Pular para o conteúdo principal

Rinite alérgica na gravidez: quem responde é o especialista



A rinite é uma doença freqüente na grávida?

A rinite alérgica é uma doença muito vista em gestantes.
Os sintomas principais são: espirros repetidos, coriza líquida, coceira em narinas, olhos, ouvidos, céu da boca, ouvidos e congestão nasal. Surge também gotejamento de secreção que escorre pela parte posterior do nariz, provocando pigarro ou tosse. Em alguns casos, pode se acompanhar também de conjuntivite: olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando. Por isso, pode ser confundida com gripes e resfriados.

A rinite alérgica piora na gravidez?

Toda gestante, mesmo que não seja alérgica, apresenta uma tendência para ter obstrução (entupimento) nasal, como conseqüência do efeito dos hormônios aumentados durante a gravidez. Seria de se esperar, portanto, que a mulher portadora de uma rinite alérgica antes de engravidar, tivesse mais propensão à piora
na gestação. Entretanto, estudos científicos mostram que este padrão não ocorre: enquanto algumas pioram, outras melhoram ou não modificam sua rinite durante a gestação.

Toda rinite da gestante é alérgica?

Não. Existe um tipo de rinite que se inicia na gravidez e que pode surgir tanto nas mulheres alérgicas como em não alérgicas, apenas pela a
ção dos hormônios. O estrogênio, por exemplo, é um hormônio que promove o crescimento das células do útero, principalmente no endométrio, para que o óvulo fecundado se instale e para permitir seu crescimento adequado. Alguns tecidos nasais também são igualmente influenciados pelo estrogênio, ocorrendo crescimento celular, provocando congestão nasal e dificuldade para respirar. Além disso, grávidas são muito sensíveis a cheiros, fumaças e mudanças de temperatura, o que contribui para piorar a congestão e obstrução nasal.

Quais são as conseqüências da rinite durante a gravidez?

A rinite muitas vezes não é valorizada, sendo considerada uma doença de pouca importância, mas não é verdadeiro. A manutenção dos sintomas e principalmente da obstrução nasal pode provocar complicações como sinusite, tosse crônica, respiração bucal e piora ou surgimento de asma, o que pode prejudicar a gestação.


Qual a relação entre a rinite e a asma?

A rinite é uma inflamação das vias aéreas superiores, isto é, nariz, faringe e laringe. A asma acomete
vias respiratórias inferiores, como os pulmões, em especial os brônquios. Assim como as vias respiratórias se interligam, as duas doenças têm características muito semelhantes. Cerca de 80% dos asmáticos têm também rinite. Sabe-se também que a presença da rinite tende a agravar e provocar crises de asma.

Quais são as principais complicações da rinite na gravidez?

A sinusite é a complicação mais freqüente, pois a imunidade da mulher se altera durante a gravidez, facilitando a instalação da infecção bacteriana. Os sintomas principais da sinusite são: dor de cabeça, obstrução nasal persistente, secreção catarral do nariz, febre ou mal estar. Em algumas pessoas pode se manifestar apenas com acessos de tosse, piorando à noite.
A rinite alérgica provoca obstrução nasal, que pode se tornar muito intensa. As narinas constantemente obstruídas obrigam a gestante a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta), o que termina por provocar pigarro, ressecamento, infecções de amígdalas ou da faringe, além de prejudicar o sono, impedindo um repouso adequado e afetando a sua qualidade de vida. Além disso, a respiração feita pela boca leva um ar mais seco e mais frio para dentro dos brônquios, o que pode influenciar na asma, provocando crises.

É possível tratar a rinite durante a gestação?

Sim. Os remédios de maneira geral podem ser usados com segurança, mas sempre prescritos pelo médico. Além disso, é importante pesquisar os fatores de piora, que variam em cada pessoa. Ácaros da poeira domiciliar são importantes fatores agravadores da rinite alérgica e por isso recomendam-se os cuidados com o ambiente da casa e em especial do quarto da gestante. O uso de vacinas antialérgicas (imunoterapia) não é contra-indicado na gestação, mas deve ser decidido de acordo com as necessidades de cada caso.
Algumas mulheres, por medo do tratamento, preferem recorrer ao uso de "gotas nasais" por conta própria, com a crença de que sejam inócuas. Mas estes remédios não resolvem o problema e, pelo contrário, pioram o entupimento nasal, levando ao vício. Além disso, prejudicam o olfato e podem provocar aumento da pressão arterial. Hoje existem medicamentos específicos para uso intra-nasal, autorizados para uso na gestação, controlando os sintomas nasais de forma segura tanto para a mãe como para o feto.


Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Bom dia estou gravida e gostaria de saber se posso continuar o uso do Avamys e da desloratadina?obg

    ResponderExcluir
  2. Fabíola: as medicações são seguras. Mas a gravidez modifica o organismo da mãe e afeta a evolução da rinite. Por isso, recomendo que entre em contato com seu (sua) alergista e comunique sobre a gestação para que ele (ela) possa orientá-la adequadamente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Ola bom dia
    Estou gravida de 26 semanas
    Ecomprei betametazona comp 2mg por conta propria pra uma "suposta rinite alergica
    "Disse o farmaçeutico"

    Por nao ter acesso ao medico no momento

    Mais depois de tres dias
    Li a bula efiquei preoculpada
    Sera que meu bb corre algum risco?
    Me ajudem por favor
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  4. Alice: corticóides orais só devem ser usados em gestantes sob supervisão médica. Como você usou poucos dias, recomendo que interrompa e procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Gente estou com o corpo todo cheio de bolinhas sera que posso tomar histamim estou gravida com dois mese

    ResponderExcluir
  6. Leonna: sinto muito, mas não posso ajudá-la pela internet. O primeiro passo é definir a causa das lesões em sua pele. Para medicar, é preciso saber a causa do problema. Grávidas não devem tomar nenhuma medicação sem uma avaliação médica crirteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que procure um setor de pronto atendimento para que seja orientada adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/3/15 14:34

    Olá! Boa tarde! Estou com rinite alérgica há 4 dias e 36 semanas de gestação. Hoje fui a uma alergista que me receitou omnaris spray 1x ao dia, polaramine 2mg à noite por 5 dias e prednisona após o café da manhã por 3 dias. Não consigo respirar direito e receio chegar na data do parto com essa crise aguda e virar uma inflamação mais séria. Li na bula que não podemos administrar esses remédios no último trimestre de gestação. Gostaria da opinião de vocês. Obrigada! Tânia

    ResponderExcluir
  8. Tânia: a rinite alérgica pode e deve ser tratada na gestação, pois as medicações indicadas nos consensos médicos são segura e os danos possíveis advindos da rinossinusite tem possibilidade de afetar o feto. Contudo, não tenho condições para emitir um parecer específico sobre seu caso pela internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu (sua) alergista e peça que a oriente. . Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Uauuuu, EXATAMENTE TUDO O Q TO SENTINDO.
    Sao 3 hs da madruga e eu aqui, gravia de 5 meses, passando perrengue com essa budega; cansada, esgotada, nariz entupido, tosse, irritacao nos olhos... Tudo por conta de uma obra na minha casa. Ja sai de casa por causa disso, mas nao melhorei ainda. Preciso dormiiirrr!!!!
    Socorro!!!
    To fazendo nebulizacao so com soro, mas ja nao ta adiantando. Pelamorrrr!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosana Mesquita, boa noite. Na gestação, o uso de qualquer medicação deve passar pela orientação do especialista e de seu(sua) obstetra. Leve em consideração de quanto o processo infeccioso pode fazer mal a você e ao bebê. Portanto, em caso de dúvidas quanto a segurança das medicações, entre em contato com seus médicos assistentes. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Gestantes precisam de um tratamento adequado, na forma de consulta médica tradicional. Assim será possível analisar os seus dados clínicos, examinar e avaliar riscos e benefícios tanto para a mãe como para o bebê. Não é possível tratar pela internet. A nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bom Dia meu nome é Laiane estou com 16 semanas, estou Tussindo muito sem muita Secreção Narina mais a tosse vem junto com catarro o Dr me diagnosticou como começo de pneumonia, e tive q ficar internada durante 24 hrs até a melhora... bom estou melhor mais ainda assim como ja falei, o Dr. Me passou Loratadina de 12 h / 12h vai fazer uma semana q estou tomando, amanhã quarta feira dia 16. Eu devo continuar tomando até essa gripe passar ou paro o Anti alérgico ?

    ResponderExcluir
  13. Laiane: grávidas podem ter maior suscetibilidade para apresentar infecções (exemplo : gripes e resfriados) No caso da pneumonia, o tratamento deve ser feito sempre de acordo com a prescrição deita pelo médico. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. 32 semanas de gestação e medico receitou polaramine, posso tomar?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite adrieleverona. Medicações na gestação devem sempre passar pela orientação de seu(sua) obstetra. Existem medicações que são liberadas para gestantes e outras não. Sem conhecer seu histórico, não seria correto prescrevermos ou orientarmos qualquer medicação para você. A orientação é: entre em contato com seu(sua) médico(a) assistente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/6/15 15:20

    Boa tarde! Me chamo Alice, estou com muita tosse e a minha medica me passou predsim 20mg de 12/12h, amoxil BD 875mg e abrlilar(xarope) posso tomar com segurança? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Alice: os medicamentos citados são indicados para uso na gestação. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6/6/15 00:22

    Muito legal o blog e vi que vcs respondem a todos ..li varios e nem preciso fazer perguntas ja estão esclarecidas!! Sucesso ..Aline

    ResponderExcluir
  19. Aline: agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Priscila e estou com 31 semanas. Meu g.o passou histamin de 8/8h. Posso tomar tranquila? Tenhe medo de prejudicar o bebê.

    ResponderExcluir
  21. Priscila: Histamin (maleato de dexclorfeniramina) é autorizado para uso na gestação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Oi meu nome é Nara.. Estou de 18 semanas, estou fazendo tratamento, minha renite tá muito atacada, meu nariz tá muito inflamado por dentro e me causa inchaço no nariz.Foi me passado o loratadina 10 mg, 2 vezes ao dia, o Rilan spray, o Busonid 100mg, Rinosoro spray, Maxidrate spray. Não tá resolvendo, tem dias que meu rosto amanhace super inchado. A algum outro medicamento que pode ser substituído?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde...estou com 12 semanas...e minha sinusite está terrível ...acompanhada de falta d ar....estou usando neosoro e/ ou sorine...gostaria de saber se pode prejudicar o meu bebê? Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Nara: a gravidez modifica o organismo feminino Estas modifcações hormonais podem influir tanto na rinite como no seu tratamento. Por isso, não é possível indicar medicamentos pela internet. Gestantes só devem ser medicadas pessoalmente! Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Lorena: a medicação está inadequada, não trata a sinusite e agrava o problema. Mas, não é possível orientá-la ou prescrever medicamentos pela internet, sem examiná-la. É aconselhável que procure atendimento médico na forma de uma consulta tradicional. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Olá estou de 18 semanas, minha rinite se agravou. Foi me precrito Loratidin e Busolid. É seguro para meu bebe???

    ResponderExcluir
  27. Kátia: Loratadina e Busonid nasal são medicamentos autorizados nos consensos médicos para uso na gestação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Olá. .meu nome é Fernanda .... estou gravida de 5 semanas... histamim faz mal para o bebe?

    ResponderExcluir
  29. Fernanda: qualquer medicação na gravidez só deve ser usada por recomendação médica. Acpnselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite estou de 2 meses queria saber se o maleato de dexclorfeniramina faz mal ao feto no tratamento das alergias

    ResponderExcluir
  31. Elisangela: maleato de dexclorfeniramina é autorizado para uso na gestação sob supervisão médica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Estou com 3 semanas de gravidez e com uma crise alérgica forte, faringite e irritação nos seios da face. Fui a um otorrino hoje e ele me receitou o busonid (spray nasal) e o paracetamol 750 (no caso de dor e febre). Posso usar esses medicamentos com segurança no início da gravidez? Obrigada! Fá.

    ResponderExcluir
  33. Fá: busonid (budesonida) spray nasal teve seu uso autorizado na gravidez pelo FDA americano e pela Anvisa. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Estava fazendo o tratamento com nazonex e descobri a gravidez. Essa medicacao pode prejudicar o meu bebê?Ja marquei o alergista, nas só consegui vaga para daqui a 20 dias. Obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Renata: o uso da medicação Nasonex spray nasal é considerado seguro na gestação. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Estou com 33 semanas e to com uma tosse a 2 meses e nariz entupido, falei com meu medico ele falou q era só uma gripe e me receitou tomar redoxon, mais nunca melhora acho q estou com rinite alérgica não sei oq faço pois esta perto pra mim ter minha bebê e to com medo de arrebenta meus pontos de tanto tossir e espirra me ajuda

    ResponderExcluir
  37. Amanda: não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Ola boa noite minha esposa esta gravida d Quatro messe esta sofrendo muito com a reniti antes da gravidez ela tomava o remédio ( celerg da marca Legrand ) será q ela pode tomar ele mesmo na gravidez

    ResponderExcluir
  39. Boa noite. A sua esposa necessita de tratamento especializado com alergista. Grávidas não devem tomar nenhum medicamento sem acompanhamento médico Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite meu nome é Ana estou com 21 semanas e 6 dias d3 gestação e estou c0m uma crise muito forte de sinusite, meu GO me passou loratadina 1x ao dia e budecort aqua spray 1 jato em cada narina 3x ao dia, e rinosoro só que não está resolvendo piorando a minha situação, pq não durmo e não estou respirando direito, gostaria de saber se posso pedir pra ele passar predsin isso afeta o bb? pq antes da gravidez fazia uso desse medicamento predsin de 20 e freenal com rinosoro

    ResponderExcluir
  41. Ana: é aconselhável que converse com seu obstetra e exponha sua dificuldade. Assim poderá ser avaliada e indicada uma medicação adequada e segura para você e para seu bebê. Se for o caso, ele a encaminhará ao um(a) especialista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Olá,tenho sinusite e renite alérgica, e por eu estar grávida tenho crises frequentes de alergia. Moro em apartamento pequeno e tenho cachorro que solta pelo. Será que é por isso que vivo assim ? O que devo fazer ? Quando meu beber nascer ainda poderei continuar com o cachorrinho ? Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Anônimo6/1/16 23:41

    Usei avamys spray 2 jatos em cada narina eu estava com muita falta de ar e tomei loratadina....estou gravida de 22 semanas e tento muita falta de ar....sou alergica nariz sempre congestionado...sera que fiz mal pro meu bebe por usar avamys ?

    ResponderExcluir
  44. Gestantes podem (e devem) tratar sua rinite na gravidez. Avamys é seguro. Mas, você deve ser acompanhada com especialista para um tratamento eficaz e adequado para você e para o bebê; Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Rayane: nem todas as pessoas que têm rinite alérgica também são alérgicas aos cães. Contudo, a presença do animal deve ser evitada nos quartos, camas e estofados pois contribuem para aumento de ácaros no ambiente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia! Minha filha já está com 2 anos e meio e minha rinite gestacional ainda me incomoda todos os dias. Ela ainda mama no peito pra dormir. Isso não passará nunca mais?

    ResponderExcluir
  47. A rinite gestacional desaparece após o parto. Contudo, em alguns casos pode ocorrer o surgimento de uma rinite (alérgica ou não) durante o período gestacional.Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. gente minha mulher esta com 03(três) meses de gravidez e agora começou uma dermatite localizada nos braços, ela se queixa do repelente que estava usando, foi ao clinico e ele receitou loratadina 10mg só se piorasse as coceiras e mais nada, só que ela esta com receio de tomar o remédio se piorar, o que fazer para diminuir as coceiras e o esquentamento na pele.

    ResponderExcluir
  49. Everaldo: compreendo sua preocupação, mas não é possível orientar sem examinar sua esposa pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o (a) obstetra e peça que oriente. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor na Policlínica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, estou gestante de 14 semanas e estava com o nariz entupido e uma forte dor de cabeça a 3 dias. Fui ao otorrino achando que era sinusite mas ela constatou uma rinite alérgica. Me receitou Desalex por 10 dias. Já tomei por 2. Esse é o segundo caso que tenho de rinite. Pesquisando na internet vi que ele é da categoria c. O que eu faço? Paro de tomar ou procuro outro otorrino? Grata, Vanessa

    ResponderExcluir
  51. A medicação escolhida depende da necessidade de cada gestante. Convido que escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia do livro: "Alergia, doença do século XXI" Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Tenho asma estou gestante 20 semanas depois que engravidei suspendi todo o uso de medicamento...estou com uma crise horrível de espirros e resolvi tomar loratadina pois já nai aguento mais espirrar...isso faz mal pro meu bebe tomei apenas uma banda por favor mim ajudem!!!

    ResponderExcluir
  53. Ingrid: você não deve parar seu tratamento só porque engravidou. Existem medicações seguras. Vale ressaltar que é muito importante para o bebê que sua mãe respire bem. Loratadina é autorizada na gestação. Mas, é fundamental que você tenha acompanhamento médico. Não se automedique! Procure seu alergista e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Lívia Guimarães11/2/16 07:32

    Estou grávida de 4 semanas, posso usar Neosoro adulto?

    ResponderExcluir
  55. Lívia: não recomendo o uso o neosoro, pois pode induzir vício e efeitos colaterais indesejáveis. Existem medicações seguras, mas só é possível prescrever examinando pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico com especialista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Olá. Estou com muita tosse. 25 semanas. Fizeram inalação de berotec, bissolvon e celeston em mim. Me indicaram silomat plus ou zina. Esta tudo correto nestes procedimentos?

    ResponderExcluir
  57. O tratamento de uma tosse varia de acordo com a causa deste sintoma, em especial durante uma gestação. Para avaliar se o tratamento está correto, é preciso conhecer a causa de sua tosse e examiná-la pessoalmente. Por isso, não é possível avaliar pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  58. gravida de 5 semanas, e crise alérgica posso tomar histamim?

    ResponderExcluir
  59. Não recomendo que grávidas tomem medicamentos sem orientação médica. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. Olá. Não estou mais suportando minha renite na gravidez. Estou de 2 meses. Posso usar Avamys (Furoato de fluticasona) com segurança??

    ResponderExcluir
  61. Não recomendo que grávidas tomem medicamentos sem orientação médica. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que peça esta orientação ao seu médico.Conto com a sua compreensão. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Aldenizia27/5/16 05:57

    Ola bom dia
    Estou gravida de seis semanas e com uma crise horrível de rinite. Fiz uso por conta própria do busonid por dois dias consecutivos e agora estou com muito medo. E verdade que causa má formação do bebê ?

    ResponderExcluir
  63. Aldenízia: Busonid spray nasal (Budesonida) é autorizado para uso na gestação. Mas, ressalto: grávidas PODEM ser tratadas com segurança, mas SEMPRE com orientação médica Não tome remédios por conta própria. Solicite a orientação do seu alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde, estou a tentar engravidar e sou muito propicia a rinites, seja espirros, fossas nasais inchadas e olhos vermelhos com comichão. Para aliviar tomo ebastina. Noto que tenho sempre essas crises em tempo fértil, a ebastina pode alterar alguma coisa? Evitar a ovulação por exemplo?

    ResponderExcluir
  65. CLA: Ebastina não altera fertilidade. Mas, existem anti-histamínicos (antialérgicos) próprios para uso na gestação. Por isso, mesmo antes de engravidar, você deve procurar o(a) alergista que a acompanha e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. Estava fazendo um tratamento com zina e nasonez... descobri que estava com cinco semanas de grávida então enterrompi o uso dos medicamentos. .. gostaria de saber se posso continuar pois minha consulta está marcada para o dia 5 de julho e não aguento mais respirar só pela boca..

    ResponderExcluir
  67. O tratamento da rinite pode ser feito na gravidez. Nasonex é seguro. Mas, você deve ser acompanhada com especialista para um tratamento eficaz e adequado para você e para seu bebê. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite! Estou grávida de 26 semanas e hoje fui ao otorrino, pois estou com o nariz escorrendo, muita tosse com coceira na garganta, espirros, coceira no nariz e secreção transparente. Ele me receitou: desalex, garasone, rinosoro e broncho vaxom. Esses medicamentos conferem para gestantes? Segundo o médico sim. Não consegui ainda falar com meu obstetra.

    ResponderExcluir
  69. Olá boa tarde, estou grávida de 06 semanas, e ando muito congestionada, gostaria de saber se há algum medicamento que posso tomar ou até mesmo pingar no nariz, pois sem saber que estava grávida há 1 mês atrás tive crise de sinusite tive que tomar antibiotico e antiflamatório e hj acho que tive uma recaída, meu médico me proibiu de usar neorosoro e usar soro só que não desentope. Gostaria de saber se tem alguma coisa que posso usar??

    ResponderExcluir
  70. Liliane: Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Posso usar Avamys (furoato de fluticasona) durante a gestação? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  72. Ola faço uso de cloridrato de fexofenadina 120 mg (um a noite), Nasonex (manhã e noite) diariamente. E Maxidex 1mg/ml quando ocorre crises oculares. Atualmente sou gestante de 15 semanas. Como esses medicamentos podem afetar minha gestação? Eles são liberados? Ps.: Faço acompanhamento médico mas gostaria de consultar mais informações a respeito.

    ResponderExcluir
  73. O uso dos sprays nasais contendo corticoide é seguro na gestação. Mas deve ser sempre orientado por médico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Deise: recomendo que comunique sua gravidez ao alergista para que possa adequar sua medicação para o período da gestação.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Anônimo8/8/16 03:35

    Olá meu nome é Ingrid
    Gostaria de saber se posso ta tomando remédio para riniti alérgica estou gestante mas isso so me acontece a noite tenho muito tosse espuro muito e as vezes tenho dor de cabeça muito forte

    ResponderExcluir
  76. Tenho rinite crônica, febre do feno desde criança, e muitos medicamentos já não me fazem mais efeito.. estou de 15 semanas e estou maleixa, espirro o dia todo, tenho estado um caco literalmente, tenho medo disso prejudicar meu bebê.. o meu médico me receitou prednisona, mas não adianta pra mim.. a única coisa que ainda me ajuda é o velho histamim.. será que posso tomá-lo sem culpa?

    ResponderExcluir
  77. Ingrid. Boa tarde. Sim, é seguro tratar a rinite durante a gestação. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Falou e disse: Grávidas podem ser medicadas, mas não devem usar remédios sem acompanhamento e prescrição médica. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. boa noite estou com 23 semana de gravidez e tomo CELERGIN a uns 3 anos gotaria de saber se faz mal ao bebe?

    ResponderExcluir
  80. Celergin é um medicamento que contém cortisona e só pode ser usado na gravidez com prescrição e acompanhamento médico. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Se a mulher toma constantemente diversos remédios para rinite alérgica, isso dificulta que ela engravide??? A mulher pode continuar tomando os remédios caso engravide? Faz mal ao fato?

    ResponderExcluir
  82. Estou grávida de 1 mês e 20 dias, tomei durante 2 semanas o prednisolona.sera w pode prejudicar o bebê mesmo sendo 2 semanas?

    ResponderExcluir
  83. A prednisolona é um tipo de corticoide e pode ser usado na gestação mas sempre com orientação e prescrição médica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Bia: Boa noite. O fato de fazer tratamento para a rinite alérgica não interfere na gravidez Existem medicamentos específicos e seguros para tratar a rinite alérgica na gestante. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia, meu nome é Denilde, estou com 22 semana de gravidez, e eu tenho muito congestionamento nasal e espiro constantes, muita coceira nas narinas e só respiro pela boca. Todos esses sintomas pode ser prejudicial ao bebê? Obrigada

    ResponderExcluir
  86. Denilde: os sintomas que relata sugerem que você esteja apresentando uma rinite alérgica. Tratar a rinite na gestação é possível e seguro. Assim você ficará saudável e terá uma gravidez mis tranquila. Sugiro que procure atendimento médico com alergista. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite, estou gravida de 11 semanas, e a 10 anos uso foraseq 12mcg e 400mcg. Meu obstetra suspendeu e me passou aerolin que não adianta nada uso mais de 6 vezes ao dia e acordo de madrugada para usar Pq sinto falta de ar, usei umas 3 vezes o foraseq que foi maravilhoso pois não consigo dormi o obstetra pediu p marca o pneumologista mais ainda vai demorar.posso usar o foraseq pelo mesmo de noite p dormi, tenho medo de prejudicar meu bebê.

    ResponderExcluir
  88. Mantenha o uso do Foraseq até sua consulta com o pneumologista. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Ingrid Elizabet30/10/16 01:51

    Estou grávida de 6 meses e tenho rinite alérgica e quando me deito parece que vou morrer pois nao aguento fico espirando toda hora tenho tosse coceira no nariz nos olhos e antes de engravidar eu já tinha rinite alérgica e o médico me receitou Decongex plus
    Mas queria saber se posso tá bebendo esse remédio e se não prejudica o bebê ou eu mesma

    ResponderExcluir
  90. Ingrid Bom dia A medicação pode ser usada para alívio imediato e por tempo curto. Ao mesmo tempo, o especialista orientará uma medicação de controle, para uso a longo prazo, que não apenas serve para aliviar, mas sim para tratar a rinite e evitar novas crises. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Posso tomar instamim na gravidez?

    ResponderExcluir
  92. Sandra: o problema não é saber se pode ou não tomar uma determinada medicação na gravidez. A questão é se a medicação está indicada e se há real necessidade para uso na grávida. Por isso, a orientação que deseja deve ser feita pessoalmente, após avaliação criteriosa dos seus dados clínicos e examinar você pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  93. Mas o Budecort pode ser usado em qualquer período da gestação?

    ResponderExcluir
  94. Ramaiane: Boa tarde. Ao medicar uma gestante, o médico analisa a indicação e o risco X benefício. Em tese a budesonida pode ser usada em qualquer fase da gestação, mas sempre sob supervisão médica e atendendo a necessidade de cada paciente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Olá, estou gravida de 10 semanas tive alguns sintomas de sinusite antes de ficar gravida mas nada que me incomodasse ao ponto de ir ao hospital, descogestionava e a dor de cabeca passava em questao de dias. Agora gravida começou alguns sintomas de rinite, sinto uma coçeira fora do comum nos olhos, ouvidos, céu da boca e garganta, não consigo nem passar um rimel pois devido a coçeira lacrimeja demais meus olhos, vou iniciar o tratamento com vapor tenho o equipamento espero que resolva pois me encomoda muito!!

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde. A gravidez provoca alterações hormonais no organismo feminino e pode predispor à alterações e favorecer desenvolvimento ou agravamento da rinite alérgica. Procure um(a) alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  97. Estou com 5 semanas de gestação e minha médica passou loratadina por 5 dias de 12 em 12 horas, tomei uma vez e fiquei super preocupada com os comentários de que prejudica a formação do feto. O uso de loratadina é seguro?

    ResponderExcluir
  98. Lys Bom dia Loratadina é autorizada para uso na gestação. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Meu nome é Maiara, fique 20 dias com nariz congestionado, depois do nada ele comecou a pingar catarro sem outros sintomas as vezes uma leve pressão na cabeca, e somente em uma narina a outra respiro normal, a medica me disse que pode ser polipo nasal, depois que descobri isso não consigo mais viver em paz comigo mesma, ando muito angustiada, sofrendo demais... Agora estou com 31 semanas de gestacao e queria muito saber se isso pode ser gestacional? a obstrução pode ir embora depois do parto? estou usando busonid 50 em 12 em 12 hrs sera de pode desaparecer este polipo? pelo fato deu não ter relação com alergias? aguardo respostas desde já agradeço

    ResponderExcluir
  100. Maiara Boa tarde As alterações hormonais da gravidez podem ocasionar modificações nas vias respiratórias resultando em rinite ou agravar uma doença pré - existente. O tratamento pode ser feito com segurança durante a gestação proporcionando condições saudáveis para a mamãe e para seu bebê. Porém, não tenho condições para responder suas perguntas e para afirmar se é mesmo um pólipo ou se desparecerá ao final da gestação, sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  101. Bom dia.
    Me chamo Amanda e estou numa crise já faz uma semana muito forte de rinite.
    Hoje tive consulta com meu GO e o mesmo passou Decadron nasal (12/12h) e sorine infantil (6/6h)
    Fiquei um pouco preocupada pq não vi o uso desses medicamentos em nada que li.
    Estou de 22 semanas.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  102. Bom dia...meu nome é Viviane e estou grávida de 6 semanas...sofro de rinite e antes fazia uso de Alektos e Avamys...posso continuar? Agradeço, desde já!

    ResponderExcluir
  103. Amanda: Bom dia. A orientação do tratamento na gestante deve ser feita sempre pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. O seu médico obstetra conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Sugiro que entre em contato com o(a) alergista que trata de sua rinite para que possa trabalhar em conjunto com o obstetra. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  104. Viviane: a sua rinite pode e deve ser tratada na gestação. Mas, a medicação deve ser modificada de acordo com as orientações do seu alergista Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  105. Boa Tarde...meu nome é Fernanda e estou grávida de 25 semanas... Estou com crise de rinite, meu médico indicou Sigmaliv 5mg. É seguro tomar esse medicamento na gestação? Posso tomar? Agradeço, desde já!

    ResponderExcluir
  106. Fernanda Boa noite A medicação citada pode ser usada na gestação. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Bom dia... Estou gravida de cinco semanas e desde que descobri a gravidez estou com a rinite alérgica atacadissima. Ontem fui ao otorrinolaringologista e ele me receitou BUDECORT AQUA 32McG e PRELONE (PREDNISOLONA) 20 MG por cinco dias. Mandei para minha ginecologista obstetra e ela tbm liberou o uso... Mas como já tive um aborto a um ano atrás fico muitíssimo receosa. Esses remédios realmente são liberados para uso na gestação? Podem causar algum risco? Tô mto preocupada.

    ResponderExcluir
  108. Bom dia. A sua médica obstetra e seu médico otorrino conhecem seus dados clínicos e a examinaram, sendo mais capacitados para te orientar. Aconselho que converse com eles, exponha seus temores: o diálogo e a confiança são a base para a relação entre médico e paciente. Obrigado pelo contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Bom dia!Tenho rinite alérgica desde bebê. Hoje tenho uma filha de 9 anos e estou gravida de 6 semanas. Fazia uso de Alenia 400mg e minha ginecologista liberou o uso só em caso extremo de crise. Mas estou com medo de tomar pois meu feto está em formação enfim só gostaria de saber tem algum estudo que indica a malformação do feto com a inalação desse medicamento? Obrigada

    ResponderExcluir
  110. Roberta Bom dia Alenia pode ser usado com segurança na gravidez. Mas não tem efeito de alivio. Deve ser inalado todos os dias, mesmo que esteja bem, para evitar as crises. Recomendo que vá ao seu alergista e para que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  111. Olá estou grávida de 6 semanas, estou com ataque de bronquite e rinite, nariz entupido, só respiro pela boca, tenho muito cansaço, sem apetite, chiado no peito, muita tosse, muito catarro saindo do nariz e da tosse, dificuldade de respirar, dores nas pernas, nas coxas, nas costas, tenho muita dor de cabeça, ouvidos doendo, olhos lacrimejando, coceira o céu da boca, tem vezes que perco meu equilíbrio e não consigo ficar em pé e também enjoada, fui no ponto socorro me deram uma medição no braço e não disseram que medição era e me deram inalação e também não me disseram se era inalação só com soro ou soro com berotec, mais fiquei trêmula. Disseram que a minha frequência cardíaca estava alta. Não me indicaram tratamento em casa, em casa só tomo inalação com soro e tomo chá de limão com mel, mais não resolve, só resolve quando tomo inalação com soro e berotec ,coloco só duas gostas de berotec e resolve, não fico trêmula e fica melhor para respirar, não tomo toda hora só quando estou com ataque, com problemas para respirar, foram só duas vezes que tomei com berotec, estamos na sexta, desde terça a tarde que estou ruim, fui no ponto socorro na quinta a noite. E hoje estou um pouco melhor, só com os nariz entupido, cansaço, dores nas costas ainda e nas pernas também, está um pouco melhor para respirar mais ainda contínuo respirando pela boca, ainda tenho bastante tosse, quando tomo inalação melhora um pouco, sai muito catarro pelo nariz e com a tosse ainda, a dores de cabeça diminuíram um pouco, sei que meu coração bate mais rápido e ainda as vezes tem chiado no peito, agora tenho apetite, bem pouco tenho enjoos, ainda fica ruim para mim ficar em pé, ainda tenho coceira no céu da boca... Gostaria de saber se traz problemas na gravidez e no bebê ou no parto se eu continuar tomando inalação com soro e berotec quando eu estiver com crise ?? É também tomei ibuprofeno quando não sabia que estava grávida, a outra vez foi na quarta feira, tomei 23 gotas, gostaria também de saber se traz problemas no bebê, pra mim ou no parto ??

    Atenciosamente Rosângela.

    ResponderExcluir
  112. Rosângela Boa tarde Tratar apenas nas crises não é uma conduta correta. O ideal é procurar um(a) alergista para orientá-la em parceria com o (a) médico(a) obstetra . Gestantes precisam de um tratamento adequado, na forma de consulta médica tradicional. Assim será possível analisar os seus dados clínicos, examinar e avaliar riscos e benefícios tanto para a mãe como para o bebê. Não é possível orientar pela internet. Caso você more no Rio de Janeiro, a nossa equipe está ao seu dispor. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  113. Anônimo9/8/17 04:58

    Olá, estou grábida de 11 semanas, meu Go recomendou o uso de noex e predinisolona. Esses medicamentos são seguros? Grata

    ResponderExcluir
  114. Laura: a medicação está adequada para tratar a crise. Mas, tratar não é só tomar remédios. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Estou com uma tosse alérgica há quase uma semana, mto forte e intermitente, até né faz vomitar e não dormir bem. Estou exausta de tanto tossir. Meu médico me passou loratadina, 1xao dia, ms, não disse durante quantos dias. Será que posso tomar mesmo? Ou será melhor o zetalerg?? Estou receosa, com medo. Completei 11 semanas. Esperando uma segura opinião daqui. Help me!

    ResponderExcluir
  116. Valeska: as duas medicações (loratadina e cetirizina - Zetalerg) são autorizadas para uso na gravidez. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Olá meu nome é Gabriela zilio meu médico recomendou para mim tomar para alergia lorendina teco tomar estou indo para 8 meses

    ResponderExcluir
  118. Gabriela: Loratadina é autorizada para uso na gestação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  119. Bom dia estou com alergia a duas semanas,e o médico mandou tomar um antialergico levocetirizina estou com renite e também sinusite estou com 37 semanas de gestação, gostaria de saber se é seguro tomar esse remédio

    ResponderExcluir
  120. Boa noite. Cetirizina é um antialérgico (anti-histamínico)autorizado para uso na gestação. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. Olá sou Maria Aparecida não aguento mas respirar, minha médica passou loratadina mas ainda não tomei por medo . Depois passei no ponto socorro e a outra médica falou que só posso tomar esse remédio m.de diclorfininamina . Posso esta tomando? tenho bastante medo pois tive uma perda recente e agora estou gestante novamente de 12 semanas graça a Deus.

    ResponderExcluir
  122. Maria Aparecida: loratadina é autorizada para uso na gestação. Aconselho que exponha ao médico o seu temor. O diálogo e a confiança que se estabelecem entre o médico e o paciente são a base para o sucesso de todos os tratamentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  123. Boa noite. E histamim está liberado para gestante 10 semanas ?? Sou Wal

    ResponderExcluir
  124. Wal: mesmo os medicamentos liberados para uso na gestação só devem ser utilizados com prescrição do seu médico. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Olá, estou grávida de 28 semanas, e estou com sinusite devido a rinite alérgica e a médica me passou polaramine, ele causa algum problema na gestação?

    ResponderExcluir
  126. 1003: Boa noite. Polaramine (dexclorfeniramina) é autorizado na gravidez pelo FDA (categoria B) com prescrição e orientação médica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  127. Estou grávida de 25 semanas. Meu médico receitou Sinot, Predsim, percoff eBusonid. Algum deles eu não deveria usar?

    ResponderExcluir
  128. Bom dia. As medicações citadas são autorizadas para uso na gestação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  129. olá minha filha está grávida de 3 meses e ataca ou a renitente. ela usava awamis pode xontinuar

    ResponderExcluir
  130. Bom dia. A medicação citada é segura. Mas a gravidez modifica o organismo da mãe e afeta a evolução da rinite. Por isso, recomendo que sua filha seja atendida pelo(a) alergista que trata dela para que seja orientada de forma adequada e segura, para ela e para o bebê. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Olá, estou grávida de 20 semanas,tive virose e estou com crise de sinusite e renite o médico me receitou Noex nasal e tomar 1 comprimido de zina(cloridrato de levocetirizina) só que estou receosa de tomar o comprimido,será que posso fazer uso ??

    ResponderExcluir
  132. Boa noite. A rinite alérgica pode ser tratada durante a gravidez Aconselho que exponha seu temor ao médico para que ele a oriente. O diálogo e a confiança são a base para o sucesso do tratamento. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Boa tarde!!
    Estou grávida de 11 semanas,sofro com rinite já tem uns 4 anos.Passei com o otorrino e ele me indicou que usasse Busonid.Já faço tratamento a alguns meses e o resultado foi muito bom,mas agora estou com dúvida.
    Posso continuar usando durante a gestação?Tenho medo de prejudicar meu bebê.

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde Busonid spray nasal (budesonida 50mcg) é autorizado para uso na gestação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Bom dia o médico passou pra mim Koide mas na composição dele tem betamesona que é um corticoide , estou receosa de usar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno