27 agosto 2008

Reações à picada de insetos - 2ª Parte

As reações alérgicas aos insetos podem ser de 2 tipos:
- causadas por insetos sugadores (mosquitos, pulgas, carrapatos)
- causadas por insetos picadores (abelhas, vespas, marimbondos e formigas)


REAÇÕES A INSETOS PICADORES
abelha
Os principais insetos picadores são as abelhas, vespas, marimbondos e formigas, sendo conhecidos como himenópteros. Estes insetos injetam veneno, provocando dor, eritema, calor e inchação no local da picada em qualquer pessoa. Contudo, algumas podem apresentar reações alérgicas que podem variar desde uma reação localizada na área da picada ou evoluir para urticária ou até mesmo para reações graves como o choque anafilático.

Uma pessoa pode ser picada sem exibir reações graves e a partir daí se sensibilizar, apresentando reações sucessivamente mais intensas em picadas posteriores. Trabalhadores rurais e apicultores são pessoas mais susceptíveis a apresentar sensibilização, embora possa ocorrer em qualquer pessoa.

Sendo possível, o ideal é identificar o tipo de inseto. Por exemplo, abelhas deixam o ferrão no local da picada, ao contrário de vespas e marimbondos.

Sintomas das reações alérgicas a insetos himenópteros:

Reações locais ou discretas:
Podem ocorrer em qualquer pessoa. Consistem em dor, vermelhidão e inchação no local da picada. Podem ser resolver espontaneamente ou com tratamento sem deixar seqüelas.

Reações alérgicas do tipo anafilático:
- Placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada,
- Mal estar, ansiedade,
- Dificuldade para respirar, sensação de que a garganta está fechada,
- Dor na barriga, enjôo, diarréia, incontinência urinária,
- Queda da pressão arterial,
- Desmaio, sensação de morte iminente e perda da consciência.

Reações tóxicas:
Resultam de picadas múltiplas e simultâneas, podendo levar uma pessoa à morte, pela ação direta do veneno injetado


Manejo das reações do tipo anafiláticas aos Insetos picadores

Nos casos de reações ou mesmo de suspeita de reações graves a venenos de insetos picadores, ou seja, abelhas, vespas, marimbondos e formigas, é recomendado um maior rigor nas medidas preventivas, pelo risco de reação grave.

O diagnóstico preciso deve ser estabelecido pelo alergista através da análise clínica e dos testes, que podem ser realizados no sangue através da dosagem do anticorpo específico ou na pele. Ressalta-se que os testes cutâneos só devem ser realizados com cuidados especiais devido ao risco de reações graves.

A reação aos venenos de insetos é muito rápida e por isso deve ser medicada prontamente. Como muitas vezes a pessoa pode estar em locais afastados e sem recursos, é recomendado que leve consigo um material de emergência. A principal medicação é a adrenalina, pois é a única substância que atua rápido e pode regredir um choque anafilático.

Um Kit de emergência deve conter: adrenalina injetável (epinefrina 1:1000), seringas descartáveis de 1ml do tipo tuberculina, insulina ou alergia e chumaços de algodão com álcool para assepsia. O médico poderá orientar outros tipos de medicamentos para colocar no Kit, como: antihistamínicos, corticóides, etc.

Existe um tipo de adrenalina auto-injetável importado e bem mais prático, pois já vem pronto para uso (exemplos: Epipen ou Anapen). Infelizmente são caros, com prazo de validade curto e difíceis de se encontrar, sendo restritos a lojas especializadas e importadoras.

É importante ressaltar que, mesmo após a aplicação da adrenalina, é importante procurar atendimento em hospital de emergência.


Tratamento Preventivo

Uma pessoa que já teve reação a estes insetos poderá evoluir para reações mais graves em picadas posteriores e por isso está indicada a Imunoterapia, isto é, a vacina específica, realizada com a diluição do veneno do inseto, para proteger contra futuras reações alérgicas.

Contudo, as aplicações devem se acompanhar de cuidados específicos e feitas com acompanhamento médico. O paciente deve permanecer em observação por 30 minutos após cada dose.

O médico poderá fazer um cartão de identificação de sua alergia para que carregue em sua carteira.

Medidas Protetoras contra insetos

colméia

- Procurar e destruir colméias ou ninhos de vespas, marimbondos, formigueiros, em áreas próximas à residência
- Evitar locais onde é maior a presença dos insetos: porões, beiras de telhados, proximidade de lixeiras, bosques.
- Colocar telas nas janelas
- Evitar uso de perfumes ou produtos cm odor forte
- Evitar roupas em cores vivas
- Use sapatos ou botas ao caminhar em gramados
- Limpe a área retirando do chão as frutas maduras caídas das árvores
- Não deixar lixo descoberto ou restos de comida pois atraem vespas e formigas.
- Se detectar presença de abelhas, vespas ou marimbondos, evite movimentos bruscos.

98 Dê sua opinião:

MAY CRAVO disse...

OLÁ AMIGOS,EU DESCOBRI QUE SOFRO DE ALERGIA A POUCO TEMPO, TENHO 25 ANOS E FOI CONSTATADO QUE TENHO PRURGIGO ESTRÓFULO, TO DESESPERADA POIS NÃO ESPERAVA QUE A MUDANÇA SERIA RADICAL.
MEU CORPO COÇA, FICA AVERMELHADO A SENSAÇÃO QUE TENHO , É QUE NUNCA MAIS VAI PARAR..
DEPOIS DE TER LIDO ESSA MATERIA ACHEI DEIXOU BEM CLARO TODAS AS MINHA DÚVIDAS

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

May: o tratamento da alergia pode proporcionar excelentes resultados. Aconselho que exponha ao seu alergista suas dúvidas e ele poderá ajudá-la a superar o incômodo causado pela alergia. Volte sempre para nos visitar. Se preferir, assine o blog e receba nossas postagens diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

OLÁ BOA NOITE ENTREI NESTE SITE PARA ENTENDER MELHOR O QUE ESTÁ ACONTECENDO CMG PQ A 2 SEMANAS TEM APARECIDO MANCHAS UNS CAROÇOS VERMELHOS NAS MINHAS PERNAS E QUE COÇAM MUITO E FICA MUITO QUENTE E INCHADO COÇA TANTO QUE AS VEZES EU CHEGO A ME MACHUCAR NÃO SEI O QUE PODE SER !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como afirmar a causa das lesões em sua pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Bom.. Li o Blog e me ajudou bastante pois fui mordida por uma abelha a 2 dias, e retirei o ferrão sem expremer pois acho q ela não firmou ele bem em meu braço,e ficou uma pontinha e eu o puxei, enfim.. só q mais ou menos um dedo abaixo de onde ela mordeu tem uma mancha meio grande e sempre que eu coço ela levemente passando apenas a mão com carinho, ela fica vermelha, só q ela não arde, só arde se eu ficar mexendo, porém eu já coloquei a mão sobre a mancha e ela é mt quente, parece até q estou com febre, e tá um pouquinho enchado ñ dá nem p perceber direito, só q nunca fui picada por abelha to meio assustada,:( , já li as reações alérgicas e ñ estou cm nenhum sintoma, apenas cm os q sitei a cima, obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere um processo alérgico, mas é recomendado que procure atendimento médico para examinar o local. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá! meu filhinho de um ano e quatro meses apresenta pápulas no rosto, pernas e tronco. Leigamente falando, assemelha-se a picada de inseto, que justificaria uma reação alérgica. Mas ele apresenta febre de 39. Apesar de não ser médica, a lesão não me parece infectada para justicar o aumento da temperatura. A pediatra me disse que os sintomas não são característicos de nenhuma doença específica, e que precisamos aguardar a evolução mas como sou um bichinho chamado "mãe", tenho medo de estar deixando de tratar logo uma doença grave. Parece-lhes alergia? Poderia causar febre mesmo sem estar infectado? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer sobre a lesão apresentada por seu filho através de um aconselhamento por e-mail. É sabido que uma lesão causada pela alergia pode se complicar e infectar. Mas, é essencial examinar para julgar. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

ha 1 ano fui picado por 1 marimbondo enquanto fazia trilha de moto, começou 1 reaçao alergica, corri para o hospital mais proximo,cerca de 30 km de distancia,logo que cheguei entrei em choque
anafilatico grau 4, aplicaram adrenalina varias vezes e usaram desfibriladores, algum tempo
depois iniciei 1 processo de imunoterapia com o proprio veneno, mas tinha varias reaçoes como febre e outros e resolvi abandonar, agora quero voltar a fazer mas gostaria de saber se ha outro tipo de imunoterapia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia deve ser especícica ao tipo de veneno do inseto causador da alergia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

fui picada ppor uma abelha na lingua a 9 meses e tenho depois da picada tive alergia a cheiro todo o tipo de cheiro o que e

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não entendi sua dúvida. Por favor, envie um email informando mais detalhes para: blogdalergia@gmail.com. Gratos pela visita ao nosso blog.

Mauro Lopes disse...

"Uma vespa me picou sábado a noite no braço tive diversas reações como pro exemplo inchaço nos lábios. Hoje o local está inchado, vermelho e febril." "Quero saber se devo procurar um médico, ou se posso aguardar o organismo se virar até acabarem os efeitos do veneno. Podem me ajudar?"

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mauro: o seu relato sugere um processo inflamatório gerado pela picada do inseto, sendo recomendável procurar atendimento médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola boa noite eu entrei neste site para saber o que fazer eu tenho alergia e medico nehum descobre que tipo de alergia eles dizem que e do calor mais nao é porque eu moro no sul e aqui e´bem frio me sai um vermelhao e cocça muito e incha se eu coçar deemais faz ate ferida nao posso sair no sol que fica pior ate a noite me da alergia fico quase louca por favor preciso de ajuda temho 48 anos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma alergia na pele através de um aconselhamento por e-mail e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos.

Rosanete disse...

Boa noite, meu filho foi picado por varias abelhas,tomou soro e injeção no hospital,mas ficou soluçando direto , isso tem a ver com as picadas das abelhas/

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosanete: os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar a causa dos soluços apresentados por seu filho. Conto com a sua compreensão. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que acompanhou seu tratamento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

resido num local muito arborizado.Sempre que sou atacada por um inseto a area atingida coça intensamente e incha.Hoje minha mão direita está deformada.Já passei por isso diversas vezes.Depois tudo volta ao normal, mas até chegar a este estagio, nossa!!! Incomoda muito. Devo continuar deixando meu organismo trabalhar sozinho ou seria melhor procurar um médico?

obriada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que procure um alergista para analisar seu quadro e avaliar a indicação das vacinas (imunoterapia específica). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ola fui picado por uma vespa, começou reaçao alergica,fiquei por duas horas em coma.Queria saber se tem tratamento ou remedio para esse tipo de alergia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O caminho mais adequado é procurar um médico especialista em Alergia que analisará seu caso e avaliará a possibilidade de um tratamento específico através da imunoterapia. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu filho tem 5 anos, e a 3 anos está fazendo tratamento, e a alergia a abelha não está passando, ele toma injeção no braço de 12 em 12 dias, gostaria de saber se o epipen não tem no Brasil, ja que tem tanta gente passando por estes problemas....como devemos fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Epipen e Anapen são dispositivos contendo adrenalina para a auto-administração (ou administração por familiares / cuidadores, no caso de crianças) em situações de emergência alérgica – anafilaxia, que está disponível em duas apresentações – adulto e pediátrico. Este produto, assim como qualquer outro medicamento, só deve ser adquirido por orientação médica. A sua principal indicação é para pacientes com histórico de anafilaxia por alergia a alimentos e/ou insetos (abelha e maribondo). O auto-aplicador de adrenalina não é fabricado no Brasil e pode ser importado através da Fundação Ruben Berta - Tel./Fax: (11) 5090 8001 E-mail: medex@frb.org.br Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

olá,estou bem preocupada,minha neta de tres anos começou a apresentar pequenas bolinhas,que na realidade se parecem com bolhas,as pernas,braços estão cheios tem algumas no rosto e barriga,levei-a ao dermatologista que disse se tratar de prurigo estrofulo,passou anti histaminico e uma pomada a base de corticoides,mas parece que não esta surtindo resultado.O tratamento medicamentoso ja se encerrou e as bolinhas não param de sair,e o mais engraçado é que durante o dia ela parecem que ficam mais controladas e quando ela acorda,esta cheia delas de novo.`Por favor me digam como devo proceder,isso é normal?
Grata,

Giselle

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Giselle: o seu relato sugere que sua nete necessita tratamento com vacinas para controlar sua alergia a insetos (estrófulo), Aconselho que a leve a um alergista Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Boa noite. Fui picado por uma abelha a três dias, teve inchaço e vermelhidão, fui ao médico e estou sendo medicado com cefalexina e predinisolona, porém a coceira e um pouco de vermelhidão na perna não param. Só gostaria de saber qnt tempo em média esse sintoma da coceira deve persistir, pois não consigo dormir a três dias. Muito obrigado! Maurilio.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maurílio: não posso julgar sem examinar. Em geral o efeito da medicação é sentido após 72 horas. Mas, se não obtiver melhora em 5 dias, sugiro que retorne ao seu médico para nova avaliação. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Oi fui picada por um marimbondo a dois dias o local continua muito inchado e vermelho posso ser alergica ? devo procurar um medico ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

FUI PICADO POR UMA ABELHA DEU UMA COCERA NO CORPO TODO MEU ROSTO FICOU ENXADO ANSIOSO PENSEI QUE IA MORRER

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As reações à picada de inseto podem ser intensas e provocar sintomas muito desagradáveis. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Minha filha, tem 4 anos, já tomou a vacina Nikko Vac, mas não melhorou.A pele dela fica toda marcada.Estou muito preocupada, pois ela tem rinite, e qualquer produto com perfume a incomoda.Atualmente moramos no Rio de Janeiro, e gostaria de saber como marcar consulta na Policlínica, aceita plano de saúde, SUS ou particular.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A nossa clínica atende sem hora marcada de 2ª à 6ª feira de 8 às 11 e de 13 às 15 horas. Para se informar sobre planos, ligue para (21) 2210 2810 e fale com Cleuza, nossa secretária Gratos pela visita.

Bruno Leal disse...

Tenho 20 anos e nunca tinha sido picado por algum inseto picador até quarta-feira (20/09) agora. Uma vespa entrou em meu quarto e picou embaixo do meu olho esquerdo.
No começo tudo normal: o susto, a dor da picada e tal. 5 minutos depois e o local estava lateijando. 10 minutos depois e eu estava com muita coceira no corpo, desesperador. Coçava até meu couro cabeludo. Comecei a ficar vermelho e aparecer um monte de vergão. Tinha desenvolvido uma urticária muito forte. Comecei a sentir falta de ar. Minha mãe teve que me levar correndo ao hospital.
Tomei duas injeções (fernergan e adrenalina).
Fiquei uns 30 minutos de observação e como moro praticamente ao lado do hospital fui liberado.
Isso era 6 horas da manhã. O fernergan me deu tanto sono que acordei as 20:00H.
Quando acordei tudo tinha sumido, a coceira, os vermelhões, os vergões, respirava normalmente.
Mas já era de esperar que eu fosse alergico a insetos picadores, sou alergico a tudo. kkkkkk
Fica ai minha experiência. O importante é manter a calma e procurar pronto atendimento.
Abraço!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento Bruno. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Meu filho foi picado por marimbondo pela segunda vez,a reação foi pior,ele ficou mais inchado e o braço da picada ficou enorme e não parava de inchar.Levei ele ao médico,e ele passou adrenalina,fernegan e corticoide e antibiótico para ele tomar em casa,só que o braço dele não desinchou totalmente à 4 dias.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As reações à picada de marimbondo podem ser muito intensas, em especial quando já ocorreram reações anteriores. Infelizmente não é possível orientar sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para avaliar sua evolução e adequar seu tratamento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Estava na praia e fui picada por algum inseto..
e no dia seguinte a parte em que eu fui picada está inchada , vermelha e não consigo mexer...
oque eu posso fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É aconselhável que procure atendimento médico. Não recomendo que use medidas caseiras. As picadas de inseto podem complicar, inflamar e provocar consequências desagradáveis. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Fui picada no braço por marimbondo no próprio salão de beleza, até estava fazendo uma hidratação nos cabelos. Isto aconteceu a noite na segunda-feira, meu braço inchou muito na hora e me passaram alcool. Quando foi na quarta-feira de manhã minha testa estava toda inchada, na quinta-feira levantei já com o lado esquerdo do rosto todo inchado, testa, olhos e ao lado orelha uma enorme bola. Faltei ao trabalho e corri para o médico. Tomei injeção anti-alérgica fiquei em observação por meia hora, e ele também receitou comprimidos anti-alérgicos por 6 dias.
No domingo, voltei ao mesmo hospital por causa da garganta muito irritada, ele me disse que era faringite, me receitou dois tipos de xaropes por 20 dias. Não sei dizer se o inchaço foi da hidratação que também tinha cheiro forte ou do inseto. Hoje terça-feira ainda a garganta não melhorou, tosse mas não aquela seca e sinto pouca ardência como algo está arranhando. Pinto sempre o cabelos de 10 em 10 dias, tintura mesmo. Posso ter ajudado alguém. Pois daqui pra frente não fico sem carregar na bolsa um anti - alérgico que é fundamental.Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pelo depoimento. Volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

Há quase 40 minutos, meu irmão de 16 anos sentiu que foi picado por algum inseto. Ele estava fazendo uma trilha e nela havia bastante teias de aranha. No meio do caminho, um marimbondo chegou perto do rosto dele e meu irmão o afastou. Tempo depois, ele começou a sentir que foi picado por algo. Quando chegou em casa, vimos que ele estava com várias manchas vermelhas perto do ombro esquerdo, nas costas. Meu irmão é alérgico a picada de insetos e não sabemos se pode ser alguma reacao alérgica ou simples picadas. De mosquito e abelha já sabemos que não é, pois não há ferrão ou focos de picada.
Preciso muito da ajuda de vocês!!
Obrigada.
Luana.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luana: infelizmente não é possível afirmar o tipo de alergia ou indicar tratamento para seu irmão através da internet, baseado apenas nos poucos dados relatados e sen examiná-lo pessoalmente. É aconselhável que ele seja atendido por um médico especialista em Alergia. Estamos ao dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

claudia jesus eleoterio disse...

Fui picada por algum inseto mais nao sei qual foi,minha mao esta inxando,meu dedo indicador nao consigo dobrar,tem um calombo saliente e um buraquinho devido a picada,minha mae esta queimando e esta subindo em direçao ao punho,o q sera isso?
Fui ao medico e ainda nao consegui ser atendida pois alegaram nao ser grave,mais doi muito e esta me atrapalhando pois tenho um bb recen nascido com 19 dias e nao to conseguindo pega-lo no colo.

Anônimo disse...

Boa tarde, desde os meus 6 meses de idade, hoje tenho 20 anos, sofro de alergia a insetos(todos os tipos), porém minha preocupação nesse momento é com relação a picada de pernilongos. Já procurei vários dermatologistas e eles sempre passam remédios apenas para as manchas que ficaram na minha pele desde a infância, onde coçava muito e eu sem nenhuma preocupação com estética, arranhava com minhas unhas e acabavam virando feridas e permaneço até hoje com algumas manchinhas na pele. Mas gostaria de saber se não posso fazer esse tratamento de imunoterapia para talvez tentar aliviar, ou acabar com essa minha alergia? Ah! lembro também que em algumas épocas a alergia ataca. Será que pode ser também por imunidade baixa? Fazia tempo que não atacava assim!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento com vacinas (imunoterapia) é muito eficaz no controle da alergia a picada de insetos. Aconselho que procure um alergista.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Yasmin disse...

Meu filho de 1 ano e 8 meses foi picado por algum inseto na perninha esquerda, acho q pernilongo, e o local da picada tá bem vermelho, muito inchado e quente. O q devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Yasmin: é possível que seja necessário o uso de um medicamento no local da picada para amenizar a reação, mas não tenho condições para prescrever pela internet, sem examinar seu filho pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Fui picada por abelha há um tempão atras! Anos! Mas o local frequentemente fica vermelho, inchado e coçando. Será que ficou algo por baixo da pele? Até é possível verificar um ponto vermelho mas cicatrizado.
Ass. Fatima

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fátima: não tenho condições para definir o motivo da permanência da lesão neste aconselhamento na internet. É essencial examinar sua pele. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

minha filha de 5 anos ela foi picada por uma formiga ou um marimbondo ñn sei o certo e logo em seguida vem uma reação. os olhos dela ficam muito enchados porque?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível fazer diagnóstico pela internet. Pode ser que ela seja alérgica à insetos, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

no sábado fui picada por uma vespa acho eu, na hora doeu muito e eu desinfetei coloquei gelo e pomada. ficou td bem mas no domingo começou a inchar e hoje 2ª feira tenho o braço todo inchado. será alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não é possível afirmar se a reação descrita é uma alergia, pela internet, sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Olá, fui picada por um maribondo à alguns meses atrás, depois disso percebi que ao tomar friagem, chuvas, tenho uma reação alergica a esse frio do tipo coceiras, vermelhidão, e inchaço.
Gostaria de saber se o maribondo é a causa da alergia oa frio

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há relação direta entre o marimbondo e a alergia ao frio. Aconselho que procure um médico alergista e peça que a oriente de forma apropriada. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcela: compreendo sua dificuldade, mas infelizmente não é possível definir a causa e orientar pela internet, sem examinar pessoalmente. Recomendo que procure um oftalmologista para examiná-la e orientar de forma apropriada. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Fui picado por uma formiga com asa ardeu um pouco depois passou e ficou so vermelho por que cossei sera que mesmo assim sou alergico ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia. mas não há como opinar pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Bom dia meu filho de 6 anos foi picado por um inseto a mão dele inchou ,ficou vermelha , dei polaramine e passei pomada , no dia seguinte saíram 2 bolhas é normal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É preciso examinar a lesão para opinar. Contudo, a descrição da bolha sugere que o processo inflamatório não tenha sido debelado. Caso persista, sugiro que entre em contato com seu médico. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Fui picada por uma formiga, e estão espalhando bolinhas pelo o meu corpo, tem dois dias já, estou passando pomada e tomando anti alérgico mas não passa, devo ir ao hospital?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim. É recomendável que procure um pronto atendimento médico. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá fui picada por um marimbondo na nuca passei muito mal começou inchando meu rosto a boca as mãos os pés senti falta d ar e desmaiei a caminho do hospital começei a me tremer fiquei enconciente.. Parecia q eu ia morrer , cheguei ao hospital minha pressão estava baixa tomei muitas injeçoes soro e respirei um pouco com oxigenio. Será q sou alergica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que tenha sido uma alergia à picada do marimbondo. É aconselhável que procure um alergista para orientá-la adequadamente e prevenir novos episódios. Gratos por sua visita ao nosso blog.

mukito kito disse...

meu filho foi picado por uma abelha e na mesma hora ocorreu uma reação alergica,coceiras pelo corpo e vermelhidão a picada foi no dedo porem teve inchaço no dedo e orelhas de imediato ele tomou fenergam e outro remedio que nao lembro no soro porem no outro dia apareceram vermelhidoes gostaria de saber se e normal isso pois o medico receitou ploramin 8 dias de 8 em 8 horas

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mukito: não há como avaliar se a vermelhidão que descreve é normal sem examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que peça ao médico que o atendeu para orientar de forma adequada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Bom dia. Meu filho é alérgico a formiga ele já teve choque anafilatico e foi recomendado a imunoterapia. Não começamos ainda o tratamento . Gostaria de saber se ele pode ter perdido a sensibilização a picada pois ele já foi picado pela formiga de novo e não teve a reação anafilatica o local ficou inchado e vermelho. Pode acontecer de nem sempre ele apresentar a reação? E tem como o teste específico sanguíneo dar um valor baixo e o cutâneo dar o contrário? Desde já agradeço...

Elias Vieira da silva disse...

Sabado fui picada por uma abelha europa no dedo mindinho doi muito coca esta hiper inchado
Esta vermelho nao consigo nem mexelo nao sei se vou ao ps por sectratar de uma picada de abelha mas como tenho alergia tomei histamin mas nao ajudou

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia é a forma mais eficaz para mudar o curso da doença alérgica, porém tem de ter os cuidados necessários para ser instituída. Após sensibilização por um determinado inseto, faz parte do tratamento evitar novo contato, sob o risco de nova reação.
Gratos pela vista

Anônimo disse...

Meu primo levo uma picada de um bicho nao sabemos qual bicho e esta vermelho e quente o que pode ser

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É aconselhável que seu primo procure atendimento médico, pois não é possível fazer diagnóstico e orientar tratamento pela internet. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa tarde. Gostaria de saber se uma pessoa que é alérgica a picada de formiga e teve como reação o choque anafilatico ela corre o risco de sofrer a anafilaxia se ela for picada de novo? E porque ocorre o choque, qual o fator que desencadeia ele além do veneno do inseto,pois tem pessoas que são alergicas mas não sofrem a anafilaxia. Desde ja agradeço...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elias: procure atendimento médicopara que possa receber orientação apropriada. Não é possível fazer diagnóstico ou orientar pela internet sem examiná-lo. Gratos pela visita ao Blog da alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim, em caso de nova picada de inseto existe o risco de anafilaxia. Os motivos são vários entre eles predisposição e produção de imunoglobulina especifica para o veneno do inseto.
Obrigado pela visita

jouvana whitaker disse...

Bom dia. Levei uma picada de inseto, não consegui descobrir qual inseto seria. (penso que poderia ser de micuim ou pulga) o local ficou bem vermelho inchado e apresentando como um nódulo duro. No dia seguinte apareceu uma íngua que ficou bem inflamada no lado direito da virilha. Fui ao porotno socorro e o médico passou uma injeção anti alérgicva e mandou passar nebacetim. Iosso aconteceu há uns 7 meses. Fiquei com uma mancha escura no local. Bem esses dias começou uma coceira no local, voltou a inflamar coçcar e novamente estou com íngua. Gostaria de saber se é possível ter reação novamente no local pela mesma picada ou se foi muita conscidência uma outra picada no mesmo local.
obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Boa noite, estou muito preocupada pois meu filho de 11 anos disse que pisou em uma abelha.Isso foi a cerca de 36 horas mais ou menos, seu pé ficou mto inchado no dia seguinte e hj a noite esta ainda muito mais inchado.Não consigo visualizar nenhum ferrão e acho que não era abelha pois ele não sente dor, apenas não para de inchar e coça bastante, embora agora a noite ele tenha me dito que não esta mais coçando, mas ainda esta mais inchado que ontem.Seus dedos nem se mechem mais. É preciso leva-lo ao médico.
Uma amiga me deu loratadina e me disse para lhe dar.Posso fazer isso?

Anônimo disse...

Oi eu fui picada por uma abelha ja tem tres dias e minha mao ficou ichada cosando e vermelho e eu nao seu se eu so alergica a picadas de inceto.mi ajude alguem oque eu faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu filho precisa ser levado a um setor de pronto atendimento médico. Não é possível orientar tratamento pela internet, sem examiná-lo pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia,

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para saber se você é alérgica à picada de insetos, procure um médico alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Lucas Oswaldo disse...

Oi boa noite, sou branco e tenho uma mancha de cor negra enorme no meu braço esquerdo, que começa no ombro e vai ate o começo do antebraço. Essa mancha foi causada por alergia a mosquitos (pernilongos), quando eu tinha uns 6 anos hoje tenho 19 e a mancha não saiu. Queria que meu braço ficasse com a cor normal da minha pele, pois ele tem a cor semelhante a cor de pele de uma pessoa negra, a mancha parece com Vitiligo mais não é pois, só é nessa parte do corpo e ela não cresce ou se espalha por outras partes do corpo. Então queria saber o que é isso e se tem alguma forma que me ajude a remover essa mancha, tou pensando em fazer uma tatuagem por sima será que pode dar algum problema ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lucas: não é possível opinar sobre sua pele sem examinar pessoalmente Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Ola. Fui picada por algum inseto, provavelmente, nos pes e tornozelo. Gostaria de saber o q pode ser pq estah cocando a umas duas semanas ou mais. Ja estou com feridas devido a coceira e incomoda demais por causa disso. Nunca aconteceu isso comigo. Geralmente cocava de 2 a 3 dias. Agora mais de 2 semanas nunca.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As reações a picada de inseto podem em alguns casos durar vários dias, dependendo do antígeno e da sensibilidade do indivíduo. Converse com seu médico.

Anônimo disse...

Ola.meu sobrinho Foi picado por algum inseto, nos pes . Gostaria de saber o q pode ser; por que agora depois de uma semana ou mais piorou e a febre não passa e ele se encontra internado e os médicos não sabe o que pode ser e o curioso é que ele vive de tênis e meia o tempo todo ,estamos muito preocupados a primeira vez que ele foi ao hospital ele foi medicado e estava tomando medicação mas não adiantou por isso teve que voltar e o médico achou melhor interna-lo. gostariamos de saber o que pode ter acontecido e se ele corre algum risco e o que seria bom fazermos , estamos muito preocupados.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Não é possível afirmar qual foi o inseto, o que aconteceu e sobre as condutas a serem tomadas, sem examinar pessoalmente o seu sobrinho. Aconselho que exponha suas dúvidas ao alergista que trata dele e peça que oriente a família. Obrigado pela visita.

Chris Lusis disse...

Oi. Levei uma picada de abelha, tirei o ferrão na hora. Foi ontem às 11 da manhã. Agora, às 18:30 da noite meu dedo ainda está enorme, vermelho e duro. Nenhuma reação diferente desta. Mas tomei um comprimido de nimesulida hoje pela manhã e um antihistamínico ( receitado pelo posto de saúde). Continua a mesma coisa! O que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Algumas reações podem ocorrer tardiamente na picada de abelha gerando dor e edema importante. Converse com seu médico.
Obrigado pela visita.

Lívia Braga disse...

Bom dia. No último dia 07/07 fui picada por abelhas. Estou com 4 picadas, sendo uma na testa, uma no queixo, uma atrás da orelha direita e uma no dedo médio esquerdo. As picadas não tinham ferrão e lavei rapidamente. Estou há 10 dias tomando anti-inflamatório por outro motivo. Porém, no último dia 10/07 (ontem) notei a aparência de uma espécie de nódulo no meu pescoço, do lado direito. Pensei ser uma íngua devido às picadas, mas, um dia depois, percebi que apareceu um exatamente igual em baixo da minha orelha esquerda, local em que não se encontram ínguas, pelo que sei. Isso pode ser uma reação alérgica às picadas? Percebi que elas ainda coçam muito e ainda estão inchadas. O que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lívia: infelizmente não posso ajudá-la pela internet, sem examinar sua pele pessoalmente para que seja possível identificar o tipo de lesão em sua pele. Aconselho que procure um pronto atendimento médico. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Ola meu irmão estava jogando bola e foi pegar a bola no mato e disse q varios besourinhos bem pequenos subiram nele e q na hora não causou nada mas depoie começou a coçar todo o seu corpo ele disse q a coceira é tanta q da agonia e ele fica rolando pelo chão. Ele foi no hospital o medico deu duas enjessões e não resolvel. Ja tomou ati-alegico e naw resolvel tambem passou pomada q nae resolvel e de vez enquanto se ve uns besourinhos nele ja passou remedio e nada. O q nelhorou mais foi gelo. O q seria bom fazer caso q coceira não pare?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

luanda santos disse...

Boa noite meu filho de 4 anos faz tratamento a base de vacina, contra sua alergia a picada de insetos de 7 em 7 dias, mas ja vai p sua terceira dose, ja usou 6 tubos de pomadas a base corticoide, e nao param de nascer essas manchas vermelhas que cocam demais, gostaria de saber, em quanto tempo a vacina comeca a inibir, ou diminiur esses terriveis sintomas ?!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luanda: os primeiros frascos da vacina são diluidas, com objetivo de indução ao tratamento. De uma maneira geal, é a à partir do quarto ou quinto frasco que começa a fase de manutenção ou tratamento. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

ola meu filho foi picado 2 vezes por varias picadas a 1 vez ele ficou com sintomas de gripe e logo em questao de minutos ele inchou os 2 olhos e mal conseguia ficar em pe estava abobado ,levei ao medico e ele me disse que meu filho estava com a garganta muito inchada ... a 2 vez varias formigas o picou ele começou a torci e chiar enchou o olho ficou meio abobado e chorava muito levei ao medico e fui para casa ele brincou a tarde toda melhorou so que ao chegar a noite ele começou a chiar e ficar cansado ,teve uma febre aulta e que durou ate de madrugada ,ficou completamente muito mais muito vermelho o corpo todo ...fiz o ige de formiga e o resultado foi 8.92 ku/l o que esse relato e o resultado de exame dele quer dizer? obriga

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato é sugestivo de alergia a picada de formiga e o exame é confirmatório.
Converse com seu médico alergista ele vai poder instituir a melhor terapêutica possível.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...