10 janeiro 2009

Testes Alérgicos



Ao atender um paciente com queixa de alergia, o médico alergista ouve a história da pessoa e dos seus sintomas de forma minuciosa e completa, ou seja, quando iniciou, detalhes sobre as crises (tipo, frequência e intensidade), hábitos, condições ambientais, presença de alergia em outros membros da família, características pessoais, etc.

É mesmo um trabalho de detetive, procurando com argúcia não apenas o tipo da doença, mas o alergeno sensibilizante e as possíveis causas d
a doença. O exame físico cuidadoso completa a base para a definição do diagnóstico.

Partindo dos dados obtidos, o médico poderá solicitar exames que auxiliem sua pesquisa e realizar testes alérgicos.

Testes, portanto, não servem para “descobrir” ou para prever uma alergia, mas sim para complementar a suspeita médica e identificar os agentes provocadores da alergia.

A realização do teste alérgico deve obedece
r normas científicas e utilizar material padronizado, sendo realizado por médico especialista e capacitado para tal. Um teste bem feito é certamente um método valioso e fundamental para o médico, seja para detectar a causa como para orientar o tratamento.

Tipos de testes alérgicos

1- Teste de puntura (ou “prick test”): indicado na suspeita de atopia, alergias respiratórias e alimentares. É um procedimento rápido, seguro e
indolor, realizado no antebraço do paciente. Após limpar o local com álcool, pingam-se algumas gotas dos alergenos e utilizando um puntor, faz-se uma leve picada (puntura ou “prick”) em cada gota. Aguarda-se por cerca de 20 minutos e observa-se a reação no local. O teste é positivo quando surge uma elevação avermelhada na pele, semelhante à uma picada de mosquito.

Os testes mais utilizados por método de puntura são os inalantes (ácaros da poeira, fungos, pelos de animais, penas, lã, gramíneas ou polens, entre outros) e alimentares (leite, ovo, crustáceos, frutas variadas, trigo, centeio, aveia, arroz, amendoim, cacau, entre outros).

2- Teste “prick to prick”: trata-se de uma variação do teste de puntura onde o alergista utiliza alimentos ao natural (frutas e verduras frescas, leite de vaca) para realizar o procedimento.

3- Teste intradérmico: neste caso, o teste é realizado com injeções sob a pele (intradérmicas) utilizando uma seringa de 1ml descartável com agulha fina (10 x 3 ou 10 x 4). Alguns testes são avaliados 15 a 20 minutos após e outros dependem de uma leitura tardia, isto é, com resultados após 48 horas. São testes sensíveis, embora tenham mais chances de provocar reações indesejáveis.

Os testes mais utilizados por método intradérmico são: insetos, bactérias, fungos e testes para avaliação memória e da defesa imunológica.

4-Teste de contato: usados para avaliar alergias da pele, quando se suspeita de uma dermatite o
u de uma urticária de contato. Limpa - se a pele (em geral nas costas) e cola-se o material do teste montado previamente em contensores, protegendo-se o local com fita adesiva micropore. Após 48 horas, o teste é retirado, sendo recomendada a exposição à radiação ultra violeta. O paciente retorna 24 horas após, para avaliação final e orientação dos resultados.

Utiliza-se uma bateria padronizada de substâncias ou
testam-se apenas aquelas que o paciente manipula habitualmente e que se suspeita.Por exemplo, pode-se testar o próprio esmalte de unhas que a pessoa utiliza.

5- Testes de Provocação: consistem em colocar
a substância suspeita diretamente no local onde ocorre a alergia. Utiliza-se a provocação nasal, brônquica, oftálmica ou ingerindo o alergeno. Por exemplo, pede-se ao paciente para ingerir um alimento suspeito ou faz-se uma nebulização com o próprio alergeno. Estes testes são perigosos, devendo ser realizados apenas por alergista treinado e em ambiente hospitalar.

6-Testes no s
angue: são realizados em laboratório, com a coleta do sangue e dosando a presença do anticorpo de alergia (IgE ou imunoglobulina E) específico para cada substância suspeita. É possível realizar esta dosagem para inalantes (ácaros da poeira, fungos, baratas, pelos de animais, etc) alguns alimentos (leite, ovo, frutas, cereais, cacau, etc), veneno de insetos, látex (borracha) e alguns tipos de medicamentos.

Em algumas pessoas, o teste cutâneo precisa ser substituído pela avaliação no sangue, como por exemplo: pessoas que não podem interromper o uso de antialérgicos ou que tenham lesões severas na pele, bem como aquelas que já tiveram
reações graves anteriormente.

O alergista analisará cada caso e definirá a melhor forma de testagem em cada paciente.


Fatores que podem interferir nos testes alérgicos

Muitos fatores podem influenciar no resultado dos testes alérgicos, a começar pela qualidade e tipo do extrato utilizado, que deve ser padronizado
de acordo com as normas nacionais e internacionais. Crianças pequenas e idosos têm mais facilidade em resultados negativos. Além disso, os testes de leitura imediata (puntura e intradérmicos) realizados para inalantes, alimentos e insetos, sofrem a influência de medicamentos, como por exemplo, os antialérgicos, que devem ser suspensos 5 a 7 dias antes. Os testes de contato podem resultar em falso negativo se o paciente estiver em uso de cortisona.

Da mesma forma, as condições da pele e a técnica de realização dos testes poderão influenciar no resultado final. Por exemplo, pessoas portadoras de dermografismo por terem uma pele mais sensível, reagirão de forma exagerada, resultando em falsa-positividade ao teste.

Conclusões

- Testes são procedimentos importantes para auxiliar o médico a identificar os fatores que provocam a alergia.

- Não existe
um teste que sirva para detectar tudo que pode causar alergia numa pessoa.

- Um teste isolado, sem a avaliação clínica feita pe
lo médico, não tem valor.

- Não existe teste para corantes, aditivos alimentares ou que sirva para todos os medicamentos.


O teste realizado de forma adequada e bem indicado é de grande valia, pois define a natureza alérgica dos sintomas, ao mesmo tempo em que avalia o grau de sensibilização. Assim, é possível estabelecer a causa dos sintomas, orientar o tratamento e preparar uma vacina mais adequada (imunoterapia específica).

100 Dê sua opinião:

Vivian Sbrussi disse...

Oiii!!! td certinho?
tenham um ótimo finzinho de domingo!

obs: dá uma passadinha lá no meu blog que tem um presentinho pra vocês!

t+

Vivian
http://viviansbrussi.blogspot.com/

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vivian: agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia o prêmio "Dardos". Visitei o seu blog. Parabéns!

Anônimo disse...

fiz uso de pomada com corticoides por 4 anos neste periodo engordei 12 kgs. Gostaria de saber quanto tempo será necessário para que o efeito deste medicamento cesse? E o que devo fazer para voltar o meu peso de antes.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para emitir um parecer, é essencial uma consulta pessoal e assim poder analisar os fatores envolvidos no seu ganho de peso corporal. O uso da pomada de corticóide, mesmo em áreas extensas não provoca habitualmente este efeito colateral. Por isso, aconselho que peça esta orientação ao seu alergista, que conhece bem os seus dados clínicos e poderá orientá-lo adequadamente. Obrigado por visitar nosso blog.

KEILA PEIXOTO disse...

OLÁ , MEU FILHO ESTA COM UMA "ALERGIA" NOS BRAÇOS, PRÓXIMO AO COTOVELO, ELE DIZ QUE COÇA MUITO E ACABA VIRANDO FERIDAS REDONDAS QUE SAEM AGUA , QUANDO PASSO POMADA DESONOL ELE DIZ QUE ARDE BASTANTE , OS MÉDICOS AQUI DIZEM QUE É ALERGIA E OUTROS DIZEM QUE É MICOSE, EU ACREDITO QUE SEJA ALERGIA . TENHO PESQUISADO MUITO NA INTERNET E ACHO QUE É DERMATITE DE CONTATO ALÉRGICO PELA APARENCIA. AH ...ONDE A FERIDA SOME FICA BRANCA (MANCHADA) A PELE .
VCS PODEM ME AJUDAR . ESTOU MUITO PREOCUPADA COM ESSA SITUAÇÃO. OBRIGADO

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Keila: Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa da alergia na pele do seu filho sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. O teste de contato pode confirmar o diagnostico, mas depende da idade do seu filho. Aconselho que converse com o alergista sobre esta possibilidade. Obrigado por nos visitar e volte sempre ao Blog da Alergia.

Dirlaine disse...

Ola, meu filho está com alergia em todo o corpo e principalmente no couro cabeludo e ainda não consegui identificar o que está causando a alergia todos os dias ele come muita gelatina e também gosta muito de melancia são basicamente as dois alimentos que ele mais come, mas o que esté me intrigando é que a crise só acontece à noite e se ele chorar piora a alergia. Ele tem um ano e nove meses gostaria que me dessem uma luz pra conseguir identificar o que esta provocando a alergia

Desde já obrigada!
Dirlaine

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

dirlaine: lesões na pele não podem ser identificadas sem um exame pessoal.O seu relato não sugere uma alergia alimentar. Aconselho que leve seu filhinho a um alergista para orientar adequadamente. Obrigado por sua visita.

Anônimo disse...

Quero saber quanto custa um teste de contato...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Informações sobre testes podem ser obtidos nos telefones (21) 2210 2810 e 2517 4206 de segunda a sexta, de 8 às 11:30 e de 13:30 ás 16:30.

Anônimo disse...

ola ja nao sei o que fazer com meu filho todo o ano ele tem tosse que dura trez meses ou mais os medicos dizem ser tosse alergica mas nada ajuda ele esta com 3 anos e na minha cidade nao tem alergista .mas porq a tosse so da uma vez ao ano se fosse alergia ia dar o ano todo nao é?desde ja grata...

jorge disse...

Estou fazendo um tratamento para eczema desidrótica e eczema de contato, gostaria de saber porque quando tudo está parecendo se curar, volta novamente a aprecer vesículas, ultimamente tomo os seguintes medicamentos:
predsinona,
fluconazol,
betametasona pomada,
cloridroxi alantonido de al. 1% e propilenoglicol 10% creme.
este vai e vem pode ser emocionla?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jorge: peço sua compreensão, mas não podemos atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua participação em nosso blog.

Carlos disse...

Olá..
desde meados de agosto do ano passado 2008 passei a ter coceiras pelo corpo, começando com uma no braço. Achei que fosse uma picada de inseto.. criou-se uma ferida..e coçei sem ver..quando de repente, percebi q a região ficou avermelhada. Nunca tinha visto aquilo pois nunca tive problemas deste tipo. Tenho 30 anos de idade e agora sofro com esse problema, pois tomo hixizine 25ml sempre q as incidencias se agravam. Além disso eventualmente passo um gel na pele p aliviar a coçeira. Percebo q ela está aumentando gradativamente. Fiz todos os exames que os demartologistas e alergologistas me pediram e absolutamente nada foi constatado. A única coisa que fiquei sabendo foi que eu precisava tomar esse remédio toda vez q precisasse com no mínimo 6 horas de intervalo. O grd problema além de não ter idéia da causa e até quando vou conviver diariamente com isso, é que esse remédio me causa muita indisposição e sono. Eu tomo ele antes de dormir e mesmo assim no dia seguinte eu não fico nada bem. Me dá tontura e moleza.
Se for possível, alguem pode me auxiliar?

obrig. Carlos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Hixzine é um antialérgico mais antigo, podendo causar sonolência e aumento do apetite. Atualmente existem antialérgicos modernos, chamados de "nova geração" que não alteram sono nem apetite. peça ao seu médico para indicar um destes para seu caso. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Anônimo disse...

Olá, atualmente fiz uns testes de alergia, o cutânteo, alimentar, contato, inalante e bacteriano. No inalante todos reagiram, os outros bem pouco. Tenho inflações na garganta constatemente as amigdalas ficam um pouco inchadas,e formas umas massas brancas, a Orofaringe fica com uns locais inchados tbm como se fosse uns caroços, a garganta tbm coça tbm. Ao cantar sinto dor.Minha IgE deu 297,0 método: quimiolminescência, PCR 12,00 método: imunoturbidimetria, mas o ASLO dá baixo não passa de 45,0. E tenho suspeita de febre reumática, pelos exames e pelos sintomas. Tratar alergia a inalantes é mais complicado? Poderei voltar a cantar? Ou pelos sintomas parece ter algo mais envolvido? Tem algumas medidas que posso tomar para reduzir essas inflamações sem fazer uso de medicamentos?
Obrigada

Anônimo disse...

Peço sua compreensão, mas não podemos responder a todas as suas dúvidas através de aconselhamento por e-mail. Para isso, seria necessário analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e examinar pessoalmente. Contudo, lembro que a rinite alérgica é uma causa frequente de sintomas na garganta conforme descreve e se acompanha de alergia aos inalantes. Escreva para nosso email e enviaremos uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

Anônimo disse...

estou com manchas vermelhas no corpo que não coçam e nem ardem..fiz exame de hemograma...e constatou entre outras coisas: taxa de hemoglobina baixa , eosiofilo alto, monocito, bastões, basfilo e hematócrito baixo. o que poderoa ser? E qual o melhor tratamento/medicamento para o tal fato.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas sua solicitação não pode ser atendida através de um aconselhamento por e-mail. Para diagnosticar e indicar tratamento de uma alergia na pele é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Obrigado pela visita.

*٭♥ŁẪЎŜ ♥٭₧ disse...

Estes exames custao caro???
Tenho que fazer-los, mais queria antes saber se hà algum risco de piorar minha alergia (que meu medico diz ser eczema de contato).

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lays: o custo depende do tipo de teste: ligue para (21) 2210 2810 e informe-se com a nossa secretária. Gratos pela visita e pela sua participação em nosso blog.

Patricia disse...

Boa noite, meu filho de 8 anos tem alergia ocular há 2 anos. Ele faz uso diário de Patanol S e lubrificante ocular (Fresh tears). Frequente faz uso tópico de corticoide (Pred mild) e agora a oftalmo passou Corticoide via oral. Estou desorientada, não consigo entender ou definir qual é a causa da alergia. Não tenho nenhum animal, pássaro ou bicho em casa. Não tenho cortinas, nem tapetes. Minha casa é bem arejada e não tem mofo. Me ajudem... o que é possível fazer? Os olhos dele ficam com o branco dos olhos totalmente vermelhos e só melhoram após o uso de corticóide. Obrigada pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: o seu relato sugere que seu filho necessita atendimento especializado e, se for confirmada a alergia, iniciar um tratamento com vacinas (imunoterapia) Só assim será possível modificar a histótia natural da sua doença e com o tempo, quem sabe,não mais precisar ds medicamentos contínuos. Aconselho que o leve a um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

minha filha tem um teste de alergia marcada p sabado mais ela esta tomando hixizine e tomou 1 dose e desalex ela vai poder realixar os testes alergicos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Antihistamínicos podem interferir na resposta de alguns tipos de testes alérgicos. Você não informou que teste sua filha realizará: aconselho que ligue para o alergista e peça esta orientação. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Estou com uma tosse seca há uma semana, isso pode ser tosse alérgica? Se for como faço para saber ao que sou alérgica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como afirmar a causa de uma tosse sem analisar seus dados clínicos e sem examiná-lo. A tosse de início recente pode ter causas variadas, em especial as viroses respiratórias. Para saber se é uma alergia, o caminho mais adequado é procurar atendimento com um médico alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Minha sobrinha tem 18 anos e teve uma infecção urinária,foi receitado pela médica o medicamento CIPROFLOXACINO de 500mg,em menos de 5 minutos ele começou com uma tosse muito forte ,falta de ar e em seguida desmaiou,levamos para o pronto socorro,e chegando lá ela estava com o rosto desfigurado,e foi constatado alergia ao medicamento,foi aplicado um anti-alérgico e ficou no soro e foi encaminhada a um ambulatório alergico,gostaria de saber se Há a possibilidade de ela ser alergica o outros medicamentos com essas infomações que eu passei e onde tem ambulatóruio de alergia para que ela possa fazer tratamento noRio de Janeiro,desde já o meu muito obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O ambulatório da nossa Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária Cleuza e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

Gerciane disse...

Tenho uma alergia que ataca somente braços e pernas coxas os médicos ja me falaram que era sarna mas ja fiz varios tratamentos mas não resolve coça muito parece que estou sendo alfinetada rs quando penso que sumiu ela volta com força pode por favor me ajudar com isso.
obrigada
Gerciane aguiar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gerciane: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como emitir um parecer sem examinar sua pele. Além disso, é preciso conhecer também seus dados clínicos pessoais e familiares para que seja possível fazer o diagnóstico e indicar um tratamento. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Karine, minha mae é alergica e precisa fazer testes alergicos. Eu gostaria de saber ate que idade pode-se realizar o teste?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karine: não há limite de idade para realizar testes alérgicos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá fiz testes de contato nas costas a uns dois anos e detectou alergia a duas substancias, porém as marcas do teste positivo não sumiram e ainda aumentama cada dia, gostaria de saber por que

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento na internet. A reação do teste de contato costuma desaparecer em poucos dias. Aconselho que retorne ao seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa noite ,tenho urticária emocional há anos e rinite ,já fiz uma vez teste,não deu nada,mas agora a médica q/ faço controlr otorrina ,pediu um teste p/ alergia ,pois devido a tantos calambos q/me incomodam devido a coceira q/ persiste e feri ,engordei 19 kl,não consigo emagrecer ,e tomo anti-istamicos,mas não adianta mto,me ajudem, o teste é caro o SUS não faz,no momento não tenho condiçôes de faze-lo,sou de minas.Agradeço pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não sei informar sobre os locais para realizar testes alérgicos em Minas Gerais. Aconselho que entre em contato com a Asssociação regional de Alergia em Minas Gerais, cujo e-mail é: mg@sbai.org.br Assim poderá se informar de forma adequada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

tenho 18 anos e estou fazendo um teste de contato com 30 substancias, os adesivos estao nas minhas costas e nao param de coçar... fiz hoje a tarde o teste com alimentos e com inalantes, foram 18 substancias e 15 reagiram,quer dizer que tenho alergia as 15 que reagiram? elas tinham em média 4mm.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O resultado do seu teste deve ser analisado cuidadosamente, em conjunto com seus dados clínicos. A reação positiva de forma exagerada pode representar a expressão de uma pele sensível e configurar um quadro de "falso positivo" Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista que conhece seu caso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Fiz teste de alergia aos caes e deu que não era alergica. mas tenho um cao em casa e ando cheia de alergia... será que tenho alergia ao cao?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreesão, mas não é possível afirmar o tipo de alergia que apresenta através de um aconselhamento na internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoal. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita

Miss disse...

Olá,Boa Tarde
Meu nome é Ana,tenho 19 anos .
Gostaria de uma informação.
Quando eu fico exposta ao sol,aparece umas manchas vermelhas na minha pele parecndo uma placa com uma bolinha,mas depois que fico num ambiente de sombra,minha pele volta ao normal .
O que pode ser ,e eu não sinto nada apenas a pele fica vermelha .
Att,Ana .
Aguardo a resposta .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível afirmar a causa de qualquer reação na pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico especialista para fazer o diagnóstico e orientá-la de forma adequada. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de uma informação. Onde eu posso realizar o teste de provocação a medicamentos? minha mãe é alérgica a medicamentos, mas não sabemos quais os remédios que ela pode usar quando fica doente. Moro na cidade de Recife-PE e aqui só tem esse teste no Hospital das Clínicas. Tentei num período de 6 meses conseguir uma vaga para tal teste mas até hoje nunca consegui. Teria outras clínicas ou hospitais especializados nesse tipo de teste?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não conheço a rede de saúde em Recife. Aconselho que solicite esta informação junto à Secretaria Municipal de Saúde. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Karla disse...

Olá, boa tarde! Tenho um filho de três ano, ele apresentou sinal de alergia desde 1 e 2 meses, não sabemos ainda o que é, já causou reação com suco de maracujá, chocolates, salgadinhos e outras coisas mais... ele pode fazer o teste alérgico? Esta tomando prednisona e polaramine alternados..; O que faço para ter mais precisão no diagnostico?

Ana Costa disse...

Olá. A partir de que idade podem ser realizados testes alimentares? Ouvi falar que antes de 2 anos podem gerar resultados falso positivo ou falso negativo, é verdade?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karla: os testes estão indicados para os casos onde se suspeita de mecanismo alergico envolvendo a IgE ou imunoglobulina E, sendo usados para inalantes, e para determinados alimentos. Por exemplo: não há como testar salgadinhos. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: não há uma idade limite para realizar testes, mas é fundamental confirmar sua indicação precisa e que sejam interpretados de modo adequado. Crianças pequenas tem sistema imunológico imaturo e necessitam que o médico possua conhecimento especializado para que os testes sejam precisos. O alergista está capacitado para esta orientação Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite , tenho uma alergia a 4 anos , fiz varios exames o medico disse que era dermatite cronica , depois em outro exame de de pgmento preto . agora tenho crise horriveis de coceira a noite toda sem dormir , e a agors manchas roxas tb tem aparecido , hoje mesmo estou com uma enorme no braço .já tomei varios medicamentos , beta 30 injetavel e outras tb injetaveis fora os os outros via oral .
não sei mais o que fazer, tem algum lugar para me indicar em são paulo que possa resolver meu caso .
obrigada .
Elaine .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elaine: o hospital das clínicas, hospital dos servidores e hospital edmundo Vasconcelos possuem Serviços de Alergia. Além disso, você pode localizar os médico portadores de título de especilista de Alergia no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá,a dois meses atrás tomei um antibiótico chamado KLARICID por 15 dias ,que nunca tinha tomado antes afim de curar um sinusite causada por intensas crises de rinite.Depois de aproximadamente 5 dias começou a me dar uma coceira intensa nos braços e no peito com algumas bolinhas vermelhas sem relevo..Fui a um dermato que me deu um anti-alerigico para tomar durante seis dias mas como não passei tomei por 12 dias e os sintomas ainda não passaram,aliás a coceira agora esta na minha barriga e pernas..ele não quis me indicar um alergista.
Moro em Porto Alegre,se puderes me indicas alguma clinica ou algum médico alergista agradeceria!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você pode localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia no no site da ASBAI: www.asbai.org.br. Procure no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Tenho acne nas costas, tem como fazer o Teste de contato em outro lugar, no antebraço, por exemplo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

é possível realizar o teste de contato em outras áreas do corpo. O alergista avaliará o local e indicará a alternativa mais apropriada para cada pessoa. Gratos por sua visita.

Priscila Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Priscila: ambroxol não interfere no resultado dos testes cutâneos de leitura imediata para leite. Gratos pela visita

Selma, de Campo Verde MT disse...

Olá, o meu filho tem 08 anos e desde dos 03 ele sofre com uma alergia, que pimeiro começou na pele principalmente nas juntas e depois foi para os olhos, nós já consultamos vários oftalmologistas e não descobrimos causas,o pior é que em todo esse tempo ele usou e ainda usa colirios com corticóide.Nós não sabemos como agir pois ele precisa usar o colirio todos os dias e agora nem está resolvendo mais!Por favor nos ajude!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Selma: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para opinar através deste aconselhamento na internet, baseado apenas em seu breve relato, sem conhecer os dados clínicos do seu filho de forma criteriosa e sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que o leve a um alergista. Para localizar um alergista em local mais próximo de onde mora, procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.

Jéssica Araras disse...

Oi, estou com alergias a mais de um ano e não descobri ainda, meus médicos sempre me pede jejum dos alimentos mais alergênicos e não posso ficar sem o remédio antialérgico, e ainda tem uns q nem me fazem efeito mais, nenhum me submeteu a realizar exames de testes, não sei mais o que fazer as urticarias cada vez aparecem mais e se aglomeram causando um grande hematoma, obrigada, sera que poderiam me ajudar.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jessica: não há um exame específico para diagnóstico da urticária. O médico alergista analisa os dados clínicos de cada pessoa para definir a necessidade de realizar exames. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/12/muitas-pessoas-escrevem-para-o-e-mail.html
Gratos pela visita.

Anônimo disse...

vi numa clinica de medicina chinesa sobre teste alergico com fio de cabelo.
O que vcs tem a dizer sobre? ObrigadA.
Ass. Danuta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Danuta: não posso opinar pois desconheço o teste que refere. Gratos por sua visita

valdir ferreira da natividade Natividade disse...

bom dia,minha mae ta com uma alergia na qual seu corpo coça o dia inteiro,ja foi feito teste de contato do qual o medico nao gostou do resultado,pediu novamente,mas e muito demorado,minha ja tem idade,nao guenta fica indo ao medico quase todo dia,e mesmo com pedido medico,as clinicas querem que se passe pelo medico da clinica pois nao se aceitam so fazer o exame,eles dizem que tem queser avaliado pelo medico da clinica,eles nao aceitam so pedido de outro proficinal da area,me ajudem por favor!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Waldir: o nosso Serviço realiza os testes de contato para pacientes de fora, desde que traga o pedido médico para o exame. Para se informar, ligue de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:30 e à tarde de 13 às 15 horas para os telefones (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Gratos pela visita.

saúde sem glútem da jucy disse...

em qual clinica pode ser feito o teste alergico no sangue em irece-ba

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jucy: nãso sei informar. Aconselho que entre em contato com a Associação Brasileira de Alergia - ASBAI - www.sbai.org.br. Gratos por sua visita.

Samara Celmer disse...

Bom dia! Estou com uma alergia na pele já faz um ano e fiz alguns tratamentos com a dermatologista, mas ela abandonou meu caso pq nao tem mais oq fazer. Eu comecei com umas coceiras nas pernas, que viraram feridas e logo se espalharam pelo corpo todo. Estava tratando com corticoide oral, Duotrat pomada para cicatrização e predsona para aliviar as coceiras, durante 5 dias, depois durante 10, depois com a dose dobrada em 15 dias, mas ainda não foi o suficiente. A Dermatologisla alega é que picada de inseto (pernilongo) mas que se fosse só isso com os medicamentos e uso frequente de repelente teriam sarado. Não tenho condições de procurar um médico fora da cidade e aqui na cidade onde eu moro não tem Alergista. O que devo fazer? tem alguma forma de tratar ou de pelo menos diminuir a coceira para ferir menos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Samara: compreendo sua dificuldade e gostaria de poder ajudar. Mas, peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para poder indicar o que deve fazer, preciso examinar sua pele e fazer o diagnóstico do seu problema. Além disso, lesões na pele têm que ser analisadas em conjunto com os dados de sua história clínica. Aconselho que converse com o médico clínico geral em sua cidade e peça que a oriente. Caso venha ao Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

MARIA HELENA RODRIGUES ARGINO BORGES disse...

Bom dia pra vocês, porque o meu já começou ruim, rs. É o seguinte, eu tenho alergia a àcaros, produtos químicos, toner de impressora, agua sanitária...inalantes. Meu médico não conversa quase nada, e não explica o tratamento, so me responde o que eu pergunto e muito mal, rs, então vou perguntar algumas coisas a vocês, 1º O histamim serve para estes casos? 2º ele é corticoide? 3º Qual o melhor medicamento, cetirizine, loratadine ou outro? 3º Que remédio devo usar quando tenho contatos com estas coisas e fico com asma, tosse, faringite, rinite, sinusite, otite, enxaqueca, ansia de vomito, isso ja me causou muitos problemas no trabalho, desde outubro estava afastada por conta da impressora, pois que ninguem queria ir para o atendimento ao publico, agora voltei e fui inventar de ajudar a uma amiga que estava só e amanheci doente com estes sintomas citados. Obrigada.

MARIA HELENA RODRIGUES ARGINO BORGES disse...

Meu medico disse que nao se usa mais histamim...esses antialergicos, mas nao explica nada, o farmaceutico disse que usa, talvez ele tenha dito que nao se usa para o meu caso, aff, como é fechado o cara, acho que porque ele é medico de criança so se dar com crianças, rs. Socorro, rs. obrigada

MARIA HELENA RODRIGUES disse...

Acho que o medico falou que o histamim não serve para o tratamento, mas que alivia a tosse alivia, hoje vejo que a tosse é asma, ele podia ter me explicado isso, mas vou dizer a ele, que se ele tivesse mais tempo para conversar com seus pacientes ajudaria mais. Olha ele já me passou loratadina, cetirizina, noex, busonid, slit vacina que foi a unica coisa que nao tomei porque disseram que nao adianta nada, mas vou tomar se voces me indicarem, tomei tambem levofloxacino e prednisolona. O que eu tomo para passar o enjoo e a tosse, tomei histamim, acho que vou melhorar, porque ja fiz isso. obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Helena: 1) a asma e a rinite são doenças de causa genética (hereditária) mas esta tendência sofre a ação de fatores do ambiente e fatores constitucionais de cada pessoa. 2) Alguns destes fatores (como por exemplo a alergia aos ácaros e aos inalantes) tem origem alérgica. Outros, (cheiros, fumaças, produtos químicos, toner, etc), podem irritar o aparelho respiratório e desencadear sintomas, mas não tem mecanismo alérgico (imunológico). Por isso, se você mantiver o tratamento de controle (e não apenas nas crises), os fatores irritantes não serão tão agressivos para seu aparelho respiratório. 2) Histamin não é um corticóide. É um antalérgico - ou antihistamínico, da mesma forma que: loratadina e cetirizina. Mas Histamin faz parte de uma geração mais antiga de antialérgicos e pode causar sonolencia, sedação, aumento de apetite, entre outros efeitos colaterais. 3) Não posso indicar o "melhor remédio" porque é individual. Uma pessoa pode se dar bem com um remédio e uma outra, não, com a mesma medicação. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

MARIA HELENA RODRIGUES disse...

Ok, obrigada, ajudaram muito. Não posso ir aí, pois moro em João Pessoa na Paraíba, onde o sol nasce primeiro, o ponto mais oriental das américas, somos a segunda cidade mais verde do mundo, e aqui a Paraíba é masculina mulher feminina sim senhor, quem vem pra cá não quer voltar, é uma paz...rs, só pra descontrair. Bom trabalho.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigada pelo retorno, Maria Helena. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Um abraço!

Anônimo disse...

oi, essa semana eu tive uma crise alergica respiratoria por causa do veneno que o pessoal da sucan bate na cidade, como dizem fumasse eu acho, mas quando cheguei ao posto o medico disse que eu estava era nervosa, mas entao minha mae me levou a outro medico imediatamente chegando la eles me aplicaram soro e uma injerçao dizendo que era para desintoxicar logo em seguida me deram um anti-alergico.......o que eu quero saber e se crise alergica respiratoria pode ser confundida com nervosismo....desde ja agradeço.... gostaria de respostas. ah e os sintomas que eu tive foi muita falta de ar, formigamento pelo corpo e queimor nas vias respiratorias e inchaço da face do rosto principalmente na boca e pescoço......

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem casos onde os sintomas da alergia podem se confundir com sintomas ocasionados por fatores emocionais. Os médicos que a atenderam no setor de emergência poderão esclarecer o diagnóstico para seu caso. Gratos pela sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

como é realizado o teste alergico com 30 substancias

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando o nome do teste para que possamos orientar adequadamente. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Valdeciria e moro em Belo Horizonte,quero dizer que através desse Blog descobri que estava com alergia a esmalte de unha, pois haviam 2 semanas que sentia muita coceira ao passar a unha em qualquer local no meu corpo,visitei o blog que falava dessa possibilidade.Desde então tirei o esmalte da unha e comecei a observar que não me coçava mais.Sabia que tinha alergia a perfume e cremes com fragrâncias fortes mas,esmalte!? foi uma surpresa!MUITO OBRIGADA! E se persistirem os sintomas o médico será consultado!BJS

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pelo depoimento Valdeciria. Infelizmente, é preciso deixar de usar o esmalte já que não há vacina ou tratamento que cure a alergia de contato. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Sabrina Spósito disse...

Olá. Estou com alergia nas mãos, alguns caroços bem pequenos, tipo bolhinhas com um pouquinho de água, no dorso da mão, especialmente perto do punho. Pode ser o que?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sabrina: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail.Para fazer o diagnóstico das lesões em sua pele é preciso examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

Juliana disse...

Olá. Fiz recentemente teste na pele e o de exame de sangue para detectar a alergia ao leite. E outros vários para outros alimentos. Meu maior interesse era no teste da alergia a leite. Pois toda vez que como algum alimento com leite, como requeijão, sorvete, doces com creme, e queijos fico muito vermelha e meu intestino que nunca funcionou bem, passa a parar de vez e fico com a barriga muito inchada. Para minha surpresa os testes para tudo que fiz deram negativo Por uma crise alérgica a um produto que usei, pois sou alérgica a ácido salicílico, tomei por quase duas semana cortisona. Semanas essas que antes do exame. Logo que suspendi o uso realizei os testes. Como lí aqui que a cortisona pode dar falso resultado, poderia ter acontecido isso no meu caso? Pois o médico que me atendeu não me explicou e nem comentou isso.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: o leite pode provocar reações variadas e nem sempre o teste será positivo pois as reações nem sempre têm mecanismo imunológico (alérgico) associado. O uso do corticóide nas doses convencionais pouco altera as reações nos testes alimentares de leitura imediata. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

HANNAH R A disse...

boa noite..
que exame de sangue posso fazer para descobrir todo tipo de alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Hannah: não há um teste que possa apontar a causa de todos os tipos de alergia. A análise clínica e o exame feito pelo médico são a base para o diagnóstico e para definir os exames e/ou testes necessários em cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá.
minha filha tem 6 anos e o exame de sangue dela deu mto alterado. P resultado para IgE total deu 637 ui/ml sendo q o normal seria até 52ui/ml. Pra poeira doméstica deu moderado e pra epitélios deu mto alto 75,60 ui/ml.
Um dia antes do exame ela estava fazendo uso dos medicamentos piemonte 4mg, Hixizine xarope e flixonase nasal. Gostaria de saber se os medicamentos interferem no resultado do exame ou não.
Fiquei mto preocupada com a alteração tão alta.
Mto obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Os exames sugerem que sua filha é alérgica a ácaros da poeira domiciliar e epitélios animais. O médico alergista orientará o tratamento. Os medicamentos não interferem no resultado dos exames. Convido que escreva para nosso e-mail e receba a cópia em PDF do livro: "Alergia doença do século XXI" Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Obrigada pela atenção! Vou escrever para o email.

Anônimo disse...

Qual é o email de vcs? Não encontrei. Podem me passar?
Agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Na coluna da direita do Blog logo abaixo da foto da equipe está um link onde está escrito: "Fale conosco" envie seu e-mail para: alergiapgrj@yahoo.com.br Gratos por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, tenho 47 anos de idade e desenvolvi uma alergia a tintura de cabelo, já fiz vários testes com os produtos chamados de anti-alérgicos e o resultado foram os mesmos, minha cabeça fica inchada e vai descendo o inchaço pelo rosto. Fui ao alergista e contei o problema ele me encaminhou para um teste cutâneo onde na requisição estava escrito (Teste cutâneo instantaneo, ácaro, poeira, blomio,barata), não fiz o exame acredito que não seja o exame que realmente preciso, penso que os reagentes teria que ser referente ao couro cabeludo, por favor me ajudem>

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Na maior parte dos casos, o teste usado para detectar a alergia à tintura de cabelo é o chamado teste de contato. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia!
meu nome e Maria, gostaria de saber se vocês tem alguma clinica que possam mim indicar em Belo Horizonte que faça o teste de contato e cosmético

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria: para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Belo Horizonte, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Uma outra opção é entrar em contato com a regional da ASBAI em Minas Gerais (o contato está no site da ASBAI nacional). Gratos pela visita.

!Titan disse...

Olá, por favor me ajudem.
Estou com uma alergia insuportável.
Fiz os exames de sangue e deu tudo normal exceto pela Imunoglobulina IgE que de o valor absurdo de 804,0 quando o máximo deveria ser 156,0.
Fiz uma consulta com um alergologista e ele me encaminhou aos exames de riscar a pele e pingar gotinhas...
O resultado foi que tenho uma leve alergia a alimentos ácidos, e uma alergia um pouco mais severa a pó, ácaros, fungos e mofo...
Ele me receitou "cloridrato de hidroxizina" 25mg por 30 dias e mais uma loção cremosa para passar no corpo...
Faz 2 dias que comecei o tratamento e não vi resultado algum, por favor me ajudem, já estou usando pentes e escovas para me coçar..
Já gastei uma fortuna com as consultas e exames e não consigo mais dormir direito estou ficando louco com essa coceira, me ajudem por favor!!!
Obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. É muito importante informar ao seu médico as alterações ocorridas durante o seu tratamento.

Anônimo disse...

Os testes de alergia são incluso na consulta,ou são cobrados fora da consulta,qual valor mais ou menos??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Madalena: o preço depende do tipo de teste que será realizado. Informe-se pelo telefone: 2517 4206 Não é permitido informar preços de serviços médicos pela internet.Gratos por sua participação em nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...