Pular para o conteúdo principal

Alergia a analgésicos e anti-inflamatórios





Você sempre usou aquele analgésico e nunca teve nada.
Um belo dia toma e... incha tudo! 


É sempre uma surpresa, pois a alergia não surge da primeira vez e sim quando já se tomou aquele remédio por várias vezes.


Quer entender o que se passou?
É um pouquinho complicado, mas vamos lá:



Analgésicos servem para aliviar a dor, mas a maioria também tem ação antitérmica e anti-inflamatória. A aspirina (ácido acetil salicílico ou AAS) foi o primeiro analgésico, inventado em 1800. A partir dela, foram sintetizadas outras substâncias como dipirona e os chamados anti-inflamatórios (diclofenaco, ibuprofeno, etc.). Portanto, todos derivam de uma mesma linha de família, sendo “parentes” e com ações semelhantes.

Para que se entenda porque os analgésicos provocam reações alérgicas, é preciso entender como agem: para combater a dor e a febre, estes medicamentos atuam inibindo uma enzima chamada COX 1 e impedindo a ação das substâncias provocadoras de dor, chamadas prostaglandinas.

O problema é que, ao bloquear estas substancias, alteram o equilíbrio do organismo e indiretamente promovem um aumento de outras, chamadas de leucotrienos. Normalmente, este desequilíbrio passa despercebido, a dor se resolve e nada acontece. Mas, algumas pessoas sensíveis podem apresentar uma reação indesejada, surgindo o que se chama de reação alérgica.

Na realidade, embora os sintomas sejam semelhantes aos da alergia, o mecanismo é farmacológico, ou seja, resulta da ação direta do remédio nas células do organismo, sem participação do anticorpo ou das células de alergia.


Concluindo:


 - Uma pessoa sensível a um tipo de analgésico, será também a todos os outros que tiverem a mesma ação, mesmo que tenham um nome ou fórmula diferente.
- Não é possível fazer testes com analgésicos e anti-inflamatórios já que não há participação do anticorpo de alergia nem de células imunológicas.

- A reação se repetirá se for novamente ingerido o remédio causador. 

- O organismo tende a aceitar um medicamento que atue diferente, como por exemplo, paracetamol (Tylenol). Mas, algumas pessoas podem ter reação também ao paracetamol.

Por isso, é essencial a orientação de um alergista.


E como conviver com esta alergia? 

O primeiro passo é conhecer quais são os remédios que poderão trazer problemas e evitá-los. Além disso, o seu alergista orientará medicações alternativas e seguras para evitar novas reações no futuro.

Principais analgésicos:
Aspirina ou Ácido acetilsalicílico (AAS): usado para baixar febre e combater a dor. É encontrado em um sem número de analgésicos (Aspirina, Melhoral, Cibalena), antigripais (Superhist, Sinutab) e em remédios para digestão (Engov, Sonrisal, Alka Seltzer). É usado também por cardiologistas para prevenção de doença coronariana.
 

Dipirona ou Pirazolona: é o analgésico mais vendido no Brasil, sendo os nomes comerciais mais conhecidos: Novalgina, Neosaldina, Magnopirol. É também muito utilizado em antigripais (Benegripe, Killgrip, Doril, Coristina,), em remédios para cólica (Baralgin, Buscopan composto) anti-inflamatórios e relaxantes musculares (Dorflex)
Principais antinflamatórios: Diclofenaco ( Cataflan, Biofenac, Algi-tanderil), Fenilbutazona ( Mioflex), Ibuprofeno (Advil, Dalsy) Piroxican (Feldene, Inflamene, Piroxene),Cetoprofeno (Profenid)
 

Confira os nomes de analgésicos, antitérmicos e antinflamatórios comercializados no Brasil em: 

 lista com nomes dos remédios
 

Principais reações adversas:

1. Reação leve ou sintomas iniciais: senasação de mal estar, coceira, erupção na pele. Podem surgir também náuseas e vômitos.
2. Reações na pele:
- Urticária
- Angioedema
- Edema na glote
- Fotossensibilização
- Eritema Multiforme minor
3. Reações respiratórias
- Asma
- Rinossinusite
- Pólipos nasais
4. Reações graves
- Sindrome de Stevens Johnson
- Sindrome de Lyell
- Choque anafilático

 
A lista acima deixa claro que as reações causadas pelos analgésicos, antitérmicos e antinflamatórios são muito variadas, desde coceiras e sintomas leves, passaando por inchaços e podendo chegar a situações que ameaçam a vida de uma pessoa.

Mas, mesmo assim, no Brasil estes remédios têm venda livre, sendo oferecidos em inocentes embalagens nos balcões das farmácias e são líderes de venda. Artistas
conhecidos em suas faces sorridentes anunciam na televisão as suas
propriedades de “sumir” com a dor e a febre, estimulando a automedicação.

E, por trás disso tudo, ninguém lembra que estes remédios também são recordistas em efeitos colaterais e como causas de sensibilidade.


Dicas finais:

- Evite a automedicação.

- Não repita o uso da medicação para "fazer um teste": é perigoso pois poderá vir de forma mais grave.

- Se você já teve uma reação, leia cuidadosamente a bula antes de tomar qualquer remédio. Na dúvida, fale antes com seu alergista.

- Procure um Pronto Socorro se logo após tomar um medicamento ocorrer inchaço de olhos, lábios ou se surgir coceira, erupções na pele, falta de ar, tosse, chiados no peito, garganta irritada e/ou sensação de asfixia.

- Se você tem reação a medicamentos, leve consigo um alerta na carteira ou uma plaqueta. Sempre que for a uma consulta, alertar o médico de sua alergia.

- O fato de ter sensibilidade a analgésicos e anti-inflamatórios não significa que o será também a outros remédios (por exemplo, antibióticos) ou mesmo aos anestésicos

Existem remédios alternativos e seguros, mas esta indicação só pode ser
feito após uma análise cuidadosa dos dados clínicos de cada pessoa. Até
mesmo o paracetamol pode dar reação em pessoas mais sensíveis.

O médico alergista é o profissional mais indicado para orientar seu tratamento e para indicar a medicação adequada para o seu caso.



Comentários

  1. Danielle: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para poder orientar é essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu nome é Edvan e toda vez que tomo algum medicamento que tenha dipirona ou AAS tenho inchaço dos olhos, tosse e falta de ar, pouco tempo atras tomei cimelide(generico do nimesulida) e tive tais reações, só que já tomei a própria nimesulida um tempo atrás e não senti nada e tbm tomo paracetamol sem problemas, qual a opinião de vcs e se por ventura tomar algum medicamento que venha a me fazer mal, que anti alergico possa tomar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Edvan: é muito importante que procure um alergista para orientá-lo sobre quais são as medicações seguras para seu caso (esta orientação é individual pois a tolerância ao uso dos medicamentos varia em cada pessoa). Quanto à solicitação do antialérgico, peço sua compreensão: nosso blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de remédios. O seu alergista poderá orientar a melhor opção para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  4. As reações alérgicas não surgem da primeira vez que se ingere um medicamento, mas sim com o passar do uso. O organismo reage para os analgésicos e antinflamatórios com ação química similar, ou seja que inibem a enzima COX (ciclo-oxigenase) Existem remédios alternativos e seguros, mas esta indicação não é padronizada. É preciso fazer uma análise cuidadosa dos seus dados clínicos para poder orientar adequadamente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Como recorrer ao parto cesariana, sendo alérgica aos analgésicos e antiflamatorios?Inclusive minha pressão aumentou quando eu estava na emergência, dai me aplicaram um medicamento para baixar a pressão e a alergia começou a piorar.por pouco me quiseram colocar no balão de oxigênio.Ate hoje tenho traumas!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O fato de ser alérgica a analgésicos e antinflamatórios não signfica que terá obrigatoriamente alergia a anestésicos. Aconselho que procure um alergista para orientá-la e assim poder ter um parto tranquilo e seguro, tanto para você como para seu bebê Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Meu nome é Valéria,sou alergica a analgesicos e antiinflamatórios.Fui até um alergista e ele não disse bem com essas palavras, mas praticamente o que quis dizer foi que não podia fazer nada por mim e pediu para eu fazer um tratamento com homeopatia, como não conheço essa prática gostaria de saber se pode mesmo me ajudar. E a dúvida que ficou foi: Se não posso tomar nenhum medicamento, quando tiver com algum tipo de dor e for a um pronto socorro devo tomar o que?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Valéria: não há um teste ou tratamento específico para a alergia a analgésicos e antinflamatórios. Existem medicações alternativas e seguras, mas é preciso conhecer seu caso para poder orientar. Aconselho que ouça uma segunda opinião: procure a indicação de um alergista no no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  9. Cuido de uma irmã que é sindrome de down e sempre tomou amoxilina cada vez que tinha uma infecção respiraatória(com receita médica) mas agora tomou vacina de gripe e deu uma reaçao muito forte nela e tive que leva-la ao medico, que receitou amoxilina e xarope de acebrofilina e fosfato sódico de prednisolona, acontece que algum desses medicamentos deu uma reação alergica e inchou muito, principalmente as palpebras

    ResponderExcluir
  10. Samuel: não posso opinar sobre o caso de sua irmã sem avaliar pessoalmente. Vale ressaltar que a alergia medicamentosa não surge da primeira vez em que se uasa uma medicação mas sim com o passar do tempo.Aconselho que a leve a um alergista para uma investigação adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/9/12 14:49

    Acabei de tomar 2 comprimidos do Benegripe, e aconteceu como eu temia, meu olho inchou, sem dor e sem coceira, só inchou, e acontece só nessa região dos olhos. Odeio quando isso acontece, principalmente quando estou no serviço. Por que não sei qual é a substancia e quais remédios evitar. Preciso de um alergista urgente! - Jéssica Lima

    ResponderExcluir
  12. Para localizar um alegista, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal, já estive aqui no site ano passado para discutir sobre minha situação.
    Estou voltando aqui no site porque estou em uma situação dolorosa.
    Estou com muita dor de cabeça, febre e até dores no corpo. Alem disso meus olhos ficam ardendo bastante.
    Descobri que sou alergico a praticamente qualquer analgésico. Fiz o teste com uns 5 e todos provocaram alergia(isso ano passado).
    Se eu tomar um medicamento, a febre e dor de cabeça até passam mas ainda assim, sofro uma reação alérgica, meus olhos começam a ficar inchados sem parar. Daí tenho que ir no regional tomar uma agulha na bunda para cortar o efeito.
    Gostaria de saber o que fazer para aliviar minhas dores sem precisar tomar medicamentos e esperar o tempo para que as dores passem.
    Se alguem puder me ajudar, ficaria muito grato.

    ResponderExcluir
  14. Diogo: existem medicações analgésicas alternativas e seguras. Mas, esta escolha é feita analisando cada caso. Por isso, não há como orientar através da internet, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  15. gracielle13/9/12 13:54

    boa tarde..
    eu sou alergica a dipirona e ao acetil salicilico ja fui ao alergista mais nao fizeram nenhum teste e me disseram para evitar todos os remedios que tivese essa formula e agora eu so tomo paracetamol mais as vezes preciso de um antinflamatorio e nao sei o que tomar a atitude desse alergista foi correto pois tenho medo tive a alergia 3 vezes ate descobri que era dos remedios e da ultima vez quaze morri pois ate a minha linha lingua estava ficando dormente a sorte e que ja estava no hospital e agora o que devo fazer. obrigado

    ResponderExcluir
  16. Gracielle: não existe teste ou vacina para a alergia a medicamentos. O alergista indicará a alternativa segura e quais os medicamentos que deve evitar de acordo com a análise de cada paciente. Agradacemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  17. Infeliamente não há como atender sua solicitação através da internet. Para afirmar o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente e conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  18. Por favor, gostaria de uma indicação de uma clinica ou especialista em Recife/PE para que eu possa levar meu filho de 16 anos para uma avaliação, pois ele já teve reações a uma série de analgésicos/antitermicos, começou com o AS, depois fomos descobrindo outros, paracetamol, diporona e por fim o ibuprofeno que acreditávamos ser a única esperança. Hoje vivemos com medo que ele adoeça, tenha uma febre ou dor, por sorte é um menino bem saudável, tirando a alergia, é claro! Quem posso procurar em Recife? Grata e parabéns pelo excelente blog!
    Valéria Rocha - Recife.

    ResponderExcluir
  19. Para localizar um alergista em Recife, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Agradeço sua visita.

    ResponderExcluir
  20. tenho alergia a dipirona e outros , sera que posso tomar luftal?

    ResponderExcluir
  21. Pessoas alérgicas à dipirona podem fazer uso de Luftal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  22. ola tenho esse problema. Sou alergica a AAS e quase a todos os componentes de anti inflamatorios e analgesicos. e aconselho mesmo a todos alergicos a procurarem um médico Mesmo nós que temos uma lista de remedio que podemos tomar, o bom é ao sinal de alergia, tendo em vista que uma crise nunca é igual a outra, o melhor é ir ao medico.Tive um problema e fui tomar predsin, que nao estava servindo e ainda estava errado.. apesar de estar na minha lista.

    Abracos Daniela

    ResponderExcluir
  23. Beta: obrigado por seu depoimento. Volte sempre para visitar nosso blog. Caso prefira, você pode assinar e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  24. Olá, bom dia! Sou alérgica a todos os analgésicos e a maioria dos anti-inflamatórios, estou com muitas dores na mão pela minha profissão que é cabeleireira e preciso tomar um anti-inflamatório, mas não sei qual, porque até agora todos que tento me dá alergia! Por favor alguém saberia algum tipo que não dê alergia??? Muito obrigada... Carla

    ResponderExcluir
  25. Carla: existem medicamentos seguros, mas esta não é uma orientação padronizada. Não há uma medicação que seja apropriada para todos os alérgicos. É essencial avaliar cada pessoa de forma criteriosa para poder indicar.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, parabens pelo site! As informações são preciosas! Eu sou alérgica á dipirona. E desde então tomo ibuprofeno para cólicas menstruais. Porém, ontem passei a noite com coçeira intensa pelo corpo inteiro, após tomar o Buscofem. Isso já é sinal de alergia? Pois, com a dipirona eu tenho erupções, coçeiras e tal... e com o ibuprofeno não chegou a esse ponto. Será que devo de fato parar de tomar ibuprofeno tb?

    ResponderExcluir
  27. Patricia: pessoas alérgicas à dipirona podem ter a chamada reação cruzada e reagir também com antinflamatórios. Aconselho que suspenda o uso do ibuprofeno e peça à seu médico alergista que indique a medicação alternativa mais apropriada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho 21 anos e nunca tive nenhuma alergia e entao em 2007 começaram a aparecer umas manchas meio avermelhadas e ficaram escuras.Fui no Dermatologista ele falou que eu tenho alergia a Antibiotico,e tambem nao posso tomar dipirona.Me passou um clareador so que nao funcionou o que fazer?

    ResponderExcluir
  29. Helen: aconselho que retorne ao médico e relate o ocorrido. Nem toda mancha é igual. Por isso, não há como tratar sem avaliar a lesão. É preciso examinar para identificar o tipo de mancha e indicar o tratamento mais apropriado. Caso persistam dúvidas, procure um alergista. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Me chamo Wagner. Estou com Periostite, e ao ir ao médico ele me receitou anti-inflamatórios, porém, sou alérgico ao Ácido Acetilsalicílico. Ou seja, todo anti-inflamatório que ele receita, eu não posso tomar. Estou sem saber o que fazer, a dor nas minhas canelas estão me matando e tenho que iniciar o tratamento com algum anti-inflamatório ='/

    ResponderExcluir
  31. Bom dia,

    Meu nome é Isael

    A pessoa que tem alergia a dipirona, consequentemente desenvolve ao AAS? tenho certeza se eu tomar dipirona sódica, incha olhos e as vezes a boca. Quando tomo antinflamatório também, é por causa da dipirona? há 15 dias mastiguei 1/4 de AAS INFANTIL(fazendo teste) e nada aconteceu. a quantidade da substancia intefere no processo alérgico? tomo parecetamol pra dor e nada sinto. pratico esporte e necessito as vezes tomar antinflamatório pra contusão, que fazer? eu tomama paremzyme tetracilina e não sentia nda. não encontro mais pra comprar, me ajudem.

    ResponderExcluir
  32. Wagner: a sua solicitação não pode ser atendida através deste aconselhamento na internet. Para orientar uma alternativa segura é essencial avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  33. Isael: Uma pessoa sensível a um tipo de analgésico, será também a todos os outros que tiverem a mesma ação, mesmo que tenham um nome ou fórmula diferente. As pessoas sensíveis à dipirona, tendem a ser também à pirazolona, derivados pirazolônicos, ácido acetil salicílico e antinflamatórios não hormonais. Se você aceita o paracetamol, pode ser uma alternativa, Mas,o ideal é que procure um alergista para orientá-lo sobre alternativas seguras para seu caso. Estamos ao seu dispor, caso você more no Rio. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Olá boa tarde. Acabei de assinar o blog para receber notícias. Minha dúvida é o seguinte: Existe algum medicamento a base de paracetamol ou tylenol que não contenha corantes ou sabores? Todos que encontrei possuem. Quando não tem corante tem sabor, quando não tem sabor tem corante. Os fabricantes não deviam se atentar para isso. Minha filha é alérgica. Qual medicamento utilizar em caso de febre? Esses que citei acima foi a médica que indicou. Me disse para comprar eles puros sem corantes ou sabores. Ela só esqueceu que não se fabrica medicamentos assim. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  35. Converse com a médica do seu filho sobre a possibilidade de fazer o paracetamol em farmácia de manipulação de sua confiança, sem corantes. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  36. Ola eu tenho alergia ao ácido salicilico, só posso tomar tylenol,será que vou poder tomar roacutam???? Tenho problemas de acne !!!

    ResponderExcluir
  37. Lippe: o fato de uma pessoa ter alergia a analgésicos e antinflamatórios não implica que terá também ao roacutam. Mas, para opinar específicamente sobre seu caso, só mesmo avaliando pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo4/3/13 22:02

    Oi, quem tem alergia a DIPIRONA pode tomar VARICELL para varizes e hemorroidas?

    ResponderExcluir
  39. Danielle: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar se você pode tomar um determinado medicamento, é essencial analisar seu histórico clínico de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  40. Adorei o blog,interessante.
    Também sofro com isso.Se eu tomar incha meus olhos,minha boca e a garganta.Para aliviar um pouco a dor e relaxar eu tomo chás caseiro.

    ResponderExcluir
  41. Paula: procure um alergista. É possível tomar medicamentos que sejam seguros e combatam a dor e a inflamação. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor. Aproveito para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Obrigado pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  42. Tomei uma medicaão e meus olhos incharam muito. Tomei um antialergico já 3 vezes que omedico indicoi e os olhos não desincham. Tem algo mais que posso fazer? Compressa de alguma coisa ou algo parecido? Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Dependendo do tipo da medicação e da dose, a reação alérgica pode ter resolução lenta. Compressas podem ser úteis, mas se não melhorar ou se o estado agravar, é prudente que faça novo contato com o médico e peça uma nova avaliação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. A minha filha teve reação alérgica a dipirona, foi medicada no P.S e está tomando hixizine. Gostaria de saber se é normal a pele continuar apresentar aquele aspecto irritado, tipo brotoejas, já que vem tomando esta medicação há 3 dias?

    ResponderExcluir
  45. O tempo de duarção das lesões depende da intensidade da alergia. Por isso, não tenho condições para opinar sem examiná-la. É muito importante que leve sua filha a um alergista pois as pessoas alérgicas a dipirona apresentam reação com outros analgésicos e antinflamatórios. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde! Sou alérgica a dipirona e outros que contenham sódio na fórmula. Todo o medicamento que contém qualquer tipo de sódio, não devo tomar? Me foi receitado Atenolol para pressão, e contém sódio, mas não sei se o mesmo, além disso diz na bula que quem tem psoríase e asma, não deve tomar... Pode me ajudar? Foi receitado por um médico... Obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Olá, no mês eu tomei buscofem para cólica e me deu uma reação alérgica de coceira no corpo todo, este mês estava tomando o ibuprofeno, hoje resolvi tomar o buscofem e novamente me deu a reação alérgica, mas porque tenho alergia somente ao buscofem e não ao ibuprofeno?

    ResponderExcluir
  48. Não posso emitir um parecer sobre seu caso sem conhecer seus dados clínicos. Mas, a alergia a dipirona não está relacionada com a presença de sódio na fórmula. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  49. Veridiana:é preciso confirmar se a alergia foi causada pelo ibuprofeno ou por outro componente da fórmula. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. quero saber qual antiflamatorio eu posso usar,qual é o mais indicado pra quem quem tem alergia...

    ResponderExcluir
  51. Débora: não é possível atender sua solicitação pela internet pois não existe uma medicação padronizada que seja segura para todas as pessoas. cada pessoa é unica. Para indicar uma medicação é essencial examinar de forma criteriosa e pessoalmente Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  52. Me chamo Ricardo, tenho alergia a Diporona Aspirina e Doril, mas o fato que me deixa chateado é que antes eu não tinha nenhuma reação alergica a acido acetilsalicilico. A reação surge com coeceira no olho e logo em seguida vem inchaçona palpebra acima e meu olho começa a lacrimejar, depois o efeito passa para o outro olho que leva mais ou menos em 2 horas á 3 horas para o efeito sumir regredindo e voltar ao normal como se nada tivesse acontecido. O que devo fazer quando tiver gripe e dor no corpo se caso eu tomar qualquer deste citados vou ter essa reação que incomoda.

    ResponderExcluir
  53. Ricardo:pessoas alérgicas a Dipirona e Antinflamatórios tendem a ter também alergia ao AAS (ácido acetil salicílico). Existem medicações alternativas e seguras, mas para orientar, é essencial avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. O alergista analisará seu caso e indicará a opção mais adequada, A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  54. oi meu filho e alergico a cataflan, nimesulida e agora o ibuprofeno...ele incha ao redor dos olhos..e agora uma urticaria e intoxicação...a pele dele esta toda avermelhada...parece queimaduras...ele esta tomando antialergicos e desintoxicante...to apavorada...nunca mais podera tomar qualquer antinflamatorio???

    ResponderExcluir
  55. Existem medicamentos alternativos e seguros, mas esta não é uma orientação padronizada que sirva para todos os alérgicos e que possa ser feita pela internet. É preciso analisar os dados clínicos do seu filho de forma criteriosa e pessoalmente para indicar as opções mais apropriadas para ele. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  56. Boa Tarde, meu nome é Caroline e gostaria de saber se o Dipirona e o Buscopan tem o mesmo grupo químico do Profenid, pois tenho alergia a esse dois medicamentos e recentemente descobri que sou alérgica ao Profenid também, gostaria de saber qual o grau de parentesco entre esses medicamentos e se na formula do profenid há alguns traços de buscopan e dipirona, obrigado pelo blog que esta sendo de grande valia!

    ResponderExcluir
  57. Caroline: os analgésicos e antinflamatórios possuem um mecanismo de ação semelhante atuando sobre determinadas substâncias, impedindo sua formação e assim combatem a dor. Por isso, estes medicamentos, embora de fórmulas diferentes, por atuar de forma semelhante, provocam a chamada "reação cruzada" Assim, pessoas alérgicas a dipirona serão também a aspirina (AAS) e aos antinflamatórios não hormonais (exemplo: diclofenaco, ibuprofeno, etc) Aconselho que procure um médico alergista para indicar opções seguras para combate à dor no seu caso. Estamos ao seu dispor caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. tenho essa alergia e to querendo fazer uma cirurgia de miopia e o medico ira me passar alguns colirios antiflamatorio, sera vou poder fazer uso desses colirios?

    ResponderExcluir
  59. tenho essa alergia e to querendo fazer uma cirurgia de miopia e o medico ira me passar alguns colirios antiflamatorio, sera vou poder fazer uso desses colirios?

    ResponderExcluir
  60. Andressa: mesmo os colírios podem provocar reação adversa. Antes de fazer o procedimento, peça que o oftalmologista informe os nomes dos colírios que serão utilizados E depois, vá ao seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Anônimo7/8/13 18:57

    Boa noite, meu nome é Delano, tenho hernia de disco e toda vez que tenho crises com dores fortes, necessito tomar anti-inflamatório. No entanto,já tomei vários em que apresento erupção cutânea em um dos olhos. Sei que tenho alergia ao AAS e dipirona. Neste caso, o que tenho que fazer para saber qual anti-inflamatório que poderei tomar com segurança? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  62. Delano: para receber uma orientação apropriada sobre sua alergia a medicamentos, é aconselhável que procure um médico alergista para orientá-lo.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo8/8/13 09:57

    oi , meu nome é guilherme, e tenho alergia a AAS, tomei um remedio que continha a substancia, mais nao sabia, e acabei ficando com o rosto inchado, principalmente ao redor dos olhos.
    Já se passaram dois dias após o acontecido, e meu rosto ainda continua inchado, demora muito pra desinflamar ou eu precisaria tomar algum medicamento para melhor?

    ResponderExcluir
  64. Guilherme: nem toda reação medicamentosa desaparece apenas com a suspensão do uso do remédio que causou a alergia. É preciso fazer uma medicação para resolver o problema. Aconselho que procure um alergista para tratar e para orientá-lo quais os medicamentos seguros para substituir o AAS no seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  65. tenho 16 anos e nunca tive nenhum tipo de reaçao a remedio ate 4 anos atras.agora nao pisso tomar nenhum tipo de remedio porque me dar alergia ja fui para no balao de oxigenio por causa de uma abezetacil que o medica me deu.nao posso tomar dipirona,paracetamol nem derivados.fui a um alergista e ela me passou um remedio para tomar quendo estiver com dor e febre mas tenho medo de tomar e me dar alergia o nome do remedio e BENFLOGI E TRAMAL.gostaria de saber se eu posso tomar?

    ResponderExcluir
  66. Tamires: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Não existe uma medicação padronizada que não cause alergia para todas as pessoas e por isso, para poder orientar com segurança, é essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  67. Olá , meu nome é Regina, tenho 50 anos e nunca tive alergia.Estava com muitas dores no meu pé pelo esporão, e tomei antiflamatorios,não misturados ,uma vez um ,outra vez outro.De repente, dormi e acordei com uma bolhinha bem pequenina na testa,até achei que era alguma picada de pernilongo,mais logo apareceu no nariz duas, e na sombracelha,seis manchas no rosto que secaram e viraram manchas escuras.e tive urticaria também.Fazem quatro meses e as manchas ainda não sairam, passei com a dermatologista fiz exames até de lupús e biopsia também,quando estava para voltar na consulta, tive dor no pé e tomei nimesulida ,acodei no meio da noite com urticaria,fui medicada com fernegam mais polaramine como das outras vezes, a dermato passou TOPISON para as manchas e me proibiu de tomar quaisquer antiflamatorios.só volto com ela daqui três meses pois é pelo SUS.As manchas ainda não sairam,e eu não aguento mais de dores de coluna e do meu pé...o que faço? Moro em Guarulhos SP, tem uma clínica que possam me indicar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  68. regina: não existe uma medicação padronizada que seja segura para todas as pessoas. O ideal é mesmo procurar um alergista para orientá-la. Para localizar um alergista em Guarulhos, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor público: "Localize um especialista". Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  69. bom dia.. fui ao medico por causa de tosses, e dores de cabeça, juntamente com febre...o doutor me receitou bi profenid e um anti alérgico KOIDE-D.. como o bi profenid é uma vez ao dia e o anti alérgico são 3x ao dia, gostaria de saber se há algum problema eu tomar o biprofenid junto com uma das doses do koide-d... obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
  70. Não é recomendável que use os dois medicamentos no mesmo horário pois aumenta a possibilidade de efeito colateral idesejável gástrico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde amigos,

    Sou alérgico a Nimesulida. Fui ao médico e esqueci de informa-lo, em todo o caso ele me receitou Biprofenid. Há algum risco de eu ser alérgico a ele também? Eles tem os mesmos compostos?

    ResponderExcluir
  72. Bruno: pessoas alérgicas à nimesulida podem ter também reação com cetoprofeno (Biprofenid) Aconselho que fale com seu alergista antes de tomar o remédio. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  73. Sou alérgico a poeira, produtos de limpeza com cheiro forte, etc. Hoje tomei um comprimido de dipirona para combater uma dor de cabeça e aproximadamente uma hora depois, comecei a apresentar sintomas de alergia (olhos lacrimejando, coriza, coceira na garganta e um leve chiado no peito). Após tomar o comprimido, tive também contato com tecidos com cheiro forte de sabão em pó, e poeira.
    Minha dúvida é a respeito do tempo para a reação alérgica.
    Alergia a dipirona pode apresentar sintomas uma hora após sua ingestão, ou a reação é mais imediata, ou seja, em poucos minutos?
    Qual o intervalo médio entre a ingestão do medicamento e sua respectiva reação alérgica?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  74. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação adversa à dipirona. Contudo, não há como afirmar pela internet. É essencial avaliar seu caso pessoalmente. Agradecemos sua participação em nosso blog e colocamos a nossa equipe ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde! Bom nunca tive alergia a nada, tenho 24 anos. Meu caso é o seguinte, tenho cólicas menstruais muito fortes, já fiz os exames e deu tudo certo, os médicos sempre me falam que é do meu organismo mesmo. E o único remédio que aliviava minhas cólicas era buscopan composto, tanto oral, quanto injeção direto na veia. Um belo dia tive reação alérgica a ele, meus olhos incharam, a parte inferior deles ficou com uma sensação mole e gelada, uma coceira na garganta, o nariz entupiu e fiquei deformada. Fui ao pronto socorro, tomei medicação, mas demorou uns 2 a 3 dias para que eu pudesse voltar ao normal. Dai cancelei o buscapan composto e passei a tomar o simples que o médico havia dito, só que ele não faz efeito pra mim, mesmo coisa que nada. Tive alegria também depois disso, a dipirona, dorflex, paracetamol, remédios para gripe, como benegripe, etc. Não estou mais aguentando minhas cólicas e dores de cabeça. Foi quando achei um remédio que aparentemente deu certo e ajudo a diminuir muito sem causar danos, é o ácido mefenâmico. Claro, por ter medo, sempre tomo ele com um comprimido de histamin junto, com medo e pavor que alergia volte. Minha pergunta é o seguinte, qual é a diferença desses remédios que provocam a minha alergia para esse ácido mefanâmico? Posso continuar a tomar ele? Está me ajudando bastante, mas será que se eu não tomar o histamin junto a reação virá? Nayane.

    ResponderExcluir
  76. Nayane: o ac. mefenâmico pode provocar alergia nas pessoas sensíveis a dipirona e aos antinflamatórios não hormonais. Aconselho que procure um alergista para orientá-la com segurança. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  77. Boa noite
    meu filho tem aergia a paractamol , posso ar dipirona sem medo?
    ja passei por alergistas eles isseram para eu nao dar nada a nao ser banho
    imaginem banho toda hora em uma criança com febre é neumonia na certa
    dou nimesulida mas tenho medo

    ResponderExcluir
  78. O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Não recomendo que dê a dipirona sem a orientação de um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde!
    Sofro dessa alergia à alguns anos tb...consultei um alergista e ele me deu uma lista de remédios seguros para tomar. Mas agora estou planejando engravidar e temo ter reação tb à anestesia...devo procurar novamente o alergista para saber ou não corro risco neste caso?

    ResponderExcluir
  80. Joseane: o fato de ter alergia medicamentosa não implica que terá também alergia a anestésicos. Embora não se possa prever se voc~e terá ou não alergia no futuro, é aconselhável que procure seu alergista para acompanhamento na sua gravidez. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. Amigos, quem tem alergia aos anti-inflamatórios não hormonais, Dipirona e AS, pode tomar o OMEGA 3 em capsulas, já que sei que este suplemento tem poder anti-inflamatório? Obrigado!

    ResponderExcluir
  82. Amigos, quem tem alergia aos anti-inflamatórios não hormonais, Dipirona e AS, pode tomar o OMEGA 3 em capsulas, já que sei que este suplemento tem poder anti-inflamatório? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  83. Serginho: em princípio, não há relação direta entre alergia a analgésicos e antinflamatórios e ômega 3. Mas ressalto que é imprevisível prever uma alergia nedicamentosa. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  84. Olá eu sou a Rafaela, gostaria de saber, eu tenho alergia a Buscopan, gostaria de saber se eu posso tomar Buscofem. Obrigada

    ResponderExcluir
  85. Rafaela: pessoas sensíveis ao buscopan não devem fazer uso de Buscofen (ibuprofeno). Aconselho que fale com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  86. Ola, boa tarde.
    Sou alergica a dipirona, aass e outros mais, ja fui a uma alergista e fiz varios exames, ando com uma lista na bolsa dos medicamentos que eu posso ou não tomar e dentre desses tem o miosan - cloridrato de ciclobenzaprina, estou com muita dor lombar e ainda assim fico com receio de tomar, esse esta na lista que eu posso tomar.

    ResponderExcluir
  87. Fique tranquila, sua alergista tem razão: Miosan é uma medicação bem tolerada pela maioria daspessoas portadoras de alergia a anallgésicos e antinflamatórios. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  88. Olá! Sou alergico a alguns analgésicos e anti-inflamatórios como: Dipirona, neusadina, parecetamol, ibropufeno e diclofenaco. As reações não são muito agrecivas causando apenas irritabilidade e inchaço nos olhos. Percebo que o paracetamol em gotas não me afeta muito, e para interromper os sintomas tomo HISTAMIM que em 1 hora resolve o problema. Essa semana tive dor de cabeça e tomei 1 parecetamol junto com histamim e notei que não tive nenhuma reação alérgica, gostaria de saber se tem algum problema em tomar os dois juntos caso precise.

    ResponderExcluir
  89. Se você percebe que paracetamol está provocando uma reação mesmo leve, não recomendo que insista no uso, pois com o tempo pode agravar. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Joseane Coppini26/11/13 10:40

    É verdade que a alergia a medicamentos pode sumir após 5 anos sem uso dos medicamentos que causam a alergia?

    ResponderExcluir
  91. Joseane: se uma reação é alérgica, se repetirá todas as vezes que a medicação for ingerida. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  92. Jhos: a orientação do seu alergista está adequada. A possibilidade de reação existe (embora baixa) e por isso deve constar em bula. Contudo, a maioria das pessoas alérgicas a analgésicos e antinflamatórios tolera bem Cellebra e Arcoxia. Corticóides são antinflamatórios hormonais. Converse com seu alergista. É importante que se estabeleça um clima de diálogo e confiança entre o médico e o paciente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  93. Tenho uma alergia já há mais de dez anos e agora a alergista disse que tenho angioedema e que provavelmente tenho alergia a dipirona. Existe algum exame que confirme esse tipo de alergia? Eu havia tomado uma neosaldina 2 semanas antes de ter a alergia, isso é normal? Pelos relatos que vi na internet, parece que a reação é imediata.

    ResponderExcluir
  94. O diagnóstico da alergia a medicamentos é clínico, ou seja, se baseia na análise clínica feita pelo médico Não há exame ou teste específico para tal. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. Oi gostaria que me orientace pois alguns meses tomei eritromicina e tive um alergia daquelas fiquei toda cheia de manchas no corpo e cosavam muito voltei au consultorio me receitaram anti alergico passou e agora tomei ibuprofeno e aconteceu mesma coisa o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  96. Mary: o diagnóstico das alergias a medicamentos nem sempre é facil pois não se baseia em testes ou exames. É essencial analisar seus dados clínicos e investigar o(s) remédio(s) envolvido(s) no processo. Aconselho que procure um médico alergista. Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor público: “Localize um especialista”. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  97. Nossa, fantastico esse blog! Achei que eu fosse a unica pessoa no planeta alergica a tudo q foi citado no texto! So faço uso de paracetamol, nenhum analgesico ou antitermico pode ser administrado! Mas ja fiz cirurgias com anestesia geral e nao tive problemas, o medico foi super cuidadoso em relaçao as minhas restriçoes! Vou procurar saber mais sobre analgesicos especificos, seria tao bom nao sentir mais colica ou dor de cabeça e ter q tratar tudo com Paracetamol ( nem sempre funciona)! Vcs estao de parabens pelo blog, muito bom encontrar profissionais tao empenhados a dividir o conhecimento q tem, fiquei feliz por encontrar a pagina! Grande abraço

    ResponderExcluir
  98. Obrigado pelo seu comentário As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  99. Anônimo8/2/14 23:41

    Minha filha tem alergia a dipirona agora dei ibuprofeno e apareceu o mesmo sintomas mas com nimesulid nao deu nada

    ResponderExcluir
  100. Uma pessoa alérgica à dipirona tende a desenvolver alergia a outros analgésicos e antinflamatórios. Recomendo que leve sua filha a um alergista e só use medicamentos com sua orientação. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  101. Luiz do Rio Grande do Sul
    Boa noite, dei a minha filha um genérico de Aspirina, e poucas horas depois começou a inchar os olhos. Fomos a uma unidade de pronto atendimento e fiquei aguardando enquanto ela era atendida acompanhada da minha esposa e pesquisando na internet achei o Blog. Fiquei mais tranquilo após a leitura e percebi como é importante sites com informações tão preciosas. Parabéns a todos que fazem parte da POLICLÍNICA!

    ResponderExcluir
  102. Obrigado, Luiz. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Um abraço

    ResponderExcluir
  103. Anônimo9/3/14 22:13

    Demorei pra descobrir qual medicação estava me dando reação alérgica, até que tomei novamente o dorflex e descobri. Só que não é só o dorflex e sim a analgésicos e antiinflamatorios. Só que a reação aparece mais ou menos uma ou duas horas depois que tomo o comprimido, e dura hs. Incha meus lábios e parte do rosto, meu corpo todo empolada com erupções grandes e coça muito. Não sei mais o que fazer, sinto dor e não posso tomar a medicação. O que faço.

    ResponderExcluir
  104. É muito importante que faça uma consulta médica com um alergologista para que seja fornecido o nome do principio ativo dos fármacos que causam alergia, e em seguida opções para uso com menor risco de reações alérgicas.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  105. Minha esposa tomou um remedio Amoxolina para garganta sem prescrição medica,e ficou toda cheia de caroço,ja fui duas vezes no medico e so deram injeção e uma pomada Betnovate 1mg/g,mas nada ainda os caroços contiua faz quase uma semana e nada ainda,o que faço.

    ResponderExcluir
  106. Tenho sofrido com dores de dente e estava tomando dipirona . Fui ao dentista q me indicou ampicilina por 10 dias. Ocorre que tenho tido pequenos sangramentos vaginais quando estou tomando algum analgésico. Já estava sangrando com a dipirona e continua com o antibiótico. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  107. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia medicamentosa. Contudo, não é possível fazer diagnóstico pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  108. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  109. Meu marido é alégico a qualquer tipo de analgésico e só pode tomar paracetamol (tylenol) e mesmo assim ainda tem um pouco de reação, gostaria de saber se existe algum tratamento pra isso.

    ResponderExcluir
  110. O tratamento para esse tipo de alergia é não fazer uso do fármaco que causou a reação alérgica e as drogas que podem fazer reações cruzadas.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  111. oi minha filha tomou azitromicina e ficou babado e com a lingua cheia de bolhinhas pode ser por causa do remedio?

    ResponderExcluir
  112. Jayane: o seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação causada por alergia. Mas, não é possível emitir um parecer pela internet. Para afirmar o diagnóstico, é essencial examinar sua filha pessoalmente e conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  113. Olá, fui diagnosticada com Eritema Pigmentar medicamentoso, segundo o dermatologista isso foi ocasionado por uso de dipirona ou antibiótico. No inicio eu sentia muita coceira no meu corpo e o surgimento de manchas que eram vermelhas e agora estão acastanhadas, esse diagnóstico procede ? Procurei sobre o assunto na internet, mas não achei algo esclarecedor. Gostaria de saber tbm se demora muito para as manchas saírem. (estou com isso desde o final do ano)
    Estou fazendo uso de vitaminas e remédios a base de ácidos porém não tô notando melhoras, já estou ficando preocupada, podem por favor, me dá uma luz ? Obrigada, Carla.

    ResponderExcluir
  114. Carla: o seu relato sugere que seja um caso de eritema pigmentar fixo. As lesões inicialmente são avermelhadas (eritematosas) e pouco a pouco o eritema esmaece, aparecendo pigmentação acastanhada, como descreve. Mas, não tenho condições para emitir um parecer específico sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Obrigada pela resposta, mas a pergunta que me tortura é, esse doença tem cura ? Essas manchas saem ?
    Carla.

    ResponderExcluir
  116. Carla: as lesões do eritema fixo podem se recuperar. Mas, se a pessoa tomar novamente a medicação que causou o problema (ou algum outro medicamento quimicamente similar) a lesão retornará, no mesmo local anterior - daí o nome "fixo".

    ResponderExcluir
  117. Fabio Silva10/5/14 10:50

    Bom dia, gostaria de saber se o medicamento MUSCULARE se enquadra nessa lista de medicamentos que devem ser evitados aos paciente com alergia a analgésicos?

    ResponderExcluir
  118. Fabio: musculare é um relaxante muscular (cloridrato de ciclobenzaprina), sendo em geral bem tolerado pelas pessoas sensíveis aos analgésicos e antinflamatório. Mas, antes de usar, consulte seu alergista. Cada pessoa tem características próprias e que devem ser analisadas antes de afirmar se um determinado remédio é seguro para seu uso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  119. Parabens pelo blog, meu nome e edielma e meu esposo sobre muito com alergia. Ele alergico ao acidoacetilsalicilo, a temperos e a alguns produtos quimicos. Gostaria de saber qual antiflamatorio ele pode tomar , ele sobre com um zumbido no ouvido , ja fez audiometria, perdeu 20% da audicao e o otorrino falou que e por conta da alergia e nao tem cura e verdade? Levei ele ontem na emergencia e a medica passou pra ele nisulid d, porque o ouvido ta um pouco vermelho dentro, mesmo eu dizendo que ele e alergico ao ass e na bula ele e contra indicado. Alem disso ele nao pode tambem tomar amoxil nem cefalexina que incha os olhos. O alergologista passou arcoxia pra dor mais gostaria de saber se ele tem acao antiflamatoria? Hoje vou leva-lo ao otorrino novamente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  120. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Nossa muito bom esse blog,tenho a alergia que incha os olhos mas tento pedir um encaminhamento a um alergista e os medicos dizem que nao preciso,que è á dipirona certeza...fico muito triste com isso pois quando fico doente como agora mesmo,nao posso tomar remedios,o que fazer?

    ResponderExcluir
  122. Claudia: embora a alergia medicamentosa não tenha cura, o médico alergista pode orientar quais os remédios seguros para usar em seu caso. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  123. Fiz um teste alérgico e o resultado identificou alergia as seguintes drogas: ácido acetisalicilico, dipirona, anti-inflamatórios não hormonais. Mas tomei o Annita(nitazoxanida) e teve os mesmas sintomas dessas drogas. No Annita também contém estas substâncias que citei acima?

    ResponderExcluir
  124. A composição do medicamento Annita é: (amido, amido pré-gelatinizado hipromelose, sacarose, amidoglicolato de sódio, água, talco, estearato de magnésio, ácido metacrílico , eudracolor amarelo, álcool isopropílico, trietilcitrato e acetona), além do nitazoxanida.
    Não há uma relação direta de sua alergia medicamentosa com o relato de uso do medicamento Annita.
    Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  125. Olá sou alérgica a anti inflamatórios e preciso fazer uma cirurgia na qual preciso de anestesia local, posso ter alergia a anestesia tbm? Na anestesia local corro risco de fechamento de glote?

    ResponderExcluir
  126. O meu caso é parecido alergia a anti inflamatório ,,, os anestésicos locais te mesma composição?

    ResponderExcluir
  127. O grupo dos anti inflamatórios e anestésicos são distintos. Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  128. O fato de uma pessoa ser portadora de alergia a analgésicos não impede que a mesma desenvolva reações distintas para anestésico.

    ResponderExcluir
  129. por que quem tem alergia ao ass nao pode tomar nimesulida????

    ResponderExcluir
  130. O organismo produz substâncias chamadas prostaglandinas, envolvidas nas reações inflamatórias. Estas prostaglandinas provocam dor, calor, vermelhidão e inchação no local do processo inflamatório. Os analgésicos atuam impedindo sua formação e assim combatem a dor. Da mesma forma, os antinflamatórios, embora de fórmulas diferentes, agem no mesmo sítio, ou seja, todos atuam impedindo a geração de prostaglandinas. Por isso, pessoas sensíveis a analgésicos podem ser também a antinflamatórios. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  131. Patrícia16/8/14 17:59

    Necessito ir a um alergista para ele me receitar novos remédios, pois estou com faringite e fui comprar o único anti inflamatório( benflogin )que meu médico me indicou e para a minhas surpresa o farmaceutico me informou que o remédio não está mais disponível no mercado.

    ResponderExcluir
  132. Patrícia: para localizar os alergistas em sua cidade, procure no site da ASBAI(www.sbai.org.br) no setor "Localize seu especialista". Digite o nome da cidade, Estado (UF) e clique em "enviar" Abrirá uma lista com nomes de especialistas no local solicitado.Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  133. Anônimo5/9/14 11:11

    Bom dia,
    sou alérgica a antiinflamatórios não hormonais, dipirona e codeína e preciso fazer uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. Estou muito preocupada, pois terei que tomar anestesia geral. O fato de ser alérgica à esses medicamentos pode influenciar no tipo de medicamento usado para a anestesia geral? Qual deveria ser?

    ResponderExcluir
  134. O fato de ser alérgica a analgésicos e antinflamatórios não signfica que terá obrigatoriamente alergia a anestésicos. Aconselho que procure um alergista para orientá-la e assim poder fazer sua cirurgia da vesícula com segurança. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.
    19/8/12 23:14

    ResponderExcluir
  135. tomei o remédio buscopan composto e ele me deu uma alergina na boca e fica vermelho e ardendo ,ja faz 2 anos que tomei e me deu essa alergia na boa so que todo mes volta ,o que faço para ela ir e nao voltar mas??

    ResponderExcluir
  136. Vanessa: o primeiro passo é procurar um alergista que analisará seu caso, apontará o diagnóstico e os fatores envolvidos no seu problema. Só assim será possível tratar de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  137. Tenho alergia aos medicamentos prescritos para a má digestão (Sonrisal, Engov, Alka-Seltzer). O que poderia tomar para a má digestão (ressaca)?

    ResponderExcluir
  138. Mirian: existem alternativas seguras. Mas não é possível prescrever pela internet. É essencial conhecer seus dados alérgicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu(sua) alergista para que receba a orientação apropriada para seu caso. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  139. Boa noite
    obrigada pelo excelente trabalho.
    Fiz um esforço para lembrar: no início de outubro procurei uma Demato pois estava com a pele muito ressecada nas pernas, apresentava alguma coceira e por isso usei Nutratopic e fui orientada a procurar um Imuno pois estava com reincidência de herpes nas costas, tomei 60 comp de aciclovir. As coceiras estavam acabando e a herpes menos agressiva, no dia 18 nov. tomei uma cervejas com amigos e no dia 19 tomei um engov e no dia 30 após arrumar a casa tomei um advil. Entre este período fiquei menstruada e minha imunidade baixou, resumindo segundo a dra, estou com uma urticária: placas vermelhas, ardência e muita coceira. Dizem que a urticária apresenta coceiras em lugares alternados, mas estou com placas principalmente nas laterais do joelhos e quadris e só aumentam?
    Wil

    ResponderExcluir
  140. Wil: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  141. boa noite....meu joelho esta muito inchado...e estou com dores...
    sou alégico aos antiinflamatórios, em específico o profenid, voltarem...to num mato sem saida, com dores e não sei oque tomar, pois todos os medicamentos me causam reações alérigcas, oque voce, me indicaria?

    ResponderExcluir
  142. Edimilson: sinto muito, mas não posso ajudá-lo. Não existe uma medicação padronizada, que seja segura para todos os alérgicos. Por isso, só posso indicar uma medicação para você conhecendo seu histórico clínico de forma criteriosa. A indicação pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure seu alergista e peça que o oriente. Obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  143. Nossa,eu adorei o blog!
    Parabéns aos responsáveis!!!
    Bem,
    Descobrimos recentemente que meu marido é alergico a dipirona após aparecer várias feridas em seu corpo e após ser feito uma biopsia.
    Acabei me esquecendo de verificar e dei um comprimido de nimesulida a ele essa noite.
    Em minutos as coceiras e ardencias começaram.
    Dei logo um polaramine e um predisin a ele.
    Gostaria de saber se a nimesulida possui dipirona ou derivados da mesma?
    Vcs possuem algum consultorio em Niteroi?
    Grata pela ajuda.
    Mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  144. Mariana: pessoas sensíveis à dipirona, reagem também a todos os outros analgésicos e anti-inflamatórios que tiverem a mesma ação, mesmo que tenham um nome ou fórmula diferente. Por isso, é importante que seu esposo procure um alergista para orientá-lo de forma correta e segura. Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  145. eu fui ao medico e ele me passou um medicamento chamado Dolamin ;eu queria saber se este medicamento contem acido acetilsaliicilico porque sou alergico...por fsvor me ajudem ....obrigado

    ResponderExcluir
  146. Não é possível opinar sem conhecer o tipo de alergia que você apresenta. Aconselho que não use a medicação antes de falar com seu alergista, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  147. É muito difícil se alérgica a analgésicos e anti inflamatórios inclusive paracetamol, minha região tem dengue, o que faço se tiver uma febre altíssima. Sofro com enxaquecas terríveis, não sei mais o que fazer, já fui em três alergistas e nenhum me deu solução, vivo angustiada, me ajudem..

    ResponderExcluir
  148. É possivel orient´-la, mas não pela internet. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa. A nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  149. Já faz alguns anos que sofro com alergia a analgésicos e anteflamatorios, inclusive paracetamol, eu já me consultei com dois alergologistas e os dois me diseram que não poderiam me ajudar pois não se faz teste de alergia a medicamentos, o ultimo me deu uma lista já pronta de medicamentos que eu poderia utilizar, mas a maioria dos medicamentos eu já tinha utilizado e me deram alergia, eu convivo com fortes dores de coluna e de cabeça. Moro em recife vocês conhecem algum proficional daqui que possa me ajudar???

    ResponderExcluir
  150. Giovane: para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  151. Bom dia.Minha mãe tem alérgia a aspirina,é verdade que ela terá reações a qualquer analgésico?Obrigada.

    ResponderExcluir
  152. A alergia a acido acetil salicílico pode se acompanhar de sensibilidade a outros analgésicos e anti-inflamatórios. Por isso, é muito importante que procure um alergista para orientar sua mãe sobre quais são as medicações seguras para seu caso (esta orientação é individual pois a tolerância ao uso dos medicamentos varia em cada pessoa). Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  153. Anônimo3/6/15 11:02

    Tomei um comprimido de (Aspirina) e após 1h tive inchaço nos olhos logo quando percebi usei um anti-alérgico (maleato de dexclorfeniramina) após 1h um dos olhos desinchou e o outro continuou e no outro dia ao acordar meu olho continuo inchado. Isso pode ser permanente ?

    ResponderExcluir
  154. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação alérgica ao ácido acetil salicílico. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Vou fazer ultrasom amnh e o medico mandou toma laxante um dia dia antes .tenho alergia a dipirona ,ibuprofeno, e antiflamatorio nao esteroides.sera que devo tomar.to com do de ter aleegia

    ResponderExcluir
  156. Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com informando o nome do laxante para que possamos saber o principio ativo do medicamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Anônimo2/7/15 11:14

    parabéns pelo blog. Já assinei e vou procurar um especialista na Policlinica de Botafogo.

    ResponderExcluir
  158. Obrigado. A nossa equipe não trabalha em Botafogo. A Policlínica Geral do Rio de Janeiro situa-se no centro da cidade: Avenida Nilo Peçanha 38 sobreloja, no Castelo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  159. Anônimo6/7/15 20:36

    Minha esposa tomou o '' DICLOFENACO COLESTIRAMINA'' para tirar o inchaço do dente e teve diversos efeitos colaterais como: dor de cabeça, dor na boca do estomago, bastante enjoou e nauseas...o que fazer pra cortar o efeito do remedio, suspendi o tratamento devido a esses efeitos colaterais..

    ResponderExcluir
  160. O seu relato não sugere que sua esposa tenha apresentado uma alergia à medicação. É recomendável que procure atendimento médico para examiná-la, fazer o diagnostico e indicar a consuta adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  161. Ola, pode tomar torsilax e dipirona juntos

    ResponderExcluir
  162. Torsilax contém cafeína carisoprodol diclofenaco sódico paracetamol. Por isso, não é recomendado que seja associado com a dipirona, sem orientação médica. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. meu filho tem 2 aninhos e sempre tomou o Ibuprofeno, a garganta dele começou a enflamar e demos o mesmo a ele, porém surgiram nas solas dos pés Urticárias e em volta dos labios e coça muito é até desesperador, porfavor o que eu faço? Fui ao pronto atendimento eles aplicaram no bubum celestone e deram uma receita pra ele tomar em gotas durante 3 dia 12x12 hs!?

    desde já agradeço
    Att Romeni Ramos

    ResponderExcluir
  164. Olá Romeni: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica ao ibuprofeno. A medicação dos sintomas na emergência é importante para aliviar seu pequeno. Mas, é importante levá-lo a um(a) alergista para analisar seu caso e indicar alternativas seguras de analgésico e de anti-inflamatório para ele. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  165. Boa noite!

    Minha esposa foi ao médico e tomou em março Feldene (piroxican) e teve síndrome de Steve Johnson, agora em Julho ela teve sinusite e mesmo com uma lista de medicamentos da alergista o médico receitou Azitrolab (azitromicina) e ela tomou 1 comprimido por dia durante 5 dias seguindo o tratamento do médico , o problema é que na bula desse Azitrolab consta que mesmo raro pode ocasionar a Sindrome de Steve Johnson, nossa dúvida é esse medicamento pode mesmo ocasionar essa sindrome? estamos com medo , obrigado pela atenção..

    ResponderExcluir
  166. O fato de sua esposa ter apresentado Sindrome de Stevens Johnson com piroxican não significa que terá também com azitromicina. Mas, o ideal é que as dúvidas sejam esclarecidas com a alergista que trata dela. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  167. eu soua alergica ao acido de alguns remedios e de frutas acidas como abacaxi se eu encostar na fruta ja fico com coçeira e marcas vermelhas no corpo o que devo fazer pois tenho medo de me auto medicar e passar mal?? por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  168. Natália: a alergia a frutas precisa ser investigada pois pode se relacionar com a alergia ao látex. É pouco provável que esteja relacionada à alergia a medicamentos. Contudo, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  169. Boa tarde! Adorei as explicações do blog. Sofro com essa alergia a muitos anos. Toda vez que preciso ir ao médico, e informo que tenho essa alergia, vejo que os médicos ficam perdidos na hora de receitar o medicamento. Tive em alergista que me disse que só posso tomar anti-inflamatório esteroides, mas mesmo assim quando passo essa informação para os médicos eles ficam perdidos. Vcs poderiam me informar quais são os anti-inflamatórios esteroides? Para eu poder ajudar os médicos.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  170. Karla: os corticosteróides são os anti-inflamatórios hormonais ou esteroidais. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  171. Olá, gostaria de saber se quem tem alergia de dipirona também não pode tomar ibuprofeno. Tem associação um com o outro.

    ResponderExcluir
  172. Juarez: pessoas alérgicas a dipirona não devem tomar ibuprofeno pois há risco de reação adversa. Convido que escreva para nós (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  173. Anônimo8/9/15 09:13

    Bom dia, gostaria de tirar uma duvida: Descobri recentemente que sou alergico ao aas apos ingerir ou engov e perceber a alergia. Urticaria, trancamento da garganta, bolhas avermelhadas na cabeça....porem, isso ja fazem duas semanas q tomei...me tratei com anti alergico, tomei injeção e as manchas continuam a aparecer, em pequena escala, por exemplo, cada dia aparece uma na cabeça ou algo assim....tem dias q nao mas na maioria das vezes sim...meu medico disse ser normal pois a desintoxicaçao pode demorar...isso é normal ou nao?

    ResponderExcluir
  174. A reação pode ser demorada para desaparecer. Por outro lado, muitos medicam,entos podem fazer a chamada "reação cruzada" e apesar de não ser exatamente igual ao engov pode também provocar alergia. O seu alergista poderá orientar de forma mais adequada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Boa noite.
    Há cerca de 9 anos fui diagnosticada com dermatite atópica, provavelmente causada por alergia medicamentosa (anti-inflamatório voltarem e novalgina). Desde então, passei anos sem tomar nenhum tipo de medicamento correlato. Há cerca de um ano, tomei sem me tocar, uma novalgina. Até me dei conta do problema que poderia ter causado, mas como não tive nada, acabei achando que não tinha mais alergia. De lá pra cá, eventualmente, tomo esse medicamento para dores de cabeça, sem nenhum problema.

    Há cerca de 6 semanas sofri uma queda na rua e machuquei meus dois joelhos. Lesões bem feias, que infeccionaram e tive que tomar antibiótico cefalexina. Acabei com uma reação de coceira nas pernas alguns dias depois e a médica disse que seria reação ao ATB. Tomei anti-histamínico e melhorou, mas depois veio a dermatite atópica leve.
    No meio disso tudo, tomei, em dias diferentes, comprimidos de iboprofeno pra dor de cabeca, e há 2 dias estou com uma urticária por todo o corpo.

    Sei que vcs não podem e nem devem fazer nenhum diagnóstico por e-mail, apenas gostaria de questionar se é possível uma reação alérgica de anos atrás estar pseudo-sanada e voltar, anos depois, mesmo sem sem no primeiro contato contato com o medicamento, visto que tomei outras vezes de um ano pra cá e nada aconteceu. É possível isso, uma alergia "sumir" e depois voltar dessa forma?

    Obrigada, Flávia

    ResponderExcluir
  176. boa noite galera. eu tenho alergia de dipirona e paracetamol mais eu já fui no medico alérgico mais fiz todos os exames mais ele me falou que não e pra mim tomar os remédio que contem dor por que e muito ariscado ate a morte mais condo eu tenho dor o que posso fazer para passar a dor sera que tem remedi do mato que pode aliviar a dor alguém pode me ajudar obrigado.

    ResponderExcluir
  177. sou alérgico a Dipirona e aas.
    A dipirona eu substituo por Paracetamol normalmente. Mas o que substitui o Aas?
    airton- são caetano do sul

    ResponderExcluir
  178. Flávia: realmente, é muito complicado analisar pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato. A alergia ao ibuprofeno pode acontecer em pessoas que apresentaram alergia à dipirona. A dermatite atópica não é causada por medicamentos Trata-se de uma condição de causa genética e com mecanismo diferente das alergias medicamentosas. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-la no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  179. Existem opções para pessoas alérgicas à dipirona e paracetamol. Mas, não há uma medicação padronizada, que seja segura para todos os alérgicos. Por isso, só posso indicar uma medicação para você conhecendo seu histórico clínico de forma criteriosa. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Contamos com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  180. Airton: o uso de paracetamol pode ser uma opção para as pessoas que tem alergia à dipirona e ao AAS (ácido acetilsalicílico). Mas, ressalto que o(a) alergista é quem deve orientar as substituições, na consulta médica, uma vez que a alergia não é igual em todos os pacientes. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  181. Eu mostrei para minha alergologista fotos da minha alergia, urticárias pelo corpo todo, a boca entorta sempre no mesmo canto. Ela disse que quando pratico exercícios físicos libero estamina e isso provoca a alergi . Mas fizemos testes para saber se era intolerância a carnes, frutos do mar e lactose, mas não deu nada. Suspeitamos de temperos, até as ultimas duas vezes, que tomei dorflex e inchei. Lendo o post tive certeza, alergia a antiinflamatórios e analgésicos. Bingo!

    ResponderExcluir
  182. Que bom que pudemos ajudá-la. Converse com sua médica alergista a fim de verificar se sua suspeita é correta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  183. Boa noite. Tive alergia a dorflex no começo do ano tendo muita coceira no corpo todo. Quando descobri melhorou 90 por cento. Porém continuei tendo coceira no corpo todo e o medico pediu q eu observasse para tentar descobrir omotivo. Acredito que me coço quando estou suada e quando estou muito estressada ou ansiosa. Como posso ter certeza se esses sao mesmo os motivos e como tratar ou ao menos amenizar as coceiras? Sendo alérgica a dorflex posso usar o diprosalic pomada no pé? Na bula diz que incompreendidas.grata.Outra duvida, meus calcanhares sao muito rachados e o dermatologista disse que e alérgico, isso procede , aluas o diprosalic e por isso.Peço que me ajudem pois tenho muitas alergias incompreendidas.grata.

    ResponderExcluir
  184. O medicamento citado (Diprosalic) não consta da lista de medicamentos a serem evitados por alérgicos a dipirona (Dorflex) Mas para sua segurança, consulte seu (sua) médico(a) alergista sempre que tiver que tomar algum medicamento analgésico ou anti-inflamatório. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  185. Boa tarde, Michelle Silva Veloso. As reações a anti-inflamatórios podem ocorrer por vários mecanismos, então não há como garantir que não ocorram. Converse com seu(sua) médico(a) assistente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  186. Tenho muitas dor de dente eu tomo Dipirona meus pés estão inchado será que é alergia

    ResponderExcluir
  187. O seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia à dipirona. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  188. Boa noite. .me ajude ...dei naproxeno para meu filho de 17 anos e ele tá se coçando todo e vermelho e agora o que eu faço? ?

    ResponderExcluir
  189. Boa tarde. Leve-o ao atendimento médico. Não há como orientar sem examina-lo. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  190. ola. tenho alergia alimentar (leite cacau e soja) fiz tratamento. agora ela deu de volta. ela se manifesta dando inchaco nos labios lingua olhos e etc... nao tenho agora condicoes de voltar ao alergista que nao tem em minha cidade e tenho que ir pra outra cidade. preciso volta toma meus remedio so que nao lembro o nome. Era um remedio indicado para angiodema sera que alguem poderia me endica um. pois estou precisand. so com o anti alergico nao esta melhorando. cada dia uma nova crise.

    ResponderExcluir
  191. Sinto muito, mas não é possível saber qual o remédio que refere com os dados enviados em seu relato. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Boa Tarde, me chamo gisele e há uns meses atrás havia tomado amoxicilina e diclofenaco para uma infecção de garganta e dias depois do término do medicamento meu corpo empolou todo. Ficou mto vermelho. Na época fui ao médico e ele disse se tratar de reação ao um dos dois medicamentos. Imaginei que seria o antibiotico. A 2 meses atrás tive que utilizar nimesulida, receitado por um outro medico, devido a uma contusão. Não me lembrei desta reação que tive. Dias depois surgiu uma ingua embaixo do meu braço e dores musculares. Tomei outro anti inflamatorio recomendado por outro médico. Os sintomas foram persistindo e todo médico indicava anti inflamatório (estes que ao invés de melhorar as dores musculares, somente mantinha ou intensificava). Tomei 4 tipos da mesma classe até eu perceber que provavelmente eram eles que estavam me fazendo sentir todos esses sintomas (fora nausea, tontura). Depois que parei de tomar o remédio, quanto tempo as dores musculares e os sintomas desaparecem? Nao poderei tomar nenhum anti inflamatório da mesma classe devido isso?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  193. Gisele: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia ao medicamento. Quanto ao tempo para os sintomas desaparecerem, não é possível afirmar pois você não informou quais foram os medicamentos, dose, tempo de uso, etc. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. José Luiz29/10/15 08:42

    MInha esposa após realizar tomar o contraste para um exame, começou a apresentar alergia ao ASS. Inchaço nos olhos, coceira, vermelhidão no corpo, são algumas das reações. Gostaria de saber, onde em Santos/SP poderia achar tratamento gratuito, Agradeço pelo site de muita informação.

    ResponderExcluir
  195. José Luiz: não conheço sua cidade e desconheço a informação que solicita. Aconselho que procure se informar na Secretaria de Saúde de Santos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. Bom Dia,

    tomei antiinflamatorio por aproximadamente 2 meses. Tomei nimesulida, ibuprofeno, diclofenaco sódico, tandrilax, loxoprofeno. Além disso utilizei pomada de diclofenado e peroxican. Assim que supendi o uso as dores musculares cessaram praticamente 100%. Tem 5 dias que suspendi. Por isso acho que tenha sido reação aos anti inflamatorio. A ingua ainda está aqui pois conforme orientação medica estava utilizando pomada de antinflamatorio sobre ela para que melhorasse porém o medicamento que estava causando ela, ou piorando. Imagino que seja uma resposta do meu corpo. Tem 5 dias que retirei o contato com o medicamento e senti uma melhora grande das dores musculares. Toda vez que eu tomava, principalmente o diclofenado, eu sentia como se o musculo contraisse mais. Não seria alergia? Pq retirando o medicamento está melhorando....

    ResponderExcluir
  197. Gisele: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma reação adversa da medicação, mas não é provável que tenha ocorrido uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  198. Sou Alérgica Ao Ácido Acetilsalicilico E A Dipirona ....incha meus olhos parecem qu é c as o explodir e meus lábios uma vez passei mal de tanto inchaço q UE fechou minh a garganta tive que tomar injeção de adrenalina para desobstruir minha garganta sofro com dore X mas peguei medo de tomar remédios....

    ResponderExcluir
  199. Tenho alergia a paracetamol, qual antialergico devi tomar para aliviar a urticária?

    ResponderExcluir
  200. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno