Pular para o conteúdo principal

Nebulização: escolha certa ou errada?




Os aparelhos para nebulização foram um dos primeiros dispositivos usados para inalação de medicamentos no tratamento da asma e se tornaram muito populares nos últimos anos. O modelo mais conhecido é composto por um compressor ligado à corrente elétrica que fragmenta o medicamento líquido em partículas formando uma névoa, que é inalada e transportada até os pulmões através da respiração.

Ter um aparelho para nebulização em casa pode ajudar num momento de crise, evitando-se a ida a um serviço de emergência, em especial durante a noite. Algumas pessoas tendem a usar o aparelho como se fosse o único tratamento para a asma. Outros, até mesmo usam como sinônimo de medicação e chegam a dizer: -“Doutor, eu estava em crise, fiz uma nebulização e melhorei”, ou seja, sem ao menos referir o nome do medicamento usado. É importante estar ciente de que a nebulização nada mais é do que um método para inalar um medicamento.

Existem dois tipos de aparelhos disponíveis para venda: os modelos tradicionais a jato e os ultrassônicos. Os primeiros, funcionam através de uma corrente de ar ou oxigênio comprimido que quando projetada em grande velocidade sobre uma solução nebulizável, rompe-a em pequenas moléculas e origina um aerossol. Nos aparelhos ultrassônicos, o aerossol é produzido por ultrassons gerados ao se fazer vibrar um transdutor ou um cristal piezoelétrico sobre um líquido, geralmente entre 1 e 3 MHz.

Os medicamentos mais usados através de nebulizadores são os broncodilatadores (Berotec, Aerolin, Atrovent), com efeito de alívio nas crises de asma. Entretanto, outras medicações podem ser utilizadas, como por exemplo os corticóides inalados (Clenil A, Pulmicort), com objetivo não apenas de alívio, mas como tratamento de controle da asma.

Vantagens da nebulização:
- Técnica de uso é simples, facilitando uso em crianças, idosos e pessoas com dificuldade na coordenação motora.
- Uso facilitado nas crises, mesmo naquelas mais graves, pois não necessita de manobra respiratória especial.
- Pouca deposição do remédio em orofaringe
- Podem ser misturados vários medicamentos numa mesma inalação.

Desvantagens:
- Dificuldade no transporte e na montagem do aparelho, em especial na hora da crise,
- Necessita energia elétrica,
- Barulho é incômodo, em especial à noite,
- Risco de contaminação,
- Demora para inalar a dose,
- Necessita de manutenção e esterilização dos componentes.

Como fazer uma nebulização:
Colocar a medicação no recipiente, usando soro fisiológico, num volume médio de 2ml. Não se recomenda o uso de água destilada como diluente.
Sentar-se com as costas eretas e posicionar a máscara ou o bocal em direção à boca, que deve permanecer aberta durante todo o processo.
Respirar lenta e profundamente aguardando até o vapor se extinguir.

Após o uso, desmonte e lave com sabão ou detergente neutro. Depois de lavado, coloque o material de molho por 30 minutos em solução germicida (pode-se também usar solução caseira feita com 500ml de água sanitária e 500 ml de água filtrada ou fervida). Lave novamente em água corrente (coloque sob o jato da torneira por alguns minutos). Depois, deixe secar bem e guarde em local fresco e livre de pó ou foco de mofo.

Erros mais comuns:
- Colocar grande quantidade de soro
- Usar máscara afastada do rosto (o vapor se espalha e prejudica o resultado)
- Fazer a nebulização com a criança dormindo, deitada ou usando chupetas.

Dicas:
- Peça ao médico que indique o medicamento e a dose adequada para evitar pânico na hora da crise.
- Procure fazer a nebulização em local calmo, com a pessoa sentada e com as costas eretas. Crianças pequenas devem ser colocadas no colo.
- Não fale durante o procedimento.
- Para uso de corticóides inalados, preferir os aparelhos a jato e usar bocais ao invés de máscaras para proteger os olhos.

Comentários

  1. Anônimo3/8/12 08:42

    Ultimamente venho sentindo uma secreção na garganta bastante espessa que vem me causando um desconforto e sensação de falta de ar, tento tossir para aliviar porém a falta de ar piora hora e alivia instantes depois. Tenho rinite alérgica desde criança. O que eu poderia usar ou fazer de forma eficaz para tirar essa secreção ou ao menos aliviar? Sei que o ideal seria procurar um médico mas onde moro a consulta custa demasiadamente caro e não tenho como pagar.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se tem alguma problema em fazer a nebulização(soro fisiológico) todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/8/12 23:33

    Boa noite.
    Tenho uma bb de 11 meses e ao fazer um a nebulização nela, para ajudar a descongestionar o nariz, acabei nebulizando por engano Decongex plus nela (5 gotas). Preciso saber se a inalação deste remédio pode ter trazido prejuízo a ela e se é o caso de ter de levá-la à pediatra. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. A rinite alérgica pode provocar secreção por trás das narinas gerando tosse e desconforto na respiração. O tratamento deve ser feito sob acompanhamento médico. Compreendo sua dificuldade, mas não há como substituir a consulta médica. Obedecemos as normas do Conselho Federal de medicina que não permite a prescrição ou a indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem uma consulta feita pessoalmente. Peço sua compreensão e agradeço a visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Jean: não há problema em nebulizar apenas com soro fisiológico. Mas, se você necessita fazer todos os dias é preciso buscar atendimento médico para detectar e controlar o problema. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  6. O uso da medicação na nebulização pode provocar irritação do aparelho respiratório, em especial num bebê. Aconselho que fale com seu pediatra e peça que a oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Tenho um blog sobre maternidade e fiz um post sobre a escolha do inalador (diferenças entre ultra-sonico e o de ar-comprimido e o que devemos observar. ( http://www.lookbebe.com.br/2011/12/21/dicas-para-escolher-o-inaladornebulizador/#comment-613374814 )

    Acontece que recentemente uma leitora comentou que não recomenda o ultrasônico pois medicamentos como o Clenil e a Budesonida não devem ser utilizados no ultra-sônico.
    Pesquisando, li em um fórum, outra mãe falando que medicamentos broncodilatadores e antinflamatórios respiratórios (corticoesteróides), não podem ser utilizados com ultrassônicos, mas não encontrei essa informação em sites confiáveis escritos por médicos e farmacêuticos.

    Essa informação procede???

    Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ana: nebulizadores ultrassonicos são mais silenciosos, mas é verdade que modificam o efeito e não são apropriados para corticóides inalados (Clenil, Pulmicort). Podem ser usados com broncodilatadores (Aerolin, Berotec, Atrovent). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá Gostaria saber se fazer inalação com soro fisiológico só para umedecer as vias aéreas, não tem problema os inaladores ultrassônico?? pois não me parece muito eficaz apenas espirrar o soro no nariz até porque o soro deve ficar na geladeira

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber porque que as fabricas de nebulizadores não colocan um motor mais forte nos nebulizadores vendidos em farmacias ou outras lojas, iguais aos nebulizadores usados em hospitais ou clinícas médicas que jogan o ar para dentro dos nossos pulmoés com força..obs estes nebulizadores de farmacias mal consegue encher uma bola de soprar é uma vergonha.. meu nome é geneci sou de cachoeiro de itapemerim esp santo

    ResponderExcluir
  11. Não há problema no uso do soro fisiológico com aparelho nebulizador ultrassonico. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Geneci: os aparelhos para nebulização com modelos tradicionais "a jato" podem obter bons resultados desde que devidamente calibrados e com técnica adequada. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. por que o uso da beroteca não é necessário ter receita médica^di\em que é raro os sintomas de ataque cardíaco, mas meu merido faleceu as 1 mês e 18 dias por ter usado demais a berotec, no momento da crise de asma não tinha nenhum hospital por perto muito menos um nebulizador e ele veio a falecer pelo uso contínuo da bombinha, como pode um remédio tão perigoso assim poder ser vendido sem controle? Fiquei viuva aos 29 anos com 1 filha de 6 anos pelo uso em excesso que meu amado marido precisou fazer na hora da crise.... sei que a morte é irremediável a a dro que estou sentido um dia ameniza, mas eu queria poder fazer alguma coisa por outras pessoas, pq além do meu marido já ouvi masi casos, o que eu poderia fazer, que medidas tomar pera pelo menos fazer com que este remédio seja controlado? Desde já agradeço. Jarine

    ResponderExcluir
  14. Jarine: compreendo seu sofrimento e envio meus sentimentos. O uso excessivo do Berotec pode trazer sérios efeitos e até matar.Mas, é uma medicação que quando bem utilizada pode salvar vidas. Todos os remédios deveriam ter sua venda controlada, pois o excesso pode causar consequâncias tão sérias quanto o uso excessivo do Berotec, seja uma aspirina, um antinflamatório ou um remédio para o coração. O melhor caminho é estimular a educação sobre a asma de forma que as pessoas possam se tratar todos os dias, contínuamente e não apenas nas crises. Este é o trabalho desenvolvido pela ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos) na luta pelo tratamento apropriado e pela qualidade de vida aos asmáticos. Agradeço seu depoimento em nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. SOU TATIANA, adoro o trabalho de voces.Por favor me tirem essa duvida: minha filha te 3 anos, ja usou varios broncodilatadores,usa avamys 12/12h, e a 10 dias usou o clenil 250 e cetotifeno sendo dois vidros, porem agora ela comecou com tosse seca e nariz saindo catarro verde, ainda nao dorme com a boca aberta, a pergunta e : Eu tenho que lhe dar o clenil no espacador sempre que ela comecar com esses sintomas? parece que a crianca fica dependente desse clenil, porque so tem 10 dias que ela deixou de usa-los e parece que os sintomas estao voltando tudo de novo. POR FAVOR ME TIREM ESSA DUVIDA, DESDE JA OS AGRADECO E OS DESEJO SUCESSO.

    ResponderExcluir
  16. Tatiana: não tenho condições para opinar especificamente sobre o tratamento de sua filha sem conhecer seus dados clínicos.Mas, vale ressaltar que Clenil 250 é um corticóide inalado (beclometasona) que não tem indicação no tratamento de alívio de crises, mas sim no tratamento de controle da asma. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata de sua filha e peça que oriente um passo a passo para os momentos de crise. Gratos por sua visita e pelo seu estímulo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  17. Olá comprei um inalador da Pulmosonicstar, para meu filho usar em dias de tempo secos, com soro fisiológico, e aproveito tb para usar quando ele esta gripado. Em dias secos ele é realmente eficaz? E é melhor usar a máscara ou o bocal? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  18. A inalação com soro fisiológico umedece as vias respiratórias e nas crianças maiores e adultos deve ser feita preferentemente com bocal e sempre com a boca aberta. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Cecília: para responder sua pergunta, seria necessário saber que tipo de medicação seria utilizada na nebulização. Não há como afirmar com os dados enviados em seu relato. Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite
    Fui na emergência com minha filha de um.ano com muita tosse.diagnóstico laringite.passaram hixizine, decadron e clenil a.ja fiz 3nebulizacoes e só agora vi q meu nebulizador é ultrasonico,qual o risco? Nao me orientaram na emergência sobre isso.obrigada

    ResponderExcluir
  21. Roberta: não há risco para seu filho. Nebulizadores ultrassonicos aquecem as partículas, podendo podem alterar e diminuir o efeito dos corticóides inalados, como é o caso do Clenil. Aconselho que entre em contato com o pediatra de sua filha. O pronto-socorro é em geral sobrecarregado e o médico necessita centralizar sua atenção no atendimento emergencial, sem tempo para uma orientação mais alongada. Agradecemos sua visita e comvidamos que assine nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6/3/13 01:51

    10 gotas de berotec...o que fazer?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo6/3/13 08:48

    nossa adorei esse blog muito explicativo e cordato em suas respostas parabens

    ResponderExcluir
  24. Não entendi sua pergunta Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientar adequadamente.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  26. Se a nebulização deve ser feita com soro fisiológico na temperatura natural ou levemente morno...quanto tempo antes de utiliza-lo tenho que tirar da geladeira? Ele ficando sempre esse tempo fora para a utilização e depois colocando pra gelar de novo não danificará o soro? Tem um tempo máximo para fazer nebulização com o soro em crianças recém nascidas?

    ResponderExcluir
  27. Você pode conservar o soro na geladeira e separar uma quantidade num frasco menor fora do refrigerador. A nebulização deve ser feita com pequeno volume de soro fisiológico (2 ou 3ml) para que seja rápida. Contudo, obedeça sempre a orientação do pediatra, em especial nos recem nascidos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  28. ola meu isael eu queria saber qual tipo de nebulizador e melhor para asma, meu filho tem 16 anos e sofre com isso desde pequeno,

    ResponderExcluir
  29. Isael: o compressor simples "a jato" é o mais adequado. Algumas marcas do mercado: Nevoni, Pari, Devilbiss. Mas, aos 16 anos é possível utilizar outras formas de inalação (em aerossol - spray, ou em inaladores de pó) que são mais práticas, de efeito rápido e que são eficazes no tratamento da asma. Aconselho que fale com o alergista que trata do seu filho e peça que o oriente. Caso ainda persistam dúvidas, escreva para nosso e-mail. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  30. paulo silva6/5/13 10:34

    Bom dia, gostaria de saber se o medicamento Berotec aplicado na dose certa e prejudicial ao coração do meu bebe de 20 meses. Muito obriga do pela atenção

    ResponderExcluir
  31. Paulo: o uso do Berotec na dose adequada é segura e não causa danos ao coração. Contudo, vale lembrar que é um medicamento que apenas alivia sintomas. Por isso, passada a necessidade da crise deve ser substituido pelo tratamento com especialista, na busca de controlar a doença e evitar outras crises no futuro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Boa Noite!
    Tenho 33 anos passei muito mal, perdir a voz etc.
    Depois de 3 dias de cama resolvir ir ao hospital e fui diagnosticada com laringite, foi prescrita além de antibiótico, xarope, inalação 3 vezes ao dia com 5 gotas de berotec e 10 de atrovente em 5 ml de soro. parece que esta dose foi baixa para mim por fatores de arritimia. Efim, o que gostaria de saber sobre esta conduta, pois não vi sobre inalação para laringite no blog, ou não percebir. Na verdade nem sabia que era grave como o médico disse.
    Desde já fico agradecida, e parabenizo a vocês pelo blog, realmente é muiiiiiito bom.
    Abraços a todos da equipe.
    Marcia

    ResponderExcluir
  33. Márcia: a indicação da nebulização depende dos achados verificados pelo médico em sua avaliação e exami físico. Agradeço seu incentivo ao nosso trabalho voluntário e aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  34. Meu bebê de 6 meses foi diagnosticado com sinusite.
    A nebulizacão pode ajudar?

    ResponderExcluir
  35. Daiane: a técnica de nebulização tradicional têm pouco efeito nas doenças nasais e dos seios paranasais, como é o caso da sinusite. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  36. Posso fazer nebulizacao com berotec+atrovent apos ter feito uma nebulizacao com aerodinâmica e nao ter melhorado.?

    ResponderExcluir
  37. Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando o que você quiz dizer com "uma nebulização com aerodinâmica" pois não entendi esta expressão. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo3/8/13 18:07

    Olá,
    Gostaria de saber em qual(is) caso(s) deve ser usado o NEBULIZADOR e quando deve ser usado o VAPORIZADOR.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Nebulizadores são aparelhos compressores (descritos no texto) usados para inalar medicamentos. Vaporizadores funcionam com geração de calor, liberando vapor dágua aquecido no ambiente. Não é recomendado seu uso a não ser em casos muito específicos pois a umidade aumentada pode favorecer aumento de ácaros e fungos no ambiente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  40. Quero parabenizar pelo blog, se todos os profissionais na área da saúde fizessem isso com certeza teríamos mais segurança com relação a administração de certos medicamentos. Continuem firmes tá valendo a pena, que o Senhor Jesus os abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  41. Obrigado, Juniara! As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Um abração!

    ResponderExcluir
  42. Adriana
    Bom dia, gostaria da ajuda de vocês, meu filho tem 4 anos e vive com alergia começa com o nariz escorrendo e no dia seguinte ja esta entupido e com catarro e tosse. (isso é contantemente) Ele faz tratamento com singular 4mg a 1 ano e continua tendo alergia e sinusite. A 1 semana atras ele acabou de tomar um antibiotico pq teve infecção de garganta e agora esta com o nariz entupido, tosse e catarro. Foi na pediatra e ela passou nebulização com berotec e atrovent e nebulização de clenil A e descongex plus. Estou preocupada se pode fazer nebulização com todos esses medicamentos no mesmo dia? Poderia trocar o Clenil A por prelone (teria o mesmo efeito)?

    ResponderExcluir
  43. Adriana: os medicamentos citados podem ser feitos sob forma de nebulização. Mas, não tenho condições para opinar sobre o quadro do seu filho pela internet. Contudo, lembro que Prelone e Clenil A são medicamentos oom propriedades e funções bem diferentes. Aconselho que exponha suas dúvidas e temores ao médico que trata do seu filho. O diálogo e a confiança são a base para o tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Olá! Tenho bronquite asmática há um tempo e faço o tratamento com uso de symbicort, só que a um mês atrás me atacou um falta de ar que uso o symbicort e não resolve,tou fazendo nebulização sempre 3 vezes ao dia com 4 gotas de berotc e 20 de atrovent, quando faço melhoro, mas no intervalo de 6,7 hs já estou contando novamente. Gostaria de saber se o uso da nebulização com esses medicamentos por muito tempo não é ruim, p o coração? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  45. Nice: o fato de necessitar fazer a nebulização mesmo fazendo Symbicort indica que sua asma não está bem controlada e que seu tratamento precisa ser repensado. Aconselho que peça ao seu alergista que oriente como deve proceder.Nebulizar com berotec e atrovent apenas alivia sintomas mas não trata a doença. Por isso, a tendência é que a asma agrave sem tratamento adequado Gratos pela visita ao nosso blob.

    ResponderExcluir
  46. Minha bebe passou a usar ontem soro com 3ml de clenil pois estava sufocada ha três dias e febril. Peguei emprestado um aparelho NS e agora vejo que é bom o jato para clenil. Compro o a jato? Vejo mais o ultrassonic.

    ResponderExcluir
  47. Marcos: para usar com corticóides inalados (Clenil, Pulmicort) o ideal é o modelo mais simples (nebulizador a jato). Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde! Minha filha de 4 anos está com tosse, nariz escorrendo e catarro, pelo que observei é na face. Durante á noite, ela tem dificuldade para respirar devido entupimento nasal. Isso sempre acontece com a mudança de temperatura. A família do pai dela tem rinite alérgica fortíssima, pode ser rinite alérgica? Na minha casa tem muita poeira, e venta muito.

    ResponderExcluir
  49. O seu relato sugere que sua filha possa ter uma rinite alérgica. Mas, não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. esqueci de dizer q meu filho tem 7 anos e estava com tosse alergica com secreçao e tambem estava sendo medicado para garganta enflamada, dai estava tendo uns tremores e esta com os olhos arregalados, como disse gostaria de saber se é reaçao ao medicamento???

    ResponderExcluir
  51. Andreza: para afirmar se os sintomas que relata são reações adversas medicamentosas, é essencial conhecer os dados clínicos do seu filho, quais a medicações que está em uso, dose, etc. Aconselho que entre em contato com o médico que trata dele e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  52. ola sou adriana tenho uma nenê de 1 ano e 4 mês, q foi diagnosticada com bronquiolite onde faz o uso de aerolin e predinisilona mas ela continua tendo crise e levo ao medico eles dizem q o tratamento e esse e pra mim ñ se preocupar q quando ela tiver 2 aninhos desaparece por ela mesmo mas toda vez q ela tem crise chega a ficar ate no axigenio o q faço , acho q a nebolização ñ faz efeito faço como recomendaram e ñ vejo resultado por favor me oriente a fazer alguma coisa q der resultado .obrigado

    ResponderExcluir
  53. Se as crises persistem e sua filha não melhora,é aconselhável que seja avaliada por um especialista em Alergia. O tratamento não deve ser resumir às crises. O ideal é buscar o controle da doença e assim evitar as crises. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua filha e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  54. Minha bebê de 9 meses está com uma infecção nas vias aéreas superiores. Muita secreção, dificuldade para respirar. Na emergência passaram antibiótico porque ela estava com um quadro de febre alta e que não cessava com antitérmico. Após o antibiótico a secreção voltou (ela tb voltou à creche). Levamos a alergista que passou nebulização com soro + berotec + atrovent e tb uso de inalação com bombinha. A minha dúvida é: li sobre as diferenças dos aparelhos de nebulização, o meu é ultrassonico, neste caso os medicamentos que serão ministrados serão comprometidos com este tipo de aparelho?

    ResponderExcluir
  55. Andreia: o nebulizador ultrassonico pode ser usado com berotec e atrovent. Mas, não é apropriado para os corticóides inalados. Os nebulizadores a jato, embora mais antigos e barulhentos são mais adequados para nebulização caseira. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  56. Olá. Minha filha tem 1ano e está fazendo uso do Clenil por inalação já há 4 dias. Só hj vi por aqui que não deveria estar usando um nebulizador ultrassonico. Não recebi essa orientação da ped. A minha dúvida é faz algum mal ou apenas não surte o efeito desejado? Grata

    ResponderExcluir
  57. Norma: fique tranquila. O uso do corticóide inalado (Clenil) com nebulizador ultrassônico não causa dano à saúde. Mas seu efeito fica prejudicado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Quero agradecer o excelente serviço prestado!

    ResponderExcluir
  59. Há algum problema em fazer nebulização em bebe com mais de 5ml de soro fisiológico no caso de rinite alérgica?

    ResponderExcluir
  60. Procopio: em princípio, não há indicação de nebulização na rinite alérgica. Quanto à nebulizar com soro fisiológico, apenas umedece as vias respiratórias, sem efeito terapêutico específico. Por isso, o ideal é usar pequenos volumes - 2 ou 3 ml. Gratos pela visita e por suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. .

    ResponderExcluir
  61. Existe limite de vezes a se usar o método de nebulização?

    ResponderExcluir
  62. Dj. Baiano: nebulização é uma palavra que define apenas o método de inalação. O número de vezes para uso de uma nebulização depende de vários fatores: 1) qual o(s) remédio(s) usado(s) na nebulização 2) dose do remédio 3) diagnóstico da doença 4) gravidade da doença 5) idade do paciente, entre outros quesitos. Caso deseje uma orientação mais específica, escreva para nosso e-mail informando mais detalhes. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  63. Olá gostaria de saber se posso intercalar inalação com berotec e spray aerolin? Grata

    ResponderExcluir
  64. Elisangela: você pode intercalar os dois broncodilatadores. Mas, vale ressaltar que se você está sentindo esta necessidade, não é um bom sinal. Pode ser que sua asma não esteja bem controlada. Aerolin e Berotec são broncodilatadores e apenas aliviam sintomas mas não tratam a doença. Por isso, as crises não melhoram. Aconselho que retorne ao seu médico e peça que a oriente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia, minha filha tem 2 ano e 5 meses e desde pequena sofre com problemas alérsgicos,já tomou uns 5 tipos de antibióticos diferentes,já ficou internada ainda bebê e tem alergia a ácaro,tem rinite,asma,bronquite, e está tossindo muito. O médico alergista passou o Zetalaerg por 10 dias e o Avamys como uso diário. Estou preocupada com essa tosse, tenho Clenil A e Aerolin para nebulização quero saber se posso fazer uso desse remédios para acalmar a tosse,já que ela está usando os remédios da alergia. Por favor me ajudem,estou realmente preocupada.

    ResponderExcluir
  66. Ana: não aconselho que dê a medicação para sua filha sem orientação médica. É importante buscar a causa da tosse pois o controle da causa é essencial para corrigir o sintoma. Avaliar e indicar medicamentos pela internet pode resultar em erros. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  67. O meu filho tem 4 anos e 5 meses, desde os 7 meses foi diagnosticado com rinite alérgica, porém ele tem muita tosse seca, em tempos de crise tenho que levar a emergência, ele trata com vacina há um ano, porém quase todos os meses fica com tosse, só no verão que não aparece muito, é uma tosse seca e geralmente fica com aquele muco na garganta que quando tosse da pra perceber, será que é só alergia a poeira, ácaros...ou pode ser outra coisa. O problema é que por ele tomar muitos antialérgicos, já não fazem muito efeito, o que fazer? me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  68. A tosse pode ser causada pela própria rinite, por sinusite ou por outros fatores relacionados. Tratar inclui o uso de remédios mas também as medidas de controle ambiental, combate a fatores agravantes e através da imunoterapia (vacina para alergia). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo8/7/14 12:10

    Quando prescrito 4 x ao dia a nebulização e mesmo assim nos intervalos o paciente se encontra cansado, podemos fazer uma nebulização só com soro fisiológico, ou é prejudicial? O quadro é de infecção respiratória.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Caso persista o cansaço é fundamente informar a seu médico esta queixa, pois ele poderá ajustar as doses e os intervalos da medicação.

    ResponderExcluir
  71. Boa Noite
    O uso do soro fisiologico na nebulização tem algum efeito para quem tem pressão alta? Obrigada

    ResponderExcluir
  72. O soro fisiológico na nebulização não causa impacto na pressão arterial
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  73. Ola, primeiramente quero parabenizar voces pela materia esclarecedora e aproveito pra tirar uma dúvida. Sou cantor e ouvi dizer sobre os benefícios da inalação com soro fisiológico que ajuda a lubrificar as cordas vocais por mais tempo por conta do sódio contido no soro.. isso procede??? Qual a quantidade certa de soro para cada inalação... e essa inalação feita com soro frequentemente, pode ser prejudicial a saúde?

    ResponderExcluir
  74. Denis: a nebulização com soro fisiológico não causa danos à saúde. Em geral se utilizam 2 a 3ml de soro. Desconheço a comprovação do seu efeito nas cordas vocais e na fonação. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Uma dúvida pode ministrar clenil a e beretoc juntos?

    ResponderExcluir
  76. Danegydio: Clenil A e Berotec podem ser inalados numa mesma nebulização. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  77. Gostaria de saber quais os melhores nebulizadores (marcas e modelos).

    ResponderExcluir
  78. Dois tipos de nebulizadores são amplamente utilizados no Brasil,: os nebulizadores a jato (também chamados de nebulizadores convencionais) e os nebulizadores ultra-sônicos. Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  79. O uso do espaçador ( bombinha com aerolin) alivia a tosse?

    ResponderExcluir
  80. O uso do espaçador facilita o uso do spray e melhora seu aproveitamento nas vias pulmonares. Mas o efeito sobre a tosse depende da(s) causa(s) do sintoma em cada pessoa, Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  81. Tem problema se eu fizer a nebulização com água para injeção?

    ResponderExcluir
  82. Juliana: a nebulização deve ser feita com soro fisiológico. Evite nebulizar com água destilada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. OLA GOSTARIA DE SABER SE UM IDOSO DE 78 ANOS E POSSUI PRESSÃO ALTA PODE FAZER DIARIAMENTE NEBULIZAÇÃO COM BEROTEC E ATROVENT

    ResponderExcluir
  84. Não é só a idade que determina se um idoso pode ou nao usar a medicação. Depende dos dados clínicos, condições de saúde, doenças associadas, etc. E lembro que a nebulização com Berotec e Atrovent tem apenas efeito de alívio mas não de tratamento a longo prazo. Aconselho que converse com o(a) médico(a) que trata da pessoa que refere e peça que oriente. Vale ressaltar que a confiança e o diálogo entre o(a) médico(a) e a família do(a) paciente são a base para o sucesso de qualquer tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  85. Quais as complicações que podem ocorrer durante a nebulização de um paciente?

    ResponderExcluir
  86. A nebulização é um método de fácil manuseio para inalar medicamentos. O principal problema é a conservação, limpeza e desinfecção, pois estes aparelhor podem ser reservatórios para a
    transmissão de organismos infecciosos. As vias de transmissão podem ser de um dispositivo contaminado ao paciente, de um paciente para
    outro através de um dispositivo contaminado, ou até no mesmo paciente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  87. Minha mãe tem bronquite e sente muita falta de ar, aí ela toma inalação com soro de duas em duas horas. Exesso de inalação faz mal?

    ResponderExcluir
  88. Rosiane: o seu relato sugere que sua mãe necessita atendimento médico com um especialista. A inalação com soro não faz mal. Mas a necessidade de nebulizar de duas em duas horas indica que sua asma não está sob controle e que necessita de um tratamento correto. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro "Alergia, doença do século XXI". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite tenho um filho dedois anos ele teve pneumonia ,a 9 dias e nao ta tomando mais antibioticos mais eu ainda faco nebolizacao todos os dias a noite apenas com soro isso pode acarretar algum problema a saude dele

    ResponderExcluir
  90. A nebulização com soro fisiológico não causa problema à saúde, mas não tem efeito terapêutico, apenas umedece as vias respiratórias. Converse com o(a) médico(a) que trata do seu filho se há necessidade de manter o procedimento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Oi. Meu filho ta com um mes e meio de vida..e ele ta com o nariz entupido a 24 dias.. os medicos so indicam neosoro infantil.maresis ou salsep nas narinas e nebulização apenas com soro fisiológico. .. mas ainda continua entupindo..principalmente na hora de mama..prejudicando as mamadas.. porque nunca sara?? O que posso usar pradescongestionar de vez??pode ser alergia? Ele so ta com o narizim entupido. .nao tem outros sintomas.me ajudem..medicos so me passam soro no nariz e no nebulizador. ... mas parece nao adiantar muito

    ResponderExcluir
  92. Os bebês nos seus primeiros meses de vida têm características próprias: seu organismo é imaturo, suas vias respiratórias são mais estreitas e sua imunidade ainda é imatura. Nem sempre os sintomas são causadas apenas por alergia. Mas, não é possível diagnosticar ou indicar tratamento pela internet, sem examinar seu filho pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  93. No teste alérgico de contato de meu filho ficou em evidência a reação positiva à paraben mix, perfume mix, cloreto de cobalto e bicromato de postássio e no entanto seu médico prescreveu sabonete e e shampoo da marca "cetaphil" que para minha surpresa constam todos os cinco parabenos. Minha dúvida é: ele apresentará alguma reação futura? Devo voltar ao médico ou devido ao fato que esses produtos são hiporalergênicos não há problema?
    Muito grata.

    ResponderExcluir
  94. Cidinha: não tenho condições para orientá-la pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato. A descrição do resultado de um teste não é suficiente para que se possa orientar o uso de produtos nem para julgar a prescrição feita pelo médico. É essencial examinar pessoalmente, analisando os dados clínicos de forma criteriosa. Aconselho que retorne ao médico que atendeu seu filho e peça que esclareça suas dúvidas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Posso fazer com atrovent usando 10ml soro

    ResponderExcluir
  96. Anônimo9/3/15 01:41

    Olá, boa moite!
    minha filha tem 4 anos e 3 meses s sofre com crises de rinite e asma há pelo menos 2 anos. A medica sempre passa predsim,nebolizaçao com aerolim e piemonte.O tratamento é esse mesmo?
    Ha uma semana ela esta na crise ja fiz tdo que a pediatra mandou mas ainda esta um pouco cansada e com xiado no peito.pode ser bronquite?se for bronquite tem q entrar com antibiotico?

    ResponderExcluir
  97. Boa noite. As medicações descritas, Predsim e a nebulização com Aerolin, são medicação de tratamento de crises, em geral, não são utilizadas sob forma de tratamentos contínuos. Já o Piemonte, é uma medicação que pode fazer parte de uma estratégia terapêutica a longo prazo. Antibióticos são medicações a serem usadas em vigência de processos infecciosos, mas nem todas as crises cursam com tais.
    Se ela apresenta crises frequentes, procure um especialista, para que este possa, ao invés de tratar as crises, tratar a causa desses quadros. Medicações de uso contínuo e tratamentos alérgicos-específicos podem trazer uma grande melhoria a qualidade de vida dela e de toda sua família. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  98. Alessandro: não há vantagem nas nebulizações usando maior volume de soro pois dilui a medicação, demora o procedimento e não melhora o efeito do remédio. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. Boa Noite! meu bebê tem um mês e ela esta com problema de respirar,eu levei ele pro medico do Cd, mais ele mi falou que era normal de todo recem nascido, mais agora está muito pior até ele acordado ele tem dificuldades pra respirar o que deve fazer, estou dando nobelizador só com o soro.

    ResponderExcluir
  100. Adianta fazer a inalação apenas Com Berotec e sem o Atrovente ?

    ResponderExcluir
  101. A inalação sob forma de nebulização de medicamentos não é padronizada. Pode utilizar diferentes tipos de medicamentos, de acordo com a doença que se pretende tratar e de acordo com diversos parâmetros (exemplo: tipo de sintomas, intensidade de crise, idade, etc). Por isso, os medicamentos e a dose podem variar de acordo com a necessidade de cada pessoa, seja criança ou adulto. É possível nebulizar apenas com o berotec, mas é importante que a nebulização seja feita sob supervisão médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  102. Taziane: nebulizar com soro não tem ação terapêutica. Se seu bebê foi medicado e não obteve melhora, você deve voltar ao pediatra para umanova avaliação. Obrigado por visitar ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Samynha: Informamos que o prazo de validade do medicamento Fluibron (Gotas, Xarope adulto e pediátrico) após aberto é de 2 meses. Segue trecho extraído da bula do medicamento:
    O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação.
    Após aberto, válido por 2 meses. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  104. olá meu filho tem 2 anos ele não deixa e fica muito agitado que faço nebulização nele , só consigo quando ele dorme , sei que é errado . qual outra maneira posso fazer ?
    Obigadoo

    ResponderExcluir
  105. Caroline: a nebulização deve ser feita com a criança sentada, em seu colo, distraindo-a para que não fique assustada com o procedimento. Se nada adiantar, converse com o (a) alergista que trata de seu filho sobre a possibilidade de trocar a nebulização pela aplicação do aerossol em forma de spray com espaçador. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  106. Tenhu bronquite E sinusite e um catarro cronico q a pneumologista disse q e da bronquite E me passou FORASEC enquanto eu for viva. ....mais estou muito gripada e com muita falta de ar e muito catarro preso posso nebulizar com berotec e atrovent....

    ResponderExcluir
  107. Olá Amanda Ferreira, boa noite. O tratamento da bronquite deve ser feito com medicações, quando necessário, e com controle dos fatores que desencadeiam as crises. Quando se está passando por períodos de gripes ou outras infecções, ela pode piorar. Não seria correto nós prescrevermos medicações ou procedimentos sem examina-la. entre em contato com a sua pneumologista ou procure um serviço de atendimento de emergência para que seja examinada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  108. Oi eu gostaria de saber se existe vacina controle da asma?

    ResponderExcluir
  109. A vacina (imunoterapia om alérgenos) consiste na administração do alérgeno em doses crescentes com objetivo de modificar a resposta imune e assim controlar os sintomas alérgicos. Este tratamento faz parte de uma estratégia terapêutica, incluindo o uso de remédios e as medidas de controle ambiental. Está indicado quando a asma é alérgica, com testes positivos - na pele e/ou no sangue - para os ácaros da poeira de casa. O tratamento é demorado e começa com uma fase chamada de “indução”, com aplicação de doses crescentes e sucessivas. As aplicações são semanais por via subcutânea . Após o período inicial, o tratamento é mantido nas chamadas “fases de manutenção”, quando o efeito do tratamento é obtido de forma plena.
    O tempo de tratamento com as vacinas alergênicas varia de acordo com a resposta individual, durando em média de 2 a 4 anos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. Anônimo2/6/15 17:16

    Olá! Tenho que fazer nebulização no meu bebê com certa frequencia, utilizo apenas soro. O nebulizador ultrassonico causa alguma alteração no soro também? Ele é recomendado?

    ResponderExcluir
  111. A nebulização apenas com soro pode ser feita no nebulizador ultrassônico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Olá, tenho Rinite Alérgica já faz alguns anos, fiz uso de Diprospan duas vezes este ano. Ontem em uma consulta médica, o médico prescreveu novamente o Diprospan juntamente com o Alegra e um spray nasal Amandy. Também mandou que fizesse nebulização três vezes ao dia com Berotec e Atrovent.
    É comum o uso de Berotec e Atrovent para tratamento de Rinite Alérgica?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  113. Berotec e Atrovent são broncodilatadores usados para tratamento do broncoespasmo. Uma crise de rinite pode se complicar e provocar o surgimento de broncoespasmo. Aconselho que procure um(a) alergista para tratar não apenas os sintomas, mas sim para controlar a doença e evitar crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. Meu filho está com tosse e eu faço nebulizações com soro 3x por dia. Porém, tenho percebido que as vezes depois da inflação seu peito chia. A inalação pode estar causando alguma irritação em seu pulmão? Ele toma piemonte, mas a tosse não vai embora.

    ResponderExcluir
  115. Olá Elisa, boa noite. A nebulização é um veículo, ou seja, leva a medicação até o pulmão. O uso contínuo apenas com soro pode não resolvendo o processo. Procure seu médico assistente. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  116. Prezados,
    Gostaria de receber indicação de um bom nebulizador.

    ResponderExcluir
  117. Carla: o ideal é o nebulizador do tipo compressor a jato, uma vez que os modelos ultrassonicos têm limitação no uso de determinados medicamentos. Existem diversas marcas no mercado como NS, De Vil biss, Pulmopar, Nevoni, entre outros. É importante conhecer os cuidados ede manutenção e de limpeza adequadas do aparelho. Vale lembrar que hoje os nebulizadores estão sendo pouco usados devido às limitações de aproveitamento, comparados aos sprays com espaçadores. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. Gostaria de saber se é verdade que inalação provoca sopro no coração?!

    ResponderExcluir
  119. Elines: Inalação não causa sopro no coração. Mas é importante que a medicação seja feita na dose adequada e prescrita por um(a) médico(a) Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  120. Oi boa noite gostaria de saber se poço fazer a nebulizaçao com agua minerar birotec e atrovent ?

    ResponderExcluir
  121. Olá Ygor Pires, bom dia. Não temos como indicar o uso de medicações sem examiná-lo, e a água, mesmo mineral, não é o melhor veículo para nebulização. Consulte um(a) médico(a). Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  122. É verdade que fazer insolação após a refeição faz mal?

    ResponderExcluir
  123. Mariane: não entendi sua dúvida Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos orientá-la adequadamente. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Doutora estou com um pouco de falta de ar isso por causa de uma gripe o nebuluzador pode ajudar

    ResponderExcluir
  125. Ricardo: a nebulização com soro fisiológico puro ajuda a umidificar as vias respiratórias e pode proporcionar alívio. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Anônimo7/4/16 13:55

    Dra.estou em crise de asma forte já tomei uma inalação hoje pela manhã com dez gotas de berotec com 15 de atrovent,posso tomar outro agora? agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  127. A nebulização com broncodilatadores (Berotec e Atrovent) tem ação aliviadora de sintomas, mas não trata a asma. O numero de nebulizações varia e cada pessoa, de acordo com o tipo e gravidade da crise. Você deve procurar atendimento médico na firma de consulta pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. Ola toda vez que como milho fico com um estranho. Sintomas de falta de ar e sessão de inchaço na região do tórax e tomar anti histamínico e nebulização resolver?

    ResponderExcluir
  129. Edilene: boa noite. A nebulização não é a solução para o caso descrito. retire o milho de sua alimentação e procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. Olá, tenho 21 anos, gostaria de saber se sair no vento frio após fazer a inalação causa algum problema? Tenho bronquite crônica desde criança, fiz tratamento por 3 anos e agora ela voltou, no inverno tenho crises pela manhã quando acordo para ir à faculdade, então acabo faltando pois sempre fui recomendada a não me expor ao frio quando estou assim.

    ResponderExcluir
  131. Isabelle: desconheço um estudo científico que comprove que o frio seja causa de asma. A queda da temperatura pode atuar como desencadeante de sintomas. Mas, quanto melhor controlada estiver sua asma, melhor enfrentará as alterações climáticas.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  132. Olá meu nome é Cristina, meu filho de 4anos tem asma, qdo eu faço a inalação ele após um tempo começa a tossir demais e vomita...isso é normal? Sempre alimento ele após a inalação!
    É mais ele não consegue soar o nariz, o que posso estar fazendo para poder ajuda-lo a não ficar com muito catarro no peito e nas vias respiratórias?
    Ao pesquisar, li um tópico sob um equipamento(esqueci nome) que suga a secreção das narinas...isso ajudaria?

    ResponderExcluir
  133. Olá. Tenho uma grande dúvida. Fui a dois médicos no mesmo dia. Um me receitou 3 ml de soro e 4 gotas de berotec. O outro 5ml de soro 15 gotas de atrovent e 10 gotas de clenil A. Minha filha tem 5 anos.

    ResponderExcluir
  134. Cristina Boa tarde. 1) Não é normal que a criança vomite sempre que faz a nebulização. Aconselho que informe este fato ao médico que trata do seu filho.
    2)Para ajudar a limpar a secreção do nariz, recomenda-se fazer lavagens nasais com soro (solução salina) 3) Não sei que equipamento se refere Abraço, Obrigada por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Nati: não é possível avaliar a prescrição feita pelos médicos sem conhecer os dados clínicos de sua filha e sem examiná-la pessoalmente. Recomendo que entre em contato com o pediatra que acompanha sua filha e que a conhece e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  136. Pode utilizar aerolim no nebulizador utrasonic?

    ResponderExcluir
  137. Elton. Bom dia. Sim, Os broncodilatadores (como exeplo, Aerolin) podem ser usados. Apenas os corticóides inalados (exemplo Clenil e Pulmicort) não devem ser usados em nebulizadoes ultrassônicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Boa noite será que posso uzar berotec e atrovente e uzar também um antialergico para a rinite.

    ResponderExcluir
  139. Loze: convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e informe o nome do antialérgico para que refere, para que eu possa esclarecer sa dúvida. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Boa noite gostaria de saber se o uso de berotec e atrovent com soro fisiológico,elimina ou expectora catarros das vias aéreas superiores, nariz e garganta? agradeço atenção.

    ResponderExcluir
  141. Paulo: Berotec e Atri=ovent são broncodilatadores, ou seja, estes medicamentos relaxam a musculatura dos bônquios e assim melhora a passagem do ar. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  142. Boa noite! Gostaria de saber se fizer nebulização só com o soro fisiológico inúmeras vezes ao dia faz mal? Pq minha filha só consegue dormir se fizer, será que se tornou um vício? Isso pode trazer algum malefício a ela que só tem 3 anos e 7 meses? Obrigada.

    ResponderExcluir
  143. Graziela: se uma criança pequena necessita nebulizar várias vezes ao dia cpm soro fisiológico, antes de afirmar que é um vício, é preciso investigar se ela tem algum tipo de doença que levou a essa situação. Aconselho que entre em contato com o (a) pediatra que trata de sua filha e peça que a oriente. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Olá preciso de ajuda, faço inalação com berotec ou aerolin mas gostaria de saber qual o melhor e se existe algum xarope que diminua a crise de tosse
    Desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  145. Francislene: Aerolin(salbutamol) e Berotec (fenoterol) são broncodilatadores de ação curta. Não existe um "melhor" o que o outro. Depende de cada caso, das características clínicas de cada paciente. Xaropes não resolverão se a causa da tosse não for detectada e controlada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  146. Anônimo6/7/16 16:25

    Adorei o blog, e todas as respostas atendidas com muito respeito. Nota dez .

    ResponderExcluir
  147. Obrigado! Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  148. boa tarde eu comecei com uma gripe e depois tosse e catarro no peito. tenho rinite a anos e nunca me curei por causa do vicio do neosoro.
    mas faz 2 meses que deito e sinto o ronco do catarro no peito e minha garganta com barulho de nariz entupido. na emergencia não resolvem meu problema e to fazendo nebulização todo dia com atrovent antes de dormir pq é o unico jeito da garganta abrir. faz mal?
    ainda nao melhorei dese catarro.

    ResponderExcluir
  149. Gostaria de saber se o berotec junto com o atrovente faz o mesmo resultado do clenil a? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  150. Olá!
    Eu gostaria de uma cópia do livro!
    fmarin@jbmlaw.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  151. Le Sorelle: a cópia dos livros foi enviada para seu email. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  152. Adriana: Bom dia. Os medicamentos que refere não são iguais. Berotec e Atrovent são broncodilatadores e atuam no alívio dos sintomas das crises de asma. Clenil é um corticóide inalado indicado no tratamento de controle da asma Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  153. Para tratar o catarro que descreve, é preciso pesquisar a causa do problema. Atrovent é um broncodilatador. Ou seja, não terá efeito nos casos onde não seja definida a causa. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  154. Atenolol não é indicado pra quem tem bronquite eu já usei e o cardiologista mudou o remédio pra hipertensão pois faz piorar .

    ResponderExcluir
  155. Obrigado por seu depoimento e pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  156. Olá, tenho um filho de 2 anos com problemas respiratórios, sendo que eu tenho 39 anos e também tenho.
    Hoje à pediatra dele passou uma nebulização com soro fisiológico 5ml, 4 gotas de berotec, 8 de atrovent e meio frasco de pulmicort.
    A minha dúvida é a seguinte: posso sempre estar usando esses três medicamentos juntos? Ou no lugar de pulmicort posso colocar o Clenil A?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  157. Luciano: Clenil A e Pulmicort são corticóides inalados. Contudo, possuem princípios ativos diferentes: Clenil - beclometasona e Pulmicort - budesonida. Por isso, só a médica que trata do seu filho poderá esclarecer sua dúvida pois conhece seus dados clínicos para indicar o medicamento mais apropriado para seu filho. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  158. Olá, gostaria de saber o médico especialista para tratar de rinite alérgica, é um otorrino ou um alergista?

    ResponderExcluir
  159. Bom dia!! Tenho rinite alérgica e está semana fui diagnosticada com início de pneumonia no pulmão esquerdo e um início de asma tardio, tenho 29 anos e estou desesperada,isso foi ocasionado por causa da rinite q nunca tratei?? E a médica me receitou 8 de berotec e 20 de atrovent, 4 x ao dia, já estou no quarto dia e esse catarro no peito não some, como se eu tivesse cheia direto, me ajudem, eu devo procurar um pneumologista, um otorrino,e como faço pra saber se realmente estou com início de asma??? Me respondem por favor....

    ResponderExcluir
  160. Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como a rinite é uma doença de origem alérgica, podendo se associar com outras doenças alérgicas, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa.
    Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  161. A asma e a rinite são doenças muito parecidas e que se associam com frequência. Aconselho que procure um() alergista, uma vez que a alergia pode estar relacionada com as duas doenças. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  162. Boa noite.. Meu nome é Maicon é tenho 32 anos. Recentemente descobri um quadro de bronquite.
    Durante as crises costumo fazer nebulização com soro fisiológico e Atrovent.
    Gostaria de saber se devo acrescentar o Berotec junto e quantas gotas?!
    Obg

    ResponderExcluir
  163. Maicon Boa noite. A nebulização com atrovent e berotec pode ser feita . Mas, é importante entender que estes medicamentos servem apenas para aliviar sintomas, mas não tratam a doença. Por isso, aconselho que procure um(a) alergista para que seja orientado um tratamento para controle da asma (ou bronquite alérgica) e assim evitar crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Gostaria de parabeniza-los pela atenção que vcs dão aos seus seguidores. Gostaria de saber se berotec e atrovent são usados juntos com o soro, para fazer a inalacão, ou se usa atrovent com soro, ou berotec com soro sozinhos tbm?? Obrigada desde jà

    ResponderExcluir
  165. A escolha da medicação usada na nebulização varia em cada caso. Pode ser usada isoladamente ( exemplo: berotec, salbutamol ou então atrovent) Ou podem ser utilizads em conjunto (berotec e atrovent, por exemplo). Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Boa noite alguém pode me ajudar tirar uma dúvida. Já estou fazendo inalação com soro fisiológico 2 vezes por dia na minha filha de 4 anos e quase 15 dias. Será que tenho que parar. Ela continua com tosse e as vezes uma crise de manhã cedo. Sempre de manhã.obrigado Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  167. Clay Bom dia. A nebulização com soro fisiológico é uma conduta paliativa e se não está obtendo melhora, é recomendável que leve sua filha para atendimento médico pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  168. Olá,minha filha tem 1 ano e 8 meses e esta com muita tosse seca de quanto em quanto tempo posso fazer a inalação com soro fisiológico

    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  169. A inalação com soro fisiológico umedece as vias respiratórias mas não tem ação terapêutica na tosse. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  170. Meu filho tem 12 anos e está com os pulmões congestionados eu gostaria de saber qual o medicamento certo para que eu possa fazer inalação com soro fisiológico Atrovent e Berotec e dá o comprimido de Predsim lona logo após a relação ou só inalação suficiente OLX você pode me indicar um ao outro atamento mais eficaz para bronquite asmática obrigado

    ResponderExcluir
  171. Juli: boa tarde. Compreendo sua preocupação, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  172. Boa noite! Meu pequeno tem 4 anos e está com aqueela tosse produtiva há uns 3 dias. Sem febre prostração ou chiado no peito. Hora expectora com "estalos" hora não. Estamos na inalação com 6gts berotec+12 gts atrovent +5ml soro. Nosso alergo passou desloratadina tbm mas não adiantou e trocou pelo decadron..tenho medo por achar muito forte... é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  173. Gostaria de saber se o correto é fazer nebulização respirando pela boca ou pelo nariz.

    ResponderExcluir
  174. Noemi Boa noite. A nebulização deve ser feita com a boca aberta. Lembro que a pessoa deve se sentar corretamente, com as costas eretas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Olá, boa noite!
    Desde já, parabéns pelo BLOG é excelente!!!
    Gostaria de um auxílio;
    Meu filho tem 2 aninhos, e há uns 3 meses tem apresentado gripe de forma contínua, foi levado ao médico por diversas vezes...pois sempre apresenta a noite um esforço enorme para respirar, muitas vezes febre de + de 38'5°e secreção nasal.Ele já fez uso de vários amoxicilina, assim como fez diversos exames, mas somente a poucos dias em um dos resultados deu sinusite.Aonde foi passado um outro amoxicilina, o (amoxicilia+clavulanato de p)...porém minha dúvida é:
    Já terminou toda a dosagem recomendada pelo o médico, ele apresentou melhoras
    Da secreção,mas durante a noite, ele continua fazendo esforço para respirar e algumas vezes tem apresentado febre.E agora só estou fazendo uso da nebulizacã.Até então , não sabia que não era correto nebuliza-lo dormindo,(SO VI AGORA NO BLOG)é ainda o nebulizo com soro gelado...Qual é a melhor forma de fazer nebulizacao em bb durante a noite? O soro gelado pode piorar a sinusite dele?
    Desde já muito obrigada pela à atenção!

    ResponderExcluir
  176. Vanessa: Boa noite O seu relato sugere que seu filho tenha uma rinite, que pode se confundir com gripes e resfriados. A sinusite é a complicação mais comum da rinite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.



    ResponderExcluir
  177. PARA UMA GRIPE PODE SER FEITO INALAÇÃO COM AGUA MINERAL?

    ResponderExcluir
  178. Não recomendo, Tais. A nebulização com água pode provocar irritação das vias respiratórias e agravar o problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  179. Quem cuida melhor das arlegias pneumologia ou alergista quem teve bronquiolite qual médico é mais indicado para tratar esse problema

    ResponderExcluir
  180. Posso da nebolizaçao só com o soro ?

    ResponderExcluir
  181. Olá,tem algum problema em aquecer(amornar) o soro fisiológico para nebulização em casos de bronquite?,a pediatra de minha filha passou aerolin de 4/4 h, o chiado acabou, a orientação de continuar até que pare de tossir vale por quanto tempo pois já se passaram 60 dias e ainda existe tosse.

    ResponderExcluir
  182. Eu tenho asma,pneumonia e rinite alergica,as vezes a noite me da falta de ar muito forte,uma agonia horrível sem poder dormir,faço inalação com 3 gotas de berotec e 20 gotas do brometo de ipratropio,depois de uns 15 ou 20 minutos,ja sinto a diferença,posso respirar melhor,durante o dia posso ter varias crises de falta de ar,por osso onde quer que eu vá,levo a bombinha de aerolyn receitada pelo médico,essa doença me incomoda muito,pois não consigo nem fazer exercícios físicos por muito tempo,e correr,nem consigo,quase morro sem ar.

    ResponderExcluir
  183. A nebulização com soro fisiológico não causa problema à saúde, mas não tem efeito terapêutico, apenas umedece as vias respiratórias. Converse com o(a) médico(a) se há necessidade de manter o procedimento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Cintia Boa tarde bronquiolite é uma infecção respiratória causada por um vírus e que acomete crianças pequenas. O tratamento das alergias é feito preferencialmente pelo(a) especialista em Alergia e Imunologia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  185. Meire Boa tarde a nebulização deve ser feita com soro fisiológico na temperatura natural ou levemente morno, próximo à temperatura corporal. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  186. Thuanni: o seu relato sugere que o tratamento não está correto. A nebulização com berotes e brometo de ipratroprio assim como ao spray de Aerolin só servem para aliviar crises. Não tratam a doença e por isso as crises voltam e se agravam. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  187. Nós dias frios eu fico resfriada muito fácil. De uns tempos pra cá com o aumento da temperatura e com o uso do ar condicionado, minha respiração vem acompanhada de chiados no peito. Onde qnd eu forço a tosse pra poder respirar um pouco melhor, não dói o peito, mas sai pequenas quantidades de secreção. Muitas vezes pra falta de ar passar eu utilizo o nebulizador. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  188. Veronica: Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  189. Ola depois de uma reação alergica ao aspirina,comecei a ter crises de asma frequente ja tem 2 meses eu nesse sofrimento o q eu faço? Nunca tive asma na vida e depois da alergia comecei a desencadear

    ResponderExcluir
  190. Dados da Asbai apontam que aproximadamente 20% da população asmática é sensível à aspirina e outros anti-inflamatórios não hormonais, tendendo a ter um tipo de asma mais grave, necessitando de cuidados especiais. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Boa noite gostaria de saber se o Aerolin e o mesmo que o Atrovent ?

    ResponderExcluir
  192. Boa noite meu filho tem bronquite e faz uso continuo do Piemonte ele pode fazer inalação com Berotec e Atrovent pq percebi q ele tá com dificuldade de respirar ele fez uso do Piemonte era 23:00 ele pode fazer inalação? Ele já fez inalação quando tinha essas crises mas não usava Piemonte.

    ResponderExcluir
  193. Nanda Boa tarde Os dois medicamentos são broncodilatadores mas pertencem a grupos farmacológicos diferentes, com mecanismos de ação também diferentes. Aerolin (salbutamol) é um broncodilatador do grupo chamado beta2-agonistas de curta duração Atrovent é um anticolinérgico (Brometo de ipratróprio). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. A nebulização com berotec e atrovent pode ser feita em pessoas que estejam em uso de montelukaste (Piemonte) Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  195. Ola, boa tarde. Tenho uma filha de 2 anos e 1 mês. Ela tem alergia a proteína do leite, com isso tem imunidade baixa. Portanto, nos ficamos 14 dias internada com ela com quadro de rinite, amigdalite e farigite. Fez os remédios inalatórios e antibiótico devido a febre e a garganta avermelhada. Ate o momento da emergência, so dizem que estava com a garganta levemente inflamada, mas ela faz febre de 38, onde nao posso deixar deixar chegar a essa temperatura, pois ja chegou no oxigênio uma vez no hospital.
    No momento, encontra-se bem, mas depois de 14 dias apos a alta, devido a imunidade baixa, apareceu sapinho e com isso, evoluiu no quadro de afta, dizendo os médicos e a garganta estava avermelhada. Fui no Otorrino e o mesmo avaliou e disse, que so tinha sapinho e nao affa, mas avermlhado.
    Resultado, baixei 2x emergência pq a minha filha estava com febre alta e avisando que so violeta genciana, limpeza com bicarbonato de sódio nao estava resolvendo .
    Ela teve uma piora do quadro qdo usou nistatina oral e vaginal, onde TB apareceu e com isso, tive q passar trock n, para secar as bolhas horríveis que estava n vagina da minha filha. O qu e gostaria de saber, se ela tem imunidade baixa e alergia a proteína do leite, o que posso fazer para ela nao ter crise de repetição, pq no momento esta a base de antibiótico intramuscular pq não queria q ficasse internada devido a imunidade baixa e tb pq não tem mais veia pegar, por ter ficado tanto tempo no hospital.
    Aguardo o retorno. Obrigada

    ResponderExcluir
  196. Nem sempre as crises repetidas são causadas por uma imunidade baixa. Para afirmar é essencial examinar sua filha, solicitar os exames complementares de avaliação imunológica e os testes cutâneos para avaliação de sua reatividade alérgica. O tratamento depende do diagnóstico clínico preciso. Recomendo uma consulta em um Serviço Especializado em Alergia e Imunologia em sua cidade, para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para sua filha. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Eu estou com uma pequena falta de ar, e to com dificuldade pra durmi ai to fazendo nebulização, sera que ajuda?

    ResponderExcluir
  198. Boa tarde. Para responder sua pergunta, é preciso que você informe quais os medicamentos (e respectivas dosagens) que está usando na nebulização e saber o diagnóstico da doença que está tratando. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  199. Olá.
    Tenho sentido sintomas de bronquite faz uns 3 meses (nariz entopido, falta de ar e muco na garganta que não consigo expelir de jeito nenhum, sem tosse).
    Ja fui ao posto de saude, onde marcaram uma consulta com o otorrinolaringologista que apenas me pediu um raio-x (com laudo) para me dar um aval e me liberou, porem fui informada que esse raio-x vai demorar uns 2 meses pra ficar pronto e eu nao posso esperar sentada sentindo falta de ar.
    Enfim, quando não consigo respirar bem, eu improviso em casa mesmo para melhorar.
    Tomo chá de guaco ou hortelã, agua com mel e limão, gargarejo com agua e sal, coloco bacia com agua quente no quarto e consegui um nebulizador emprestado que uso 2x ao dia com soro fisiologico.
    Contudo, eu gostaria de saber se estou fazendo algo errado e se existe algo que eu possa fazer pra melhorar enquanto não consigo uma resposta do médico que estou aguardando.
    Desde já, agradeço e aguardo retorno!
    Sarah Coelles.

    ResponderExcluir
  200. Olá gostaria de receber uma copia do seu livro aninhax518@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno