Pular para o conteúdo principal

Asma ou bronquite na criança - primeira parte

Com absoluta certeza, nenhum pai ou mãe desejou que seu filho tivesse asma! Alguns pais passaram pela experiência de ser asmáticos em criança. Outros mantiveram a doença até a idade adulta. No entanto, alguns nem ao menos conviveram ou conheceram algum parente que tivesse asma e, de repente, receberam um inesperado diagnóstico em suas vidas: "Seu filho tem asma”.

É uma doença que provoca insegurança, medo, verdadeiro pânico em algumas situações e, em outras, chega a ser desvalorizada, e até chamada de “bronquite alérgica”, numa tentativa de minimizar o fato.

E tem mais, o tratamento é demorado e complexo, envolvendo mitos, preconceitos, além de englobar uma modificação radical de hábitos.

Por isso, é importante transmitir informações que ajudem os pais a vencer esta etapa e a transmitir às crianças asmáticas uma sensação de confiança e apoio, fundamentais para a superação de sua doença e para uma vida adulta saudável.

E, claro, pais não são apenas os pais biológicos, mas todas as pessoas que se preocupam com as crianças, ou seja: tios, avós, babás, cuidadores, professores,

O que é asma?
A asma é uma doença de duração longa, que se acompanha de uma reação imunológica (alérgica) que provoca inflamação e inchação das vias respiratórias pulmonares, que se tornam estreitadas, dificultando a respiração. A asma é também chamada de bronquite alérgica, bronquite asmática, ou simplesmente bronquite.
Sintomas principais:
Chiado, Tosse, Falta de ar, Desconforto respiratório, Respiração rápida, Catarro ou "gosma", Cansaço.
Toda asma é igual?
Não. Cada criança tem uma maneira própria de manifestá-la. Existem casos onde o único sintoma é uma tosse, insistente e que surge ao correr, rir, chorar, falar muito ou ao fazer esforços físicos. 

A asma pode ser uma doença esporádica, com sintomas leves – por exemplo, uma tosse ou chiado que “vai e vem” (asma esporádica)

Em outros casos, os sintomas já surgem com maior frequência - mais de duas vezes por semana e menos de uma vez ao dia. A criança brinca normalmente, alimenta-se e dorme bem, com boa freqüência à escola. (asma leve)

Os sintomas podem ocorrer com maior frequência, com crises mais de duas vezes por semana e podendo durar dias. A criança acorda à noite, interrompe brincadeiras, falta às aulas em virtude das crises e necessita usar repetidamente os remédios para alívio. (asma moderada)

Os casos mais graves se acompanham de crises diárias, com falta de ar evidente, e prejuízo da qualidade de vida da criança. O sono está bastante prejudicado, não brinca, alimenta-se mal, prejudicando seu desempenho escolar, usando medicação diária e necessitando acompanhamento médico e hospitalar. (asma grave).

Como a asma pode afetar a vida da criança?

A asma pode afetar a criança de diferentes maneiras, desde sintomas discretos, como uma tosse ou leve falta de ar, como também sob forma de crises fortes que necessitem de atendimento em hospital. Mas de uma maneira geral, podemos citar:
- Sono prejudicado
- Falta às aulas, prejuízo no rendimento escolar
- Prejuízo em atividades esportivas
- Interferência na relação com irmãos e amigos

O que pode provocar as crises de asma?

Os principais fatores que podem desencadear crises de asma na infância são:
- Alergia
- Infecções respiratórias (viroses, gripes e resfriados)
- Rinites, sinusites
- Refluxo do estômago
- Exercícios físicos
- Fatores irritantes
- Emoções

Alergia

É uma causa importante na infância e adolescência. É uma característica herdada (genética) que faz com que a pessoa apresente uma árvore respiratória mais sensível a estímulos, como por exemplo, ácaros, mofos, pelos de animais. Além da asma, a criança alérgica pode ter também rinite, dermatite atópica e conjuntivite alérgica.

Infecções Respiratórias
Bebês e crianças pequenas podem chiar de forma intensa quando acometidos por infecções virais. Um exemplo é a bronquiolite. Além disso, gripes e resfriados podem servir como gatilhos para crises de asma nas crianças. Infecções crônicas bacterianas, como por exemplo, as sinusites, também podem impedir que as crises melhorem.

Rinite alérgica
Costuma surgir antes da primeira crise de asma, podendo ser confundida com “gripes repetidas” e não ser corretamente tratada. Nas crianças pequenas, a rinite prolongada pode levar à respiração bucal, ou seja, ela passa a respirar com a boca aberta, o que gera também: diminuição do apetite, sono agitado, roncos noturnos, baba no travesseiro.

A rinite também pode provocar nas crianças uma série de outros problemas como: sinusites, otites, amigdalites repetidas, aumento das adenóides, alterações dentárias e até prejudicar a postura e originando alterações no tórax, como por exemplo, o peito elevado ou então escavado. Por isso, os sintomas nasais devem ser tratados com o mesmo cuidado dedicado à asma.

A sinusite é a inflamação dos seios da face e pode surgir como complicação de uma rinite alérgica. É comum que a sinusite seja lembrada nos casos de dor de cabeça, sensação de peso na face, congestão e secreção nasal catarral. No entanto, nas crianças estes sintomas podem estar ausentes e surgir apenas uma tosse que piora acentuadamente durante a noite. É importante tratar a sinusite porque pode provocar crises de asma na criança alérgica.

Refluxo
Nem sempre está presente sob a forma de vômitos ou de golfadas, mas sim de maneira silenciosa, piorando a asma. Um cuidado simples e que ajuda muito é evitar que seu filho mame deitado. Mas não é suficiente, é preciso aguardar pelo menos um ou duas horas antes de deitar.

Exercício físico
Existe um tipo particular de asma, desencadeada pelo exercício físico. Nem sempre é fácil de detectar. Algumas crianças poderão ter sintomas ao realizar alguns tipos de atividades físicas. Nem sempre a criança queixa-se claramente, mas pode dizer que não gosta de esportes, retrair-se, não participar ou preferir atividades que não cansem (como por exemplo, ficar sempre como goleiro nos jogos de futebol).
Por outro lado, quando a asma não está controlada, os sintomas repetidos podem prejudicar a prática esportiva.

Fatores irritantes
Fumo, ar frio, mudança de tempo, cheiros fortes.
O fumo, assim como também o ar frio, a mudança de temperatura, os cheiros fortes, a poluição, funcionam como fatores que podem provocar irritação e desconforto das vias respiratórias em qualquer pessoa, mas que nas crianças asmáticas, pode provocar crises.

Fatores emocionais
Não existe asma que seja exclusivamente “nervosa”. Mas, é certo que fatores emocionais interferem como provocadores de crises de asma e devem ser abordados em conjunto com a família. Por outro lado, a própria asma pode provocar o surgimento de sentimentos conflitantes que podem prejudicar o desenvolvimento infantil. Casos especiais necessitarão acompanhamento de um especialista.

Escolas e creches A asma pode afetar a criança não apenas em casa, mas muitas vezes no ambiente escolar, provocando reflexos na sua relação com os colegas e professores. A equipe escolar, por sua vez, nem sempre está preparada para lidar com essas situações, o que pode resultar em problemas na relação com o aluno.

Por isso, a integração entre a escola, a família e o aluno asmático é importante para que este último não seja visto como "diferente". Situações específicas deverão ser discutidas com a família. Se possível, no ato da matrícula, deverá ser preenchida uma ficha com os dados sobre a alergia da criança

Alimentos
A alergia alimentar não é uma causa comum de asma. Por isso, não há necessidade de uma dieta especial, a não ser em casos especiais definidos pelo alergista.

Por que é importante conhecer os fatores que provocam e agravam as crises?
Porque asma não se trata é só tomar remédios. A melhor forma de prevenção é o combate às causas de uma doença e o controle dos fatores que podem agravar o problema.

TRATAMENTO DA ASMA:

1. TRATAMENTO DAS CRISES: através das medicações de alívio

2.TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO CRÔNICA: com remédios preventivos a longo prazo

3. TRATAMENTO DE PREVENÇÃO

 
a) Controle da poeira, dos ácaros e de outros fatores desencadeantes:
b) Educação da família (manejo familiar orientado da asma)
c) Controle do mecanismo alérgico, através da imunoterapia (vacinas)


O tratamento da asma infantil será tema da segunda parte deste texto.

Comentários

  1. Minha filha todo mês fica com febre e coriza as vezes febre e tosse fica 1 semana bem e 1 semana mau e com o pulmão roncando os pediatra fala que a creche .Será que é bronquite?
    No aguardo da ajuda obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha desde que entrou na creche com 4 meses hoje ela tem 1 ano vive tomando antibiotico,prelone e predsin por causa de catarro no pulmão não aguento mais .Isso é normal em creche ou é bronquite sempre observo os bebês na creche com catarro e tossindo.Qual a idade ideal para criança frequentar creche?
    abs obrigada

    ResponderExcluir
  3. Na bronquite a criança apresenta CORIZA NO NARIZ?Ou só tosse ,febre e falta de ar que vem mesmo sem ter pego uma gripe?
    Porque todo mes minha filha de 1 ano tem tosse,febre,roncadeira no peito só que as vezes tem coriza e as vezes não.Ela toma uma farmacia de remédios todos os meses predsin,prelone antibiotico e as vezes atrovente e berotec.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Flávia: crianças pequenas têm imaturidade imunológica e podem ter quadros repetidos infecciosos. Mas também pode ser por outras causas, incluindo asma (ou bronquite) Não tenho condições para afirmar a causa sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista. Estamos ao dispor caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  5. É comum que a asma (ou bronquite) se associe com a alergia nasal (rinite alérgica) Mas, não posso afirmar se é o caso de sua filha sem examinar pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  6. A creche pode facilitar as infecções virais e ocasionar sintomas respiratórios.Estudos comprovam que até os 4-5 anos de idade, é normal que uma criança tenha de 8-10 resfriados (viroses) por ano. O ideal seria começar a frequentar escolas por volta dos cinco anos. Mas em muitos casos a creche é importante para que a mãe possa trabalhar. Aconselho que leve sua filha a um alergista para que a oriente a melhor conduta.Gratos por sua visita,

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/7/12 00:34

    Olá minha filha de 1 ano e 10 meses está em crise de bronquite o pediatra receitou Clenil 250... comprei o Clenil com dispositivo jet, mas estava acostumada a fazer uso do busonid com o espaçador infantil... a minha duvida é, posso acoplar o dispositivo jet no espaçador infantil (aquele que é usado ate 2 anos)?

    Gilmara

    ResponderExcluir
  8. Gilmara: o uso do espaçador é mais apropriado em crianças pequenas: peça ao alergista de sua filha que ensine como fazer a adaptação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/7/12 20:11

    Ola me chamo Fabiany,Meu filho tem 4 anos tem Bronquite,esta fazendo tratamento com Cetotifeno a quase 2 meses,de uns tres dias pra ca esfriou muitoonde moro i ele começou tossir e parece q esta com falta de ar o medico me passou ,acebrofilina,predsim e aerosol com berotec e atrovente fiquei com um pouco de medo da junçao destes medicamentos esta serto esse procedimento?principalmente o berotec e atrovente com cetotifeno?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/7/12 09:06

    Bom Dia! Tenho um garotinho de 3 anos e diagnosticado com bronquite leve e rinite, ele faz uso de avamys, singular 5mg e seretide 25, preciso saber se posso dar pra ele o filinar (4ml), pois esta com tosse, junto com essas medicação que ele esta usando ou se faz algum mal.

    ResponderExcluir
  11. bom dia!!! minha filha tem 1 ano e 7 meses, e teve a primeira crise de asma. estou muito assustada, pois sofri muito com isso na infancia e não gostaria que o mesmo acontecesse com ela.
    Oque eu posso fazer para amenizar as crises, e para ela ter uma vida normal. Correr, brincar, andar descalça, tomar sorvete.
    ainda não sei oque desencadeou a crise, mas espero poder não ve-lá novamente como ela ficou. será que isso pode voltar a acontecer, ou foi apenas uma crise, devido a uma gripe que ela já estava. Está tomando bambair, predsin e nebulização com clanil A com soro. Ela está bem melhor, mas ainda tosse um pouco e quando corre sinto a respiração pouco ofegante, será que áinda essa reação e normal, faz 4 dias que ela tomando a medicação. esta dormindo bem e se alimentando tambem, quantos dias mais para ela ficar boa mesma. me ajudem estou apavorada, pois ja passei por isso.
    obrigada, carla

    ResponderExcluir
  12. Fabiany: não tenho condições para julgar o tratamento do seu filho baseado apenas em seu breve relato e sem examinar pessoalmente. O médico escolhe a medicação de acordo com o tipo e a intensidade da crise de asma. Contudo, não há problema no uso de nebulizações com berotec e atrovent em uma criança que utiliza cetotifeno. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Não recomendo que use o Filinar se falar com o médico pois é importante definir o tipo e a causa da tosse para poder medicar. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Carla: não há como emitir um parecer específico sobre seu filho atravpés da internet, sem examiná-lo pessoalmente. Mas lembro que crianças pequenas podem ter sintomas semelhantes à asma causados por infecções virais, como gripes e resfriados, sem que já seja considerada como uma criança asmática. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e orientar de forma apropriada.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/7/12 18:18

    Quais os sintomas da bronquite em crianças?

    ResponderExcluir
  16. meu filho tosse muito o que devo fazer pelo amor de deus me ajude

    ResponderExcluir
  17. minha filha tem trez anos este ano começou na escolinha deste entao tem resfriados consntantes leve i ao mesico fez rx e deu sinusite ja tomou loratadina alegra amoxilina e agora ta tomando ceclor e fluimucil mas nao esta melorando sua garganta tambem inflama direto passa 15 dias ja volta tudo de novo o que devo fazer muito obrigado

    ResponderExcluir
  18. meu filho tem 7 anos iniciou a primeira crise aos 8 meses tosse muita tosse.Agora ficou mais de um ano sem crise e esta desde 2ª feira em crise chegando a tossir durante 1 hora e meia sem pausa é desesperador. Medicação antialergico,xarope e inalação de 4 em 4 horas.
    Quero leva-lo em um centro especializado.Onde??

    ResponderExcluir
  19. Bronquite, bronquite alérgica ou bronquite asmática são formas populares de se referir à asma. Os sintomas principais são: falta de ar, chiados, tosse, cansaço e chiados no peito. Algumas criançastem apenas tosse, que piora ao riso, aos esforços, ao falar muito ou à noite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Para tratar a tosse, é essencial é examinar seu filho para poder detectar sua causa. Xaropes não resolvem se a causa não for detectada e combatida, Aconselho que leve seu filho a um alergista. Estamos ao dispor caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Crianças pequenas têm imunidade imatura, o que facilita o aparecimento de infecções repetidas em crianças frequentadoras de creches. Além disso, ima causa comum do problema é a rinite alérgica. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  22. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia, procure no no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  23. Crianças de 1 ano precisa tomar vitamina c até que idade pode andar descalça no inverno ou faz mal?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Crianças necessitam complementação com vitamina C durante a fase de lactente e pré escolar. Andar descalço não causa nem piora a alergia respiratória. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  25. posso usar seretide o meu filho de 5 anos? a minha filha de 11 anos usou e deu resultado . Ele está há 2 dias com uma tosse seca,corizando,sei que é alérgico e já é a asma.Nunca usei nele,estou fazendo aerolin spray,e predisin.

    ResponderExcluir
  26. Não recomendo que utilize nenhuma medicação sem prescrição médica. A asma se manifesta de forma individual, ou seja, cada pessoa tem uma maneira própria de manifestar a doença. Por isso, nem sempre uma medicação que deu certo para uma pessoa será adequada para outra. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata do seu filho, pois conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para responder de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. luci rolim dias24/7/12 21:47

    gostaria de saber se a sinusite quando esta muito atacada , e quando nao tem febre agente consegue melhorar sem antibioticos,só com antialergico predsim.

    ResponderExcluir
  28. Luci: nem toda sinusite necessita tratamento com antibióticos. É preciso analisar cada caso para julgar o tipo de tratamento necessário. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7/8/12 18:05

    Meu filho de 3 anos tem rinite alergica e faz uso de singulair baby diariamente. Ha muitos meses nao ficava doente, porem agora está resfriado, com muita coriza, porem sem febre. Posso administrar decongex gotas associado ao singulair para aliviar seu desconforto?

    ResponderExcluir
  30. Não há problema em associar as duas medicações. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. nebulisaÇão junto c desalex e predsim tem alguma contraindicaçao se eu der no mesmo tempo??minha filha tem quatro anos e uma tosse seca e persistente durante todo o inverno!O alergista receitou desalex e predsim para o tratamento de alergia a picada de formigas!!ela fez o teste de alergia respiratória e não deu nada!!mas ela tem sintomas de rinite alérgica!!Tosse tanto q parece q vai ter um ataque eu fico super assustada!!Mas depois brinca normalmente!!

    ResponderExcluir
  32. bom dia meu nome é helem ,levei meu filho ao medico e ele receitou bricanyl ,amoxacilina ,e predinisolona dei os medicamentos nos horarios coretos ,mas ele nunca avia tomado bricanyl dei o remedio pela manha e fui trabalhar algumas horas depois meu irmão ligou me disendo que meu filho estava vomitando e com o coração acelerado meu irmão levou imediatamante ao hospital o medico disse que era normal e diminuiu a quantidade em vez de dar 5ml dar 3ml ,mas fiquei com medo e achei melhor mão dar .

    ResponderExcluir
  33. Helem: todos os broncodilatadores podem provocar taquicardia, ou seja, sensação de que os batimentos do coração estão acelerados. Em geral com ajuste da dose o problema resolve. Uma sugestão é usar o broncodilatador em spray (bombinha) utilizando espaçador pois neste caso as doses são mínimas (microgramas) o efeito é rápido e os efeitos colaterais bem discretos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Denise: não há problema na associação da nebulização com broncodilatador + Predsim + Desalex usados no tratamento das crises. Escreva para nosso e-mail e enviaremos uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  35. Minha filha tem 07 anos, e desde janeiro deste ano esta com um pigarro e um pouco de tosse, mas o que mais incomodava era o pigarro. Fizemos apenas tratamento para rinite com o pediatra, dando singulari 5mg e avamys 1 dose por 60 dias, fomos para praia e la piorou acredito que pela pousada que ficamos ser um quarto fechado. Ao retornar fomos na pediatra que pediu exames de tumografia dos seios da face e pulmão. Seios da face não deu nada, mas no pulmão uma bronquite cronica. Ai a pediatra receitou seretide 50/250 isto em 21/04/2012 duas doses, e 1 dose de avamys, o qual estamos usando desde aquela data. A tosse sumiu quase que por completo exporadicamente ela tem um pouco mas isso uma vez por mês. Quanto ao pigarro que é o problema, pois como não apareceu nenhuma secreção na tumografia a pediatra descartou sinusite e ou rinite. Dai resolvemos levar em uma pneumologista dia 19/07/2012, que disse que o pigarro só poderia ser da rinite, então aumentou a dose de avamys e passou tratalmennto de desalex por 3 meses.
    O pigarro apresentou melhora, mas acho estranho que as vezes ela fica uns 4 5 dias com alguns pigarros durante o dia e na hora das refeições. E derepente tem dias que fica uns 30 minutos de manhã fazendo pigarro a cada 2 minutos. e à noite a cada 10 minutos. Pelo menos as crises que tinha no começo que era bem na hora de dormir que era a cada 30 segundos nunca deu mais.
    Não sou do Rio de janeiro, gostaria de saber o que vocês acham, continuo o tratamento até o final para depois procurar um alergista ou procuro agora? Também não sei se quem sabe substituindo o desalex pelo alegra poderia fazer mais efeito? Queria ver minha filha livre deste pigarro. Obs. Sintoma que ela tem basciamente´é mais o pigarro e de manhã cedo as vezes espirros e as vezes coceira na garganta. Não tem nenhum problema para correr se exercitar e nem se prejudica nas atividades da escola, esta super bem de saude. Como ja disse é só este han-han que incomoda. Parabens pelo blog, muito parabens mesmo.

    ResponderExcluir
  36. Marlon: o pigarro pode ter várias causas e nem sempre alérgicas. É preciso examinar pessoalmente para definir o diagnóstico do seu filho. Se o seu filho está em tratamento com o pediatra e com o pneumologista e teve melhora do sintoma, é aconselhável dar continuidade ao seu tratamento. Convido que leia o texto que publicamos sobre este tema:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2010/10/pigarro-o-bichinho-do-han-han.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo2/9/12 16:47

    olá... por favor me ajudem, não tenho recursos, meu filho tem 3 anos e é muito ativo, mais não pode fazer o que mais gosta que é jogar futebol... não por que ele não aguenta correr um minuto se quer, que já ataca a crise de tosse. as vezes seguida de vomito. no começo do ano ele teve, pneumonia e infecção nos ouvidos e sinuzite, apesar de ser muito bem cuidado, ele não reagia a qualquer antibiótico, curei a infecção com xaropes caseiros e banhos de sol. ja me falaram pra levar em um especialista, mais não posso pagar... gostaria de saber se pode ser asma, mesmo não aparecendo nada de mais nos pulmões quando ele faz o raio x saudável. só quero que ele pare de tossir, ele sente muita vontade de tomar sorvete e afins, nunca dou gelado com medo, queria que ele ficasse e bem e tivesse uma vida normal na medida do possível....

    ResponderExcluir
  38. Flavio e Fernando: escreva para nosso e-mail pois este tipo de comentário é padronizado pelo blogger e não permite uma respostra péssoal. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. Olá,

    Minha filha foi à pediatra por conta de uma tosse carregada insistente e a mesma receitou desloratadina xarope. Minha pequena melhorou bastante, mas quando acabou o vidro não administrei mais e ela piorou. Há alguma contra-indicação no uso contínuo deste xarope?

    Andréa, Brasília/DF

    ResponderExcluir
  40. Andréa: não há problema em manter o uso da medicação por mais alguns dias. Mas, se os sintomas retornarem, é sinal de que sua filha precisa retornar à consulta para nova avaliação e conduta. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Oi. gostaria de saber se o desalex demora para começar a fazer efeito no nariz ..a alergologista receitou caso ele tenha renite alergica.......ela mandou medicar 3.5 ml...... só que tem 2 dias e sinto que nada mudou......
    Sem falar que passei ele no pediatra e ele recomendou quedese 5 ml de desalex agara fico na duvida porque ele receitou 5ml...e a alergologista 3.5ml.......obrigada pela atenção........Erika

    ResponderExcluir
  42. Erika: o ideal é aguardar pelo menos 5 a 7 dias da medicação e se não ocorrer melhora, entrar em contato com o médico. A dose de uma medicação pode variar conforme a udade, peso corporal e intensidade dos sintomas. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  43. Ola. Meu filho de 4 anos tem asma e esta com um tratamento preventivo de Vannair ( 2 puffs a noite) todos os dias e Nasonex. Este tratamento ja esta sendo realizado ha mais de 1 ano, mas nao esta resolvendo. Hoje ouvi dizer muito bem sobre um tratamento com o medicamente LEUCOGEN.

    Tambem tenho uma menina de 2 anos que tambem faz o tratamento de rinite alergica e usa todas as noites 2 puffs de Seretide e mais o NASONEX.


    Gostaria de saber se posso usar o Vannair, Nasonex junto com o tratamento de leugogen ?

    Da mesma forma para minha filha SERETIDE, NASONEX e o LEUGOGEN juntos ? Grata, Mariangela

    ResponderExcluir
  44. Mariangela: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível atender sua solicitação através da internet, sem conhecer os dados clínicos dos seus filhos e sem examiná-los pessoalmente. Leucogen não é um tratamento específico para asma. Aconselho que entre em contato com o médico que trata dos seus filhos pois conhece o diagnóstico e o seu histórico, sendo a pessoa mais adequada para orientar. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  45. minha filha tem 5 anos e tem asma, soh neste ano ela jah teve umas 2 pneumonias sendo q ela eh vacinada conta pneumonia, queria saber se eh comum ter pneumonia com facilidade quem tem asma? como posso fazer pra extinguir essas crises nela, pois ela estava tomando flixotide( 1 jato) por espaçador, mais mesmo assim ela entrou em crise por duas vezes, foi onde ela apresentou a pneumonia, me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  46. A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação crônica nos brônquios, de causa genética mas que sofre a influência de fatores ambientais, pessoais, entre outros. Por isso, a doença não se manifesta igual em todas as pessoas, seja criança ou adulto. É preciso avaliar se há agravantes da asma no caso de sua filha. por exemplo, é comum que a asma se acompanhe da rinite alérgica (sintomas nasais da alergia). É comprovado que a rinite, embora não seja grave, pode impedir a melhora da asma e até agrave o problema, interferindo na resposta ao tratamento. A presença da rinite pode predispor a infecções repetidas, tais como sinusite, otite, amigdalites e pneumonias. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/09/asma-e-rinite.html Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  47. Ola..preciso de uma ajuda urgente, não sei mais o que fazer, meu filho tem renite, mas agora ele esta com uma tosse seca que faz ele perder o ar totalmente, ele também ja teve refluxo sera que tem alguma coisa haver, estou tratando de tudo da renite do refluxo,fazendo inalação com berotec e atrovent,mas nada ta fazendo efeito estou com muito medo pois é muito grande a falta de ar ao tossir, o médico disse que ele esta com os pulmões limpos e que não é asma....me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  48. A rinite alérgica pode ocasionar tosse, em geral seca e com piora noturna. Por outro lado, a rinite pode se complicar e originar crises de asma. Infelizmente o parecer que solicita não pode ser feito através da internet. Para afirmar a causa da tosse apresentada por seu filho é essemcial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  49. carla gomes24/1/13 12:43

    ola, chamo-me carla e tenho uma filha de 5 anos e sofre de alergias aos acaros do po da casa, anda seguida em emonoalergologia e medica diz que minha filha sofre de bonquite asmatica, esta a ser medicada com seretide 125 dois puf por dia de manhã e a noite, esta a fazer uma vacina sub lingual 3x por semana, vacina esta que é caricima e que nao tem qualquer comparticipaçao do estado, neste momento minha filha esta a tomar antibiotico pois fez febre e a medica observou secreçoes nos pulmoes e antes que evolui-se para peneumonia medicou, minha filha nunca teve falta de ar sera que a asma dela é grave? Porque é que sempre que a minha filha tem uma crise de alergias quase sempre acumola secreçoes nos pulmoes e depois so passa com antibiotico. sera que esta a ser bem medicada.

    ResponderExcluir
  50. Carla: a gravidade da asma reflete uma característica intrínseca da doença, definida pela intensidade do tratamento requerido. O seu relato sugere que a asma de sua filha não está com os sintomas controlados. Mas, para julgar é preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa, analisar a adesão ao tratamento e a exposição a fatores desencadeantes. Por exemplo, é comum que a asma infantil se associe à rinite alérgica. É sabido que os sintomas nasais impedem a correta equação da asma.Além disso, é essencial conhecer as condições de sua moradia, da escola, do ambiente em que sua filha convive. Aconselho que exponha suas dúvidas e temores à médica alergista que trata de sua filha pois ela conhece seu histórico clínico, sendo mais apropriada para esclarecer. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo1/3/13 23:38

    Minha filha tem bronquite alergia ao leite de vaca e a poeira. Descobrimos por meio de exames de sangue, pois 2 vezes fomos ao PS e ela estava com saturação baixa na respiração e foi internada.
    Após o episódio o seu pediatra solicitou exames.
    E receitou seretide 2x ao dia por 100 dias e depois entendemos errado e paramos de utilizá-la.
    Ela ficou bem por uns 8 meses e nesta semana teve uma crise de bronquite e estava cansadinha e foi receitada com prelone 6 ml via oral 1x ao dia por 5 dias + inalação de 5 ml de sf com 5 gts berotec por 4 dias de 6 em 6 hs.
    Agora segunda-feira retorno no pediatra dela para ele avaliá-la.
    Esse tratamento com vacina funciona?
    Sei que seu avô parteno tinha bronquite e a maioria dos seus primos.
    Depois de adulto passou a bronquite, penso que acontecerá o mesmo com a minha pequena por ser, talvez, hereditário.
    Ela tem ainda dermatite atópica leve.
    O tratamento com vacina resolve definitivamente o problema?

    ResponderExcluir
  52. Bronquite ou asma são a mesma doença. Tratar a asma e não só amenizar os sintomas das crises. A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação nos brônquios que permanece mesmo quando a criança não sente nada. Vamos comparar com o tratamento da hipertensão arterial: a pessoa tomas seu remédio todos os dias e não apenas quando a pressão sobre. Assim deve ser na asma: o alergista vai te ensinar a tratar todos os dias e assim sua filha conquistará qualidade de vida e não ter crises. A vacina é um importante parte do tratamento pois modifica a hustória natural da doença e controla a doença, diminuindo a necessidade dos remédios com o passar do tempo, em especial nos casos onde é comprovada a história de alergia, como sua filha. O tratamento permite o controle da doença e que as crises sejam evitadas. Mas a asma é uma tendência genética, que sofre a ação de fatores do ambiente e ainda, dos fatores constitucionais (que são diferentes e próprias de cada criança). Por isso, nenhum tratamento é "definitivo". Ou seja cada pessoa é única e a resposta ao tratamento depende da resposta individual de cada organismo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo4/3/13 15:10

    BOA TARDE, ANTES DE MAIS NADA GOSTARIA DE PARABENIZAR PELO BELISSIMO TRABALHO DE ESCLARESSIMENTO, É MUITO IMPORTANTE PARA NOS LEIGOS. MAIS VAMOS LA. MEU FILHO TEM 3 ANOS E MEIO, SEMPRE TEVE TOSSE ALERGICA E ERA RESOLVIDO EM POUCO TEMPO COM LORATADINA, HISTAMIN OU PREDNISOLONA MAIS AGORA O MEDICO DISSE QUE ELE TA COM RINITE, FIQUEI APAVORADO, ELE RECEITOU NOEX 35mcg 2 BARROFADAS EM CADA NARINA 3X AO DIA DURANTE 1 MES E DEPOIS 2 BORRIFADS EM CADA NARINA POR DIA DURANTE 2 MESES. LENDO A LITERATURA ACHEI UM ABSURDO, TUDO QUE LI DIZIA 2 BARROFADAS EM CADA NARINA 2X DIA BURANTE 2 SEMANAS E DEPOIS 2 BORRIFADAS EM CADA MARINA 1 X DIA DURANTE 2 MESES, POIS A DOSE NÃO PODE PASSAR DE 256mcg POR DIA. ALEM DISSO ELE PASSOI LORATADINA 1 VEZ POR DIA. O QUE FAÇO, ESTOU DESESPERADO POR FAVOR ME AJUDE.
    ALEM DISSO VAI SER MUITO DIFICIL COLOCAR O MEDICAMENTO NO NARIZ DELE, ELE NÃO VAI DEIXAR DE JEITO NENHUM.
    DESDE JÁ AGRADESÇO A ATENÇÃO E ESPERO RESPOSTA O MAIS BREVE POSSIVEL.

    ResponderExcluir
  54. O tratamento da rinite alérgica inclui o uso de spray nasal (exemplo Noex - budesonida) diário, mesmo que a criança esteja bem, sem sintomas, para conttrolar a inflamação da mucosa do nariz e evitar as crises. O seu relato sugere que seja uma dose mais alta para uma criança de 3 anos de idade. Não tenho condições para julgar pela internet, sem examinar seu filho. Aconselho que o leve a um alergista para analisar o caso. Caso você more no Rio, a nossa equipe está ao dispor na Policlínica Geral RJ. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  55. Meu filho de 3 anos toma o seretaide 1 puff manhã/noite, e faz á noite o singulair,o zirtec,nasomet todos os dias para melhorar a sua asma...não fará mal tantos medicamentos?já agora pode explicar a diferença entre o flixotaide e o seretaide?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  56. Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Flixotide contém apenas a fluticasona. Estes remédios êm objetivo de atuar sobre a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do organismo Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  57. Ola meu nome e Fabiany tenho um filho de 5 anos que tem Bronquite,a 6 meses começou a fazer tratamento com seretide25/125 2 vs dia singulair 4mg 1 vs dia,aerolin 100 de 3 a 4 vs dia sempre que começa tossir,antes de começar o tratamento quando ele começava tossir logo vinha a falta de ar,agora so fica na tosse,mais as crises de tosse estao muito frequentes,hoje ele ta com muita tosse nariz entupido i quando espirra sai catarro,a pediatra nao disse quantos dias eu tenho q dar o aerolin nas crises ai sempre paro assim que ele melhora.Ta coreto usar dessa forma? I toda vez que ele começar tossir nao precisa de mais nada? Obs:Para levar ele a um pediatra tenho q percorrer 400 km moro no interior de Goias me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  58. Fabiany: nem toda tosse é igual. Se a medicação foi dada e a tosse não cedeu, é importante avaliar a causa do problema. A asma é uma causa frequente de tosse infantil e deve ser tratada adequadamente Este tratamento inclui também o tratamento da alergia e demais cuidados, além do uso dos remédios como falamos no texto "Asma na criança - parte 2". Contudo, a rinite e a sinusite também podem causar tosse na criança e seu filho está apresentando também secreção catarral e sintomas nasais. Faça lavagens nasais com solução salina e mantenha a conduta orientada pelo médico. Mas, se não melhorar, é importante que seu filho seja avaliado pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Obrigado pela atençao seu Blog e muito importante pra mim.Fabiany.

    ResponderExcluir
  60. Um abraço, Fabiany. Conte conosco não só através deste setor de comentários como no e-mail: blogdalergia@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. PARABÉNS AO BLOG MUITO BOM, SUPER ESCLARECEDOR. BJS

    ResponderExcluir
  62. Obrigado, Janieide. O seu incentivo é um estímulo ao nosso trabalho voluntário. Abraços! Aproveito a oportunidade para convidar que assine nosso blog para receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  63. Bom dia! Estou com uma dúvida. Meu filho de 03 anos tem episódios de crise alérgica. A última foi em março qdo fomos a pediatra dele, mais especificamente no dia 20/03 e ela receitou por uma semana aerolim (aerossol) dois jatos de 6h/6h, clenil (aerossol)dois jatos de 12/12hs e manter o singulair q ele já faz uso por aproximadamente um ano. Após uma semana de uso, o nariz dele começou a escorrer, daí ela suspendeu o aerolim e entrou com o desalex 1x ao dia 3 ml, o abrilar p tosse de 8/8hs, e o nasonex. Mesmo achando q são mts remédios estou seguindo a risca. A única coisa que me deixa preocupada é que ela manteve a bombinha do clenil e disse q terei q usar nele por um período de 1 mês. É isso td mesmo?

    ResponderExcluir
  64. Monique: Clenil (beclometasona) é uma medicação inalada indicada no tratamento de controle da asma. Não tem efeito nas crises e deve ser usada diariamente de forma contínua a fim de prevenir a piora da asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Estes, sim, devem ser usados por períodos curtos e apenas nas crises. Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  65. Olá, meu filho faz imunoterapia com a vacina Imunotech, para formiga, poeira doméstica e ácaro, como ele tem tido várias infecções na faringe e laringe, gostaria de saber de ele pode tomar leucogen para aumentar a imunidade, se pode ser utilizado ao mesmo tempo que as vacinas?

    ResponderExcluir
  66. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para avaliar se há indicação para uso do Leucogen é essencial examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata dele e peça que a oriente. Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  67. Ola meu nome e Fabiany e gostaria de saber si a criança pode tomar vacinas contra gripe e pneumonia estando fazendo uso de Seretide 25/125mcg ,Alegra e Singulair 5mg.Seria indicado q pare o tratamento com algum dos medicamento por uns dias pra depois vacinar ou nao precisa para?
    Obs:Ele ja esta fazendo tratamento a uns 7 meses com singulair i seretide,o Alegra ele vai começar tomar segunda pois esta tendo muitos espiros de manha i nariz entupido.Desde ja agradeço a atençao.

    ResponderExcluir
  68. Fabiany: não há necessidade de interromper a medicação para fazer a vacina contra gripe e pneumonia. Obrigado pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  69. Perguntei acima sobre a questão do uso do leucogen no meu filho que faz imunoterapia (formiga) Já fiz a pergunta ao médico que faz o tratamento, mas ele disse que não acredita em leucogen, acho que não tem efeito algum...acontece que por aqui onde moro o leucogen é um santo remédio, mas tenho medo de atrapalhar as vacinas...

    ResponderExcluir
  70. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para opinar pela internet, baseado apenas no seu breve relato, sem conhecer a composição da imunoterapia e sem conhecer os dados clínicos do seu filho.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite!!
    Minha filha foi diagnosticada como Bebê chiador e agora começou a sair secreção dos olhos o q fazer?

    ResponderExcluir
  72. Kamila: compreendo sua preocupação mas não é possível orientar pela internet, sem saber os dados clínicos de sua filha. Pode ser uma alergia ocular mas para confirmar, é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  73. O alergista receitou para o meu filho de 2 anos e 9 meses, o seretide 23/125, por 2 vezes ao dia, mas estou insegura, pois, na bula diz que é para criança de 4 anos acima. Podem me ajudar ?

    ResponderExcluir
  74. Não tenho condições para avaliar especificamente o caso do seu filho através de um aconselhamento por e-mail,sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer duas considerações: 1) Toda medicação, ao ser aprovada pela Anvisa para uso no Brasil, recebe uma bula. Mas, segundo a própria Anvisa, " Podem ocorrer situações de um médico querer tratar pacientes que tenham uma certa condição que, por analogia com outra semelhante, ou por base fisiopatológica, ele acredite possam vir a se beneficiar de um determinado medicamento não aprovado para ela. 2) Quando o medicamento é empregado nas situações descritas acima está caracterizado o uso off label do medicamento, ou seja, o uso não aprovado, que não consta da bula". Caso queira, pode ler neste link o texto completo da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/registro/registro_offlabel.htm
    Ou seja, o médico pode utilizar uma determinada medicação fora das indicações da bula ("off label") se julgar necessário, baseado no exame realizado em seu paciente
    Aconselho que exponha sua preocupação ao alergista que cuida do seu filho pois conhecem seus dados clínicos podendo esclarecer de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  75. Meu filho tem 11 meses e desde os 8 foi diagnosticado como bebe chiador... Está fazendo tratamento com flixotide e montelair... Minha dúvida é: A vó dele fuma, e a casa inteira cheira cigarro, quando vamos lá, passar o dia, ele sempre volta ruim. Como não tem como eliminar essas visitas e o colo da vó fumante, eu gostaria de saber se posso tomar algum cuidado antes e depois para evitar crises. Obrigada!

    ResponderExcluir
  76. O cigarro é danoso para todos, em especial nos bebês. O caminho é dialogar com a vovó. Se não funcionar, diminuir o número de visitas e passar menos tempo na casa da vovó. E, se ela nçao aceitar, dialogar amigavelmente mostrando que ela pode colaborar para a saude do seu netinho não fumando perto dele. E, não permita que fumem em sua casa. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Anônimo7/8/13 00:28

    Olá, sou de Natal-RN e meu filho de 1 ano e 9 meses, começou com uma tosse insistente e seca a noite, e chegou até a vomitar algumas vezes, antes disso ele apresentou um resfriado decorrente do período chuvoso e da entrada na creche. Ele levou muita friagem em algumas manhãs e começou com essa tosse. Pegou umas gripes e fez tratamento com amoxilina (8 dias) , e está usando SIGMALIV (DESLORATADINA) que terá duração de 30 dias. Mas nesse período ele pegou uma gripe, e ficou com tosse cheia. O que o médico passou Berotec, mas fiquei receosa e não dei ainda. Somente continuo com o Sigmaliv. O que vcs acham? devo dar o berotec?

    ResponderExcluir
  78. A sua dúvida foi respondida diretamente em seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  79. A sua dúvida foi respondida diretamente em seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  80. Olá, meu filho de 2 anos e 8 meses, começou com muita tosse seca e nariz entupido nesta madrugada. Apliquei 2 jatos de aerolin e dei 3,5 ml de abrilar às 00:00 e 6:00 da manhã...gostaria de saber se posso começar a dar o Hixizine ao invés do abrilar e continuar com o aerolin spray, pois o sintoma é alérgico e o Hixizine sempre tem um bom resultado nestes casos. O Aerolin pode ser usado em associaão com o Hixizine? Obrigada.

    ResponderExcluir
  81. Aerolin pode ser usado em associação com Hixizine. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  82. Elma Santos13/8/13 02:59

    Boa noite, preciso de orientação, meu neto de três anos, apresenta um quadro que não tem na família materna, peito chiando, dificuldade na respiração, como ele e muito sapeca e falante a voz chega a falhar, Fez vomito uma vez, ele se alimenta bem. (1ºvez de crise foi em Abril, 2ºhoje) Como agir e qual especialista procurar. Moro no litoral Bahia.Obrigada

    ResponderExcluir
  83. olá......minha filha tem 6 anos...de 3anos pra cá vinha tendo muitas infecções muitos antibióticos...então o pediatra resolveu fazer alguns exames pra saber pq de tantas infecçoes....no exame deu que ela é intolerante a lactose....e seus anti corpos estavam muitos baixos .....e cansados.....então comecei uma diéta rigorosa nada de lactose....mas mesmo assim...depois de 1mês de diéta rigorosa pegou uma tosse terrível com catarro.....será que devido a variaçao do clima.? ele disse que as crises dela iriam melhorar com essa diéta......ou faz pouco tempo ainda?por favor me responda...desde já obrigado...

    ResponderExcluir
  84. Elma:é aconselhável que seu neto seja avaliado por um médico alergista. Você pode localizar através do site da ASBAI (www.sbai.org.br) no setor público - "localize seu especialista" Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  85. É improvável que a intolerância à lactose seja a causa dos sintomas que relata. Aconselho que leve sua filha a um médico alergista. Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor público: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  86. me ajudem tenho uma filha de 2 anos e 11 meses que direto fica gripada ta teve muitas pneumonias já levei ao alergista e ele passou uns exames mais n ficou pronto ele tb passou cetotifeno mais n adiantou ela ta tomando antibiótico a 8 dias pq ta com muita tosse encatarrada me ajude n sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  87. É provável que sua filha seja portadora de uma rinite alérgica (que pode ser confundida com gripes repetidas). A rinite é uma doença que parece simples mas que pode causar muitas complicações incluindo as infecções repetidas não só pneumonias como também sinusites, otites, amigdalites, etc. O tratamento inclui o uso de medicamentos mas também a imunoterapia (vacinas para alergia), caso seja comprovado o diagnóstico no caso de sua filha Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  88. Meu filho tem 14 ano, sofri durante anos com os sintomas da asma. Ele apresentava também otites, sinusites, rinites era tudo junto, eu fazia simpatias, rezava, medicava. Ele brincava, tentava fazer esportes, dormia muito devido os remédios e comia muito também devido os corticoides. Engordou ficou irritado fez regime teve problemas psicológicos perdeu o ano escolar, professores o chamava de preguiçoso, distraído...Ele teve gastrite esofagite, tratou H.pilore no mesmo ano que foi reprovado,(2012 neste período o que doeu foi alguns professores que o tratou com pouco caso porque ele saia da aula para descansar no ambulatório...) Mães queridas, tenha fé em Deus e ajuda dos médicos, não adianta tratar só o problema tem que investigar as causas, cheguei a me mudar de cidade, mais tudo piorou até descobrir que os frutos do mar e derivados era uma das causa....
    Hoje ele é um mocinho lindo, toca violão, prática esporte, não perde aula, continua tendo rinites esta passando por uma sinusite e descobrimos através de uma tomografia que tem pólipo na face vou marcar otorrino, será que isso pode ser a causa de tantas alergias e sinusites????

    ResponderExcluir
  89. Em primeiro lugar, agradecemos seu depoimento que poderá ajudar muitas mães que passam hoje pelo mesmo problema. Além diso, quero ressaltar a necessidade de tratar a rinite, A alergia nasal comparada à asma parece simples e de menor importância. Mas, na realidade, causa muitos problemas, como por exemplo as infecções repetidas levando à necessidade de antibióticos. Além disso, pode mais tarde na idade adulta contribuir para que os sintomas da asma reiniciem. Convido que escreva para nosso email e receba uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Olá meu nome é Ariane e minha filha de 3 anos e meio ta respirando muito rápido e faz barulho o que pode ser?

    ResponderExcluir
  91. Ariane: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Infelizmente não há como afirmar a causa dos sintomas que descreve sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e para orientá-la. Caso você more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor,Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  92. Ola....minha filha tem 1 ano e 9 meses....desde pequena apresentou quadros de bronqueolite, e agora ja maior de bronquite...eu, a mae, sou asmatica, o fator hereditario pesa, e ela teve refluxo quando bebe, mas com 1 ano e 9 meses estima-se que o refluxo ja passou, entao acredito que as crises ( que sao mensais) sao alergicas. Ela usa flixotide 250 ( um jato so) pois era dificil conseguir fazer 2 jatos, 2 vezes ao dia como de 50, ela berra...nao quer fazer....toma alegra, intercalado com desalex....e quase que todo mes....tem que usar o Decadron por 3 ou 5 dias....a propria pediatra nao gosta....mas a gente tenta antes de entrar com o antibiotico ( klaricid) , nao sao crises fortes...mas ela vomita muito pois solta todo catarro via vomito, somente durante as refeicoes...ela come...e da ansia de vomito ela imediatamente, e gerelamente vomita o que comeu....e sai com bastante secrecao ( clara de ovo)..o nariz esta bem controlado com Avamys....mas minha preocupacao eh o pulmao...o flixotide...o singulair baby...nao estao ajudando...e o corticoide...eu pergunto..eh perigoso???? a vacina ajuda mesmo??? ( mes passado ela tomou 3 injecoes de ROCEFIN pois nao quis dar via oral pois ela fica pior ainda do estomago) e nao faz nem um mes....o que eu faco? queria dar a vacina....minha maior preocupacao eh como Decadron, nem predsim dou mais, pois parece que nao ajuda em nada...o decadron eh perggoso se tomado pelo menos uma vez por mes ( nas crises) por 3-5 dias? Obrigada...vcs tem alguma clinica conhecida em Sao Jose dos Campos de alergia ( ou medico que vcs conehcam) que eu possa levar minha filha? Att

    ResponderExcluir
  93. O seu relato sugere que sua filha seja mesmo alérgica, mas não há como afirmar pela internet sem examinar pessoalmente. A imunoterapia (vacina para alergia) quando bem indicada tem excelentes resultados. Para localizar um médico em S José dos Campos, sugiro que procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br). Clique na aba onde está escrito: “Público” e depois em : “Localize um especialista” Basta indicar o Estado e a cidade, e surgirão os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia na localidade desejada Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  94. A amoxilina é indicada no tratamento de broquite...meu filho tem um ano e esta usando cerca de 2,5 ml de 8/8 horas?

    ResponderExcluir
  95. A amoxicilina é um antibiótico utilizado nas infecções pulmonares que podem descompensar os sintomas de asma.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  96. olá meu filho tem 10 anos e fez o tratamento para asma com Formoterol/budesonida,(symbicort) por 1 ano, agora teve que ser internado com problemas no estômago, (gastrite e esofagite), esta medicação pode ter causado isso?

    ResponderExcluir
  97. Em geral os medicamentos inalatórios para o tratamento da asma são seguros, porém somente o médico responsável pelo atendimento do seu filho pode avaliar melhor o estado clinico do seu filho.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  98. meu esposo toma singulair10mg ele pode tomar amoxilina junto...

    ResponderExcluir
  99. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  100. Minha filha tem Bronquite e rinite, pelo que li neste texto a rinite agrava um pouco a bronquite dela.Ela fica muito cansadinha, e rapidamente fica pálida e fraca.O que poço fazer antes até de precisar de levar ao médico.?

    ResponderExcluir
  101. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  102. Boa noite, fui ao medico hj que me passou vannair 200/06( 2 jatos 2 x ao dia) e Aerolin spray( 1 jato 3x ao dia) Essa medicação pode ser tomada junta? Qual o tempo de uma para a outra? Obrigada
    \

    ResponderExcluir
  103. Renata: Vannair é uma medicação inalada usada no controle da asma, ou seja, deve ser usada todos os dias, mesmo que esteja bem. Já o Aerolin é uma medicação para resgate de crises e só é usada no caso de necessidade, nas crises. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  104. meu filho de 1 ano está nebulizando com berotec e atrovent e tomando hixizine, fico com medo de fazer mal a ele. faz?

    ResponderExcluir
  105. Essas medicações quando bem indicada e orientada pelo médico são seguras.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  106. Meu filho faz ttt com vacina para o ácaro,faz uso de seretide 2x ao dia e de fluticasona,porém esta com uma sinusite bacteriana onde foi prescrito clavulin e celestamine só que o celestamine não adiantou entaõ a alergista receitou predsin 2 vezes ao dia,só que ele esta com uma tosse devido a secreção que desce pela traquéia que ele chega a chorar de tanto tossir,a médica mandou lavar com soro fisiológico,disse que o seretide serve como nebulização,será que se eu desce desalex junto com o predsin ajudaria a conter essa secreçao?comecei o ttt com o alergista para ele não precisar operar a adenóide,mas acho que a adenóide esta sendo a grande vilã da história,por favor me ajudem nao sei o q fazer no momento.

    ResponderExcluir
  107. Bárbara: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não há como emitir um parecer baseado apenas nos dados enviados. Avaliar pela internet é leviano e pode gerar erros. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Convido que escreva para nosso email e receba o livro "Alergia doença do século XXI" Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  108. Ola gostaria muito de que um profissional do blog da alergia avaliace meus filhos minha filha tem asma e meu filho sinisite e rinite mais eu queira um diagnóstico certo pois ela tem crises as vezes tipo duas ou três vezes por ano mais usa muita medicação .Queria muito o contato de vcs obg.

    ResponderExcluir
  109. Lea: a equipe médica do Blog da Alergia supervisiona o atendimento do ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, de segunda a sexta feira. Estamos ao seu dispor, Convido que escreva para nosso e-mail e receba a cópia em PDF do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. Jenyfer Vieira.25/8/14 07:50

    Bom dia.
    Meufilho tem um ano e oito e meses e tem bronquite. Só não sei dizer qual é a especifica. Acredito que não seja tão forte pq ele graças a Deus não da crises direto, geralmente é quando o tempo muda. Ele fica cansadinho...
    Acredto que ele tenha rinite tbm pq o narizinho dele entope muito fácil, eu coloco soro várias e várias vezes ao dia e as vezes faço nebulização com soro tbm para ajudar a desentopir, mais dentope na hora e dps entope de novo. Gralmente a noite entope mais , as vezes acho que ele estabr roncando mais é o nariz entupido. As vezes acho que éo pulmão dele mais éo.nariz tbm. Eu conversei com a pediatra e ela disse que talvez ele teria que usar bombinha, mais eu nao tão necessario (nao sei...)...ela passou o Cetirizina para ele tomar durante um mês, acaba agora no dia 01/09. Ele só teve uma crise leve no dia 12/08, ele começou a ficar cansadinho e eu levei ele logo. Tudo por causa de uma frente fria que logo chegou. O pai dele quando era pequeno teve até os dois anos. Sera que ele pode ter até essa idade ? Bjs e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  111. Jenyfer: a asma ou bronquite é uma doença que pode ocorrer na infancia e depois não se manifestar mais. Por outro lado, pode se manter de forma contínua. O tratamento não deve ser restrito apenas a tratar crises. Mas o ideal é tratar para controlar a doença e evitar crises, Por isso, não se deve ter medo da doença ou esperar soluções com o passar dotempo. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que possa receber tratamento apropriado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia em PDF do livro: "Alergia doença do século XXI" . Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  112. Boa noite! A médica alergista receitou o seretide e aerolin, para o meu filho....estou com medo de usar nele. Meu filho de 4 anos tem muita tosse, sempre com secreção, tem rinite alergica,e esta tomando também o singulair e o decongex. Será que posso dar todos esses remedios juntos?

    ResponderExcluir
  113. A rinite pode se acompanhar de sintomas pulmonares e de asma. Mas não tenho condições para julgar o caso do seu filho sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Convido que escreva para nosso email e receba os livros sobre Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Olá moro em Barueri Sao Paulo,meu filho tem 1 ano e 1 mês já ficou internado 2 vezes em menos de um mês os médicos falaram q ele ta com bronquite ... Vai fazer 2 meses que vim morar aki morávamos no Piauí...
    Os medicos passaram prednisilona e hixizine mais não ta tendo melhoras . me ajudem não sei mais o q faço .... Tem hora q ele fica muito cansado... Obrigado

    ResponderExcluir
  115. Aconselho que leve seu filho a um(a) especialista em Alergia e Imunologia. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Barueri, acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  116. Oi. Meu bebe tem 11meses e ja teve varias crises acho q alergicas sempre q levo no medico eles so dizem q e alergia e receitam predinosolona so q nao melhora nada e da uma vez receitaram descongex no inicio era otimo mas agr nao serve. O que posso fazer pra melhor a respiracao dele pois ele passa noites acirdados com o nariz entupido e nenhum descongestinante resolve, o q posso fazer pra ele em casa?
    Beijos..

    ResponderExcluir
  117. Crianças pequenas têm características próprias: seu organismo é imaturo, as vias respiratórias infantis são mais estreitas e sua imunidade ainda é imatura. Por isso, o tratamento não se resume a tomar remédios, mas implica em uma visão global sob a orientação médica. Convido que escreva para nosso e-mail e solicite uma cópia do livro sobre a Alergia. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Meu bebe está com muita tosse, estou dando Prelone, posso dar junto o Hixine?

    ResponderExcluir
  119. Boa noite. Medicamentos não devem ser prescritos sem o paciente ser examinado, portanto, não medique seu filho sem orientação médica. Grato pela visita.

    ResponderExcluir
  120. Anônimo2/4/15 22:45

    Ola. Minha filha tem 1 ano e seis meses e sofre de crise asma. Faz uso de sabultamol bombinha Qdo esta em crise e diariamente seretide. Posso usar jun seretide e ssabultamol?

    ResponderExcluir
  121. Salbutamol é usado no resgate de crises de asma. Seretide é uma medicação usada np controle da doença. Por isso, cada um destes remédios tem indicação própria e horário específico para uso (orientado pelo (a) alergista que trata de sua filha). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  122. Anônimo6/4/15 19:13

    Dei decongex a minha filha, e ela tem asma, pode?
    E depois dela ter injerido o decongex posso dar salbutamol

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde, meu bebê de três meses teve sintomas de bronquite/gripe assim o pediatra receitou 2 jatos de aerolin de 6 em 6 horas, até a tosse passar, ai assim que ele inala o remédio pelo espaçador ele fica com uma vermelhidao com irritação em torno a boca, passa algumas horas ela dimunui e quando inala novamente a irritação volta.
    Pode ser alergia ao medicamento ou ao espaçador? devo me preocupar?
    Não apresenta febre.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde. O Decongex é uma medicação que pode ser usada no tratamento de sintomas relacionados a alergia, porém toda medicação utilizada deve ser feita sob orientação médica. Não orientamos e não estimulamos a automedicação. Entre em contato com o(a) médico(a) assistente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  125. Bebês têm pele delicada e sensível. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Sugiro que entre em contato com a pediatra do seu filho e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde, meu filho tem 2 anos e apresenta uma tosse seca a 2 dias, administrei nele celestone elixir 5 gotas de 12 em 12 hrs e o xarope torante, essas duas medicaçoes juntas podem fazer algum mal?ele esta tossindo sem secreçao a 2dias. Obrigada

    ResponderExcluir
  127. Joseane: bom dia. A medicação citada pode ser usada simultaneamente. Mas, lembro que são remédios de ação apenas para aliviar sintomas. E isso não basta. Para tratar a tosse de forma adequada é preciso detectar e controlar a causa da tosse. Por isso, é aconselhável que retorne ao alergista para nova avaliação e conduta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  128. Minha filha de 4 anos iniciou uma crise de asma domingo a noite, ontem levei na emergência e está em tratamento com aerolin e predsin, desde ontem, mas a tosse piorou hoje. Devo levá-la novamente à emergência? Não gostaria que ela passasse mais uma noite tossindo porque a tosse dela é muito forte, pode desencadear algo mais grave. Não

    ResponderExcluir
  129. Se sua filha foi medicada e não obtevce melhora, ela necessitará retornar ao médico. Mas o ideal seria que ela fosse atendida pelo seu pediatra, que conhece seus dados clínicos. O atendimento na emergência é limitado ao alívio dos sintomas. Mas, é muito importante iniciar um tratamento para controle da asma e assim evitar futuras crises. O(A) pediatra poderá encaminhar sua filha a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  130. Anônimo1/8/15 13:16

    minha filha tem 6 anos tosse o ano todo as vezes com catarro e roucasem febre,ja tomou antialérgico,antibiotico,clenil piemonte,agora toma pantoprazol e vannair e não adianta ja fez raio x do pulmão da face e deu tudo bom sera que pode ser larinjite,qual exame poderia ser feito

    ResponderExcluir
  131. As principais causas de tosse na criança são: alergia, asma (ou bronquite), rinite, sinusite, refluxo, infecções respiratórias, refluxo, entre outras. Uma tosse crônica, ou seja, de longa duração, pode ter mais de uma causa envolvida. Aconselho que leve sua filha a um alergista para investigar a causa da tosse e indicar o tratamento mais adequado para sua filha. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Olá, tenho 15 anos e costumo ter crises de asma todos os dias, que variam de 2 a 3 crises... Enterrompem meu sono durante a madrugada, o Aerolin já não funciona mais. Tenho que correr para o inalador.
    A asma me prejudica bastante enquanto estou na escola, tenho que sair da sala para respirar um ar fresco e acabo perdendo conteúdo, isto é diariamente.
    Quando as crises são piores eu tenho que correr para pedir ajuda à alguém próximo, quando sei que não vou conseguir controlar.
    Não sei se minha asma está grave, meu pneumologista me recomendou uns antialérgicos, Aerolin e Vannair, mas os mesmos não ajudam nas minhas crises.
    Deixei de praticar atividades físicas, pois o mínimo que eu faço provoca a asma.
    Não tenho problemas com o peso, tenho alergia a muita coisa...
    Espero que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  133. O seu relato mostra que sua asma não está controlada e que o tratamento precisa ser reajustado. O tratamento da asma envolve várias fases, incluindo : 1) medicamentos de alívio - oara crises 2) medicamentos de tratamento - para uso a longo prazo no controle da doença e evitar crises 3) controle de fatores desesencadeantes ou agravantes da doença 4) controle da alergia , quando presente. 5) reabilitação através da fisioterapia respiratória. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você um texto educativo sobre a asma e a cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  134. meu filho tem 6 anos e sofre muito com o cansaso .avez vem com muita secresão .o que fazer nesse caso .ela ja teve penalmonia .passou um ano srm cansar mas agora teve crise novamente

    ResponderExcluir
  135. O tratamento da asma deve ser feito não apenas para aliviar sintomas, mas para controlar a doença e evitar crises. Desta forma, a criança, mesmo sendo portadora de asma, poderá ter um vida normal. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista para que seja orientado o seu tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  136. OLA BOA TARDE
    SOU MAE DE UMA MENINA DE 3 ANOS ELA TEM BRONQUITE
    ELA TOSSE DEMAIS SEM PARAR
    ESTOU MUITOO PREOCUPADA POR FAVOR ME AJUDEM
    A TOSSE DELA E SECA E NAO PARA POR NADA.

    ResponderExcluir
  137. A tosse pode ser o único sintoma da asma (ou bronquite) na criança. Além disso, devem ser pesquisadas outras causas como: rinite, sinusite, refluxo, entre outras. Xaropes não resolvem se a causa não for detectada e combatida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. Siim, percebi isso também. Hj ele estava tossindo muito, crise mesmo, e ele estava com o bruxismo também. Deve ter alguma ligação.

    ResponderExcluir
  139. Thammy Justino: não entendi sua dúvida. Por favor, escreva um e-mail com mais detalhes para: blogdalergia@gmail.com Teremos prazer em responder. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Bom dia Meu filho foi diagnosticado com bronquite...O médico passou as medicações e o aerosou, mas depois que da inalação ele reclama de cansaço no peito...É normal?? Pois sou marinheira de primeira viagem..

    ResponderExcluir
  141. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que o uso de medicamento inalados na forma de spray *aerossol) é seguro, mesmo em crianças, Aconselho que entre em contato com o médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  142. Olá, minha filha de 2 anos e 10 meses que vive em crises de tosse, foi diagnosticada com rinite alergica e asma. Minha dúvida é se o remedio Allivium pode desencadear uma crise de asma, porque ontem dei allivium pra ela porque ela estava com um pouco de febre e em questão de minutos ela começou a tossir muito, uma tosse bem seca, ficou quase 3 horas tossindo muito, eu fiquei desesperada, sem saber o q fazer.

    ResponderExcluir
  143. Boa noite. Alguns tipos de asma podem ser deflagrados por uso de Analgésicos, não necessariamente este, mas pode ocorrer. Além disso, a própria causa do quadro viral pode ser o desencadeador. Portanto, entre em contato com o(a) médico(a) assistente e relate o fato. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  144. Como saber se o medicamento chegou ao fim? Salbutamol/aerolim

    ResponderExcluir
  145. Marli: uma maneira de saber se ainda há medicamento dentro do frasco é colocar a bombinha numa vasilha ou num copo com água. Se afundar, é porque ainda há medicação. Se flutuar, é porque está vazia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  146. Oi poderia me tirar uma duvida?
    Pode se administra vanniar e aerolim ao mesmo tempo?
    Vanniar 1 jat 2x
    Aerolim 5 jat 4 em 4 hor

    ResponderExcluir
  147. Rosana: Vannair é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. Aerolin (salbutamol) é um broncodilatador de ação curta, indicado para tratar as crises de asma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Meu sobrinho Breno de 1 ano e 1 mês foi diagnosticado com sinusite foi receitado Novamox 3 ml por
    10 dias e predsim 1,5 ml por 5 dias foi recomendado tomar os 2 juntos de 12 em 2 horas está correto ?

    ResponderExcluir
  149. Andreia: peço sua compreensão, mas não tenho condições para julgar o tratamento do seu sobrinho sem conhecer seus dados clínicos e sem avalia-lo pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  150. Bom dia Doutora... Meu filho de 10 anos teve sua primeira crise de asma, e estou meio perdida e preocupada. Ele foi internado e saímos com uma receita de Prednisolona de 12 em 12hrs por 7 dias e a nebulização de Aerolin 4 x ao dia por 5 dias. Passamos com um pneumo, e o mesmo entrou com a bombinha Flixotide 250mcg, 2 x ao dia, pela manhã e a noite, por 60 dias continuos, depois que terminasse o aerolin. Minha pergunta é, por mais 2 dias ainda ele irá tomar o prednisolona, pode fazer o uso da bombinha junto com essa medicação? Só voltarei com ele daqui 60 dias. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  151. Boa noite Não há problema em iniciar Flixotide ainda em uso da medicação indicada na crise. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Bom dia ,meu filho tem 2 e 3meses e ele aos 2meses foi internado com bronquiolite,e desde entao vivo com ele np hospital com bronquite ouvido inflamado sinusite ,agora faço tratamento dele com alergista e ate entao esta sendo otimo 2 meses de alívio, porem hoje ele amanheceu gripado,e eu ja nao sei o q faço,pq toda vez q ele gripa logo depois vem a bronquite,tenhp medo de confundir e realmente ser so um resfriado, o q eu faço p saber diferenciar? Obrigada Cassia

    ResponderExcluir
  153. Mim ajundei meu filho durmindo fica normal respirando normal depois fica aperriado mais pra falar corta a voz cansado fala se esforçando a medica passou clenil pra mim inalar ele

    ResponderExcluir
  154. É comum qu as criança que tem asma (ou bronquite) tenham também a rinite, que causa sintomas parecidos com gripes e resfriados. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  155. Jessika: Clenil é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Mas, o seu relato sugere que seu filho não saiu da crise e talvez necessite de uma medicação adicional. Recomendo que entre em contato com a médica que trata dele e peça que a oriente. Quando a asma está controlada, a criança dorme bem, brinca normalmente e não tosse aos esforços. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  156. Olá meu filho tem 4 anos e há 2 anos descobrimos asma, refluxo, rinite alérgica e imunidade pouco baixa. faz tratamento com vacinas imunoterápicas, fli xotide 250mcg( seretide deu reação), fumarato de cetotifeno ( montelair aumentou colesterol) e bromoprida para refluxo, além de nasonex. quando em crise faz uso de celestamine xarope, aerolin nebulis com fluimicil nebulis na inalação ou somente inalação com soro e aerolin bombinha ,celestamine e bricanyl. faz tratanebto com pneumologista pediatrico e recentemente fez vaios exames - EED para refluxo, Tomo Pulmonar e endoscopia.. tudo o que a gente já sabe.. mas as crises aparecem mesmo com este batalhão de remédios, vem após uma leve gripe ou mudança de tempo. O que posso fazer para melhorar o quadro. dele.. só este ano foram 32 faltas na escola intercaladas devido à uma pneumonia e após 30 dias uma broncopneumonia

    ResponderExcluir
  157. Bom dia! Minha filha tem 8 anos e estuda na rede pública. Ela é paciente crônica e sempre tem crises graves que são muitas vezes tratadas com internações. Será que posso acompanha lá na escola quando perceber um proceder de crise?
    Desde já agradeço. Celi.janaina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  158. Os dois últimos comentários refletem a grande dificuldade no tratamento da asma, uma vez que muitos fatores estão envolvidos na asma. E, cada pessoa (seja criança ou adulto, necessita uma visão especial). Mesmo com a medicação adequada nem sempre o controle da asma é obtido. E permite-nos dizer: tratar asma não se resume aos remédios. Hoje existem medidas especiais para os casos de asma de difícil controle. Escrevam par nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos a cópia do nosso livro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  159. Olá, sempre recebo atualizações dos comentários e dúvidas deste post, e quero relatar que minha filha também sobre de asma e rinite. Usa Seretide bombinha, Zyxem, nasonex e piemont para manutenção. Quando em crise, usa aerolin e antux para controlar a tosse, que geralmente tosse até vomitar quando em crise. Eu já sofri muito de vê-la mal, e uma vez li algumas coisas sobre o leite de vaca estar provocando essas crises alérgicas nela, que faz desencadear a asma. Fiz vários exames e não mostrou alergia ao leite, porém mesmo assim resolvi parar com o leite de vaca e dar somente de soja. A questão é que ela melhorou muito. Agora só tem crise de asma, quando tem uma gripe mal tratada ou muita exposição ao ácaro. Já tentei voltar com o leite de vaca, mas ela fica mal e entra em crise. E quando eu tiro o leite de vaca ela melhora. Ela tem 3 anos e meio. As mamães que estão dando vários medicamentos e a asma não está controlada, tente tirar o leite de vaca por uns 15 dias e ver se melhora. No meu caso nenhum exame demonstrou isso, e até o pediatra disse que não tem nada a ver. Mas eu segui a minha intuição e deu certo. É voltar a dar o leite de vaca e em menos de 3 dias ela entra em crise. Tem que tirar por uns 15 dias pelo menos para ver o resultado. É só uma sugestão, porque minha filha melhorou, e eu sei o quanto é horrível vermos nossos filhos em crise.

    ResponderExcluir
  160. Isa: é importante ressaltar que cada pessoa é única. Por isso, alguns medicamentos são ótimos para uma pessoa e não resolvem em outra. Da mesma maneira, medidas de dieta devem ser orientadas para que não tragam uma limitação desnecessária de um alimento como o leite, que é fundamental para o desenvolvimento infantil. Obrigado por seu depoimento

    ResponderExcluir
  161. Boa noite.meu filho de 3 anos estar com uma tosse que dura mais de 30 dias.O que pode ser?

    ResponderExcluir
  162. A tosse não é uma doença, mas é sempre um sintoma. Por isso, para tratar a tosse, é essencial examinar a criança para definir a causa do problema. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Meu filho tem 06 anos ele é muito palido e quando corre ou brinca se cansa facilmente e junto com a canseira a tosse o peito chiando e a respiração forte e a palidez forte o que sera obrigado meu nome é larissa

    ResponderExcluir
  164. Bom dia. Meu filho tem dois anos, desde q nasceu teve uma meia dúzia d bronquiolite, fui ontem a upa e a pediatra q é pneumologista prescreveu uso d duas bombinhas para asma. Ele está com tosse e febre. Gostaria d saber se há possibilidade d ela ter se precipitado e se equivocando no diagnóstico e se necessito consultar novamente para ter uma segunda opinião ou fazer algum exame laboratorial? Obrigada

    ResponderExcluir
  165. Larissa: o seu relato sugere que seu filho possa ter asma Mas, não é possível diagnosticar pela internet. Recomendo que o leve a um(a) alergista em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  166. Sinto muito, mas não tenho condições para avaliar o caso sem conhecer dados clínicos de seu filho e sem saber quais foram as "bombinhas" prescritas pelo médico. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  167. Olá. Meu filho tem várias crises de tosse alérgica e q se discandeia para uma bronquite. O peito chia e fica cheio de catarro. Usa quase q direto presdinisolona mais desloratatina. Realizei todos os exames para ver o tipo de alergia. E descobri q tem muita alergia ácaros e poeira doméstica. Faço de tudo para não deixá lo a ter contato mais e difícil. Será que é aconselhável a vacina para tratar a alergia.

    ResponderExcluir
  168. Ana Maria Bom dia. Sim. A imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) está indicada para seu filho. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  169. Olá, meu filho apresentava uma tosse continua e o medico atestou como bronqueolite asmática, é alergico a acaros e umidade e vive de nariz entupido!
    Esta usando seretide, singulair e desloratadina diariamente ha nove meses, li um artigo sobre danos que o singulais pode causar e estou assustada.
    Ele tem 6 anos e nunca teve crise asmatica. è realmente necessario tanto remedio?

    ResponderExcluir
  170. Não tenho condições para julgar o tratamento do seu filho baseado apenas nos dados enviados em seu relato. Para pinar, seria necessário uma avaliação clínica criteriosa e feita pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Oi meu nome é Cristiane,meu filho tem 3 anos e faz uso contínuo do Clenil a 6meses após ter sido suspenso o uso do Alivium hoje o médico plantonista me receitou 3dia de Alivium de 6em 6 horas por q ele esta com placas na garganta e agora ao me acordar ele estava gelado e fui tirar a temperatura achei estranho pois ele estava todo gelado e com a desta quentinha e temperatura dava menos que 37graus.Isso pode ser uma reação do Alivium?

    ResponderExcluir
  172. Cristiane Bom dia. A alteração da temperatura corporal pode ser um efeito colateral do medicamento. Mas não é uma reação alérgica (imunológica). Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  173. Minha filha teve uma crise de chiado e apitos ao respirar o medico receitou aerolin, mas fiquei com medo de dar pq ela só tem 2 anos. Mas estou médica do com amoxilina e prelone, será que esses remédios resolvem?

    ResponderExcluir
  174. Os medicamentos que descreve são bem diferentes. Amoxilina é um antibiótico, ou seja, está indicado nos casos de infecção causada por bactéria. Prelone é um corticóide (cortisona) e atua na inflamação. Aerolin é um broncodilatador que atua no estreitamento dos brônquios (broncoespasmo) que gera o chiado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Minha filha tinha o mesmo problema.Comecei a passar ela em um pneumologista e ela fez tratamento durante anos ficou sem crises.

    ResponderExcluir
  176. Bom dia.As suas palavras são muito importantes. A asma pode não ter cura, mas tem controle. O tratamento deve ser feito não apenas para aliviar sintomas, mas para controlar a doença e evitar crises. Desta forma, a criança, mesmo sendo portadora de asma, poderá ter um vida normal. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  177. Bom dia,
    Meu filho tem 4 anos, ele teve uma alergia nas vias respiratórias que durou cinco meses, nesse período foram feitas várias tentativas para elemina-la mas sem sucesso, por fim levei-o a uma pneumologista que receitou montelucaste de sódio concomitante com salbutamol (nas crises de tosse). Fiz o tratamento durante os três meses. Porém agora após o fim do tratamento percebi em meu filho falta de apetite e várias vezes ao dia percebi ele respirando fundo, como se estivesse com dificuldade para respirar. Gostaria que me orientasse no que fazer.

    Grato.

    ResponderExcluir
  178. Rivaldo: é provável que a alergia respiratória do seu filho não tenha sido controlada adequadamente. Aconselho que o leve a um especialista em Alergia para que seja orientado de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. Selma batista dos santos18/12/16 19:53

    minha filha tem renite alérgica,sinusite e começo de bronquite ele tem 5 anos e quanto gripa fica com o peito chiando tosse muito o nariz escorrendo,e quando ela fala fica cortando a fala.ela usa medicamentos mas tenho duvidas de como agir para ela melhorar pois mesmo com medicamentos demora sarar o que eu faço?

    ResponderExcluir
  180. tenho asma bruxismo sunuzite rinite gastrite e muita dor de cabeça uso dois remédio seretide e duovente mais não ta adiantando a sinusite ta mim prejudicando muito pra lavar cabeça depende do horário conforme passo mal gritando sem mais Mem menos vivo gripada não aguento mais mim ajude

    ResponderExcluir
  181. Tratar não se resume a tomar remédios.É preciso equacionar os fatores envolvidos (que variam em cada pessoa). O controle destes fatores resulta no controle da asma e da rinossinusite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: ““Alergia, doença do século XXI””. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. Selma: a associação da rinite, sinusite e asma (ou bronquite) causa repercussões no organismo infantil e precisa ser tratada de forma ampla. É sempre bom lembrar que as crianças pequenas têm características próprias:
    1) seu organismo é imaturo
    2) As vias respiratórias infantis, são mais estreitas, sua imunidade ainda é imatura.
    3) Nem sempre as crises de asma são causadas apenas por alergia. Podem contribuir: vírus, refluxo, entre outras causas. Converse com o alergista de seu filho.
    4) Crianças permanecem mais tempo em locais fechados, estando mais expostos aos ácaros da poeira, mesmo em casas limpinhas
    5) A alergia nasal (rinossinusite) deve ser tratada pois pode impedir a melhora da asma (ou bronquite).
    6) O tratamento da alergia por médico especialista colabora sobremaneira na melhora dos sintomas e no controle adequado da rinite alérgica
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  183. Rafaela Bom dia. O diagnóstico da alergia respiratória na criança pequena é clínico e não depende de exames ou testes. Se houver indicação para testes, eles poderão ser realizados por médico especialista em Alergia, pois a análise do resultado necessita conhecimento específico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Olá, boa noite. Meu filho está tomando desloratadina há três dias e ontem entrou no antibiótico para garanta inflamada. Eu posso interromper o uso da desloratadina e entrar com o predsin?

    ResponderExcluir
  185. Carol: seu filho pode manter uso da desloratadina em conjunto com o Predsim, conforme a orientação médica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Olá boa tarde! minha filha de 4 anos e alergica; e a médica passou avamys e para tomar koide d, a minha dúvida é se eu posso dar os 2 juntos ou aguardar os 6 dias que o término do koide d???

    ResponderExcluir
  187. Vanessa os dois medicamentos podem ser usados juntos. Gratos por sua visita ao blog da Alergia

    ResponderExcluir
  188. Karine Antunes24/5/17 18:23

    Boa noite!
    Meu filhinho de 4 anos tem pigarros frequentes. Às vezes por um período praticamente se extingue e na crise é quase sem intervalos. Já faz tratamento de alergia, rinite e sinusite. Muitas vezes não apresenta outro sintoma e com o tratamento de homeopatia os sintomas são confortávelmente controlados... Mas o pigarro já pensei que fosse da secreção da sinusite e agora uma alergista diagnosticou que seja Hiperreatividade Brônquica. O que seria isso realmente? Qual seria a possível causa do pigarro?

    ResponderExcluir
  189. Karine Bo dia Os dois fatores, tanto a hiper-reatividade dos brônquios como a secreção pós nasal podem causar pigarro. Mas, não é possível afirmar a causa no caso do seu filho sem examiná-lo pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Boa noite minha filha tem asma e ja usa diariamente clenil pielmonte e nasonex ela esta tossindo muito e a medica passou predisim essa mistura de remedios pode causar alguma parada cardiaca ou algo q afete mas o estado da minha filha grata agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  191. Boa noite. Clenil, Piemonte e Nasonex são medicamentos para controle da asma Já o Predsim é uma medicação para resgate de crises. Podem ser associados - em casos específicos. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Anônimo3/7/17 22:08

    oi minha filha tem 6 anos a primeira crise foi com 4 anos,o pediatra acertou em cheio ,depois que ele começou a cuidar dela nao teve mais crise , mas usa todo o inverno monteller e ceretide ,isso pode prejudicar ela?é uma criança normal tem disposiçao corre ,brinca , e come bem ,febre nao tem ,nem ataques de garganta nem cripes,moro em chacara ,sera que era asma ou só alergia?



    ResponderExcluir
  193. Bom dia. A orientação está adequada e não causará dano à sua filha. Lembro que tratar não se resume ao uso de remédios. Para confirmar o diagnóstico, só mesmo examinando pessoalmente. Obrigada pela sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Luciana: Bom dia!
    Posso dar predsim junto com acebrofilina para o meu filho. Ele está na crise de brinquite, usando tb bombinha de aerolin. Tudo receitado pelo médico. A tosse já não está tão seca, mas está bem encatarrado. Pode administrar a acebrofilina junto com o predsim? Obrigada!

    ResponderExcluir
  195. Luciana: Boa noite. Os medicamentos Predsim e acebrofilina podem ser administrados em conjunto, obedecendo a orientação e prescrição do médico que trata do seu filho.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. Branca Boa noite Vannair é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticoide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma.  O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos medicamentos usados sob a forma de comprimidos e xaropes.  Contudo, a adaptação e aceitação de uma medicação varia em cada pessoa. É necessário examinar seu filho para afirmar se a medicação é mesmo relacionada com as inalações do Vannair. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata do seu filho e peça que a oriente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Pode usar astro e predsin juntos?

    ResponderExcluir
  198. Estela: Boa noite. Os medicamentos (Astro e Predsim) podem ser utilizados simultaneamente, desde que sejam prescritos por médico atendendo às necessidades do paciente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  199. Oi minha filha tem 9 anos e sofre de bronquite ,oitite crônica e rinite crônica n sei mais o q fazer ja gastei e gastei e nada resolvido ela ta abaixo do peso. .Por favor mim ajude .Obgd

    ResponderExcluir
  200. Bom dia. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não é possível apontar uma solução para os problemas apresentados por sua filha através da internet. O fato dela não melhorar com o uso de remédios pode apontar outros problemas associados, além da alergia. E, tratar a asma *ou bronquite) não se resume aos medicamentos. Em alguns casos, é importante avaliar as condições ambientais e outros fatores agravantes. A imunoterapia é um importante tratamento no controle da alergia. Recomendo que peça orientação ao alergista que trata dela. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia e convidamos que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.compara que enviemos o livro: "Viver bem com asma".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno