Pular para o conteúdo principal

A alergia e os ouvidos



Os processos alérgicos nos ouvidos podem ocorrer na parte externa (pavilhão auricular e conduto auditivo)ou nas estruturas internas do ouvido (ouvido médio).

Alergia no pavilhão auricular (na orelha)

A alergia mais comum que ocorre nas orelhas a dermatite de contato, que pode ser causada pelos remédios usados sob a forma de gotas otológicas ou pelo contato com brincos.

Alergia no Conduto Auditivo 

Neste caso, a dermatite seborreica é uma causa frequente de eczema no conduto auditivo. É mais raro o eczema neste local causado pela dermatite atópica. Em alguns casos, pode ocorrer contaminação por fungos, complicando o problema.

Otite Externa: é a inflamação do canal auditivo externo e da região auricular. Geralmente não é associada à alergia, mas sim a germes ( bactérias, fungos). Ë mais comum no verão, já que um fator bastante comum é a umidade (mar, piscina, banhos) sendo conhecida como “otite dos nadadores”. Pode ser facilitada também por outros motivos, como por exemplo o ato de coçar ouvidos com objetos como tampas de canetas, grampos, etc.
O sintoma mais característico da otite externa é a dor, mas podem ocorrer também: coceira e presença de secreção.

Alergia no Ouvido médio

Otite Média: é a inflamação do ouvido médio que pode ocorrer associada a resfriados, gripes e outras infecções respiratórias. É mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos.


Otite Média Serosa: acompanha-se de acúmulo de líquido no ouvido médio em decorrência de uma otite média aguda não totalmente curada ou de uma obstrução da tuba auditiva .



Trata-se da forma mais frequente da alergia afetar os ouvidos, em especial nas crianças pequenas, pois possuem tubas auditivas pequenas e horizontalizadas, sendo facilmente obstruídas pela secreção proveniente de reações alérgicas, aumento de volume das adenóides ou inflamação do nariz e da garganta.
Por isso, a otite média serosa se associa frequentemente com a rinite alérgica: a repetição dos quadros catarrais pode obstruir o conduto que liga o ouvido às cavidades nasais.

A otite média serosa se manifesta com dor nos ouvidos e às vezes acompanhada de febre, sendo que a febre é mais comum em crianças pequenas ou quando já existe uma infecção associada. Nos adultos, pode passar desapercebida ou causar estalos e zumbidos.

O problema é que nem sempre a doença tem manifestações clínicas, Não sendo reconhecida, pode ocasionar problemas no desenvolvimento infantil e alteração da audição. A privação sensorial, por sua vez, pode afetar a percepção da fala, prejudicando a linguagem e o aprendizado nas crianças.

Como controlar as otites alérgicas

O grande problema no controle da otite média serosa é saber qual o papel da alergia em determinados casos.

É importante chamar a atenção para a associação com a rinite alérgica.Neste caso, a imunoterapia (vacina para alergia), o controle amnbiental e o tratamento dos sintomas nasais constituem a base para o sucesso no controle dos sintomas nos ouvidos.

O tratamento das otites repetidas deve ser feito de preferência nintegrando o alergista e o otorrinolaringologista, para que possa obter sucesso.

Dicas finais:

- Se você é portador de rinite, trate adequadamente.

- O controle ambiental é fundamental, em especial no dormitório do alérgico.

- A coceira nos ouvidos é um sintoma que acompanha a rinite alérgica, assim como a coceira do nariz, olhos e garganta. Procure seu alergista. Evite cotonetes. - Não use objetos para coçar os ouvidos.

- Trate a secreção nasal para evitar que ocorra obstrução da tuba auditiva.

- O uso de protetores nos ouvidos durante natação pode ser útil.

- Não amamente com a criança deitada. Mamadeiras durante a noite são proibidas. O ideal é deitar pelo menos uma hora após mamar.

- Observe se a criança ouve bem: se aumenta o volume da televisão, se pede sempre para repetir o que foi dito, ou mesmo se reclama que não escuta bem. Se suspeitar, leve ao otorrino.

- Se surgir dor em ouvidos, procure atendimento médico. Evite a automedicação.

- Não deixe de vacinar anualmente contra a gripe.


Comentários

  1. Junior: o seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Recomendo que procure atendimento médico com otorrino para que seja feito diagnóstico e indicado o tratamento adequado. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sinto meu ouvido esquerdo tampado, algumas vezes engulo e parece que piora. Não sei o que é, é somente no esquerdo, não sei se tem relação com a questão de fone de ouvido, também não sinto dor, é o incômodo dele estar sempre tampado.O que será que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Há vários meses (mais de um ano), eu tenho tido problemas. Convivo com uma sensação de entupimento do ouvido (principalmente do lado esquerdo), engulo saliva frequentemente todos os dias para diminuir a sensação, porém não adianta. Estou angustiado com essa sensação doutor. O que poderia estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  4. o seu relato não sugere que a sensação de ouvido tampado como descreve, possa ser uma alergia. Recomendo que procure atendimento médico com otorrino para que seja feito diagnóstico e indicado o tratamento adequado. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. bom dia, dormi e acordei com meu ouvido tampado, procurei um otorrino e ele disse que aparentemente nao tenho nada no ouvido. eu tenho a sencacao de ouvido tampado , fica zunindo o tempo todo . as veses coça. fiz audiomeria e foi constatado que perdi a audicao direita, mas de uns dias pra ca. os sons faz eco no meu ouvido, as veses acho que vou enlouquecer. o que fazer. o medico disse que nao tenho nada . que perdi a audicao e pronto. sou muito alergica, na noite que meu ouvido entupio tive crises de alergia, meu quarto ta com infiltracoes fede mofo, será que é alergico. como descobrir se é alergia.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia ! Por gentileza, tenho a narina esquerda sempre tampada. Sem dor, sem secreção. E meu ouvido esquerdo também com menos capacidade do que o direito. Tem como me ajudar ?

    ResponderExcluir
  7. Diógenes - Bom dia. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser uma rinite, mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Recomendo uma consulta com otorrino para que seja feito o diagnóstico e indicado tratamento adequado. Se for comprovada uma alergia, ele o encaminhará ao alergista. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha está com otite externa aguda,comecei a usar o Oto betenovate e piorou total,dor e febre e inchaço,sera que ela tem alergia a esse remédio.

    ResponderExcluir
  9. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que leve sua filha a um especialista em otorrino. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. boa tarde ! gostaria de perguntar se existe algum meio probabilidade de uma pessoa alergica a certos alimentos e medicamentos desenvolver otite de repetição ouvido infecçionando sempre qual sera causa do problema agardeço tenha boa tarde

    ResponderExcluir
  11. Odair: as causas de otites são variadas, como por exemplo: bloqueio da tuba auditiva durante um resfriado, alergia ou infecção respiratória alta e a presença de bactérias ou vírus, entre outros. Nas otites de repetição, a rinite alérgica é uma causa frequentes Agradecemos sua visita ao Bçog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tenho 12 anos, tenho rinite alérgica, e já faz um tempo que tem um tipo de casquinha meio branca que da dentro do meu ouvido, eu sempre arranco essa casquinha e ela sai com um pouco de cera, isso é por causa da minha rinite? Como faço pra acabar com isso??

    ResponderExcluir
  13. Helena: o seu relato não sugere que a alteração do seu ouvido seja uma consequência da rinite Aconselho que procure seu médico e peça que oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, estou com coceira no ouvido e quando mexo nele faz um barulho parecido com bolhas estourando como se estivesse água dentro, sempre seco bem o ouvido, e coloco proteção para tomar banho, mas mesmo assim o ´problema persiste. O que pode estar ocasionando isso?

    ResponderExcluir
  15. Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para afirmar a causa dos problemas descritos em seu ouvido, é necessário examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Recomendo que procure atendimento médico com um especialista em otorrino. Gratos por sua visita.

    Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/8/16 18:39

    Quero saber qual é o resultado de usar ouvidonal todos os dias em uma criança de 1ano e meio...estou preocupada á uma pessoa que conheço que pinga todos os dias no filho...acho que não é muito bom...

    ResponderExcluir
  17. Ouvidonal é uma medicação que contem um antibiótico (cloranfenicol) e um anestésico (lidocaína). Não deve ser usado sem acompanhamento médico, em especial numa criança pequena. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Fui ao médico esses dias e ele constatou que eu estava com otite externa, daí ele me passou um antibiótico, um antiinflamatório e um antialérgico. Tomei os remédios e comecei a melhorar, até achei que havia curado mas de uns dias pra cá os sintomas voltaram, a coceira, a dor e a secreção. Isso é normal mesmo ou realmente a otite não curou e devo voltar ao médico?

    ResponderExcluir
  19. Ingrid: Boa noite. É aconselhável que retorne ao seu médico para nova avaliação. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. Olá ha meses eu tenho dores no ouvido e sinto que ouço menos no lado esquerdo, fiz audiometria e deu perda de audição condutiva, porém pouca,quando tenho crises de enxaqueca essas dores tornam a piorar, e meu ouvido esquerdo produz algo que parece um pus c cera e produz mt mais q o ouvido direito, a otorrino avaliou o que poderia ser uma disfunção intromandibular mais nada constatado; e na volta da orela externa estou sempre c casquinhas sempre formando feridas q nunca saram....poderiam me ajudar e me dar uma idéia do que pode ser?????
    Obg Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. Sinto muito, mas para opinar sobre seu caso, só examinando pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro e confundir, ao invés de ajudar. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Eu tive uma urticaria idiopática crônica... Depois que a controlei atacou a sinusite... Não pude usar antibióticos por muito tempo pois tenho dermografismo e a médica ficou com medo de voltar a urticaria. Aí depois do quadro atacou meu ouvido começou às tonturas, estou tomando labirin... Faço natação e achei que era por isso mas fui ao otorrinolaringologista não tenho nada! Ela disse que foi por causa da sinusite!

    ResponderExcluir
  23. Cileia: Boa noite. A rinite é a causa mais comum de sinusite. O tratamento da rinite evita novos episódios de sinusite. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. olá,

    estou com o ouvido entupido ha alguns dias. fui no otorrino e apos uma lavagem de ouvido me receitou decadron por 10 dias. usei o tempo indicado e o problema se resolveu quase por completo. porem dependendo da posição que me encontro o ouvido volta a entupir. Pensei que outra lavagem resolveria o problema. Voltei ao otorrino e o mesmo me recomendou continuar c o decadron (fosfato dissódico 1 mg + sulfato de neomicina 3.5mg) e também tomar o allegra D (cloridrato de fexofenadina 60mg + cloridrato de pseudoefedrina 120mg).Isso apos examinar meu ouvido e retirar uma boa quantidade de cerume com uma especie de palito plastico. Não fez outra lavagem no entando marcando outra para daqui a seis meses. Nao gosto de tomar medicamentos alopáticos e quando li a bula fiquei menos à vontade ainda com a prescrição até porque é receitado para rinites, alergias e afins. Porém lendo seu artigo vi que uma alergia ou o entupimento das cavidades da face podem afetar o ouvido. Mas ainda estou na dúvida se vale a pena tomar devido as reações adversas do medicamento. O atendimento tb não foi dos melhores e o profissional nao me deu maiores esclarecimentos. Se puderem me ajudar com minha inquietação serei mui grato! Agradeço desde de já abraços

    ResponderExcluir
  25. Boa noite. É verdadeiro que algumas alterações nos ouvidos resultam de alterações nasais e paranasais. Contudo, não é possível emitir um parecer sobre seu caso, baseado apenas nas informações enviadas e sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente.
    Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia


    ResponderExcluir
  26. A uma semana tomando banho de piscina sentir que tinha água no meu ouvido sem saber limpei o meu ouvido com contonetes aí piorou tampando o mesmo,depois de dois dias fiz a lavagem e melhorou mais ficou um xiado que incomoda,foi o otorrino me receitou prelone 20 MG durante 5 dias em 12 em 12 horas e exame de audiometria mais falta dois comprimidos e ainda continua o xiado o que pode ser ou eu tenho que esperar fazer o exame de audiometria?

    ResponderExcluir
  27. Camilo Boa noite. Não há como afirmar pela internet o diagnóstico do seu problema no ouvido, sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o médico que acompanha seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Senti coceira dentro ouvido e parte fora sensação coceira crânio na parte dentro e o que

    ResponderExcluir
  29. Glauber: a rinite alérgica pode causar coceira em ouvidos. Porém, existem outros fatores que podem estar envolvidos com este sintoma e não é possível afirmar a causa da coceira que relata sem examinar você pessoalmente. É recomendado que procure atendimento médico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo3/3/17 15:18

    Olá meu nome é João e há dois dias estou sentindo meu ouvido entupido. Isso ocorreu após eu ter espirrado com o meu nariz entupido. Não sinto nenhuma dor e não escuto nenhum zumbindo mas quase todas as vezes que engulo algo meu ouvido estala. Não consigo escutar quase nada com o meu ouvido esquerdo após o espirro por favor ajude me

    ResponderExcluir
  31. João Boa noite. Só mesmo examinando para orientar. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo uma consulta médica para que possa ser avaliado e indicado o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Me ajudem? A pomada DIPROGENTA tem a mesma fórmula da pomada GUADRIDERME.Usada para alivia a descamação coceira no ouvido.

    ResponderExcluir
  33. Edson: boa noite. Os medicamentos são diferentes. Diprogenta contém: betametasona (corticóide) + gentamicina (antibiótico). Quadriderm contém: Betametasona (corticóide) Tolnaftato (antifúngico) Gentamicina (antibiótico) e Clioquinol (antibacteriano e antifúngico). Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde.eu comecei com um monte bolo na garganta e depois o ouvido emtupido a sensação é que estou tida emtupido nariz garganta e ouvido eu tenho rinite alergica

    ResponderExcluir
  35. Bom dia. Os sintomas que caracterizam a rinite alérgica são: espirros em salva, coriza abundante e clara, coceira (no nariz, olhos, ouvidos e garganta) e obstrução nasal. Os sintomas que descreve não são característicos de uma alergia. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente para que seja orientado de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno