAVOR MIM AJUDA..
    AGUARDO RETORNO..

    ResponderExcluir
  11. Marcela: o seu relato não deixa claro se foi uma reação adversa à imunoterapia. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  12. é normal ter febre depois da primeira dose de imunoterapia mista? minha filha tem 3 anos e tomou a vacina tem 4 dias e vem tendo febre de 40 graus(dou dipirona) desde então todas as noites.Fora os sintomas da alergia como tosse seca, nariz escorrendo e olhos lacrimejando,é normal isso? Ela vai tomar uma por semana e por isso ñ sei se dou a 2° dose. Por favor me ajudem to mto preocupada ñ sei se dou ou se suspendo o uso e procuro o médico. Aguardo Resposta , desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Os dados que envia não deixam claro se a febre apresentada por sua filha é causada pela imunoterapia.Aconselho que entre em contato com a alergista que trata dela. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  14. Ola eu tenho alergia a níquel , existe esse tipo de tratamento para esse tipo de alergia?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Gabi: a alergia ao níquel faz parte do grupo das alergias de contato, onde o mecanismo imunológico é diferente e não responde à imunoterapia. A conduta recomendada é evitar o contato com produtos contendo níquel. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Olá, comecei a imunoterapia a um mês no meu filho para poeira doméstica, Farinae, pernilongo e Formiga, sendo que a de formiga é separada das outras três, então toda sexta ele toma duas picada no braço, há dua semanas ele passou a ter manchas vermelhas no bumbum, tiramos a fralda para dormir, não melhorou muito e de uma semana para cá ele começou a ter manchas avermelhadas pelo corpo todo, muitas manchas na barriga e antebraços e agora está descendo para as pernas, parece também que é de calor, mas estou preocupada se pode ser uma reação das vacinas, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  17. Olá, comecei o tratamento de imunoterapia para rinite alérgica há mais ou menos 1 mês, tomando doses semanais. O problema é que nas duas últimas vezes que eu tomei, 48 hrs depois eu comecei a ter reaçoes alérgicas no rosto, ao ponto do meu rosto ficar totalmente coberto de bolinhas, muito vermelho e inchado. Na primeira vez que isso aconteceu, foi na sexta, sendo que tomo a vacina td quarta, e ao longo do fds vai piorando. Depois dessa primeira reação, fiquei 1 semana sem tomar, para que eu tirasse a dúvida se era realmente da vacina. Passada essa semana sem tomar, tomei na outra quarta, e novamente tive a mesma reação na sexta, piorando no final de semana, e desta vez mais intensa. O problema é que a médica alergista responsável pela imunoterapia diz que não é reação à vacina, pelo fato de que demora 48 horas pra acontecer, mas fui em outros médicos no ambulatório, já que precisei tomar corticóide para o meu rosto voltar ao normal, e eles afirmam que só pode ser da vacina. E ai, o que vocês acham??

    ResponderExcluir
  18. A possibilidade de reação à vacina existe, mas não há como afirmar sem examinar seu filho pessoalmente. É aconselhável que entre em contato com o alergista que trata dele e peça que a oriente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. Nessa: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste simples aconselhamento na internet. Para isso, seria necessário conhecer mais detalhes, como a formulação da vacina, o tipo de extrato utilizado, a concentração, etc. Aconselho que retorne à sua alergista para nova avaliação. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Meu filho de 6 anos tem alergia ocular desde os dois anos, sendo que o tratamento esta sendo feito com colirios a base de corticoides devido a gravidade e a falta de resultados de outros colirios. passei a trata-lo com uma alergista que me falou sobre a imunoterapia. Gostaria de saber se esse tratamento a base de vacina é disponil em gotinhas e se a diferença no custo da injeção para a gotinha? dede já obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Existe a possibilidade de opção entre a vacina para alergia (imunoterapia) injetável ou sublingual. A escolha dependerá de cada caso: tipo de alergia, resultado dos testes (no sangue ou na pele) idade, gravidade, evolução, etc. O custo varia de acordo com a composição da vacina. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  22. Oi tudo bem? Adorei as explicações. Bom ha mais ou menos 7 anos atras fiz um tratamento de alergia e Deus certo graça a Deus quando morava no Brasil nunca tive problema algum mais agora meu Deus. Bom comercei outo tratamento de novo com vacinas e tenho uma pequena duvida a vacina tem que ser sempre aplicada no mesmo braço ou posso trocar uma vez em um braço outra vez no outro? Obrigada Helane - Suiça

    ResponderExcluir
  23. Meu filho tem 12 anos e ele foi diagnosticado como dermatite atópica,o alergista medicou vacinas semanais e importadas, como o custo é alto eu quero saber se esse tratamento é eficaz.por favor aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  24. sou alergica a KATHON CG e a Timerosal gostaria de saber se existe algum tratamento especifico o meu medico so me mandou manter distancia dessas substancias mais mesmo seguindo o que ele mandou continuo tendo varias crises nao sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  25. Não há uma vacina para alergias de contato. O tratamento se baseia no afastamento das substâncias causadoras do problema. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Marcos Paulo: a indicação de vacinas (imunoterapia) na dermatite atópica não é padronizada. Depende da análise clínica de cada paciente(se tem outras alergias, grau e tipo de lesão, resultado de testes, etc) e da formulação da vacina. Por isso, não tenho condições para responder sua pergunta. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  27. Ieza colares: Ola! meu filho iniciou e tratamento com a vacina imunoterapica a acaros de 5 em 5 dias em doses crescentes, a primeira foi 20uni, segunda 30uni, a terceira 40uni a quarta 50uni, uns dias apos essa dose meu filho teve uma crise então resolvi nao aplicar a dose seguinte deichando passar uma semama. Gostaria de saber se esse tempo pode influenciar no resultado da imunoterapia e se deveria ter continuado mesmo assim?

    ResponderExcluir
  28. Ieza: reações adversas podem ocorrer na imunoterapia (vacina para alergia). Vale ressaltar que nem toda crise que ocorre durante o tratamento resulta do uso da vacina. Por isso, recomendo que retorne com seu filho ao alergista para que tenha uma orientação apropriada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia!

    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo blog, sou alérgico a Histamina de maior grau o que leva a ocorrência do choque anafilático, fui orientado pelo médico a utilizar um shot de Epipen, gostaria de saber se podem me orientar onde eu posso comprar esse medicamento já que em minha cidade não encontro. Também fui orientado a fazer tratamento de imonuterapia, só que ele disse que o plano de saúde não cobre esse tratamento, vocês sabem me dizer se algum plano cobre esse tratamento? Acredito que o plano deveria arcar com os custos por se tratar de um tratamento que será realizado na clinica, podem me ajudar?

    Obrigado

    Att

    ResponderExcluir
  30. Olá Bom Dia, sou Rita
    meu Tio irá iniciar o tratamento de alergia com vacina, ele gosta de tomar umas cervenhas de vez em quando, durante o tratamento ele poderá tomar bebidas alcoólicas?

    ResponderExcluir
  31. Rita: a ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere no tratamento com vacinas para alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  32. João: Epi pen é importado e pode ser adquirido através de importadoras de medicamentos, como por exemplo: medic Vip (11)50855888 Tradefarma (11)55396677 ou pela Fundação Ruben Berta 911) 50908001 Quanto à imunoterapia, não é comum que este tratamento tenha cobertura pelos planos de saúde. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. meu filho está na 4 fase da imunoterapia (subcutanea) e após aplicar a 1ª dose esqueci a vacina fora da geladeira durante a noite (cerca de 8 horas). Estava uma noite fresca. Será q perdeu a validade? ele é alérgico a ácaro.

    ResponderExcluir
  34. O tempo de validade da vacina fora da geladeira varia de acordo com o tipo de extrato, entre 8 a 12 horas. Por isso, é melhor entrar em contato com o alergista do seu filho para receber uma orientação adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo7/2/13 03:28

    Estou fazendo imunoterapia há um ano pois eu era alérgico ao ácaro e ao pólen na realidadade sou muito alérgico ao pólem só qu já faz um tempo na verdade uns 6 meses que sinto uma irritação na faringe me dá mta tosse e tive q parar de fazer musculação por causa disso e meu médico disse que acha que isso não é reação da vacina porém ele diminui a dose da vacina mas eu acho que isso é reação da vacina só q agora eu não sei o que eu faço e a irritação/ardência/coceira na minha faringe continua.Você acha que isso pode ser um efeito colateral da vacina já que eu sou extremamente alérgico ao pólem?

    ResponderExcluir
  36. O seu relato não sugere que a tosse constitua uma reação adversa à imunoterapia. Contudo, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  37. valquiria15/2/13 13:38

    Olá, vou começar o tratamento com a vacina imunoterapia, gostaria de saber se corta o efeito do anticoncepcional Nordette.Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. A imunoterapia não interfere no efeito das pílulas anticoncepcionais. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  39. oi bom dia,tenho rinite alergica e asma. faço tratamento com vacinas,ja estou na terceira faze
    e tive uma melhora mas ainda sofro muito quando o tempo esta frio.estou com muitas reaçôes depois de cada aplicação o braço fica muito enchado, e to tendo muita queda de cabelo,e agora estou com muita coseira na axila, e quando uso perfume fico com varias bolhas e coça muito. o q devo fazer para acaba com tods esses sintomas sera q é por conta da vacina?

    ResponderExcluir
  40. O seu relato não sugere que os sintomas referidos sejam causados pela vacina. De qualquer modo, não é desejável que o local da aplicação fique inchado. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. tenho duvida se esse tratamento engorda...

    ResponderExcluir
  42. Fique tranquilo: a imunoterapia (ou vacina para alergia) não engorda. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. Jessica: Se você não está confiante, ouça a opinião de um segundo médico. E depois, escolha aquele em quem confia e siga o tratamento. Evite ficar trocando de médico para não prejudicar o acompanhamento e a resolução do seu problema.
    Para localizar um alergista em Dourados, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. ola!
    Meu filho tem 4 anos e está fazendo imunoterapia hipossensibilizante, ele está na primeira etapa e sábado vai tomar a 4° dose.Na quarta feira dessa semana ele apareceu com manchas vermelhas pelo o corpo que coçam, atravez de exame de sangue foi detectado uma infecção viral e queda dos globulos brancos NEUTROPENIA. Gostaria de saber se essa queda de globulos e essas manchas vermelhas foi causada pela imunoterapia e se ele pode tomar a outra dose no sábado? detalhe ele não teve febre, vômito e nem diarreia, SÓ AS MANCHAS MESMO!
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  45. Sidney: o seu relato não sugere que a reação tenha sido consequência da imunoterapia. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata do seu filho e peça que o oriente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  46. Olá gostaria de saber se esse tratamento afeta no crescimento de altura?

    ResponderExcluir
  47. Não. A imunoterapia (vacina para alergia) não afeta o crescimento. Peço contrário, melhora a alergia, controla a doença, evita crises e melhora o desenvolvimento infantil bem como a qualidade de vida, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de saber se um principio de congelamento da vacina impossibilita o uso da mesma? Lembrando que não ficou em pedrada, só uma geadinha

    ResponderExcluir
  49. Adriana: a imunoterapia pode ter seu efeito prejudicado se passar por congelamento. Aconselho que entre em contato com seu alergista antes de aplicar a próxima dose, Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo4/4/13 08:37

    Olá!Sempre fico com garganta inflamada!E sou alergica a poeiras,mofos...A imunoterapia constante vai resolver esse problema da garganta???

    ResponderExcluir
  51. A causa mais comum de inflamações repetidas da garganta é a alergia nasal (rinite alérgica). A imunoterapia está indicada nos casos onde se comprova o mecanismo alérgico (imunológico). Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo8/4/13 10:56

    Bom dia meu filho esta fazendo tratamento com imunoterapia por 3 meses uma injeção toda segunda feira ele tem asma, rinite muito intensa, esta acabando o primeiro frasco de injeção e mesmo assim as crises são constantes de falta de ar, gostaria de saber se ele pode fazer uso de flixotide e singulair se eles interferem no tratamento da imunoterapia.

    ResponderExcluir
  53. meu filho começou a imunoterapia tomou a 1 dose e a doutora passou singular baby e nao o cetirizina como antes so que por causa da secreçao ele esta com febre a 1 dia daqui a 3 dias ele vai tomar a segunda dose quero saber se posso dar a vacina e para diminuir os sintomas da alergia pooso dar cetirizina. nao consuigo falar com a dr.a vacina e de acaro,me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  54. A aplicação da imunoterapia deve ser suspensa se a criança está com febre, até que se defina a causa do problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  55. Flixotide e Singulair podem ser usados juntamente com a imunoterapia, obedecendo as orientações do alergista que trata do seu filho. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  56. boa noite meu nome e marcelo gostaria de saber se e ariscado começar o tratamento de imunoterapia aos 45 anos, se o caso de reaçoes graves seja maior, temo por causa da minha idade

    ResponderExcluir
  57. MEUS PARABÉNS PELO BLOG, VOCÊS AJUDAM MUITO COM TODAS ESSAS EXPLICAÇÕES. QUE DEUS ABENÇOE VCS CADA DIA MAIS, PORQUE FAZEM O BEM SEM OLHAR A QUEM.

    ResponderExcluir
  58. Marcelo: não há contraindicação nem risco na imunoterapia na sua idade. O tratamento pode ser usado desde que seja comprovado o diagnóstico da alergia e a sua indicação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  59. Obrigado Janieide. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Quanto à sua dúvida sobre a homeopatia, não tenho condições para orientar pois não tenho experiência neste tema Aconselho que entre em contato com a AMHB - Associação Médica Homeopática Brasileira (www.amhb.org.br)

    ResponderExcluir
  60. Boa noite. Estou fazendo tratamento contra alergias através de aplicações de injeções 1 vez por semana. Todas as doses prescritas pela alergista foram aplicadas. Porém, sobrou vacina no vidrinho. Eu poderia continuar aplicando até que o conteúdo do vidro acabe? Se sim, mantenho a mesma quantidade das últimas aplicações (4 de 4ml) ou posso aumentar 1ml?

    ResponderExcluir
  61. daniel: pode aplicar o restante com a mesma dose anterior(4ml) Mas, não é para sobrar muita quantidade. verifique se as aplicações estão sendo feitas da forma correta. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  62. oi gostaria de saber se essas vacinas deixam a pessoa dependente dessae tratamento caso parem de tomar? o organismo se habitua a ponto da pessoa não poder parar? obrigada.

    ResponderExcluir
  63. Não, Aline. A imunoterapia (vacina para alergia) não provoca dependência. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo2/5/13 15:18

    meu filho vai começar a fazer a imunoterapia sub-lingual ácaros mix,ele tem obstrução severa,é minha ultima tentativa,caso não funcione pretendo operar as amigdalas e adenóide pois o quadro inflamátório é assustador,infecção de garaganta e sinusites, ja teve um aumento da adenoide e amigdalas de tanta infecção causadas pelas crises de alergia.Deixo uma pergunta com a operação este quadro de rinite alergica pode melhorar?O resultado do exame de sangue deu imunoglobulina "E" 303 e IGE multiplo para poeira (HX2)34.9 meu filho tem 6 anos,estou cansada de dar tantos remédios pra ele...

    ResponderExcluir
  65. Anônimo7/5/13 00:51

    Boa noite! Estou adorando o blog, parabéns!! Tenho rinite alergica e vou iniciar o tratamento com as vacinas. Porém, faço uso de Rivotril todos os dias. Tem alguma contra-indicaçao? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  66. O uso do Rivotril não interfere na imunoterapia (vacina para alergia). Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  67. Mesmo que seu filho opere, é fundamental que trate a alergia para evitar recidivas. O tratamento com vacinas é eficaz mas é demorado, exigindo persistência e sisciplina. Vale lembrar que tratar não se resume a tomar remédios: é preciso controlar a poeira no ambiente de sua casa e controlar os fatores agravantes envolvidos na alergia respiratória do seu filho. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  68. Kely: a imunoterapia específica não provoca aumento do peso corporal. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. Boa Noite, me tire uma duvida, meu sobrinho esta tomando vacina,tenho duvida quanto a dosagem, 0,1 é nos pontinhos da seringa ou onde tem o numero 1 na seringa ????

    ResponderExcluir
  70. Erika: não entendi sua dúvida Por favor escreva para nosso email para que possa orientá-la adequadamente Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  71. SOU SORO (+) E APARECEU DE UMA HORA PRA OUTRA COCEIRA NO CORPO... ESTOU TENTANDO ACABAR COM OS ACAROS QUE SUPOSTAMENTE PODEM ME PREJUDICAR... MAS O QUE FAZER...

    ResponderExcluir
  72. A coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e nem sempre tem causa alérgica. Por isso a consulta médica com um alergista é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, avaliar se há relação da soropositividade com o prurido, saber quais os medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  73. ola! boa noite me chamo fernanda silva
    comecei o tratamento com immunotech alergenos de acaros estou na primeira fase e ainda me cosso muito chego a ferir toda a minha pele a medica ja passou outros medicamentos mas e so para e tudo volta e assim mesmo que esta vacina pode reagir?

    ResponderExcluir
  74. Fernanda: a imunoterapia específica (vacina para alergia) é um procedimento de eficácia comprovada há várias décadas e o único tratamento capaz de modificar o curso das doenças alérgicas. Contudo, trata-se de um tratamento demorado e que necessita persistência e dedicação. A primeira fase ainda é muito diluída, mas já exerce ação terapêutica. Aconselho que peça ao seu médico que oriente um tratamento de apoio nesta fase. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde,fazem mas omenos uns 5 anos que sofro de alergia, é um tipo de alergia que dá do nada, nao sei se é algo que eu como, algo que eu bebo, ja fiz tratamento e não adianta, os médicos dizem que pode ser de lactoze, outros falam que pode ser de corante, mas nunca chegam ao resultado final, enquanto isso eu vou sofrendo com essa alergia, em volta dos olhos fica vermelho em cima da boca, na parte dos lábios também, gostaria de saber se voceis têm alguma indicação de injeção que eu possa tomar.
    Obrigada pela atenção !
    Sabrina !

    ResponderExcluir
  76. Sabrina: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido indicar medicamentos através da internet, sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Anônimo1/6/13 03:15

    ola meu nome e fabiany meu filho de 5 anos vai começar o tratamento com vacinas ele tem bronquite e rinite confeço q estou com medo de começar o tratamento estou ate pensando em desisti.gostaria de saber quais os riscos reais dessas vacinas,i si sao seguras?

    ResponderExcluir
  78. Fabiany: a vacina para alergia(imunoterapia) é um tratamento seguro e eficaz, que em 2011 completou 100 anos de experiência. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2011/09/centenario-da-imunoterapia.html Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  79. a vacina do meu filho de 1 ano e 3meses e para acaro+poera 1° serie subcutânia c/seriga de insulina.deixei fora da geladeira dentro da minha bolsa com um gelinho do lado da vacina, por volta de 8horas.ela estragou não posso mas usar?tenho que adquirir outra?

    ResponderExcluir
  80. Quem faz o uso da vacina para alergia pode ser vacinado contra a H1N1?

    ResponderExcluir
  81. Sim. A imunoterapia (vacina para alergia) não impede a vacinação para influenza H1N1. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  82. Viviane: o tempo de validade fora da geladeira varia de acordo com o tipo de vacina (imunoterapia), podendo variar de 6 a 12 horas. Por isso, a pessoa mais indicada para orientá-la é o alergista do seu filho. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  83. essa vacina engorda?

    ResponderExcluir
  84. Não A imunoterapia (vacina para alergia) não causa aumento do peso corporal.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  85. Ola meu nome e Fabiany,meu filho de 5 anos esta fazendo o tratamento de bronquite com vacinas ''Goitinha'' a mais ou menos uns 50 dias,hoje ele deu muita febre i era o dia de dar 5 gotas ele toma segunda quarta e sexta,o medico me disse pra dar DEXAMETASONA ai estava lendo na bula q nao pode quando esta fazendo tratamneto com vacinas de viros vivos.Tem problema si ele tomar esse remedio? i posso da as goitinha da vacina com febre

    ResponderExcluir
  86. Fabiany: o aviso que refere é feito para as imunizações, A vacina de alergia é composta por alérgenos, em geral de ácaros com modificações na fórmula de acordo com o tipo de alergia em cada paciente - imunoterapia específica - e não contém vírus. Em alguns casos é indicado que suspenda a vacina se a criança estiver com febre até que se saiba a origem do sintoma. O alergista que trata do seu filho é a pessoa mais adequada para orientá-la, pois conhece os dados clínicos do seu filho. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  87. Anônimo4/8/13 15:22

    como conseguir remédio de imunoterapia sublingual

    ResponderExcluir
  88. Desconheço locais que forneçam imunoterapia sublingual na rede pública no Rio de Janeiro, podendo ser utilizada apenas na rede particular. Aconselho que procure um médico alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia, tenho 47 anos tomo a vacina para alergia ha algum tempo, ja passei das fases de 10 dias, 15 dias 20 dias, 30 dias e tomeis tres frascos da fase de 45 dias, no começo do tratamento o medico disse que a fase final era essa de 45 dias, pergunto se normalmente essa sequencia e a finalização do tratamento, sei que cada caso e um caso mais pergunto se normalmente sem nenhuma reação adversa o tratamento poderá se encerrar nessa fase.

    ResponderExcluir
  90. Ladário: infelizmente não posso ajudá-lo pois para responder sua dúvida seria necessário conhecer mais detalhes, como por exemplo: 1) diagnóstico de sua alergia 2) resultado dos testes (na pele e/ou no sangue) 3) formulação da vacina Aconselho que exponha sua súvida ao seu médico e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Bom dia! Gostaria de saber qual o procedimento para saber se tenho alergia ao esperma do meu marido? Li em alguns artigos que há uma vacina, pois tenho vontade de engravidar, após vários exames não a nada que impeça, devidos a uns sintomas que tenho a uma grande chance de ter alergia a esperma. Como e onde é feita a vacina contra essa alergia.
    Preciso urgente de uma resposta.
    No aguardo.
    Susana

    ResponderExcluir
  92. Infelizmente, não há como opinar ou indicar uma vacina através deste aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente. O primeiro passo é procurar um alergista para analisar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  93. Boa noite, deixei a vacina da minha filha que é sub lingual fora da geladeira, no berço dela, composta assim na embalagem "inalante+intoxoda 1:1000", pior que usei apenas uma semana onde o tratamento do frasco é para 2 meses, descarto e compro outro? Ela é alérgica a inalantes: poeira, ácaros, mofos etc.

    ResponderExcluir
  94. gostaria de saber se qualquer pessoa pode aplicar a vaina

    ResponderExcluir
  95. A imunoterapia (vacina para alergia) pode ser aplicada pelo médico, profissional de saúde ou por técnico treinado com supervisão médica. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  96. Poli: você não informou quanto tempo o frasco da vacina sublingual ficou fora da geladeira. Aconselho que entre em contato com o alergista de sua filha e peça que a oriente pois a resistência depende do extrato utilizado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde! Meu nome é Genice Ramos, estou tomando a vacina alpre 2 serie subcutânea, meu médico disse que depois do tratamento, que dura dois anos, nunca mais terei alergia, isso é verdade? A vacina tem que ficar na geladeira? Quais são as reações causadas pela vacina? Obrigada!

    ResponderExcluir
  98. Genice: a imunoterapia (vacina para alergia) é um tratamento de efeito comprovado no controle das doenças alérgicas. Mas não se pode dizer qie nunca mais terá alergia já que se trata de uma doença de origem genética (hereditária). deve ser conservada em geladeira. Os efeitos adversos mais comuns são no local da aplicação (edema irritação local) e mais raramente sistêmicos. Gratos pela visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  99. Olá boa tarde, Meu otorrino receito uma auto vacina devido a frequência com que eu tenho infecção de garganta, fui buscar no laboratório a vacina e me informaram que ela podia ficar fora da geladeira por 4 horas, cheguei no setor de vacinação no posto e me disseram que não podia. Em quem devo confiar?

    ResponderExcluir
  100. Desconheço o tipo da vacina e por isso não posso esclarecer sua dúvida. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  101. posso consumir bebida alcoolica, tomando essa vacina ?

    ResponderExcluir
  102. O uso da imunoterapia (vacina para alergia) não sofre interferência da ingestão moderada de bebida alcoólica. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Boa noite!Moro no exterior e ha 2 anos atraz mandei trazer do Brasil uma vacina para o meu filho que se chama NIKKHO VAC,agora preciso dela para o meu filho mais novo e o farmaceutico disse que ela nao existe mais,minha questao e tem alguma outra vacina que ficou no lugar dessa NIKKHO VAC,se tem voces podem me passer o nome por favor,para o alregista dele dar uma olhada na bula e ver se e indicada ou nao para ele.
    Desde ja agradeco o Ajuda e que DEUS abencoe vcs!
    att Lelya

    ResponderExcluir
  104. Desconheço uma medicação similar ao Nikko vac no mercado brasileiro.
    Enviei a cópia da bula do Nikko vac para seu e-mail e espero que a ajude.
    Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  105. Vou começar meu tratamento da imunoterapia , um pouco receiosa se vou viver livre de remédios, se realmente me servirá.
    Gostaria de saber se o período do meu tratamento, como recomendado pelo Médico (11 meses) esta correto? E se realmente me livrarei dos remédios?
    aposto nesse tipo de tratamento.

    ResponderExcluir
  106. Rayane: a medicina mistura ciência e arte. A ciência orienta as escolhas de tratamento. A arte está no acompanhamento de cada paciente, já que não existe uma pessoa igual à outra. Por isso, é impossível afirmar qual será a sua resposta ao tratamento com a imunoterapia, pela internet, sem conhecer o diagnóstico de sua alergia, sem examiná-la e sem ao menos conhecer a formulação de sua vacina. Conto com a sua compreensão. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu alergista, pois a confiança e o diálogo entre médico(a) e paciente são a base para o sucesso de um tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Há alguma contraindicação em consumir bebida alcoólica estando em tratamento com a imunoterapia?

    ResponderExcluir
  108. Fabiana: a ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere no tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia específica). Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  109. Oi! fui ao otorrino queixando-se de dor de garganta que nunca passa e disse que estava com uma alergia e iria passar uma vacina que duraria 10 anos sem ficar doente por 800 reais.Existe mesmo isso?poderia ser a imunoterapia? e o valor é esse mesmo?Obrigada!

    ResponderExcluir
  110. O seu relato não sugere que seja a imunoterapia. Mas, não sei que produto se refere. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. eu tenho um filho q tem alegia respiratoria e minha casa é muito abafada , eu gostaria d saber se isso tbm pode causar as crises d alergia , eu sei q ele não pode ficar perto d animais , tapetes pó cortinas etc mas o fato da minha casa não ter muita ventilação é um fato q ainda é desconhecido para me .

    ResponderExcluir
  112. casas pouco ventiladas têm tendência para maior umidade, o que por sua vez pode favorecer maior crescimento de ácaros e fungos, que são frequentes causadores de alergia. Aconselho que converse com o alergista que trata do seu filho, exponha suas dúvidas para que a oriente de forma adequada. Gratos por sua visita.,

    ResponderExcluir
  113. Minha filha tem 2 anos ela usa flixotide spay 50 mcg a 2 messes.
    É verdade que esse remédio enfraquece o coração?

    ResponderExcluir
  114. Isabelly: a afirmação não é verdadeira. Flixotide não enfraquece o coração. É um remédio seguro em qualquer idade, Convido que leia este texto : "Bombinhas fazem mal ao coração?" neste link:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2006/10/bombinhas-fazem-mal-ao-corao.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  115. olá boa noite gostaria de saber se o uso de anticoncepcional e remédio para controle de pressão alta, pode ter sua função retardada pelo começo do uso da vacina? muito grata

    ResponderExcluir
  116. Fabíola: a imunoterapia específica (vacina para alergia) não interfere no efeito dos medicamentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  117. Faço imunoterapia, estou na quinta dose da vacina e até agora não tive resultado. Tenho alergia a ácaro que resulta em inchaços na pele e coceira. Gostaria de saber quantas doses são necessárias para que haja algum efeito?

    ResponderExcluir
  118. Lu: o tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia) é longo, exigindo persistência e disciplina. O tempo médio é de 2 a 5 anos de duração. Mas, vale lembrar que além da vacina é essencial verificar se existem fatores que possa agravar sua doença e que atrapalhem o efeito da vacina, como por exemplo, manter controle ambiental contra ácaros. Não há um tempo padronizado para se obter melhora - varia em cada pessoa. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  119. Oláa gostaria de saber se a vacina antialergica corta o efeito da pilula anticoncepcional ?

    ResponderExcluir
  120. A imunoterapia (vacina para alergia) não interfere no efeito da pílula anticoncepcional. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Em vídeos que vejo de aplicação de vacinas de alergias, aplica-se na parte do antebraço, mas quando eu aplico em farmácia, aplicam na parte lateral do braço. Está incorreto? Hoje apliquei ás 14:30 e agora (04:10 da manhã) sinto um tipo de câimbra no braço. Estou um pouco assustada! Espero que me responda. Agradeço

    ResponderExcluir
  122. Renata: a vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) é aplicada por via subcutânea profunda (na gordura), na parte posterior do braço. as reações locais à aplicação podem ocorrer, sendo leves na maioria dos casos, mas devem ser sempre avaliadas pelo alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  123. Olá! Estou fazendo o tratamento de alergias e esqueci a vacina subcutânea por mais de 8 horas fora da geladeira. Corta o efeito se fica em temperatura ambiente? Obrigada

    ResponderExcluir
  124. As vacinas devem estar acondicionadas na geladeira. A não refrigeração pode influir na qualidade e segurança da vacina.
    Grato pela visita

    ResponderExcluir
  125. boa noite queria saber se o tratamento com a vacina imunológica como a (IC) pode causar insónia e suspender a mestruaçâo durante o período do tratamento?

    ResponderExcluir
  126. Camylla: a imunoterapia não causa alterações menstruais ou insônia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  127. Estou fazendo o tratamento com as vacinas há 7 meses....estou com muitas espinhas no rosto e meu cabelo esta caindo muito....o medico diz ser consequencia do corticoide presente nas vacinas...vcs ja mencionaram que a queda do cabelo não tem a ver com as vacinas, mas ha varios relatos sobre este questionamento, não seria melhor um estudo mais detalhado sobre essa questão? Nós pacientes ja sofremos pois ser alergico não é nada facil, vivemos cheios de restriçoes vemos o tratamento como uma esperança de termos uma melhor qualidade de vida porem há conseguencias durante o tratamento e precisamos de melhores informaçoes sobre isso...obrigada

    ResponderExcluir
  128. Anônimo5/4/14 10:05

    Oi eu sofro com rinite alergica e asma e faço imunoterapia,mas percebi que de uns tempos a minha taxa de glicose subiu de 87 pra 93, isso tem a ver com imunoterapia?

    ResponderExcluir
  129. A imunoterapia específica com alérgenos usada no tratamento da rinite e asma não interfere na dosagem da glicose. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. A imunoterapia específica para tratamento das doenças alérgicas não tem indicação de corticoide em sua composição. Porém durante o tratamento dependendo dos sintomas existe em alguns casos a necessidade de medicamentos a base de corticóide. Converse com o seu médico prescritor e solicite a composição de sua vacina para melhor esclarecimento.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Anônimo7/4/14 21:32

    Olá boa noite,meu filho vai começar o tratamento com a vacina sublingual 1ª fase só que ele está com crise de bronquite e gostaria de saber se posso iniciar o tratamento com a vacina ou espero a crise melhorar?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  132. A imunoterapia deve ser administrada preferencialmente fora de crises alérgicas. Porém somente o médico prescritor da imunoterapia poderá determinar quando e como começar as vacinas.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  133. Pode fazer uso de antialérgicos durante o tratamento com imunoterapia? Prejudica o tratamento?

    ResponderExcluir
  134. Havendo indicação médica, não há problema no uso de antialérgicos (antihistamínicos) durante o tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  135. a vacina contém corticóides?

    ResponderExcluir
  136. Não. A imunoterapia (vacina de alergia) não contém corticóides ou nenhum outro medicamento. O tratamento consiste na administração do alérgeno em doses crescentes com objetivo de modificar a resposta imune e assim controlar os sintomas alérgicos. Gratos por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  137. Olá! Gostaria de saber se a imunoterapia tambem trata alergia na pele?

    ResponderExcluir
  138. Nem toda imunoterapia é igual - a formulação é feita pelo médico alergista A indicação portanto, depende do tipo de fórmula utilizada no tratamento. Por exemplo, a imunoterapia com aeroalérgenos é indicada no tratamento de alergias respiratórias - asma e rinite. A imunoterapia com veneno de insetos está indicada na alergia a insetos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  139. Olá! Minha filha de 2 anos foi diagnosticada com rinite recentemente por uma Pediatra, mas ela sempre ficou muito "resfriada" e minha caçula de 3 meses está com o nariz entupido desde 1 mês de vida. Já tirei tudo que pode causar alergia da casa. Marquei alergista para as duas e gostaria de saber se poderão fazer tratamento com esta idade. Obrigada

    ResponderExcluir
  140. Sera que se pode fumar enquanto se esta num tratamento de vacinas para o asma? ( doencia cronica)

    ResponderExcluir
  141. Minha filha de três meses tem rinite e, por isso, o nariz está sempre entupido. Ela pode iniciar um tratamento?

    ResponderExcluir
  142. O hábito de fumar é muito prejudicial ao organismo. Pessoas com asma não devem fumar, em qualquer circunstância. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  143. Kelly: nem toda rinite apresentada pelos bebês é alérgica. O pediatra que trata de sua filha é a pessoa indicada para orientá-la. Obigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  144. Não há idade mínima para inicio de tratamento para patologia alérgica, desde que o diagnóstico tenha sido realizado corretamente.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  145. Vou começar o tratamento com a vacina e gostaria de aplicar eu mesmo a injeção, qual a seringa correta para comprar?

    ResponderExcluir
  146. É muito importante que você realize a imunoterapia em ambiente adequado com profissional qualificado para a aplicação da vacina.
    Converse com seu médico. Ele é o melhor profissional para te orientar.

    ResponderExcluir
  147. Gostaria de saber se essa vacina qualquer um pode tomar ...e se e muito caro ....sofro de rinite muito forte ...como e feito esse tratamento...obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  148. O primeiro passo é procurar um alergista para definir se sua rinite é mesmo de origem alérgica. A imunoterapia com alérgenos (vacina de alergia) é fornecida em vários hospitais públicos no Rio de Janeiro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Ola Bom dia. Iniciei o tratamento de alergia para ácaros ha 2 meses e ja cheguei na fase de dosagem regular para tomar uma vez ao mes. Na semana passada me mudei para a Alemanha e so consegui hora em um medico aqui para seguir o tratamento 3 dias depois do dia que deveria tomar. Posso tomar com 3 dias de diferença ou devo buscar uma solução alternativa (aqui é complicado porque não aplicam injeção em farmacias, só em consultorios medicos!). Obrigada!!

    ResponderExcluir
  150. Cacau: se sua permanência na Alemanha será por tempo prolongado, o ideal é aguardar a consulta e colocar em prática o tratamento de acordo com sua nova fase. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Anônimo7/7/14 17:38

    Pessoal, boa tarde.

    Gostaria da ajuda de vcs para seber um lugar confiável que venda vacinas a um preço razoável no Rio de Janeiro.
    Fui comprar a minha e fui surpreendido com o valor de R$ 380 q achei mt alto.

    Mt obrigado desde já pelo auxílio

    ResponderExcluir
  152. Anônimo9/7/14 17:40

    boa tarde! MINHA FILHA ESTA FAZENDO A IMUNOTERAPIA SUBLINGUAL E NÃO TENHO VISTO EFEITO.GOSTARIA DE SABER COM QUANTO TEMPO EU COMEÇO A VER EFEITO?ELA JÁ ESTA NA TERCEIRA FASE.ANDEI LENDO QUE OS BENEFÍCIOS COMEÇAM SÓ NA MANUTENÇÃO.PROCEDE?

    ResponderExcluir
  153. No Rio de Janeiro existem inúmeras clínicas especializadas na comercialização de vacina em que você poderá fazer cotação dos preços das vacinas, inclusive a Clinica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  154. O sucesso da imunoterapia e a melhora dos sintomas da alergia depende de vários fatores variando entre indivíduos. A imunoterapia é uma parte do tratamento.

    ResponderExcluir
  155. Tenho uma filha de 18 meses e o médico homeopata começou um tratamento com uma vacina pois ela é alérgica a picada de insetos. Na receita está: ITA IC INS IM a cada 2 meses 8 aplicações. Minha dúvida é: essa vacina qie minha filha tomou em cada braço é IMUNOTERAPIA?

    ResponderExcluir
  156. À equipe da Clínica de Alergia, bom dia.
    Minha filha faz o tratamento c/ a imunoterapia, iniciou tomando uma dose por semana, depois 10 em 10 dias, de 15 em 15 dias, 20 dias, 25 dias, ou seja, ao todo já tomou 07 lotes, porém no início do tratamento a média disse q seria 08 lotes, completando 03 anos. Por falta de recursos não consegui comprar o 08 frasco dentro do prazo. A minha dúvida é se posso continuar o tratamento, sendo q o próximo frasco seria de 30 em 30 dias, e já tem dois meses q o tratamento foi interrompido, e o pior a minha filha continua tendo crises.
    Aguardo ansiosa pela resposta.

    ResponderExcluir
  157. Não há um tempo fixo para tratamento com a imunoterapia. Inclusive as vacinas são complementares as medicações e a um bom controle ambiental.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  158. Não como afirmar pois na sua descrição não esta relacionado a composição da vacina, converse com o médico prescritor.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  159. Olá bom dia,

    Minha filha já está no sétimo lote do tratamento, gostaria de saber se tem algum efeito colateral, pois já ouvir dizer que pode interferir no crescimento da criança, é verdade?

    Agradeço pela resposta.

    ResponderExcluir
  160. A informação é incorreta: a imunoterapia não interfere no crescimento infantil. Escreva para nosso e-mail e receba o livro em PDF sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  161. boa noite srs doutores
    descobri que a minha asma voltou, estou com 65 anos. esses sprays contendo cortisona tem açao sistemica sobre os cabelos???

    ResponderExcluir
  162. Sandra: os corticóides para uso inalado utilizados no tratamento de controle da asma são seguros, formulados em doses mínimas (microgramas). Por isso, atuam diretamente sobre os pulmões. Não tem efeito em cabelos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Ola. Minha vacina subcutanea ficou fora da geladeira por 1 hora. Sua eficacia foi alterada?

    ResponderExcluir
  164. Denise:a imunoterapia têm tolerância para ficar algumas horas na temperatura ambiente Este tempo varia de acordo com a procedência e tipo da imunoterapia. Fale com seu médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  165. Faço imunoterapia há três meses e estou no segundo frasquinho. Tomo a vacina toda sexta, porém dessa vez com a correria esqueci e so me
    Lembrei hoje quando acordei. Ja pelo grande atraso, decidi aplicar em casa (minha medica me disse que eu poderia fazer isso) mas o fato é que eu apliquei no gluteo, na parte de cima, queria saber se tem algum problema ou alguma reação, pq so depois que fiz me arrependi (rs) e estou ficando preocupada! Fui eu mesma que apliquei é notei q saiu um pouquinho de sangue.

    ResponderExcluir
  166. A aplicação da imunoterapia pode ser feita na região glútea, desde que seja feita por via subcutânea. Aconselho que entre em contato com sua médica e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. Oi meu filho têm 4 anos e esta fazendo tratamento sublingual,ele têm alergia no corpo,pernas,braços,bunda,rosto ele têm que tomar vacina fraca,média,forte e extra forte,já esta na forte e ele continua com coceira e feridas,será que não vai curar?! Passo pomada e do anti alérgico mais não adianta,ele têm alergia pó caseiro,grama e pelo de animais, o ige dele seu 627 altíssimo,o que faço para alivia as coceiras? A vacina sub língual adianta nesse caso? Obrigada

    ResponderExcluir
  168. Ola meu filho têm alergia a pelos de animais a pó caseiro a grama,ele faz tratamento com a vacina sublingual ele esta na forte e ainda continua com as alergias e coca muito tira sangue coçando esta vermelho e em ferida,já não seu o que fazer,e nem o que dar pra ele,quero saber ae cura mesmo ou se vai demorar até fazer efeito e o que devo passar para aliviar ou dar para toma?!e até quando vai essa vacina?

    ResponderExcluir
  169. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  170. W: Sim. E depois, mantenha a dose semanal no dia indicado na prescrição da imunoterapia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  171. Não é possível opinar sem saber a formulação da vacina, concentração, origem do extrato, etc e sem conhecer os dados clínicos e resultado de testes do seu filho. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ para prestar esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  172. Bom dia,
    O medico me passou um remédio em comprimido, um para aplicar uma vez por dia em cada narina quando for dormir e também a Vacina Injetável Inalantes Fraca mas custa 200 reais, e a secretaria de saúde aqui do município não pediu mais informações sobre a vacina pois com essa informação apenas eles não sabem de que se trata. Gostaria de saber se terei que comprar com o medico ou se posso pegar na secretaria de saúde daqui?

    ResponderExcluir
  173. As vacinas são normalmente manipuladas em clínicas especializadas e em laboratórios especializados. Não é uma vacina normalmente fornecida pelo governo, exceto em alguns serviços públicos especializados em tratamento de patologias alérgicas.

    ResponderExcluir
  174. tenho muita falta de ar desde de 13 anos tenho rinite alergica a injecao e gratis

    ResponderExcluir
  175. Simone: no Rio de Janeiro, os seguintes locais da rede pública oferecem tratamento para doenças alérgicas: Hospital Universitário Fundão - Hospital Universitário Pedro Ernesto - Hospital Universitário Gafrée Guinle - Hospital Servidores. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  176. Sou alérgico a poeira doméstica e ácaros, a pele em volta dos meus olhos ficam inchados quando eu acordo, mesmo quando não há ataque de espirros ou coriza. Estou em tratamento com um alergista, fase inicial, tomando remédio, já diminuiu bem, calculo uns 35% ou 40%. Creio que terei que passar para a fase de injeções.

    ResponderExcluir
  177. A imunoterapia pode ser uma grande aliada no tratamento para controle das doenças alérgicas respiratórias. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  178. Bom dia, começei a imunoterapia há 2 meses atrás, porém tive uma piora significativa, aumentou bastante a sensibilidade aos alergenos e tenho crises direto após a aplicação das doses, mesmo alternando duas semanas entre cada aplicação e tomando medicamento as crises são constantes. Isso é normal???

    ResponderExcluir
  179. Leonardo: se o tratamento com a imunoterapia não está dando resultado e, pelo contrário, você percebe que houve piora dos sintomas, deve retornar ao seu alergista e relatar o ocorrido para que ele possa fazer um ajuste da formulação. Convido que escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia do livro sobre a Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  180. GOSTARIA DE SABER QUAL A IDADE INDICADA PARA COMEÇAR A TOMAR ESSA VACINA DE ALERGIAS

    ResponderExcluir
  181. Não há uma idade limite para iniciarmos a imunoterapia, porém o seu inicio ocorre na maioria das vezes a partir dos 2 anos de idade.

    ResponderExcluir
  182. Eu gostaria de saber se a imunoterapia engorda? E se pode fazer uso de bebidas alcolicas socialmente durante o tratamento??

    ResponderExcluir
  183. Daniela: imunoterapia não causa ganho de peso corporal. A ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere no efeito da imunoterapia Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  184. olá gostaria de saber se encontro as vacinas para alergias em farmácias ou só com o meu médico?

    ResponderExcluir
  185. A imunoterapia (vacina de alergia) não é vendida em farmácias. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  186. Boa noite,
    Faço o tratamento de alergia e sempre tenho dúvida sobre qual seringa utilizar. O que me foi indicado é uma seringa de insulina, mas nem sempre acho a que eu uso desde o início. Todas as seringas de insulina são subcutâneas independente do "tamanho" da sua agulha? Já comprei 2 pacotes de seringa e joguei fora porque as agulhas eram menores do que eu utilizava. A que eu uso tem a especificação de (29Gx13mm) 13x0,33mm. É a ideal? Ou posso utilizar qualquer seringa de insulina?

    ResponderExcluir
  187. Giulianna: você pode utilizar qualquer seringa de insulina. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia doença do século XXI”. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  188. Oii, Meu nome é Fabricia . E comecei o tratamento e estou na terceira semana da primeira fase, tenho alergia a acaros da poeira e pelo de cao. Gostaria de saber se essa vacina engoda. Tenho notado minha cara enchada e um aumento de peso. tenho 15 ano e gostaria de saber, se essa vacina engorda?

    ResponderExcluir
  189. Fabrícia: a vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) não engorda. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  190. Olá,
    Tenho 17 anos e em função da rinite alérgica que me acompanha desde a infância, que causa dores na face, pressão, obstrução nasal, e eventuais crises de sinusite, decidi, por recomendação do Otorrino, iniciar tratamento de imunoterapia. Tenho algumas dúvidas: A adminstração dos extratos por via sublingual é tão efetiva quanto por via subcutânea, para o caso de rinite alérgica? Fiz o teste de alergia que deu sensibilidade a ácaros (farinae, tropicalis). É verdade que terapia sub lingual é mais segura quanto à ocorrência de efeitos adversos, em relação às injeções? No tratamento sub lingual, para dessensibilização dos alérgenos que apontei, podem ocorrer reações adversas na pele, como urticária, ou apenas nas vias respiratórias? Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  191. A imunoterapia tradicionalmente é feita via subcutânea. Modernamente, estão sendo usadas vacinas orais e sublinguais. Estas são mais cômodas e tem menor risco de efeitos colaterais Contudo ambas são seguras sendo muito baixa a ocorrência de efeitos colaterais. Podem ocorrer reações locais: vermelhidão e inchaço no local da injeção. As reações sistêmicas: são as mais raras. Os sintomas podem variar desde espirros, congestão nasal, urticária, etc. As reações sistêmicas podem ocorrer nas duas formas de imunoterapia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro "Alergia, doença do século XXI". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  192. Olá, meu dermatologista receitou um tratamento de 8 meses sendo 1 dose mensal de 0,5 ml de Immunotech para o combate às verrugas.
    É recomendável?

    ResponderExcluir
  193. Sinto muito, mas não é possível opinar sobre seu tratamento baseado apenas no seu breve relato, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Ola boa noite!
    Há umas 3 semanas tive uma reaçãalérgica a uma folha de um tuberculo, que as pessoas comem aqui na minha região. Enfim, fui ao pronto socorro com sintomas de inchaço no rosto e garganta fechada. O médico mandou aplicar uma injeção de fenergan no gluteo e cortizona na veia e melhorei em poucos minutos. O problema é que no local que levei a injeção de fenergan ficou dolorido e depois foi ficando dormente, já fazem três semanas que estou com o gluteo direito e as pernas dormentes e dói muito. O que devo fazer? pode ser da injeção? a dormencia pode ser uma coincidência? aguardo retorno, abs.

    ResponderExcluir
  195. Infelizmente não é possível afirmar se a dormência que refere está relacionada com a aplicação da injeção baseado apenas nos dados relatados.Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. Bom dia! Faço o tratamento a umas 6 semanas eeestou muito inchada engordei 4 kls pode por causa do tratamento? ?? Obrigada

    ResponderExcluir
  197. A imunoterapia com aeroalérgenos (vacina para alergia) não causa aumento de peso. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  198. Estou fazendo o tratamento da alegria com imunoterapia tem problema eu tomar antialérgico

    ResponderExcluir
  199. Darci: os dados que envia não são claros. Por favor escreva para nosso e-mail informando qual o tipo de alergia que apresenta, qual o tipo de imunoterapia e qual o antialérgico deseja fazer uso. Gtais pela visita.

    ResponderExcluir
  200. Meu filho iniciou na semana passada um tratamento com Alergenos Inalantes IC ( ácaros , polens, epitélios, fungos), mas observei no rotulo da vacina que a mesma havia tinha data de vencimento em jun/14, gostaria de saber se mesmo vencida a a vacina tem a mesma eficiencia e se é procedimento normal haver prazo de prolongamento deste tipo de vacina. Marcelo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno