Pular para o conteúdo principal

Alergia a analgésicos e anti-inflamatórios





Você sempre usou aquele analgésico e nunca teve nada.
Um belo dia toma e... incha tudo! 


É sempre uma surpresa, pois a alergia não surge da primeira vez e sim quando já se tomou aquele remédio por várias vezes.


Quer entender o que se passou?
É um pouquinho complicado, mas vamos lá:



Analgésicos servem para aliviar a dor, mas a maioria também tem ação antitérmica e anti-inflamatória. A aspirina (ácido acetil salicílico ou AAS) foi o primeiro analgésico, inventado em 1800. A partir dela, foram sintetizadas outras substâncias como dipirona e os chamados anti-inflamatórios (diclofenaco, ibuprofeno, etc.). Portanto, todos derivam de uma mesma linha de família, sendo “parentes” e com ações semelhantes.

Para que se entenda porque os analgésicos provocam reações alérgicas, é preciso entender como agem: para combater a dor e a febre, estes medicamentos atuam inibindo uma enzima chamada COX 1 e impedindo a ação das substâncias provocadoras de dor, chamadas prostaglandinas.

O problema é que, ao bloquear estas substancias, alteram o equilíbrio do organismo e indiretamente promovem um aumento de outras, chamadas de leucotrienos. Normalmente, este desequilíbrio passa despercebido, a dor se resolve e nada acontece. Mas, algumas pessoas sensíveis podem apresentar uma reação indesejada, surgindo o que se chama de reação alérgica.

Na realidade, embora os sintomas sejam semelhantes aos da alergia, o mecanismo é farmacológico, ou seja, resulta da ação direta do remédio nas células do organismo, sem participação do anticorpo ou das células de alergia.


Concluindo:


 - Uma pessoa sensível a um tipo de analgésico, será também a todos os outros que tiverem a mesma ação, mesmo que tenham um nome ou fórmula diferente.
- Não é possível fazer testes com analgésicos e anti-inflamatórios já que não há participação do anticorpo de alergia nem de células imunológicas.

- A reação se repetirá se for novamente ingerido o remédio causador. 

- O organismo tende a aceitar um medicamento que atue diferente, como por exemplo, paracetamol (Tylenol). Mas, algumas pessoas podem ter reação também ao paracetamol.

Por isso, é essencial a orientação de um alergista.


E como conviver com esta alergia? 

O primeiro passo é conhecer quais são os remédios que poderão trazer problemas e evitá-los. Além disso, o seu alergista orientará medicações alternativas e seguras para evitar novas reações no futuro.

Principais analgésicos:
Aspirina ou Ácido acetilsalicílico (AAS): usado para baixar febre e combater a dor. É encontrado em um sem número de analgésicos (Aspirina, Melhoral, Cibalena), antigripais (Superhist, Sinutab) e em remédios para digestão (Engov, Sonrisal, Alka Seltzer). É usado também por cardiologistas para prevenção de doença coronariana.
 

Dipirona ou Pirazolona: é o analgésico mais vendido no Brasil, sendo os nomes comerciais mais conhecidos: Novalgina, Neosaldina, Magnopirol. É também muito utilizado em antigripais (Benegripe, Killgrip, Doril, Coristina,), em remédios para cólica (Baralgin, Buscopan composto) anti-inflamatórios e relaxantes musculares (Dorflex)
Principais antinflamatórios: Diclofenaco ( Cataflan, Biofenac, Algi-tanderil), Fenilbutazona ( Mioflex), Ibuprofeno (Advil, Dalsy) Piroxican (Feldene, Inflamene, Piroxene),Cetoprofeno (Profenid)
 

Confira os nomes de analgésicos, antitérmicos e antinflamatórios comercializados no Brasil em: 

 lista com nomes dos remédios
 

Principais reações adversas:

1. Reação leve ou sintomas iniciais: senasação de mal estar, coceira, erupção na pele. Podem surgir também náuseas e vômitos.
2. Reações na pele:
- Urticária
- Angioedema
- Edema na glote
- Fotossensibilização
- Eritema Multiforme minor
3. Reações respiratórias
- Asma
- Rinossinusite
- Pólipos nasais
4. Reações graves
- Sindrome de Stevens Johnson
- Sindrome de Lyell
- Choque anafilático

 
A lista acima deixa claro que as reações causadas pelos analgésicos, antitérmicos e antinflamatórios são muito variadas, desde coceiras e sintomas leves, passaando por inchaços e podendo chegar a situações que ameaçam a vida de uma pessoa.

Mas, mesmo assim, no Brasil estes remédios têm venda livre, sendo oferecidos em inocentes embalagens nos balcões das farmácias e são líderes de venda. Artistas
conhecidos em suas faces sorridentes anunciam na televisão as suas
propriedades de “sumir” com a dor e a febre, estimulando a automedicação.

E, por trás disso tudo, ninguém lembra que estes remédios também são recordistas em efeitos colaterais e como causas de sensibilidade.


Dicas finais:

- Evite a automedicação.

- Não repita o uso da medicação para "fazer um teste": é perigoso pois poderá vir de forma mais grave.

- Se você já teve uma reação, leia cuidadosamente a bula antes de tomar qualquer remédio. Na dúvida, fale antes com seu alergista.

- Procure um Pronto Socorro se logo após tomar um medicamento ocorrer inchaço de olhos, lábios ou se surgir coceira, erupções na pele, falta de ar, tosse, chiados no peito, garganta irritada e/ou sensação de asfixia.

- Se você tem reação a medicamentos, leve consigo um alerta na carteira ou uma plaqueta. Sempre que for a uma consulta, alertar o médico de sua alergia.

- O fato de ter sensibilidade a analgésicos e anti-inflamatórios não significa que o será também a outros remédios (por exemplo, antibióticos) ou mesmo aos anestésicos

Existem remédios alternativos e seguros, mas esta indicação só pode ser
feito após uma análise cuidadosa dos dados clínicos de cada pessoa. Até
mesmo o paracetamol pode dar reação em pessoas mais sensíveis.

O médico alergista é o profissional mais indicado para orientar seu tratamento e para indicar a medicação adequada para o seu caso.



Comentários

  1. Olá Juliana, boa noite. Com essa história, é prudente ter cuidado com as medicações mesmo. Procure um especialista para que possa lhe orientar a quais medicações tomar e quais você não deve tomar. Obrigado pelo comentário e pela visita

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, estava procurando algo na internet para me auxiliar sobre alergias aos medicamentos anti-inflamatório e achei o seu blog. A minha pergunta é: fiz uma extração de um siso e reagi bem, mas de um tempo pra cá começou algumas dores no maxilar, fui ao dentista e ele quis me medicar com anti-inflamatório. Mas tenho receio, pois a minha alergista não me passou nada, nenhuma lista do que posso tomar ou não, pois quase não tive problemas com medicamentos, porque não precisei ao longo do tempo. Eu lembro que tive algumas reações com medicamentos, como: AS, Dorflex, Dipirona, Benegripe. Queria saber se tem algum tipo de anti-inflamatório que eu possa tomar e que se eu tiver alguma reação, que seja leve!! Obrigado Desde já.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, onde fica? Meu filho está com dor cervical e não sei qual medicação poderei dar?

    ResponderExcluir
  4. Ewerton: a resposta que deseja não é padronizada, ou seja, não é igual para todos. De uma maneira geral, pessoas que têm alergia comprovada a analgésicos, podem também ter com uso de anti-inflamatórios. Aconselho que procure um(a) alergista para analisar seu caso e orientar de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. A Clinica de Alergia da Policlinica Geral do Rio de Janeiro se localiza na Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefones: (21) 2517-4206 e (21) 2210-2810 Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Tenho alergia ao composto ibuprofeno entao nao posso tomar analgesicos nem antiinflamatorio, o que eu posso tomar para aliviar a colica é muito intensa e muito forte!!

    ResponderExcluir
  7. Existem medicamentos alternativos, mas não são iguais para todas as pessoas. Por isso, não é possível orientar pela internet. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar a medicação segura para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. tenho alergia a diclofenaco, dipirona, voltarem, ibuprofeno, sonrizal, sera que posso fazer um tratamento a base de benzetacil?

    ResponderExcluir
  9. Van: Benzetacil é um tipo de penicilina, ou seja um antibiótico, que não guarda relação química com analgésicos e anti-inflamatórios. Contudo, para liberar o uso, é essencial avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Recomendo que procure seu alergista e peça que oriente, Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. gostaria de tirar uma duvida...como saber se um bebe é alérgico a dipirona, vi um caso q aconteceu aqui na minha cidade um bebe de 11 meses faleceu pq tomou a dipirona intra venosa e deu choque anafilático...isso poderia ter sido evitado ?? foi erro medico ???

    ResponderExcluir
  11. Sandra: a alergia é uma reação imprevisível do medicamento e só afeta pessoas sensíveis predispostas. Por isso não há como afirmar se uma pessoa terá ou não alergia a medicamentos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/1/16 14:35

    quem e alérgico a nimesulida pode tomar ibuprofeno?

    ResponderExcluir
  13. peço sua compreensão, mas não é possível responder sua pergunta sem conhecer seus dados clínicos. Não existe uma medicação padronizada que seja segura para todas as pessoas alérgicas. Cada caso é um caso. Por isso, você deve procurar atendimento com alergista pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  14. Tive uma alergia horrorosa com Iboprufeno, parecia um Ogro, fui a SPA e depois para o Drº Silvio em jacarepagua, tomei a medicação correta e fiz alguns exames. e já vou ter que procura-lo novamente.

    ResponderExcluir
  15. A alergia a medicamentos, em especial aos analgésicos e anti-inflamatórios pode ser combatida com medidas seguras e uso de medicamentos alternativos indicados pelo seu alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Minha esposa, após tomar um contraste para um exame, criou uma alergia a analgésico, anti flamatório e sofre por não poder aliviar as dores da sinusite. Procuramos vários alergistas e nada foi resolvido e alguns foram taxativos em afirmar que não tem o que ser feito. Qualquer ajuda será bem vinda. Grato.

    ResponderExcluir
  17. É possível orientar sua esposa, uma vez que existem medicamentos alternativos para as pessoas alérgicas a analgésicos e anti-inflamatórios. Contudo, esta orientação não é padronizada. Cada pessoa é única. Por isso, é essencial uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  18. Agradeço pela atenção, mas moro em Santos/SP e minha esposa já passou por 6 médicos e nada foi diagnosticado. Vamos continuar tentando a localizar um profissional. Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Ola, minha mãe tem alergia a diversos desses medicamentos, tudo começou pela dipirona, porém como ela tem asma o médico receitou o montelair, e gostaria de saber se ela também vai desenvolver alergia a ele por ser anti-inflamatório ou se ele age diferente como o tylenol?

    ResponderExcluir
  20. Montelair não pertence ao grupo de anti-inflamatórios não hormonais.obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Tenho alergia a Aceltil salicílico, e muitos outros antiflmatórios ,e agora estou com inflamação no nervo ciático . Todos os antiflamatórios ,não recomendam tomar se tiver alergia a Acetil Salicílico . O que devo tomar?

    ResponderExcluir
  22. Ana: existem medicamentos alternativos, mas esta não é uma orientação padronizada. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar a medicação segura para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. O artigo foi muito importante para mim que tenho alergia a anti inflamatorios e a dipirona. Aprendi principalmente que não adianta tentar usar de novo o medicamento pois só vai piorar a situação, e que agora tenho uma saída: procurar um alergista para me ajudar a resolver o problema. Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do artigo. Sou alérgica a dipirona e descobri após estar recebendo medicação na véia. Tenho rinite alérgica também e quando morava numa casa anteriormente sempre acordava com inchaço nos olhos e acredito ser causado por mofo ou umidade, tendo em vista que não tive mais após mudar de casa. Atualmente faço uso de chás demore que preciso de medicamentos: chá de boldo principalmente.

    Obrigada mais uma vez pelas informações!

    ResponderExcluir
  25. Sim, Eloísa. O(A) alergista poderá ajudar a controlar sua dor sem que tenha alergia. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Carolina: existem opções de uso de analgésicos para as pessoas alérgicas a dipirona e medicamentos correlatos. O(A) alergista poderá orientar com segurança para que tenha melhor qualidade de vida e com sua alergia sob controle. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Olá! estou investigando a causa de um edema no olho direto, ja fiz os testes alergicos não deu nada, estou desconfiada da dipirona pois tomei no domingo as onze horas da manhã e no dia seguinte a noite apareceu o edema. Será que pode ser da dipirona, a alergia pode se manifestar depois de 30 horas mais ou menos depois de ter se medicado. Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  28. Iara: a reação à dipirona pode ser tardia. Recomendo uma avaliação com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e confirmar a participação da dipirona no angioedema. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Ola, tenho alergia a Dipirona, posso tomar Aspirina ?

    ResponderExcluir
  30. Não recomendo Corina. A aspirina (AAS ou ácido acetil salicílico) pode causar alergia nas pessoas sensíveis à dipirona. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Olá meu filho de 7anos tem alergia a ibuprofeno, já estou levando em uma pediatra alergista e estou atenta ao fato de ter q ler a bula de todos os remédios q ele for tomar.É sério mas dá pra controlar,sempre com muita atenção é claro pois com saúde não se brinca.

    ResponderExcluir
  32. A precaução e a leitura das bulas são importantes para prevenir reações medicamentosas. Convido que escreva para nosso e-mail para que eu envie uma cópia do livro "Alergia doença do século XXI". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. Estou tomando predsim, aerolin e acetilcisteina 600. Será que posso tomar coristina ainda estou com coriza?!

    ResponderExcluir
  34. Coristina contém vários princípios ativos associados: ácido acetilsalicílico 400mg + maleato de dexclorfeniramina 1mg + cloridrato de fenilefrina 10mg + cafeína 30mg. Não recomendo que tome a medicação sem orientação médica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, tenho alergia a poeira, mofo,alguns remedios , alguns cheiros etc. Já constatei pelo teste de alergia. Do ano passado pra ca, tenho tido muita coceira no corpo na qual estava achando q era por estresse ou ansiedade. O médico disse q era pelas alergias q tenho mesmo e q com a vacina nunca mais iria precisar de antialergico. Isso procede? Realmente a coceira pode estar associada a alergia ? E a vacina realmente resolve? Grata.

    ResponderExcluir
  36. Michelle: uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre tem causa alérgica. Mas, não tenho condições para opinar sobre a sua coceira ou sobre a indicação da vacina (imunoterapia)sem examinar pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia minha filha de sete anos é alergica a buscopan qual outro medicamento posso usar para dores abdominais.

    ResponderExcluir
  38. É provável que sua filha tenha alergia à dipirona contida no medicamento. Em geral, pessoas alérgicas a dipirona também têm alergia a outros analgésicos e anti-inflamatórios. Mas, para orientar uma alternativa segura é essencial avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Infelizmente não há como orientar pela internet, pois não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. O alergista analisará seu caso e indicará a opção mais adequada, A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Graziele, estou prestes a fazer uma casaria e também tenho alergia, principalmente a diclofenaco e cataflan. Gostaria de saber se ocorreu tudo bem na sua, pois estou com mt medo.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  40. Flávia: o envio de comentários é automático e gerado pelo Blogger. Não permite que visualizemos o email da pessoa que enviou o comentário. Por isso, não é possível coloca-la em contato com a Graziele. A minha sugestão é que você peça ao seu alergista que a oriente e assim poderá ter um parto saudável e sem alergias. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Meu filho tem alergias a aas dipirona ibuprofeno novalgina paracetamol amoxilina diclofenaco cataflan e outros.
    Preciso dar uma vitamina ..E tenho medo .o q fazer??
    Qual vitamina posso dar??
    Beritin c ! Pode ser???

    ResponderExcluir
  42. Dayse: boa noite. O parecer que solicita não pode ser feito por e-mail. O fato do seu filho ser alérgico a analgésicos e anti-inflamatórios não significa que terá também alergia a outros tipos de medicamentos. Contudo, para indicar se seu filho pode tomar a vitamina, é essencial avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata dele e peça que oriente Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Ola sou daniela. Tenho alergia a tilenol paracetamol dorflex...
    fico com o rosto inchado comecando pelos olhos.
    Queria tomar uma vitamina para provocar apetite mas tenho medo de ter reação alergica. A vitamina seria COBAVITAL. Poderia toma - la?

    ResponderExcluir
  44. Sou alérgico a AAS qual anti inflamatorio posso tomar ?

    ResponderExcluir
  45. Daniela: o fato de ter alergia a analgésicos não significa que terá também alergia à vitamina. Mas, não baste este dado para avaliar seu caso. Para orientar de forma segura, é essencial analisar seus dados clinicos e alergológicos de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Procure o(a) alergista que acompanha seu caso e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Alguns pacientes que apresentam reações com AAS podem ter sintomas semelhantes com outros medicamentos da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais(reação cruzada). Recomendo que consulte um(a) alergista para melhor orientação do uso de anti-inflamatórios, pois não é possível indicar uma medicação segura sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Meu marido tomou aspirina com coristina d. Está sentindo muita dor no estômago. O que poderá ser?

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de saber se o cloridrato de ambroxol em sua fórmula tem algum vínculo com o ácido acetilsalicilico pois somente a ele sou alérgico.obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  49. José Carlos: cloridrato de ambroxol é um principio ativo usado como expectorante e não contém ácido acetil salicílico. Gratos por sua visita e por seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Izabela: O Colégio Americano de Gastroenterologia chama a atenção que a aspirina pode causar sérios problemas com a mucosa estomacal. Estes efeitos colaterais não são causados por alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  51. Olá, tenho alergia a paracetamol, dipirona, camarao, caranguejo, forte rinite, acaro, pelo de cachorro e gato, e recentemente descobri que tenho a corantes [em alimentos e inclusive remedio]. faço tratamento de vacina mas a melhora é muito baixa, o que poderia fazer? em caso de cirurgia qual remedio posso tomar para dor?

    ResponderExcluir
  52. Maura: a imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) atua na alergia respiratória, mas não tem a mesma ação nas alergias a medicamentos e alimentares. É possível orientar a conduta para casos de cirurgia, mas não pela internet. Para isso, é essencial analisar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Fale com o(a) alergista que acompanha seu caso e peça que oriente Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Solange Silva
    Sou alérgica a dipirona e a antiflamatorio. Mas tenho tbm renite e bronquite -asmática.
    Por causa disso tenho mts tosse, gostaria de saber se tem algum medicamento antialérgico para tosse q ue eu possa tomar. Quem é alérgico a antiflamatorio é alérgico a remédio de gripe?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Solange: bom dia. Pessoas alérgicas a analgésicos e anti-inflamatórios devem ter muito cuidado com antigripais pois a maioria deles contém analgésicos em sua fórmula. Por isso, recomendo que leia atentamente a bula e/ou fale com o(a) alergista antes de tomar. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com)e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  55. Finalmente uma explicação boa, parabéns!!!Tenho alergia a dipirona e hj descobri que tenho tbm a ibuprofeno, obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  56. Ttedo Bom dia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Aconselho que baixe para seu telefone o aplicativo "Alergia a medicamentos" É gratuito e de grande ajuda aos portadores de alergia a analgésicos e anti-inflamatórios. Um abraço.

    ResponderExcluir
  57. Eu tbem. Vc conseguiu resolver?

    ResponderExcluir
  58. A sua pergunta chegou incompleta. Escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com para que possamos orientar de forma adequada Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde minha filha quando os mosquito pica fica vermelho e ela corsa ai vida machucado marquei alegista pra ela terça feira agora so q ela ta tomando antibiótico cefalexina queria saber se ela vai poder fazer o teste de elegia

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde, tenho alergia a anti-flamatórios e analgésicos. Queria saber se posso tomar SAL de ENO?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  61. Adna: não é possível afirmar se você pode ou não tomar uma medicação baseado apenas nos dados enviados e sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconseho que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que oriente. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Geise: o uso do antibiótico (cefalexina) não interfere no teste cutâneo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Tenho muitas dores de cabeça e sempre tomei neosaldina, mas de um tempo pra cá toda vez que tomo me dá uma dor forte na barriga que dura dia inteiro, será que é alergia?

    ResponderExcluir
  64. Olá! Se o mecanismo de "alergia" aos antiinflamatorios não é de fato o mesmo de uma alergia propriamente dita, não adianta tomar antihistaminicos então? Que classe de medicamentos se deve tomar então? Apenas glicocorticoides pra conter o.inchaço, em caso de crise?

    ResponderExcluir
  65. A ocorrência de dor de barriga não caracteriza uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Sugiro que procure um(a) alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. Tenho alergia a ácido acetilsalicílico e dipirona, posso tomar o antiinflamatório Profenid entérico?

    ResponderExcluir
  67. Giuliana: o ideal mesmo é que você receba uma orientação do(a) alergista para saber quais os remédios que deverão ser evitados. O tratamento varia de acordo com o tipo e gravidade da reação apresentada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. eu tenho alergia a dipirona,amoxilina,voltarem,diclofenaco,amolexina,bebetacil,ibuprofemo,docil,toda vez eu descubro um remedio diferente a que sou alergico,meus olhos queimam e incham muito,agora ta acontecendo de começar a afetar a respiração,a unica coisa que eu posso tomar é paracentamol,mas ele ja num ta valendo de nada no meu corpo,até alergia a peixe ta me dando,oq eu faço?

    ResponderExcluir
  69. Olá sou alérgico a dipirona, ácido acetilsalicílico, e outros.... O médico me passou Roxetin 20mg, vocês sabem me informar se posso tomar?

    ResponderExcluir
  70. Olaa boa noite,tenho uma dúvida eu estava com dor de garganta esses dias e estava com tosse devido a garganta começar irritar e ate fiquei febril..e gripada então passei ao médico na minha cidade e ele receitou xarope toosse seca qe diz ser anti alérgica polaramine e nimesulida para dor d garganta e dipirona se tiver febre..pois tomei tres dias e ao terceiro dia acordei com meu pescoço coçando e vermelho e cheio de bolinhas como se fosse um grosseiro. .ai fui a farmácia e me receitaram um remédio anti alergico emistin e to tomando ate passar..minha dúvida é sempre tomei remédio pra garganta inflamada e dipirona ..e agora comecou isso sera qe foi o remédio que deu essa reação ou alimentação sei lá. .obgada desde já.

    ResponderExcluir
  71. Oii eu tomei um remedio p dor d garganta e dipirona febre pq tava gripada e polaramine p tosse ters dias e depois começou a aparecer bolinhas no meu pescoço e rosto e queima e coça pode ser alergia do remedio?obgada

    ResponderExcluir
  72. Wagner: não existe uma medicação padronizada, que seja segura para todos os alérgicos. Por isso, só posso indicar uma medicação para você conhecendo seu histórico clínico de forma criteriosa. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Contamos com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  73. O fato de ter alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não significa que terá também ao Roxetin. Recomendo que procure seu alergista pois conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orientar Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  74. Belzinha Costa: Bom dia. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação a medicamento e não a alimento. Mas, não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Juliana Boa noite A informação da médica que a atendeu no pronto socorro está correta. Vale ressaltar que as pessoas alérgicas a dipirona também têm alergia a outros analgésicos e anti-inflamatórios. Mas, para orientar uma alternativa segura é essencial avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Infelizmente não há como orientar pela internet, pois não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. O alergista analisará seu caso e indicará a opção mais adequada. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Janilna Fabricio25/8/16 17:41

    Tenho alergia a piroxican ,posso tomar xefo 8mg

    ResponderExcluir
  77. Janilna. Bom dia. Não existe uma medicação padronizada, que seja segura para todos os alérgicos. Por isso, só posso indicar uma medicação para você conhecendo seu histórico clínico de forma criteriosa. Aconselho que procure seu alergista para que receba uma orientação adequada e segura. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  78. Anônimo9/9/16 18:26

    Muito util essa materia,sempre usava antiflamatorio,ate que um Belo dis tive reacao grave ao profenid,comecou com tosse,perdi a voz em seguida senti leve dormencia nos labios,Como estava em um pronto Socorro avisei a enfermeira que estava com reacao alergica,nisso senti meu lado direito paralisar inteiro e o coracao parecia que ia sair pela Boca de Tao forte que batia.enquanto sentia tudo isso tinha tive rapido Socorro e estou aqui viva e sem sequela Para contar a historia.

    ResponderExcluir
  79. Obrigado por seu depoimento. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e passar a receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  80. ola boa tarde eu tenho alergia a profenite,ibuprofeno,dipirona e tramol e estou com muita dor em minha coluna devido a um acidente e queria saber se posso tomar diclofenaco de sódio ou outro medicamento para alivio da dor

    ResponderExcluir
  81. Boa noite Não recomendo que tome o diclofenaco. Sugiro que entre em contato com seu alergista e peça que oriente. Gratos pela vista.

    ResponderExcluir
  82. Olá!
    Meu filho começou a apresentar reações aos 6 anos e hoje ele é cox 3, ou seja, não pode fazer uso de nenhum medicamento. Sua febre é sempre alta, 40 graus. Alguém pode me ajudar? Seu pediatra ainda não encontrou saída para esse caso. Os alergista tb fica sem saber o que fazer. Por favor, aguardo um retorno. Obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Olá, me chamo Alíne tenho um filho de 12 anos que já passou por diversos alergistas, todos dizem que não há remédio alternativo para quem é alérgico a antitérmico e anti inflamatórios (ele tem todos), recomendaram procurar um homeopata ...Será que realmente só remédio homeopático resolverá?

    ResponderExcluir
  84. Alessandra: é possível orientar uma opção segura para seu filho. Mas, não pode ser pela internet. É preciso analisar seu filho de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Aline: Boa noite. Existem medicamentos alopáticos e alterantivos para as pessoas alérgicas a analgésicos e anti-inflamatórios. Estamos ao dispor na Polclinica Geral RJ para examinar seu filho e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Obrigada! O meu alergista me fez um monte de testes e no fim me deu uma lista do que eu posso tomar. São precisamente 7 remédios. Ele me disse que não posso tomar dipirona (o que não precisava nem dizer porque tive um choque anafilático porque disso), nem Cataflam e nem nada do tipo porque são AAS. Quando fui pesquisar sobre AAS me veio aspirina como resposta, então procurei até chegar aqui para saber porquê Cataflam (ou diclofenacos em geral) são considerados AAS se não são aspirina.

    Acredito que vocês salvem muitas vidas ensinando de forma lúcida e fácil para que nós leigos consigamos aprender/entender.

    O melhor artigo dentre todos os que eu li a respeito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  87. Muito bom esse esclarecimento tem alergia a aac desde 7 anos até os 7 anos nada aconteceu um dia então com febre minha mãe me deu e fiquei com a face toda inchada meus olhos boca garganta minha mãe praticamente foi pro hospital com o dedo na minha garganta estava fechano depois disso vários outros medicamentos dipirona atroveran etc... Hoje com 36 anos sofro de enxaqueca e engraçado tomo adivil e não me dar alergia graças a Deus.
    Já fui na policlínica fazer testes e lá mostrou o que eu tinha tomei vacina pra outras alergia e me ajudaram muito acho que meu médico era joao bosco
    obrigada pela informação

    ResponderExcluir
  88. Tatiana Boa noite Que bom saber que você conseguiu superar sua alergia. O Professor João Bosco de Magalhães Rios atualmente é o diretor da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Um abraço e volte sempre para visitar nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Tenho alergia a dipirona, diclofenaco, ibuprofeno, e a outros medicamentos qual seria o medicamento indicado para eu tomar nesse caso??

    ResponderExcluir
  90. Em geral, as pessoas alérgicas a dipirona também têm alergia a outros analgésicos e anti-inflamatórios. Mas, para orientar uma alternativa segura é essencial avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Infelizmente não há como orientar pela internet, pois não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. O alergista analisará seu caso e indicará a opção mais adequada e segura para você. Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Gláucia Alves23/11/16 08:40

    Olá, gostei muito, eu sou alérgica já ando com a minha lista de medicações que não posso fazer uso e a das alternativas passadas pelo alergo que mim acompanha, é complicado mais tem ajudado bastante.
    Essa matéria esclarece muitas dúvidas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  92. Boa noite, no texto es escrito que uma pessoa que tem alergia a um antiinflamatório terá alergia a todos que agem da mesma forma. Poderia me dizer se o diclofenaco age da mesa forma que o nimesulida??

    ResponderExcluir
  93. Gláucia: que bom que pudemos ajudar! Recomendo que instale o aplicativo "Alergia a medicamentos" que é muito útil na orientação dos medicamentos apropriados. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  94. Samara: embora tenham ações bastante similares, algumas pessoas podem tolerar o uso da nimesulida mesmo tendo reação com diclofenaco, uma vez que a nimesulida é um anti-inflamatório inibidor fraco da COX. Mas, não recomendo que use sem orientação do seu alergista, pois existe possibilidade de reagir e causar alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  95. ola, bom dia tenho problemas de enxaqueca e sou alérgico a dipirona e a qualquer remedia que contenha sódico. teria indicação de algum medicamento para mim?

    ResponderExcluir
  96. Sim Allan. É possível orientar uma opção segura para seu caso. Mas, não pode ser pela internet. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Minha esposa tem alergia a AAS. Um medico explicou que provavelmente teria alergia a todos AINES. Fomos a um alergologista, mas após explicar a situação ele pouco ajudou, apenas disse que deveria evitar os AINEs. Mas nem uma lista ou tabela, com os mais comuns ou algo do tipo ele forneceu. Não sabemos quais os analgésicos pertencem a essa categoria. Ela tem fechamento de glote quando toma, geralmente leve, com pouca tosse seca, mas ja houve crises em que correu risco de morte. Toda vez que vai ao medico relata essa alergia, mas ja houveram vezes em que ao ler a bula(leio todas dela) tinha o alerta, e em outras vezs que não estava presente, ela tomou e houve a crise. Quais os remedios mais comuns que podem dar a alergia nela? Grato por qualquer ajuda. Sou da região metropolitana de Porto Alegre, algum medico com experiencia nessa area de alergia medicamentosa para recomendar? Grato.

    ResponderExcluir
  98. Eder Boa tarde É importante que sua esposa seja orientada sobre os medicamentos que deve evitar. Existe um programa para telefone celular que ajuda bastante Chama-se "alergia a medicamentos" e foi criado pelo Dr Fabio Morato. Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br na aba onde está escrito "Público" e depois no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Estamos ao dispor no email: blogdalergia@gmail.com Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. Olá Boa noite. Fui em um nutrologo e ele me passou 70 exames de sangue o qual ele constatou que eu estava com deficiência em algumas vitaminas no meu organismo. Ele me prescreveu uma série de suplementos vitamínicos, o qual eu tomava cerca de 27 comprimidos por dia. Após 20 dias tomando comecei a me coçar e fui à emergência e fui diagnosticada com alergia, porém após uma semana tomando remédio de alergia e tendo parado com os suplementos do nutrologo, não obtive melhora, porém comecei a ficar amarela. Desconfiei que fosse o fígado e após retornar a emergência pela 3°vez, fui diagnosticada com hepatite medicamentosa. Fui internada 2 vezes. A última vez fiquei 11 dias internada. Não bebo, não fumo. Achava que não ia sair mais de lá, mas consegui. Tive que fazer acompanhamento com uma gastroenterologista o qual estou 95% melhor. Ainda me sinto coçar, porém bem menos. Gostaria de saber como faço para descobrir qual medicamento foi? Podem me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  100. Andréia: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia aos medicamentos que tomou. Recomendo que procure um(a) alergista para que seja feita uma avaliação clínica rigorosa e assim possa emitir um parecer sobre seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Tenho alergia ao ácido acetilsalicílico e a dipirona. Obtive informações de que a maior parte dos anti-inflamatórios possuem na sua composição uma dessas duas substâncias. Daí a minha pergunta, existem anti-inflamatórios que não possuam na sua composição nenhuma dessas duas substâncias?

    ResponderExcluir
  102. Na verdade, existe uma reação cruzada entre os analgésicos e alguns anti-inflamatórios. Recomendo que procure atendimento com especialista em Alergia, para que seja avaliado seu caso e possa tomar a medicação com segurança e eficácia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Olá,sou de Indaiatuba interior de SP.sou alérgica a picada de insetos, tenho rinite.Porem nunca tive alergia a alimentos e medicamentos.
    A 3 meses venho sofrendo com alergias.
    E não consigo identificar o que causou a alergia.Achei na primeira vez que ama nheci com os olhos inchados que tinha sido um creme depilatório de rosto que havia usado no dia anterior,de lá pra cá, surgiram urticárias e inchaço de olhos,boca, enfim rosto todo.
    E por duas vezes tive que ir ao hospital pois sentia muita falta de ar,o nariz escorrendo como se estivesse gripada,dor no peito e garganta que mal conseguia engolir água.
    Na última vez no começo do mês, tomei 40 gotas de dipirona ao deitar, acordei na madrugada com falta de ar dor de barriga, diarreia.fiz inalação e dormi.
    Amanheci com o rosto muito inchado, tudo testa, lateral do rosto,boca, nariz, olhos enfim me senti um monstro.
    Fui ao hospital e a médica do pronto atendimento me disse que provavelmente era alergia alimentar, que era pra eu procurar um alergista e investigar o que está me causando alergia.
    Tenho me policiado quanto a tudo que como, bebo.Observei que mesmo quando não como ou bebo coisas que possam causar alergia,ainda aparecem urticárias, principalmente quando fico tempo com calça jeans,elas aparecem na região dos quadris,coxas,na parte do sutiã.
    Não tenho convênio médico,e estou aguardando uma consulta com alergista pelo SUS,pois essa especialidade é muito cara particular.
    Nunca tive alergia alimentar e nem a medicamentos.Me identifiquei com várias pessoas que como eu muitas das vezes se encontra perdida,e aqui encontrei uma luz no fim do túnel.
    Muito obrigada,por esses esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  104. Boa noite. O seu relato sugere que você tenha desenvolvido uma alergia a medicamentos, dipirona, analgésicos e anti-inflamatórios. Recomendo que suspenda o uso e peça ao alergista que a oriente no uso de medicamentos seguros para seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Olá Boa tarde!!!
    Minha mãe tem alergia a Dipirona,diclofenaco e aspirina,e as vezes até à outros medicamentos,fica com irritação nos olhos ficam vermelhos e incham bastante,gostaria de saber que se ela tomar um antialérgico antes de algum medicamento pode se evitar esses sintomas?

    ResponderExcluir
  106. Kezia Bom dia. Recomendo que leve sua mãe uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para ela. O uso do antialérgico não evita reações graves. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  107. Olá,

    Minha namorada, tem alergia a analgésicos e anti-inflamatórios, e quando ela nasceu (quase 30 anos atrás) informaram que devido a isso, ela nunca poderia engravidar.
    Acredito que durante esse tempo a medicina tenha evoluído, não pra curar a alergia, mas pra que fosse possível uma mulher alérgica possa realizar o sonho de ter um filho.
    Poderia apenas informar se já houve algum caso que a mulher conseguir engravidar e sobreviveu pra contar a história, por favor.
    Muito importante temos esse retorno.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  108. Piece Boa noite. A alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não impede que uma mulher engravide. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o caso de sua namorada, conduzir a investigação diagnóstica e orientá-la de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde, há uma semana atrás eu fui receitado a tomar nimesulida por conta de um furúnculo que estava crescendo nas minhas axilas.
    E uma semana depois eu comecei a sentir dor abdominal e sensação de inchaço no estômago após comer algo ( pode ser qualquer coisa, até se beber uma água parecia que tinha comido uns 10kg de arroz sozinho )
    Eu cheguei a tomar Buscopan para ver se aliviava a dor e não adiantou .
    O que vocês me indicam ?

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde, minha mãe tem alergia a AAS, Dipirona, Paracetamol, Captopril, Profenid, Nimesulida, Naproxeno, Flanax, Anitta, Anador, Doril, Tramol,Aspirina, Toragesic, por exemplo no mês de Dezembro passado ela quebrou o cotovelo e não pode tomar medicamento para dor, por que ela ao tomar e a alergia atacar ela incha os olhos, as vezes coceira no corpo, as vezes taquicardia, as vezes mancha o corpo, falta de ar, gostaria de saber se podem me indicar um instituto, hospital, clinica em São Paulo, lembro ainda que ela tem pressão alta e as vezes cai muito, e tem alteração na pressão enquanto dorme, ela toma losartana e moderutic todas as manhãs, aguardo resposta

    ResponderExcluir
  111. Marcos WCA Bom dia O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Recomendo que procure atendimento médico para que possa ser feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado para seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. Dan Fernan: Bom dia Recomendo o Hospital das Clínicas ou o Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público, ambos em S Paulo. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  113. Olá boa tarde! Meu filho tem alergia a dipirona e coristina..E médico receitou a ele cataflam..Oq faço?
    Pq vo q tem dipirona!

    ResponderExcluir
  114. Suelen: as pessoas alérgicas à dipirona podem ter reação a anti-inflamatórios, como o cataflam. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata do seu filho para que possa usar uma alternativa adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Eu lendo os nomes dos principais analgésicos e antinflamatórios, comecei a rir,pois estava conferindo com meu app de alergia qual eu podia usar. E nenhum passou no teste. Tenho alergia a todos. Haha!
    Tá na hora de eu procurar um alergista porque a situação tá difícil.
    Faz 4 dias que estou gripada e a única coisa que pude fazer parar abaixar a febre foi tomar um banho frio. Os outros sintomas vou tentando resolver com mel, limão, alho, romã. Um dia eu saro. kk

    ResponderExcluir
  116. Luciana: boa tarde. É possível orientar para uso de remédios alternativos para as pessoas alérgicas a analgésicos e anti-inflamatórios. É melhor mesmo que procure um(a) alergista para orientá-la com segurança. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  117. Boa noite, adorei o conteúdo, informações bem claras e específicas, não tinha encontrado todas essas informações em um lugar só. PARABÉNS !!
    Eu estou grávida de 17 semanas, e ainda passo muito mal, sou alérgica a Dipirona e Ibuprofeno, (alergia de inchar o rosto, os olhos a boca e tudo. Quase morri uma vez, mas isso aconteceu depois que eu como um queijo importado que o doutor disse que tinha fungos, enfim.. tenho uma dúvida em relação ao bebê, Se eu tiver alguma reação alérgica desse nível afeta o bebê,mesmo depois de tomar o antialérgico? e isso quer dizer que ele também tenha alergia também? Aguardo resposta, por favor me tirem essa dúvida!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  118. Pode fazer teste de alimento e teste de inalantes sem deixar dd tomar o remédio...meu esposo tem urticária usa o hidroxisine e nao da de deixar de tomar

    ResponderExcluir
  119. A alergia é uma característica genética (hereditária). Mas não significa que seu filho terá obrigatoriamente o mesmo tipo de alergia que você tem. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  120. Antialérgicos (anti-histamínicos) interferem nos testes de inalantes e alimentos. Converse com o(a) médico(a) que trata do seu esposo para avaliar se poderá ser substituído pelo teste no sangue (dosagem da IgE específica) Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Pra quem é alergico a estes medicamentos como dipirona, paracetamol e outros dessa mesma família, o medicamento chamado naramig atuaria com a mesma eficácia, ele pertence também a este grupo de substâncias?

    ResponderExcluir
  122. Bom dia. Meu filho teve alergia a ibuprofeno. Ele pode tomar o cetoprofeno? É a mesma substancia?


    ResponderExcluir
  123. Sou alérgica a todos remédios pra dor no caso alérgica a substância do aas i todos que já tomei me causaram reações oq eu faço ? Tem algum remédio ou pomada seila só não quero ficar com dor pelo amor de Deus ...

    ResponderExcluir
  124. Murilo: Naramig é uma medicação usada no tratamento da enxaqueca e não é similar aos analgésicos derivados da dipirona. Contudo, é prudente entrar em contato com seu alergista antes de fazer uso da medicação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Cris Boa tarde Pessoas alérgicas a ibuprofeno não devem tomar cetoprofeno. Aconselho que fale com o(a) alergista que trata do seu filho. Existe um aplicativo "alergia a medicamentos" que é muito útil aos pacientes alérgicos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  126. Daianne: é possível orientar, mas não pela internet. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar seu caso e conduzir a investigação diagnóstica e orientá-la de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  127. Boa noite doutora eu tenho alergia a analgesicos sofro com colicas a e doures de cabeça,minha doutora passou exames de sangue pra mim fazer eu sempre tomei os remédios agora que ta acontecendo isso,eu tomo buscofen incha meu olho tomei atroveran tbm teve a mesma reação e gostaria de saber se eu posso tomar a vacina da febre amarela tendo essas alergia a remédio

    ResponderExcluir
  128. Monique: boa tarde. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. A alergia a medicamentos não impede a vacinação para febre amarela. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  129. Oi
    Estou com um problema
    Minha garganta esta muito imflamado e quero tomar remedio pra desenflamar mas nao sei qual
    Tenho alergia a quase todos medicamentos
    O que eu faco sera se existe um remedio pra garganta que nao der alergia? Me ajudem

    ResponderExcluir
  130. Zama: Existem medicamentos alternativos, mas não são iguais para todas as pessoas. O que é seguro para uma pessoa, pode provocar alergia em outra. Trata-se de uma orientação individual e por isso, não é possível orientar pela internet. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar a medicação segura para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Olá, sou Raianny. Não sei se terei resposta, mas espero que sim. Quais exames são possíveis fazer para comprovar alergia anti inflamatórios sabendo que houve sintomas descritos na lista acima quando se consumiu esse tipo de medicamento? E qual a melhor medida tomar para informar a alergia em alguma emergência? Levar um cartão consigo dizendo que é alérgica, por exemplo, é válido?

    ResponderExcluir
  132. Raianny Bom dia: o diagnóstico da alergia a analgésicos e anti-inflamatórios é clínica, isto é, se baseia na avaliação feita pelo médico. Não há exame para comprovar. Em casos especiais é possível realizar testes, mas realizado em ambiente hospitalar, com supervisão do alergista. O seu médico pode fazer uma orientação por escrito para situações de emergência. Recomendo que baixe em seu celular o aplicativo "Alergia a medicamentos". Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Uma pessoa alérgica ao profenid, pode tomar dipirona ou paracetamol?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  134. Lara Bom dia. Não recomendo. Aconselho que fale com o(a) alergista que acompanha seu tratamento antes de tomar a medicação. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Gostei bastante dos esclarecimentos!
    Sempre tomei novalgina e ponstan... os olhos inchavam ou causavam vomito mas todos diziam que era besteira e colocavam colírios lubrificante ou diziam que eu tinha frescura, até que um dia tive o início de um edema de glote onde foi necessário utilizar adrenalina no hospital. Então descobri que sou alérgica a dipirona, ac.mefenamico e anti-inflamatórios não hormonais. Ando com um cartão "sou alergico" e uma declaração do meu alergologista aos colegas médicos para caso de internação. Se as pessoas soubessem que alergia mata, não tratariam com tanta indiferença

    ResponderExcluir
  136. É verdade Maíra. Agradecemos seu depoimento. Você já conhece o aplicativo: "Alergia a medicamentos?". É gratuito e disponível para celulares (android ou Iphone). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Sou alérgico a anti inflamatório posso tomar torsilax

    ResponderExcluir
  138. Bom dia. Não recomendo, pois contém diclofenaco. Aconselho que peça orientação ao alergista que acompanha seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  139. Oi.. Tenho alergia a anti-inflamatórios não hormonais,dipirona, corantes artificiais e AAS.
    Posso tomar ESC?

    ResponderExcluir
  140. Boa noite. O princípio ativo do medicamento ESC (oxalato de Escitalopram) não faz reação cruzada com analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais. A=gradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  141. Boa tarde, sou alergica a camarao.
    Se eu só provo, a minha garganta incha. N sei se esse nivel de alergia seria media.
    Fiquei sabendo que alergicos a camarao podem ter tambem a alguns medicamentos, qual seria o principio que da alergia cruzada a camarao??

    ResponderExcluir
  142. Núbia Existe um mito de que as pessoas alérgicas a camarão são também alérgicas a iodo. Mas, não é uma verdade, uma vez que o mecanismo não é o mesmo nas duas situações. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. Existe antiinflamatórios sem corantes?

    ResponderExcluir
  144. Leoni Bom dia A alergia aos anti-inflamatórios na grande maioria dos casos decorre do princípio ativo do medicamento e não da presença de corantes. A bula de cada produto lista todos os componentes da fórmula bem como corantes e conservantes utilizados em seu fabrico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Bom dia...
    Tenho alergia a AAS Dipirona Ibuprofeno e nao fiz testes para saber se trnho a outros tipo de medicamentos... o unico que tomo é Paracetamol. Estou gravida de 5 meses e como faço para saber se posso desenvolver reação alergica no momento da cesaria ou caso precise de anestesia?
    Estou muito preocupada com isso pois tenho reaçoes alergicas fortes...parabens pelo blog deix claras algumas coisas.

    ResponderExcluir
  146. Bom dia. O fato de ter alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não significa que terá também alergia a anestésicos. Recomendo um acompanhamento com alergista, em parceria com o (a) obstetra para que tenha uma orientação personalizada e segura. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Quem é alérgico ao AAS também pode ser alérgico ao IODO e deve evitar os contrastes iodados?
    Quando vou fazer uma tomografia que utiliza contraste, nos 3 dias anteriores preciso ficar tomando Meticorten, Loratadina e Ranitidina, isso é realmente necessário?
    Sou alérgico ao AAS com certeza, mas como saber se também sou alérgico ao Iodo?

    ResponderExcluir
  148. Alberto: o fato de ter alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não implica que terá também alergia a contraste iodado. O diagnóstico é clínico, assim como a definição se é necessário usar preparo antes de realizar o exame. Por isso, recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Vc tinha inchanco na garganta?

    ResponderExcluir
  150. Andreia: não entendi sua dúvida. Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientar.

    ResponderExcluir
  151. Estava com a garganta inflamada a farmacêutica me aconselhou nimesulida, melhorou a garganta porém estou com alergia no corpo todo do remédio, devo ir ao alergista correndo ou posso esperar em casa que acabara?

    ResponderExcluir
  152. Letícia Boa noite. Recomendo que procure atendimento médico para que seja examinada e receba uma orientação terapêutica adequada. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  153. Toda vez que tomo paracetamol, ibuprofeno e dipirona assim como alguns outros medicamentos meu rosto incha meu corpo também, me sinto grogue, mole, como se tivesse muito sono, meu corpo todo dormente isso é normal

    ResponderExcluir
  154. Aline: Boa noite. O seu relato sugere que você tenha desenvolvido uma alergia a medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Para orientar, é essencial examinar pessoalmente. Por isso, recomendo que procure um(a) alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  155. Boa noite! Tenho bronquite asmatica, rinite alergica e sinusite, alergia a medicação e alguns alimentos. Gostaria de saber se é possivel uma consulta com um alergista na policlinica. A consulta e exames são particulares? E qual o telefone?

    ResponderExcluir
  156. Ana Gorete Boa noite. Olá. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendida pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  157. Lendo os relatos percebo que estas dúvidas são as mesmas minhas. Alergias AAS, Paracetamol e Dipirona, todos tem o componente níquel, que tenho reações como coceiras, manchas vermelhas ou edemas. Alguns médicos me receitaram na época que desencadeou um antiinflamatório que saiu de linha o BENFLOGIN, sabe dizer qual outro remédio foi substituido? Outra opção foi corticóides...Prednisona...mas usar até quando? Pode me indicar uma clínica ou nome de profissional aqui em Salvador que cuida desse problema? Já fui em 3 e não resolveram.

    ResponderExcluir
  158. Maria Graça: Bom dia. 1) A alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não está relacionada com o níquel. 2) Existem opções para as pessoas alérgicas, mas não é uma orientação padronizada que sirva para todos. Por isso, é essencial conhecer os dados clínicos de cada pessoa para poder orientar com segurança. 3) Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI): www.asbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize seu especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. Tive reação alérgica ao AAS(ácido acetilsalicílico)fiquei como se estivesse com sarampo,depis disso eu não consumo nada que tenha tartrazina (corante amarelo)pois me causa um mal estar que fico aérea,agora preciso fazer uso de anti inflamatório e tenho medo,moro no interior da Bahia,sertão mesmo,a saúde aki é um caos,vcs podem me ajudar,será que posso usar algum anti-inflamatorio?

    ResponderExcluir
  160. Bom dia. A alergia ao AAS (ácido acetil salicílico) pode não estar relacionada à tartrazina. Não existe um medicamento que seja seguro para todas as pessoas. A resposta do organismo é individual. Por isso, não é possível apontar um anti-inflamatório para você sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo que procure um(a) alergista para orientá-la. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI): www.asbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize seu especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Olha estou com sinusite e o medico me passou tylenol sinus...só que tomei ele e no outro dia amanheci com o rosto inchado.isso é normal?
    Parei de tomar ele pois fiquei com medo.

    ResponderExcluir
  162. Roberta: Boa noite. Tylenol sinus contém um analgésico derivado do paracetamol. Embora seja mais raro, pode ocorrer alergia em pessoas suscetíveis. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e confirmar a causa do edema facial que apresentou. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Oi meu nome é Sandra, já fazia uns 5 anos que tomava piroxicam e só agora comecei a ter alergia, inchaço na boca, tomei postan aconteceu a mesma coisa
    Será que não vou poder tomar nenhum remédio pra cólicas?
    O médico do ps falou pra tomar só dipirona, mais não adianta minhas cólicas são fortes
    Ele me falou fica uns dois anos sem tomar
    Oque faço?

    ResponderExcluir
  164. Sandra Bom dia. A alergia aos medicamentos surge com o passar do tempo e com o repetir do uso. O problema é que além do piroxicam, existe a possibilidade da reação se estender a outros analgésicos e anti-inflamatórios. Você deve procurar um(a) alergista para orientá-la, pois não é possível indicar uma alternativa segura pela internet, sem uma avaliação criteriosa e realizada pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  165. Boa tarde!
    Eu tive uma alergia alérgica aos 30 anos, devido a um remédio que fiz uso, hj tenho 43, até hj tenho essas reações alérgicas,(inchaço nos olhos e boca),eu tenho uma lista de medicamentos que posso e NAO POSSO, fazer uso,essa lista já tem mais de 13 anos,como faço pra reavaliar essa lista de medicamentos,ou até mesmo fazer uma consulta?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  166. Boa noite. A nossa equipe não está mais atendendo na Policlínica. Por favor ligue para (21) 2210 2810 ou para (21) 98477 9836, fale com a Sra. Ana Carolina e ela orientará como conseguir tratamento com a nossa equipe Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  167. Oi, boa noite! Sei que tenho alergia a dipirona e ácido acetilsalicílico, posso tomar paracetamol+ cafeína?

    ResponderExcluir
  168. Bom dia! Não é seguro afirmar pela internet se você pode tomar paracetamol, uma vez que nem todas as pessoas alérgicas a dipirona toleram este medicamento. Recomendo que procure atendimento pessoalmente com alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Abraço e obrigado por entrar em contato com o nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno