Pular para o conteúdo principal

Reações à picada de insetos - 2ª Parte

As reações alérgicas aos insetos podem ser de 2 tipos:
- causadas por insetos sugadores (mosquitos, pulgas, carrapatos)
- causadas por insetos picadores (abelhas, vespas, marimbondos e formigas)


REAÇÕES A INSETOS PICADORES
Os principais insetos picadores são as abelhas, vespas, marimbondos e formigas, sendo conhecidos como himenópteros. Estes insetos injetam veneno, provocando dor, eritema, calor e inchação no local da picada em qualquer pessoa. Contudo, algumas podem apresentar reações alérgicas que podem variar desde uma reação localizada na área da picada ou evoluir para urticária ou até mesmo para reações graves como o choque anafilático.

Uma pessoa pode ser picada sem exibir reações graves e a partir daí se sensibilizar, apresentando reações sucessivamente mais intensas em picadas posteriores. Trabalhadores rurais e apicultores são pessoas mais susceptíveis a apresentar sensibilização, embora possa ocorrer em qualquer pessoa.

Sendo possível, o ideal é identificar o tipo de inseto. Por exemplo, abelhas deixam o ferrão no local da picada, ao contrário de vespas e marimbondos.

Sintomas das reações alérgicas a insetos himenópteros:

Reações locais ou discretas:
Podem ocorrer em qualquer pessoa. Consistem em dor, vermelhidão e inchação no local da picada. Podem ser resolver espontaneamente ou com tratamento sem deixar seqüelas.

Reações alérgicas do tipo anafilático:
- Placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada,
- Mal estar, ansiedade,
- Dificuldade para respirar, sensação de que a garganta está fechada,
- Dor na barriga, enjôo, diarréia, incontinência urinária,
- Queda da pressão arterial,
- Desmaio, sensação de morte iminente e perda da consciência.

Reações tóxicas:
Resultam de picadas múltiplas e simultâneas, podendo levar uma pessoa à morte, pela ação direta do veneno injetado


Manejo das reações do tipo anafiláticas aos Insetos picadores

Nos casos de reações ou mesmo de suspeita de reações graves a venenos de insetos picadores, ou seja, abelhas, vespas, marimbondos e formigas, é recomendado um maior rigor nas medidas preventivas, pelo risco de reação grave.

O diagnóstico preciso deve ser estabelecido pelo alergista através da análise clínica e dos testes, que podem ser realizados no sangue através da dosagem do anticorpo específico ou na pele. Ressalta-se que os testes cutâneos só devem ser realizados com cuidados especiais devido ao risco de reações graves.

A reação aos venenos de insetos é muito rápida e por isso deve ser medicada prontamente. Como muitas vezes a pessoa pode estar em locais afastados e sem recursos, é recomendado que leve consigo um material de emergência. A principal medicação é a adrenalina, pois é a única substância que atua rápido e pode regredir um choque anafilático.

Um Kit de emergência deve conter: adrenalina injetável (epinefrina 1:1000), seringas descartáveis de 1ml do tipo tuberculina, insulina ou alergia e chumaços de algodão com álcool para assepsia. O médico poderá orientar outros tipos de medicamentos para colocar no Kit, como: antihistamínicos, corticóides, etc.

Existe um tipo de adrenalina auto-injetável importado e bem mais prático, pois já vem pronto para uso (exemplos: Epipen ou Anapen). Infelizmente são caros, com prazo de validade curto e difíceis de se encontrar, sendo restritos a lojas especializadas e importadoras.

É importante ressaltar que, mesmo após a aplicação da adrenalina, é importante procurar atendimento em hospital de emergência.


Tratamento Preventivo

Uma pessoa que já teve reação a estes insetos poderá evoluir para reações mais graves em picadas posteriores e por isso está indicada a Imunoterapia, isto é, a vacina específica, realizada com a diluição do veneno do inseto, para proteger contra futuras reações alérgicas.

Contudo, as aplicações devem se acompanhar de cuidados específicos e feitas com acompanhamento médico. O paciente deve permanecer em observação por 30 minutos após cada dose.

O médico poderá fazer um cartão de identificação de sua alergia para que carregue em sua carteira.

Medidas Protetoras contra insetos


- Procurar e destruir colméias ou ninhos de vespas, marimbondos, formigueiros, em áreas próximas à residência
- Evitar locais onde é maior a presença dos insetos: porões, beiras de telhados, proximidade de lixeiras, bosques.
- Colocar telas nas janelas
- Evitar uso de perfumes ou produtos cm odor forte
- Evitar roupas em cores vivas
- Use sapatos ou botas ao caminhar em gramados
- Limpe a área retirando do chão as frutas maduras caídas das árvores
- Não deixar lixo descoberto ou restos de comida pois atraem vespas e formigas.
- Se detectar presença de abelhas, vespas ou marimbondos, evite movimentos bruscos.

Comentários

  1. Não tenho condições para dizer nem que sim, nem que não. O avermelhamento da pele pode ser um sinal de que o problema está se resolvendo mas também pode indicar uma reação local persistente. Só examinando pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ,
    fui picada por algum inseto (acredito ser uma aranha pelos sintomas) a um mês , na data acreditei se tratar de uma picada de pernilongo pois coçava muito , porém fez se uma bolha no local e após ela secar e iniciar o processo de cicatrização as bordas ficaram vermelhas e coçavam demais , a bolha cicatrizou e agora ainda coça muito e a circunferência está maior e bem avermelhada . Como devo tratar ou qual especialista procurar ?

    ResponderExcluir
  3. Miyabe: Aconselho que procure um especialista em dermatologia Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. Fui picada por uma abelha ontem a noite quando estava fora de casa e no momento apenas tirei o ferrão do dedo da mão e voltei pra casa. Horas depois tive uma sensação de mal estar parecido com pressão baixa e muito frio. Não tive condições no momento de averiguar minha pressão mas verifiquei minha temperatura e estava normal 37º. Tive diarreia e por precaução tomei 1 Comp. de Polaramine de 2mg e fui dormir. Minha noite foi dividida entre muito sono por conta do remedio e muitas idas ao banheiro urinar além do frio e pés e mãos gelados e umidos.Acordei e tive uma certa melhora quanto ao frio e o mal estar. Tive uma segunda diarreia e me sento atualmente fraca e com a garganta ressecada. Consigo engolir e respirar bem porém minha respiração ainda esta mais lenta devido ao polaramine. Meu caso foi uma reação alérgica anafilática ou não? Estou preocupada e hospital mais próximo é publico e de péssima qualidade onde estou evitando ao máximo ter que ir.

    ResponderExcluir
  5. Débora: o seu relato não deixa claro que possa ter ocorrido uma reação anafilática. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Olá ,ontem à minha mão coçava muito e hoje quando acordei estava inchada e com três picada de inseto e estou com dor.fui no medico passou uma pomada e uma injeção ..eu gostaria de saber qual inseto me picou?

    ResponderExcluir
  7. Não é possível afirmar qual foi o inseto causador da picada baseado apenas nos dados que enviou. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Boa tarde. Na quinta feira fui picada por duas abelhas, no momento senti dor e ficou bastante vermelho e inchado no local, os dois ferrões ficarão e eu mesmo tirei. quando foi na terça feira seguinte meu corpo todo ficou cheio de manchas vermelhas semelhantes a da dengue, foi feito o exame de dengue e deu negativo, serio possível ser uma reação alérgica atrasada das picadas? como proceder? Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para afirmar se pode ter ocorrido uma reação tardia à picada de abelhas. Para opinar. é necessário avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, minha filha de 12 anos foi picada ontem no seu tornozelo. Hoje percebi q são dois carocinhos e o local está inchado uns 7 cm há mais no local da picada. Será uma reação alérgica? Preciso levar ao médico? Ou posso espera p ver se tem outras reações?

    ResponderExcluir
  11. Millyane: é normal que a picada de um inseto provoque reação local, como por exemplo irritação e edema (inchação). A reação de alergia é bem diferente: é mais intensa e se acompanha de sintomas à distância como por exemplo: placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada, mal estar, ansiedade, dificuldade para respirar, sintomas cardiovasculares, etc. de acordo com a gravidade em cada caso. Se a lesão é persistente, é aconselhável que sua filha seja examinada por um médico. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Ontem meu filho foi ferrado por formigas nos pés q estão inchados e inflamados nas ferradas e hj ele amanheceu cm tontura e o corpo empolado um pouco febriu e cm ínguas nas coxas parou a tontura e ele ta bem esperto... ele sempre ficou cm os pés inchados cm ferradas de formigas mais nunca teve outros sintomas estou preoculpada porém não tenho como levar ele ao médico ...me diga algo a respeito pois ele nunca teve esses sintomas antes

    ResponderExcluir
  13. Oi eu fui picado por uma vespa e doeu muito incho um pouco aí no outro dia eu acordei e tava muito inchado será que eu tenho alergia

    ResponderExcluir
  14. O seu relato sugere que seu filho tenha apresentado uma reação alérgica (imunológica) às formigas. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente Não tenho condições para orientar sem examiná-lo. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. É provável que a reação após picada da vespa não tenha origem alérgica (imunológica) uma vez que ocorreu edema (inchação) sem outros sintomas associados. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Recomendo que procure atendimento médico Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. boa tarde, meu filho está com a parte de cima da mão inchada a mais de 2 meses, já fiz ultrassom, raio x, exames de sangue e não deu naaada. OS médicos perguntam se ele não foi picado.. tnho certeza q não, nunca ficou vermelho, nunca teve sinal de picada. O que devo fazer pra amenizar a dor e desinchar ele não aguenta forçar nada a mão. Posso colocar a mão dele na água morna com sal? passar cataflan? marquei um reumato mais só pra julho ainda, me dêem uma opinião por favor. Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Taynara: boa noite. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinarseu filho pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite matei uma barata (inseto) no braço nasceu uns caroços que está coçando no local
    oque faço?

    ResponderExcluir
  19. Cleiton: nem toda reação causada por insetos tem causa alérgica (imunológica) Para fazer o diagnóstico, é preciso examinar Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. OI ALGUEM MIM AJUDA EU FUI PICADO POR UMA ABELHA TA COM 2 SEMANAS E MINHA MAO AGORA ESTA FICANDO COM LEVE DORMENCIA OQUE PODE ESTA ACONTECENDO ??

    ResponderExcluir
  21. O seu relato não sugere que tenha ocorrido alergia. As picadas de abelha provocam uma reação inflamatória no local e o desconforto pode permanecer por um tempo mais longo. A reação de alergia é bem diferente: é imediata emais intensa, se acompanhando de sintomas como: placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada, mal estar, ansiedade, dificuldade para respirar, sintomas cardiovasculares, etc. de acordo com a gravidade em cada caso. Se a lesão é persistente, é aconselhável que você seja examinado por um médico. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Minha mãe e meus dois irmãos já foram picados por escorpião e não sentirão dor. Inclusive, meus dois irmãos foram picados por arraia e não sentiram dor r só uma ardência. Queria entedrr isso. ... por quê eles não sentem dor ?Alguém pode me explicar?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia eu acordei de manhã foi pro banheiro né aí eu foi pegar na minha roupa que está no chão do banheiro quando eu peguei na minha roupa eu do nada levei um picada no dedo e começou a doer muito aí passo um tempo aí foi dormir, quando eu levando da cama de manhã o meu dedo foi adormecido e formigando não conseguindo mexer o meu dedo o que eu faço

    ResponderExcluir
  24. Olá fui picado por uma abelha inchou e Jah faz 1 mas que fico um caroço dolorido quando dobro o pulço

    ResponderExcluir
  25. Adiana: Os receptores da dor e suas vias nervosas variam em cada pessoa Por isso, a maneira de reagir a dor varia também de pessoa para pessoa em situações semelhantes causadoras de dor Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Juninho O seu relato não sugere que seja uma alergia Procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Everton: se a reação local à picada de abelha já dura um mês, é sinal d que precisa ser examinado para fazer o diagnóstico. Avaliar pela internet não é possível Procure atendimento médico na forma de uma consulta tradicional, feita pessoalmente Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  28. eu fui picada por uma formiga mas tenho alergia a ela por isso inchou mas nao sei a causa de sair puis e estou sem andar por favor estou apavorada me ajudem

    ResponderExcluir
  29. Thais: para tratar é preciso examinar a lesão e avaliar seus dados clínicos. Avaliar ela internet pode gerar erro. Aconselho que procure atendimento médico na forma de uma consulta feita pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Pessoa foi picada por marimbondo e é alérgico. Alérgia atacou se tiver relações tem risco de trasmeti algo para outra pessoa?

    ResponderExcluir
  31. Não. A alergia não é contagiosa e não se transmite de uma pessoa para outra através de relações sexuais. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  32. Boa Noite a todos,no dia 24 de maio fui fazer um passeio em Visconde de Maúa durante o dia e cheguei em casa a noite percebi que tinha um carrapato pequeno agarrado a pele atrás do jeoelho.Retirei o carrapato e no dia seguinte fui ao clínico e perguntei se teria que tomar algum medicamento a médica perguntou se eu tive febre,falei que não,então,ela falou só se eu tivesse alguma sintoma pra retornar.Depois de 2 meses pareceu uma bolinha no local q coça muito e fica vermelho.Tem algum problema sério depois de 2 meses ter aparecido a bolinha no local, vou ao médico segunda feira ver..Estou assustada,Desde já,fico super agradecida.

    ResponderExcluir
  33. Vanete: Boa noite. Sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo9/8/16 22:03


    Olá,fui picada por uma formiga bem no olho,começou a arder e parecia que tinha algum ferrão começou acossa e depois inchou. ficou uma manchinha preta e agora a mancha está ficando cada vez maior. O que fazer me ajude.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia. Não há como tratar ou emitir parecer sem examinar. Recomendo uma consulta com oftalmologista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Regina Demier18/8/16 22:43

    Boa noite Fui picada por mosquito na sexta feira passada cocei e não percebi. No domingo estava edtava inchado e purulento e já sentido dor. Comecei a tomar antibiótico masmnao melhorava. Na terça a noite fui na Upa e me recritaram cefalexina e nimesulita e limpar com álcool 70. Não estou sentindo grandes melhores pois hoje Quinta feira minha perna continua inchada e até meu pé também.

    ResponderExcluir
  37. Regina: é provável que tenha ocorrido uma reação alérgica à picada de inseto. Mas, não é possível fazer diagnóstico sem examinar. Avaliar sem examinar pode gerar erro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Oi quanto tempo após ser picado por uma abelha aparece os sintomas de alergia ? Os sintomas aparecem quanto tempo depois da picada ?

    ResponderExcluir
  39. Daniel: Bom dia. As reações à picada de inseto não são sempre iguais. Nos casos mais graves, a reação é mais intensa e imediata. Além disso, se acompanha de sintomas à distância como por exemplo: placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada, mal estar, ansiedade, dificuldade para respirar, sintomas cardiovasculares, etc. de acordo com a gravidade em cada caso. Aconselho que procure um(a) alergista para que seja orientado de forma adequada e segura. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia meu nome e natalia tenho um filho de 4 anos.Um dia desses ele reclamou que um mosquito tinha picado o dedinho dele,ficou mermelho e inchadinho achei que ia melhorar logo mas nao melhorou.Ficou com uma carne dura inchado e essa carne dura nao diminui fica mudando de posicao no dedo dele mas sempre em vouta do dedo anelar um puco a sima da unha e coca muito.Levei no pediatra ela passou nitrato de miconazol(creme vaginal) Mas ele teve reacao deu uma bolha de agua e inchou ainda mais,nao sei o que fazer ninguem me diz o que e isso to preucupada pq nao sara a pele dele ja esta lizinha na regiao por causa da coceira.

    ResponderExcluir
  41. Natalia Bom dia. Sinto muito, mas não é possível opinar sem examinar seu filho. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Olá eu estou desesperada!! Uma abelha entrou dentro do meu olho , consegui tirar a abelha,mas o líquido continua dentro do meu olho é arde muito casa vez q fecho e abro o olho , está uma dor uma coisa insuportável de aguentar uma gastura enormeeeeee!! Me ajudem como tratar issso .. desde já agradeço muitooo!! Tá como se estivesse terra dentro do olho muito ruim .

    ResponderExcluir
  43. Boa noite. Você precisa de atendimento oftalmológico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Fui picada por pernilongos em varias vezes partes do corpo logo ficou vermelho e caçava muito depois de alguns dias ficou com manchas escuras o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  45. Bom dia
    Minha filha tem três meses e acordou com a pálpebra do olho esquerdo vermelho e inchada nao tenho ideia qual o inseto que a picou o q devo fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  46. Patrícia: não é possível saber, sem examinar as lesões que descreve. É provável que seja uma reação ao ato de coçar. Gratos por sua visita.


    ResponderExcluir
  47. Ariana: Bebês têm pele sensível e imatura. Por isso, não se pode aplicar produtos sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. O pediatra que trata dela é a pessoa mais indicada para orientar. Obrigado por seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Preciso muito uma orientaçao , em fim de abril cheguei de viagem do exterior e cansada como estava tirei do armario o pijama e deitei durante a noite senti q teria um bicho me picando cocei mas nao levantei da cama resultado desde abril deste ano tenho a noite coceira na perna com sensaçao de formigamento na pele desta perna e coceira como se a perna estivesse gelada ja fui varios dermatologistas q dizem nao ver nada agora em novembro comecou a dar a noite uma especie de dor pontada q para rapido e uma coceira estranha oq fasço ?

    ResponderExcluir
  49. Boa Noite a minha tem 12 anos e ela tem umas manchas preta no meio do braço atrás dos joelho no pescoço os olhos dela fica irritado e coça muito as vezes acalma e esses dias o corpo dela encheu de bolinhas coça tanto que ela fica com a pele irritada ela sofre muito e as vezes ela não quer sair de casa com vergonha na tomou alguns remédios mais não fez efeito gostaria que você me orientasse o que devo fazer. Desde já muito obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  50. Regina Boa noite O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à picada de inseto. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Levei uma picada de lacraia no braço e meu braço dói muito começou ficar dormente e todo meu corpo está coçando agora passei álcool no local da picada mais mesmo assim dói muito e to ficando vermelha

    ResponderExcluir
  52. Você deve procurar um setor de pronto atendimento médico para que seja examinada e orientada de forma adequada e segura. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Fui picada no dedo por um inseto negro q deixou ferrão.Tirei,ou achei ter tirado o ferrão, com alicate de unha,era o q tnh,e doía mt.Bem,ocorreram tdos os sintomas resultantes de uma picada de inseto:inchaço,frente local,dormência local,uns dias após ocorreu mt coceira local e a gente persistia,no local
    Aconte a já fazem quase 3 meses e ainda sinto mt incômodo nesse dedo e no local onde recebi a ferroada,na vdd,no centro do dedão; digo isso pq recebi a picada mais na lateral,de onde pensei ter retirado o ferrão, só q do dia seguinte,até hj,é o miolo do dedão ,da mão a doi ainda,fica dormente,pinica e coça.Agr,por exemplo,está pinicando,dormente e doendo e já fazem qs 3 meses!
    O q aconteceu de fato qd fui picada e como me livro desde incômodo?

    ResponderExcluir
  54. Márcia Bom dia O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde,então fui picada no pé por um marimbodo a um dia e meio atrás porque meu pai resolveu queimar dois ninhos de marimbodos desde então estou com o pé inchado coçando e as vezes eu sinto pontadas no pé

    ResponderExcluir
  56. Isadora Bom dia. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica). Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Oi pisei numa vespa e ela me picou no dedão do pé faz 1 semana tenho alergia a insetos em geral no momento em que fui picada meu dedo incho ficou vermelho e coçava o vermelhidão passou mais a coçeira e o inchaço persistiram é normal?

    ResponderExcluir
  58. Kauany: a reação local á picada da vespa é normal e ocorre em todas as pessoas. Mas se a lesão persiste após uma semana, voc~e deve ser examinada para que se possa orientar de forma adequada e segura. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. olá. meu filho está com uma alergia eu acho, pois fui no pediatra e ele me passou que é alergia. ele tem manchas pelo corpo avermelhadas, que vem e vão, não coça nem nada. ele não reclama de dor nem nada. estou dando um anti´bacteriano que ele receitou. o estranho é que vem e vai as manchas nem sei mais o que pensar. mordeu um bixinho no pesinho dele e ficou inchado depois disso veio essas manchas, mas vem cabeça, peito, braços , barriga em quase todo corpo e depois somem. o que pode ser realmente isso?

    ResponderExcluir
  60. Bom dia. Manchas não são iguais e podem ter causas diferentes. Em geral as manchas causadas por alergia se acompanham de coceira, ao contrário do que você relata. Por isso, não há como tratar ou emitir parecer sem examinar. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu filho, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Minha filha de 5 anos foi picada por um marimbondo ou abelha...meus pais não souberam explicar, como era preto...acharam que era marimbondo.
    Meia hora após a picada que foi na perna ela começou a ter coceira nas palmas das mãozinhas.. .ficou assim por umas 2 hs...depois parou a coceira..porem na palma das mãos está bem vermelho após 24 hs já mas sem coçar ...seria reação a picada?
    É possível uma picada na perna que nem inchou no local dar reação nas maos???

    ResponderExcluir
  62. Maria Boa tarde. É improvável que a reação atual nas mãos seja uma consequência do veneno do inseto. Aconselho que procure atendimento médico para sua filha pessoalmente, uma vez que não é possível orientar sem examiná-la. Gratos pela visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  63. Olá,fui picada por uma abelha bem no osso do tornozelo e está bem vermelho e dolorido não coça mas eu não estou conseguindo pisar o pé no chão. É normal essa dor intensa ou devo procurar uma emergência?

    ResponderExcluir
  64. Ana, Boa tarde. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à picada de abelha. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Sugiro queprocure atendimento médico.Obrigado por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  65. Meu filho tem 1 ano e 4 meses e levou várias picadas de pernilongo na região da perna , de tanto coçar formou feridas , devo me preocupar ? Tem alguma reação alérgica? Ele não apresenta nenhuma reação apenas coça muito e as vezes por encomodar ele chora !

    ResponderExcluir
  66. Franciele: Boa noite. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível que seja feita uma avaliação criteriosa e pessoalmente em seu filho. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Olá na quinta feira fui picada por uma formiga preta grande ardeu bastante,e n tinha inchado muito mas agora esta inchado e coçando bastante o q eu faço ou q tratamento devo fazer.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia. A picada de insetos himenópteros, como por exemplo, abelhas e formigas pode causar reação local em qualquer pessoa. O aspecto pode ser parecido, gerando dúvida se a reação é alérgica (imunológica) ou não. Por isso, recomendo que você deve procurar atendimento médico. Não é possível medicar sem examinar pessoalmente para identificar qual é o tipo de reação que ocorreu. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Olá fui picada por lacraia estava na minha coberta e até eu conseguir abrir a coberta em desespero com dores ela me picou 3 vzs duas na coxa uma perto do joelho e uma em cima do joelho fui ao médico no dia seguinte e então tomei soro e tô passando pomada mas sinto dores nas pernas e meus braços forminha muito e sinto a mão pesada é efeito de medicamento q tomei junto ao soro? Ou é do veneno dela? Devo voltar ao médico?

    ResponderExcluir
  70. Não é possível responder suas perguntas sem examinar você pessoalmente Por isso, é aconselhável que retorne ao médico a fim de receber uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita a Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  71. OLA, FUI PICADA E NÃO IDENTIFIQUEI O INSETO .FICOU MUITO VERMELHO SEM DOR SEM COCEIRA, PASSEI POLARAMINE , NO DIA SEGUINTE SAIU UMA BOLHA ! PODE SER EFEITO DO POLARAMINE ??

    ResponderExcluir
  72. Polaramine é uma medicação contendo um antialérgico Pode provocar dermatite alérgica de contato. Aconselho que procure um(a) alergista para seja examinada e orientada de forma correta. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Hoje fui picada por uma abelha e depois de uns minuntos meu dedo começou a inchar em seguida inchou muito meus lábios, E depois começaram a sair placas vermelhas e enormes principalmente nas minhas axilias e virilhas estendendo-se pelo meu corpo inteiro quando cheguei ao medico fazia apenas 40 min do ocorrido e eu senti muia falta de ar e perdi os sentidos n conseguia falar nem responder muito menos ficar de pé.
    Gente fiquem atento quando isso acontecer pois é muito sério uma simples mordia pra vc que é alérgico pode levar a morte.

    ResponderExcluir
  74. Olá gostaria de saber...se é um caso de preocupar..
    Meu marido foi picado por em média de umas 50 ou mais abelhas... Ele estava passando na rua e um senhor estava sendo atacado...Ele não pensou duas vezes e foi ajuda-lo mas também foi atacado...nosso eles foram socorrido e levados ao pronto Socorro...Ele tomou uma enjecao e foi liberado...já vai completar uma semana do ocorrido do que ele ainda tem reação...como vermelhidao em algumas parte que ele foi picado..como nos braços...e coça muito..e em agumas fica com inchaço...
    Ele não teve e nem tem febre desde o ocorrido...somente a coceira...e reparei que se ele fica exposto ao sol o local das picadas em alguns lugares ficam vermelhos e inchados e logo começa a coçar.

    ResponderExcluir
  75. PH Boa tarde. Não tenho condições para emitir um parecer específico sobre seu esposo pela internet, sem examinar pessoalmente. Porém, lembro que é normal que a picada de uma abelha provoque dor, irritação e edema no local da aplicação, ainda mais no caso de multiplas picadas. Mas no caso da alergia, a reação é mais intensa e se acompanha de sintomas à distância como por exemplo: placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada, mal estar, ansiedade, dificuldade para respirar, sintomas cardiovasculares, etc. de acordo com a gravidade em cada caso. Caso não melhore, é recomendável que seu esposo retorne para nova avaliação médica. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  76. Bom dia, Fui picada por um inseto acho que era uma aranha que estava dentro da manga da jaqueta, fui ao médico e tratada com corticoide, apareceu no local um nódulo bem doloroso e o médico me receitou antibiótico e não resolveu, agora vou fazer uma ecografia pra verificar o que é isso eu nunca vi nem ouvi dizer que aranhas causasem nódulos, talvés por ter picado próximo a axila, pode ter afetado alguma glandula.

    ResponderExcluir
  77. As picadas de aranhas podem ser bastante dolorosas e causar uma reação inflamatória significativa, com dor e desconforto, mas nem sempre de causa alérgica (imunológica) O atendimento médico é importante para tratar e prevenir reações mais graves. O aumento do gânglio (ou popularmente íngua) na axila faz parte do sistema de defesa do organismo. A avaliação médica é essencial para fazer o diagnóstico e instituir o tratamento adequado. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Olá fui para cachoeira e vi um inseto sugado na minha coxa,retirei-o imediatamente assim que vi, havia um pouquinho de sangue, no dia seguinte na msm região está inchado com vermelhidão, apareceu em outras regiões das minhas 2 pernas, sera que é alergia?

    ResponderExcluir
  79. Beatriz Boa tarde Infelizmente não posso te ajudar: não é possível afirmar se é uma alergia sem examinar você pessoalmente. Recomendo uma consulta com especialista em Alergia para que seja avaliada, definindo o diagnóstico e assim possa iniciar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde, a um ano e meio fui picada por um carrapato, inflamou e secou .... Mas as vezes essa picada volta a inflamar novamente. Isso é normal ?
    Agradeço por enquanto !!

    ResponderExcluir
  81. Jully É normal a reação no local de uma picada recente. Mas após tanto tempo, voltar a inflamar, não é uma reação esperada. É essencial examinar pessoalmente para poder orientar seu caso. Recomendo que procure atendimento médico caso volte a acontecer Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Acordei com umas marcas que parece picada de formigas, cerca de 20 picadas braços e costas,fiquei com coceiras, inchaço e vermelhidão na área afetada, só que esses sintomas persiste a 6 dias, isso é normal?

    ResponderExcluir
  83. Claudia. Boa noite. As reações descritas em seu relato sugerem que possa ser uma reação adversa à picada de insetos. Recomendo que procure atendimento médico na forma de consulta realizada pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Fui picad por maribondo nas costas e desinchou mais ficou uns carocinhos no lugar da picada isso é normal ?

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde A picada de marimbondo pode deixar uma reação residual. Porém, para afirmar se é normal ou não a reação descrita, é preciso examinar você pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno