Pular para o conteúdo principal

TOSSE: quem responde é o especialista






1. Por que tossimos?

Todo mundo tosse, pois tossir não é doença. A tosse é um mecanismo de defesa, normal em qualquer ser humano e útil para expulsar agentes estranhos das vias respiratórias, como por exemplo, poeira, tabaco, muco,etc. No entanto, a tosse também pode ser um sintoma de doença.Portanto, a tosse funciona como um “barulho” produzido pelo organismo para mostrar que algo não vai bem nas vias respiratórias.


2. Quais as principais causas de tosse?

As causas mais comuns são:
-doenças alérgicas (asma ou bronquite, rinite, sinusite, laringites, traqueítes)
-infecções virais (gripes, resfriados, coqueluche, sarampo) - -infecções bacterianas (sinusite, pneumonias, tuberculose), - refluxo gastro esofágico,
-certos medicamentos,
-doenças pulmonares crônicas
-corpos estranhos aspirados pela pessoa.
A fumaça do cigarro causa tosse, tanto para o fumante como para as pessoas que convivem com ele (tabagismo passivo). A Organização Mundial de Saúde cunhou uma frase que se tornou célebre:  
“Pais fumantes = filhos tussidores”.


3. De que maneira a tosse pode ser sinal de asma?

A tosse faz parte do quadro clínico da asma clássica, associada à falta de ar, cansaço e sensação de chiados no peito. Mas, em alguns casos, a tosse pode ser a única manifestação da asma (ou bronquite).
As crises de asma podem se iniciar com uma tosse após exercícios ou ao riso. Este dado é importante, pois é o momento de tratar para que não progrida para crises fortes.


4. Sinusite provoca tosse?

A tosse pode acompanhar a rinite alérgica e a sinusite, principalmente em resposta ao gotejamento de secreção do nariz para a garganta, irritando os receptores ali situados.
Este tipo de tosse pode ser reconhecido pela presença de sintomas nasais como espirros, coriza hialina ou mucosa, prurido nasal, ocular, coceira no palato, pigarro, além de história familiar e pessoal atópica. Uma característica importante é que a tosse causada pela rinossinusite piora à noite ou quando a pessoa se deita


5. Refluxo do estômago pode fazer tossir?

O refluxo gastro-esofágico consiste na regurgitação do conteúdo do estômago para o esôfago e pode atuar como causa de tosse. Também pode ser um fator agravante de asma.
Em alguns casos, o diagnóstico é facilitado pela presença de outros sintomas, como azia, dor (no peito ou na barriga), enjôo e vômitos. Mas, uma grande parte das vezes pode ser silencioso, sem que a pessoa perceba.
Em crianças pequenas, o refluxo pode ser causado pelo mau hábito das mamadas noturnas. Por isso, é sempre bom lembrar que crianças nunca devem mamar deitadas e que só devem deitar pelo menos uma hora após mamar.


6. É verdade que remédios que podem provocar tosse?

Sim. Alguns remédios usados para tratar a hipertensão, chamados de inibidores da ECA podem provocar tosse seca moderada ou severa, de predominância noturna. Os betabloqueadores podem induzir asma e tosse em pessoas susceptíveis.

7. A tosse pode ser de origem emocional?

Sim. A tosse pode surgir, na criança e no adulto, como consequência de perturbações emocionais. Em geral, apresenta-se como tosse alta, seca, irritativa, bastante incômoda, porém desaparecendo durante o sono.

8. Qual o tratamento para a tosse?

O tratamento deve visar descobrir a causa, já que os remédios têm efeito muito limitado.
Um xarope pode melhorar a tosse mas não vai tratar a causa do problema. O ideal é não usar remédios indicados por amigos ou por balconistas de farmácia, mas sim procurar um médico, que irá investigar e tratar adequadamente a causa da tosse.

Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail: alergiapgrj@gmail.com
e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Michelle: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível fazer diagnóstico ou opinar sobre o tratamento de sua filha pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Boa Noite mi chamo Natalia.

    Bom,já faz mais ou menos umas duas semanas que estou com tosse seca,porém não é só isso toda vez que vou tossir minha garganta fecha, fico aguniada para poder respirar (pois respiro pela boca) e o ar nao sai, depois de alguns minutos volta.
    Fui ao médico ele disse que é tosse alergica( mi passou loratadina).

    Mas acontecendo com frequencia fui procurar outro médico, ja este mi passou predizona e omeprazou para defender o estomago.



    Enfim to comessando a ficar preocupada , pois dizem que é tosse alérgica, mas tampa a minha garganta gico desesperada pois por alguns segundos penso que vou morrer.
    O que pode ser?


    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Natalia: a tosse é um sintoma que pode acompanhar várias doenças. É importante conhecer os dados clínicos e examinar pessoalmente para poder afirmar a causa do problema. Não é possível afirmar o que pode ser pela internet, sem examiná-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. boa noite no meu caso a duas semana atraz comecei com uma tosse muito forte 5 em 5 min tossindo muito forte meu peito nao aguentava mais de dor...ai veio o barulhinho nos pulmoes qndo eu inspirava e expirava saia uma gosminha verde qndo cospia...uma semana pois fui ao PA e a medica disse que eu não tinha nada e me receitou LUVEPAX e charope p tomar por dia...estou tomando e agora estou com uma tosse seca seguida de engasgo perdendo totalmente o ar e espasmo seguido de vomito é horrivel parece que nunca vou sarar..o que faço?

    ResponderExcluir
  5. Livepax é um antibiótico (levofloxacino) usado no tratamento de alguns tipos de infecção respiratória. Mas, se não houve melhora com a medicação, é aconselhável que retorne para nova consulta e orientação. Agradecemos sua visita ao Blig da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/1/15 21:16

    Ha aproximadamente um mês, no máximo 2, sinto incomodo ao entrar em ambientes com condicionador/central de ar. Este sintoma torna-se mais intenso a noite, ao dormir. Estou tomando algo semelhante a vacinas porque pode ser de origem alérgica. Mas fico preocupado porque enfrento problema ha uns meses. Existe realmente algo relacionado com o aspecto emocional? o que devo fazer? Grato

    ResponderExcluir
  7. A tosse é um reflexo natural do nosso aparelho respiratório e tem um importante papel no sistema de defesa do nosso organismo na limpeza do excesso de secreção ou organismos estranhos das vias aéreas.Mas, pode ser causada por fatores variados, como doenças, processos irritativos, alergia, etc. Alguns tipos de tosse podem persistir mesmo após a resolução do que a provocou. Por exemplo, um quadro de tosse causado por infecção viral, como uma gripe no seu caso, pode pode chegar a 4 ou 8 semanas após a resolução da gripe. Fatores emocionais podem agravar a tosse mas nem sempre são a causa única do sintoma. Os alergistas, como especialistas em tratamento de vias aéreas, estão preparados para tratar a tosse crônica, portanto mantenha seu acompanhamento para que seja afastada qualquer complicação e evite exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba a cópia do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  8. meu marido fez uma drenagem no pulmão motivo derrame pleoral e esta com uma tosse e nao consegue expectorar o catarro que ainda tem
    gostaria de saber algo para soltar o catarro para fora e cessar a tosse
    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Gilmara: não recomendo que dê nenhuma medicação sem a orientação do(a) médico(a) que trata do seu esposo. A tosse produtiva pode ser um sinal de que ainda persiste uma alteração pulmonar associada.É preciso definir a causa da tosse para tratar com segurança Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!
    Estou preocupada com minha sobrinha.
    Há dias ela está com um tosse seca. Sábado  ela acordou pior...tossindo muito!
    Levei ao médico e ele disse que era uma tosse alergica. Não tinha febre, nem infecção e passou dois remédios que não me lembro os nomes.
    Hoje ela amanheceu tossindo muito, mais que antes,  está vomitando, dores na barriga e agora a noite está com 38 de febre. Fez nebulização com soro e saiu muito catarro.  Estou desesperada,  o que pode ser?  Me deem uma opinião.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Anna: A tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará os dados clínicos de sua sobrinha, julgará os fatores envolvidos, a examinará e, se for necessário, solicitará exames. Infelizmente não é possível afirmar a a causa da tosse através de um aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, preciso se possível da sua ajuda.
    Estou a mais de 3 semanas com um tosse as vezes seca mas as vezes com muco
    tomei xarope para aliviar a tosse mas não passava com isso fui ao medico e
    me receitou remédio anti alérgico "loratadina" e ele aumentou mais a tosse
    então continuei tomando o xarope e não adiantou, e parei de tomar os dois,
    melhorou a tosse porem de vez enquando tenho uma coceira na garganta no
    lado direito que provoca vomito de tão irritante é. O que pode ser? Qual
    medico posso procurar? Visto que fui ao otorrino e não me adiantou muito.
    Agradeço se puder me ajudar

    ResponderExcluir
  13. Cassia: o seu relato sugere que possa ser um caso de alergia desencadeando a tosse. Mas, não é possível afirmar sem examinar. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/2/15 15:44

    ola boa tarde,eu tava com uma tosse tremenda ela durou 4 semanas,alem da tosse eu tava sentindo zumbidos no ouvido,pontadas na cabeça,qd forçava a cabeça dava uma leve dor no osso do nariz,e secreçao direto na garganta,aa voltando a tosse,qd tussia sai muco esverdeado as vezes amarelado com o tempo sai transparente,mais eu n sentia falta de ar,nem dor no peito,nem nas costas nem febre e nem cansaço,que tipo doença era essa? muito grato ao me responder,parabens pelo blog e com atençao,profissionalismo e dedicaçao q gera satisfaçao a todos vcs abraços.

    ResponderExcluir
  15. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a doença que causou sua tosse sem uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Esses dias, estava vendo vídeos engraçados e exagerei. Nos risos, fique com muita tosse parecendo q eu estava toda encatarrada, acho q algo se inflamou rm mim hehe, soh que tive muita falta de ar mesmo, mas isso já apontou antes, soh q a tosse me deu muito enjoou a falta de ar me deu tontura e agora estou com umas pontadas muito fortes na cabeça quando abaixo . Devo me preocupar ? Ou isso eh normal e já vai passar?

    ResponderExcluir
  17. Jessyca: É aconselhável que procure atendimento médico. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/3/15 01:45

    ola ..primeiro quero parabenizar pelo blog, que nos ajuda muito tirar as dúvidas. quero relatar que sinto uma coceira na garganta,uma tosse seca, mais quando começo a tossir fica incontrolável não tenho secreções, mais sinto uma agonia no peito tipo uma dor mais nada forte, não tenho febre e nem dor de cabeça. percebo que sinto quando tenho contado com ar condicionado ou cheiros fortes, já trabalhei uma empresa de produtos químicos, depois que comecei a trabalhar lá que me vieram os sintomas. gostaria de saber se a tosse pode ser alérgica. obrigada!! sou de goânia

    ResponderExcluir
  19. O seu relato não deixa claro que seja causada apenas por alergia, pois você cita fatores irritantes ( ar condicionado, cheiros ativos) e ocupacionais como provocadores dos sintomas. . Avaliar pela internet tem limitações e pode incorrer em erros de interpretação e tratamento. Sendo assim, recomendo que procure um(a) alergista para orientar pessoalmente. Agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. A minha filia semana retrasada estava com agarganta enflamada e dando febre levei no medico e ele medicou agora depois de duas semanas ela voutou a torci novamente so a torce com aquele barulhao e torce dela e seca o que devo fazer ja tem tres dias que esta torcindo assim est torce seca e e so anoite tadinha nem dormi ela tem dois anos quase trez o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. É muito difícil darmos um parecer sem examina-la. Se a tosse está persistindo, provavelmente a causa da tosse persiste. Procure o atendimento médico para que ela seja examinada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. eu fui tomar um xarope anti alergico ai engasguei com o xarope ai hoje que é outro dia ja estou com tosse e dor no peito é normal obrigado

    ResponderExcluir
  23. Olá Tiago, bom dia. A tosse persistir após uma única dose de medicação pode ocorrer, porque provavelmente a dose da medicação não foi efetiva. A dor no peito ode ser decorrente à própria tosse, ou mesmo por refluxo, já que você apresentou engasgo. De toda forma, procure o atendimento médico, para que você seja examinado e receba a orientação adequada para as suas queixas. opinar e prescrever pela internet e sem tê-lo examinado não é uma medida prudente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Estou escarando já faz 1 ano um encomodo. Oque pode ser isso?? Por favor mim ajude !!!!!! Presiso muito isso ta mim atrapalhando muito no meu dia-a- dia

    ResponderExcluir
  25. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Não é possível apontar a causa de sua tosse sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  26. Quanto tempo o catarro bacteriano leva para desaparecer após 15 dias de antibiótico para uma infecção dos brônquios?Ele tem que ser expectorado ou é absorvido? A presença do catarro significa que as bactérias ainda estão vivas? Ou pode ser um catarro residual que desaparece aos poucos?

    ResponderExcluir
  27. Adriana: não há um tempo fixo para melhora após uso do antibiótico pois depende e uma série de fatores: idade, condições de saúde, tipo e gravidade da infecção, qual o antibiótico utilizado, etc. A presença de catarro não surge apenas nas infecções bacterianas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, meu filho esta tosaindo há 5 dias, uma tosse seca e irritativa já o levei ao médico tirou raio x da face e do toráx e nao deu nada. Esta tosse pode ser emocional? Ela é alta, seca e quando ele dorme ela desaparece!
    Não sei mais o que fazer, me ajudem!
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Ariane: é pouco provável que uma tosse que se iniciou há 5 dias seja apenas causada por fatores emocionais. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia


    ResponderExcluir
  30. Estou com muita tosse, uma irritação na garganta me faz querer tossir, e isso ta me causando falta de ar, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  31. Para tratar sua tosse, é essencial pesquisar a causa do problema. Xaropes não resolverão se a causa não for detectada e controlada. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Meu nome é Marinéa.
    Faço tratamento de depressão já faz u s 3 anos.
    De mais ou menos uns 6 meses p cá, tenho tido alterações na voz, hora rouca, hora não, sendo q ultimamente esse quadro se agravou com MT tosse sem secreção e falta de ar e dor no peito,como se estivesse congestionado sem expelir nenhuma secreção, mesmo após 5 vidros de xarope. Fiz exame de sangue e a proteína C qua rotativa alta sensibilidade teve resultado de 12,24mg/L. Meu médico disse ser da sinusite, mesmo sem um exame específico.
    Tenho histórico de AVC, aneurisma e problemas cardíacos e cancer na família, mãe, pai e avó.
    Estou insegura c relação a este diagnostico.
    O que me acobselham?
    Moro no interior do Estado do Rio.
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Marnéa. O diagnóstico de Sinusite é clínico, ou seja, é feito pelo seu exame físico e sintomas, não sendo necessário exames complementares para tal. Em caso de dúvida do diagnóstico, ou suspeita de algo a mais, os exames podem auxiliar o médico. Se você tem dúvida a respeito da conduta adotada, ou mesmo, sentiu-se insegura, isso é um direito seu, portanto deve procurar a orientação de outro(a) médico(a). Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde comecei com sintomas de gripe faz 2 semanas e em seguida muita tosse seca e chiadeira no peito tomei varios remedios inclusive azitromicina por 3 dias e loratadina e nada de melhorar a tosse e o chiado agora estou tomando prednisona 5mg que a medica passou sendo 3 dias 8 em 8hr , 3 dias 12 em 12hr e 3 dias 1x ao dia estou no quarto dia e ainda a tosse e o chiado continuam não sei mais oque fazer.

    ResponderExcluir
  35. Jefferson: a tosse pode ter causas variadas e nem sempre tem relação com alergia. Os remédios apenas aliviam o sintoma. Se a causa não for detectada e tratada, a tosse não se resolverá. Aconselho que retorne à sua médica e peça nova avaliação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Oi quando pequena tive derrame no pulmão há alguns anos descobri ter asma uso bombinha porém de uns 3anos pra cá ando piorando muito fui ao médico recentemente fiz exame no exame deu derrame no pulmão direito porém a médica especialista discordou disse não obter nada deu uns remédios dizendo controla a asma e só,porém a alguns dias sinto muita dor nas costelas no lado direito a bombinha alivia mais não por muito tempo também tenho muita tosse falta de ar as vezes ao tosir sai sangue pouco mais sai...quero saber se é da asma isso ou pode ser algo mais sério des de já agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  37. Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico e indicar a causa da da dor e da tosse descritas em seu relato pela internet, sem examinar você pessoalmente. É aconselhável que retorne para nova consulta com sua medica para que receba uma orientação correta e adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, tenho um bebê com 19 meses que desde a 16 dias tem tido tosse com vómitos.há vários fatores que podem ser causadores, desde ser celiaco e a mamar durante a noite. Tem estado bem disposto sempre, não tem febre, não se queixa de dores, mas interrompe o sono, dele e meu várias vezes durante a noite...mesmo neste momento teve uma crise com vómitos, já o levei ao medico, por acaso alergologista, mas a resposta dele foi um bocado para o frustrante, pois disse que nada podia ser feito, nem medicado. Simplesmente ficar a espera de melhorias por si próprio.... Sei que vou ter de interromper o hábito da mama noturna, o que será um bocado custoso, o que eu desejava saber era como aliviar estas crises de vómitos...Não estou próximo da vossa clínica... Vivo em Portugal...

    ResponderExcluir
  39. Tatiane ola estou com uma tosse seca ja faz um mes ja tomei varios medicamentos anti alergicos e nada funcionol, o que poderia ser.

    ResponderExcluir
  40. Aloísio: As principais causas de tosse na criança são: alergia, asma (ou bronquite), rinite, sinusite, refluxo, infecções respiratórias, entre outras. Uma tosse crônica, ou seja, de longa duração, pode ter mais de uma causa envolvida. É importante afastar causas alérgicas para a tosse, como por exemplo, fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Tatiane: nem toda tosse é causada por alergia. Se você tomou os medicamentos e não obteve melhora, é recomendado que a causa da tosse seja investgada. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. OI bom dia , meu filho com 40 anos, esta com uma tosse seca a tempo , nenhum xarope resolve, ela so manifesta durante o dia , ele dorme tranquilo a noite , e se dormir de dia para tamb , esteve com umas alegias e tomou um antealergico , agora esta tomando bpastel pra alergia, ele é fumate , o que faço?

    ResponderExcluir
  43. Lucia: a causa mais comum de tosse é o tabagismo Mas não há como afirmar a causa da tosse do seu filho sem examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  44. Olá! Boa tarde. Meu filho de 5 anos estava com uma pneumonia leve e tomou 10 dias de amoxilina e apartir do último dia do antibiótico ele começou a tossir, porém é uma tosse estranha paree que vai se engasgar. É normal?

    ResponderExcluir
  45. Se seu filho foi medicado adequadamente e não teve melhora, é aconselhável que retorne ao médico para que seja examinado e pesquisada a causa da tosse que descreve. Obrigado por visitr o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Oi queria saber oq faço com meu filho ele tem 6 meses ja o internei 2 veses com bonco pneumonia mas pssa 15 dias bom r depois a tosse volta tudo de novo e ele tosseais quando estar no berço dormindo ja tiri tud q tinha dentro do berço e nao adiantou por favor oq faço ja nao aguemto ve-lo tossre tem mais de mes essa tosse e quando ele tosse fas barulho de muito catarro.obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Um bebê de 6 meses tem caractarísticas muito especiais, diferentes das crianças maiores. A tosse pode ser sintoma de várias situações clínicas, em especial no bebê. Normalmente nessa faixa de idade é mais comum que não seja alergia. Muitos fatores podem influenciar nos sintomas respiratórios: bebês tem vias respiratórias muito estreitas, sua imunidade é imatura, passam a maior tempo deitados, não sabem expectorar, etc... etc... Além disso, com 60 dias de vida, ainda não têm seus próprios anticorpos formados (recebem da mãe pela placenta e depois no leite materno) Por isso, vírus são as causas mais comuns. E algumas viroses podem perdurar com sintomas por tempo longo. Refluxo também contribui para tosses nessa idade. É preciso pesquisar em cada caso para poder afirmar a causa da tosse. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  48. Ola, passei muitos dias com uma forte tosse, o que causou uma dor nas costas sempre q tossia e ate ao me mexer. Tomei varios medicamentos e a tosse acabou, porém continuo com a dor nas costa quando me mexo. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  49. Tatinex: sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa da dor nas costas conforme descreve em seu relato, sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite, eu tenho13anos tusso todoa os dias mais a noite quando esta frio. Tenho muita coriza, meu peito shia, . Agora esta muito frio, e eu estou tussindo muito, e minha garganta e nas costas fica coçando. Esses sintomas ja duram 1 ano e 10 meses, por ai.. Vcs sabem oq eu tenho?

    ResponderExcluir
  51. Tenho uma tosse a mais de três ano ,não e produtiva quando eu estou dormindo não tenho tosse

    ResponderExcluir
  52. Olá Doutor, estou me sentindo péssima. essa tosse horrível que me acompanha faz uns 2 meses, quando respiro para dentro com a boca aberta escuto até um assobio, e essa coceira na garganta que não me deixa em paz, ás vz tem muco na garganta às vz não. e tenho que tossir bem bem forte para ficar satisfeita a maldita coceira, Hj senti uma queimação nas amídalas, principalmente quando bebo algo. O que é essa tosse Dr? Alergia ?

    ResponderExcluir
  53. Boa noite. As medicações usadas no controle dos sintomas, nesse caso, da tosse, são ferramentas que usamos para melhorar a qualidade de vida do paciente e de sua família. O tratamento com imunoterapia (vacina), algumas vezes, é longo, para se obter controle sobre a doença, podendo ser necessário o uso de medicações por longa data. O mais importante é você conversar com seu médico, perguntar, tirar suas dúvidas, o que lhe deixará mais confiante de que está fazendo a coisa certa para seu filho, e de que forma poderá ajuda-lo ainda mais. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  54. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  55. Boa noite. Procure atendimento médico, não temos como opinar sobre um paciente sem examiná-lo. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  56. Uma tosse de duração arrastada (no seu caso, 1 ano e 10 meses) é considerada uma tosse crônica. Para opinar, é preciso investigar os seus dados clínicos e assim poder definir a causa da tosse. Avaliar pela internet pode gerar erro. Você precisa ser examinado pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica, caso você more no Rio de Janeiro. Um abraço.

    ResponderExcluir
  57. Olá boa tarde quero saber se o remédio hixilerg e pra tosse alérgica ,também queria saber que horas e quantos dias posso dar a minha filha ,ela estar com 5 meses????

    ResponderExcluir
  58. Tayene: não é recomendado dar nenhum medicamento a um bebê de 5 meses sem orientação do(a) pediatra. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, meu nome é André. Tive uma crise de tosse seca trancada com espirros e secreção. Tomei Expect, soltou o catarro e melhorou. Isso dentro de 18 dias. 10 dias depois, transitei pelo sereno da madrugada e uma semana depois começou tosse seca e irritativa, que durou cerca de 15 dias. Vez enquando, da uma tosse, que vem acompanhada de catarro. Não foi para respirar, não tenho febre nem falta de ar, nem nada. Obridago.

    ResponderExcluir
  60. Olá André, boa noite. Difícil darmos um parecer sem examiná-lo. Se esses quadros vem se repetindo com muita frequência e facilidade, procure a orientação de um especialista, para que em primeiro lugar você saiba por quê tosse, para depois tratar sua tosse. Procure um(a) Alergista. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  61. Meu filho tem 3 anos ele tosse a 7 meses, e uma tosse seca e a noite piora, ele ja tomou remedio para bronquite mas nao resolveu, usou bombinha com espacador e nao melhorol

    ResponderExcluir
  62. boa noite,me chano eicardo,estou com uma tosse seca,as vezes sai catato mais a maioria sonseca,sempre que jogo bola ou corro,me da essas tosses..uma atrás da outra

    ResponderExcluir
  63. Maruete: a tosse infantil pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Os remédios apenas aliviam o sintoma. Se a causa não for detectada e tratada, a tosse não se resolverá.
    Mas, infelizmente não é possível opinar sem examinar seu filho. Estamos ao dispor no ambulatório da Polilcínica Geral RJ. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde Ricardo. A tosse pode ter várias causas, portanto, sem examiná-lo, não tempos como propor um diagnóstico. procure um especialista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  65. Olá tenho uma duvida, domingo faz uma semana que meu cão de doze anos morreu e por coincidência comecei com uma coceira intensa na garganta e não paro de tossir dia e noite, será que devo procurar um médico ou pode ser emocional? Obrigado pela atenção. Elisabete Martins

    ResponderExcluir
  66. Elisabete: situações emocionais podem interferir na saúde, mas deve ser um diagnóstico de exclusão, ou seja, após avaliar deu caso de forma criteriosa e pessoalmente e afastar outras causas de tosse. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. boa tarde
    tenho tosses ja procurei dois medicos um disse que não tem aparente causa, outro examinou no consultorio disse que o pulmão esta limpo e deu antialergico que não melhorou
    sinto a que tipo no final da lingua começo da garganta e como se tivesse uma viscosidade grossa e isso irrita e começo a tossir e chega a dar ansia e as vezes depois da ansia da como se fosse azia. o que pode ser, qual o medico certo a procurar, pois os dois do sus, nem exames para analisar pediram

    ResponderExcluir
  68. Míriam: a tosse pode ter sausas variadas, sendo as mais comuns: asma, rinite, sinusite, refluxo gastroesogagico, alguns medicamentos para tratar a hipertensão, etc A alergia deve ser investigada. O alergista ou o pneumologista poderão orientrar seu tratamento de forma adequada, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. tive pneumonia leve, tomei lincomicina injetavel por 5 dias e loratadina 10 mg, agora fiz um raio x do pulmao, o medico disse q to quase curada, só que tusso até peder a respiração, meu ar acaba, tenho a sensação que vou apagar, começo salivar horrores e ter ansia de vomito, a crise dura de 3 a 5 minutos, o medico trocou a loratadina por prednisolona xarope, mas continuo ruim, estou tendo formigamento no braço direito de vez em quando e sentindo tontura..., nao expectorei nada, fiz exame de sangue a pedido do medico, deu td normal.... o q ta me matando é a tosse

    ResponderExcluir
  70. Se você foi medicada e os sintomas persistem, é aconselhável que retorne ao seu médico, informe o ocorrido, para que possa ser tratada de forma adequada. Infelizmente não é possível afirmar a causa ou indicar tratamento para sua tosse pela internet, sem examinar pessoalmente. Vale ressaltar que nem toda tosse é causada por alergia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  71. tenho tosse des de meu 11 anos jerralmente ela vem a cada 4 ou 5 mes quando eu tosse sai uma agua com sangue ja fiz tres tipo de exame e nao deu nada tomor esse remedio miflasona 400 mcg ,mais fica boa mais depois vouta de novo nao agento mais gostaria de sua opiniao ,meu nome e katiane andrade tenho 26 anos obrigada

    ResponderExcluir
  72. Katiane: a tosse pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Para definir a causa da tosse, é preciso examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Meu caso e curioso: todas as noites quando já adormeci, começo a sentir uma coceira na garganta, automaticamentd começo a fazer movimentos com a lingua para fazer saliva, de repente dou algumas tossidas e dois espirros e pronto passa. Isto ocorre há uns seis meses. O q pode ser

    ResponderExcluir
  74. Compreendo sua preocupação, mas não é possível afirmar u que pode ser, baseado apenas nos dados enviados em seu relato.Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico. Aconselho que procure atendimento médico em sua cidade. Gratos por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  75. Tenho uma filha de dois anos e oito meses, que sofre com tosse constantemente, em épocas de crises mais fortes ela chega a vomitar de tanto tossir, já levei em vários pediatras, fiz vários tratamentos com anti alérgico e ate hoje nada resolveu, o pulmão dela nunca tem catarro, o catarro fica alojado na área da garganta e escorre pelo nariz também . gostaria de saber se para o caso dela é mais indicado um pneumulogista ou um otorrinolaringologista para um possível tratamento .

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde, Daniela Jeronimo. Em primeiro lugar, vocês precisam de um diagnóstico, e não simplesmente ficar usando medicações sintomáticas. Se sua filha não tem história de ter apresentado comprometimento pulmonar em nenhuma das crises anteriores, o pneumologista não seria primeira escolha. Procure um(a) Alergista ou Otorrino para investigar a razão dessa secreção "no fundo do nariz e em cima da garganta". Após o diagnóstico, o médico lhe orientará qual caminho seguir. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Olá, tenho 33 anos e desde de Julho/2015 tenho uma tosse que só aparecia quando eu acordava, depois a tosse acontecia quando eu andava mais rápido e tossia muito e durante anoite acordava com pigarro... Em Agosto/2015 procurei um clinico geral, que solicitou RX torax e da face, no diagnostico a médica me disse que estava com Pneumonia e sinusite, disse a médica que não estava com sintomas nenhuma de pneumonia, tipo febre, cansaço..etc e que tinha catarro na face, disse que não sentia dor na face, a médica me disse que eu estava com a imunidade muita baixa, por isso que não apresentava os sintomas, enfim... ela me passou o azitromicina,xarope loratadina e predsidona. Bem tomei os medicamentos por 7 dias,passou o periodo de medicação a tosse voltou mais forte e só a noite, procurei um atendimento 24 horas (AMA) tirei o RX e estava limpo o pulmão, o medico me passou a inalação, mais amoxilina, predsidona e um descongestionante nasal. Depois desses melhorou, mas em outubro estava voltando a tosse a noite de novo, dessa vez procurei um otorrino e me disse que estava com tosse alergia e sinusite, meu catarro em vez de sair voltava pra garganta e provocava a tosse e juntava com alergia, segundo o otorrino...enfim e ele viu meu RX da face e disse que não tinha catarro na face... este me passou um antialérgico de injeção... este foi bom... mas de novo em dezembro, procurei o otorrino que me passou, soro para limpar o nariz e Celestamine por 7 dias(fiquei super inchada). Só que de novo, Janeiro/2016 está voltando essa tosse seca, pigarro a noite não sei quem procurar e me diagnosticar e me medicar corretamente.

    ResponderExcluir
  78. Tuta Poly, bom dia. Pelo seu relato, você deve procurar um(a) especialista em Alergia e Imunologia, um(a) alergista, para que identifica a razão pela qual você vem apresentando essas crises. No site da ASBAI (sbai.org.br), você consegue visualizar especialistas mais próximos à sua casa. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  79. Doutor, estou tossindo muito olhos lacrimejam e a tosse piora mesmo quando me deito. Minha resistência pode estar baixa então estou tomando paxoral, gostaria de saber se posso tomar o Paxoral mesmo estando com esse "resfriado" que mais parece alergia. Obrigada. Priscila.

    ResponderExcluir
  80. Priscila: o Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  81. Boa noite meu marido apareceu em casa com uma tosse e em estado febril..depois de duas semanas meu filho de apenas 5 meses começou a tossi também eles ficam vermelhos e com muita falta de ar e com dificuldades para respirar..ja fui ao médico 6vzs.uns falam que é bronquiolite outros tosse alérgica,virose.tanto um quanto outro ja tomaram antibiótico e antialergico mais nada melhorou...ataca mais a noite a tosse..meu filho chega a ficar com ps lábios roxo tadinho.eles vão fazer 3meses que estao assim.me ajudem por favor.valeria

    ResponderExcluir
  82. Valéria: : Não tenho condições para emitir um parecer sobre seu filho sem examiná-lo pessoalmente. Vale ressaltar que a bronquiolite é uma infecção causada por um vírus chamado sincicial respiratório e que acomete crianças pequenas. O problema é que após a melhora da bronquiolite, o tecido pulmonar e respiratório permanecem inflamados por muito tempo e por isso, a criança fica sujeita a ter episódios de tosse por mais tempo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Estou com uma tosse há uns 15 dias que não passa. Já fui a 3 médicos, tomei corticoide (Celestamine), Antux, Gotas Bineli e agora entrei no antibiótico (ASTRO) junto com o Allegra-D. É o 2º dia de tratamento, mas continuo com tosse (produtiva as vezes) e bem cansado de tanto tossir. Parece que fica alguma coisa irritando a glote que me faz tossir profundamente. As vezes tenho a sensação que vou perder o ar devido a demora da tosse. Nos últimos 2 dias estou tendo a sensação de afogamento geralmente quando estou dormindo e pela manhã.
    Gostaria de uma consulta com vocês. Aceitam Unimed?

    ResponderExcluir
  84. Oi eu sempre durmo com um remédio de insetos dentro do quarto e com a porta aberta pra entra vento e ontem a noite na hora de dormir era umas 11:20 comecei com uma coceira na garganta que não consigui dormir engraçado que isso só aconteceu quando fui na casa da minha tia e la tava uma bagunça e ela tem um cachorro que anda na rua e Dormi dentro de casa e tava um cheiro muito forte de cachorro molhado com poeira que não aguentei e fui embora


    A causa da coceira pode ser por causa do odor

    ResponderExcluir
  85. Leandro: Boa noite. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre planos de saúde e mais detalhes. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. O fato de ter dormido em ambiente com limpeza inadequada e com odor muito ativo podem desencadear uma crise de alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia do livro: "Alergia, doença do século 21". Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Anônimo3/2/16 10:28

    Oi Gostaria d saber oq faco, meu esposo foi ao médico com uma tosse ,o médico o examinou e disse q era rinite alérgica passou antialérgico e antibiótico,mas a tosse persiste em uma crise noturna e com falta d ar,oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  88. Se seu esposo seguiu a medicação corretamente e não obteve melhora da tosse, ele deve retornar ao médico para que seja reavaliado e receba nova orientação. A persistência da tosse pode ser um sinal de alerta de que outros fatores possam estar associados. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Anônimo8/2/16 22:33

    Boa tarde,Tenho uma filha de 4 anos. Acordou no dia 23 de Janeiro com tosse seca, persistente e irritativa, a pediatra receitou levotuss e xyzal gotas. No dia 29 voltei de ao medico de urgência, receitou zitromax 3 dias 4ml e actifed. No dia 2 de Fevereiro continua com tosse não persistente mas com muco, vou médico e receitou mais 3 dias de zitromax e 50 gotas 2x dia celestone. A tosse continua após se deixar dormir muito agoniante o que a leva a vomitar, e vai tendo esta tosse ao longo da noite, quando se levanta passa. Tem também barriga inchada um pouco oca a dura.Faz bem o cocó mas tem muito ar e quexa da barriga e peito não sabe bem o que lhe doi ao certo mas ao longo do dia também se queixa da barriga.  Ja não sei a que medico ir. Podem-me dar um conselho.  Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  90. O tratamento da tosse se baseia na detecção da causa. As principais causas de tosse na criança são: rinite, sinusite, refluxo gastro-esofágico, asma (ou bronquite) e viroses respiratórias, entre outras. Uma tosse crônica, ou seja, de longa duração, pode ter mais de uma causa envolvida. Vale lembrar que mesmo após a resolução do que provocou a tosse ela pode persistir. Por exemplo, um quadro de tosse causado por infecção viral, pode perdurar por semanas. Neste caso um acompanhamento se faz necessário para excluir outras doenças ou complicações. O ideal é que sua filha seja avaliada pelo seu pediatra pois os médicos de emergência não conhecem seu histórico clínico. Se for o caso, ela será encaminhada a um alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Boa Noite !!!sou debora Melo de João Pessoa -PB ! Gostaria de uma orientação estou com uma tosse que aparenta ser com catarro mas não tenho nenhuma secreção essa tosse persiste há mais de uma mês! fui a 3 clinicos gerais estes me receitaram histamin, koide D e hixizine porem não apresetei melhora essa semana a tosse agravou praticamente o dia todo, nariz entupido e muito cansaço o medico orientou procurar um alergologista mas gostaria de saber a opinião de vcs!desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  92. Débora: as principais causas de tosse relacionadas à alergia são: asma ou bronquite, rinite, sinusite, laringites e traqueítes. Mas, para afirmar e emitir um parecer sobre seu caso é essencial examinar você pessoalmente. Os remédios apenas aliviam e não terão sucesso se a causa da tosse não for detectada e combatida. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Minha mãe tem uma tosse a alguns anos, já fez todo tipo de exames e não descobrem o que originou ou a causa da mesma. Já estamos desesperados pois, a tosse incomoda e prejudica a sua vida em geral nos ajude por favor!

    ResponderExcluir
  94. Oi Boa tarde .
    Estou com uma tosse faz duas semanas ,
    So que durante o dia doou uma tossida ou outra , mas quando deito quase do crise e istantaneo deitei la vem a tosse com catarro Branco não tem gosto .na perdi uma noite sem dormi tossindo oque pode ser ? Alergia acho que não pq idepende de onde eu deito la vem a tosse de novo.

    ResponderExcluir
  95. Ruimar: a tosse de duração arrastada, chamada de tosse crônica, pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Por isso, não é possível afirmar a causa sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Caso sua mãe more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  96. Guilherme: há várias causas de tosse. A tosse com piora noturna pode ser provocada pela presença de secreção pós nasal (que escorre pela parta de trás das narinas em direção à garganta) Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  97. Oiii, doutor tive sinusite, fui ao medico e ele me medicou. Fiquei bem já. Mais a minha tosse não quer parar ,já tem uns 15 dias. O que eu tenho ?

    ResponderExcluir
  98. Olá estou com uma coceira insuportável na garganta que mim faz tossir o que pode ser

    ResponderExcluir
  99. Luci: sinto muito, mas não é possível afirmar o que está causando a coceira e a tosse que descreve, sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com um(a) médico(a) alergista, para que possa avaliar seu caso, conduzir uma investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Athos Fhelipe: se a sua sinusite foi tratada adequadamente e não houve melhora da tosse, é provável que a causa seja outra. Mas, não é possível diagnosticar pela internet, sem examiná-lo pessoalmente. A minha sugestão é que você procure atendimento com médico(a) especialista em Alergia. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  101. Qual especialista procurar p cuidar da tosse q ja faz mais d 2 meses é seca e sinto coceira infinita ate tossir. Mais ainda qnd deito p dormir..

    ResponderExcluir
  102. Uma tosse pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Por isso, o primeiro passo é procurar um clínico geral. Se for o caso,encaminhará a um especialista, de acordo com os dados clínicos que avaliar em seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  103. Muito obrigada pelas informações, precisava entender um pouco sobre sinusite, alguns tempos atrás fiz um séria de exame e foi constatado a sunisite,mais com sou muito tímida ficou a dúvida e não exclareci com o médico,ele tinha me falado que era sinusite, e por várias vezes já ouvir fala que a sinusite causava dor no olho e na cabeça então fiquei na dúvida ate hoje,mais graças essa pessoa competente fiquei sabendo tudo obgd... 👏👏👏

    ResponderExcluir
  104. Oi boa tarde.
    Ha mais de 20 dias estou com uma coceira na garganta tipo uma queimacao icomoda muito;ela comeca atras da lingua e se estende pelo pescoco todo,estou rouca dificuldade para falar algumas vezes,sinto falta de ar estou respirando pela boca estive olhando parece q tem umas feridas na garganta.Nao sei se tem relacao mas esses sintomas comecou quando no meu trabalho(supermercado)acabando de recarregar um caminhao de mercadorias entrei na camara fria onde permaneci por bastante tempo.
    o que pode ser? obrigada.
    Gizele

    ResponderExcluir
  105. Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Gizele:Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa de sua tosse sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Anônimo2/4/16 01:29

    Sempre que vou dormir começo a tossir aquela tosse seca que dar coceira na garganta.o que fazer

    ResponderExcluir
  108. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para sua tosse. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Olá...gostaria da ajuda dos senhores, estou desesperado, sou advogado e sofro muito com tosse cronica a 2 anos e meio... meu otorrino falou que é refluxo pois não tenho nada na garganta, essa maldita tosse, piora ao deitar e por ai vai.. é uma tosse extremamente cronica quando da a crise de chegar a doer a cabeça de tanto tossir, impossível quase fazer outra coisa, estou desesperado por ajuda, minha endoscopia deu tudo normal ve se pode isso, se eu tomar champanhe essas coisas termina meu dia, preciso de ajuda profissional por favor, não sei o que tomar para aliviar esta tosse, as vezes minha voz fica alterada quando acordo, quando eu deito pro lado esquerdo alivia, não sei o que fazer pois essa maldição vem e vai embora quando quer, a um mes atras ela tava tao fraca que achei q tinha sumido, ela some e volta.

    ResponderExcluir
  110. Thales Viegas: Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer sobre sua tosse através de um aconselhamento por e-mail, sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. A tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. O tratamento da tosse varia em cada pessoa e depende portanto da causa envolvida em cada paciente. Xaropes não resolvem se esta causa não for combatida. Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará seus dados clínicos, julgará os fatores envolvidos, examinará o paciente e, se for necessário, solicitará exames. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  111. Minha filha de 8 anos está há 15 dias com uma tosse insuportável (24 hrs/dia) . Pediatra passou hixizine 7,5ml+clenil+aerolin e até agora nada de cessar. Não sei mais o que faça e ela não melhora. Por favor, preciso daquela luz no fim do túnel, pois alergologista só pra daqui a 2 meses.

    ResponderExcluir
  112. Bom Dia!
    Estou com muita tosse e estou gripada e estou com muita dor pra tossir de cabeça e barriga o que será ??

    ResponderExcluir
  113. Marcus: sinto muito. Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não é possível tratar a tosse de sua filha sem examiná-la pessoalmente, uma vez que a base do tratamento é detectar a causa do problema. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Kátia: é provável que a tosse que descreve seja um sintoma da gripe. Mas não é possível afirmar sem examiná-la. Recomendo uma consulta médica, para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Boa noite toda vez que fico resfriada,vem uma tosse seca que me dá sempre ansia de vômito e chiado no peito isso pode ser uma arlegia?

    ResponderExcluir
  116. Elaine: é provável, mas nem toda tosse com chiado é causada por alergia. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente para que possa ser feito o diagnóstico correto. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Ola minha mae foi teve um infarto e foi intubada, após alta do hospital chegamos em casa e ela esta sentindo muita dor na garganta e a noite n consegue dormir devido a chiado no peito e a garganta incomoda muito...gostaria de saber oq devo fazer?qual medico procurar?

    ResponderExcluir
  118. Lilia: o primeiro passo é informar ao cardiologista que trata de sua mãe Tosse, cansaço e chiado no peito podem ter causas cardíacas. Se for o caso, ele encaminhará ao especialista. Gratos por sua visita e participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde..minha sobrinha de 8 anos faz mais de um vez que tosse. Uma tosse forte ,já tomou tantos medicamentos. Parece que vai parar aí começa de novo. E agora a afogar com a saliva. Oque pode ser. Obgd

    ResponderExcluir
  120. Juliana: a tosse não é uma doença. É um sintoma. Ou seja, a tosse surge porque algo está provocando. Por isso, não é possível afirmar a causa de sua sobrinha pela internet. É preciso examiná-la, analisar seus dados clínicos e investigar a causa do problema. Aconselho que leve sua sobrinha a um especialista em alergia para que seja identificada a causa e a tosse possa ser tratada de forma apropriada. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  121. Bom dia! Tenho uma filha de 4 anos q tem uma crise de tosse secaconstante.já tratei com vários especialistas alérgicos, pneumologista, otorrinolaringologia. Farias exames foram feitos muitos examea:refluxo, alérgico, fibrose pulmonar. Já submeteu se a todos os tratamento com seretide, montelair label, leucogem, predisin, e muitos antibióticos já foram ministrados nela, porque só sai da crise tomando antibiótico. Mas muitas vezes mesmo após o antibiótico, após uma semana a crise volta. Tenho muito pavor em saber q nada foi diagnosticado mas muitos tratamentos foram feitos sem sucesso algum.no momento está em crise e dia 5 do mes agora já entramos com antibióticos e agora dia 20 já começou com a crise de tosse novamente. O q posso fazer por minha filha? Me ajudem ,ela sofre muito com a crise e eu me sinto muito incapaz de acudir minha filha, me dói muito não saber a muito tempo o q fazer

    ResponderExcluir
  122. An: Boa noite. Eu compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível fazer diagnóstico ou opinar sobre a tosse de sua filha pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita. a:

    ResponderExcluir
  123. Olá, sofro de uma tosse a muitos anos, já fui em vários especialistas, fiz tudo que é exame, não tenho rinite, não sou alérgica, fiz o teste e para a minha felicidade não alérgicas,nada, não tenho sinusite, enfim nos exames não acharam nada errado, mas a maldita tosse nascem deixa, chego a me urinar sexta o forte e extensa que é a tosse.
    Eu tomava um xarope que do ele resolvia o setup aquoso. Para a minha tristeza retiraram do mercado, e hj estou aqui sofrendo com a tosse, estou tomando amoxilina e nada, xarope pra mim parece água, o que fazer na minha situação? Esperar um médico vindo do céu para descobrir a causa? Não sei mas o que fazer, enquanto isso, vou ficando sem dormir e sofrendo de dores nas costelas e no corpo todo de tanto tossir

    ResponderExcluir
  124. Mª Teresa: Boa noite. A tosse é um reflexo natural do nosso aparelho respiratório e tem um importante papel no sistema de defesa do nosso organismo na limpeza do excesso de secreção ou organismos estranhos das vias aéreas. Muitas vezes mesmo após a resolução do que levou a tosse ela pode persistir. Por exemplo, um quadro de tosse causado por infecção viral, como uma gripe no seu caso, pode durar em média duas semanas, mas pode chegar a 4 ou 8 semanas. Neste caso um acompanhamento se faz necessário para excluir outras doenças ou complicações. Evite exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Mesmo não sendo alérgica, estes fatores podem agravar a tosse. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. tem três meses ou mais que tenho uma coceira na garganta que me faz tossir, ultimamente eu tusso e sai algumas coisas cinzas no meio do catarro, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  126. Meu filho está tossindo e reclama que dói a barriga que fazer

    ResponderExcluir
  127. Jaqueline Bom dia. A tosse é um sintoma que pode acompanhar várias doenças. É importante conhecer os dados clínicos e examinar pessoalmente para poder afirmar a causa do problema. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar esclarecimentos. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. É provável que seu filho sinta a dor em função do esforço muscular ocasionado pela tosse. Mas, não é possível afirmar a causa sem examinar pessoalmente. O caminho mais adequado é que seu filho seja atendido em um pronto atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. olá, estou tossindo muito todas as noites e quando vou vomitar, vomito uma espuma branca. Poderia este ser um caso de refluxo?

    ResponderExcluir
  130. O seu relato não sugere que a tosse seja causada por um refluxo. Mas, não é possível fazer diagnóstco pela internet. Por isso, recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Luís Antônio16/7/16 00:44

    Não estou conseguindo tossir depois de uma queda e ter batido com força as costas o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  132. Luis Antônio: é aconselhável que procure atendimento médico numa consulta tradicional, realizada pessoalmente. Não é possível avaliar seu caso sem examiná-lo. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Boa noite meu filho tem três anos não guento mais ele passa o dia todo bem sem nenhum sinal de gripe ou tosse, mas quando chega a noite começa uma tosse e como se a garganta tapasse o faço será que e grave e sempre no mesmo horário.

    ResponderExcluir
  134. Diogo: boa noite. A tosse não é uma doença mas sim um sintoma. Por isso, remédios e xaropes não resolvem se a causa não for detectada e tratada. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu filho, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Bom dia,
    Tenho tosse e pigarro, provavelmente emocional,há três anos. Vai e volta, principalmente nos momentos em que estou mais tensa e passando por situações difíceis. Tomo gotas binelli que costuma aliviar um pouco, mas não cessa e me incomoda muito. Qual especialista devo procurar? Alergologista, psiquiatra, psicólogo ou pneumologista? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  136. Elinelia: Boa noite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Tenho tosse seca há 6 anos com intervalos, sempre quando tenho crise vem mais forte do que da última vez, já tomei alguns tipos de xaropes o vibral e kóide D que serviram bastante mas com o tempo foi só minimizando e hoje em dia ja não sinto o efeito desejado, percebi que a tosse surge mas quando mexo com dinheiro ou se sinto algum cheiro forte. O que me aconselha? E com sua experiência o que pode ser?

    ResponderExcluir
  138. Minha filha tem uma tosse desde de maio/2015. Essa tosse já geral 4 internações. É uma tosse seca, persistente. Só tosse enquanto esta acordada, se dormi para de tossi. Já fez vários exames para procurar uma causa.Por não achar causa fisica o médico iniciou um tratamento com pregabalina de 75mg. Atualmente esta tomando 4 dose ao dia. Porém a tosse que havia dado uma pausa voltou com toda intensidade. Preciso de ajuda. Minha filha já esta no estado depressivo, é jovem de 19 anos. Já estou levando ela também em um psiquiatra para ve se ele consegue ajudar. Por favor preciso de ajuda. Ela ja teve pneumomediatisno, enfisema subcutâneo. Por favor me ajude!!!

    ResponderExcluir
  139. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar. Mas, peço sua compreensão, pois o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar os dados clínicos e sem examinar sua filha pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  140. comecei a tossir tem uns 4 messes uma tosse persistente o dia inteiro com intervalos de apenas 3 minutos de uma para outra. já fui no medico que me passou azitromicina 3 dias, xarope acebrofilina 5 dias, loratadina, prednisolona de 20,varias vitaminas c e nada melhora a tosse

    ResponderExcluir
  141. A tosse não é um doença. É um sintoma. Por isso, não adianta tratar com xaropes e remédios. É essencial investigar a causa do problema. Aconselho que procure um especialista em alergia para que seja identificada a causa e a tosse possa ser tratado de forma apropriada. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Estou com uma tosse seca e quando sai algo e uma gosma aguacenta. Me esclarece. Obrigado.

    ResponderExcluir
  143. Tatiane: Boa noite. A tosse é um sintoma que pode ter causas variadas. Nem sempre está relacionada com uma reação alérgica (imunológica). Não é possível afirmar a causa de sua tosse pela internet. É essencial examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Fernanda Burg29/8/16 09:59

    Bom Dia, meu filho de 5 meses teve síndrome pertussis (tosse comprida) e tomou antibiótico "azitromicina" logo depois de alguns dias obteve melhora, mas depois que acabou o ciclo de 5 dias do antibiótico a tosse voltou com força e além disso as vezes ele até vomita, o que pode ser isso? ... Estou preocupada.

    ResponderExcluir
  145. Estou tussindo já faz 3 semanas, mas a tosse costuma vim mais intensa a noite. Oque pode ser??? Já tomei vários remédios e não vejo melhora.

    ResponderExcluir
  146. Fernanda: é comum que os casos respiratórios em bebês tenham uma evolução mais lenta, permanecendo o sintoma por mais tempo. Aconselho que entre em contato com o(a) pediatra do seu filho e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  147. Anônimo5/9/16 17:17

    Olá, eu comecei a fumar tem 2 meses e depois desse dia eu naum conseguir para de tosse ..o que er isso alguém sabe pfv

    ResponderExcluir
  148. Fumar faz mal à saúde. O cigarro é a causa mais comum de tosse, tanto nos fumantes como nas pessoas que convivem com o fumante. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Ola. Depois que tomei a vacina da gripe no mês de abril, comecei a ter tosse.. já estamos em setembro e nada fe passar. Já fui em um pneumologista, tomei antibióticos, corticoides e anti alergicos e nada. Não aguento mais.. qual médico devo procurar?

    ResponderExcluir
  150. Carol Bom dia. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o tipo de sua tosse, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Moro em Curitiba é muito frio...tenho tosse somente ao levantar da cama com vômitos...tenho renite sera que é por isso???é alérgicas somente no inverno.Obrigada

    ResponderExcluir
  152. Kelly: Boa noite. A rinite alérgica ode causar tosse. Mas, não é possível afirmar se é o seu caso pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um(a)alergista para que possa avaliar o seu caso e definir a causa de sua tosse. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  153. Estou a 5 meses com tosse com muco transparente, essa tosse é muito irritante,já tomei anti alérgico, antiflamatorio,e nada de melhorar,quando durmo não tenho tosse,já foi feito rx do pulmão e não apareceu nada o que pode ser isso,estou muito preocupada! !!

    ResponderExcluir
  154. Sandra Mara, bom dia. A tosse é um sintoma que pode acompanhar várias doenças. É importante conhecer os dados clínicos e examinar você pessoalmente para poder afirmar a causa do problema. Aconselho que procure um(a) alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar esclarecimentos. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  155. Estou com uma tosse constante. Não consigo dormir. Já tirei rx e tomei bezetacil, inalações e a tosse melhora e depois volta. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  156. o
    A tosse de duração arrastada pode ter causas variadas e nem sempre é relacionada com alergia. Por isso, o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar se sua tosse é causada pela alergia, é necessário examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ para que possamos prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. OLÁ BOM DIA TENHO UMA TOSSE AS VEZES COM FUNGADO DO NARIZ PRA GARGANTA ALGUMAS VEZES COM VESTÍGIOS PEQUENOS DE CATARRO GROSSO QUAL ESPECIALISTA DEVO PROCURAR?AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  158. Boa tarde. O seu relato sugere que sua tosse pode resultar de uma rinossinusite. Neste caso, o alergista e o otorrino são capacitados para este tratamento. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  159. Informações valiosas; parabéns a toda equipe envolvida neste blog.

    ResponderExcluir
  160. Obrigado. Agradeço em nome da equipe. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Toda vez depois que bebo uma cerveja quando chego em casa ora dormi e me deito me dá uma crise de tosse acompanhada de uma espécie de catarro transparente mas muito transparente mesmo ele é muito diferente prq as vezes sai catarro ralo as vezes sai Grosso as vezes eu tusso o catarro sai da boca voado e ele é tão transparente que chega da pra ver as bolinhas por dentro dele como se fosse cuspe me dá uma falta de ar tbm o pulmão as vezes da uma chiada, pode tá o calor que for que meu corpo produz catarro como se dentro de mim tivesse um estoque disso já estou assim já faz um tempao nunca fui ao medico mas agora tá pior prq se eu beber uma cerveja quando chega a noite acontece essa falta de ar e essa tosse acompanhada desse catarro transparente lembrado eu fumo cigarro mas não sou de fumar março por dia não sou mas fumo 1 a 2 cigarros por dia tem semana que nem fumo, só quando eu bebo que eu fumo mas o que pode ser?

    ResponderExcluir
  162. Mesmo fumando pouco, o cigarro é um grande mal ao organismo, em especial ao sistema respiratório, podendo causar muitas doenças. Contudo, não é possível fazer diagnóstico sem uma análise criteriosa e pessoalmente. Conto com sua compreensão e agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Boa tarde, tenho 18 anos e estou durante 3 meses com uma tosse forte. Fiz raio-x, tomografia computadorizada, exames de sangue, exame de fungo e deu tudo normal. Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  164. Nem sempre é fácil definir a causa de uma tosse, uma vez que muitos fatores podem estar envolvidos no seu aparecimento ou como agravantes , impedindo a melhora com o tratamento. O parecer do especialista é importante,, mas deve ser feito pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  165. Minha filha está com uma tosse a mais de 4 meses,já batie raio x já foi feito exame de sangue já foi feito todos exames pra alergia não deu nada,Mais ela tosse todos os dias quando dormi passa a tosse não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  166. Kaua: a tosse na criança pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico pela internet. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ para examinar sua filha e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  167. Tenho um filho com 4 anos ainda nao fechamos o quadro de diabete nunca tinha ouvido falar do tipo MPODE.Agora em outubro passado ele começou a apresentar tosse persistente a Alergologista, diagnosticou asma. Hoje 27-02-17 estar em crise precisamos fazer um exame de DNA para confirmar o diabetes

    ResponderExcluir
  168. Cleilson: não entendi sua dúvida. Por favor, escreva para nosso e-mail informando mais detalhes para que possamos ajuda-lo. (blogdalergia@gmail.com) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  169. Bom dia! Tenho uma tosse seca horrível que quase me mata de tando tossir, já fiz muitos tratamentos, mas nenhum me curou, agora percebo que quando estou com a tosse e tomo Torcilax ela melhora. Vocês sabem me dizer qual a relação desse remédio com a tosse? Sera que a minha tosse não é alergica e sim nervosa?

    ResponderExcluir
  170. Lucas: o seu relato não sugere que sua tosse tenha uma causa alérgica (imunológica). A medicação citada contém um relaxante muscular, um anti-inflamatório, cafeína e um analgésico e não se relaciona com o tratamento de tosse. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Ola boa tarde minha filha tem 3 anos e desde 8 meses sofre com uma tosse mais sempre que tomava remédio melhorava ,ela tem sinusite renite rinosinusite e adenóide ,só que desta fez esta com uma tosse a 3 meses já tomou 3 antibiótico 3 antialérgico inalação com aerolin e clenil e MSM assim não passou o que faço

    ResponderExcluir
  172. Samuel Boa noite. O gotejamento pós nasal ocasionado por uma sinusite pode ser causa de tosse O antibiótico está indicado no tratamento da sinusite e da tosse. O seu relato sugere que podem existir outras causas envolvidas na tosse de sua filha. Para emitir um parecer, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  173. Bom dia...E parabéns pelo trabalho tão esclarecedor,e pela atenção dada ao responder a todos.. Eu ainda não. Procurei um alergista mais acho que deveria... Todo ano nessa época mais próxima do inverno eu fico muito debilitada acho que meu sistema imunológico e fraco demais e não sei o que fazer tomo remédio a muito tempo... Mais nessa época me ataca não sei se é rinite ou sinusite.. começa com muitos espirros fortes.muita corizas coceira no nariz,no ouvido e muita tosse.. uma tosse seca que não por nada.. eu tento optar pelos remédios naturais.. mais é difícil..A tosse é tão forte igual de cachorro que foi tudo.. inclusive minha coluna devido ao problema que tenho... Sofro muito com isso Doutor..E fico confusa.. de qual seria meu diagnóstico.. Muito obrigado pela sua atenção... Deus lhe abençoe e um excelente dia..🙏👏👏😊 Mônica.

    ResponderExcluir
  174. Minha sogra está com uma tosse hora seca, hora com secreção branca espessa há mais de 1 mês. Já a levamos no UPA onde fez raio x de tórax e exames de sangue. O médico receitou ciprofloxacina por 7 dias e Voltarem. O antibiótico já terminou e sua tosse continua até pior que antes com muitas dores de cabeça,secura excessiva na boca e dores nas articulações. O que devemos fazer?

    ResponderExcluir
  175. Mônica Boa noite. é possível que possa ser uma rinite alérgica, mas para avaliar é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para orientá-la, caso você more no Rio. Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Rita: a tosse pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Para opinar, é essencial conhecer os dados clínicos de sua sogra, além de suas condições de saúde e de examiná-la pessoalmente. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  177. Tenho renite alérgica com sinusite o que fazer para melhorar e com tosse

    ResponderExcluir
  178. Oi, tive crise alérgica por +- 1 semana, tomei todos remédios que sempre me receitam... mas agora a 10 dias estou com dor no lado direito (da caixa torácica), continuo com tosse seca mas esporádica. Dói muito qdo tusso. Devo ir ao médico? Qual? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  179. Boa noite.
    Me chamo Juliana e há duas semanas tenho tido tosse começando no final da tarde e piorando a noite, porém minha garganta não dói , apenas coça e começo a tossir ficando com falta de ar no final. Sinto muita dor de cabeça forte e persistente e tontura as vezes.
    Poderia me ajudar ??

    ResponderExcluir
  180. Samara: Bom dia. Uma tosse pode ter causas variadas. A rinite alérgica e a sinusite podem causar tosse. Por isso, aconselho que procure um (a) alergista para orientar de forma adequada. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  181. raquel Boa tarde Se a tosse não cedeu, mesmo com a medicação, você deve procurar atendimento médico Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  182. Juliana: se sua tosse já persiste há duas semanas e com sintomas associados (falta de ar, dor de cabeça, tonteira), você deve procurar atendimento médico pessoalmente A avaliação pela internet pode gerar erro. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  183. Doutor pq quando minha filha estar tussino que dou remedio de vomito ela para de tussir?

    ResponderExcluir
  184. Mirelleykaro: uma das causas de tosse é o refluxo gastroesofágico. Neste caso, o uso de determinados medicamentos usados para tratar refluxo, também aliviam a tosse. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  185. Bom dia a três meses tive uma gripe muito forte e começou o sintoma de tosse seca e ânsia de vômito, porém agora só tenho tosse com crises muito forte e algumas vezes seguida de vômito, fui no clínico geral e ele passou uma série de exames: hemograma completo, colesterol, triglicerídios, glicose sumário de urina, trasaminase e raio x do tórax não deu nada,segundo a médica minha saúde era boa, minha pressão deu por duas vezes que fui nela 15:10 ela passou remédio de pressão maleato de enalapril e hidroclorotiazida, porém a tosse contínuo e a minha pressão baixou para 10:7 ou 11:8 fui em outra médica ela mandou parar o remédio de pressão. Só que a tosse continua é muito forte piorando mais a noite, como fui a dois clínico geral pergunto que médico procuro pq até ultrassom abdominal completa já fiz e não deu nada. Já tomei remédio de alergia xarope de histamina e desalex e não adiantava nada as crises vinham é pior a noite. Por isso que mais uma vez pergunto qual o médico pergunto para o meu caso. Não quero mais ir no errado.

    ResponderExcluir
  186. Boa noite. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para sua tosse. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  187. Meu filho de 1 e 7 meses está com uma tosse com catarro a mais de 2 semana, a Dra. Primeiro entrou com xarope e não tivemos bom resultados,en entao exame ou e tirou raio x do pulmão, e estava limpo então entrou com antibiótico sinot. Por 10 dias, e já tem 3 que está fazendo uso de 4 ml de 12/12 horas e já tem 3 dias tomando. Gostaria de saber se demora tanto assim pra fazer efeito, pq ainda nao vi tanta melhoras.

    ResponderExcluir
  188. boa noite De uma maneira geral, os antibióticos levam cerca de 72 horas para exercer seu efeito Por isso, nem sempre a melhora é notada no primeiro dia de uso. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  189. Bom dia doutor estou a quase meses com uma tosse seca ela faz tipo de uma cosquinha na garganta e eu começo a torssir enquanto eu não faço ansia de vômito a tosse não passa essa tosse comeco depois de uma laringite que eu tive fiz o tratamento pra laringite e a tosse ficou não sei mais o que fazer pois necessito da voz pq tenho um trabalho na igreja e quando eu forço me crise de tosse que não conaico nem fala fico engolindo a saliva constante até parar gostaria de saber o que devo fazer desde já obrigado

    ResponderExcluir
  190. Bom dia. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento pela internet, sem examinar você pessoalmente. As causas de tosse seca são variadas e em alguns casos mais de uma causa pode influenciar neste sintoma. Recomendo que procure consulta com alergista, pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  191. Boa noite, faz dias que estou com uma tosse seca, fui no médico ele disse que é tosse alérgica, estou tomando três tipos de remédios e ainda continuo tendo crise de tosse principalmente a noite, é horrível chega a me faltar o ar, não consigo dormir direito devido a tosse, agora começou a me dar dor no meio das costas e no peito principalmente quando vou tossir ou puxar o ar para respirar. Minha dúvida é a seguinte, nunca fui alérgica, e tosse alérgica causa todos esses sintomas mesmo. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  192. BOA NOITE MEU FILHO TEM 3 ANOS FAZ TRATAMENTO COM ALERGISTA DO POSTO CENTRAL DE SAUDE DA MINHA REGIÃO PORÉM ULTIMAMENTE ELE ANDA BASTANTE IRRITADO ESTRESSADO TUDO QUER GRITAR E ACHAMOS ATÉ QUE FOSSE POR CAUSA DAS MEDICAÇÕES MAS PESQUISANDO ALGUMAS COISAS AQI PELA INTERNET CHEGO A UMA DUVIDA MEU FILHO ANDA COM UMA TOSSE SECA E PERSISTENTE NÃO PARA AS VEZES PARECE ATÉ QUE VAI VOMITAR ALGUMA COISA DE TANTO QUE ELE TOSSE JA FIZEMOS DE TUDO NORMALMENT ELE JA FUZ USO DE MANUTENÇÃO DE BOBINHA DE CLENIL A E EM CASO DE SOS ELE USA O AEROLIN ENTÃO JÁ FIZEMOS AS BOMBINHAS JA DEMOS XAROPE COMO ABRILAR POR ACHAR QUE TINHA SECREÇÃO E NÃO TINHA E VIMOS QUE ERA SECA DEMOS ENTÃO NOTUSS JA FEZ NEBULIZAÇÃO DE AEROLINE ATROVENT INCLUSIVE O CICLO DE ATAQUE PRA ALERGIA E NADA JA DEMOS XAROPE COM MEL E TAMBÉM NADA ELE NÃO TEM FEBRE NÃO FICA PROSTRADO SE ALIMENTA BEM DURANTE O DIA MESMO TOSSINDO SEM PARAR BRINCA O TEMPO TODO CORRE DE UM LADO PAR OUTRO OU SEJA TIRANDO A TOSSE SECA E IRRITANTE O TEMPO INTEIRO ELE VIVE NORMAL PORÉM TEM UM FATOR MUITO INTERESSANTE QUE NOS CHAMA ATENÇÃO QUANDO ELE SE DISTRAI POR UM MOMENTO COM ALGUMA COISA OU ALGO NA TELEVISÃO OU O QUE ELE ESTA FAZENDO INTERTE ELE POR AQUELE MOMENTO A TOSSE PARA ATÉ ELE NÃO TER MAIS ATENÇÃO NAQUILO E AI CONTINUA A TOSSE DA MESMA MANEIRA QUANDO ELE DORME NÃO IMPORTA SE É DE DIA TARDE OU NOITE DURANTE O SEU REPOUSO O SEU SONO A TOSSE SOME COMO DISSE AOS DESESPERO POR NÃO SABER MAIS O QUE FAZER PESQUISANDO IGUAL UM DOIDO PELA INTERNET DESCOBRI A TOSSE EMOCIONAL ESTOU QUASE CONVENCIDO QUE É REALMENTE O CASO DELE GOSTARIA DE FAZER CONTATO COM VCS E PEDIRIA A GENTILEZA SE PODEM ME AJUDAR EU E MINHA ESPOSA ESTAMOS DESEMPREGADOS E NÃO SABEMOS MAS O QUE FAZER A ALERGISTA DAQUI DO MUNICIPIO SUGERIU A VACINA MAIS NÃO TEMOS CONDIÇOES NO MOMENTO DE PAGAR POR FAVOR PRECISO DE AJUDA NÃO SEI MAIS O QUE FAZER COMO FAÇO PRA FALAR COM VCS DO BLOG TEM ALGUM ZAP ? DESDE JÁ OBRIGADO POR VCS EXISTIREM E AGRADEÇO A AJUDA DE VCS E AGURADO UM RETORNO SE POSSÍVEL OBRIGADO A TODOS.

    ResponderExcluir
  193. William: compreendo suas dificuldades, mas não é possível apontar a causa da tosse do seu filho pela internet e sem examinar pessoalmente. A tosse que desaparece durante o sono ou quando a criança está distraída com alguma atividade sugere que possa ter uma conotação emocional. Mas, para fazer o diagnostico é essencial examinar seu filho pessoalmente. Recomendo que o leve a um(a) especialista em Alergia e Imunologia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Bom dia. Já vai fazer um mês que comecei com uma tosse seca bem severa de não conseguir dormir a noite de ficar com a voz bem rouca, de chegar a faltar o ar de tanto tossir,fui ao médico ele me disse que era tosse alérgica pois no meu local de trabalho estavam de reforma e tinha muuuita poeira e ele receitou três tipos de medicamentos, alguns dias depois comecei a ter muita dor no peito e nas costas ao tossir e a puxar o ar para respirar era uma dor horrível, voltei no médico ele disse que a dor era devido ao esforço que eu fazia para tossir e me passou remédio pra dor. Passou mais alguns dias a tosse severa diminui bastante, mas fiquei com pigarro sensação de que sempre tinha algo na minha garganta e tinha que limpar e a dor no peito e nas costas continua. Mas agora faz três dias eu estava trabalhando mexendo em alguns sacos de roupa pra expor na loja e de repente do nada minha garganta ficou estranha minha voz já mudou me deu congestão nasal, e no dia seguinte a tosse voltou com tudo minha garganta a sensação que tenho é que parece que ela ta queimando e a minha lingua também, tô com muita congestão nasal e muita tosse e quase sem voz. Isso pode ser alérgico mesmo? Porque eu nunca tive isso antes e agora já estou assim a um mês e não consigo melhorar. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  195. Bom dia, Tatiana. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa afirmar se existe um mecanismo alérgico (imunológico) na causa de sua tosse. A secreção pós nasal é uma causa frequente de tosse e pode ocorrer em resposta à estímulos variados, alérgicos ou não. Por isso, é essencial examinar pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno