Pular para o conteúdo principal

Conjuntivite Alérgica


Os olhos podem manifestar diversas formas de alergia, sendo a mais comum, a conjuntivite alérgica. Este tipo de alergia pode ocorrer isolada ou acompanhando a Rinite Alérgica. A principal causa de conjuntivite alérgica é a alergia aos ácaros da poeira de casa. Em alguns locais no Sul do Brasil e nos países onde existe polinização, citam-se ainda os polens de plantas e flores. Outros fatores podem estar envolvidos: alergia aos animais domésticos, poluição ambiental, fumaças (citando em especial o cigarro), medicamentos, produtos químicos, irritantes, etc.

Sintomas principais da Conjuntivite Alérgica

- Olhos avermelhados,

- Coceira,

- Lacrimejamento,

- Fotofobia (sensação de incômodo com a luz).

- Podem estar presentes sintomas da rinite: espirros, coriza, congestão e coceira nasal.

O diagnóstico é feito pela história clínica: em geral a pessoa é portadora de Rinite e tem história de doenças alérgicas em outras pessoas de sua família. O sintoma mais característico é a coceira. Os testes cutâneos com antígenos inalantes feitos no braço do paciente são úteis para confirmar a alergia.

A conjuntivite alérgica pode se confundir com as formas bacterianas, que em geral não coçam, mas costumam se acompanhar de sensação de areia nos olhos, ardência ou dor. Além disso, deve ser diferenciada de outras doenças que acometem os olhos e que provoquem sintomas semelhantes.

Tratamento

1. O tratamento deve começar pelo afastamento dos fatores que estão provocando a alergia, da mesma maneira que na rinite alérgica. Por isso, o controle do ambiente e o combate aos ácaros da poeira de casa são muito importantes.

- A limpeza da casa deve ser feita diariamente, utilizando pano úmido, sem vassouras ou espanadores e evitando produtos com odores ativos.

- Atenção especial deve ser dada ao quarto e à cama: recomenda-se encapar travesseiros e colchões.

- Travesseiros: prefira os modelos de espuma inteiriça e evitando os modelos de plumas, penas, paina ou flocos de espuma.

- Roupas de cama devem ser trocadas semanalmente e roupas guardadas sempre lavadas antes do uso.

- Focos de mofo, umidade e baratas devem ser combatidos.

- Afastar animais domésticos.

2.Uso de remédios: está indicado nas crises para aliviar sintomas e depois de forma preventiva, para impedir que apareçam novos episódios.

- Antialérgicos (antihistamínicos) podem ser usados por via oral ou sob forma de colírios, sendo úteis para controlar a coceira nas crises e ainda no controle da doença.

- Outras substâncias estão disponíveis no tratamento: estabilizadores de membrana, antinflamatórios, corticóides, drogas de ação combinada, etc. dependendo da análise de cada caso.

3.Imunoterapia (vacina): está indicada como um importante recurso terapêutico, em especial quando há associação com a rinite alérgica.


Dicas de tratamento

- Não use colírios por conta própria


- Encape seu travesseiro e colchão


- Troque seu travesseiro periódicamente


- Lave sempre as mãos


- Evite coçar ou esfregar os olhos


- Compressas com água ou soro fisiológico são úteis para alívio na fase aguda da conjuntivite.


A conjuntivite alérgica é uma doença simples, mas pode também se complicar e trazer conseqüências danosas ao olho, em especial nas formas mais graves. Por isso, deve ser avaliada pelo médico especialista para que seja logo tratada e não provoque danos à visão.

Existem outras formas de alergia ocular?

Sim. Os olhos podem manifestar outros tipos de conjuntivites e ainda manifestar-se não apenas na conjuntiva como também na córnea (ceratites), na úvea (uveítes), nas pálpebras e cílios (blefarites) entre outras.


Comentários

  1. Priscila: não tenho condições para opinar sobre o caso do seu filho pela internet, É essencial examinar pessoalmente. Ao contrário do que se pensa, não há apenas um só tipo de alergia ocular. Como o oftalmo apontou a causa como alérgica, sugiro que leve seu filho a um(a) alergista para complementar o diagnóstico feito pelo oftalmologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, levei em dois Oftalmo e os dois disseram que é apenas uma irritação no olho na parte debaixo, que esta um pouco vermelho. Mas me passaram o mesmo tratamento. Só acho estranho o desconforto nao ter acabado, não sei qto tempo começam a fazer efeito.

    ResponderExcluir
  3. Priscila: nem sempre o resultado do tratamento é imediato. Infelizmente não é possível opinar pela internet, sem examiná-la. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi preciso de uma ajuda estou com o meu olho ha 27 dias vermelhos inchados remelando que quando acordo ta tudo grudado com casquinhas,sem contar que ja to sentido a vista do olho emparaçadas e so um olho

      Excluir
  4. Anônimo3/1/15 04:51

    Quanto tempo pode durar a Conjuntivite Alergica, hoje faz 1 mês que o Oftamologista me diagnosticou com ela. Faço um tratamento com Lastacaft (antialergico) e Systane (lubrificante) e usei por 4 dias o Flutinol (antialergico) e nada, parei de usar as lentes de contato e parece que só piorou, o medico suspeitou de alergia a Solução Renu, mas faz 1 mes que não uso e a alergia está pir, não sinto mais sensaçao de corpo estranho (só as vezes) mas meus olho pelo noite sempre estão meio rosados/avermelhados. Não sei mais o que fazer.

    Thaís.

    ResponderExcluir
  5. Thais: existem diversos tipos de conjuntivite alérgica e para afirmar o tempo de duração, é essencial fazer o diagnóstico exato de sua patologia. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  6. meu filho tem 2 meses e nao consegue abrir os olhos o que serar ??

    ResponderExcluir
  7. Damile: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que entre em contato com o pediatra do seu filho e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. Tenho Glaucoma faço uso de Colírios Lumigan e Alphagan, para umedecer os olhos uso Lagrifilm,porem não adianta.Estão sempre vermelhos, ardendo, coçando,dói não sei mais o que fazer! tudo que o medico índica eu uso,não posso,Ler,ver TV,entrar nas Redes, Costurar.Que posso mais fazer?????????

    ResponderExcluir
  9. Maria Tereza: colírios podem provocar reações adversas indesejáveis, mas nem sempre a causa é uma reação alérgica (imunológica). Por isso, para afirmar e orientar seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erro. Aconselho que procure uma consulta com especialista em Alergia para receber uma orientação adequada e segura. Gratopspor sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/7/15 18:39

    Olá , tenho 18 anos e gostaria de saber se com o passar dos anos a alergia ocular some . E tambem gostaria de saber se caso eu optar pelo tratamento com vacinas a alergia iria diminuir bastante ; Grato desde já.

    ResponderExcluir
  11. O tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia específica) tem excelentes resultados no controle da conjuntivite alérgica. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. A info sobre Conjutivite Alergica estah excelente! Ajudou-me. Parabens.

    ResponderExcluir
  13. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Sonia Regina de Paula6/9/15 22:32

    Adquiri uma alergia a perfumes desde que passaram uma cera no assoalho do local onde trabalho, na hora não consegui respirar e fiquei com o gosto na boca do perfume da cera, minha companheira de trabalho ficou sem voz, e agora fui ao oftalmo pq apresento vermelhidão nos olhos, coceira e secreção fui medicada como conjuntivite alérgica, gostaria de receber a cópia PDF do livro. Meu e-mail é sonia_rpaula@yahoo.com.br. Agradecida.

    ResponderExcluir
  15. Sonia: os livros foram encaminhados para seu e-mail. Obrigado por visitar nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Ola. tenho 19 anos a 2 meses atras tive conjutivuite e meu olho esta inchado ainda , ele amanhace todos os dia com remela que grudam meu olho. alguem poderia me ajuda . fui no oftamologista 4 vezes

    ResponderExcluir
  17. Paulo: o seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, sem examinar seu olho, não é possível fazer diagnóstico. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure uma consulta tradicional e pessoalmente Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Ola.gostaria de receber o livro de rinite,pois temho o meu esposo q tem rinite e asma e agora parece q esta com.conjutivite alergica e td começou com uma crise de rinite,tenho 3 filhos q tambem.tem.rinite e sqo muito forte as crises deles,sendo q a mais nova tem 6 meses so,queria saber se.este tipo de.conjutivite pega,obrigada meu e-mail é:mariaregiane6@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Regiane: os livros foram enviados para seu e-mail. Obrigado pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostaria de receber o livro sobre a rinite pois meu filho tem bronquite e asma e de vez em quando fica com conjuntivite alergica. Meu email: claudiafgray@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Claudia: a cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Ha algum tempo eu fiz um depoimento aqui,contanto sobre a alergia dos meu olhos que eu tenho desde muito pequena,contei como me incomodava,me impedia de fazer varias coisas e de como a alergia se agravava em determinadas épocas do ano,enfim,por um milagre,eu me curei,sem fazer nenhum tratamento,nem nada,só minha fé!! Passei uns 16 anos sofrendo com essa alergia que era um espécie de conjuntivite horrível e fiquei boazinha(ainda são um pouco sensíveis,mas nada comparado a antes) !! Já tinha ouvido falar que essa alergia some com o tempo,não percam as esperanças e sempre cuidem dos olhos,evitem coçar ou esfregar muito e usar esses colírios demasiadamente!

    ResponderExcluir
  23. Raquel: as doenças alérgicas têm uma história natural, podendo ocorrer períodos de piora alternados com períodos de melhora dos sintomas. Agradecemos sua visita e depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Bom..acredito que não voltará(assim espero),pois já estou quase dois anos sem os sintomas: Sensação de areia nos olhos,muita vermelhidão, coceira excessiva,secreção (acordava com os olhos colados),ardência, enfim,não tenho mais!! Na época q fui no alergologista, foi detectado alergia a ácaro/poeira e a pólen(principalmente a floração do cajú, fruta predominante no Ceará)(a alergia só afetava meus olhos).Geralmente nessa época do ano,que é a época dos ventos mais fortes e da floração do cajú,meus olhos ficavam como brasa,não podia nem sair na rua e agora não tenho mais isso,mas agradeço pela resposta e espero que continue assim.😊

    ResponderExcluir
  25. Daniel: o livro solicitado foi enviado para seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  26. Ola boa Noite, na ultima quinta feira dia 19/11/2015 em meu trabalho dentro de um parque eólico no estado do Rio Grande do Norte, veio um vento muito forte trazendo consigo uma poeira e me atingindo em ambos os Olhos, desde então vem doendo muito e mal consigo andar durante o dia na luz do sol quando esta mais quente. Minha profissão depende muito de minha visão, pois sou Topografo. Pedro Messias. Cidade João Câmara RN.

    ResponderExcluir
  27. Pedro Messias: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet. Para avaliar e definir o tipo de reação ocorrida, é essencial examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um local de pronto atendimento oftalmológico próximo de sua residência. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    Por favor gostaria de saber se conjuntivite alérgica papilar gigante tem cura, minha filha sofre muito com esse mal, ela tem 09 anos?

    ResponderExcluir
  29. Olá Tech Stars. A conjuntivite alérgica papilar Gigante tem tratamento sim, porém requer uma integração entre alergista e oftalmologista. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o inicio do tratamento, melhor o resultado. Torcemos para que corra sempre tudo bem com ela. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia ! Meu filho tem conjuntivite alérgica já faz tratamentos com alergista mais não vejo melhorar alguma já fez uso de vacinas e nada vcs acha que a homeopatia séria uma boa tentativas para essa situação.

    ResponderExcluir
  31. Erica: existem diversos tipos de conjuntivite alérgica. Para responder sua pergunta seria necessário conhecer o diagnóstico exato, o tipo de vacina utilizada, dosagem, quanto tempo foi feito do tratamento, etc. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Meu filho há 4 dias vem tratando conjuntivite com Tobradex receitada por uma médica. Mas a cada dia vem piorando , os olhos cadas vez mais vermelhos com secreção. Que fazer?

    ResponderExcluir
  33. Se seu filho está usando a medicação prescrita e não obteve melhora, deve retornar ao médico e solicitar nova orientação. Infelizmente não é possível avaliar pela internet sem examiná-lo pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarte meu filho tem dez anos e tem renite e alergia a acaro e ataca o olho esta em tratamento mais eke esta tendo crise 3 a 5 vezes por dia oq foco

    ResponderExcluir
  35. A rinite é uma doença que parece simples, mas na verdade pode provocar muitas complicações. Uma delas é a conjuntivite. Para controlar a conjuntivite, é essencial tratar a rinite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, goataria da cópia do livro sobre rinite. Estou com conjuntivite alergica diagnósticada. Agradeço. Meu email liliansm8@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Lilian: as cópias dos livros foram enviadas para seu e-mail. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo6/3/16 21:55

    Ola, Meu nome é Marcela, tenho 16 anos. Estou com uma ardência na parte interior do meu olho,bem no canto e sai muita remel . Quando acordo não consigo nem abrir meus olhos.De dia não fica vermelho e nem arde mais quando chega a noite começa a arder e remelar. O que pode ser? Fui ao medico e me disseram que era apanas uma conjuntivite. Mais creio que não!

    ResponderExcluir
  39. Marcela: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para afirmar a causa da ardência que descreve no seu olho, é essencial examinar pessoalmente. Contamos com a sua compreensão. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Atalita: o seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) médico (a)especialista em oftalmologia. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. Atalita: o seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) médico (a)especialista em oftalmologia. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde.
    Tive conjuntivite alérgica e fiz o tratamento com o colírio Lastacaft. Entretanto, ao fim do tratamento, quando voltei a usar as lentes de contato, a alergia se manifestou novamente. Há algum outro tratamento que possa ser realizado?

    ResponderExcluir
  43. Andressa: é possível que o problema não seja o colírio. Existe um tipo de conjuntivite alérgica - chamada Conjuntivite Papilar Gigante - que ocorre em pessoas que usam lentes de contato, por intolerância ao material da lente ou aos conservantes usados na sua manutenção e limpeza. São mais comuns com o uso de lentes hidrofílicas (gelatinosas). Os sintomas reiniciam quando a pessoa volta a usar as lentes. O oftalmologista orientará o tratamento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Também quero receber o livro sobre rinite por e-mail: rafaellecunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Rafaelle: a cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Olá gostaria de saber sobre a conjuntivite alérgica causada por lentes de contato.
    É possível voltar a usar lentes depois de curado?
    Esperei dois anos para voltar a usar e quando coloco as lentes sinto que tem algo em meu olho, mesmo limpas, é possivel que a conjuntivite alérgica deixe danos permanentes?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  47. A recuperação vai depender da gravidade da conjuntivite e do grau de acometimento ocular. Por isso, não é igual para todos os casos. Converse com seu médico para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia, a conjutivite alergica tem cura??? O uso de medicamentos para o controle é obrigatório? O portador corre o risco de perda de visão??? Tenho fibromialgia, vinha sentindo os sintomas há dois anos achando ser da fibro, porém, passei no oftalmologista agora essa semana a e fui diagnóstica com conjutivite alergica, no consultório tive uma explicação bem rápida, mas, em pesquisa da Internet achei muito conteúdo contraditório, o que me deixou bem preocupada. ObrigadA pela atenção

    ResponderExcluir
  49. Francis: boa tarde Existem vários tipos de conjuntivite alérgica, o que explica a diversidade de opiniões na internet sobre o tema. Converse com seu oftalmologista, exponha seu temor e peça que a oriente. Ele a examinou e conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orientar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde! Fiz um post em 2012 relatando minha alergia e outro no dia 13/11/2015 relatando que os sintomas da minha conjuntivite alérgica tinham acabado e hoje digo que não tenho mais nada, nunca mais tive sintomas e nem vermelhidão. Não fiz tratamento, só o tempo e minha fé que curou. A unica sequela dessa alergia é que fiquei com a pele dos olhos um pouco flácidas,pois passei muitos anos coçando. Além do que a coceira nos olhos pode acarretar outros problemas mais graves.

    ResponderExcluir
  51. Raquel: Bom dia. Que boa notícia! Mas, vale ressaltar aqui que existem vários tipos de conjuntivite alérgica, sendo algumas de maior gravidade e outras que podem se resolver de forma espontânea. Por isso, cada pessoa e unica e deve ser orientada de forma individual e personalizada. As doenças alérgicas têm uma história natural, podendo ocorrer períodos de piora alternados com períodos de melhora dos sintomas, mesmo por tempo prolongado. É importante procurar atendimento médico pois nem toda conjuntivite irá se resolver espontaneamente e sem sequelas. Desejamos que sua recuperação seja completa e um Feliz 2017! Agradecemos a visita e o seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de saber onde fazer o teste de conjutivite alérgica aqui no Mato Grosso do Sul mais específico na região de Dourados

    ResponderExcluir
  53. Nilson Boa tarde. Não conheço sua cidade. Aconselho que entre em contato com a regional da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia)de Mato Grosso do Sul (Tel.: (67) 3306-3733) e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Estamos atualizando informação de nosso site tanto sobre conjuntivite alérgica quanto bacteriana, e por isso pesquisamos e seu blog nos foi indicado. Realmente de parabéns. Muito bom!

    ResponderExcluir
  55. Bom dia gostaria de receber uma copia do livro ppis minha esposa sofri muito com conjuntivite alegica
    Meu email maciel260512@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Os livros foram enviados para o e-mail informado, atendendo sua solicitação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Oi boa noite..conjutivite vernal e a mesma q primaveril? A quase 2 meses meu filho q acaba d completar 3 anos tem sofrido com a alergia ocular... Ja passei por 3 oftal...e por 2 vezes foi preciso usar por 10 dias colírios com corticoides.... So q a melhora durou só nesse período. ..depois voltou a irritação novamente. ...ele dorme e acorda com os olhos vermelhos... Não sei mais o q fazer😥😥😥 tem e meses q tivemos q iniciar um tratamento com vacina, pois e ele alem d alergia a proteina d leite. .tem renite. ..sinusite e 4.7% d poeira e ácaros..mofo! Ja retirei tdo d casaq poderia prejudicar as alergias. ...porém minha preocupação n momento são os olhinhos vermelhos constantemente! Só os colírios antialergicos e compressas nao tem mostrado melhora...o q fazer?????

    ResponderExcluir
  58. Olá, meu filho tem 6 anos, há 4 anos efetua tratamento de alergia e as crises oculares ainda insistem, tem acompanhamento médico mas não sei o que mais fazer constantemente está utilizando o corticoide e estou ficando muito preocupado. No teste de alergia verificamos que é alérgico a animais, ácaros, não tenho animais em casa e a limpeza e diariamente. Será que devo fazer outro tipo de teste alérgico? não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  59. Rogerio Boa tarde A alergia ocular que se acompanha de testes positivos a ácaros e inalantes em geral tem associação com a alergia respiratória (rinite alérgica) O tratamento neste caso depende de uma abordagem ampla do processo atópico. Mas, não se baseia em testes e sim na análise clínica feita pelo especialista. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. Olá boa tarde .. meu filho tem 7 anos e esta sofrendo demais com alergia ocular, ele sente sensibilidade a luz do dia , ao sl , lacrimeja muito e fica vermelhoo esta afetando os estudos. ja levei em oftalmos diversos e alergista , por fim esta fazendo uso da vacina imunuterapia esta na 3 fase e ainda continua com problemas da alergia , me ajudem! oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  61. Polliana: Boa noite. Os dados enviados em seu relato sugere que a conduta adotada no tratamento do seu filho está adequada. A imunoterapia específica com alérgenos demora para manter um efeito: a terceira série ainda corresponde à fase inicial de indução. Aconselho que converse com o alergista que trata dele e exponha suas preocupações e temores. Caso sinta necessidade, procure uma segunda opinião, sob a forma de uma consulta pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita. tratamento:

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno